• Nenhum resultado encontrado

CÓDIGO DE CONDUTA E ÉTICA POLÍTICA DE CONFLITOS DE INTERESSE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CÓDIGO DE CONDUTA E ÉTICA POLÍTICA DE CONFLITOS DE INTERESSE"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

CÓDIGO DE CONDUTA E ÉTICA

POLÍTICA DE CONFLITOS

DE INTERESSE

(2)

POLÍTICA DE CONFLITOS DE INTERESSE

Colaboradores da Magna devem agir de acordo com os interesses da Magna.

Seus interesses pessoais não devem influenciar, nem criar a aparência de

influenciar, suas decisões em qualquer assunto de negócios. Esta política se

aplica à Magna International Inc. e todos os seus Grupos, Joint Ventures e

Divisões

operacionais,

e

quaisquer

outras

operações,

globalmente

(coletivamente denominados “Magna”). Esta política também se aplica a todas as

pessoas agindo em nome da Magna, incluindo colaboradores, executivos

diretores, consultores e agentes.

O que é um “Conflito de Interesse”?

O termo “conflito de interesse” tem um significado amplo. Em geral, significa qualquer situação na qual você possa tomar ou influenciar uma decisão de negócios pela Magna enquanto seus interesses pessoais, ou os interesses de suas Partes Relacionadas, sejam diferentes daqueles da Magna.

Nesta política, “Parte Relacionada” se refere a uma pessoa com a qual você tenha parentesco ou com a qual você tenha um relacionamento pessoal que possa influenciar, ou que poderia, razoavelmente, aparentar influenciar suas decisões nos negócios.

Evitar e divulgar Conflitos de Interesse

Você deve evitar situações que o coloquem em um conflito de interesse com a Magna, ou que possam ser razoavelmente percebidas dessa forma por outras pessoas.

Se você estiver em um conflito de interesse com a Magna, ou achar que há uma probabilidade razoável de que um conflito de interesse surja, você deve divulgar o conflito na primeira oportunidade que surgir e buscar uma aprovação prévia por escrito. O processo para divulgar o conflito e buscar aprovação prévia por escrito está explicado no Procedimento de Conflitos de Interesse.

A maioria dos conflitos de interesse ocorre nas seguintes situações:  Relacionamentos pessoais no local de trabalho

Você tem um conflito de interesse se você gerenciar uma parte relacionada. É proibido gerenciar diretamente uma parte relacionada. Você pode gerenciar indiretamente uma parte relacionada se você divulgar o relacionamento anteriormente e obter uma aprovação prévia por escrito conforme o Procedimento de Conflitos de Interesse. (Para obter uma definição de “gerenciar” ou “gestão”, por favor, veja o Anexo A.)

Exemplo: uma esposa supervisiona o departamento no qual seu marido trabalha.

 –Auto negociação

Você tem um conflito de interesse se você aprovar ou apoiar uma relação de negócios entre a Magna de um lado, e você ou um negócio no qual você tenha um interesse significativo do outro. (Para obter uma definição detalhada de “interesse significativo”, por favor, veja o Anexo A.)

Você também tem um conflito de interesse se você aprovar ou apoiar um contrato ou uma relação de negócios com um terceiro visando ou em troca de um benefício pessoal.

(3)

relacionada tem um interesse significativo. Você também tem um conflito de interesse se você aprovar ou apoiar um contrato ou uma relação de negócios com um terceiro visando, ou em troca de, um benefício pessoal para uma parte relacionada.

Exemplo: um Gerente de Compras aprova o suprimento de um fornecedor sabendo que o mesmo

contratará a irmã dele.  Posições externas

Exceto em circunstâncias muito limitadas autorizadas pelo Chief Compliance Officer da Magna, um colaborador da Magna está proibido de ter qualquer posição, remunerada ou não, em um dos clientes, concorrentes ou fornecedores da Magna. Você deve divulgar e obter aprovação prévia por escrito, conforme o Procedimento de Conflitos de Interesse, se você tiver uma posição externa ou participar de qualquer empreendimento, incluindo seu próprio negócio, que faça você dedicar menos que 100% do seu tempo e atenção durante as horas de trabalho no seu cargo na Magna.

Exemplo: um engenheiro dedica um tempo considerável de suas horas de trabalho na Magna para o

desenvolvimento de seu negócio de consultoria independente.  Uso de oportunidades e recursos corporativos

Você tem um conflito de interesse se você usar, seja para você ou para uma parte relacionada, oportunidades descobertas através do uso de propriedade ou de informações da Magna ou devido à sua posição na Magna. Também constitui um conflito de interesse usar propriedade, informações ou sua posição na Magna para ganho pessoal ou para beneficiar uma parte relacionada (não incluindo vantagens e benefícios para colaboradores, nem presentes e entretenimento cobertos pela Política sobre Presentes e Entretenimento da Magna). Em tais circunstâncias, você deve divulgar o conflito e obter uma aprovação prévia por escrito conforme o Procedimento de Conflitos de Interesse.

Exemplo: um General Manager usa o refeitório de sua Divisão para realizar uma reunião familiar.

Divulgação

Se você achar que você pode ter um conflito de interesse, real ou aparente, você deve relatar sua questão na primeira oportunidade que surgir usando o método descrito no Procedimento de Conflitos de Interesse. Dependendo das circunstâncias, a Magna pode decidir aprovar a transação ou o relacionamento que está dando origem ao conflito, se ela determinar que tal aprovação estaria de acordo com os interesses da Magna. Tal aprovação pode exigir que passos adequados sejam tomados, sob a supervisão de colegas sem conflito, para contradizer qualquer percepção de conflito ou parcialidade e para garantir que o acordo seja de interesse da Magna.

Violações

A Magna não irá tolerar violações à questões de compliance. Qualquer violação será tratada como uma questão grave e será punida com ações disciplinares, incluindo até mesmo a rescisão do vínculo empregatício.

Se você souber ou suspeitar que alguém esteja violando o Código de Conduta e Ética da Magna ou esta política, você deve relatar sua questão informando (i) seu gerente; (ii) um advogado do Grupo, regional ou corporativo; (iii) um Compliance Officer da Magna; ou (iv) the Magna Hotline.

Nos termos da Política Anti Retaliação, a Magna protegerá colaboradores contra penalização, demissão, rebaixamento, suspensão ou discriminação por ter relatado em boa-fé qualquer violação ao Código de Conduta e Ética da Magna ou a esta política.

(4)

Dicas úteis

SEMPRE…

Pense se você tem algum interesse pessoal que afete as decisões de negócios que você está tomando ou as recomendações de negócios que você está dando a outras pessoas. Em caso de dúvida, fale com seu gerente, com um advogado do Grupo, regional ou corporativo, ou com um Compliance Officer da Magna.

Considere a impressão causada por uma decisão que você está tomando, se ela fosse relatada na primeira página de um jornal. Se o público pudesse pensar que haveriam motivos pessoais envolvidos, provavelmente você tem um conflito de interesse.

Divulgue, na primeira oportunidade que surgir, qualquer situação na qual seus interesses possam entrar em conflito com aqueles da Magna, e busque aprovação prévia por escrito.

Relate suspeitas de violação a esta política ou ao Código de Conduta e Ética.

NUNCA…

×

Tenha um segundo emprego com um fornecedor, cliente ou concorrente da Magna sem aprovação prévia por escrito do Chief Compliance Officer da Magna. Tal aprovação somente será dada em circunstâncias muito limitadas.

×

Entre ou possibilite que outra pessoa entre em um acordo em nome da Magna com uma empresa na qual você ou uma parte relacionada tenha interesse, sem divulgar completamente os detalhes desse interesse e buscar aprovação prévia por escrito conforme o Procedimento de Conflitos de Interesse.

×

Contrate ou possibilite que outra pessoa contrate uma parte relacionada sem divulgar seu

relacionamento e obter uma aprovação prévia por escrito conforme o Procedimento de Conflitos de Interesse.

×

Assuma uma responsabilidade externa que exigirá uma parte significativa do seu tempo e atenção durante o horário de trabalho na Magna.

×

Use oportunidades que você descobrir em decorrência de sua posição na Magna para ganho pessoal sem divulgar o conflito e obter uma aprovação prévia por escrito conforme o Procedimento de Conflitos de Interesse.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

Para mais informações ou recomendações, entre em contato com seu advogado do Grupo ou regional, com um Compliance Officer da Magna ou com o Chief Compliance Officer da Magna.

Effective Date: November 1, 2016 Last Reviewed: February 26, 2019 Next Review Date: February 26, 2022 Issued by: Ethics and Legal Compliance Approved by: Magna Compliance Council

(5)

APÊNDICE A: DEFINIÇÕES

Gestão:os termos “gerenciar ” e “gestão” se referem, sem limitação, a contratar, supervisionar, estar numa

relação de supervisor/subordinado ou ter a capacidade de influenciar consideravelmente a avaliação da remuneração ou do desempenho do cargo de outra pessoa.

Interesse Significativo:uma pessoa tem interesse significativo em um negócio se ela (i) controlar, direta

ou indiretamente, dez por cento (10%) ou mais das ações, dos ativos ou de outros interesses de um negócio; (ii) tiver investido dez por cento (10%) ou mais de seu patrimônio líquido no negócio; (iii) tiver um papel de liderança no negócio; ou (iv) se beneficiaria diretamente da relação de negócios com a Magna.

(6)

Referências

Documentos relacionados

No entanto, para aperfeiçoar uma equipe de trabalho comprometida com a qualidade e produtividade é necessário motivação, e, satisfação, através de incentivos e política de

5) “Estado da arte” do desenvolvimento local sertaginense. “A Sertã continua a ser pequenina e com pouca população. O setor turístico tem vindo a melhorar e temos

Dois termos têm sido utilizados para descrever a vegetação arbórea de áreas urbanas, arborização urbana e florestas urbanas, o primeiro, segundo MILANO (1992), é o

 Condições insalubres no ambiente de trabalho  Superexploração do trabalho feminino e infantil  Ausência completa de qualquer assistência

Todavia, nos substratos de ambos os solos sem adição de matéria orgânica (Figura 4 A e 5 A), constatou-se a presença do herbicida na maior profundidade da coluna

O período de redemocratização foi consolidado com a edição da Constituição Federal, de 5 de outubro de 1988, instrumento jurídico democrático que restaura a

13 Além dos monômeros resinosos e dos fotoiniciadores, as partículas de carga também são fundamentais às propriedades mecânicas dos cimentos resinosos, pois

Nos grupos 7, 14 e 21 dias, não existiram diferenças estatisticamente significativas nas 4 etapas de remodelamento tecidual avaliadas infiltrado inflamatório, edema, necrose e