• Nenhum resultado encontrado

Sociedade Educacional da Paraíba - SEDUP Faculdades de Ensino Supeior da Paraíba - FESP

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Sociedade Educacional da Paraíba - SEDUP Faculdades de Ensino Supeior da Paraíba - FESP"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

Faculdades de Ensino Supeior da Paraíba - FESP REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO – TCC

CURSO DE DIREITO DA FESP FACULDADES

Ultima versão 21/08/2012 CAPÍTULO I - DA NATUREZA

Art. 1º. A presente norma do Trabalho de Conclusão de Curso refere-se à formação de Bacharéis do Curso de Direito da Fesp Faculdades.

CAPÍTULO II - DA OBRIGATORIEDADE

Art. 2º. O Trabalho de Conclusão de Curso, exigência do currículo pleno da estrutura curricular do Curso de Direito, é uma atividade obrigatória para conclusão do Bacharelado.

CAPÍTULO III - DA DEFINIÇÃO

Art.3º. Entende-se por Trabalho de Conclusão do Curso de Direito o desenvolvimento, pelo aluno, de um conjunto de atividades relacionadas com pesquisa, inclusive mediante elaboração de projeto específico, nas quais sejam aplicados conhecimentos e técnicas da Ciência do Direito.

PARÁGRAFO ÚNICO - O desenvolvimento do TCC acontecerá na forma de artigo científico, sob a orientação de um professor da Fesp Faculdades.

(2)

CAPÍTULO IV

DA ORIENTAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Art. 4º. O aluno, no Trabalho de Conclusão de Curso, deverá optar por um tema vinculado às disciplinas curriculares e solicitar a assistência de um docente do Curso de Direito para orientá-lo.

§ 1º - A aceitação da orientação será compulsória, desde que o tema do artigo científico seja na área de atuação do professor orientador.

§ 2º. - A orientação ao discente deverá obedecer aos seguintes critérios: (a) discussão sobre o tema escolhido; (b) reestruturação do projeto de pesquisa; (c) plano de trabalho e (d) acompanhamento no desenvolvimento do mesmo.

§ 3º. – O professor orientador poderá sugerir ao aluno mudança de tema do artigo científico.

§4º. – É permitido ao aluno possuir um co-orientador externo, observados os seguintes requisitos: (a) a IES a que pertença o docente seja reconhecida pelo MEC; (b) o tema do TCC seja compatível com a área que docente externo lecione; (c) o aluno interessado deverá protocolar um requerimento formal na secretaria da FESP Faculdades; (d) a aceitação do co-orientador externo dependerá do aceite da Coordenação do Curso de Direito da FESP, do professor(a) orientador(a) e da Coordenação de TCC.

§5º. – Em nenhuma hipótese o co-orientador externo poderá orientar o aluno da FESP Faculdades sem a supervisão do orientador principal, este último, obrigatoriamente pertencente aos quadros da FESP.

§ 6º. – A atividade de orientação será cancelada caso o aluno tenha descumprido por três vezes o prazo de entrega das atividades atribuídas pelo professor orientador ou inobservado por três vezes o prazo de depósito dos capítulos estabelecido pela Coordenação de TCC.

(3)

§ 7º Descumprido o primeiro prazo, contar-se-á novo prazo que será de 7 dias corridos, após o encerramento do primeiro. Caso o aluno descumpra, será automaticamente contado novo prazo de 7 dias. Se esse prazo não for observado mais uma vez pelo aluno, o mesmo perderá o direito de depositar o artigo naquele semestre, sendo transferida sua colação de grau para o semestre seguinte.

§ 8º O disposto no § 7º desse artigo não se aplica ao prazo final para depósito do artigo científico. Descumprido este, a conclusão do curso de graduação ficará adiada para o semestre seguinte.

§ 9º. – A solicitação de cancelamento da orientação deverá ser encaminhada ao coordenador de TCC, instruída com os elementos comprobatórios do descaso do aluno pela elaboração do artigo científico.

§ 10. – O caso será analisado pelo coordenador de TCC para as providências cabíveis.

§ 11. – Da decisão do coordenador de TCC caberá recurso para o colegiado de curso.

Art. 5º. - Poderá ser aceito como professor orientador o docente, pertencente ao quadro da FESP Faculdades, qualificado para as áreas de conhecimento abrangidas nas disciplinas do currículo do curso.

Art. 6º - O professor orientador deverá receber até 5 (cinco) alunos para orientar, observado o disposto no art. 4º. § 1º, podendo, excepcionalmente, esse número ser ultrapassado, por necessidade da instituição.

§ 1º - A Coordenação de TCC, a cada semestre, estabelecerá o calendário de TCC, de caráter obrigatório para alunos e professores orientadores.

§ 2º Ficará a critério do professor orientador a dinâmica do processo de orientação, que deverá especificar os horários para atendimento dos discentes e agendar previamente com seus orientandos.

§ 3º - Tendo em vista as atribuições previstas neste regulamento, a atividade de orientação não recairá sobre os professores que ocupam as funções de coordenador de curso, diretoria pedagógica e de monografia.

(4)

CAPÍTULO V

DO PROJETO DE PESQUISA

Art. 7º - O projeto de pesquisa deverá ser entregue pelos alunos do nono período

na secretaria, em duas vias (uma via ficará com a coordenação de TCC, outra será encaminhada pela coordenação de TCC ao professor orientador) na data estabelecida pela Coordenação de TCC.

§ 1º – O projeto de pesquisa vincula o trabalho de conclusão de curso (artigo científico), que deve versar sobre o mesmo tema do projeto.

§ 2º Em caso de descumprimento do prazo de que trata o caput desse artigo, contar-se-á novo prazo que será de 7 dias corridos, após o encerramento do primeiro. Caso o aluno descumpra, será automaticamente contado novo prazo de 7 dias. Se esse prazo não for observado mais uma vez pelo aluno, o mesmo perderá o direito de depositar o projeto naquele semestre, sendo transferida sua colação de grau para o segundo semestre seguinte.

CAPÍTULO VI

APRESENTAÇÃO E ESTRUTURA DO TCC

Art. 8º. O Trabalho de Conclusão de Curso, sob a forma artigo científico, deverá obedecer rigorosamente às Normas da ABNT, que será o documento através do qual o aluno será avaliado. É o documento que descreverá toda a tarefa prática e/ou de pesquisa executada, a metodologia adotada, as hipóteses utilizadas e a conclusão obtida, devendo compreender os seguintes aspectos:

1 . APRESENTAÇÃO - A artigo científico, na sua versão final, deverá ser digitado em tamanho 12, fonte Times New Roman ,espaçamento 1,5 entrelinhas, com 15 a 20 páginas (da introdução à conclusão).

(5)

a) Capa: nome da instituição, nome do autor, título do trabalho (e subtítulo, se houver), local (cidade da instituição onde o trabalho deve ser apresentado), ano (do depósito, da entrega do trabalho).

b) Folha de rosto: contém nome do autor, título do trabalho (e sub-título, se houver), natureza, objetivos e nome da instituição, nome do professor orientador, local (cidade da instituição onde o trabalho deve ser apresentado), ano (do depósito, da entrega do trabalho).

c) Folha de aprovação

:

constituída pelo nome do autor do trabalho, título do trabalho e subtítulo (se houver), natureza, objetivo, nome da instituição a que é submetido, data de aprovação, nome, titulação e assinatura dos componentes da banca examinadora e instituições a que pertencem. A data de aprovação e assinaturas dos membros componentes da banca examinadora são colocadas após a aprovação do trabalho.

d) Elementos pré-textuais -título e subtítulo (se houver)

- nome do autor (breve currículo e endereço eletrônico, deve aparecer em rodapé indicado por asterisco na página de abertura).

- resumo (não ultrapassando 250 palavras) na língua do texto. - palavras-chaves na língua do texto.

f) Elementos textuais: equivale ao conteúdo e compreende:

introdução: Parte inicial do artigo;onde devem constar a delimitação do tema; a sua importância, o problema, o objetivo de sua investigação; a metodologia utilizada.

(6)

• desenvolvimento :Parte principal do artigo onde contém a exposição ordenada e pormenorizada do assunto tratado.Divide-se em seções e subseções.

• conclusões : Parte final do artigo na qual se apresentam as conclusões correspondentes aos objetivos e as hipóteses.

g) Elementos pós-textuais

- titulo e subtítulo em língua estrangeira - resumo em língua estrangeira

- palavras-chave em língua estrangeira - notas explicativas (opcional)

- referências: consiste na relação dos periódicos, obras de referência, obras de consulta, livros ou trabalhos citados no texto, apresentadas segundo as normas da ABNT. - glossário (opcional) - apêndice (opcional) - anexo (opcional) CAPÍTULO VII DO DEPÓSITO

Art.9º - O artigo científico deverá ser depositado em seis vias (três impressas, encadernadas em espiral, e três em CD) que deverão ser entregues na Secretaria, na data estabelecida pela Coordenação de TCC.

PARAGRAFO ÚNICO: O não atendimento ao disposto no caput desse artigo implica em descumprimento da atividade acadêmica do TCC por parte do aluno, que só poderá depositar o seu trabalho ao final do semestre seguinte.

(7)

Art. 10 - O Trabalho de Conclusão de Curso -- artigo científico --, após avaliação e aprovação em banca examinadora, deverá ser entregue em 2 (duas) vias, sendo uma impressa, com capa dura preta, com letras douradas e a outra em CD em formato PDF.

§ 1º. - Após a avaliação, as vias do artigo científico serão encaminhadas para catalogação e inclusão no acervo da biblioteca.

§ 2º. - O não atendimento do prescrito no caput deste artigo implicará na reprovação do acadêmico.

CAPÍTULO VIII

DA AVALIAÇÃO PELO ORIENTADOR

Art. 11. A avaliação escrita tem por objetivo apreciar os aspectos de apresentação formal e lógica do artigo científico, sendo considerados, entre outros, os seguintes itens:

a) obediência às regras de elaboração de artigo científico; b) relevância e aplicabilidade da abordagem do tema escolhido; c) escassez ou dificuldade de bibliografia sobre o assunto; d) trabalho completo em relação ao objetivo proposto; e) desenvolvimento ordenado e lógico;

f) correção da linguagem e ortografia;

g) grau de discussão e contribuições trazidas pelo trabalho para aperfeiçoamento da Ciência do Direito.

(8)

CAPÍTULO X

DA AVALIAÇÃO PELA BANCA EXAMINADORA

Art. 12. - A avaliação do artigo científico será realizada por uma banca examinadora composta, além do professor orientador, por dois professores com conhecimentos na área de trabalho elencada. O resultado da avaliação será apresentado por escrito pela banca, através do preenchimento de formulário próprio, que deve ser encaminhado à coordenação de TCC.

§ 1º. - Será considerado aprovado o (a) acadêmico (a) que obtiver média igual ou superior a 7,0 (sete) no trabalho de conclusão.

§ 2º. - Se o aluno for aprovado com restrições no TCC, poderá tirar cópias de todas as vias do artigo científico (sempre acompanhado por um funcionário da instituição), para que proceda aos aperfeiçoamentos necessários sugeridos pelos avaliadores, mediante anotações em tinta vermelha numa das vias devolvidas ao aluno, que terá o prazo de 5 (cinco) dias úteis para depositar a nova versão com as modificações solicitadas.

§ 3º - O não cumprimento desse prazo implicará na reprovação do aluno na atividade de TCC.

§ 4º - Em caso de reprovação por conteúdo ou plágio, o aluno poderá tirar cópias de todas as vias do artigo científico (sempre acompanhado por um funcionário da instituição).

§ 5º - No caso de reprovação, inclusive por plágio, o discente deverá realizar nova matrícula para o semestre seguinte e efetuar o pagamento de todas as mensalidades no referido semestre. Ao final desse semestre, formada uma nova banca para avaliar o trabalho reformulado.

(9)

CAPÍTULO XI DAS ATRIBUIÇÕES

Art. 13. São atribuições do professor orientador:

a) orientar, sugerir possíveis modificações e aprovar o projeto de pesquisa apresentado pelo acadêmico;

b) estimular o aluno na realização e conclusão do artigo científico; c) efetuar a avaliação do artigo científico;

d) orientar o aluno em questões técnicas e profissionais; e) apresentar sugestões ao coordenador de monografia; f) avaliar os trabalhos e relatórios apresentados;

g) controlar a elaboração do artigo, examinar a pertinência do tema proposto, assim como acompanhar o seu pleno desenvolvimento, técnica e didaticamente, não admitindo alteração do tema originalmente escolhido.

Art. 14. São atribuições do aluno:

a) participar dos eventos programados pelo professor orientador; b) cumprir as atividades, trabalhos e avaliação propostos;

c) realizar os contatos e encaminhar os documentos necessários à efetivação da pesquisa de campo (quando houver);

d) elaborar e apresentar o projeto de pesquisa e o sumário provisório do artigo; e) redigir o artigo, obedecendo às recomendações expostas pelo professor orientador;

f) manter sigilo profissional sobre assuntos confiados pela instituição na qual efetuar pesquisas.

Parágrafo Único - É de exclusiva responsabilidade do aluno procurar regularmente seu professor orientador e com ele fixar todos os horários para orientação.

(10)

Art. 15. O aluno deverá, ainda, cumprir todos os prazos estabelecidos pela coordenação de TCC.

Art. 16. Os casos e situações especiais, dúvidas e dificuldades encontradas pelos alunos, e não previstas neste Regulamento, deverão ser encaminhados ao coordenador de TCC.

Art. 17. Todas as atribuições do coordenador de TCC, contidas neste Regulamento poderão ser transferidas ao Colegiado de Curso.

Art. 18. Para efeito de orientação e formalização dos procedimentos do Trabalho de Conclusão de Curso, serão colocados à disposição dos professores orientadores os seguintes formulários:

FORMULÁRIO A: Declaração de aptidão do artigo científico para avaliação. FORMULÁRIO B: Ficha de avaliação da banca examinadora;

FORMULÁRIO C: Folha de julgamento do professor (individual).

CAPÍTULO XII

DA COORDENAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Art. 19. Fica criada a coordenação de TCC, que terá um professor da instituição como seu coordenador.

Art. 20. Compete à coordenação de TCC:

I – Elaborar calendários semestrais relativos aos prazos de entrega do projeto de pesquisa, dos capítulos e da versão final dos artigos científicos, no último mês do semestre anterior à realização das respectivas avaliações;

(11)

II – Convocar, distribuir e opinar sobre os professores que irão orientar os trabalhos de conclusão de curso (artigos científicos);

III – Baixar portarias regulamentando os respectivos trabalhos. IV – Exercer as outras atribuições constantes deste regulamento.

CAPÍTULO XIII DISPOSIÇÕES FINAIS

Art. 21. Os casos omissos neste Regulamento serão resolvidos pelo coordenador do curso, ouvido o Colegiado do Curso, observando-se o Regimento Interno da Fesp Faculdades e as demais disposições em vigor.

Art. 22. Este Regulamento entra em vigor a partir da data de sua assinatura. Art. 23. Revogam-se as disposições em contrário.

CONSELHO TÉCNICO-ADMINISTRATIVO, em João Pessoa, agosto de 2012.

Luiz Henrique dos Santos Barbosa Diretor-Presidente

Referências

Documentos relacionados

Esta dissertação pretende explicar o processo de implementação da Diretoria de Pessoal (DIPE) na Superintendência Regional de Ensino de Ubá (SRE/Ubá) que

diversos são os fatores que corroboram para que o professor assuma a postura de rejeição ao trabalho com os alunos incluídos: despreparo profissional para trabalhar com

Além desta verificação, via SIAPE, o servidor assina Termo de Responsabilidade e Compromisso (anexo do formulário de requerimento) constando que não é custeado

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

O Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb), criado em 2000, em Minas Gerais, foi o primeiro programa a fornecer os subsídios necessários para que

Muito embora, no que diz respeito à visão global da evasão do sistema de ensino superior, o reingresso dos evadidos do BACH em graduações, dentro e fora da

Para preservar a identidade dos servidores participantes da entrevista coletiva, esses foram identificados pela letra S (servidor) e um número sequencial. Os servidores que

volver competências indispensáveis ao exercício profissional da Medicina, nomeadamente, colheita da história clínica e exame físico detalhado, identificação dos