• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE - UFF UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL - UAB PÓLO UNIVERSITÁRIO DE VOLTA REDONDA INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE - UFF UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL - UAB PÓLO UNIVERSITÁRIO DE VOLTA REDONDA INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE - UFF UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL - UAB PÓLO UNIVERSITÁRIO DE VOLTA REDONDA INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CADASTRO DE RESERVA PARA TUTOR PRESENCIAL PARA OS CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA; GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL e GESTÃO EM SAÚDE

PÚBLICA – MODALIDADE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

A Universidade Federal de Fluminense (UFF) torna público, por meio deste Edital, o processo de seleção simplificado para cadastro de reserva de Tutores Presenciais do Curso de Especialização em Gestão Pública, Gestão Pública Municipal e Gestão em Saúde, na modalidade de Educação a Distância, no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil – UAB/UFF.

O número de vagas está descrito nas tabelas 1, 2 e 3:

Tabela 1. Quantitativo de vagas no curso de especialização em Gestão Pública:

POLO NUM. DE VAGAS

Angra dos Reis 02

Iguaba Grande 02

Magé 02

Paracambi 02

Piraí 02

Rio das Ostras 02

Três Rios 02

Tabela 2. Quantitativo de vagas no curso de especialização em Gestão Pública Municipal:

POLO NUM. DE VAGAS

Nova Iguaçu 02

Paracambi 02

Piraí 02

Rio Bonito 02

Rio das Ostras 02

Três Rios 02

(2)

Tabela 3. Quantitativo de vagas no curso de especialização em Gestão em Saúde Pública:

POLO NUM. DE VAGAS

Bom Jesus de Itabapoana 02

Magé 02

Paracambi 02

São Pedro da Aldeia 02

Três Rios 02

Volta Redonda 02

1. ATUAÇÃO

A atuação do tutor se dará nos polos de apoio presencial, em 20 horas por semana, divididas em 4 (quatro) horas em atividades presenciais e 16 (dezesseis) horas em atividades a distância, de acordo com as necessidades e disponibilidade dos polos. O tutor exercerá atividades de esclarecimentos de dúvidas dos alunos, dará suporte para a teoria e algumas práticas, além de auxiliar nos aspectos acadêmico-administrativos e tecnológicos. Atuará, também, nos momentos presenciais e nas atividades práticas em seus períodos de atividade na sede do polo, correção de provas e trabalhos dos alunos. Fará relatórios de acompanhamento dos alunos para a coordenação do polo e a coordenação de tutoria.

2. HABILITAÇÃO EXIGIDA

Poderão se inscrever no processo candidatos que preencham os requisitos conforme relacionados abaixo:

• Ser graduado em Administração Pública, Administração de Empresas, Economia, Geografia, Turismo, Serviço Social, Ciência Política, Sociologia ou nas áreas de Ciências Sociais Aplicadas e afins.

• Ter experiência mínima de 1 (um) ano no magistério do ensino básico ou superior, ou ter formação pós-graduada, ou ainda ser aluno de mestrado ou doutorado dos programas de pós-graduação na área de Ciências Sociais Aplicadas ou afins.

• Ter conhecimentos intermediário sobre o uso de computadores, Internet e demais recursos de informática, pontos que serão avaliados na entrevista.

• Cumprir o estabelecido na Resolução FNDE 044, de 29 de dezembro de 2006, e a Lei 11.273, de 06 de fevereiro de 2006 (Lei de Bolsas).

OBS.: Não serão considerados sob nenhuma hipótese, no processo de seleção, candidatos que não comprovem, mediante documentação, os requisitos aplicáveis à contratação de Tutores Presenciais que constam da legislação supracitada.

(3)

3. CONDIÇÕES DESEJÁVEIS

• Experiência comprovada em Administração Pública;

• Domínio na operacionalização de ferramentas computacionais de forma intermediária, tais como: processadores de texto, planilhadores, geradores de apresentações e banco de dados;

• Conhecimento da plataforma Moodle (Ambiente Virtual de Aprendizagem).

4. REMUNERAÇÃO E REGIME DE TRABALHO

O regime de trabalho do tutor presencial é de até 20 horas semanais, no cumprimento de ações indicadas pelo coordenador do curso ou pelo coordenador do polo, constituídas basicamente pelo descrito no item 1 deste edital. O tutor presencial receberá, durante o período em que estiver atuando, bolsas cujo valor mensal é de até R$ 765,00 (Setecentos e sessenta e cinco reais). Sua atuação não caracteriza vínculo empregatício.

5. DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA 5.1 De candidatos brasileiros

No ato da inscrição o candidato deverá entregar, no polo onde deseja atuar, fotocópias autenticadas em cartório ou fotocópias atestadas por funcionário do Polo (confere com original), os seguintes documentos:

• Diploma do Curso de Graduação ou Protocolo de Requerimento do Diploma; • Histórico escolar de graduação;

• Documento comprobatório da conclusão do curso de pós-graduação lato

sensu ou stricto sensu;

• Histórico escolar da Pós-graduação;

• Curriculum Vitae em 01 (uma) via, conforme modelo em anexo (Anexo I) e com comprovantes de TODAS as atividades descritas no mesmo;

• Cópia de documento de Registro Geral de Identidade e CPF;

Acompanhando o conjunto de documentos anteriores, serão exigidos no ato da inscrição:

• Uma foto 3x4 do candidato (recente);

• Ficha de inscrição preenchida e assinada, conforme anexo II deste edital. • Carta de intenção do candidato ao cargo de tutoria evidenciando a sua experiência a propondo um plano de trabalho que será executado.

(4)

5.2 De candidatos estrangeiros

No ato da inscrição o candidato deverá entregar, no polo onde deseja atuar, fotocópias autenticadas em cartório ou fotocópias atestadas por funcionário do Polo (confere com original), os seguintes documentos:

•Fotocópia autenticada (em cartório) do Diploma do curso de graduação ou Certificado de Conclusão de Curso;

•Fotocópia autenticada (em cartório) do Histórico Escolar do curso de graduação;

•Fotocópia autenticada da certidão de nascimento ou casamento;

•Fotocópia autenticada do Registro de Nacionalidade Estrangeira (NRE);

•Toda documentação acadêmica deverá ser vistada pelo Ministério das Relações Exteriores do país de origem e reconhecidas pelo consulado brasileiro;

•Curriculum Vitae em 01 (uma) via, que devidamente comprove TODAS as atividades descritas no mesmo;

•Acompanhando o conjunto de documentos anteriores, serão exigidos no ato da inscrição:

• Uma foto 3x4 do candidato (recente);

• Ficha de inscrição preenchida e assinada, conforme anexo I deste edital.

• Carta de intenção do candidato ao cargo de tutoria evidenciando a sua experiência a propondo um plano de trabalho que será executado.

OBS.: Tornam-se sem nenhum efeito as atividades que constem do Curriculum Vitae e que não forem devidamente comprovadas.

OBS.: Será de total responsabilidade do candidato a veracidade de todas as informações constantes no Formulário de Inscrição e no Curriculum Vitae.

OBS.: Os documentos e o Curriculum Vitae serão inseridos pelo responsável da inscrição no polo em envelope lacrado, com a identificação do candidato e do polo.

6. DA INSCRIÇÃO

Os candidatos deverão efetivar suas inscrições no Polo onde pretendem atuar, no horário de funcionamento do mesmo, no período de 23/07 a 11/08/2012, no endereço correspondente na tabela 4:

(5)

Tabela 4. Endereço dos pólos

POLO ENDEREÇO

Angra dos Reis Logradouro:AV. DOS TRABALHADORES . Nº:179.

Bairro: JACUECANGA - CEP: 23905000

Bom Jesus de Itabapoana Logradouro:AV. ROBERTO SILVEIRA. Nº: 578 Bairro: CENTRO - CEP: 28360000

Iguaba Grande Logradouro: RUA ENGENHEIRO NEVES DA

ROCHA. Nº: S/Nº Bairro: SÃO MIGUEL Complemento:BLOCO E - CEP: 28960000

Magé Logradouro:AV. PADRE ANCHIETA. Nº: 163

Bairro: CENTRO - CEP: 25900000

Nova Iguaçu Logradouro: RUA DOUTOR PAULO FRÓES

MACHADO. Nº: 38 - Bairro: CENTRO -

Complemento:ANTIGO FORUM - CEP: 26255170

Paracambi Logradouro:RUA SEBASTIÃO DE LACERDA. Nº:

S/Nº. Bairro: FÁBRICA - CEP: 26600000

Piraí Logradouro:RUA ROBERTO SILVEIRA. Nº: 86

Bairro: CENTRO - CEP: 27175000

Rio Bonito Logradouro: BR 101 (SENTIDO RIO), KM 265.

Bairro: PRAÇA DO CRUZEIRO. Complemento: COLÉGIO MUNICIPAL DR. ASTÉRIO ALVES DE MENDONÇA CEP: 28800000

Rio das Ostras Logradouro: RUA DO ENGENHEIRO. Bairro: MAR

DO NORTE - Complemento:QUADRA, F LT 9C CEP: 28890000

São Pedro da Aldeia Logradouro:RUA DOZE DE OUTUBRO, S/Nº.

Bairro: ESTAÇÃO - CEP: 28940000

Três Rios RUA MARECHAL DEODORO. Nº: 117 Bairro:

CENTRO Complemento:ESCOLA MUNICIPAL WALTER FRANKLIN - CEP: 25802220

Volta Redonda ICHS/PUVR/UFF situada à Rua Desembargador Ellis

Hermydio Figueira, nº 783, Bairro Aterrado - Volta Redonda/RJ – CEP: 27213-145.

Os candidatos também poderão efetivar suas inscrições na Secretaria de Pós Graduação, no instituto de Ciências Humanas e Sociais do Polo Universitário de Volta Redonda da Universidade Federal Fluminense – ICHS/PUVR/UFF. Bloco A, 2º Andar, sala de número 202, situada à Rua Desembargador Ellis Hermydio Figueira, nº 783, número Bairro Aterrado - Volta Redonda/RJ – CEP: 27213-145.

(6)

7. DA SELEÇÃO

1ª Etapa – Análise dos Currículos

A seleção dos tutores presenciais se dará através da analise curricular de acordo com anexo III deste edital;

A seleção dos candidatos inscritos será feita por meio de processo de classificação, realizada por uma comissão mista composta pelos Coordenadores dos Cursos e, pelo menos, mais dois professores dos cursos propostos ou conforme designado pelas coordenações.

2ª Etapa – Exame oral

Será realizada com os 05 (cinco) melhores colocados, para cada vaga do edital, selecionados na primeira etapa e será eliminatória e classificatória. A lista dos candidatos selecionados e o horário para as entrevistas serão divulgados no portal

http://www.cead.uff.br e por meio de correio eletrônico, juntamente com a divulgação da forma da entrevista que pode ser realizada por web conference, por videoconferência ou ainda no polo de apoio presencial ao qual o candidato se inscreveu ou no Instituto de Ciências Humanas e Sociais de Volta Redonda em uma data entre os dias 20/08 à 25/08/2012. Os exames orais ocorrerão centralizados em três polos conforme tabela 3. O resultado final da seleção será divulgado a partir do dia 31/08/2012.

3ª Etapa - Carta de intenção do candidato ao cargo de tutoria. Será utilizada para o caso de desempate entre candidatos.

Tabela 3. Pólos de realização de entrevistas

POLO DE INSCRIÇÃO E ATUAÇÃO POLO DAS ENTREVISTAS

Angra dos Reis

Volta Redonda

Piraí Três Rios Volta Redonda

Bom Jesus de Itabapuana

Rio das Ostras

Iguaba Grande Rio Bonito Rio das Ostras São Pedro da Aldeia Magé

Nova Iguaçu

Nova Iguaçu Paracambi

(7)

8. DOS RESULTADOS

O resultado final será divulgado nos Polos, no Instituto de Ciências Humanas e Sociais do Polo Universitário de Volta Redonda da Universidade Federal Fluminense – ECHS/PUVR/UFF ou ainda pela INTERNET, no seguinte endereço eletrônico

http://www.cead.uff.br a partir do dia 31/08/2012.

9. DA CAPACITAÇÃO

A manutenção da vaga dos tutores aprovados está condicionada à obtenção de 100% de frequência no curso de capacitação de tutores.

Os candidatos serão informados sobre as datas e o local do curso de capacitação que será divulgado no portal http://www.cead.uff.br e por meio de correio eletrônico.

10. DOS RECURSOS

Os recursos deverão ser encaminhados à Comissão de Seleção dos Cursos de Especialização na modalidade de Educação a Distância, no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil – UAB/UFF. Para tanto, deverão ser entregues no Instituto de Ciências Humanas e Sociais do Polo Universitário de Volta Redonda da Universidade Federal Fluminense – ICHS/PUVR/UFF até as 21h 00min do dia 03/09/2012.

11. DISPOSIÇÕES GERAIS

• Não serão aceitas as inscrições que forem encaminhadas fora do prazo e em lugar diferente do estabelecido neste edital.

• O tutor selecionado poderá a qualquer momento ser desligado de suas atividades, caso sua atuação não atenda às necessidades do Curso/disciplinas.

• Casos omissos serão julgados pela Comissão de Seleção, que será formada por membros do corpo docente dos Cursos de Especialização e pelos Coordenadores Acadêmicos dos respectivos cursos.

• A contratação dos tutores não gerará vínculo empregatício.

Volta Redonda, 11 de julho de 2012.

(8)

ANEXO I

Modelo de Curriculo – EaD

1 – Dados Pessoais Nome: Estado Civil: Nacionalidade: Local de Nascimento: Endereço Residencial: Cidade: Estado: Pólo de inscrição: Telefones com DDD E‐mail (1) : E‐mail (2) : 2- Formação acadêmica 3- Cursos/Congressos/Seminários 4- Publicações

5- Experiência Profissional (em caso de funcionário público, especificar âmbito de atuação: se municipal, estadual ou federal)

(9)

ANEXO II

FICHA DE INSCRIÇÃO

À COMISSÃO EXAMINADORA DE SELEÇÃO DE TUTOR À DISTÂNCIA dos Cursos de Especialização a Distância do Instituto de Ciências Humanas e Sociais do Polo Universitário de Volta Redonda da Universidade Federal Fluminense – ICHS/PUVR/UFF:

Eu, ___________________________________________, RG__________,

CPF____________________, nascida(o) em ______ de _____________de__________,

na cidade de ____________________, Estado ___, residente à

Rua:______________________________________________________,nº___,

complemento_________cidade________________________,Estado_______________ _____,tel.__________________________email________________________________ Inscrição no Polo de ___________________________________________________, venho requerer à Vossa Senhoria sua inscrição ao Processo Seletivo Simplificado nos Termos do Edital ICHS 001/2012, com vistas à contratação de Tutores para o curso de especialização em ________________________ (em Administração Pública OU Gestão Pública Municipal OU Gestão em Saúde) para o polo de ___________________, _______________, na modalidade de Educação a Distância, no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil – UAB/UFF.

Nestes Termos, Pede deferimento. __________________, ________ de ________________. de 2012. Local _________________________________________________ Assinatura do candidato ---xxxxxxxxxxxx--- COMPROVANTE RECEBIMENTO DE PEDIDO DE INSCRIÇÃO: SELEÇÃODE TUTORES PRESENCIAIS DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA, GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL E GESTÃO EM SAÚDE, NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, NO ÂMBITO DO SISTEMA

UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – UAB/UFF.-

POLO:_____________________________________CANDIDATO:_______________ _______________________RG___________

_______________________________________________ Assinatura do(a) Funcionário(a) Receptor da Inscrição

(10)

ANEXO III

Quadro de pontuação para Tutoria

Curso de graduação Curso de Especialização/PÓS Extensão Experiência Profissional Docente Experiência Profissional não Docente Até 01 ponto Até 03 pontos Até 03 pontos Até 05 pontos Até 05 pontos

0,1 ponto cada 40 h 0,5 pontos por ano 0,5 pontos por ano Área 1,0 Doutorado 3,0 Área 3,0 Área 5,0 Área 5,0 Área afim 0,5 Mestrado 1,5 Área afim 1,5 Área afim 2,5 Área afim 2,5 outra 0 Especialização 0,5 outra 0 outra 0 outra 0

O desempate se dará pela carta de intenções do candidato, experiência e exame oral.

Referências

Documentos relacionados

APÊNDICE B: Fichas controle para ensaios de toxicidade aguda com Vibrio Fischeri Amostras de Propranolol - 0,0 kGy ENSAIO DE TOXICIDADE AGUDA - Vibrio fischeri Data do

Explicar que existem dentro das plantas os vasos condutores, que são responsáveis por conduzir a água e nutrientes obtidos pela raiz para todas as partes do vegetal (obs: esse

as pessoas de engajamento para entender paixão mais universal e a relação delas com as marcas nesse firmada pela Havas com o Universal Music Group, proporcionando

Janaína Oliveira, que esteve presente em Ouagadougou nas últimas três edições do FESPACO (2011, 2013, 2015) e participou de todos os fóruns de debate promovidos

tuguês que o dialeto do Cururu. Há, porém, alguns empréstimos do português correntes no Cururu, os quais correspondem a palavras na- tivas no dialeto do Camunã. Na se- guinte lista

Os tratamentos térmicos foram eficientes na redução da degradação biológica da madeira de Pinus taeda pelo fungo Trametes versicolor, principalmente no tratamento

periodontal com elásticos ortodônticos e avaliaram a cicatrização dos tecidos periodontais após a remoção de todos os depósitos de cálculo subgengival e de placa

Desse modo, isso repercute sobre os dados apresentados pelos nos- sos sujeitos porque sem um ensino que contextualize a prática da leitura no que se direciona a sua natureza social,