• Nenhum resultado encontrado

O DESENVOLVIMENTO MUNICIPAL SAIU DO PAPEL. Vencedores do VI Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor MUNICÍPIO DE PESQUEIRA PE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O DESENVOLVIMENTO MUNICIPAL SAIU DO PAPEL. Vencedores do VI Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor MUNICÍPIO DE PESQUEIRA PE"

Copied!
18
0
0

Texto

(1)

MUNICIPAL

O DESENVOLVIMENTO

SAIU DO PAPEL

Vencedores do VI Prêmio Sebrae

Prefeito Empreendedor

2009 – 2010

VENCEDOR ESTADUAL (PE)

MUNICÍPIO DE PESQUEIRA – PE

MUNICÍPIO DE PESQUEIRA – PE

CATEGORIA:

(2)
(3)

MUNICIPAL

O DESENVOLVIMENTO

SAIU DO PAPEL

Vencedores do VI Prêmio Sebrae

Prefeito Empreendedor

2009 – 2010

VENCEDOR ESTADUAL (PE)

MUNICÍPIO DE PESQUEIRA – PE

MUNICÍPIO DE PESQUEIRA – PE

CATEGORIA:

(4)

O DESENVOLVIMENTO SAIU DO PAPEL

Vencedores do VI Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor (2009 – 2010)

© 2014. Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae

Todos os direitos reservados.

A reprodução não autorizada desta publicação, no todo ou em parte, constitui violação dos direitos autorais (Lei nº 9.610/1998).

Informações e contatos

Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas

SGAS 604/605 – Conjunto A – Brasília-DF Tel.: (61) 3348-7100

www.sebrae.com.br

Presidente do Conselho Deliberativo Nacional

Roberto Simões

Diretor-Presidente

Luiz Eduardo Pereira Barretto Filho

Diretor-Técnico

Carlos Alberto dos Santos

Diretor de Administração e Finanças

José Claudio dos Santos

Gerente da Unidade de Políticas Públicas

Bruno Quick

Gerente da Unidade de Marketing e Comunicação

Cândida Bittencourt

Coordenadora Nacional do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor

Denise Donati

Consultor do Prêmio

Sandro Salvatore

Coordenação Editorial

Plano Mídia Comunicação

(61) 3244–3066 / 67 – planomidia@gmail.com

Coordenador e Editor

Abnor Gondim

Colaboração

Unidades de Políticas Públicas / Sebrae UF e assessorias das prefeituras

Revisão

Eliana Silva

Projeto Gráfico / Diagramação

Bruno Eustaquio

Versão eletrônica

Plano Mídia Comunicação / Maven

Agradecimentos

Aos prefeitos e às prefeitas que fizeram 4.815 inscri-ções habilitadas nas oito ediinscri-ções do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor (2001, 2002, 2003, 2005, 2007, 2009, 2011 e 2013) e aos futuros participan-tes da 9º edição

Ficha T

(5)

Sumar

io

1. IDENTIFICAçãO DO MUNICíPIO ...6

2. DADOS CADASTRAIS DA EqUIPE TéCNICA DO PROjETO ...6

3. DADOS ESTATíSTICOS ...6

4. RELATOS DO PREFEITO ...7

5. CATEGORIAS ...9

6. AçãO 1 ...9

(6)

O D E S E N V O L V I M E N T O M U N I C I P A L S A I U D O P A P E L

6

1. IDENTIFICAÇÃO DO MUNICÍPIO

1.1. Dados Cadastrais do Município

Nome do Prefeito/Administrador Regional: CLEIDE MARIA DE SOUZA OLIVEIRA

Nome do Município/Administração Regional: PREFEITURA MUNICIPAL DE PESqUEIRA

Endereço (Rua/Av.):

PRAÇA COMENDADOR JOSÉ DIDIER

Número: Complemento: Bairro:

SN CENTRO

Estado: Região: CEP:

Pernambuco Nordeste 55200-000

Fone Fax

(87) 3835-8704 (87) 3835-8707

E-Mail Site na Internet

gabiprefeitapesqueira@hotmail.com www.pesqueira.pe.gov.br

2. DADOS CADASTRAIS DA EQUIPE TÉCNICA DO PROJETO

Responsável

Nome: GERMANA CARLA COSTA BATISTA Cargo: GERENTE DE PROGRAMAS E POLÍTICAS PÚBLICAS

Fone: (87) 9995-4171

E-mail: germana-carla@hotmail.com

Responsável

Nome: JASDENIR MARIA CAVALCANTI SANTOS DE ALMEIDA

Cargo: COORDENADORA DE PROJETOS Fone: (87) 8805-3852

E-mail: jasdenir@yahoo.com.br Responsável

Nome: FLAVIA BARBOZA DE OLIVEIRA Cargo: COORDENADORA PEDAGÓGICA Fone: (87) 9159-2199

E-mail: flavinhabarbosa8@hotmail.com

3. DADOS ESTATISTÍCOS

3.1. Dados do Município

População Fonte da Informação Ano

62.931 IBGE 2010

(7)

7

IDH-M Fonte da Informação Ano

0,636 IBGE 2000

PIB (em R$) Fonte da Informação Ano

271.560,00 IBGE 2008

 

4. RELATOS DO PREFEITO

4.1. - Como e por que tomei a decisão de apoiar as ME e EPP do meu município

Após levantamento situacional de quantos pequenos negócios estavam na informalidade no Município de Pes-queira, compreendi que era necessário implantar e implementar políticas públicas de fortalecimento e incentivo à formalização dos pequenos negócios.

Como o empreendedor individual depende do seu negócio para seu sustento e de sua família, entendo que apoiar seria uma iniciativa que faria o diferencial, uma vez que muitos não tinham acesso às informações dos processos de formalização.

Viabilizar as capacitações, em parceria com SEBRAE, CDL, SENAI E SENAC, foi uma das iniciativas que deu o ponta pé inicial, para mobilizar e conscientizar o empreendedor individual da importância da formalização, e quais con-tribuições à formalização traz para a melhoria das atividades e fundamentalmente do crescimento econômico. Além desses motivos, acredito que apoiando os pequenos negócios no Município, estou criando condições para ascensão da economia local e melhoraria, sem dúvida da qualidade de vida do empreendedor individual. Para desenvolver ascensão econômica do município, geração de empregos e renda e atrair novas empresas é necessário investir em políticas de formalização da economia local, que se efetivam a partir de campanhas de acesso e informação aos pequenos negócios informais, disponibilização de acesso simplificado e assessorado aos processos de formalização e fundamentalmente de várias ações com foco no setor informal. Outro aspecto relevante, para dá sustentabilidade as formalizações do pequeno negócio, é a garantia de uma política tributária, que deve ser pautada pela criação da lei geral municipal e lei de incentivos fiscais, que beneficia de forma signi-ficativa às empresas de ME e EEP.

4.2. Quais foram as minhas primeiras iniciativas nesta direção e quais as dificuldades que

tive que superar

Em 2009 tomei a iniciativa de realizar um levantamento situacional, cujo objetivo principal era diagnosticar quan-tos empreendedores individuais estavam na informalidade. Com o referido diagnóstico, foi possível constatar que havia 800 empreendedores na informalidade, um agravante para o município, que tem investido em políti-cas públipolíti-cas de fortalecimento do crescimento econômico e geração de empregos.

Nessa perspectiva, entendi que era necessário apoiar os pequenos negócios, através de uma política de capaci-tação, em parceria com SEBRAE, CDL, SENAI E SENAC, que juntas capacitaram em média 300 microempreende-dores, entre 2009 a 2011, com intuito de mobilizar e orientar a formalização do empreendedor individual. Esta iniciativa fortaleceu de forma significativa a geração de renda no município de Pesqueira, uma vez que, dos 800 empreendedores que viviam na informalidade, 205 tiveram seu negócio formalizado, considero um avanço, já que como gestora municipal, tenho o compromisso em assegurar e garantir a continuidade de políticas públicas de fortalecimento e incentivo ao ME e EEP, de modo que todos tenham garantia do acesso a todos os benefícios, que a formalização oportuniza.

Outra iniciativa significativa foi a implantação da lei geral municipal Nº 2.065/2009 de 13 de janeiro, que torna possível a desburocratização dos processos para viabilização da formalização dos pequenos negócios no municí-pio de Pesqueira, que assegura tratamento diferenciado, simplificado e favorece às micro e pequenas empresas.

(8)

O D E S E N V O L V I M E N T O M U N I C I P A L S A I U D O P A P E L

8

junto a esta desburocratização, instituir o ponto de apoio nas instalações do DAMPE-Departamento de Arrecada-ção Municipal de Pesqueira, para atender direto o empreendedor, com instruções de simplificaArrecada-ção do processo de registro e suporte técnico contábil para facilitar a compreensão da dinâmica empresarial.

é importante ressaltar que empenhei meus esforços na elaboração de um projeto de lei Nº 015/2011, que visa à concessão de incentivos fiscais às empresas que vierem a se instalar ou se expandir no município de Pesqueira. Compreendo que esta ação assegura campanhas de educação tributária, concede à redução do ISS, IPTU e taxas de qualquer natureza.

4.3. Quais foram as minhas estratégias para apoiar os pequenos negócios do meu

municí-pio e quais foram os pontos fracos e fortes destas estratégias

Iimplantar e implementar politicas tributárias e de incentivos fiscais no município de Pesqueira, foi uma das estra-tégias que utilizei para fortalecer o projeto, respaldada pela lei geral municipal N º2.065/2009 e a lei de incentivos fiscais Nº 3002/2011, de outubro de 2011. Além das leis supracitadas, destaco o Projeto de Educação Fiscal, em parceria com a ESAF- Escola de Administração Fazendária, cujo objetivo é promover o aprimoramento da relação participativa e consciente entre o estado e o cidadão, bem como, a implantação do Projeto de Educação Empre-endedora que fortalece as políticas de formalização de pequenos negócios, através de viabilização de cursos e palestras, voltadas para jovens e adolescentes que moram na área rural, presidentes de associações e comuni-dade, que necessitam de apoio, para desenvolver políticas de subsistência familiar sustentável, observando as peculiaridades das cadeias produtivas.

é importante ressaltar, que para atrair o público alvo foi instalado um ponto de apoio no DAMPE- Departamento de Arrecadação municipal de Pesqueira, onde servidores municipais fazem o atendimento aos empreendedores. No que se refere às dificuldades encontradas na efetivação do projeto, destacamos a falta de visão empreende-dora de muitos que estão na informalidade. Outro agravante é a falta de políticas de mobilização que atinja em média 75% do empreendedor individual.

4.4. Resumo dos meus planos para os pequenos negócios do meu município até o fim do

meu mandato

Até dezembro de 2012, uma das minhas metas, é o crescimento econômico e a geração de renda para o municí-pio de Pesqueira.

Penso que apoiando os pequenos negócios através de politicas públicas empreendedoras, viabilizo inúmeras vantagens, desde o empreendedor formalizar seu negócio a usufruir de acesso de créditos, de expansão dos negócios, e coberturas previdenciárias.

é importante ressaltar que para desenvolver ações que aqueça a economia local, é necessário perceber que ca-deias produtivas o município dispõe, levantamento que está sendo efetivado para desenvolver projeto de edu-cação empreendedora do campo, que, por conseguinte teve sua primeira mostra na Exposição de animais de Pesqueira, com palestras e cursos, voltados para jovens e adolescentes, presidentes das associações e comunida-de do campo.

A identificação dessas cadeias sinaliza por onde dar continuidade as políticas tributárias para os pequenos negó-cios e de incentivos fiscais, como é o caso da Lei Geral Municipal nº 2.065/2009 que assegura tratamento jurídico diferenciado, simplificado e favorecendo às micro e pequenas empresas, bem como a lei Nº 3002/2011 que visa à concessão de incentivos fiscais ás empresas que vierem a se instalar ou se expandir no Município de Pesqueira. Entendo que as expectativas de dar continuidade a essas politicas de formalização e incentivos fiscais para o empreendedor é o caminho certo para o alcance dos objetivos previsto no projeto. Nesse contexto, a previsão é ampliar e implementar as referidas politicas, de modo que no final de 2012, o Município viabilize a formalização de 75% dos empreendedores, e atraia para o Municípios novas empresas, visando o crescimento econômico. O projeto o qual empreendi esforços no meu governo esta intimamente ligada ao crescimento econômico, à ge-ração de empregos e renda e a melhoria da qualidade de vida. Entre as ações que oportunizei destaco o fortaleci-mento da agricultura familiar, a formalização dos pequenos negócios, a capacitação voltada para o

(9)

empreende-9

dor individual, a implantação da lei geral e lei de incentivos fiscais, a implantação do DAMPE- Departamento de Arrecadação Municipal de Pesqueira, o incentivo a agroindústria, principalmente para área rural, já que dispomos de cadeias produtivas diversificadas, evitando assim o êxodo rural.

5. CATEGORIAS

5.1. Categorias Escolhidas para Participar

Categoria(s)

- Prêmio Destaque Temático – Formalização de pequenos negócios e Apoio ao Empreendedor Individual - Prêmio Destaque Temático – Lei Geral Municipal

 

6. AÇÕES

6.1. Descrição da Ação nº 01

6.1.1. Título da Ação

DIAGNOSTICANDO E FORMALIZANDO NEGÓCIOS

6.1.2. Natureza da Ação

Formalização da economia local

6.1.3. Descritivo Sintético da Ação

O governo Municipal procurou reconhecer o grande alcance de mudanças institucionais localizadas e bem dese-nhadas sobre o ambiente econômico. Buscou fortalecer as políticas municipais de formalização dos negócios e incentivar a implantação de novos empreendimentos.

A partir da ampliação dos esforços iniciou-se uma importante inversão nos dados relativos à geração de empre-sas e empregos formais e informais. Esse é um sinal sem paralelo da melhora do tecido econômico pesqueirense nos últimos anos. O crescimento econômico é, sem dúvida, um dos fatores explicativos.Vários outros fatores têm contribuído para o avanço da formalização de empresas e empregos.A modernização acelerada do mercado de capitais também contribuiu de maneira importante. Ninguém vai ao mercado de capitais na informalidade. Vale destacar também iniciativas de redução e simplificação de recolhimento de tributos a partir da implantação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresas e da implantação de incentivos fiscais. O acesso ao crédito de melhor qualidade e de menor custo tem também a sua parte nessa dinâmica de formalização. Isso vale para as empresas e para os trabalhadores.

6.2. Público Alvo

Seq. Setor Econômico MPE Município MPE Beneficiada Percentual (%) 01 Administração Pública, Defesa e Seguridade Social 18 8 44,44 02

Aluguel Veículos, Máq. e Equip. Semi Con-dutores ou Operadores e de Objetos

Pes-soais...

92 50 54,35

03 Fabricação de Móveis e Indústrias Diversas 45 15 33,33

(10)

O D E S E N V O L V I M E N T O M U N I C I P A L S A I U D O P A P E L

10

Seq. Setor Econômico MPE Município MPE Beneficiada Percentual (%) 05 Confecção de Artigos do Vestuário e Aces-sórios 16 8 50,00

06 Serviços Pessoais 74 27 36,49

07 Agricultura, Pecuária e Serviços Relaciona-dos com essas Atividades 174 41 23,56 08

Comércio e Repar. de Veíc. Automotores e Motocicletas; e Com. Varejo de

Combustí-veis

52 8 15,38

09 Atividades Associativas 84 27 32,14

10 0,00

6.3. Objetivos Principais

1- Diagnosticar quantos negócios econômicos estão estabelecidos na informalidade no Município de Pesqueira. 2- Implantar e dar legitimidade a Lei Geral do Município para o pequeno empreendedor sair da informalidade. 3- Fomentar campanhas de informações motivadoras para que os negócios informalizados no município passem a reconhecer-se como empreendedor individual, microempresários e façam adesão a formalidade.

4- Implantar a Lei de Incentivo Fiscal que institui no Município um tratamento diferenciado e favorecido a ser dispensado às microempresas, as empresas de pequeno porte e ao microempreendedor individual.

5- Capacitar os empreendedores individuais para perceberem os benefícios e vantagens em formalizar seu pe-queno negócio. 

6- Aumentar em 5% a economia local.

6.4. Histórico da Implantação

Em 2009 a Prefeitura Municipal de Pesqueira realizou um levantamento situacional para identificar os pequenos negócios que estavam estabelecidos na informalidade no Município. Com esta pesquisa constatou-se que existia aproximadamente 800 empreendedores individuais na informalidade com atividades variadas nos setores da economia em área rural e urbana. Para garantir e estimular a formalização destes empreendedores individuais fo-ram realizados encontros regionais e setoriais, mostrando que esta inovação no sistema tributário brasileiro traz vantagens para o pequeno empreendedor regularizar o seu negócio saindo da informalidade e podendo usufruir de acesso a créditos,de expansão dos negócios, de coberturas previdenciárias entre outras. Em conjunto a esta mobilização foi instituída pelo poder público municipal a Lei Geral Municipal Nº 2.065/2009 de 13 de janeiro de 2010 assegurando tratamento jurídico diferenciado, simplificado e favorecido às micro e pequenas empresas, e empreendedor individual no âmbito do Município. Com intuito de desburocratizar o processo e atrair o público alvo foi instalado um Ponto de Apoio nas instalações físicas do DAMPE-Departamento de Arrecadação do Mu-nicípio de Pesqueira, para atendimento direto ao empreendedor individual com instruções de simplificação do processo de registro e suporte técnico contábil para facilitar a compreensão da dinâmica empresarial. Estes in-centivos oportunizaram condições favoráveis à regularização de 205 negócios, entre 2009 e 2011, que viviam na informalidade. Logo, o incentivo a formalização, ascendeu de forma significativa a geração de novas ocupações profissionais e a demandas econômicas locais.Entender as causas nos ajudou a valorizar políticas corretas e am-pliá-las, colhendo os melhores frutos da melhoria do ambiente de negócios.

Outro aspecto relevante no fortalecimento e formalização do empreendedor individual se refere ao projeto de Lei 015/2011, que visa à concessão de incentivos fiscais às empresas que vierem se instalar ou se expandir no Município de Pesqueira.

(11)

11

capacitaram em média 300 microempreendedores, entre 2009 a 2011, com vistas a fortalecer a competência empreendedora.

A partir da formalização do seu pequeno negócio, o microempreendedor teve acesso a crédito bancário, que aumentou o movimento financeiro seguro e as oportunidades de negócio que, sem registro, seriam impossíveis. Dentre as microempresas que tiveram sua formalização efetivada e redução da tributação sobre a renda variáve destacam-se: a fabricação de móveis, serviços pessoais, artesanatos, aluguel de veículos, comércio de reparação de veículos automotores e motocicletas, e confecção de artigos de vestuário.

6.5. Resultados Alcançados

1-Reconhecimento da situacão de empreendimentos informais e Implantação de política públicas de formaliza-ção e fortalecimento dos pequenos negócios no Município.

2- Implantação de redução e simplificação de recolhimento de tributos como a Lei Geral da Micro e Pequena Empresas aprovada com o Nº 2.065/2009 de 13 de janeiro de 2010.

3- Formalização de 205 empreendedores individuais,entre microempresas e empresas de pequeno porte. 4- Desburocratização na formalização das microempresas e empresas de pequeno porte.

5- Revisão e Implementação da Lei de Incentivo Fiscal.

6.6. Investimentos Realizados

6.6.1 Receitas

Seq. Parceiro Valor Percentual (%)

01 PREFEITURA MUNICIPAL DE PESQUEIRA 1.310.000,00 65,17

02 SEBRAE 100.000,00 4,98 03 CDL 200.000,00 9,95 04 SENAI 300.000,00 14,93 05 SENAC 100.000,00 4,98 06 0,00 07 0,00 08 0,00 09 0,00 10 0,00 Outros 0,00 Totais 2.010.000,00 100,01

(12)

O D E S E N V O L V I M E N T O M U N I C I P A L S A I U D O P A P E L

12

6.6.2 Aplicações de Recursos

Seq. Natureza Prórpio (%) Parceiro (%) Total (%)

01 ASSESSORIA TÉCNICA 500.000,00 24,88 400.000,00 19,90 900.000,00 44,78 02 EQUIPAMENTOS E MATERIAIS PERMA-NENTES 180.000,00 8,96 0,00 0,00 180.000,00 8,96 03 ALUGUEL DO ESPAÇO FÍSICO 90.000,00 4,48 0,00 0,00 90.000,00 4,48 04 CAPACITAÇÃO 350.000,00 17,41 300.000,00 14,93 650.000,00 32,34 05 INFRAESTRUTURA 190.000,00 9,45 0,00 0,00 190.000,00 9,45 06 0,00 0,00 0,00 07 0,00 0,00 0,00 08 0,00 0,00 0,00 09 0,00 0,00 0,00 10 0,00 0,00 0,00 Outros 0,00 0,00 0,00 Totais 1.310.000,00 65,18 700.000,00 34,83 2.010.000,00 100,01

6.7. Relato dos Beneficiados

Nome:

jOSé REGINALDO DE SANTANA Telefone:

(87) 9117-0356 Relação:

BENEFICIÁRIO COM FORMALIZAçãO DE MICROEMPRESA EM ALUGUEL DE VEíCULOS Relato:

A formalização da minha empresa me deixou capaz de emitir notas fiscais de serviço, de negociar em bancos, de prestar serviços públicos e melhor, as vezes consigo taxas diferenciadas nos empréstimos em bancos. Hoje estou muito feliz no meu trabalho porque sinto que posso crescer.

Nome:

ROBERTA ALEXANDRA AMANDA COSTA Telefone:

(87) 9113-2815 Relação:

BENEFICIÁRIO COM FORMALIZAçãO DE MICROEMPRESA EM SERVIçOS PESSOAL Relato:

Com a iniciativa da Prefeita Cleide Oliveira eu pude regularizar e ampliar o meu negócio de salão de beleza. Hoje tenho endereço fixo e isto aumentou em 70% o número de clientes em meu salão. A participação nos cursos de qualificação me trouxe inovação na profissão e satisfação no que faço.

Nome:

MECILDA MARIA ESPíNDOLA ARAÚjO SíTIO CAjUEIRO Telefone:

(13)

13

(87) 9114-9010 Relação:

BENEFICIÁRIA COM FORMALIZAçãO DA ASSOCIAçãO RURAL Relato:

Na comunidade Novo Cajueiro a maioria das mulheres não tinham uma ocupação definida e na hora de vender os atravessadores é que lucrava,o preço baixo de mercado. A iniciativa da Prefeitura em formalizar e registrar a Associação melhorou 100% as vendas de bolo de rolo fabricado por 19 mulheres.Temos uma renda baseada na produtividade geral.Os alimentos produzidos pelo agricultores pode ser vendido no Programa merenda escola. já temos projeto aprovado no PRORURAL para montar agroindústria.

 

7. AÇÕES

7.1. Descrição da Ação nº 02

7.1.1. Título da Ação

AqUECENDO COM POLíTICAS DE INCENTIVOS FISCAIS

7.1.2. Natureza da Ação

Política tributária para os pequenos negócios

7.1.3. Descritivo Sintético da Ação

A implementação dos incentivos fiscais e o fortalecimento de uma política fiscal expansionista facilitam o aporte de capitais de empreendedores individuais, microempresários, empresas de pequeno porte e empresas que, em geral, atuam em determinada área. E consequentemente aceleram o crescimento econômico da nossa sociedade. O mecanismo de benefícios que a Prefeitura do Município de Pesqueira propõe é um tratamento diferenciado e assegurado às empresas que vierem se instalar ou se expandir no território municipal. A Lei Municipal de incenti-vo fiscal Nº 3.002/2011 de 07 de outubro de 2011 concede incentiincenti-vos fiscais para empreendimentos econômicos com diminuição na cobrança de impostos ou de sua não-cobrança, propondo um aquecimento econômico do respectivo território principalmente com capitais exógenos. Sua instalação e implementação promove o comér-cio global, a ocupação populacomér-cional local, uma maior industrialização na região, entre outros.

7.2. Público Alvo

Seq. Setor Econômico MPE Município MPE Beneficiada Percentual (%) 01 Administração Pública, Defesa e Segurida-de Social 18 18 100,00 02 Atividades Auxiliares da Intermediação Financeira 16 9 56,25

03 Pesquisa e Desenvolvimento 6 6 100,00 04 0,00 05 0,00 06 0,00 07 0,00 08 0,00 09 0,00 10 0,00

(14)

O D E S E N V O L V I M E N T O M U N I C I P A L S A I U D O P A P E L

14

7.3. Objetivos Principais

1- Implantar a Lei Municipal de Incentivo Fiscal e garantir um disciplinamento jurídico favorável à atividade eco-nômica privada.

2- Estimular e ampliar as atividades econômicas do município.

3- Propiciar a geração e manutenção de estabilidades financeiras de indicadores gerais de preços.

4- Fomentar a proteção e o florescimento da atividade econômica privada, propondo uma política fiscal com arranjo de política de justiça social.

5- Promover cursos e jornadas de estudos para conscientizar os cidadãos pesqueirenses, da importancia da arre-cadação de tributos para o patrimônio municipal.

7.4. Histórico da Implantação

Para implementar política pública tributária foi realizada uma reforma no código tributário municipal, o que re-sultou na formulação da Lei de incentivo fiscal Nº 30002/2011 de 07 de outubro de 2011, que autoriza e disci-plina a concessão de incentivos fiscais as empresas que se instalem ou expandam seus negócios no município. A política tributária envolve tanto ações de natureza fiscal, com finalidade de obter receitas públicas tributárias, quanto ações de natureza extrafiscal, que tem como finalidade principal servir de instrumento de realização de outras atribuições estatais, tais como fomentar o desenvolvimento econômico, controlar a economia, o comércio. Agregado a iniciativa de redução fiscal está associado a ideia de disseminar entre a população do município, a qualificação de conhecimentos a cerca de Educação Tributária com as demandas propostas no Programa Muni-cipal de Educação Fiscal Para Todos. Este projeto iniciou suas atividades no ano de 2010 como um projeto piloto em 08 Instituições Escolares com público alvo de potenciais futuros empreendedores. A expectativa é que no futuro bem próximo as atividades econômicas propiciem geração e manutenção de rendas e empregos diretos e indiretos. Foi implantado um Ponto de Atendimento aos MP e EPP na sala de funcionamento do DAMPE- Depar-tamento de Arrecadação Municipal de Pesqueira- para viabilizar o atendimento com inscrição, alvará de funcio-namento, assessoramento a abertura e ampliação de serviços das microempresas desburocratizando o processo. O conjunto das inovações da Lei de Incentivo Fiscal Nº 30002/2011 e da Lei Geral Municipal, nº 2.065/2009 facili-tou o processo de formalização dos empreendedores individuais, microempresários, empresas de pequeno porte e empresas de médio e grande porte em nosso município.

7.5. Resultados Alcançados

1- Lei de incentivo fiscal implantada no município sob o nº 3002/2011 de 07 de outubro de 2011.

2- Benefícios de incentivos fiscais garantidos e disciplinados a aplicabilidade às empresas do município e de ou-tras regiões que querem expandir seus negócios.

3- Curso de Programa Municipal de Educação Fiscal Para Todos implantado em 08 Instituições Escolares com pú-blico alvo de potenciais futuros empreendedores.

7.6. Investimentos Realizados

7.6.1 Receitas

Seq. Parceiro Valor Percentual (%)

01 PREFEITURA MUNICIPAL DE PESQUEIRA 570.000,00 86,36 02 GOVERNO DO ESTADO DE PE / ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO FA-ZENDÁRIA - ESAF 90.000,00 13,64

03 0,00

(15)

15

Seq. Parceiro Valor Percentual (%)

05 0,00 06 0,00 07 0,00 08 0,00 09 0,00 10 0,00 Outros 0,00 Totais 660.000,00 100,00

7.6.2 Aplicações de Recursos

Seq. Natureza Prórpio (%) Parceiro (%) Total (%)

01 ASSESSORIA TECNICA 350.000,00 53,03 60.000,00 9,09 410.000,00 62,12 02 MATERIAL DE SERVIÇO 150.000,00 22,73 30.000,00 4,55 180.000,00 27,27 03 INFRAESTRUTURA 70.000,00 10,61 0,00 0,00 70.000,00 10,61 04 0,00 0,00 0,00 05 0,00 0,00 0,00 06 0,00 0,00 0,00 07 0,00 0,00 0,00 08 0,00 0,00 0,00 09 0,00 0,00 0,00 10 0,00 0,00 0,00 Outros 0,00 0,00 0,00 Totais 570.000,00 86,37 90.000,00 13,64 660.000,00 100,00

7.7. Relato dos Beneficiados

Nome:

TARCISO OLIVEIRA SILVA Telefone:

(87) 9991-1153 Relação:

BENEFICIÁRIO COM REDUçãO E ISENçãO DE IMPOSTOS PARA EMPRESAS Relato:

qUANDO A PREFEITA CLEIDE IMPLANTOU A LEI DE INCENTIVO FISCAL NO MUNICíPIO, PERCEBI A OPORTUNIDA-DE OPORTUNIDA-DE AMPLIAR OS NEGÓCIOS DA GRANjA ALVORADA. COM A ISENçãO DOS IMPOSTOS VOU INSTALAR UMA INDUSTRIA NO MUNICíPIO E PODER VENDER O FRANGO A UM PREçO COMPETITIVO. ESTA INDÚSTRIA - FRIGO-RíFICO SABOR BRASILEIRO, EMPREGARÁ 300 EMPREGOS DIRETOS E VÁRIOS PARCEIROS INDIRETOS NA CRIAçãO DE FRANGOS NA ÁREA RURAL DO MUNICíPIO. COM CERTEZA O IMPACTO DESTA LEI é EXTRAORDINÁRIO PARA DESENVOLVER O MUNICíPIO.

(16)

O D E S E N V O L V I M E N T O M U N I C I P A L S A I U D O P A P E L

16

Nome:

ROSANE MACIEL CALADO Telefone:

(87) 9162-7509 Relação:

BENEFICIÁRIA DO PROGRAMA MUNICIPAL DE EDUCAçãO FISCAL Relato:

O CURSO DE EDUCAçãO FISCAL ME AjUDOU A ENTENDER A IMPORTÂNCIA DOS TRIBUTOS PAGOS NO MUNICí-PIO E EVIDENCIAR O ZELO PELO PATRIMÔNIO PUBLICO E A IMPORTÂNCIA DA EXIGÊNCIA DO DOCUMENTO FISCAL PELO CONSUMIDOR DE PRODUTOS OU SERVIçOS. APRESENTA O ÁRIDO MUNDO DA TRIBUTAçãO DE FORMAS LÚDICA, CRIATIVA E PROPOSITIVA, COM PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INSTIGADORAS E INTERATIVAS.

Nome:

Maria Mabel de Carvalho Vasconcelos Telefone:

(87) 9104-8999 Relação:

Coordenadora do Projeto de Educação Fiscal Relato:

O PROGRAMA DE EDUCAçãO FISCAL PRIORIZA A FORMAçãO DA CONSCIÊNCIA FISCAL PARA O EXERCíCIO DE UMA CIDADANIA ATIVA E SOLIDÁRIA, SENSIBILIZANDO EDUCADORES, ALUNOS, SERVIDORES PÚBLICOS E SO-CIEDADE EM GERAL. DESTACA A IMPORTÂNCIA DO TRIBUTO COMO INDUTOR DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E ECONÔMICO. ENFATIZA O CONTROLE SOCIAL qUANTO À CORRETA E RACIONAL APLICAçãO DOS RECURSOS PÚBLICOS.

(17)
(18)

APOIO

Central de Relacionamento Sebrae 0800 570 0800

www.sebrae.com.br

Referências

Documentos relacionados

c) ser docente ou pesquisador/a no país com vínculo empregatício em instituições de ensino superior ou instituições públicas de pesquisa. § 1º O/a candidato/a

I – possuir o título de doutor, quando da implementação da bolsa, obtido em cursos avaliados pela CAPES e reconhecidos pelo CNE/MEC, ou, em caso de diploma obtido em

O Programa de Pós-Graduação em Física da Universidade Federal de Alagoas – PPGF/UFAL – informa que estão abertas as inscrições para o processo de seleção

a) formulário de inscrição (Anexo I), devidamente preenchido com a indicação de um supervisor que atenda aos requisitos previstos neste edital (Anexo II). b) projeto de

a) Ficha de inscrição (modelo padrão disponível na secretaria do PPG-MADER e anexo a este edital). b) Declaração de reconhecimento e aceitação de todas as condições

CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA E DO PLANO DE ATIVIDADES PARA SELEÇÃO DE PÓS-DOUTORADO - PNPD/CAPES EDITAL 01/2016. ITEM

O Programa de Pós- Doutorado (PNPD) constitui-se na realização, por portadores do grau de Doutor, de atividades de pesquisa junto aos programas de pós-graduação

A Comissão especialmente designada pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Inovação desta Universidade de Sorocaba analisará as