• Nenhum resultado encontrado

A Euedito coloca à sua disposição os seguintes packs promocionais:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A Euedito coloca à sua disposição os seguintes packs promocionais:"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

1 PROCESSO DE EDIÇÃO

A Euedito coloca à sua disposição os seguintes packs promocionais:

• O primeiro é o pack Grátis, que inclui: orçamento à medida; o primeiro exemplar do seu livro sem qualquer custo; a atribuição do depósito legal; a publicação e divulgação no site da EuEdito, bem como nas suas newsletters; capa standard.

• Caso a literatura seja para si um passatempo regular, aconselhamos a que contrate o pack Hobbie. Além dos serviços do pacote Grátis, com o pacote Hobbie terá apoio à formatação de texto e a criação de uma capa personalizada para a sua obra.

• Se é um escritor profissional, aconselhamos-lhe o pack Pro. Neste pack está incluído o material promocional necessário à divulgação da sua obra.

Para iniciar o processo de publicação deve fazer clique no botão “1. EDITA”. Abrir-se-á a janela do assistente de publicação da Euedito. A cada passo o assistente vai-lhe indicando o que deve fazer, com conselhos para o ajudar.

(2)

2 Upload do ficheiro

(3)

3 Escreva o título da sua obra e faça o upload do ficheiro que contém o seu livro. O ficheiro deve estar em formato .doc , .docx ou .pdf.

Se tiver problemas com este passo, deixe-nos o seu e-mail para o contactarmos directamente. Enquanto o ficheiro estiver a ser carregado, aparecerá uma barra de carregamento. Por favor aguarde.

Seguidamente vai decidir as características do seu livro: tamanho, tipo de papel, tipo de encadernação, etc.

Escolha o tipo de papel

Existem 3 tipos de papel: branco, couché (para uma maior qualidade de impressão e mais brilho) e munken (para um aspecto elegantemente envelhecido).

Quando selecciona um tipo de papel, o assistente da Euedito vai pedir-lhe que escolha também a gramagem. Quanto maior a gramagem do papel, mais espessura ele possui.

(4)

4 Cor

A opção “preto e branco” é adequada para grandes blocos de texto que não necessitam de cor. Se o seu livro tiver imagens ou fotografias, ou se prefere uma impressão colorida, seleccione “cor”.

Seleccione o tamanho mais adequado para o seu livro

A4 – 21 x 29,7 cm. Tamanho standard europeu usado em várias publicações e revistas, assim como em teses e monografias.

Letter – 27,9 x 21,6 cm. Tamanho standard americano, ligeiramente mais estreito que o tamanho A4.

A5 – 14,8 x 21 cm. A área da folha A5 é de 1/32 m². Este tamanho não é usado nos EUA, no Canadá e em alguns países sul-americanos.

A6 – 10,5 x 14,8 cm. Formato utilizado em livros de bolso, em pequenos catálogos e em brochuras publicitárias.

(5)

5 Escreva uma breve sinopse do livro, escolhendo o tipo de letra e o tamanho. Esta informação aparecerá na livraria da Euedito, e também na contracapa do seu livro, se assim o desejar.

Autores / colaboradores

Neste espaço deve indicar o nome dos autores, co-autores ou colaboradores.

Os co-autores devem ser indicados quando uma obra é escrita por mais de um autor. O colaborador é aquele que somente auxilia o autor na produção da obra intelectual, revendo-a, actualizando-a, dando conselhos sobre a sua apresentação, etc.

Categoria e Sub-Categoria

Escolha a categoria literária que quer que seja atribuída à sua obra, bem como a subcategoria. Por exemplo, categoria = ficção e subcategoria = romance.

(6)

6 Indique em que língua está escrita a sua obra e o número da edição.

Tipo de lombada

Existem 4 tipos de lombadas. Deve escolher a que mais se adaptar à sua obra. • Colado Capa Dura – Adequado para obras com mais de 100 páginas. • Colado Capa Mole – Aconselhado para livros com menos de 100 páginas. • Argolada – Para trabalhos académicos ou publicações mais pequenas. • Agrafado – É uma opção caso o seu livro não tenha mais de 40 páginas.

Peça um exemplar grátis

Se desejar, solicite à Euedito um exemplar gratuito da sua obra. Esta opção vai aparecer mais vezes ao longo do processo.

(7)

7 Verifique o orçamento final.

Se tudo estiver correcto, clique em “Guardar e Continuar”. Caso contrário, a qualquer momento modificar as suas opções.

Capa

Neste passo vai decidir como quer que seja a capa do seu livro. Caso ainda não possua uma capa, a Euedito sugere-lhe vários temas. Pode escolher um tema pré-definido ou personalizar a capa ao seu gosto, assim como incluir a sua sinopse na contracapa.

Caso deseje escrever texto na lombada, comece por escolher a opção “Capa, lombada e contracapa em separado”. Caso contrário, seleccione “Capa de uma só peça”.

Se preferir fazer a capa a seu gosto, a Euedito apresenta-lhe um menu com várias opções que deve usar para carregar a imagem de fundo, posicioná-la, escolher as cores de fundo, colocar a fotografia do autor e inserir e formatar texto.

(8)

8 Se já tiver uma capa concebida, clique em “Capa de uma só peça” para fazer upload do ficheiro. A Euedito vai indicar-lhe o tamanho do ficheiro em pixéis e a largura exacta que deve ter a lombada do seu livro, tendo em conta o número de páginas do ficheiro carregado.

(9)

9 Para fazer upload da imagem de fundo da sua capa, deve fazer clique em “Carregar imagem”. Vai aparecer uma nova janela para seleccionar o ficheiro em questão e fazer o upload.

Qualquer imagem que carregar para a capa deve ter uma resolução de 300 dpi e estar guardada no formato CMYK. Se carregar imagens que não cumpram estes requisitos, estas podem não ser correctamente impressas.

Uma vez terminado o upload deve clicar no botão “Aceitar”.

Se clicar no botão “Inserir sinopse do livro”, a sinopse que inseriu num dos passos anteriores aparecerá na contracapa.

(10)

10 Para ver uma simulação a três dimensões do aspecto do seu livro, clique em “Pré-visualizar livro”.

(11)

11 PROCESSO DE PUBLICAÇÃO

Faça clique em “2. PUBLICA” para escolher alguns detalhes relativos à publicação da sua obra.

Primeiro deve escolher como quer que o seu livro fique disponível:

• Público – O livro ficará disponível para venda na livraria online da Euedito. • Privado – O livro só pode ser comprado pelo autor.

• Rascunho – O livro apenas fica disponível para alterações posteriores; não fica disponível para venda nem para produção.

(12)

12 Logo de seguida deve seleccionar o formato da publicação. Caso tenha escolhido a opção “Público” no passo anterior, por pré-definição, fica seleccionada a opção “Publicar em papel”. Tem de decidir se quer que o seu livro esteja disponível apenas em e-book (publicação electrónica), apenas em papel ou em ambos os formatos, marcando ou desmarcando a opção

(13)

13 correspondente. No caso do e-book, tenha em atenção que se desejar obter lucro com a venda da sua obra, uma percentagem das vendas será atribuída à Euedito.

• Em papel – A Euedito mostra-lhe qual o custo de produção do seu livro em papel. Indique qual o lucro, em Euros ou em percentagem, que pretende obter por cada unidade vendida. Automaticamente, o sistema mostra-lhe qual será o preço de venda do livro.

• Em e-book – Comece por escolher quais as páginas do seu livro que os utilizadores da Euedito poderão pré-visualizar. De seguida, indique qual o preço a que pretende que o seu e-book seja vendido. Note que o site vai automaticamente indicar-lhe qual o seu lucro e qual o lucro da Euedito.

Caso não preencha o campo relativo ao preço de venda, o seu livro poderá ser descarregado gratuitamente por outros utilizadores.

Agradecimentos / Outros

Neste passo deverá inserir os nomes daqueles que contribuíram para a elaboração da sua publicação, se aplicável. Este espaço serve para mencionar os autores da diagramação, da paginação, da capa, etc. Caso o espaço não seja suficiente, clique em “Adicionar mais”.

ISBN

Para poder vender um livro e obter lucros por essa venda, é obrigatório por lei possuir um ISBN e o Depósito Legal para o seu livro. Pode fazer a gestão do ISBN gratuitamente com a APEL- Agência Nacional do ISBN, ou contratar os serviços da Euedito.

(14)

14 Se quiser entregar esta gestão à Euedito, escolha “Contratar serviço ISBN”.

Caso já tenha um ISBN, deve seleccionar “Já tenho ISBN” e inserir o ISBN já atribuído à sua publicação.

Por fim, pode indicar quantas cópias deseja do seu livro (excepto se a publicação for exclusivamente em e-book). Tenha em conta que, de cada vez que faz uma edição da sua obra, há um número mínimo de cópias que irão obrigatoriamente para a Biblioteca Nacional, de conformidade com o Decreto Lei Nº. 74/82, de 3 de Março. Esta regra deixa de se aplicar assim que o Depósito Legal possuir 11 cópias do seu livro.

• Caso deseje uma edição até 100 livros, 1 exemplar irá para o Depósito Legal (de cada vez que fizer nova edição);

• Se a sua edição for superior a 100 livros, o número que vai para a Biblioteca Nacional é de 11 exemplares (neste caso, apenas uma vez).

(15)

15 PROCESSO DE DISTRIBUIÇÃO

Além da publicação na Euedito, poderá ter o seu livro disponível para venda na Google Books ou na Amazon como e-book (apenas disponível o formato electrónico).

(16)

16 No final da página surgirá o custo da publicação, o custo com eventuais complementos e o custo total.

Referências

Documentos relacionados

Os interessados em adquirir quaisquer dos animais inscritos nos páreos de claiming deverão comparecer à sala da Diretoria Geral de Turfe, localizada no 4º andar da Arquibancada

Após a queima, para os corpos com a presença do sienito observou-se que os valores de densidade diminuíram (comparados às respectivas densidades a seco), já

Não existe nenhuma “Realidade Quântica” concreta, os objetos e suas propriedades não têm valores definidos (não existem!) antes de serem medidos. • O ato de medir cria

Os roedores (Rattus norvergicus, Rattus rattus e Mus musculus) são os principais responsáveis pela contaminação do ambiente por leptospiras, pois são portadores

Detectadas as baixas condições socioeconômicas e sanitárias do Município de Cuité, bem como a carência de informação por parte da população de como prevenir

A rota ecoturística Maricá-Saquarema tem o potencial de ser uma alternativa viável para o incremento do setor turístico regional, bem como favorecer a promoção

Podem treinar tropas (fornecidas pelo cliente) ou levá-las para combate. Geralmente, organizam-se de forma ad-hoc, que respondem a solicitações de Estados; 2)

Os dados experimentais de temperatura na secagem da pêra em estufa a 40 o C estão apresentados na Figura 6, assim como os valores calculados pelo modelo