• Nenhum resultado encontrado

Uma edição da ETAP

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Uma edição da ETAP"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

Uma edição da ETAP | 2009-1

KL: sinalização clara

em grandes espaços

LED:

factos e números

www.etaplighting.com:

a sua fonte de informações renovada

(2)

x

índice

k nOVOS PROdUTOS

K7: nova norma para

iluminação de segurança de LED

Novos produtos

K7: nova norma para iluminação

de segurança de LED 2

KL: sinalização clara em grandes espaços 4 Agora com garantia de 5 anos

em iluminação de segurança 5 E1: porque os LED adoram o frio 7 Excellent lighting, saving energy 8

HRSilverTM 8

ELM agora também para DALI 9

Em destaque

Luminárias de LED: as características de eficiência energética fazem a diferença 6 Mediateca de Bourg-lès-Valence 12

Iluminação

& ciência

LED: factos e números 10

Actualidade

www.etaplighting.com:

a sua fonte de informações renovada 14

Novos catálogos 15

O novo plug-in DIALux 15

A K7 da ETAP proporciona aos edifícios iluminação de segurança fiável, segura, duradoura e com inteligência fotométrica num estilo uniforme. Com a K7, aproveita ao máximo as principais vantagens dos LED. Esta gama abrange luminárias para iluminação ambiente, iluminação de vias de evacuação e de sinalização.

Poupe custos de manutenção e de energia

Graças aos LED de alta qualidade e ao design mecânico e térmico perfeito, a fonte de luz de LED da K7 tem uma vida útil prevista de dez anos. Isto significa que a fonte de luz raramente precisará de ser substituída.

A substituição de luminárias fluorescentes des-centralizadas por luminárias LED K7 permite-lhe reduzir o consumo de energia em 70 %. Para um sistema com uma alimentação central, a redu-ção é de 55 %.

Como tal, o custo de investimento inicial mais elevado em comparação ao das lâmpadas fluo-rescentes é amortizado em dois anos.

(3)

3 | lumière.

K7: nova norma para

iluminação de segurança de LED

invista menos para mais segurança

As luminárias de iluminação K7 permitem grandes distâncias de intervalo. A iluminação ambiente com lente de luminosidade exten-siva, instalada a 2,8 m, ilumina 118 m² de superfície com uma ilumi-nação de 0,5 lux. Para ilumiilumi-nação de vias de evacuação, um reflector permite que as luminárias sejam instaladas com 13,5 m de intervalo e a uma altura de suspensão de 2,8 m. As tabelas com as informações das distâncias estão disponíveis na nossa página da Internet.

Sinalização com maior visibilidade

A sinalização bem visível é indispensável em situações de emergência. Um guia de iluminação e uma matriz de pontos permitem que a K7 distribua a luz de forma uniforme por todo o pictograma, o que resulta num melhor reconhecimento e segurança.

As luminárias de sinalização podem ser instaladas com um módulo de via de emergência, o que reduz o número de luminárias necessário para a iluminação da via de emergência ao mínimo.

E o módulo de manchas luminosas permite-lhe obter uma iluminação de 5 lux por baixo da luminária sem qualquer esforço. Isto é o sufi-ciente para distinguir diferenças de nível e de passagens ou para ler as instruções num extintor.

Antecipe futuras expansões

À medida que as suas instalações se expandem, o investimento num sistema de controlo torna-se cada vez mais relevante. Com a K7, isto é possível sem substituir as luminárias de iluminação: um componente de ligação disponível em separado permite-lhe integrar a luminária na rede de comunicação ETAP Safety Manager (ESM).

estilo e tecnologia uniformes por toda a empresa

A K7 representa uma solução adequada para todas as aplicações de iluminação de segurança: iluminação de vias de evacuação, iluminação ambiente e sinalização. As luminárias estão disponíveis como unidades descentralizadas ou para utilização com alimentação central. Individual com autocontrole ou ligada ao sistema de regula-ção central do ESM (com ou sem fios). Com uma gama completa de acessórios de montagem para superfície, para encastrar, suspensão ou montagem em parede.

[mAis informAçõEs: www.etaplighting.com] brochura: downloads > documentation > brochures > "K7" ficha produto: products > emergency lighting > "K7"

Matriz de pontos e guia de iluminação para iluminação homogénea

Menos luminárias com os módulos de via de emergência e de manchas luminosas

Sinalização e iluminação de K7 para um estilo uniforme no seu projecto

A lente de luminosidade extensiva para iluminação ambiente permite-lhe reduzir o número de luminárias

(4)

640 mm KL7

KL8 KL9

k nOVOS PROdUTOS

KL: sinalização clara em grandes espaços

Em grandes espaços, a

sinalização de via de emergência tem que ser claramente visível de longe e de todos os lados: por exemplo, em grandes halls, corredores compridos e intersecções nos aeroportos, estações, salas de exposições, centros comerciais, armazéns, etc. Para esta aplicação particular, a ETAP alargou a sua gama com três grandes luminárias LED de sinalização.

leD e baterias ecológicas

As luminárias KL aproveitam ao máximo as qualidades inerentes da mais recente geração de LED, como uma vida útil longa e um risco mínimo de falha provocada por defeitos na fonte de luz. Além disso, as luminárias LED consomem menos energia, o que representa um aspecto importante a considerar na sinalização permanente. Como todas as luminárias LED da ETAP, em situa-ções de emergência as luminárias KL são ali-mentadas por baterias de NiMH ecológicas.

maior segurança

A fotometria apurada resulta numa ilumina-ção extremamente uniforme dos pictogramas. Desta forma, o pictograma fica facilmente

reconhecível em situações de emergência, facilitando assim a localização da saída.

intervalo

Além da montagem no tecto, um aces-sório especial permite que as luminárias sejam utilizadas para montagem em parede, montagem "em bandeira" ou suspensão por bastonetes. As luminárias KL estão disponí-veis para aplicação com uma alimentação central ou para utilização descentralizada e para ligação ao sistema de controlo central ETAP Safety Manager (ESM).

[mAis informAçõEs: www.etaplighting.com] ficha produto: products > emergency lighting > "KL"

Aplicação Dimensões: LxAxP (mm) intervalo de reconhecimento de acordo com a norma En 1838 (m)

KL7 Sinalização de face única e de dupla face

420 x 210 x 94 38 metros

KL8 Sinalização de face única e de dupla face 640 x 330 x 94 62 metros KL9 Sinalização para passagens

(5)

Agora com garantia de 5 anos em iluminação

de segurança

A ETAP prolonga o período de garantia para produtos de

iluminação de segurança em um ano passando para 5 anos Para si, isto significa mais um ano de segurança e mais uma prova da alta qualidade dos nossos produtos e serviço.

Garantia suportada por qualidade

A partir de 1 de Maio de 2009, o período de garantia para todos os produtos de iluminação de segurança da ETAP entregues será alargado de 4 para 5 anos. Os termos aplicáveis permanecem iguais.

Podemos alargar a nossa garantia como resultado dos nossos esforços constantes para aumentar a fiabilidade dos sistemas electrónicos utili-zados nos nossos produtos. Nos últimos anos, lançámos um programa para tornar os nossos desenhos mais robustos através uma colaboração intensiva com vendedores de componentes de, por exemplo, LED e baterias. A nível interno, continuamos também a investir fortemente

nas instalações de teste e medição para a realização dos inúmeros tes-tes dos produtos na fase de concepção e durante a produção.

No caso pouco provável de ocorrer algum problema…

Fazemos também todos os possíveis para melhorar constantemente o nosso serviço durante e após o período de garantia. A equipa de pro-fissionais no nosso centro de reparações garante-lhe a substituição rápida de qualquer produto com defeito. Este serviço de substituição rápida da ETAP, além da garantia de 5 anos, é a garantia ideal para um sistema de iluminação de segurança em perfeitas condições.

(6)

k eM deSTAQUe

Luminárias de LED: as características de

eficiência energética fazem a diferença

Os edifícios de fontijne Grotnes, designer

e fabricante de máquinas especializadas holandês, receberam uma renovação pro-funda. A ETAP executou tanto a iluminação geral como a iluminação de destaque. Os projectores Milky-way LED dão um toque extra ás pinturas nas paredes. Estes projec-tores orientáveis utilizam até 25 % menos energia do que os projectores de halogéneo. Os projectores de LED também são utilizados em bengaleiros e casas de banho como alternativa energeticamente eficiente. Nesse espaço, a Croon Elektrotechniek instalou a DIPP9, um projector de LED com reduzida altura de encastramento.

irTAs, um escritório de design para infra-estruturas, planeamento espacial e topografia

estava à procura de algo apelativo e original para o corredor de entrada do seu novo edifício. E encontraram, graças às capacidades da tecnologia LED. Uma banda de LED RGB com sistema de controlo integrado cria um padrão de cor subtil e variável na placa de identificação de aço inoxidável. Devido à sua longa vida útil, dimensões compactas e baixo consumo de energia, os LED adequam-se perfeitamente a este tipo de aplicações.

(7)

0 -35 -30 -25 -20 -15 -10 -5 0 5 10 15 20 25 30 35 40 45 50 55 20 40 60 80 100 120 140

E1: porque os LED adoram o frio

As lâmpadas fluorescentes atingem o seu fluxo luminoso máximo a temperaturas ambientes de 25 a 35 °C. O fluxo luminoso diminui rapidamente a temperaturas mais elevadas e especialmente a temperaturas mais baixas. A lâmpada demora também mais tempo a atingir a temperatura de funcionamento ideal e o fluxo luminoso. Isto poderá demorar 20 minutos ou mais a temperaturas de -20 °C e inferiores. Mesmo o fluxo luminoso será 20 % inferior ao fluxo luminoso máximo a temperaturas ambiente ‘normais’. Para proporcionar uma solução adequada e económica para utilizar nestas condições, a ETAP desenvolveu a E1 com LED, uma luminária industrial que está equipada com lâmpadas LED.

eficiência máxima instantânea

Os LED gostam do frio: funcionam idealmente quando têm refrigeração suficiente, o que não é um problema em zonas de refrigeração e congelação. Esta luminária E1 está equipada com 48 LED de 1,2W. Devido ao limite de corrente, os LED mantêm o seu rendimento elevado e possuem uma vida útil de cerca de 50.000 horas. A luminária tem um consumo de corrente de 64 W e produz um fluxo luminoso de 4300 lúmen. Um LED não precisa de aquecer, como tal, o fluxo luminoso está disponível imediata-mente depois de ligar. Não se pode dizer o mesmo das lâmpadas fluorescentes a temperaturas baixas.

A E1 com LED possui um reflector de distribuição luminosa muito intensiva, que o torna perfeitamente adequado para a iluminação de zonas de refrigeração e congelação com prateleiras altas. A luminária possui classe de protecção IP65, o que elimina o pro-blema da humidade.

A luminária industrial com grau de protecção elevado E1, equipada com LED, proporciona-lhe um sistema de iluminação económico para zonas de refrigeração e congelação. Ao contrário das lâmpadas fluorescentes, os LED são insensíveis ao frio.

nOVOS PROdUTOS

Saída de lúmen em %

Temperatura ambiente em °C

LED 6500K T5-Ø16mm

(8)

500 500 500 500 500 14.40 m 0.00 10.80 m 0.00 0.50 10.30 14.40 m 0.00 10.80 m 0.00 0.50 10.30 500 500 500 500 500 500 500 500 500 500 500 500 500500

k eM deSTAQUe

k nOVOS PROdUTOS

Exemplo: Escritorio em open space com faixas de iluminação

Passo 1:

luminárias económicas

Passo 2:

designs de iluminação inteligentes

reflectores com alumínio comum nível de iluminação: 500 lux 36 luminárias, 1x35W

reflectores com alumínio Hrsilver™ nível de iluminação: 500 lux 28 luminárias, 1x35W poupança: 22%

HrSilver

Tm

uma nova geração de alumínio reflector

As luminárias económicas são um primeiro passo importante no sentido da poupança de energia. Em 1997, a ETAP foi a primeira a normalizar o HRA (Alumínio de Elevada Reflexão) nas suas lumi-nárias. Agora levamos este desenvolvimento ainda mais longe: durante 2009, todas as nossas luminárias com reflector serão equi-padas com alumínio HRSilver™.

rendimentos maiores, consumos menores

O alumínio HRSilver™ possui um factor de reflexão extremamente elevado (98%). Por isso, as luminárias com reflector HRSilver™ têm um rendimento significativamente mais elevado, o que lhe permite poupar mais energia. Rendimentos mais elevados, juntamente com distribuições de luz inteligentes, significa menos luminárias e/ou menos potência das lâmpadas. Não arranja sistema mais económico que as luminárias.

[mAis informAçõEs: www.etaplighting.com]

brochura: downloads > documentation > brochures > "HRSilver™" & "Excellent lighting, saving energy"

2 camadas para fortalecer o reflexo prata pura

camada de ligação material base

HRSilver™ Alumínio comum

o objectivo da ETAP é produzir luminárias que combinem uma utilização mínima de energia ao máximo conforto de iluminação. A nossa estratégia para minimizar o consumo de energia está concebida em torno dos quatro passos ilustrados ao lado. fazemos todos os possíveis para melhorar constantemente o nosso desempenho nesta área. É por isso que temos o prazer de apresentar dois novos desenvolvimentos: a normalização do Hrsilver™ nas nossas luminárias com reflector e a possibilidade de utilizar DALi juntamente com ELm, o sistema de regulação de luz da EXCELLUm.

(9)

9 | lumière.

eM deSTAQUe

nOVOS PROdUTOS

DALI luminária Luminária GreenBusTM Detector de preseça I/O Módulo

I/O Módulo I/O Módulo

I/O Módulo Sensor da luz PCS/PCW Botões de energia alimentação PISO 2 DA LI EDA ECU ECU SSU Polaris PISO 1 ELM rede Secure Ethernet (existente) Passo 3: controlo da iluminação

por luminária ou por sala

Passo 4:

controlo da iluminação a nível do edifício

elm agora também para DAli

O Energy & Light Manager (ELM) é um sistema de regulação da luz endereçável e único, concebido a partir de quatro objectivos funda-mentais: economias de energia extraordinárias, qualidade de iluminação ideal, simplicidade no desenho, instalação e utilização e tempo curto de retorno.

O ELM é o único sistema de regulação da luz que aplica, em simul-tâneo, seis estratégias diferentes de gestão de energia, para obter a máxima economia de energia num edifício.

Agora, é também possível regular luminárias com balastro DALI (Interface de iluminação endereçável digital) através do ELM. Isto facilita ainda mais a instalação, juntamente com todos os benefícios do ELM.

[mAis informAçõEs: www.etaplighting.com]

(10)

0 10 20 30 40 50 60 70 80 90 100 2010 2005 2000 1995 1990 1985 1980 1975 1970 1965 1960

os LED eram as lâmpadas minúsculas que originalmente eram utilizadas para fins de indicação. Contudo, o progresso tecnológico tornou-os também adequados para iluminação. Qual é o desempenho dos LED actuais e como concebe um sistema de iluminação eficiente de LED?

Cor da luz do leD

Os materiais semicondutores utilizados para LED transformam energia eléctrica em radiação electromagnética no espectro visível, ou seja, luz.

A cor da luz varia consoante os materiais de construção do LED. Os LED brancos utilizam pós de fósforo para transformar a radiação (principalmente azul) em luz branca. A escolha do fós-foro determina a temperatura da cor da luz. Os LED branco quente têm uma temperatura da cor de cerca de 2500 K, os LED branco frio têm uma temperatura superior a 6500 K.

Potência da luz

Em condições de laboratório, os actuais LED de potência elevada atingem rendimentos lumi-nosos de até 100 lúmen por watt. Contudo, isto exige um grande controlo da temperatura interior (temperatura de junção). Actualmente, 50 a 80 lúmen por watt é já muito bom. Em luminárias de iluminação, a potência de um único LED (até 5 W) continua a ser muitas vezes inferior a outras fontes de luz. Os LED actuais disponíveis produzem um fluxo luminoso total de 200 a 300 lúmen no máximo. É por isso que são necessários vários LED por ponto luminoso.

evolução do leD lm/W (utilização em luminárias de iluminação)

Primeira geração de LED indicadores Guide K9

LED: factos e números

lâmpada fluorescente T5-ø16mm de referência

LED colorido em lm/W LED branco em lm/W

Lâmpada incandescente de referência

E1 LED K9 Guide LED indicadores R En D im En To (L m /W ) TEmpo (ano)

(11)

0 10 20 30 40 50 60 70 80 90 100 100 10 0 50 11 | lumière. Distribuição de luz

A maioria dos LED tem uma distribuição de luz extensiva e emite luz a um ângulo de 120°. Estão também disponíveis distribuições lumi-nosas intensivas (15°, 35°). Podem ser utilizadas ópticas secundárias (lentes, difusores, reflectores) para obter distribuições de luz específi-cas. Uma distribuição de luz adequada é importante para minimizar o número de LED e, como tal, o número de luminárias e o consumo de energia de qualquer aplicação.

Vida útil

Os LED duram até 100.000 horas nas condições ideais, mas a sua vida útil é bastante influenciada pela temperatura interna. De um ponto de vista realístico, está previsto um total de 50.000 horas em condi-ções “normais”, desde estejam reunidos o controlo eléctrico e a dissi-pação de calor adequados. Contudo, o rendimento luminoso dos LED diminui com o tempo, presume-se até -30% no final da sua vida útil.

Vida útil do leD

E1 com LED

Design de luminárias leD: um desafio

Os designers de luminárias LED enfrentam uma série de desafios. Têm de seleccionar os LED adequados para a aplicação em questão. A potência, o rendimento luminoso, a temperatura da cor e os ângulos de meio valor são parâmetros importantes. O design e a integração das ópticas garantem a distribuição de luz necessária. A gestão de calor da luminária LED determinará o seu desempenho. A luminária LED deve ser também esteticamente agradável. O que representa um grande desafio, mas é disso que gostamos na ETAP.

[mAis informAçõEs: www.etaplighting.com] White Paper da ETAP sobre LED em iluminação de segurança: downloads >

documentation > brochures > "LED lifetime in practice"

TEmpo (h x 1000) RE n D im En To L uminoso REL aT iv o (% )

(12)

Chabal Architectes

k eM deSTAQUe

A nova mediateca de Bourg-lès-Valance faz parte de um projecto de desenvolvimento urbano de grande escala levado a cabo pelo município. Com este projecto, pretende-se desenvolver e redesenhar parte do centro, na proximidade da Câmara municipal.

A mediateca é um projecto de Ludovic Viguet e Enri Chabal da Chabal Architectes, uma firma de arquitectos líder. o desenho de engenharia foi entregue a olivier Berger do escritório de desenho CET com sede em meylan. o projecto foi supervisionado por Bruno Gallot do departamento municipal de Património e energia.

(13)

Chabal Architectes

13 | lumière.

eM deSTAQUe

O edifício, com uma área útil total de 1500 m², foi mantido baixo propositadamente para preservar a vista das montanhas de Ardèche. No interior, uma secção central garante que todas as salas à volta do átrio estão interligadas. As salas mais movimentadas (salas de café, de exposições e animação) estão orientadas para sul, realçando o aspecto urbano e reforçando a ligação entre a mediateca e o município. As salas com livros, DVD, etc. e as salas de leitura estão orientadas para norte e tem ligação para o jardim.

O projecto

Em primeiro lugar, a solução de iluminação tinha de proporcionar iluminação adequada que combina conforto visual a um consumo de energia baixo. Além disso, o sistema teria de ser de fácil manutenção e, em simultâneo, integrar-se com a arquitectura minimalista. O desenho das luminárias foi bastante ponderado desde o início do projecto, de forma que pudesse integrar perfeitamente nos diferentes tipos de tecto.

A solução

É necessária uma iluminação de 500 lux nas salas de leitura, 400 lux nas áreas de café, exposições e animação e 300 lux na entrada pública, entrada com ponto de informações e na secção central.

Para obter este resultado e reduzir, em simultâneo, o consumo de corrente, a cidade optou pelas luminárias com reflector da ETAP. A utilização de luminárias UT18, U1 e downlights tipo D1 e D3 per-mitiram que a potência instalada fosse reduzida significativamente.

O resultado

Em termos gerais, actualmente a mediateca poupa 33 % no consumo de energia e nos custos de manutenção. Além disso, esta poupança de custos não é obtida à custa do resultado. Pelo contrário, a ilumi-nação de 500 lux é mantida, o que resulta em melhores condições de trabalho e segurança, apesar de a potência totalizar apenas 2,68 W/m²/100 lux. A qualidade de reflectores das luminárias da ETAP acrescenta substancialmente ao conforto visual, que representa um factor de extrema importância neste tipo de edifício.

A iluminação neste edifício está totalmente em conformidade com os mais recentes requisitos e recebeu a etiqueta de GreenLight.

DADOS DO PrOjeCTO

36 x UT18 e U1 luminária de encastrar 48 x D12 downlights

234 x D3 downlights, quadrado 3 x FA5 luminária de parede

20 x K5 iluminação de segurança para sinalização 13 x K1 iluminação de segurança

potência: 2,68 W/m²/100 lux poupança: 33 %

(14)

k

ACTUALIDADE

www.etaplighting.com:

a sua fonte de informações renovada

Informações detalhadas, precisas e fáceis de encontrar: era o objectivo principal quando considerámos renovar a nossa página da Internet. O resultado, com num design fantástico, está disponível em www.etaplighting.com.

Na página inicial encontra as notícias mais recentes da ETAP. Os botões em cima conduzem-no para os vários grupos de produtos: iluminação e iluminação de segurança da ETAP, Softlight da ALTER e sistemas de regulação de luz EXCELLUM. A página da Internet inclui também bastante informação dos produtos, transferências interes-santes e uma apresentação de boas referências.

As informações de produto correctas num instante

Através da apresentação das gamas, pode percorrer as folhas de especificações dos produtos, que incluem diversas páginas com infor-mações bastante detalhadas:

características técnicas (caixa, dimensões, óptica, tipo de lâmpada ·

... equipamento eléctrico, etc.), esboços…

·

dados fotométricos (rendimentos, intensidades luminosas, ·

cações, UGR (Taxa ofuscante unificada) luminâncias).

Pode também transferir os ficheiros fotométricos para os seus cál-culos fotométricos. Além disso, existem várias hiperligações para as especificações, opções e acessórios, manuais, brochuras, etc.

(15)

15 | lumière.

AcTUALidAde

Foi editada uma nova edição do nosso catálogo de Iluminação de segurança no início de 2009. Esta inclui todas as informações essenciais, como os esboços detalhados, tabelas de intervalos, apresentações dos códigos, etc. Mas porque a ETAP continua a inovar, já pre-parámos um suplemento ao catálogo. Este suplemento inclui as mais recentes luminárias, que já lhe apresentámos neste Lumière. Estes dois catálogos fornecem-lhe uma descrição completa e detalhada dos nossos produtos de iluminação de segurança e das suas especifi-cações técnicas.

Também actualizámos o catálogo da LDI, que inclui as nossas luminárias decorativas de LED. Todas as informações sobre luminárias, controladores, etc. foram agrupadas por série, de forma a facilitar as encomendas.

Pode também transferir este catálogo na nossa página da Internet renovada www.etaplighting.com na secção ‘downloads’.

O novo plug-in DiAlux

Os nossos novos produtos também podem ser encontrados na versão actualizada no nosso plug-in DIALux, que pode transferir a partir da nossa página da Internet (downloads > software: DIALux).

Em alternativa, pode utilizar o nosso plug-in on-line. Encontrará o ficheiro DIALux ULD no separador “photometric data” para cada produto. Clique e arraste o ficheiro para adicionar o produto ao seu projecto.

Novos catálogos

Ver on-line é bom, transferir é ainda melhor

Estão disponíveis on-line software, manuais, documentação e certificados. Precisa da ilustração de uma luminária? Esqueça a digitalização, basta transferir a imagem com um único clique no rato.

No nosso catálogo de iluminação ETAP, é indicado um número de ‘web ref.’ ao lado das imagens, o que significa que estas já estão disponíveis em formato digital. Ou talvez precisa de uma brochura recente? Toda a nossa documentação impressa está também disponível em formato PDF na nossa página da Internet. Também pode subscrever o nosso boletim informativo e/ou lista de endereços para se manter a par das mais recentes notícias.

A eTAP está perto

Se tiver mais questões, não hesite em contactar a ETAP. Todos os dados e des-crição do caminho estão disponíveis em www.etaplighting.com. Certifique-se de que adiciona a página aos seus favoritos.

(16)

eTAP.SCHreDer – iluminação interior, lda. rua da Fraternidade Operária, 3A Apartado 1021 – 2791-701 Carnaxide

Tel. +351-214 242 600 – Fax +351-214 171 203

Em 2008 a ETAP.Schréder em parceria com a CCEnergia e a EDP Corporate participou no Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia Eléctrica (PPEC).

A Fundação CEBI foi uma das instalações que teve a sua iluminação toda remodelada ao abrigo do PPEC.

O objectivo principal desta intervenção foi a redução do consumo de energia associado à iluminação (PPEC) mantendo, ou mesmo em alguns casos, melhorando os níveis de iluminação existentes. Ou seja houve uma melhoria significativa do conforto visual. Após ter sido auditada a instalação cumpria os seguintes requisitos: – Economia de Energia (poupança de cerca de 50%);

– Melhoria dos Níveis de Iluminação; – Melhoria do conforto Visual.

Fazer Mais com Menos

– Eficiência Energética

Referências

Documentos relacionados

A fim de preparar a solução de problemas industriais, devemos modificar as condições de processo, ou seja, entre dois pontos do processo exigimos que se eleve o

REAJUSTE CONCEDIDO AOS PROFISSIONAIS PELO SATED-RJ, APÓS 8 ANOS SEM REAJUSTES NA TABELA, SEGUNDO INFORMAÇÕES DO SINDICATO.. 156 MÃO-DE-OBRA AUDIOVISUAL COSTUREIRA

9.4 Caso algum selecionado desista da data agendada, depois de assinado o contrato de ocupação, ficará impedido de participar do Edital seguinte; 9.5 Os casos

O orifício de ejecção manual encontra-se na porta da unidade óptica e é utilizado para ejectar o tabuleiro da unidade óptica caso o botão de ejecção electrónica não

O termo extrusão do núcleo pulposo aguda e não compressiva (Enpanc) é usado aqui, pois descreve as principais características da doença e ajuda a

Principais mudanças na PNAB 2017  Estratégia Saúde da Família/Equipe de Atenção Básica  Agentes Comunitários de Saúde  Integração da AB e Vigilância 

[r]

Com efeito, nos países que assim procederam, os juristas interpretavam uma norma segundo a autoridade do direito romano e do direito positivo derivado do monarca, da