• Nenhum resultado encontrado

Fichamento e Resumo

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Fichamento e Resumo"

Copied!
32
0
0

Texto

(1)

Gêneros

Acadêmicos

(2)
(3)

Fichamento

• Técnica de trabalho intelectual que consiste no registro sintético e documentado das ideias e/ou informações mais relevantes de uma obra científica, filosófica, literária ou mesmo de uma matéria jornalística.

Fichar um texto significa sintetizá-lo, o que requer a

leitura atenta do texto, sua compreensão, a identificação das ideias principais e seu registro escrito de modo conciso, coerente e objetivo.

(4)

Fichamento

• O trabalho de fichamento possibilita ao estudante, além da facilidade na execução dos trabalhos acadêmicos, a assimilação do conhecimento.

• “A ficha, sendo de fácil manipulação, permite a ordenação do assunto, ocupa pouco espaço e pode ser transportada de um lugar para outro. Até certo ponto, leva o indivíduo a pôr ordem no seu material. Possibilita ainda uma seleção constante da documentação e de seu ordenamento.” (LAKATOS, 19, p.48)

(5)

Fichamento

• Identificar as obras;

• Conhecer seu conteúdo;

• Fazer citações;

• Analisar o material;

Elaborar a crítica;

(6)

Fichamento

De acordo com diversos autores, o fichamento deve conter a seguinte estrutura: cabeçalho indicando o assunto e a referência da obra, isto é, a autoria, o título, o local de publicação, a editora e o ano da publicação.

cabeçalho; • referência;

(7)

Fichamento

Existem três tipos básicos de fichamentos:

• fichamento bibliográfico;

• fichamento de resumo ou conteúdo;

fichamento de citações.

Contudo, não existe grande rigidez com relação aos modelos, por não haver um modelo pronto e/ou determinado. Assim sendo, apresentam-se algumas sugestões.

(8)

Modelo de fichamento bibliográfico

TELES, Maria Amélia de Almeida. Breve história do feminismo no Brasil. São Paulo: brasiliense, 1993.

A obra insere-se no campo da história e da antropologia social. A autora utiliza-se de fontes secundárias colhidas por meio de livros, revistas e depoimentos. A abordagem é descritiva e analítica. Aborda os aspectos históricos da condição feminina no Brasil a partir do ano de 1500. A autora descreve em linhas gerais todo s processo de lutas e conquistas da mulher.

É a descrição, com comentários dos tópicos abordados em uma obra inteira ou parte dela

.

(9)

Modelo de fichamento de citações

Educação da mulher: a perpetuação da injustiça (pp. 30 – 132). Segundo capítulo.

TELES, Maria Amélia de Almeida. Breve história do feminismo no

Brasil. São Paulo: brasiliense, 1993.

“uma das primeiras feministas do Brasil, Nísia Floresta Augusta, defendeu a abolição da escravatura, ao lado de propostas como educação e a emancipação da mulher e a instauração da República” (p.30)

“na justiça brasileira, é comum os assassinos de mulheres serem absolvidos sob a defesa de honra” (p. 132)

“a mulher buscou com todas forças sua conquista no mundo totalmente masculino” (p.43)

Conforme a ABNT, a transcrição textual é chamada de citação direta, ou seja, é a reprodução fiel das frases que se pretende usar como citação na redação do trabalho.

(10)

Modelo de fichamento de resumo ou conteúdo

Educação da mulher: a perpetuação da injustiça (pp. 30 – 132) segundo capítulo.

TELES, Maria Amélia de Almeida. Breve história do feminismo no

Brasil. São Paulo: brasiliense, 1993.

O trabalho da autora baseia-se em análise de textos e na própria vivência nos movimentos feministas, como relato de uma prática. A autora divide seu texto em fases históricas compreendidas entre Brasil Colônia (1500 – 1822), até os anos de 1975 em que foi considerado o Ano Internacional da Mulher.

A autora trabalha ainda assuntos como mulheres da periferia de São Paulo, a luta por creches, violência, participação em greves, saúde e sexualidade.

É uma síntese das principais ideias contidas na obra. O aluno elabora com suas próprias palavras a interpretação do que foi dito.

(11)
(12)

Resumo

• Consiste na apresentação concisa de um trabalho científico (projeto e relatório de pesquisa, dissertação, tese, etc.);

• Tem por finalidade fornecer todas as informações necessárias para que o leitor possa fazer uma análise, justificando a consulta do texto integral.

(13)

Resumo: NBR 6028

Para os efeitos desta Norma, aplicam-se as seguintes definições:

palavra-chave: Palavra representativa do conteúdo do

documento, escolhida, preferentemente, em vocabulário controlado.

resumo: Apresentação concisa dos pontos relevantes de

(14)

Resumo: NBR 6028

Resumo Crítico: Resumo redigido por especialistas com análise

crítica de um documento. Também chamado de resenha. Quando analisa apenas uma determinada edição entre várias, denomina-se recensão.

Resumo Indicativo: Indica apenas os pontos principais do

documento, não apresentando dados qualitativos, quantitativos etc. De modo geral, não dispensa a consulta ao original.

Resumo Informativo: Informa ao leitor finalidades,

metodologia, resultados e conclusões do documento, de tal forma que este possa, inclusive, dispensar a consulta ao original.

(15)

Exemplos dos 3 Tipos de Resumos

LAKATOS, Eva Maria. O trabalho temporário: nova

forma de relações sociais no trabalho. São Paulo:

Escola de Sociologia e Política de São Paulo. 1979.

2. v. (Tese de Livre-Docência).

(16)

Resumo crítico

Traça um panorama do trabalho temporário nos dias atuais, nos municípios de São Paulo, ABC e Rio de Janeiro, relacionando as razões históricas, sociais e económicas que levaram ao seu aparecimento e desenvolvimento. Divide-se em duas partes. Na primeira, geral, tem-se a retrospectiva do trabalho temporário. Partindo do surgimento da produção industrial, traça um panorama da evolução dos sistemas de trabalho. Dessa maneira são enfocadas, do ponto de vista sociológico, as relações de produção através dos tempos. Esse quadro histórico fornece a base para a compreensão dos fatores sociais e económicos que levaram à existência do trabalho temporário tal como é conhecido hoje no contexto urbano.

(17)

Resumo crítico

A parte teórica permite também visualizar a realidade socioeconômica do trabalhador temporário, conduzindo, em sequência lógica, as pesquisas de campo apresentadas na segunda parte do trabalho. A parte essencial consiste em uma pesquisa realizada em três níveis: o trabalhador temporário, as agências de mão-de-obra temporária e as empresas que a utilizam. Ao abordar os três elementos atuantes no processo, a pesquisa cerca o problema e faz um levantamento profundo do mesmo. As técnicas utilizadas para a seleção da amostra e coleta de dados são rigorosamente corretas do ponto de vista metodológico, o que dá à pesquisa grande confiabilidade. [...]

(18)

Resumo indicativo ou descritivo

Etapas do desenvolvimento econômico que caracterizam a transição do feudalismo para o capitalismo. Distinção entre as relações sociais formais de produção e as relações sociais no trabalho, segundo as sucessivas fases de organização industrial: sistema familiar, de corporações, doméstico e fabril; também de acordo com a natureza das elites que introduzem ou determinam o processo de industrialização nas diferentes sociedades: elite dinástica, classe média, intelectuais revolucionários, administrador colonial, líder nacionalista. As elites influem ainda no processo de recrutamento da mão-de-obra, na integração do trabalhador na empresa, na autoridade que elabora as normas referentes à relação entre o trabalhador e a direção da empresa e no caráter da atividade da gerência sobre os trabalhadores.

(19)

Resumo indicativo ou descritivo

Conceito de trabalhador temporário. Etapas de desenvolvimento econômico das sociedades que influem no processo de trabalho. Organização do trabalho e suas alterações, causa e consequência das transformações da sociedade. Surgimento e desenvolvimento do trabalho temporário segundo as etapas de desenvolvimento econômico e da organização do trabalho. Metodologia da pesquisa, seleção da amostra, técnicas de coleta de dados, enunciado das hipóteses e variáveis. Análise e interpretação dos dados, comprovação ou refutação das hipóteses. Perfil do trabalhador temporário.

(20)

Resumo informativo ou analítico

A partir da Idade Média, as sucessivas fases da organização industrial apresentam o sistema familiar, onde a produção era realizada pelos membros da família, para seu próprio consumo e não para a venda, pois praticamente inexistia mercado; o sistema de corporações, em que a produção ficava a cargo de mestres artesãos independentes, donos da matéria-prima e das ferramentas de trabalho, auxiliados por aprendizes, atendendo a um mercado pequeno e estável: não vendiam seu trabalho mas o produto de sua atividade; sistema doméstico, com um mercado em expansão, onde o mestre artesão perde parte de sua independência: surge o intermediário a quem pertence a matéria-prima e, em consequência, o produto acabado; sistema fabril, atendendo a um mercado cada vez mais amplo e oscilante, onde a produção é realizada em estabelecimentos pertencentes ao empregador, sendo o trabalhador totalmente dependente, pois não é mais dono dos instrumentos de produção: vende, portanto, sua força de trabalho.

(21)

Resumo informativo ou analítico

As relações sociais formais de produção resultam "dos direitos definidos de acesso a um particular meio de vida e de participação nos resultados do processo de trabalho". As relações sociais no trabalho compreendem "aquelas relações que se originam da associação, entre indivíduos, no processo cooperativo de produção". [...]

PALAVRAS-CHAVE: Sistema familiar, de corporações, doméstico e fabril. Relações sociais formais de produção. Relações sociais no trabalho. Revolução Industrial. Elite dinástica, classe média, intelectuais revolucionários, administradores coloniais e líderes nacionalistas. Trabalho temporário. Trabalhadores temporários. Características dos trabalhadores temporários.

(22)

Resumo: NBR 6028

Regras gerais de apresentação

Os resumos devem ser apresentados conforme abaixo:

• O resumo deve ressaltar o objetivo, o método, os resultados e as conclusões do documento. A ordem e a extensão destes itens dependem do tipo de resumo (informativo ou indicativo) e do tratamento que cada item recebe no documento original.

O resumo deve ser precedido da referência do documento, com

exceção do resumo inserido no próprio documento.

• O resumo deve ser composto de uma sequência de frases concisas, afirmativas e não de enumeração de tópicos. Recomenda-se o uso de parágrafo único.

(23)

Resumo: NBR 6028

• A primeira frase deve ser significativa, explicando o tema principal do documento. A seguir, deve-se indicar a informação sobre a categoria do tratamento (memória, estudo de caso, análise da situação etc.).

• Deve-se usar o verbo na voz ativa e na terceira pessoa do singular.

• As palavras-chave devem figurar logo abaixo do resumo, antecedidas da expressão Palavras-chave:, separadas entre si por ponto e finalizadas também por ponto.

(24)

Resumo: NBR 6028

• Devem-se evitar:

a) símbolos e contrações que não sejam de uso corrente;

b) fórmulas, equações, diagramas etc., que não sejam absolutamente necessários; quando seu emprego for imprescindível, defini-los na primeira vez que aparecerem.

• Quanto a sua extensão os resumos devem ter:

a) de 150 a 500 palavras os de trabalhos acadêmicos (teses, dissertações e outros) e relatórios técnico-científicos;

b) de 100 a 250 palavras os de artigos de periódicos;

c) de 50 a 100 palavras os destinados a indicações breves.

Os resumos críticos, por suas características especiais, não estão sujeitos a limite de palavras.

(25)

Qual o perfil do resumo?

Limita-se a expor objetivamente (sucinto e

seletivo) o conteúdo do texto;

Utiliza linguagem clara, objetiva e econômica;

Respeita a ordem das ideias e fatos

apresentados;

Apresentar uma sequência coerente de frases

concisas, diretas e interligadas;

Não deve conter opiniões, observações

(26)

O que deve conter o resumo?

Informar qual a natureza do trabalho;

Indicar o objeto tratado;

Quais os objetivos visados;

As referências teóricas de apoio;

Os procedimentos metodológicos adotados;

Conclusões e resultados que se chegou no

texto.

(27)

Exemplo de Resumo

Este trabalho apresenta os resultados do estudo realizado sobre a construção do sentido nos anúncios publicitários de remédios encontrados no jornal O Parahybano, de 1892. Partiu-se do princípio de que todo enunciado, na construção do sentido, é influenciado e constituído por elementos como a estrutura, o conteúdo, o estilo, além de fatores exteriores, como o contexto, não só na produção como na recepção do sentido. Como objetivo geral, procurou-se analisar a formação/produção de sentido no gênero anúncio publicitário, a partir de um corpus composto dos anúncios publicitários referentes a remédios encontrados no jornal O Parahybano do ano de 1892. Para tanto, buscou-se a Teoria da Enunciação inspirada nos estudos desenvolvidos por Bakhtin e diversos teóricos, como Barros (2001), Brait (2005) e Flores e Teixeira (2000). Outros autores foram fundamentais à pesquisa relativos à contextualização histórica do jornal como veículo de comunicação e suporte, como: Nicolau (2009), Martins (1978), Araújo (1986), Gonzales (2003), Marcuschi (2003), Chartier (1999a e 1999b), Barbosa (2007 e 2010) dentre outros.

(28)

Exemplo de Resumo

A metodologia aplicada neste trabalho consistiu na seleção do corpus – composto por nove anúncios de remédios, publicados no jornal em questão –, seguida da revisão bibliográfica, para se fazer as análises através de uma abordagem multiteórica, a partir dos métodos dialético, indutivo e de pesquisas bibliográficas e documentais. A análise revelou que o gênero anúncio teve o propósito de circular informações ou promover a venda de produtos ou serviços no século XIX. Ainda constatou-se que o anúncio se caracteriza como um gênero por apresentar uma forma relativamente estável como enunciado concreto e que a questão do conteúdo temático, juntamente com a construção composicional e o estilo, ao serem marcados pelas nuances de uma atividade humana específica na esfera sócio-verbal, tanto caracterizam e definem o gênero discursivo como são fundamentais ao processo de [re]construção de sentido.

Palavras-chave: Construção de Sentido. Teoria da Enunciação. Anúncios

(29)
(30)
(31)

TED para CASA

FICHAMENTO DE RESUMO OU CONTEÚDO

O estudo da língua. Primeiro capítulo. (pp. 23-42)

A coesão do texto . Segundo capítulo. (pp. 43-50).

Como se faz a coesão. Terceiro capítulo. (pp. 50-56).

ANTUNES, Irandé. Lutar com palavras: coesão e coerência. São Paulo: Parábola Editorial, 2005.

(32)

Referências

ANTUNES, Irandé. Lutar com palavras: coesão e coerência. São Paulo: Parábola Editorial, 2005.

http://monografias.brasilescola.com/regras-abnt/tipos-trabalhos-academicos-fichamento.htm • http://arquivo.rosana.unesp.br/docentes/fernando/Metod ologias%20-%20Fichamento.pdf • http://arquivo.rosana.unesp.br/docentes/andre/2s2008- ProfAndre/02-mtp-3termo-profAndre/03-MTP-ProfAndre-exemplo-resumo-artigo-cient%C3%ADfico.PDF • http://unicentroagronomia.com/destino_arquivo/norma_6 028_resumo.pdf • http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=193615431001

Referências

Documentos relacionados

I) Tratamento clínico ou cirúrgico com finalidade estética ou não e períodos de convalescença a eles relacionados, exceto os que forem restauradores (após acidente

Em função de leis ambientais mais restritivas e da busca por máquinas mais eficientes, a indústria global de fluidos frigoríficos tem pesquisado e desenvolvido novas soluções para

A Equipa de Proj e to para a Implementação e Monitorização do Plano Munic ipal para a Pessoa em Situação de Sem Abrigo 2019-2023 da Câmara Municipal de Lisboa

b) Execução dos serviços em período a ser combinado com equipe técnica. c) Orientação para alocação do equipamento no local de instalação. d) Serviço de ligação das

Validação: A inscrição informada deve ser compatível com o tpInscricao, e o número informado deve pertencer ao contribuinte: Se for um CNPJ, deve possuir raiz igual ao cnpj que

A proposta também revela que os docentes do programa são muito ativos em diversas outras atividades, incluindo organização de eventos, atividades na graduação e programas de

AC AC TROMBONE II a VIII JLA JLA METAIS 4. AC AC

CAMPUS SANTO AMARO TECNOLOGIA EM ESTÉTICA E COSMETOLOGIA 1 TECNOLOGIA PROFISSIONAIS DE DRENAGEM LINFÁTICA Elusa Cristina de Oliveira. 68 CAMPUS SANTO AMARO TECNOLOGIA EM ESTÉTICA