• Nenhum resultado encontrado

Ficha de Avaliação do Programa

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Ficha de Avaliação do Programa"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Teste de Aplicativo. Sem valor legal.

Ficha de Avaliação do Programa

Ficha de Avaliação

Período de Avaliação: 2010 a 2012 Etapa: Avaliação Trienal 2013 Área de Avaliação: 8 - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS II

Programa:

Curso Nível Ano Ano Ano

CIÊNCIAS FISIOLÓGICAS UEL/UNIFAL/UFSC/UFRRJ/ UFVJM/UFBA/UNESP Doutorado 2010 2011 2012 Mestrado 2010 2011 2012 Nível

Curso Ano Início

CIÊNCIAS FISIOLÓGICAS UEL/UNIFAL/UFSC/UFRRJ/

UFVJM/UFBA/UNESP

Doutorado 2009 Mestrado 2009

Dados Disponíveis na Coleta de Dados

33147019001P2 - MULTICÊNTRICO EM CIÊNCIAS FISIOLÓGICAS

Modalidade: Acadêmico

IES: 33147019 - SBFIS - SOCIEDADE BRASILEIRA DE FISIOLOGIA

1 - PROPOSTA DO PROGRAMA

Itens de Avaliação Peso Avaliação

1.1. Coerência, consistência, abrangência e atualização das áreas de

concentração, linhas de pesquisa, projetos em andamento e proposta curricular.

Bom 40.00

1.2. Planejamento do programa com vistas a seu desenvolvimento futuro, contemplando os desafios internacionais da área na produção do conhecimento, seus propósitos na melhor formação de seus alunos, suas metas quanto à inserção social mais rica dos seus egressos, conforme os parâmetros da área.

Bom 40.00

1.3. Infraestrutura para ensino, pesquisa e, se for o caso, extensão. 20.00 Muito Bom

Comissão: Bom

1.1 O programa tem uma diversidade de linhas de pesquisa, uma vez que utiliza da expertise de diversos grupos de pesquisa das unidades nucleadoras e associadas para a construção do programa como um todo. Apesar do número de linhas de pesquisa ser relativamente alto (15) há coerência entre as diferentes linhas de pesquisa e os objetivos do programa

A idéia do mestrado e doutorado multicêntrico apoiado por uma sociedade científica ébastante original e o programa está estruturalmente bem planejado. O programa é resultado de iniciativa recente e inovadora na CAPES e possui característica de funcionamento peculiar. A coordenação do programa tem procurado se organizar e se adaptar aos diferentes desafios encontrados ao longo deste triênio, principalmente no que tange a mobilidade dos alunos das instituições associadas para as nucleadoras. Quanto à proposta curricular, o programa multicêntrico tem formato único quando comparado aos demais programas da área. A proposta curricular é interessante pois prevê mobilidade dos estudantes na obtenção de parte dos créditos obrigatórios nas instituições nucleadoras. Mais recentemente foi criada uma disciplina integradora (ofertada em rodízio a partir de 2014), a qual permitirá que todos os mestrandos tenham aprendizado atualizado dos mecanismos básicos em sistemas fisiológicos.

A maioria dos projetos de pesquisa não foi adequadamente descrita como solicitado no formulário, recebendo tipicamente como descrição a repetição do título de projeto. Outro ponto é que há vários projetos elencados onde apenas o responsável do mesmo está vinculado ao projeto. Não há alunos ou colaboradores de qualquer natureza que participem dos mesmos.

1.2 Há previsão de algumas ações futuras na proposta: (1) alavancar recursos que permitam com maior eficiência o deslocamento dos estudantes entra as instituições associadas para as instituições nucleadoras e (2) preocupação com a atualização da estrutura curricular a partir da criação de uma disciplina integradora (ofertada em rodízio a partir de 2014). Apesar destas ações previstas, falta um plano de metas para o próximo triênio e a adequada conexão destas metas com os objetivos do programa.

(2)

Teste de Aplicativo. Sem valor legal.

Ficha de Avaliação do Programa

Ficha de Avaliação

1.3 A infraestrutura de grande parte das instituições Associadas e a totalidade das Nucleadoras é plenamente suficiente para o desenvolvimento dos projetos de pesquisa e a orientação dos pós-graduandos. As instituições Associadas também têm procurado alavancar recursos nas próprias instituições e junto à CAPES para permitir a mobilidade dos pós-graduandos.

2 - CORPO DOCENTE

Itens de Avaliação Peso Avaliação

2.1. Perfil do corpo docente, consideradas titulação, diversificação na origem de formação, aprimoramento e experiência, e sua compatibilidade e adequação à Proposta do Programa.

Bom 20.00

2.2. Adequação e dedicação dos docentes permanentes em relação às atividades de pesquisa e de formação do programa.

Bom 20.00

2.3. Distribuição das atividades de pesquisa e de formação entre os docentes do programa.

Bom 50.00

2.4. Contribuição dos docentes para atividades de ensino e/ou de pesquisa na graduação, com atenção tanto à repercussão que este item pode ter na formação de futuros ingressantes na PG, quanto (conforme a área) na formação de profissionais mais capacitados no plano da graduação.

Bom 10.00

Comissão: Bom

2.1 O corpo docente é jovem (50% formou-se há menos de 10 anos). A formação do corpo docente é heterogênea e distribuído da seguinte forma (51% Fisiologia, 16% Farmacologia, 7% Biologia Molecular, e os 26% restantes distribuídos em diversas áreas que incluem Imunologia, Patologia, Genética, Zootecnia, Engenharia Biomédica, etc). Destaca-se que é coerente com a proposta que mais da metade do corpo docente (66%) tenha formação em Fisiologia/Farmacologia. Informações mais detalhadas sobre o perfil dos docentes apresentadas no coleta são insuficientes. Apenas informações das associadas UNESP e UFBA foram descritas com um pouco mais de detalhe. Não há qualquer informação sobre a captação de recursos individuais ou a presença de bolsistas de produtividade.

2.2 O envolvimento do corpo docente do programa nas diversas atividades pesquisa e ensino se divide da seguinte forma: 77% orientou pelo menos um pós-graduando, 93% foi responsável por pelo menos uma disciplina de graduação e 42% de uma disciplina de pós-graduação e 71% foi responsável por pelo menos um projeto de pesquisa. A fração dos docentes envolvidos com disciplinas da pós-graduação é deficiente (42%), mas pode ser uma característica do programa multicêntrico. Um dos objetivos é o estabelecimento de uma disciplina integradora "Bases Fisiológicas do Funcionamento de órgãos e sistemas" que deverá ser ofertada pela instituições nucleadoras na forma de rodízio. Por outro lado, recomenda-se uma melhora no

envolvimento dos docentes com disciplinas na pós-graduação. O envolvimento com orientações de iniciação científica foi de 50% do corpo docente. Não foi informado o envolvimento com alunos de iniciação científica nos anos 2010 e 2011. Maior cuidado deverá ser dado na elaboração do relatório.

2.3 Com uma média de 2,1 orientados por docente, 77% dos docentes tem pelo menos um orientado de pós-graduação no período e a distribuição destes graduandos é homogênea pelo corpo docente. Quanto ao envolvimento com disciplinas da pós-graduação, 42% dos docentes foi responsável por pelo menos uma disciplina no triênio, número considerado fraco para a área. A especificidade única do programa multicêntrico pode ser uma justificativa para o pouco envolvimento dos docentes permanentes em disciplinas, uma vez que nas instituições associadas/emergentes, o corpo docente poderia ser considerado em formação. No conjunto a distribuição de atividades foi considerada boa para a área.

2.4 As informações relativas às orientações e vínculos com a iniciação científica não foram adequadamente relacionadas no coleta. Nos anos 2010 e 2011 não foram informadas as orientações de iniciações científicas. Para 2012 apenas metade do corpo docente orientou alunos de iniciação científica, índice considerado fraco para a área. Levando-se em conta que estes estudantes são tipicamente os futuros pós-graduandos no programas, recomenda-se uma melhora na captação de alunos com este perfil. Por outro lado, 93% do corpo docente foi responsável por pelo menos uma disciplinas na graduação, índice considerado muito bom para a área.

No conjunto, este quesito recebeu conceito bom quando comparado aos programas pares.

(3)

Teste de Aplicativo. Sem valor legal.

Ficha de Avaliação do Programa

Ficha de Avaliação

3 - CORPO DISCENTE, TESES E DISSERTAÇÕES

Itens de Avaliação Peso Avaliação

3.1. Quantidade de teses e dissertações defendidas no período de avaliação, em relação ao corpo docente permanente e à dimensão do corpo discente.

Muito Bom 20.00

3.2. Distribuição das orientações das teses e dissertações defendidas no período de avaliação em relação aos docentes do programa.

Bom 20.00

3.3. Qualidade das Teses e Dissertações e da produção de discentes autores da pós-graduação e da graduação (no caso de IES com curso de graduação na área) na produção científica do programa, aferida por publicações e outros

indicadores pertinentes à área.

Bom 50.00

3.4. Eficiência do Programa na formação de mestres e doutores bolsistas: Tempo de formação de mestres e doutores e percentual de bolsistas titulados.

Muito Bom 10.00

Comissão: Bom

3.1 A relação do número de dissertações e teses pelo número de docentes no triênio é 1,5. A avaliação ponderada do número de titulados pelo número de alunos matriculados é 0,7. Tais parâmetros tem conceito muito bom para a área. Neste sentido, deve se levar em conta que a implementação do programa de mestrado e doutorado se deu em 2009, o número de dissertações (65) e teses (4) defendidas é alto. No último caso o número de doutores titulados supera as expectativas mais otimistas, uma vez que o programa está no seu primeiro triênio.

3.2 No período de avaliação foram defendidas 65 dissertações e 04 teses. As defesas de doutorado representaram apenas 6% do total de defesas, o que é justificável pela recém constituição do programa.

A distribuição de orientações de dissertações e teses está equilibrada, pois envolveu 77% do corpo docente permanente. Este conceito foi acompanhado com alguma renovação no período. No conjunto, a porcentagem de dissertações e teses defendidas e a taxa de renovação do quadro docente (2010:44, 2011:48, 2012:48) foi avaliado como bom para a área. No último ano do triênio, 10 orientadores foram credenciados como colaboradores (50% orientando e 30% responsável por disciplina).

3.3 No período de avaliação foram defendidas 65 dissertações e 04 teses. As defesas de doutorado representaram apenas 6% do total de defesas, o que é justificável pela recém constituição do programa.

A distribuição de orientações de dissertações e teses no período foi de 77% do corpo docente permanente. Este conceito foi acompanhado com alguma renovação no período. No conjunto, a porcentagem de dissertações e teses defendidas e a taxa de renovação do quadro docente (2010:44, 2011:48, 2012:48) foi avaliado como bom para a área. No último ano do triênio 10 orientadores foram credenciados como colaboradores (50% orientando e 30% responsável por disciplina).

3.4 Para o presente triênio, o programa teve como tempo médio 25 e 36 meses para mestrado e doutorado, respectivamente. Tal desempenho supera as expectativas mais otimistas para um programa ainda em consolidação. Entretanto, no caso do doutorado, apenas três estudantes concluíram seu doutoramento, podendo-se concluir que este tempo de titulação é extremamente atípico para um programa novo.

Apreciação

4 - PRODUÇÃO INTELECTUAL

Itens de Avaliação Peso Avaliação

(4)

Teste de Aplicativo. Sem valor legal.

Ficha de Avaliação do Programa

Ficha de Avaliação

Comissão: Bom

4.1 Os docentes permanentes publicaram em média 2,8 artigos em periódicos em estrato B1 ou superior. Associado à análise de outros parâmetros comparativos de produção, o programa recebeu conceito regular. Coerente com a própria missão do programa multicêntrico, a produção dos docentes das instituições nucleadoras não foi computada no cálculo da produção intelectual. 4.2 O corpo docente (74%) teve publicações no estrato A. O total de publicações qualificadas pelo corpo docente é compatível com o conceito muito bom para a área. Deve ser levado em consideração que há quatro orientadores permanentes atuando em três programas de pós-graduação, sendo que dois deles tem pontuação individual acima de 1000 (muito bom). Para o corpo docente permanente, 46% cumpre o conceito muito bom e 74% o conceito bom, quando são avaliados pelos parâmetros da área. 4.3 Produção de 12 capítulos de livro no triênio por 7 docentes permanentes.

Apreciação

5 - INSERÇÃO SOCIAL

Itens de Avaliação Peso Avaliação

5.1. Inserção e impacto regional e (ou) nacional do programa. 40.00 Muito Bom 5.2. Integração e cooperação com outros programas e centros de pesquisa e

desenvolvimento profissional relacionados à área de conhecimento do programa, com vistas ao desenvolvimento da pesquisa e da pós-graduação.

Muito Bom 40.00

5.3 - Visibilidade ou transparência dada pelo programa à sua atuação. 20.00 Muito Bom

Comissão: Muito Bom

5.1 São descritas algumas ações certificando o impacto regional e nacional do Programa. O maior resultado, sem dúvida, é o da nucleação de dois novos programas de pós-graduação em período tão curto de existência, atividade fim deste programa. São eles: UNIFAL - Biociências Aplicadas à Saúde, nível Mestrado, conceito 4; ano início de 2011 e UFRural do RJ - Ciências

Fisiológicas, nível Mestrado; conceito 4; ano de início 2013. O relatório poderia fornecer maiores detalhes sobre a capacidade de captação de recursos por parte dos docentes.

5.2 A própria natureza do programa multicêntrico já tem em sua concepção a idéia de integração de diferentes programas de pós-graduações em torno de um mesma área de concentração. Além disso, duas medidas integradoras puderam ser detectadas na proposta foram: (1) Reuniões anuais de pesquisa do programa: eventos de geralmente 2-3 dias dedicados aos estudantes para apresentação de seus trabalhos de dissertação e tese sob a forma de apresentação oral ou painéis(Águas de Lindóia em 2010; Alfenas em 2011 e Gramado em 2012). O objetivo é que as reuniões ocorram em uma das Instituições Associadas ou

Nucleadoras e que sejam intercaladas com as reuniões da SBFis; (2) Criação de disciplina "Bases Fisiológicas do Funcionamento de órgãos e sistemas" (carga horária de 180 h, 2 meses), obrigatória para o mestrado e que deverá ser ministrada pelas

instituições nucleadoras na forma de rodízio. Espera-se que estas iniciativas possam melhorar a formação acadêmica e propiciar um intercâmbio entre estudantes.

5.3 Tanto a página principal na SBFis, como cada uma das páginas na diversas instituições associadas são facilmente acessíveis e apresentam todas as informações essenciais para o futuros candidatos ou alunos do programa.

(5)

Teste de Aplicativo. Sem valor legal.

Ficha de Avaliação do Programa

Ficha de Avaliação

Quesitos Qualidade

Qualidade dos Dados

1 - PROPOSTA DO PROGRAMA Regular

2 - CORPO DOCENTE Regular

3 - CORPO DISCENTE, TESES E DISSERTAÇÕES Muito Bom

4 - PRODUÇÃO INTELECTUAL Muito Bom

5 - INSERÇÃO SOCIAL Bom

Bom

Maior cuidado deve ser deve ser dado ao preenchimento correto dos formulários nos anos que antecedem o final do triênio, e não apenas no último triênio.

Comentário

Comissão:

Quesitos Avaliação Comissão

Conceito/Nota CA

Peso

1 - PROPOSTA DO PROGRAMA 0.00 Bom

2 - CORPO DOCENTE 20.00 Bom

3 - CORPO DISCENTE, TESES E DISSERTAÇÕES 35.00 Bom

4 - PRODUÇÃO INTELECTUAL 35.00 Bom

5 - INSERÇÃO SOCIAL 10.00 Muito Bom

Conceito Comissão:

4 Bom Nota Comissão:

Apreciação

A área de Ciências Biológicas II (CBII), conta atualmente com 64 Programas e é responsável por cerca de 20% da produção internacional qualificada da CAPES. Neste triênio, houve um crescimento no número de Programas (Acadêmicos ou Profissionais) credenciados, levando a um aumento significativo no número de teses e dissertações , que consequentemente se refletiu no aumento da produção científica qualificada com participação discente. Foram publicados 14443 artigos no triênio, sendo 7900 (55%) publicados com participação discente ou egresso. Norteada pelos dados obtidos no coleta, a comissão pautou como pontos relevantes para a avaliação trienal da CBII a qualidade da produção e da formação discente, evidenciada pela sua participação na produção de qualidade, a atuação do corpo docente na formação de recursos humanos, bem como a inserção social do programa e sua internacionalização.

O Programa multicêntrico em ciências fisiológicas tem formato único quando comparado aos demais programas da área. Foi constituído como mestrado e doutorado em 2009 na forma de instituições nucleadoras (UFMG, UFRGS, USP IB/ICB/FM-RP), associadas plenas (UNIFAL, UEL, UFRRJ, UFSC, UNESP) e emergentes (UFBA e UF Vale do Jequitinhonha). Este é o primeiro triênio do programa.

Há alguma previsão para o próximo triênio principalmente no que tange à captação de recursos que possibilitem o deslocamento de pós-graduandos e melhora na estrutura curricular. Por outro lado faltou um plano de metas para o próximo triênio e a adequada conexão destas metas com os objetivos do programa. O programa precisa melhorar a porcentagem de docentes que ministrem disciplinas na pós-graduação. Ainda, docentes que estão vinculados a mais de dois programas deverão optar por se dedicar à apenas dois.

A proposta deveria conter mais informações sobre o perfil dos docentes das associadas, incorporação de egressos da iniciação científica no programa, entre outros parâmetros de avaliação, previstos na proposta mas não mencionados no relatório. Foram detectadas algumas inconsistências no coleta. Em resumo, mais cuidado deve ser tomado na preparação da proposta e na inserção de informações no coleta.

O Programa multicêntrico da SBFis está sendo avaliado com parâmetros de programas de uma única instituição da área CBII. Devido suas características únicas, outros parâmetros não previstos pela área foram analisados. Por exemplo, considera-se que um dos principais resultados do programa seja sua capacidade de nucleação de novos programas. É esperado que quando uma parte dos docentes permanentes das associadas passa a ser independente, esta fração se desligue do programa multicêntrico. Consequentemente a fração mais produtiva e independente deixará de contribuir diretamente para o incremento dos parâmetros avaliativos do multicêntrico. Desta forma, está claro que haverá a necessidade de inclusão de outros parâmetros avaliativos (e.g. número de programas nucleados no triênio) com maior peso do que aqueles normalmente utilizados pela área (e.g produção científica). A inclusão de novos parâmetros é importante para correção de distorções avaliativas que possam ocorrer quando há programas dentro da mesma área, mas com diferenças significativas de objetivos.

Seria desejável que o programa tivesse mais recursos destinados a facilitar a mobilidade dos alunos das instituições associadas para as nucleadoras com o objetivo de cursarem disciplinas e realizarem parte dos seus projetos de pesquisa.

(6)

Teste de Aplicativo. Sem valor legal.

Ficha de Avaliação do Programa

Ficha de Avaliação

Complementos

Não A CAPES deve promover visita de consultores ao Programa?

Justificativa da recomendação de visita ao programa.

Apreciações ou sugestões complementares sobre a situação ou desempenho do programa.

Recomendações da Comissão ao Programa.

A Comissão recomenda mudança de área de avaliação?

Justificativa da recomendação de mudança de área de avaliação do programa (em caso afirmativo) Área Indicada:

Não

Nota CTC-ES: Nota CTC-ES

O CTC-ES, na 150ª reunião, ratificou a análise e a nota atribuída pela comissão de área ao presente programa.

Apreciação

4 Data Chancela:

Comissão Responsável pela Avaliação: Sigla IES

ADELINA MARTHA DOS REIS UFMG Consultor(a)

ALDO BOLTEN LUCION UFRGS Consultor(a)

ANTONIO DE PADUA CAROBREZ UFSC Consultor(a)

BENEDITO HONORIO MACHADO USP/RP Consultor(a)

BORIS JUAN CARLOS UGARTE STAMBUK UFSC Consultor(a)

CLAUDIO GUEDES SALGADO UFPA Coordenador(a) Adjunto(a)

DENISE PIRES DE CARVALHO UFRJ Consultor(a)

GLORIA ISOLINA BOENTE PINTO DUARTE UFPE Consultor(a)

HELENA BONCIANI NADER UNIFESP Consultor(a)

HELENA COUTINHO FRANCO DE OLIVEIRA UNICAMP Consultor(a)

HERNAN FRANCISCO TERENZI UFSC Consultor(a)

IVARNE LUIS DOS SANTOS TERSARIOL UNIFESP Consultor(a)

MARIA JULIA MANSO ALVES USP Coordenador(a)

MIGUEL DANIEL NOSEDA UFPR Consultor(a)

PATRICIA TORRES BOZZA FIOCRUZ Consultor(a)

RAFAEL ROESLER UFRGS Consultor(a)

REGINA PEKELMANN MARKUS USP Consultor(a)

RUSSOLINA BENEDETA ZINGALI UFRJ Consultor(a)

RUY RIBEIRO DE CAMPOS JUNIOR UNIFESP Consultor(a)

SILVIO MARQUES ZANATA UFPR Consultor(a)

Referências

Documentos relacionados

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo realizar testes de tração mecânica e de trilhamento elétrico nos dois polímeros mais utilizados na impressão

The challenges of aging societies and the need to create strong and effective bonds of solidarity between generations lead us to develop an intergenerational

O relatório encontra-se dividido em 4 secções: a introdução, onde são explicitados os objetivos gerais; o corpo de trabalho, que consiste numa descrição sumária das

O tema proposto neste estudo “O exercício da advocacia e o crime de lavagem de dinheiro: responsabilização dos advogados pelo recebimento de honorários advocatícios maculados

Therefore, the time required for desorption (~ 120 min or more) was always one order of magnitude higher than the time required for complete sorption (~ 30 min). In the

Art. O currículo nas Escolas Municipais em Tempo Integral, respeitadas as Diretrizes e Bases da Educação Nacional e a Política de Ensino da Rede, compreenderá

No primeiro, destacam-se as percepções que as cuidadoras possuem sobre o hospital psiquiátrico e os cuidados com seus familiares durante o internamento; no segundo, evidencia-se