• Nenhum resultado encontrado

TERRACAP - COMPANHIA IMOBILIÁRIA DE BRASÍLIA TERMO DE REFERÊNCIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "TERRACAP - COMPANHIA IMOBILIÁRIA DE BRASÍLIA TERMO DE REFERÊNCIA"

Copied!
20
0
0

Texto

(1)

Termo de Referência Página 1 de 20.

TERRACAP - COMPANHIA IMOBILIÁRIA DE BRASÍLIA

TERMO DE REFERÊNCIA

Termo de referência para contratação de serviço de

engenharia e estudo de levantamento arqueológico dos

empreendimentos denominados Polo de Informática

Capital Digital e Setor Habitacional Torto, localizados

na Região Administrativa de Brasília - RA I.

DITEC – Diretoria Técnica e de Fiscalização

GEMAM – Gerência de Meio Ambiente

Brasília

Abril, 2012.

(2)

Termo de Referência Página 2 de 20.

TERMO DE REFERÊNCIA PARA

ESTUDO DE LEVANTAMENTO ARQUEOLÓGICO

POLO DE INFORMÁTICA CAPITAL DIGITAL

SETOR HABITACIONAL TORTO

(3)

Termo de Referência Página 3 de 20.

SUMÁRIO

1

INTRODUÇÃO ... 4

2

OBJETIVO ... 4

3

LOCALIZAÇÃO E DESCRIÇÃO DAS ÁREAS ... 4

4

PRODUTOS, PRAZOS E FORMA DE APRESENTAÇÃO ... 5

5

FORMA DE APRESENTAÇÃO DOS PRODUTOS ... 6

6

PRAZOS PARA ELABORAÇÃO DOS PRODUTOS ... 8

7

PRAZO DE VIGÊNCIA ... 8

8

PRAZOS DE ANÁLISE E CORREÇÃO ... 8

9

EQUIPE ... 9

10

PROPOSTA TÉCNICA ... 9

10.1

Documentos de Habilitação ... 9

10.2

Critérios para pontuação da Capacitação Técnica ... 9

11

ACOMPANHAMENTO E FISCALIZAÇÃO ... 11

12

PROPRIEDADE DOS PRODUTOS ... 12

13

PONTO DE APOIO LOCAL ... 12

14

CUSTO ESTIMADO DOS SERVIÇOS ... 12

15

TIPO DE LICITAÇÃO ... 13

16

PAGAMENTO ... 13

17

ANEXOS ... 13

ANEXO I - Exigências para contratação dos estudos ... 13

ANEXO II - Planilha orçamentária ... 13

(4)

Termo de Referência Página 4 de 20.

1 INTRODUÇÃO

Os estudos de levantamento arqueológico são exigidos no licenciamento de empreendimentos potencialmente capazes de afetar o patrimônio arqueológico. Considerando as Portarias no 07 de 01/12/1998 e no 230 de 17/12/2002, ambas do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, torna-se necessário procedimentos específicos de investigação arqueológica para obtenção de licenças ambientais.

2 OBJETIVO

Este Termo de Referência visa subsidiar a contratação de estudo de levantamento arqueológico para os empreendimentos denominados Polo de Informática Capital Digital e Setor Habitacional Torto, conforme Portaria no 07 de 01/12/1998 e Portaria no 230 de 17/12/2002, ambas do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN. A contratação se faz necessária em atendimento à Informação Técnica no 021/2012-GEUSO/COLAM/SULFI e ao Ofício no 203/10-CNA/DEPAM/IPHAN (ANEXO I).

3 LOCALIZAÇÃO E DESCRIÇÃO DAS ÁREAS

O Polo de Informática Capital Digital e o Setor Habitacional Torto localizam-se na Região Administrativa Brasília – RA I e suas poligonais, definidas para a elaboração do estudo, possuem aproximadamente 121,70 ha e 341,50 ha, respectivamente.

(5)

Termo de Referência Página 5 de 20.

Figura 2 - Poligonal do Setor Habitacional do Torto.

4 PRODUTOS, PRAZOS E FORMA DE APRESENTAÇÃO

PRODUTO 1 – PLANO DE TRABALHO E PROJETO DE PESQUISA Este produto deverá conter, no mínimo:

a) PLANEJAMENTO DOS TRABALHOS, contendo as etapas de trabalho, o detalhamento das atividades, metodologias a serem empregadas, produtos correspondentes e os procedimentos a serem adotados e PROJETO DE PESQUISA a ser encaminhado ao IPHAN para aprovação e obtenção de autorização de pesquisa;

b) CRONOGRAMA GERAL DE EXECUÇÃO, contendo o detalhamento do cronograma físico-financeiro de elaboração dos trabalhos.

PRODUTO 2 – ESTUDO AMBIENTAL

O estudo ambiental deverá ser elaborado para as poligonais de estudo, devendo seguir as diretrizes estabelecidas na Portaria no 07 de 01/12/1998 e na Portaria no 230 de 17/12/2002, ambas do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, podendo sofrer complementações e ajustes em seu conteúdo, com a finalidade de atender às exigências do órgão de licenciamento ambiental e do IPHAN.

(6)

Termo de Referência Página 6 de 20.

Deverão fazer parte deste produto: Levantamento de campo (prospectivo de sub-superfície), Diagnóstico e Avaliação de Impactos Arqueológicos, Elaboração dos Programas de Prospecção e Resgate (caso necessário, a critério do IPHAN), Implantação do Programa de Prospecção e Detalhamento do Programa de Resgate. Deverão ser realizadas as seguintes atividades:

 Delimitação da área de influência do empreendimento;

 Recadastramento dos sítios arqueológicos da região, identificando os sítios cadastrados no Sistema de Gerenciamento de Patrimônio Arqueológico do IPHAN;

 Levantamento de dados secundários;

 Levantamento sobre a ocorrência de sítios, por meio entrevistas;  Levantamento de documentação primária e secundária;

 Levantamento da situação atual dos sítios;  Interferência dos sítios com o empreendimento;

 Identificação dos agentes que causam intervenção no solo;

 Localização, identificação e mapeamento dos sítios arqueológicos identificados;

 Delimitação da área e/ou da extensão dos sítios e/ou da ocorrência de material arqueológico;

 Registro fotográfico e documental dos sítios e/ou do material arqueológico;

 Elaboração do Diagnóstico, Avaliação dos Impactos e elaboração dos Programas de Prospecção;

 Implantação dos Programas de Prospecção, prevendo as prospecções intensivas;  Execução de malha de sondagem;

 Apresentação do Programa de Resgate Arqueológico, se for o caso. Os produtos deverão ser aprovados pelo IPHAN.

5 FORMA DE APRESENTAÇÃO DOS PRODUTOS

Os produtos devem ser escritos em língua portuguesa e entregues para análise em 2 (duas) vias em meio analógico e em meio digital ou conforme solicitação da equipe de acompanhamento. Após a aprovação do estudo pelo fiscal do contrato / equipe de acompanhamento, deverão ser encaminhadas 3 (três) vias originais em meio analógico e em meio digital. A versão final, após aprovação do IPHAN, deverá ser encaminhada em 5 (cinco) vias originais impressas e em meio digital.

A qualidade deverá ser laserprint ou similar, em papel formato A4, conforme a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), com exceção dos mapas, desenhos, gráficos e demais anexos, para os quais poderão ser utilizados outros formatos para sua perfeita compreensão.

Os produtos também devem ser fornecidos em CD ou DVD, conforme o conteúdo, formatado e gravado no editor de texto “Word” e planilhas “Excel”. Após aprovação, o produto final deve ser entregue em arquivo de texto .PDF e .DOC.

As informações literais (textos) devem estar em formato *.DOC, do padrão “Microsoft Office”. A formatação dos documentos, tanto na versão preliminar, como na final, deve

(7)

Termo de Referência Página 7 de 20.

observar as seguintes características: Programa Word; Fonte Arial, tamanho 11, páginas numeradas; espaçamento simples entre linhas e um espaço entre parágrafos; margens da página superior/inferior – 2 cm, esquerda – 3 cm, direita 2 cm e cabeçalho/rodapé – 1,6 cm.

As figuras e/ou ilustrações, gráficos e tabelas devem estar incorporadas aos arquivos do Word por inserção de arquivos em formato *.WMF ou *.JPEG, no formato A4 ou A3. Para o caso das figuras e ilustrações, deve ser evitado o uso de referência externa ou cruzada que vincule dois ou mais arquivos para compor uma única ilustração; será admitida, contudo, o uso de referência externa como solução para redução do tamanho de arquivos, desde que seja entregue uma relação dos arquivos que compõem uma figura e devidamente indicado o procedimento para o uso da referência na obtenção da composição final.

Os mapas e plantas deverão ser apresentados sobre base e malha SICAD, em escala compatível.

Em cada CD Rom deverá haver etiqueta indicativa dos documentos nele contidos. Os arquivos não poderão ser entregues de forma compactada.

A documentação em CD Rom (texto, figuras, gráficos, mapas, etc.) deverá ser organizada e apresentada utilizando software específico de apresentação, como Adobe Director ou similar, estruturado da mesma forma como o exemplar impresso.

Os mapas selecionados pela contratante devem ser plotados em formato compatível, em papel tipo Sulfite e devem ser elaborados de acordo com normas e padrões da Cartografia Brasileira, contendo escala gráfica e numérica, grade de coordenadas planas e geográficas, indicativo do norte geográfico e legenda. O trabalho com os mapas impressos deve ser entregue em arquivo digital, com o layout da apresentação do programa ArcMap versão 9.0 ou superior e no formato PDF.

Todos os dados digitais devem ser organizados em sistema de informações geográficas (SIG), estando as tabelas de dados, associadas aos arquivos de informações espaciais, organizadas de forma a conter todas as informações disponíveis sobre as feições temáticas, como descrição, área, extensão, entre outras, conforme padronização estabelecida pelo SITURB. Os arquivos de dados geográficos devem ser apresentados em formato shapefile (vetores), geotiff (imagens de satélite) ou grid (superfícies de dados), organizados em arquivo de apresentação (.MXD) do programa ArcMap versão 9.0 ou superior. Todos os arquivos digitais de informações espaciais devem vir acompanhados das informações de projeção cartográfica e de arquivos de metadados explicitando a fonte da informação, a escala de origem, a data de obtenção, os formatos de dados e os tratamentos realizados.

(8)

Termo de Referência Página 8 de 20.

6 PRAZOS PARA ELABORAÇÃO DOS PRODUTOS

O prazo de elaboração dos produtos será de 90 (noventa) dias corridos, contados a partir da emissão da ordem de serviço, conforme discriminado a seguir.

Não estão incluídos no prazo de execução dos serviços: os prazos de avaliação pela equipe técnica de acompanhamento para cada produto; os prazos para eventuais correções e reavaliação pela Equipe Técnica da Contratante; os prazos de análises e apreciação dos produtos por órgãos externos.

O Prazo de Execução dos serviços poderá ser modificado mediante aprovação do Diretor Técnico e de Fiscalização da TERRACAP, desde que não implique na alteração de vigência contratual.

Detalhamento dos Prazos de Entrega

Produto 1 – Plano de trabalho e Projeto de pesquisa - 10 (dez) dias corridos após a expedição da Ordem de Serviço;

Produto 2 – Estudo de levantamento arqueológico - 80 (oitenta) dias corridos após a aprovação do Plano de Trabalho pelo fiscal do contrato e do Projeto de Pesquisa pelo IPHAN;

7 PRAZO DE VIGÊNCIA

Os serviços serão executados dentro do prazo de vigência do contrato, observando-se o conteúdo de cada produto.

O prazo de vigência do contrato será de 600 (seiscentos) dias corridos contados a partir da data de publicação do extrato contratual na imprensa oficial do Distrito Federal.

8 PRAZOS DE ANÁLISE E CORREÇÃO

A Equipe Técnica da Contratante, representada pelo fiscal do contrato terá os seguintes prazos para análise:

Produto 01: o prazo de análise será de 5 (cinco) dias úteis após o recebimento;

Produto 02: o prazo de análise será de até 10 (dez) dias úteis após o recebimento; e

O executor do contrato concederá à Contratada os seguintes prazos para correções:

Produto 01: o prazo de correção será de 05 (cinco) dias corridos não recorrentes após o recebimento;

Produto 02: o prazo de correção será de até 10 (dez) dias corridos não recorrentes após o recebimento;

(9)

Termo de Referência Página 9 de 20.

Qualquer correção necessária além desse prazo será considerada atraso de entrega do produto, sujeito à multa contratual. Não serão considerados atrasos os períodos de emissão de portaria, análise e aprovação pelo IPHAN.

9 EQUIPE

O Responsável Técnico pelos serviços deverá ser um profissional com experiência em Arqueologia, o qual deverá comprová-la por meio da apresentação de atestados de serviços arqueológicos que tenham sido analisados e aprovados pelo IPHAN. A equipe deverá conter ainda um Engenheiro Ambiental ou Civil ou Geólogo. Sugere-se que a equipe técnica possua ainda outros profissionais devidamente qualificados, conforme orientação do IPHAN e, em número adequado à execução do trabalho, mas no mínimo o contido na planilha orçamentária (anexo 2).

O trabalho deve ter a participação de todos os profissionais listados e pontuados na Proposta técnica. Determinado profissional somente poderá ser substituído por outro profissional de experiência equivalente ou superior, desde que aprovado pela Equipe Técnica de Recebimento e Avaliação dos produtos.

10 PROPOSTA TÉCNICA

10.1 Documentos de Habilitação

A licitante deverá obrigatoriamente apresentar Certidão de registro de pessoa jurídica expedido pelo CREA/DF, em plena validade; Se a licitante for de outra praça e não apresentar certidão do CREA/DF, a certidão apresentada deverá ser obrigatoriamente visada pelo CREA/DF, de acordo com o artigo 69 da Lei 5.194/1996 e Resolução No 265 de 15/12/1979 do CONFEA.

10.2 Critérios para pontuação da Capacitação Técnica

Disposições Comuns

a) A licitante deverá apresentar dois técnicos de nível superior conforme item 9 do presente Termo de Referência, sob pena de desclassificação. A formação profissional do responsável técnico deverá ser compatível com a atividade a ser realizada;

b) Caso a licitante apresente mais do que dois técnicos, deverá indicar claramente quais são os dois técnicos que deverão ser pontuados nas respectivas atividades, sob pena de não o serem;

c) Para os profissionais que possuem órgão de classe, deverão ser apresentados os respectivos registros;

d) O responsável técnico pontuará separadamente;

e) A pontuação de cada um dos itens a seguir não poderá ser zerada, sob pena de desclassificação, conforme Edital de contratação.

(10)

Termo de Referência Página 10 de 20.

São disposições à aferição da experiência profissional dos envolvidos no estudo em contratação:

a) Para aferição da pontuação relativa à experiência profissional do responsável técnico deverão ser apresentados atestados expedidos pelo IPHAN que comprovem que o estudo elaborado por este foi analisado e aprovado pelo referido órgão;

b) Para aferição da pontuação relativa à experiência profissional do engenheiro ou geólogo, deverão ser apresentados: (1) Atestados de Capacidade Técnica emitidos por entidades / empresas de direito público ou privado (contratantes originais / tomadoras dos serviços) e/ou (2) Certidões de Acervo Técnico expedidos pelo Conselho Regional do profissional. Currículos não serão analisados;

c) Somente serão considerados para efeito de pontuação, os trabalhos citados nas tabelas A e B.

Tabela A – Experiência profissional do Responsável Técnico (MÁXIMO de 30 PONTOS)

EXPERIÊNCIA PONTUAÇÃO

Cinco ou mais serviços de arqueologia analisados e aprovados pelo

IPHAN; 30,0

Três ou quatro serviços de arqueologia analisados e aprovados pelo

IPHAN; 25,0

Um ou dois serviços de arqueologia analisados e aprovados pelo

IPHAN; 20,0

Tabela B – Experiência profissional do Engenheiro ou Geólogo (MÁXIMO de 20 PONTOS)

EXPERIÊNCIA PONTUAÇÃO

Três ou mais elaborações de EIA/RIMA, RIVI ou RIAC de parcelamento

de solo; 20,0

Duas elaborações de EIA/RIMA, RIVI ou RIAC de parcelamento de solo; 18,0 Uma elaboração de EIA/RIMA, RIVI ou RIAC de parcelamento de solo; 15,0 10.2.2 PROPOSTA TÉCNICA (MÁXIMO DE 50 PONTOS)

A Proposta Técnica deverá obedecer à seguinte normatização (1,0 ponto): Conhecimento da área

a) Relatório de vistoria e fotográfico das áreas de estudo - máximo 4 páginas;

b) Histórico e Caracterização socioeconômica, ambiental e urbanística dos empreendimentos - máximo 8 páginas;

c) Legislação diretamente afeta ao objeto do estudo - máximo 3 páginas; A pontuação relativa ao conhecimento da área seguirá a seguinte classificação:

a) Relatório de vistoria e fotográfico

b) Histórico e Caracterização

c) Legislação 12,0 pontos para a melhor

apresentação

18,0 pontos para a melhor apresentação

6,0 pontos para a melhor apresentação

10,0 pontos para a segunda 15,0 pontos para a segunda 5,0 pontos para a segunda 8,0 pontos para as demais 12,0 pontos para as demais 4,0 pontos para as demais Em caso de não apresentação, a licitante receberá pontuação 0,0;

Duas ou mais licitantes poderão receber a mesma pontuação em caso de apresentações de qualidades semelhantes.

(11)

Termo de Referência Página 11 de 20.

Elaborar plano de trabalho sintético contendo a metodologia proposta para a elaboração do estudo – máximo de 2 páginas.

A pontuação relativa ao plano de trabalho seguirá a seguinte classificação: 8,0 pontos para a melhor apresentação

6,0 pontos para a segunda 4,0 pontos para as demais Em caso de não apresentação, a licitante receberá pontuação 0,0;

Duas ou mais licitantes poderão receber a mesma pontuação em caso de apresentações de qualidades semelhantes.

Obs: O conhecimento da área e o plano de trabalho deverão ser apresentados em formato A4, arial, tamanho 12. Só serão analisados os números máximos de páginas estipulados acima, desprezando-se as demais. As propostas que infringirem quaisquer das recomendações mencionadas acima serão penalizadas com a não computação de 1,0 ponto relativo à normatização.

Cronograma

Na avaliação do cronograma serão levados em consideração aspectos como: Detalhamento das atividades, Compatibilidade dos prazos e Alocação da equipe técnica por especialidade profissional.

Não devem ser inseridos na apresentação do cronograma os prazos de análise e correção. A pontuação relativa ao cronograma seguirá a seguinte classificação:

4,0 pontos para a melhor apresentação 3,0 pontos para a segunda 2,0 pontos para as demais Em caso de não apresentação, a licitante receberá pontuação 0,0;

Duas ou mais licitantes poderão receber a mesma pontuação em caso de apresentações de qualidades semelhantes.

A proposta Técnica deverá ser encerrada com o Termo de encerramento, conforme ANEXO do EDITAL (1,0 ponto).

11 ACOMPANHAMENTO E FISCALIZAÇÃO

Para a avaliação, acompanhamento e recebimento dos produtos especificados neste Termo de Referência, além do fiscal do contrato, poderá ser constituída uma Equipe de Acompanhamento e Fiscalização, formada por técnicos da TERRACAP, para recebimento e avaliação dos produtos.

Poderá ser constituída ainda uma comissão composta por técnicos de outros órgãos para acompanhamento dos trabalhos.

Serão realizados contatos formais previamente marcados pela Equipe de Acompanhamento e Fiscalização, por meio de reuniões, entre os membros da equipe para avaliação dos Produtos e entre eles e a contratada para verificação do desenvolvimento dos trabalhos e ajustes necessários.

(12)

Termo de Referência Página 12 de 20.

As reuniões de acompanhamento e fiscalização deverão ser definidas pela Equipe de Acompanhamento e Fiscalização conforme as necessidades encontradas no decorrer do processo de execução dos serviços e sempre após a avaliação de entrega dos produtos para a definição das correções e o aceite dos produtos.

A contratada deverá estar presente em toda reunião técnica em que for convocada para discussão do trabalho, sejam reuniões com a contratante e/ou com o órgão ambiental ou demais órgãos vinculados ao licenciamento do empreendimento.

A contratada é responsável pela qualidade técnica do trabalho e conseqüente aprovação do estudo pelo IPHAN e pelo órgão ambiental, devendo atender às solicitações destes quando necessário.

Os Produtos objeto desse Termo de Referência terão o recebimento da Equipe de Acompanhamento e Fiscalização, mediante o aceite, depois de atingidos os objetivos desejados.

Os Produtos serão avaliados buscando verificar se os objetivos definidos foram alcançados e se todas as atividades previstas foram realizadas com sucesso. Além desses aspectos, os produtos também serão avaliados quanto ao conteúdo, atendimento satisfatório para o alcance dos objetivos previstos; quanto à forma de apresentação, se atendeu as especificações e exigências técnicas estabelecidas; e quanto ao prazo, se foi cumprido o prazo acordado e as dificuldades na execução das atividades.

12 PROPRIEDADE DOS PRODUTOS

Todo o material gerado em virtude do desenvolvimento dos produtos e os produtos especificados no item 4, sejam intermediários ou finais, serão de propriedade exclusiva da TERRACAP – Companhia Imobiliária de Brasília, não sendo permitida à CONTRATADA a cessão, venda ou empréstimo dos mesmos.

13 PONTO DE APOIO LOCAL

Devido à complexidade dos serviços, ao prazo de execução exíguo, bem como para que a equipe de acompanhamento e fiscalização dos produtos mantenha contato direto e contínuo com o coordenador geral dos trabalhos, a contratada, no caso da empresa não ser do Distrito Federal, deverá informar os dados (endereço e telefone) de um ponto de apoio localizado no DF.

14 CUSTO ESTIMADO DOS SERVIÇOS

Os

serviços previstos no presente Termo de Referência têm custo estimado de R$ 143.267,44 (cento e quarenta e três mil duzentos e sessenta e sete reais e quarenta e quatro

(13)

Termo de Referência Página 13 de 20.

centavos), conforme discriminado no ANEXO II, estimando-se 15% para elaboração do Produto 1 e 85% para o Produto 2. O orçamento elaborado baseou-se nas seguintes referências (ANEXO III):

- hora técnica dos profissionais conforme tabela de empregos permanentes da Terracap; - encargos sociais conforme tabela de índices de encargos da Terracap;

- BDI conforme instrução do Instituto de Engenharia.

15 TIPO DE LICITAÇÃO

O critério de julgamento da licitação deverá ser o de Técnica e Preço, sugerindo-se atribuir peso 50 (cinquenta) para capacitação técnica e 50 (cinquenta) para proposta de preço. Justifica-se o critério acima pela especificidade dos estudos técnicos a serem realizados.

16 PAGAMENTO

O pagamento será efetuado após a finalização e aprovação de cada produto ou subproduto de acordo com o Cronograma Físico-Financeiro apresentado pela contratada no Produto 1, em conformidade com a planilha orçamentária, e aprovado pelo fiscal do contrato e pelo IPHAN. Não serão feitos pagamentos parciais de produtos ou subprodutos não finalizados.

O pagamento ocorrerá em parcelas após a aprovação dos serviços contratados. O pagamento será efetuado no prazo de até 15 dias a contar do atesto da fatura, mediante crédito em conta corrente, em nome da contratada, junto ao Banco de Brasília S/A – BRB.

O pagamento da primeira fatura fica condicionado à apresentação da ART do serviço registrada junto ao CREA-DF.

As faturas deverão vir acompanhadas das certidões negativas do FGTS, INSS e GDF.

17 ANEXOS

ANEXO I - Exigências para contratação dos estudos ANEXO II - Planilha orçamentária

ANEXO III – Referência para cálculo do orçamento básico

Elaborado por:

(14)

Termo de Referência Página 14 de 20.

(15)

Termo de Referência Página 15 de 20.

(16)

Termo de Referência Página 16 de 20.

ORÇAMENTO BÁSICO

LEVANTAMENTO ARQUEOLÓGICO

CAPITAL DIGITAL E SETOR HAB. TORTO

DESPESAS Unidade Quanti-

dade Valor Unitário (R$) Valor total (R$) A -EQUIPE

1 – Profissional responsável pela arqueologia Horas 264 R$ 100,05 R$ 26.413,20 2 - Engenheiro (Ambiental ou Civil) ou Geólogo Horas 132 R$ 96,40 R$ 12.724,80 3 – Auxiliares de campo Horas 792 R$ 39,01 R$ 30.895,92

TOTAL DE A R$ 70.033,92

B - DESPESAS DIVERSAS

1 - Transporte de técnicos Dia 66 R$ 100,00 R$ 6.600,00 2 - Materiais, outros serviços e análises - - - R$ 5.000,00 3 - Edição e reprografia (Volumes) volumes 10 R$ 350,00 R$ 4.200,00

TOTAL DE B R$ 15.800,00 C - ENCARGOS SOCIAIS ENCARGOS SOCIAIS 0,348 R$ 24.371,80 TOTAL DE C R$ 24.371,80 D - BDI TOTAL DE A+B+C R$ 110.205,72 TOTAL DE D 30% R$ 33.061,72 TOTAL GERAL R$ 143.267,44

(17)

Termo de Referência Página 17 de 20.

(18)

Termo de Referência Página 18 de 20.

Referências para elaboração de planilha orçamentária para contratação, com

base na tabela de empregos da Terracap e informações fornecidas pela área de

Recursos Humanos.

2011

Profissional

$ da hora

Coordenador

R$ 100,05

Técnicos de nível

superior

R$ 96,40

Auxiliar

Administrativo e

similar

R$ 39,01

Estagiários de nível

superior

R$ 7,50

Revisor de texto

R$ 4,00 / página

Outros valor Referência Cálculo

Encargos Sociais 34,80%

Tabela de índices de encargos sociais da

Terracap

Custo com mão-de-obra x 0,348 BDI 30% Instituto de Engenharia Mão-de-obra, Despesas Diversas, Encargos x 0,30 Obs:

- Considera-se que o profissional a ser contratado equipara-se ao Técnico Sênior. Tal fato se baseia na especificidade dos certames, onde se pontuam não só propostas de preços, mas propostas técnicas (experiência, conhecimento do objeto do estudo, pesquisa e investigação de campo);

-

Dentre os técnicos de nível superior citados na tabela acima, estão: Engenheiros, Geólogos, Arquitetos, Geógrafos, Biólogos, Ecólogos, Sociólogos, Economistas e Arqueólogos.

(19)

Termo de Referência Página 19 de 20.

BDI – BENEFÍCIO E DESPESAS INDIRETAS

1

Administração Central

7,00

1.1

Administração Central

7,00

1.1

Rateio da Adm.Central ¹

-

1.2

Despesas específicas ¹

-

2

Taxa de risco

1,00

3

Custo financeiro

2,00

4

Tributos

8,65

4.1

PIS

0,65

4.2

COFINS

3,00

4.3

IRPJ ²

-

4.4

CSLL ²

-

4.5

CPMF ³

-

4.6

ISS

5,00

5

Taxa de Comercialização

1,56

6

Lucro

5,00

Total BDI 4

30,00%

Memória de cálculo:

1. Itens que não se aplicam à natureza da contratação;

2. Excluído do cálculo conforme recomendação do TCU em Acórdão 325/2007 – Plenário;

3. Tributo extinto;

4. Fórmula de Cálculo do BDI.

Referências:

Instituto de Engenharia. Metodologia de cálculo do orçamento de edificações -

composição do custo direto e do BDI/LDI.

(20)

Termo de Referência Página 20 de 20.

TABELA DE ENCARGOS SOCIAIS NUREH/TERRACAP (FONTE: NUREH/TERRACAP, janeiro/2008)

I) encargos sociais básicos 34,80%

INSS 20,00%

Seguro contra acidentes de trabalho 1,00%

Terceiros 3,30% FNDE 2,50% FGTS 8,00% II) outros 47,25% Funterra 9,72% Contribuição especial 37,53% TOTAL GERAL 82,05%

Referências

Documentos relacionados

Curvas de rarefação (Coleman) estimadas para amostragens de espécies de morcegos em três ambientes separadamente (A) e agrupados (B), no Parque Estadual da Ilha do Cardoso,

Senhor Lourival de Jesus por conta de seu falecimento, solicitando uma Moção de Pesar inclusive, solicitou também a restauração das estradas da zona rural, em especial

Os Oficiais de Registro Civil das Pessoas Na- turais do Estado de São Paulo também têm competência para os atos notariais de reconhecimento de firma, autenticação de cópia

Our contributions are: a set of guidelines that provide meaning to the different modelling elements of SysML used during the design of systems; the individual formal semantics for

O facto da execução das tarefas do plano não exigirem um investimento avultado a nível das tarefas propostas é possível neste caso em concreto visto que na Empresa A

For additional support to design options the structural analysis of the Vila Fria bridge was carried out using a 3D structural numerical model using the finite element method by

autoincriminação”, designadamente através da indicação de exemplos paradigmáticos. Sem prejuízo da relevância da matéria – traduzida, desde logo, no número e

Não podem ser deduzidas dos nossos dados quaisquer informações sobre uma dada característica específica, nem sobre a aptidão para um determinado fim. Os dados fornecidos não eximem