• Nenhum resultado encontrado

Resolução Nº3 de 2013

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Resolução Nº3 de 2013"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Resolução Nº3 de 2013

Dá nova redação à Resolução 02/2012 que define normas para o funcionamento do Doutorado Latino-americano

O Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMG, no uso de suas atribuições, e considerando a necessidade de disciplinar a vida acadêmica dos estudantes do Doutorado Latino-americano,

RESOLVE:

Artigo 1º - O Doutorado Latino-americano constitui-se em uma modalidade de curso no interior do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE.

Parágrafo 1º. O Doutorado Latino-americano é resultante de um convênio internacional, com outros países da América Latina e do Caribe, com o reconhecimento da UNESCO.

Parágrafo 2º. Os estudantes matriculados neste curso estão sujeitos ao Regulamento do PPGE e às normas específicas do Doutorado Latino- americano definidas pelo Colegiado do PPGE e pelo Conselho de Coordenação Acadêmica Internacional constituído pelas instituições parceiras.

Artigo 2º - O Doutorado Latino-americano acolhe investigações de temas educacionais pertinentes à realidade de países da América Latina, especialmente os relacionados a políticas públicas e a profissão docente, com o objetivo de melhorar a qualidade da educação e as condições da docência na América Latina.

Artigo 3º - O Plano de Trabalho do Doutorado Latino-americano é estabelecido internacionalmente pelo Conselho de Coordenação Acadêmica Internacional e suas linhas gerais valem para todas as instituições parceiras.

Artigo 4º - O Doutorado Latino-americano terá uma Coordenação, formada por um coordenador e um subcoordenador escolhidos pelo

(2)

Colegiado do PPGE dentre os docentes que participam desse Doutorado, seja orientando alunos ou ministrando disciplinas.

Parágrafo Único. O coordenador e o subcoordenador terão mandato de 2 (dois) anos, permitindo-se uma recondução.

Artigo 5º – Compete à Coordenação do Doutorado Latino-americano:

I – Representar o Programa no Conselho de Coordenação Internacional.

II - Colaborar com a Coordenação do PPGE na gestão acadêmica e financeira do Doutorado Latino-americano.

III – Fazer esforços para obter financiamentos específicos para o Doutorado Latino-americano.

IV - Coordenar o processo de seleção para esse Doutorado.

V - Organizar a oferta de disciplinas específicas para o Doutorado Latino-americano.

VI – Acompanhar a vida acadêmica dos estudantes desse Doutorado até a defesa da tese.

VII - Representar, com direito a voz, o Doutorado Latino-americano no Colegiado do PPGE.

Artigo 6º – Todos os professores do PPGE credenciados para orientar Doutorado poderão ser credenciados para participar do corpo docente do Doutorado Latino-americano desde que comprovem inserção na América Latina, por meio de realização de pesquisas, cooperações, participação em redes, contatos e/ou experiência nos temas abrangidos pelas Linhas de Pesquisa desse Doutorado.

Parágrafo 1º. O credenciamento de que trata o caput deste artigo será feito pelo Colegiado, ouvida a Comissão de Acompanhamento e Autoavaliação, mediante solicitação do docente.

Parágrafo 2º. Os docentes, para abertura de vaga no Doutorado Latino-americano, deverão levar em conta o número de 6 orientações permitidas pelo PPGE.

(3)

Artigo 7º - O processo de seleção para o Doutorado Latino-americano será realizado em edital específico para esse Curso.

Parágrafo 1º. O edital seguirá as normas definidas no Regulamento do PPGE.

Parágrafo 2º. Os projetos de investigação a serem selecionados deverão abordar temas educacionais pertinentes à realidade de países da América Latina, especialmente aqueles relacionados com políticas educativas e formação docente; profissão docente; políticas e práticas curriculares e formação docente.

Parágrafo 3º. Os projetos de candidatos brasileiros deverão atender, necessariamente, a uma das duas exigências descritas a seguir:

i) tratar de temas educacionais, contrapondo ou comparando a realidade brasileira à de um ou mais países latino-americanos; ii) tratar de temas educacionais de, pelo menos, um país da

América Latina, exceto o Brasil.

Parágrafo 4º. Os projetos de candidatos de outros países da América Latina, que não o Brasil, deverão tratar de temas educacionais pertinentes à realidade de um ou mais países da região.

Artigo 8º - As normas específicas que deverão ser seguidas pelos alunos matriculados no Doutorado Latino-americano são as seguintes:

I - Cursar três disciplinas obrigatórias (Bases Epistemológicas da Investigação Educativa, Cenários e Políticas Públicas em Educação na América Latina e Profissão Docente na América Latina), cujos programas foram construídos internacionalmente por professores das cinco sedes, para que o curso mantenha características comuns, independentemente dos países onde se realizam.

II - Estudantes brasileiros deverão realizar obrigatoriamente um estágio em um país da América Latina ou do Caribe, de preferência em uma das instituições parceiras desse Doutorado, nos moldes do doutorado sanduíche.

III – Estudantes estrangeiros deverão residir em Belo Horizonte (Brasil) pelo menos no primeiro ano do Curso.

(4)

IV - Os alunos brasileiros e de outros países da América Latina matriculados nesse Doutorado deverão comprovar, por meio de certificação, o conhecimento de duas línguas estrangeiras, no prazo máximo de 24 meses, contados a partir da sua primeira matrícula no Curso, em atendimento à Resolução Nº 08/2008, de 14 de outubro de 2008, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFMG.

Parágrafo 1º. As disciplinas de que trata o inciso I deste artigo substituirão as disciplinas obrigatórias do Doutorado Regular do PPGE, excetuando as disciplinas Seminários de Pesquisa, Seminários de Educação e Atividades de Comunicação Científica, que deverão ser cursadas regularmente.

Parágrafo 2º. O estágio obrigatório de que trata o inciso II deste artigo deverá ter um período mínimo de 6 meses.

Parágrafo 3º. A apresentação, no prazo máximo de 24 meses, da certificação de que trata o inciso IV deste artigo é requisito para continuidade do Doutorado e será exigido para a realização da matrícula no quinto semestre do Curso (terceiro ano).

Parágrafo 4º. Candidatos brasileiros devem comprovar obrigatoriamente proficiência em espanhol e apresentar certificação de proficiência em inglês ou francês.

Parágrafo 5º. Candidatos de outros países latino-americanos devem comprovar obrigatoriamente proficiência em português e comprovar proficiência em inglês ou francês.

Parágrafo 6º. Os certificados de proficiência aceitos pelo Programa são os emitidos pelo CENEX/FALE/UFMG, provenientes de exames de proficiência em língua estrangeira para processos seletivos de Programas de Pós-Graduação, com aproveitamento de 60%; pelo MEC/INEP - Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros - Celpe-Bras (mínimo de 2,0 pontos – nível intermediário); pelo Test of English as Foreign Language - TOEFL (PBT – Paper-based testing – mínimo de 550 pontos; CBT – Computer-based testing - mínimo de 213 pontos; IBT – Internet-based testing – mínimo de 80 pontos), International English Language Test - IELTS (mínimo de 6,0 pontos), Certificado de Proficiência em Língua Francesa da Aliança Francesa (mínimo de 70 pontos), Diploma de Espanhol como Língua Estrangeira (DELE) ou Diploma Básico de Espanhol (DBE),

(5)

sendo que estes dois últimos certificados serão aceitos somente para candidatos em que o espanhol não seja a língua materna.

Artigo 9º - A redação da tese poderá ser feita em português ou em espanhol.

Parágrafo Único. A redação em espanhol está amparada pelo Art. 79, Parágrafo Único, da Resolução Complementar 01 de 27/10/2011 do CEPE, que admite dissertações ou teses escritas e/ou defendidas em

língua estrangeira.

Artigo 10º - Compete ao Colegiado do PPGE decidir sobre os casos omissos nesta Resolução, em conformidade com as Normas Gerais de Pós-Graduação e o Regimento Geral da UFMG.

Artigo 11º - Esta Resolução entrará em vigor a partir da data de sua aprovação pelo Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais.

Referências

Documentos relacionados

1º - Fica instituído incentivo financeiro estadual de custeio, em caráter excepcional e temporário, para a execução de ações de rastreamento e monitoramento de casos

Diretor artístico do projeto “Über grenzen“ (acima das fronteiras), projeto pra pessoas de 18 à 72 anos com a intenção de integrar pessoas de diferentes idades; dos mais de

Levantamento de dados, pesquisa bibliográfica e de campo voltados para a proposição de elementos arquitetônicos, de urbanismo e paisagismo que concorram para a

Num horizonte de longo prazo (10 anos), Chorrochó oficializa o desejo de superar os déficits e tornar-se um centro turístico regional no semiárido baiano, como missão em

BRINDES PERSONALIZADOS SHAKEIRA PRIME 500ML 22.08. BRINDES PERSONALIZADOS SHAKEIRA

B OM – A acção da escola tem produzido um impacto em linha com o valor esperado na melhoria das aprendizagens e dos resultados dos alunos e nos respectivos percursos escolares..

ii) O número de Boletins de Voto saídos dos armazéns não foi o mesmo que foi recebido oficialmente pelas Assembleias de Voto; ou seja, em nenhuma das 18 províncias a soma

Como não há referências anteriores neste tipo de prova na Região, a organização poderá /tentará distribuir os atletas pelo conhecimento que tem em relação às provas de