• Nenhum resultado encontrado

Fonte [1] A LDB, nos artigos 22 a 38, detalha no Capítulo II a Educação Básica (EB), a qual, consoante o art. 22, objetiva, in verbis, (...) desenvolv

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Fonte [1] A LDB, nos artigos 22 a 38, detalha no Capítulo II a Educação Básica (EB), a qual, consoante o art. 22, objetiva, in verbis, (...) desenvolv"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

TÓPICO 03: OS NÍVEIS DE ENSINO

O Título V, da LDB, com os artigos 21 a 60, refere-se aos Níveis e às Modalidades de Educação e Ensino e divide-se em cinco capítulos.

Conforme vimos na aula anterior, o art. 21, da Lei 9.394/96, que é abordado no Capítulo I, determina que a educação escolar é composta da educação básica (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio) e educação superior:

Quadro : Duração dos níveis, Etapas e Fases da Educação Escolar Brasileira

NÍVEL ETAPA FASE DURAÇÃO (EM ANOS)

Educação Básica Educação Infantil Creche 4* Váriavel* (Obrigatório pelo menos 2 anos) Pré - Escola 2** Ensino Fundamental Anos Iniciais 5** 9** Anos Finais 4 Ensino Médio 3 3 Educação Superior Graduação Variavéis Váriaveis Pós - Graduação Váriaveis

* Matricula na creche, destinada a crianças de até 3 anos e 11 meses, facultativa.

**A Lei nº11.274/06 , determinou que, apartir de 2010, a duração é de nove anos e se inicia aos 6 anos de idade.

*** A EC nº59 , de 2009, determina que a partir de 2016, a EB obrigatória e gratuitaé dos 4 aos 17 anos.

Elaborado por Paulo Meireles Barguil, a partir da legislação educacional em vigor.

E

DUCAÇÃO

B

ÁSICA

E

STRUTURA

, P

OLÍTICA E

G

ESTÃO

E

DUCACIONAL

AULA 02: LEGISLAÇÃO, SISTEMA, NÍVEIS E MODALIDADES DE ENSINO, FORMAÇÃO PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO.

(2)

Fonte [1]

A LDB, nos artigos 22 a 38, detalha no Capítulo II a Educação Básica (EB), a qual, consoante o art. 22, objetiva, in verbis, “(...) desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores.”

A organização da EB é expressa no artigo 23 (séries anuais, períodos semestrais, ciclos, alternância regular de períodos de estudos, grupos não seriados, com base na idade, na competência e em outros critérios, ou por forma diversa de organização, sempre que o interesse do processo de aprendizagem assim o recomendar).

O art. 24 apresenta os critérios da organização nos níveis fundamental e médio da EB: no inciso I, são fixados os limites mínimos (carga horária anual de 800 horas e o ano letivo de 200 dias), no inciso II, as formas de classificação são explicadas; o inciso III refere-se à adoção da progressão regular por série; no inciso IV, expõe sobre a organização em classes ou turmas; os critérios de verificação do rendimento escolar são expostos no inciso V; o inciso VI trata do controle de frequência; e o inciso VII aborda a expedição de documentos comprobatórios.

O artigo 25 atribui a cada sistema de ensino a responsabilidade de alcançar a, in verbis, “relação adequada entre o número de alunos e o professor, a carga horária e as condições materiais do estabelecimento.”.

Os artigos 26 e 27 tratam da questão curricular, ou seja, dos conteúdos que devem ser ensinados, e o art. 28 enfatiza que, na oferta da EB para a população rural, os sistemas de ensino devem promover as adapatações de acordo com as especificidades, contemplando currículos, metodologias, organização escolar e a natureza do trabalho na zona rural.

Fonte [2]

A Educação Infantil (EI) é a primeira etapa da educação básica e visa ao desenvolvimento integral da criança, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade (art. 29). A EI será oferecida, para crianças de até três anos, em creches, ou entidades equivalentes, e para crianças de quatro a seis anos de idade, em pré-escolas (art. 30). A avaliação da criança na EI se pautará no, in verbis, “acompanhamento e registro do seu desenvolvimento, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental” (art. 31).

(3)

O Ensino Fundamental (EF) obrigatório tem a duração de nove anos (conforme a Lei nº 11.274/06), é gratuito na escola pública e inicia-se aos 6 (seis) anos de idade, tendo como objetivo a formação básica do cidadão (art. 32). O ensino religioso, de matrícula facultativa, compõe a formação básica do cidadão, devendo respeitar a diversidade cultural religiosa brasileira (art. 33). A jornada escolar no EF é contemplada no art. 34.

O Ensino Médio (EM), etapa final da educação básica, tem a duração mínima de três anos, com finalidades (art. 35) e diretrizes específicas (art. 36).

A Lei nº 11.741/08 [3] incluiu a Seção IV-A, que trata da Educação Profissional Técnica de Ensino Médio. Nos seus artigos, 36-A, 36-B, 36-C e 36-D, são contempladas: a possibilidade de o educando ser preparado para o exercício de profissões técnicas, as possibilidades para a sua oferta e a validade nacional dos diplomas, desde que registrados.

Os artigos 37 e 38 tratam da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que será abordada no próximo tópico, em virtude de ser uma modalidade.

P

ARADA

O

BRIGATÓRIA

Artigos 21 a 38, da LDB (Visite a aula online para realizar download deste arquivo.).

M

ULTIMÍDIA

LDB – Educação Básica (1/2) [4] LDB – Educação Básica (2/2) [5]

Fonte [6]

O Capítulo III, composto dos artigos 39 a 42, dedica-se à Educação Profissional e Tecnológica (EPT), que, por ser uma modalidade, será estudada no próximo tópico.

E

DUCAÇÃO

S

UPERIOR

A LDB, nos artigos 43 a 57, que compõem o Capítulo IV, aborda a Educação Superior (ES): suas finalidades (art. 43), seus cursos e programas (art. 44) e as instituições que a ministrará (art. 45).

O artigo 46 trata da autorização e reconhecimento de cursos e do credenciamento de instituições de educação superior (IES). Consoante o artigo 47, na ES, o ano letivo regular deverá ter, no mínimo, duzentos dias de trabalho acadêmico efetivo.

Os artigos 48, 49, 50 e 51 tratam, respectivamente, da validade dos diplomas de cursos superiores reconhecidos; da transferência de alunos regulares; da abertura de matrículas a alunos não regulares e da necessidade das universidades, ao fixar critérios e normas de seleção e admissão de estudantes, levarem em conta as consequências dos critérios sobre a orientação do ensino médio.

(4)

As universidades, conforme o artigo 52, são instituições pluridisciplinares de formação profissional a nível superior, sendo-lhes garantida a autonomia (art. 53), devendo, as que forem mantidas pelo Poder Público, ter estatuto jurídico especial de acordo com suas peculiaridades (art. 54). A União deve garantir os recursos suficientes para a manutenção e desenvolvimento das instituições de ensino superior de seu sistema (art. 55), as quais deverão obedecer o princípio da gestão democrática (art. 56). Nestas instituições, o professor deve ter pelo menos oito horas semanais de aulas (art. 57).

Os artigos 58 a 60, do Capítulo V, referem-se à Educação Especial, que, por ser uma modalidade, será estudada no próximo tópico.

P

ARADA

O

BRIGATÓRIA

Artigos 43 a 57, da LDB (Visite a aula online para realizar download deste arquivo.).

O

LHANDO DE

P

ERTO

Visite os seguintes endereços, para saber mais sobre: Educação Básica:

A Educação Básica no Brasil [7] (Visite a aula online para realizar download deste arquivo.)

Um salto para o presente: a educação básica no Brasil [8] (Visite a aula online para realizar download deste arquivo.).

Educação Infantil:

As crianças de 0 a 6 anos nas políticas educacionais no Brasil: educação infantil e/é fundamental [9] (Visite a aula online para realizar download deste arquivo.)

O referencial curricular nacional para a educação infantil no contexto das reformas [10] (Visite a aula online para realizar download deste arquivo.)

Ensino Fundamental:

Ensino Fundamental de 9 anos: estamos preparados para implantá-lo? [11] (Visite a aula online para realizar download deste arquivo.)

O Ensino Fundamental no Brasil: avanços, perplexidades e tendências [12] (Visite a aula online para realizar download deste arquivo.)

Ensino Médio:

Ensaios de inovação no Ensino Médio [13] (Visite a aula online para realizar download deste arquivo.)

Ensino Médio: função do estado ou da empresa? [14] (Visite a aula online para realizar download deste arquivo.)

(5)

O Ensino Médio agora é para a vida: entre o pretendido, o dito e o feito [15] (Visite a aula online para realizar download deste arquivo.)

Ensino Médio e Ensino Técnico na América Latina: Brasil, Argentina e Chile [16] (Visite a aula online para realizar download deste arquivo.)

A escola média: um espaço sem consenso [17] (Visite a aula online para realizar download deste arquivo.)

Os jovens do Ensino Médio e suas representações sociais [18] (Visite a aula online para realizar download deste arquivo.)

A reforma do Ensino Médio: a nova formulação curricular e a realidade da escola pública [19] (Visite a aula online para realizar download deste arquivo.)

A reforma do Ensino Médio no Ceará e suas contradições [20] (Visite a aula online para realizar download deste arquivo.)

Refundar o Ensino Médio? Alguns antecedentes e atuais desdobramentos das políticas dos anos de 1990 [21] (Visite a aula online para realizar download deste arquivo.)

Educação Superior:

Do acesso à permanência no ensino superior: percursos de estudantes universitários de camadas populares [22] (Visite a aula online para realizar download deste arquivo.)

Ensino universitário, corporação e profissão: paradoxos e dilemas brasileiros [23] (Visite a aula online para realizar download deste arquivo.)

O ensino superior brasileiro nos anos 90 [24] (Visite a aula online para realizar download deste arquivo.)

E

XERCITANDO

1. Quais são os níveis, as etapas e as fases da educação escolar brasileira? Qual é a duração deles?

2. Como pode ser organizada a Educação Básica, nos termos da LDB/96?

3. Conforme a LDB/96, quais são os limites mínimos (carga horária anual e dias letivos) da Educação Básica.

4. O que a LDB/96 estabelece sobre o ensino religioso?

F

ONTES DAS

I

MAGENS

1. http://2.bp.blogspot.com/_slROD9qz_yM/R31C_zBzW1I/AAAAAAAAA Cg/42aZ4XKclwo/s320/crian%C3%A7as+estudando.jpg 2. http://vidaeducacao.com.br/wp-content/uploads/2010/06/Inicio_Educacao_Infantil_Portal.jpg 3. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11741.htm

(6)

4. http://www.youtube.com/watch?v=hNZe6cC3K7E 5. http://www.youtube.com/watch?v=RfOMFAl2vz4 6. http://2.bp.blogspot.com/_52sZvzddRnU/Sra2cTuYitI/AAAAAAAAAL0 /j-XUb-vQcuc/s400/image_mini.jpg 7. http://www.scielo.br/pdf/es/v23n80/12929.pdf 8. http://www.scielo.br/pdf/spp/v14n1/9798.pdf 9. http://www.scielo.br/pdf/es/v27n96/a09v2796.pdf 10. http://www.scielo.br/pdf/es/v23n80/12935.pdf 11. http://www.scielo.br/pdf/ensaio/v15n54/a05v1554.pdf 12. http://www.scielo.br/pdf/es/v26n92/v26n92a15.pdf 13. http://www.scielo.br/pdf/cp/n116/14404.pdf 14. http://www.scielo.br/pdf/es/v22n75/22n75a11.pdf 15. http://www.scielo.br/pdf/es/v21n70/a03v2170.pdf 16. http://www.scielo.br/pdf/cp/n111/n111a03.pdf 17. http://www.scielo.br/pdf/cp/n120/a10n120.pdf 18. http://www.scielo.br/pdf/cp/n112/16107.pdf 19. http://www.scielo.br/pdf/es/v21n70/a05v2170.pdf 20. http://www.scielo.br/pdf/cp/v35n124/a1035124.pdf 21. http://www.scielo.br/pdf/es/v26n92/v26n92a16.pdf 22. http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v11n32/a03v11n32.pdf 23. http://www.scielo.br/pdf/soc/n17/a08n17.pdf 24. http://www.scielo.br/pdf/spp/v14n1/9801.pdf Responsável: Professora Nidia Barone

Referências

Documentos relacionados

Το αν αυτό είναι αποτέλεσμα περσικής χοντροκεφαλιάς και της έπαρσης του Μιθραδάτη, που επεχείρησε να το πράξει με ένα γεωγραφικό εμπόδιο (γέφυρα σε φαράγγι) πίσω

RESUMO: O presente estudo tem como objetivo descrever o percurso do conhecimento produzido pela Enfermagem Brasileira sobre a temática do aleitamento materno.. De forma

Presidente--- Para Deliberação:Aprovado por maioria com a abstenção do Vereador António Moreira.--- Remeter à Assembleia Municipal para apreciação e votação.--- Ponto 4

Podem treinar tropas (fornecidas pelo cliente) ou levá-las para combate. Geralmente, organizam-se de forma ad-hoc, que respondem a solicitações de Estados; 2)

Quando as carnes in natura (bovina, suína, frango, peixe e outros) e seus produtos cárneos, que são utilizados na alimentação humana, iniciam o processo

complexas. 01- A partir da leitura do texto, assinale a alternativa que apresenta sua ideia central: a) Mostrar alguns resultados do desempenho das formigas. c) Apresentar os

Destacaram-se, pelo volume arrecadado, a Contribui- ção Para Financiamento da Seguridade Social (Cofins), com incremento de 12,8%, refletindo a melhoria das importações e

Sendo os resultados experimentais (verde) obtidos nas amostras sem desvolatilizacão da Figura 37, fizeram-se a descrição feita acima onde a media final serviu