• Nenhum resultado encontrado

Seção 1: Solicitação de Registro

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Seção 1: Solicitação de Registro"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

F-MDL-REG

Seção 1: Solicitação de Registro Nome da entidade operacional

designada (EOD) submetendo este formulário.

TÜV Industrie Service GmbH

Título da atividade de projeto MDL proposta (Seção A.2 do MDL-DCP em anexo) submetida para registro

Projeto de Cogeração com Bagaço Maracaí (PCBM)

Participantes do Projeto (Nome(s))

Nova América S.A. – Unidade Maracaí e

Econergy Brasil Ltda. Setor em que se enquadra a atividade de

projeto

Escopo 1 - Indústria de Energia (recursos renováveis - / não-renováveis)

A atividade de projeto é uma atividade de pequena

escala? aplicável) Não / Sim (sublinhar a alternativa

Seção 2: Relatório de Validação Lista de documentos a serem anexados a este relatório de validação(por favor, marque):

X O MDL-DCP da atividade do projeto

X Uma explicação da Entidade Operacional Designada de como foi levado em consideração os comentários acerca dos requisitos de validação recebidos, em concordância com as modalidades e procedimentos do MDL, de Partes, atores e organizações

não-governamentais acreditadas pela UNFCCC. Esta explicação está incluída no Relatório de Validação No. 799369, rev 0;

 A aprovação escrita da participação voluntária da Autoridade Nacional Designada de cada Parte envolvida, incluindo confirmação da Parte anfitriã que a atividade do projeto contribui para se atingir o desenvolvimento sustentável:

X Outros documentos, incluindo o protocolo de validação utilizado na validação.

o Relatório de Validação (Relatório de Validação No. 799369, rev 0), incluindo um protocolo de validação, uma lista de referência e uma lista das pessoas

entrevistadas pelo time de validação da EOD durante o processo de validação.  Informação sobre quando e como o relatório de validação torno-se publicamente

disponível.

 Informação bancária sobre o pagamento da taxa de registro não reembolsável.  Uma declaração assinada por todos os participantes do projeto estipulando as

modalidades de comunicação com o Conselho Executivo e o secretariado em particular quanto a instruções sobre a alocação das RCEs emitidas.

Formulário de Registro e Validação de Atividade de Projeto de MDL

(Ao submeter este formulário, a entidade operacional designada confirma que a atividade de MDL proposta atende a todos os requisitos de validação e registro e que assim solicita seu registro)

(2)

F-MDL-REG

Sumário Executivo e Introdução, incluindo

Descrição da atividade de projeto de MDL proposta

Escopo do processo de validação (incluir toda a documentação que foi analisada e o nome

das pessoas que foram entrevistadas como parte da validação, se aplicável)

Time de validação da EOD (lista de todas as pessoas envolvidas na validação, descrevendo as

funções assumidas na validação)

Esta atividade de projeto consiste no aumento da quantidade de eletricidade gerada por uma nova unidade de cogeração com bagaço (uma fonte renovável de energia, resíduo do processamento de cana-de-açúcar) na Nova América S.A. – Unidade Maracaí (deste ponto em diante PCBM), uma usina de açúcar e álcool brasileira. Com a implantação deste projeto, a usina passa a vender eletricidade à rede nacional, evitando o despacho de igual quantidade de energia para a rede, produzida por plantas térmicas que usem combustíveis fósseis.

Nova América S.A. – Unidade Maracaí está localizada na Fazenda Santa Adélia sem número, na cidade de Maracaí, a oeste do Estado de São Paulo, cerca de 456 km distante da capital do Estado, São Paulo, Brasil.

Os participantes do projeto são Nova América S.A. – Unidade Maracaí e Econergy Brasil Ltda. A sede da atividade de projeto é o Brasil; nenhuma Parte dos países pertencentes ao Anexo 1 foi identificada.

A categoria de atividade de projeto é o Escopo 1 - Indústria de Energia (recursos renováveis - / não-renováveis) as metodologias de monitoramento e linha de base aprovadas e aplicadas são ACM 0006 / Versao 03 “Consolidated baseline methodology for grid-connected electricity generation from biomass residues” e ACM 0002 / Versão 06 “Consolidated baseline methodology for zero-emissions grid-connected electricity generation from renewable sources”.

De acordo com o DCP e as partes envolvidas a data de inicio da tividade de projeto é 01/06/2006. o periodo de credito esta comprometido em 7 anos renováveis e o período de crédito começa em 01/04/2007.

O escopo de validação é definido como uma revisão independente e objetiva do documento de concepção do projeto, estudo da linha de base e plano de monitoramento do projeto e outros documentos relevantes. As informações destes documentos são revistas em comparação com os requerimentos do Protocolo de Quito, regras da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (United Nations Framework Convention on Climate Change - UNFCCC) e interpretações associadas. A TÜV SÜD, baseado nas recomendações do Manual de Validação e Verificação, empregou uma abordagem na análise validação baseada no risco, focando na identificação de riscos relevantes para a implementação do projeto e a geração de RCE’s.

A validação é baseada em informações disponibilizadas pela TÜV SÜD e condições de comprometimento detalhadas neste relatório. A TÜV SÜD não pode garantir a exatidão ou correções destas informações. Por esta razão, a TÜV SÜD não pode sujeitar-se a defender nenhuma das partes pela decisão tomada ou não, baseada neste relatório.

A validação não tem por objetivo prover nenhum direcionamento de consultoria para o cliente. Entretanto, os pedidos de esclarecimento e/ou de ações corretivas apresentados podem contribuir para a melhoria da concepção do projeto.

O time de auditoria recebeu a primeira versão do DCP em março de 2006. Baseadas nessa documentação, uma análise do documento e uma procura por fatos em forma de uma auditoria no local ocorreram. As informações adicionais requeridas são apresentadas no anexo1. As

(3)

F-MDL-REG

informações solicitadas foram fornecidas e o DCP foi atualizado adequadamente. A versão (3) final do DCP foi submetida em 17/07/2006 e serve de base para a avaliação aqui apresentada. As mudanças não foram significativas, somente devido à falta de documentos; então, a repetição do processo de consulta pública não ocorreu.

ATÜV SÜD compôs uma equipe de projeto, seguindo as regras estabelecidas pelo corpo de certificação da TÜV “Clima e Energia”:

Sr. Markus Knödlseder Sr. Wilson Tomao.

Para maiores detalhes, vide seção “Metodologia” do relatório de validação (Relatório de Validação No. 799369, rev. 0)

Descrição da metodologia para se realizar a validação

Revisão do MDL-DCP e documentação adicional anexada ao mesmo.

Avaliação perante os requerimentos de MDL (por exemplo, através do uso do protocolo de

validação).

Relatório das evidências encontradas pela EOD, por exemplo, pelo uso de tipo de evidências

(ações corretivas, esclarecimentos ou observações). Por favor, explique de que forma as evidências são classificadas durante a validação.

Inclua as declarações ou avaliações na seção “Conclusões, comentários finais e opinião de validação” abaixo.

A validação do projeto consiste nas três seguintes fases: • Revisão dos documentos

• Entrevistas de segmento

• Resolução dos Pedidos de Esclarecimento e Ação Corretiva

A fim de garantir transparência, um protocolo de validação foi personalizado para o projeto, de acordo com o Manual de Validação e Verificação. O protocolo mostra, de forma clara, critérios (requisitos), métodos de verificação e os resultados da validação dos critérios identificados. O protocolo de validação atende as seguintes intenções:

• Ele organiza, detalha e esclarece os requisitos que um projeto de MDL deve obedecer;

• Ele garante um processo de validação transparente onde o validador documentará como um requisito particular foi validado e o resultado da validação.

O protocolo de validação consiste de três tabelas. As diferentes colunas dessas tabelas são descritas. O completo protocolo de validação está junto ao Anexo 1 do relatório de validação.

Explicação da entidade operacional designada submetendo o projeto de como ele levou em consideração comentários nos requerimentos de validação recebidos, de acordo com as modalidades e procedimentos do MDL, das Partes, dos atores e organizações não-governamentais acreditadas pela UNFCCC;

Descrição de como e quando o DCP foi tornado publicamente disponível

Descrição de como comentários foram recebidos e tornados publicamente disponíveis Explanação de como foram considerados os comentários recebidos

Compilação de todos os comentários recebidos (Identificar o remetente)

TÜV SÜD publicou os documentos do projeto em seu próprio website em 11 de março de 2006 até 09 de abril de 2006, e convidou para comentários pelas Partes, atores e organizações não-governamentais por 30 dias.

(4)

F-MDL-REG

Publicado em:

http://www.netinform.de/KE/Wegweiser/Guide2.aspx?ID=1591&Ebene1_ID=26&Ebene2_ID=441&m ode=1

Durante este período nenhum comentário foi recebido. Conclusões, comentários finais e opinião de validação

Fornecer conclusões para cada requerimento dentro do parágrafo 37 das modalidade e

procedimentos de MDL, descrevendo como tais requerimentos foram atingidos. Isso deve incluir avaliações e evidências encontradas (por exemplo solicitações de ações corretivas, esclarecimentos ou observações) com relação a cada requerimento, incluindo a confirmação de que todas as questões levantadas foram sanadas para satisfazer a EOD.

Comentários finais e opinião de validação

O corpo de certificação “Clima e Energia” foi encarregado pela Nova América S.A. – Alimentos – Unidade Maracaí para validar o projeto “Projeto de Cogeração com Bagaço Maracaí”.

Por evitar a emissão de GEE pelo emprego de combustíveis fósseis para geração de eletricidade, o projeto resulta numa redução mensurável real destes gases e fornece benefícios de longo prazo para a mitigação das mudanças climáticas. Uma análise de barreiras demonstra que a atividade de projeto proposta não é um cenário de linha base provável. Por esta razão, as reduções de emissão atribuídas ao projeto são adicionais e não ocorreriam na ausência da atividade de projeto. Dado que o projeto foi implementado conforme sua concepção é provável que alcance o volume de redução de emissões estimado.

Adicionalmente a equipe de avaliação revisou a estimativa de redução de emissões do projeto. E pôde ser confirmado que o volume indicado de redução de emissões de 301.630 toneladas de CO2 durante o período de créditos de sete anos, resultando em uma media anual de 43.090 toneladas CO2e, representa uma estimativa razoável empregando as hipóteses fornecidas na documentação do projeto.

É opinião da TÜV SÜD que o projeto, conforme descrito no DCP final, enviado no dia 17 de julho de 2006, atende a todos os critérios relevantes da UNFCCC para o MDL, determinados pelo Protocolo de Quioto, o Acordo de Marraqueche e orientações relevantes pelo Conselho Executivo do MDL. Além disso, atende aos critérios relevantes do país sede e aplica corretamente a metodologia de linha de base e monitoramento ACM 0006/versão 03 “Consolidated baseline methodology for grid-connected electricity generation from biomass residues” e ACM 0002/versão 06 “Consolidated baseline methodology for zero-emissions grid-connected electricity generation from renewable sources”

Anteriormente à submissão deste relatório de validação ao Conselho Executivo do MDL, TÜV SÜD deve receber a aprovação escrita da Auitoridade Nacional Designada das partes envolvidas, incluindo a confirmação da Auitoridade Nacional Designada do Brasil que o projeto contribui para o desenvolvimento sustentável.

A validação é baseada na informação a nós disponibilizada e as condições de comprometimento detalhadas nesse relatório. A validação foi realizada usando uma abordagem baseado no risco como descrito acima. O único motivo desse relatório é seu uso durante o processo de registro, como parte do ciclo do projeto de MDL. Portanto, a TÜV SÜD não pode ser responsabilizada por qualquer parte das decisões feitas ou não, baseadas na opinião da validação, além deste propósito.

(5)

F-MDL-REG

A EOD declara aqui que, tendo desempenhado a validação desta atividade de projeto de MDL proposta, ela não tem interesse financeiro relacionado a atividade de projeto de MDL proposta e que tendo desempenhado tal validação não constitui um conflito de interesse que é incompatível com o papel da EOD dentro do MDL.

Submetendo este relatório de validação, a EOD confirma que todos os requerimentos de validação foram atingidos.

Nome da assinatura da pessoa autorizada da

EOD Markus Knödlseder

Data e assinatura da EOD 27/08/2005

A seção abaixo deve ser preenchida pelo secretariado da UNFCCC

Data quando este formulário é recebido pelo secretariado da UNFCCC Data quando a taxa de registro foi recebida

Data quando o registro deve ser considerado final Data de solicitações de revisão, se aplicável

Referências

Documentos relacionados

A partir da junção da proposta teórica de Frank Esser (ESSER apud ZIPSER, 2002) e Christiane Nord (1991), passamos, então, a considerar o texto jornalístico como

e) Aprovação do orçamento anual; f) Aprovação do relatório anual; g) Nomeação do Director do Centro. O Conselho Executivo elegerá o seu Presidente para um mandato de

Ainda que cerca de metade dos entrevistados afirme que o Governo Federal não cumpre seu papel no controle do desmatamento , a maioria das dificuldades apontadas para solucionar

Para retirar a segurança para crianças, abra a porta do forno e retire a segurança.. para crianças com a

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários

Os melhores projetos de componentes e processos de fundição são obtidos com interações entre engenheiros de fundição e projetistas, e o uso de novas

Os objetivos específicos são: discutir a construção do trabalho do psicanalista no campo da política socioassistencial; propor uma formalização teórico-prática para este trabalho

5.1. As vagas eventualmente não ocupadas ao fim da chamada regular, realizada por meio do SISU 2018.2 referentes ao Processo Seletivo UFCG 2018.2, serão preenchidas mediante