• Nenhum resultado encontrado

GOYAZ QUARTA-FEIRA, 05 DE MAIO 2021 ANO 136 EDIÇÃO O CENTENÁRIO DE GOIÁS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "GOYAZ QUARTA-FEIRA, 05 DE MAIO 2021 ANO 136 EDIÇÃO O CENTENÁRIO DE GOIÁS"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

JORNAL GOYAZ twitter.com/jornalgoyaz facebook/jornalgoyaz

Leitor/Assine

62 3092-4782

recicle o seu Papel reciclável redacao@goyaz.com.br contato@goyaz.com.br

Internet

G

530 mil alunos

estaduais beneficiados

pelo Cartão Alimentação

Goiânia começa hoje

vacinação de pessoas

com comorbidades

Pág.10

GOYAZ

Pág.06 Pág.04

O ESTADO

A CAPITAL

Mandetta afirma em CPI que

apresentaram a ele proposta de

decreto para alterar bula da

hidroxicloroquina

"Nesse dia, havia sobre a mesa, por exemplo, um papel não timbrado de um decreto presidencial

para que fosse sugerido, daquela reunião, que se mudasse a bula da cloroquina na Anvisa,

colocando na bula a indicação de cloroquina para coronavírus. E foi, inclusive, o próprio presidente

da Anvisa, Barra Torres, que estava lá, que falou: 'Isso não'", disse Mandetta

QUARTA-FEIRA, 05 DE MAIO 2021

ANO 136 EDIÇÃO 22.299

(2)

A

RTIGOS

GOYAZ

QuArTA-FeirA, 05 De mAio 2021

Desde nov.2020, um projeto de me-mória jornalística está no ar. O site Ge-raldo Mayrink levou uma década para ficar pronto e faz uma homenagem ao trabalho do repórter e editor que assi-nou perfis históricos na imprensa bra-sileira. Parte dos 900 textos produzidos por Mayrink já está dispo-nível para professores, estudantes e profissionais, que agora têm acesso a esse estilo único de contar histórias.

Foi Gustavo, filho de Geraldo, quem assumiu a tarefa de resumir na plata-forma a trajetória do jornalista mi-neiro, considerado um gênio da geração por desempenhar múltiplas funções nas Redações, como pautar, apurar, escrever e editar reportagens: “Geraldo Mayrink nasceu em Juiz de Fora (MG), em 1942. Começou a carreira em 1960 e ao longo de cinco décadas passou pelas principais pu-blicações do país, como Binômio, Diá-rio de Minas, O Globo, Jornal do Brasil, Manchete, Veja, IstoÉ, Playboy, Afinal, Correio Braziliense, Revista Goodyear, O Estado de S. Paulo, Jornal da Tarde, Época e Diário do Comércio. Tem uma dezena de livros publicados, entre eles “Juscelino” (biografia), Editora Nova Cultural, 1988; “Memorando” (teatro, coautoria com Fernando Moreira Sal-les), Companhia das Letras, 1993; e “Escuridão ao Meio-dia” (ensaios), Editora Record, 2005. Morreu em 2009, em São Paulo, aos 67 anos”.

Depois da morte do pai, Gustavo Mayrink decidiu empreender um site de memória independente, finan-ciado com recursos próprios e a ajuda de amigos. Foram muitos altos e bai-xos: “Fizemos crowdfunding, tenta-mos agilizar para colocar de pé a ideia em 2019, esfriamos e nos animamos. Mas é compensador terminar algo que valoriza o trabalho de um jornalista a partir de um bom texto e um bom conteúdo”.

A recuperação da obra do pai se tor-nou um desafio enorme diante das centenas de recortes em papel para analisar, já que a maior parte não es-tava digitalizada. Outra questão deci-siva era priorizar quais reportagens e ensaios mais representavam a marca do craque. “Passei os últimos anos or-ganizando e editando o acervo do meu pai, textos escritos entre as déca-das de 1960 e 2000 nas principais Re-dações do país”, conta Gustavo.

Entrevistas feitas por Geraldo May-rink com Elis Regina, Rita Lee e Mané Garrincha fazem parte da primeira leva de textos que foi publicada. A meta é disponibilizar 900 artigos que serão distribuídos em três editorias: Conversas (entrevistas, perfis e me-mória), Cultura (cinema, música e li-teratura) e Cotidiano (crônicas, ensaios e reportagens).

Gustavo Maryink explica que “o cri-tério de seleção passou pela qualidade editorial, pelo ineditismo e caráter inusitado dos textos – boa parte foi publicada em revistas de acesso res-trito, como Goodyear e Takano -, pela relevância cultural e pela possibili-dade de estabelecer conexões com o contexto atual”.

“São textos que mostram como Ge-raldo Mayrink tinha uma capacidade incansável de contar boas histórias, de imprimir um ponto de vista, de ques-tionar o sistema. Textos que nos pare-cem muito vivos, que resistiram ao tempo e que fazem falta no jornalismo de hoje”, disse o publicitário.

Do osso de caça ao App de delivery,

a exploração do trabalho evolui

Pouco depois de o macaco jogar ao ar um osso que segura, na aber-tura de 2001: Uma Odisseia no Es-paço, a cena seguinte substitui o artefato, que serve como uma ferra-menta rudiferra-mentar, pela imagem de um satélite nos céus. Essa sequência foi utilizada pelo diretor Stanley Ku-brick, entre outras razões, para de-marcar a evolução da humanidade e seus meios de trabalho. Icônica na história do cinema, a passagem anuncia as previsões que o filme, ainda em 1968, fazia; mas, nos deta-lhes, revela ali que as discussões sobre o futuro da tecnologia estão re-lacionadas com outros elementos. O osso, nas mãos daquele primata, tanto serve como um instrumento de demonstração de força perante o seu grupo quanto como um meio para subjugar outros animais. Em outras palavras, o controle da ferramenta, tal qual mostra o filme de Kubrick, é uma peça-chave para a evolução e, ao mesmo tempo, um meio de obter poder. Guarde essa analogia em mente, porque ela é fundamental no decorrer desta segunda reportagem da série Comida Cibernética, que discute as relações entre alimentação e tecnologia.

Abel Rodrigues dos Santos, 29, disse que ainda não assistiu a 2001, mas, como poucos, afirma que en-tende as discussões que o filme pro-põe. Desde seus primeiros empregos, sua rotina está relacionada com um dos mais simbólicos aparatos tecno-lógicos do século XXI: as plataformas digitais de trabalho. Diariamente, ele rala das 6h às 23h fazendo entregas para um app de delivery em Brasília. Cumpre uma jornada de pelo menos 12 horas conectado, aguardando e entregando pedidos de comida. As condições laborais de Santos — como ele gosta de ser chamado— re-petem-se Brasil e mundo afora. Também se tornaram mais ou menos conhecidas desde que o trabalho on-line, sobretudo o dos entregadores de comida, ganhou uma importância ímpar após o coronavírus Sars-Cov-2 varrer o mundo com a mais mortal e ubíqua pandemia do novo milênio. A história do entregador é seme-lhante à de muitas pessoas que viram nos meios digitais, primeiro, uma oportunidade e, depois, um modo de “dar um jeito” para sobreviver.Faça uma viagem no tempo. Não por acaso, dez anos separam dois mo-mentos da vida de Santos. Em 2011, iniciava a graduação em recursos hu-manos de uma universidade em Bra-sília e arrumou um emprego com carteira assinada. Perto de se formar, no entanto, largou o serviço para se tornar motorista da Uber. Isso era em 2014. Ele viu no aplicativo a chance perfeita de aliar a conveniência de trabalhar no horário que desejava com a necessidade de se dedicar aos estudos.

Àquela época, o Brasil vivia uma situação de quase pleno emprego,

com uma taxa de desocupação que não chegava a 8% da população eco-nomicamente ativa, segundo dados da Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílios (Pnad) do IBGE. A econo-mia do país ia de vento em popa, após um ciclo virtuoso de cresci-mento do PIB que chegou a quase bater 10% no primeiro trimestre de 2010, de acordo com os indicadores oficiais.

“Entre 2013 e 2015, o Brasil gerou 20 milhões de empregos formais. Isso não aconteceu naturalmente. Isso aconteceu porque existia um con-junto de medidas e regras para que o crescimento de mercado de trabalho acontecesse com a formalização”, afirma em entrevista ao Joio a econo-mista Tereza Campello, ex-ministra do Desenvolvimento Social e Com-bate à Fome e, hoje, pesquisadora do Núcleo de Pesquisas Epidemiológi-cas em Nutrição e Saúde (Nupens) da USP.

“Um conjunto de políticas públi-cas conduziu as empresas a formali-zarem os seus trabalhadores, diferentemente do que está aconte-cendo hoje”, ela complementa. Além da economia aquecida, a proteção social no país permitia, de certa forma, uma dentre duas esco-lhas: ou o mercado formal, com as garantias da consolidação de leis do trabalho (CLT), ou se virar com a di-versidade de frilas que apareciam por aí. Santos preferiu a segunda opção, na qual se manteve por algum tempo. “Terminei a faculdade, mas não gostava muito do trabalho refe-rente ao que me formei. Fui bus-cando outras coisas. Tentei ir para vendas… Mas aí conheci a Uber, onde trabalhei cinco anos”, ele re-corda.Os tempos mudam Os tempos de bonança no país não perduraram, contudo, e tanto quem estava no mercado formal quanto na gig economy —a “economia dos bicos”, termo em inglês que se refere à oferta de trabalhos em plataformas digitais— sentiu a mudança. A partir de 2014, o PIB, até então um gigante, começou a encolher.

A Uber viu aumentar a quantidade de motoristas na plataforma, e aí o pagamento de quem estava por lá caiu. “Ficou meio insustentável por-que essas empresas por-querem cada vez mais, e a remuneração é cada vez menor”, diz Santos. “Quando ficou insustentável”, ele complementa, “veio o iFood”, plataforma para a qual trabalha até hoje.

O entregador diz que, em 2017, quando começou, o corre no delivery prometia ser ainda melhor que o de motorista: “A remuneração era maior em menos tempo. No início pagava-se muito bem. Na época, você fazia cinco ou seis entregas em uma hora e ganhava R$ 100 de bonificação. Tinha vários tipos de incentivo: além das promoções, bônus aos fins de se-mana, mais promoções em dias de chuva…”.

CHRISTIANO AFONSO C. PEREIRA

Presidente

LUIZ AFONSO C. PEREIRA

Diretor de redação / jornalista responsável FeNAj:  Nº 1602/Go

VIRGINIA DOS SANTOS

Financeiro

MAURÍCIO BORGES

Departamento contábil

LUIZ FERNANDO RODOVALHO

Vendas & marketing

LEANDRO GONDIM

Webmaster

NATHAN NAZARENO

ilustrador & chargista

ANTÔNIO COSTA editoria brasília - DF ATeNDimeNTo Ao leiTor (62) 3092-4782 GUSTAVO MACHADO Diagramação / Arte O Publique-se, mecanismo de busca que indexa milhares de processos judiciais e suas movi-mentações envolvendo políti-cos, retoma a sua campanha colaborativa a partir desta quinta-feira, 22.abr.2021. A ini-ciativa é direcionada a jornalis-tas que desejem trabalhar de forma voluntária na checagem de processos judiciais do pro-jeto.

“O objetivo é contribuir para investigações jornalísticas sobre candidatos a cargos públicos, na medida em que facilita o acesso a provas, relatórios, comprovantes e documentos anexados a esses processos”, ex-plica Reinaldo Chaves, coorde-nador do Publique-se.

O projeto é uma iniciativa da Associação Brasileira de Jorna-lismo Investigativo (Abraji), em parceria e com financiamento da Transparência Internacional - Brasil e apoio técnico da Di-gesto, empresa de inteligência jurídica.

Em out.2020, um grupo de 13 jornalistas e pesquisadores de várias partes do país foi selecio-nado para esse programa cola-borativo. É uma oportunidade para quem quer aprender mais sobre o Judiciário.

"Está sendo uma ótima expe-riência, em pouco tempo che-quei processos dos principais políticos do país, como Lula, e estou começando a entender um pouco melhor essa com-plexa rede do sistema judiciário. Sem falar que é uma honra par-ticipar de um trabalho colabo-rativo, tão importante para os jornalistas e pesquisadores em geral", conta Cristiane Paião, editora da Globo News São Paulo, uma das checadoras vo-luntárias.

A equipe do Publique-se ex-plica que todos os processos ju-diciais incluídos no banco de dados do projeto precisam ser checados semanalmente para entrar no site. “Dessa maneira, verificamos se há algum polí-tico envolvido”, detalha Leticia Kleim, assistente jurídica da Abraji.

Já foram encontrados 7.323 processos judiciais que têm nas partes candidatos às eleições de 2016, 2018 e 2020 - um total de 3.445 políticos até o momento. Vale ressaltar que a busca é feita por nomes, sem distinção de partido político. Confira aqui a metodologia do Publique-se. Esses processos são uma fonte de informação pública, mas seu acesso nos tribunais possui muitas barreiras, como a necessidade de senhas e de consultar diversas telas e ter-mos jurídicos que nem sempre são acessíveis. Além disso, no país, há 91 tribunais, o que torna o processo ainda mais tra-balhoso.

“Com essa mobilização pú-blica, a Abraji busca a transpa-rência dessas informações, essencial para o trabalho de jor-nalistas investigativos e de pes-quisadores pelo Brasil.

eNVie seu ArTiGo

De oPiNiÃo

GOYAZ

eXPeDieNTe Fundado em 1884 por Felix de Bulhões de Leopoldo de BulhõesANo 135 - o ceNTeNÁrio De GoiÁs

GoYAZ.com.br As cartas devem ser enviadas por email contato@goyaz.com.br - Deve conter nome completo, endereço, número de CPF e telefone Fale conosco

AbrAji

Site reconstrói

legado de

Geraldo Mayrink

envie seu artigo com foto, nome e cPF para contato@goyaz.com.br

GOYAZ COMUNICAÇÕES, LTDA CNPJ: 27.641.498/0001 -28 RUA 1.130 QD 236 LOTE 19 SETOR MARISTA TEL: (62) 3092-4782 chico NelsoN

Campanha

colaborativa para

checagem de

processos

judiciais

Guilherme Zocchio

(3)

JUNTE-SE A NÓS PELA DERRUBADA DOS VETOS DE NÚMEROS 13.16

E 13.27, LANÇADOS NO PARÁGRAFO PRIMEIRO DO ARTIGO 54,

BEM COMO SOB O § 2º DO ARTIGO 175 DA LEI Nº 14.133/2021.

13.16 E 13.27

TRANSPARÊNCIA

NAS LICITAÇÕES

O BRASIL QUER TRANSPARÊNCIA NAS LICITAÇÕES

A licitação pública deve ser transparente para que o

cidadão possa ter acesso às informações nos jornais

de sua cidade. A nova Lei de Licitações 14.133/21,

que estabelece esse processo, corre sério risco.

O veto feito pelo presidente na lei suspendeu a

obrigatoriedade da publicação dos editais de

licitação nos jornais, o que prejudica a transparência

dos gastos governamentais.

A ampla publicidade a respeito das contratações

governamentais evita fraudes, superfaturamento e

direcionamento em contratos e privilégios.

PELA DERRUBADA DOS VETOS

NAS LICIT

TRANSP

A

S LICIT

TA

AR

ANSP

PA

AÇÕES

ARÊNCIA

13.16 E 13.27

PELA DERRUBAD

13.16 E 13.27

A DOS

PELA DERRUBAD

AÇÕES

13.16 E 13.27

VETOS

A DOS VETOS

obriga

o f

et

O v

tabelec

que es

de sua cidade

cidadão pos

A licitação pública de

oriedade da publicação dos editais de

e na lei suspendeu a

esident

o pelo pr

eit

o f

so

es

oc

se pr

e es

tabelec

ei de Licitaç

a L

v

. A no

de sua cidade

so às inf

es

er ac

sa t

cidadão pos

e ser tr

v

A licitação pública de

oriedade da publicação dos editais de

e na lei suspendeu a

.

o

e sério risc

orr

, c

so

21,

/

133

ões 14.

ei de Licitaç

ões nos jornais

ormaç

so às inf

a que o

e par

ent

anspar

e ser tr

ões nos jornais

a que o

ecionament

dir

ernamentais e

v

go

A ampla publicidade a r

t

dos gas

licitação nos jornais, o que pr

oriedade da publicação dos editais de

t

obriga

os e privilégios.

t

a

ontr

o em c

ecionament

audes, superf

vita fr

ernamentais e

espeit

A ampla publicidade a r

ernamentais.

v

os go

t

licitação nos jornais, o que pr

oriedade da publicação dos editais de

os e privilégios.

o e

ament

tur

a

audes, superf

ões

taç

a

ontr

o das c

espeit

ência

anspar

ejudica a tr

licitação nos jornais, o que pr

oriedade da publicação dos editais de

o e

ência

OMO SOB O § 2º DO ARTIGO 17

BEM C

ADO

, LANÇ

7

7, LANÇ

E 13.2

S PELA DERRUBAD

JUNTE-SE A NÓ

O BRASIL QUER

5 D

OMO SOB O § 2º DO ARTIGO 17

AFO PRIMEIRO DO ARTIGO 54,

GR

Á

AR

S NO P

PAR

ADO

S VET

A DO

PELA DERRUBAD

DA DO

ARÊNC

TRANSP

PARÊNCIA NAS LICIT

O BRASIL QUER

21.

20

/

/2

133

A LEI Nº 14.

D

DA LEI Nº 14.

AFO PRIMEIRO DO ARTIGO 54,

16

S 13.

S DE NÚMERO

O

S VET

AÇÕ

CIA NAS LICIT

TA

16

(4)

Para esse grupo o atendimento será exclusivamente agendado pelo aplicativo Prefeitura 24 horas em 12 postos distribuídos

em todas as regiões da capital.

Começa hoje vacinação de

pessoas com comorbidades

A

GOYAZ

QUARTA-FEIRA, 05 DE MAIO 2021 Estação Ferroviária

CAPITAL

oiânia passa para a próxima fase de vacina-ção contra a Covid-19 nesta quarta-feira (5/5) incluindo as pessoas com comorbidades. Para esse grupo o atendimento será exclusivamente agendado pelo aplicativo Prefeitura 24 horas em 12 postos distribuídos em todas as regiões da capital. Outros 12 postos de vacinação serão destinados para a conti-nuidade da aplicação das pri-meira e segunda dose em idosos e para a primeira e segunda doses em trabalhadores da saúde. O Plano Municipal de Va-cinação de Goiânia (PMV) segue os planos estadual e federal de vacinação.

A vacinação de quem tem comorbidades ocorrerá em duas fases. A primeira vai ser para pessoas com Síndrome de Down, de 18 anos a 59 anos; pessoas com doença renal crô-nica em terapia de substituição renal (diálise) de 18 a 59 anos; gestantes e puérperas com co-morbidades, de 18 a 59 anos; pessoas com comorbidades, de 55 a 59 anos; e pessoas com De-ficiência Permanente cadastra-das no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) de 55 a 59 anos.

A segunda fase, a ser iniciada logo após a conclusão da pri-meira, irá vacinar as pessoas com outras comorbidades

con-templadas nas definições do Mi-nistério da Saúde organizadas por faixa etária de maneira de-crescente; pessoas com Defi-ciência Permanente cadastradas no BPC; gestantes e puérperas, independente de condições pré-existentes.

POSTOS DE VACINAÇÃO (POR AGENDAMENTO PELO APLICATIVO PREFEITURA 24 HORAS)

· Distrito Leste Upa Novo Mundo

Upa Chácara do Governador · Distrito Sudoeste

CSF Residencial Itaipu Ciams Novo Horizonte · Distrito Noroeste CSF Boa Vista -CSF Novo Planalto · Distrito Norte CSF Jd Guanabara I · Distrito Oeste CSF São Francisco CSF Vera Cruz II · Distrito Sul UPA Jd América · Distrito Campinas-Centro CSF Leste Universitário CS Cidade Jardim

(Sirlene Mendonça, da editoria da Saúde)

G

A Prefeitura de Goiânia produziu de Janeiro a abril deste ano 57.295 meios-fios para serem utilizados nas obras realizadas na cidade. A produção é feita na Secreta-ria Municipal de Infraestru-tura (Seinfra), que também fabrica outros equipamentos de manutenção urbana. No mesmo período, foram pruduzidos 240 tam-pas de boca de lobo, 155 ar-mações de tampa de boca de lobo, 130 cavaletes, 93 vigas, 72 tampas de pv, 15 arma-ções de tampa de pv e 14 ar-mações para grelhas.

A Seinfra também fez 24 anéis de concreto, peça cir-cular pré-moldada muito utilizada em projetos de construção civil, e 25 grelhas de concreto pré-moldado para o escoamento da água das chuvas em áreas

exter-nas de residências, calçadas, pátios, estacionamentos, in-dústrias e edifícios.

"Nós temos na nossa ca-pital inúmeras obras de me-lhorias e a Seinfra contribui muito para o desenvolvi-mento da cidade", diz o pre-feito Rogério Cruz.

"Nossa produção própria é fundamental para as obras na capital, das menores às maiores. Os funcionários tra-balham com afinco para en-tregar o melhor resultado para a população de Goiânia e deixar a cidade com uma melhor infraestrutura", ex-plica o titular da Seinfra, Fausto Sarmento.

O engenheiro de Minas e gerente da unidade de Pré-Moldados e Usinagem de Concreto da secretaria, Re-nato Boarreto, destaca o alto nível dos servidores respon-sáveis pela produção. "Na Gerência de Pré-Moldados temos uma equipe de 22 ser-vidores comprometidos e al-tamente especializados, alguns fazem parte da Sein-fra há 30 anos e conhecem detalhadamente as caracte-rísticas de cada peça produ-zida", afirma. (Juan Meloni, da editoria de Infraestrutura)

Prefeitura produz

mais de 57 mil

meios-fios

em quatro meses

Recursos serão destinados

para a compra de

equipamen-tos de segurança para

portei-ros, serventes e merendeiras.

Evento será realizado nesta

quarta-feira (5/5) no CMEI

Demes Júnio Divino de Freitas

A Prefeitura de Goiânia inaugura nesta quarta-feira (5/5), às 8h, Ambientes de Rápida Implantação no Cmei Demes Júnio Divino de Freitas, no Jardim Bal-neário Meia Ponte. Du-rante a entrega, o prefeito Rogério Cruz e o secretário de Educação de Goiânia, Wellington Bessa, anun-ciam a liberação de R$ 1.995.062,45 para as insti-tuições de ensino.

Os recursos fazem parte do Programa de Autono-mia Financeira das Institui-ções Educacionais (Pafie) e serão utilizados, segundo o professor Bessa, para a compra de equipamentos de proteção individual (EPIs) para porteiros, ser-ventes e merendeiras das escolas e Cmeis. "Com esses recursos chegando

nas contas das instituições, os conselhos terão autono-mia para adquirir másca-ras, luvas térmicas, óculos de proteção, toucas e todos os itens para que nossos servidores possam traba-lhar com segurança", ex-plica.

Além da liberação do Pafie, o evento marca a abertura de quatro novas salas e dois banheiros na unidade educacional. Com isso, o CMEI amplia seu atendimento de 180 para

260 crianças. Essa será a quarta inauguração de Am-bientes de Rápida Implan-tação promovida pela atual administração.

"No início da gestão de-terminamos uma força-ta-refa para modernizar e melhorar a infraestrutura física das unidades de Edu-cação e estarmos prepara-dos para o retorno das aulas presenciais quando garantida a segurança ne-cessária", destaca Rogério Cruz.

Prefeitura abre vagas em

CMEI e libera R$ 2 mi para

instituições de ensino

(5)

EXTINÇÃO DO TCM: DEPUTADOS SE DIVIDEM Pra quem tem dúvida de que o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-GO) é um repositório de vantagens para apaniguados, eis a in-formação: são sete conse-lheiros na ativa e 28 aposentados, com salário in-tegral e vitalício. No Portal da Transparência do órgão consta que, somente em fe-vereiro, a despesa com esses aposentados passou de R$ 1 milhão. Já com os atuais, praticamente R$ 290 mil. Aquilo é um acolhedouro de políticos em fim de car-reira, presenteados com a mamata por governadores de todos os partidos. Resta ver se a Assembleia Legisla-tiva, que faz grande parte das indicações, vai manter o projeto ou recuar. Ontem co-meçou a contar o prazo (10 sessões ordinárias) para apresentação de emendas ao projeto.

DEBATES

Aliás, a sessão ordinária da Alego ontem foi pratica-mente toda sobre a PEC. O primeiro a levantar a discus-são foi o deputado Helio de Sousa (PSDB), que se posi-cionou contrário à extinção do órgão. “Iniciado em 1977, quando foi criado o embrião e estruturado o TCM, conso-lidado pela Constituição Es-tadual de 1989, que deu segurança jurídica para pre-feitos e vereadores, é uma

instituição salutar.”

Helio lembrou que o órgão chegou a ser extinto em 1997 e, 55 dias depois, foi recriado com aval da Assem-bleia. “Agora volto a ser con-tra a extinção do TCM porque isso só vai aumentar os custos ao erário, em vez de diminuir, já que os servi-dores e conselheiros conti-nuarão recebendo do Estado normalmente.”

O tucano disse que as en-tidades representantes dos prefeitos e dos vereadores seriam contrárias à extinção do TCM. “Não há vantagem em extinguir uma estrutura que já funciona e que dá boas orientações para eles, o mesmo não ocorreria se concentrasse tudo isso no TCE-GO, que já tem muito trabalho.”

O autor da PEC, Henrique Arantes, defendeu que não haverá qualquer prejuízo em relação à fiscalização dos mu-nicípios, trabalho que será realizado pelas câmaras mu-nicipais com apoio técnico do TCE. “Também não vai exis-tir o aumento de corrupção e mau uso de verba pública como estão dizendo. Nós só temos apenas três Estados no Brasil com TCM”, argumen-tou.

Arantes disse entender o motivo pelo qual a Federa-ção Goiana dos Municípios (FGM) e Associação Goiana de Municípios (AGM) se ma-nifestaram contrariamente à extinção do órgão: “Eles são reféns do órgão”.

Os deputados Delegado Humberto Teófilo (PSL) e Major Araújo (PSL) concor-daram com Arantes, sobre a extinção do órgão. “Assinei essa PEC e concordo que o

TCM, há muito tempo, não é essencial. Ainda mais no modelo que existe em Goiás”, disse Araújo.

No contraponto, o depu-tado Talles Barreto (PSDB) se manifestou contrário à ex-tinção do TCM. Barreto disse ter visitado prefeitos e líde-res de entidades replíde-resenta- representa-tivas dos municípios goianos e, segundo ele, muitos de-fendem a continuidade do TCM. “Os prefeitos estão sa-tisfeitos com a fiscalização do TCM.”

OUVIR MP E OAB

O tucano defende que o Ministério Público Estadual e a OAB sejam chamados para discutir a possibilidade de extinção do tribunal. “De-vemos realizar essa audiên-cia pública. Nós temos que ouvir também os meios que são relacionados ao tribunal. Não podemos decidir isso sozinhos.”

O deputado Tião Caroço (DEM), conselheiro aposen-tado do TCM, disse que o órgão é importante para as prefeituras e que a extinção não afetará apenas os servi-dores, mas também os mu-nicípios, o Estado e até mesmo a Assembleia Legis-lativa.

O parlamentar afirmou que é preciso ouvir os prefei-tos e todos os envolvidos para entender de fato a im-portância do TCM e as con-sequências da extinção do órgão.

Virmondes Cruvinel (Ci-dadania), filho de um conse-lheiro aposentado do TCM, também se posicionou con-trário a possível extinção da corte. “Estamos falando de um órgão de controle e as-sessoramento que se faz in-dependentemente de partido A ou B. O importante é que o recurso seja cum-prido e o serviço seja pres-tado, especialmente em áreas essenciais como Saúde e Educação. Perder um órgão desse porte para mim significa um retrocesso sem precedentes.”

A deputada Lêda Borges (PSDB) também se manifes-tou contra o projeto. “Como ex-prefeita, não sou favorá-vel ao fechamento do TCM. Trata-se de um órgão que auxilia e orienta a gestão municipal. Tive muitas orientações do órgão quando estive prefeita de Valparaíso.”

Segundo Lêda, não há economicidade com o fecha-mento do TCM, pois há mui-tas despesas que não podem ser canceladas, como os ser-vidores aposentados do órgão. “Nós municípios per-deremos um órgão de orien-tação. Discordo do deputado Henrique. Câmara Municipal não tem capacidade técnica para julgar contas, elas têm capacidade política. Contas aprovadas pelo TCM são der-rubadas por Câmaras por questões políticas. Já o TCM é técnico.”

(6)

Benefício garante a cada

estu-dante matriculado R$ 30

men-sais. Medida conta com

investimento de R$ 15,9

mi-lhões, e será paga nos meses de

maio, junho e julho. “A qualidade

da alimentação da criança é

fun-damental para o seu

cresci-mento, para a capacidade

cognitiva e educacional”, afirma

governador

O Governo de Goiás lançou, nesta terça-feira (04/05), em evento no Salão Dona Gercina Borges, no Palácio das Esmeral-das, o Cartão Alimentação, be-nefício que será disponibilizado a todos os 530 mil estudantes da rede estadual de ensino. “Temos uma somatória de ações. Existe uma preocupação em resgatar essa geração na perspectiva real de vencer na vida”, afirmou o go-vernador Ronaldo Caiado du-rante a solenidade.

O programa visa melhorar as refeições dos alunos durante o período de aulas não presen-ciais, informa a secretária de Es-tado da Educação, Fátima

Gaviolli. Cada estudante rece-berá R$ 30 por mês para a aqui-sição de alimentos. O cartão substitui os kits de alimentação distribuídos pela pasta em todo o Estado desde o segundo se-mestre do ano passado.

A medida conta com investi-mento de R$ 15,9 milhões, e será paga nos meses de maio, junho e julho. São quase R$ 48 milhões oriundos do Tesouro Estadual. Ainda continuam sendo envia-dos mais R$ 9,00 da agricultura familiar para entrega de frutas e verduras que são distribuídas pela unidade escolar.

A meta do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Es-tado da Educação (Seduc), é proporcionar às famílias con-templadas maior autonomia na compra de alimentos dos gêne-ros que mais necessitam. “A qualidade da alimentação da criança é fundamental para o seu crescimento, para a capaci-dade cognitiva e educacional”, justifica Caiado.

“Tudo está ligado a uma preocupação que temos com as crianças entre os três primeiros anos de idade até a fase da ado-lescência”, explica o governador. “Neste período, é preciso inves-tir na saúde e na alimentação das crianças, para que tenham um desenvolvimento capaz de

acompanhar a demanda mun-dial de hoje, com um nível de educação cada vez mais sofisti-cado”, complementa.

Caiado fez questão de home-nagear servidores, diretores, professores e coordenadores do setor. “As homenagens devem ser prestadas a quem de direito merece, por serem os reais rponsáveis pela mudança que es-tamos fazendo em Goiás”, disse. Ele qualificou a titular da Pasta, Fátima Gaviolli, como “a melhor secretária da Educação do Bra-sil”.

“Cada evento da Educação para mim tem valor especial, pois sabemos o quanto as crian-ças precisam ser bem tratadas nas escolas, que é onde está o futuro do nosso País e do nosso Estado”, afirmou a presidente de honra da Organização das Vo-luntárias de Goiás (OVG) e coor-denadora do Gabinete de Políticas Sociais (GPS), pri-meira-dama Gracinha Caiado.

O vice-governador, Lincoln Tejota, disse que “aluno não aprende com fome” e que um Estado forte é o que cuida das pessoas. Ele citou as entregas do governador Ronaldo Caiado. “Todas as escolas do Estado estão sendo reformadas com qualidade, quadras esportivas e laboratórios novos, os alunos

contam com material escolar e uniformes gratuitos”, enume-rou.

A retirada do cartão deve ser feita na unidade escolar onde o aluno está regularmente matri-culado, pela mãe, pai ou respon-sável legal, mediante a apresentação de documento pessoal. Nas famílias onde há mais de um filho, ou tutelado matriculado na rede estadual, o valor do benefício referente a cada um dos estudantes será de-positado em um mesmo cartão. As compras poderão ser feitas em qualquer um dos comércios credenciados em Goiás, limita-das ao valor do saldo.

“Provavelmente só em Goiás haja uma ação desta qualidade”, diz a secretária da Educação, Fá-tima Gaviolli. Ela informa que o recurso só pode ser utilizado para a compra de alimentos. Os que tentarem comprar bebida alcoólica ou cigarro terá o bene-fício bloqueado no mesmo mo-mento. Caso não haja o saque do valor em até 90 dias, o di-nheiro será devolvido ao Estado. Desde o começo da pande-mia de Covid-19, em março de 2020, o Estado busca garantir a segurança alimentar e nutricio-nal de quem frequenta as esco-las públicas geridas pelo governo. Apenas no primeiro

se-mestre do ano passado, foram repassados R$ 54.286.425,00 para o Auxílio Alimentação, que consistia no depósito mensal de R$ 150 para cada aluno conside-rado em situação de vulnerabi-lidade social, cadastrado em programas sociais como o Bolsa Família. A partir de agosto de 2020, o benefício foi substituído pela entrega de kits de alimenta-ção.

O cartão que será entregue aos estudantes é administrado pelo Banco do Brasil. O superin-tendente da instituição, Gustavo Henrique Rosa, afirmou que foram emitidas 400 mil unida-des para atender à demanda do governo. Para que o projeto fosse viável, a instituição não cobrou nenhuma taxa pelo car-tão.

“Esse gesto vai ficar marcado em nosso governo. Quero mais parcerias nesse sentido”, reco-nheceu o governador. Já

Gus-tavo agradeceu pela

oportunidade de fazer parte do projeto. “Estamos do lado do se-nhor nessa ação de colocar ali-mentos na mesa de crianças, uma demanda social importan-tíssima porque, se queremos um futuro melhor para o nosso país, é preciso cuidar das crianças agora”, disse o superintendente do BB.

O

GOYAZ

QUARTA-FEIRA, 05 DE MAIO 2021

CORA CORALINA

ESTADO

Governo vai investir

R$ 12 milhões no programa

Sinaliza Goiás

Na ocasião, será oficializada abertura do Movimento Maio Amarelo, mês dedicado à prevenção de acidentes de trânsito

EX-COLUNISTA DOGOYAZ

530 mil alunos estaduais beneficiados

pelo Cartão Alimentação

governador Ro-naldo Caiado lança, nesta q u a r t a - f e i r a (05/05), às 9h, na sede do De-partamento Es-tadual de

Trânsito (Detran-GO), o pro-grama Sinaliza Goiás. A inicia-tiva prevê investimento de quase R$ 12 milhões para im-plantar e revitalizar a sinaliza-ção viária de 127 municípios goianos.

O programa foi desenvol-vido pelo Governo de Goiás, por meio do Detran-GO, para auxiliar municípios que, em razão da falta de estrutura e téc-nicos especializados, necessi-tem de apoio para cumprir o que estabelece o Código Brasi-leiro de Trânsito (CTB), refe-rente à sinalização.

Nas duas etapas do projeto, serão adquiridas quase 30 mil unidades de placas e implanta-dos mais de 300 mil metros quadrados de sinalização hori-zontal. O objetivo é garantir maior segurança aos morado-res e condutomorado-res goianos.

Na ocasião, será realizada ainda a abertura oficial do Mo-vimento Maio Amarelo, dedi-cado ao mês de prevenção aos acidentes de trânsito. Durante todo o mês de maio, serão rea-lizadas, na Região Metropoli-tana de Goiânia e em diversos municípios do interior, uma série de ações específicas sobre faixa de pedestre, os perigos do uso do celular enquanto dirige e o respeito à sinalização e às leis de trânsito.

(7)

BRASIL VENEZUELA PERU EQUADOR COLÔMBIA ARGÉLIA TUNÍSIA LÍBIA EGITO ARÁBIA SAUDITA IRAQUE TURQUIA IRÃ TURCOMENISTÃO LAOS UZBEQUISTÃO QUIRGUISTÃO CAZAQUISTÃO MONGÓLIA AFEGANISTÃO PAQUISTÃO ÍNDIA NEPAL BUTÃO MYANMAR TAILÂNDIA CAMBOJA Vietnã FILIPINAS JAPÃO HONG KONG TAIWAN COREIA DO SUL COREIA DO NORTE MALÁSIA Papua-Nova Guiné FIJI INDONÉSIA CHINA RÚSSIA AUSTRÁLIA NOVA ZELÂNDIA SÍRIA MALI MAURITÂNIA PORTUGAL ESPANHA FRANÇA ALEMANHA REINO UNIDO IRLANDA ISLÂNDIA UCRÂNIA POLÔNIA GRÉCIA ROMÊNIA REP. TCHECAESLOVÁQUIA BIELORRÚSSIA LITUÂNIA LETÔNIA ESTÔNIA FINLÂNDIA SUÉCIA NORUEGA HUNGRIA MONTENEGRO ESLOVÊNIA ÁUSTRIA CROÁCIA BÓSNIA ALBÂNIAKOSOVO BULGÁRIA SÉRVIA MOLDÁVIA HOLANDA DINAMARCA BÉLGICA SUÍÇA LUXEMBURGO ANDORRA ITÁLIA SAARA OCIDENTAL MARROCOS SENEGAL CABO VERDE GÂMBIA

GUINÉ-BISSAU BURKINAFASO BENIN TOGO NIGÉRIA CHADE REPÚBLICA CENTRO-AFRICANA REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DO CONGO CONGO GABÃO GUINÉ EQUATORIAL CAMARÕES SUDÃO ETIÓPIA QUÊNIA ANGOLA NAMÍBIA Botsuana ZÂMBIA ZIMBABWE MOÇAMBIQUE MALAWI MADAGASCAR Seicheles MALDIVAS SRI LANKA BRUNEI SINGAPURA TIMOR-LESTE TIMOR Bangladesh Suazilândia LESOTO ÁFRICA DO SUL TANZÂNIA UGANDA RUANDA BURUNDI ERITREIA DJIBOUTI KuWAIT CATAR EAU OMÃ GEÓRGIA LÍBANO CHIPRE NORTE DO CHIPRE ISRAEL PALESTINA JORDÂNIA ARMÊNIA IÊMEN SOMÁLIA SUDÃO DO SUL NÍGER GANA COSTA DO MARFIM LIBÉRIA SERRA LEOA GUINÉ ESTADOS UNIDOS GROENLÂNDIA CANADÁ GUATEMALA EL SALVADOR COSTA RICA PANAMÁ HONDURAS NICARÁGUA BELIZE PARAGUAI BOLÍVIA CHILE ARGENTINA URUGUAI MÉXICO CUBA JAMAICA HAITI REP. DOMINICANA TRINDADE E TOBAGO SURINAME GUIANA FRANCESA GUIANA

Numa época de tantas mentiras, o jornalismo nunca foi tão importante.

O Brasil acaba de cair perigosamente no ranking da liberdade de imprensa:

somos o 111º país na lista de 2021*. Agora estamos na zona vermelha,

onde a situação de trabalho dos jornalistas é considerada mais difícil.

Mas o jornalismo brasileiro vai continuar cumprindo sua missão de buscar

a verdade. Porque seu direito à informação é sagrado. E a imprensa existe

para mostrar a verdade a você e ao país.

3 de maio. Dia Mundial da Liberdade de Imprensa.

*FONTE: Repórteres Sem Fronteiras.

situação boa

111º

Brasil

1º noruega 9º portugal 18º uruguai 25º austrália 44º Estados unidos 122º afeganistão 137º tailândia 148º venezuela 173º cuba 177º china 105º Kuwait Situação grave

A Terra é plana.

A vacina implanta

um chip.

O Brasil vai bem

na liberdade de

imprensa.

(8)

A

GOYAZ

QUARTA-FEIRA, 05 DE MAIO 2021

NÁPOLIS

Paróquia Sant’Ana

HOJE

Prefeitura de Anápolis

realiza levantamento da

fauna do Parque Onofre

Quinan

As medidas são importantes para o manejo e preservação das espécies, bem como, para as ações de educação ambiental. Macacos-prego, bem-te-vis, beija-flores, garças-brancas, sa-guis, canário da terra e sapos. Esses são alguns dos animais encontrados dentro do Central Park Senador Onofre Quinan, na Vila Góis, e que estão sendo ca-talogados pela equipe ambien-tal da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Habitação e Planejamento Urbano. A inicia-tiva é uma ferramenta impor-tante para tomada de decisões de manejos naturais e trabalhos de preservação e educação am-biental.

Ao final do levantamento, será construída uma plataforma de alimentação para os prima-tas. “É uma espécie de mesa alta, algo como um metro e setenta centímetros de altura, onde vamos colocar os alimentos que eles consomem, como banana, maçã, mamão e ovos. Todas as comidas serão fornecidas pela Ceasa, em parceria com produ-tores”, aponta o secretário da pasta, Mauro Douglas Ribeiro. A médica veterinária da se-cretaria, Elisângela Sobreira, ex-plica que os animais conseguem sobreviver com a alimentação oferecida pela natureza, mas a plataforma é um complemento importante para atrair e manter os animais dentro do espaço de mata nativa ali existente. “Mui-tas pessoas acabam alimen-tando esses animais com arroz, feijão, pipoca, pão e bolo. Ao

contrário do que imaginam, isso causa muito mal a eles”, diz. Aliado a isso, será feito um trabalho de conscientização ambiental com moradores pró-ximos ao parque e frequentado-res, sobretudo nos fins de semana.

O Central Parque Onofre Quinan ficou fechado por vários anos, aguardando cuidados que nunca chegaram. Somente no ano passado recebeu as primei-ras intervenções. Trabalho reali-zado pela Secretaria Municipal de Obras assegurou o desasso-reamento do lago. Parceria entre várias pastas da atual gestão também permitiram ações pon-tuais como limpeza, podas e pe-quenas recuperações.‘

Em Anápolis, diversidade

cultural foi assunto na

rede de Educação no mês

de abril

Patrimônios históricos de Anápolis, tradições indígenas, comidas típicas de regiões e brincadeiras foram destaque nas unidades escolares, no Pro-jeto Talentos do Coração. A cultura foi o tema do pro-jeto “Talentos do Coração” neste mês de abril. Elaborado pela Se-cretaria Municipal de Educação, a iniciativa tem como finalidade trabalhar habilidades gerais e socioemocionais definidas na Base Nacional Comum Curricu-lar (BNCC). As ações trabalha-das contemplaram a história e a tradição de povos, patrimônios históricos, brincadeiras, comi-das e músicas. “A identidade cultural e o sentimento de per-tecimento aliados ao estímulo do respeito às diferenças são

pi-lares no desenvolvimento das competências e habilidades dos nossos estudantes”, diz a secre-tária Municipal de Educação, Eerizania de Freitas, que tam-bém destacou a importância da participação das famílias no de-senvolvimento do projeto.

Para a professora Luciana Ri-beiro, do Centro Municipal de Educação Infantil Professora Núbia Eliene, “a cultura é uma condição histórica da humani-dade e nós, como adultos, mais experientes no processo de de-senvolvimento humano, somos a ponte entre esses conheci-mentos e as crianças”. Pyetro Augusto, estudante do infantil V, de apenas cinco anos, é estudante do Cmei

Pro-fessora Cinthya Rodrigues e se encantou pelo tema. “Cultura é tudo o que vivemos e aprende-mos. Em Goiás temos a música sertaneja, arroz com pequi e o feijão tropeiro”, conta com em-polgação.

Os estudantes da professora Tatiana Rezende, da Escola Mu-nicipal Elzira Balduíno, se diver-tiram ouvindo músicas infantis, onde os personagens viajam ao redor do mundo mostrando que a cultura vai muito além do con-texto em que nós vivemos. Ela também fez um levantamento das origens das famílias das crianças e, juntos, descobriram suas descendências.

A professora Wilma Viana, da Escola Municipal Jahir Ribeiro

Guimarães, trabalhou com seus estudantes a cultura por meio da musicalização, dos ritmos e instrumentos musicais e enviou um chocalho aos estudantes para aprenderem mais sobre os ritmos.

A cultura indígena também foi apresentada aos estudantes de várias unidades escolares da rede como forma de ruptura de paradigmas e estereótipos. Eles aprenderam que existe uma grande variedade de povos indí-genas espalhados pelo Brasil, e que os rostos pintados e cocares na cabeça fazem parte apenas das raízes de sua história, e não da realidade atual.

@thalesbaguiar

(9)

O edital visa suprir vagas nos ambulatórios médicos (Básicos e especializados) e odontológicos (Especializados).

O documento tem vigência de até um ano após a data de sua publicação

Saúde de Aparecida abre

credenciamento de

profissionais para atendimento

à população

A

GOYAZ

quaRta-FeiRa, 05 de Maio 2021

IGREJA MATRIZ

PARECIDA

Secretaria Muni-cipal de Saúde de Aparecida de Goiânia (SMS) publicou no Diá-rio Oficial do Mu-nicípio, um edital de credencia-mento de profissionais – pes-soas físicas – para atuar na rede da pasta. O edital 003/2021 visa preencher vagas nos ambulatórios mé-dicos e odontológicos. O do-cumento tem vigência de até um ano após sua publicação e a inscrição deve ser feita no site http://www.saude.apare-cida.go.gov.br com o preen-chimento dos dados pessoais e outros exigidos no mo-mento do cadastramo-mento, tais como nome nome dos pais,

número de RG com emissor, CPF, número do PIS/PASEP, endereço, telefones de con-tato, profissão e número do registro no conselho de classe (caso haja), e-mail e concor-dância de veracidade das in-formações.

O edital determina a con-tratação dos credenciados por 1 ano e, segundo o texto do documento, “a qualquer tempo durante o prazo de vi-gência do edital, os interessa-dos poderão realizar a inscrição no site da Prefei-tura, e, caso sejam convoca-dos, apresentarão a documentação exigida para credenciamento no Recursos Humanos da SMS”.

Pessoal qualiFicado

De acordo com o secretá-rio Alessandro Magalhães, “não há um número fixo de vagas, os credenciados consi-derados aptos serão convoca-dos para o preenchimento de vagas existentes (ou que forem abertas durante a vi-gência do edital) para presta-ção de serviços na SMS. Esses profissionais serão bem-vin-dos na nossa equipe e contri-buirão muito para o Sistema Único de Saúde (SUS), inclu-sive em plena pandemia, cui-dando da população de Aparecida com a qualidade e o rigor técnico que o prefeito Gustavo Mendanha exige de nós e com a capacidade de responder satisfatoriamente às demandas locais”. categoRias PRoFissionais O edital 003/2021 contem-pla profissionais da medicina nutrólogos, clínicos gerais, gi-necologistas, obstetras, pe-diatrias, dermatologistas, ortopedistas, otorrinolarin-gologistas, urologistas, oftal-mologistas,gastroenterologist as, reumatologistas, cardiolo-gistas, coloproctologistas e angiologistas, bem como pneumologistas, cirurgiões gerais, endocrinologistas, on-cologistas, mastologistas, psi-quiatras, neurologistas e geriatras. Também são con-templados, ainda, nefrologis-tas, hepatologistas, hematologistas,

infectologis-tas, neuropediatras, alergis-tas, psiquiatras infantis, fisia-tras, nefrologistas infantis, oncologistas infantis, espe-cialistas para exames e proce-dimentos, além de odontólogos endodontistas, periodontistas, bucomaxifa-ciais e para atendimento a pacientes especiais. Esses profissionais atuarão nos am-bulatórios médicos (Básicos e especializados) e odontológi-cos (Especializados).

A coordenadoria de Re-cursos Humanos da SMS (RH) destaca que mais infor-mações e esclarecimentos complementares relativos ao edital podem ser obtidos pelo telefone (62) 3545-5888.

A

de Goiânia

Por: Rafael Freitas

A Secretaria Executiva de Mobilidade e Trânsito de Aparecida de Goiânia (SMTA) recebeu kits de ferramentas para a execução de serviços de engenharia de trafego e equipamentos de proteção individual (EPI) para agentes de trânsito do município. O ato de entrega contou

com a presença do prefeito Gustavo Mendanha e do se-cretário executivo da SMTA, Arnaldo Leite.

O órgão recebeu quatro caixas de disco de corte, dois perfuradores de solo, duas mini motoserra, uma fura-deira, chaves de bocas para manutenção de placas,

alica-tes, além de kits de joelheiras articuladas e botas para agentes de trânsito.

“O uso dessas ferramen-tas é essencial para execução e manutenção da sinalização na cidade. Portanto, é um in-vestimento que visa propor-cionar melhores condições de trabalho aos nossos

agen-tes e garantir também efi-ciência na prestação do ser-viço público”, afirmou o prefeito.

Os kits de ferramentas e EPIs foram adquiridos com recurso próprio do municí-pio e visa operacionalizar a prestação do serviço público essencial na área de

mobili-dade e trânsito em Aparecida de Goiânia.

“A aquisição desses equi-pamentos possibilita a insta-lação de placas, semáforos e outros serviços de sinaliza-ção em nossa cidade”, com-pletou Arnaldo Leite.

SMTA recebe ferramentas e equipamentos

de proteção individual para agentes de trânsito

(10)

m depoi-mento à CPI da Covid, o ex-ministro da Saúde Luiz H e n r i q u e Mandetta afir-mou que apresentaram a ele, em reu-nião no Palácio do Planalto, uma proposta de decreto presidencial para alterar a bula da hidroxicloroquina a fim de que o medicamento pudesse ser receitado para tratar a Covid-19.

Mandetta já havia feito a revelação no ano passado, meses após deixar o Ministé-rio da Saúde. O ex-ministro disse que estava no Planalto e foi chamado para uma reu-nião com a presença de ou-tros minisou-tros e médicos. "Nesse dia, havia sobre a mesa, por exemplo, um papel não timbrado de um decreto presidencial para que fosse sugerido, daquela reunião, que se mudasse a bula da clo-roquina na Anvisa, colo-cando na bula a indicação de cloroquina para coronavírus. E foi, inclusive, o próprio pre-sidente da Anvisa, Barra Tor-res, que estava lá, que falou: 'Isso não'", disse Mandetta durante seu depoimento "E o ministro Jorge Ramos [aqui Mandetta se confunde e cita os nomes dos ministros Jorge Oliveira e Luiz Eduardo Ramos] falou: 'Não, não, isso

daqui não é nada da lavra daqui. Isso é uma sugestão'. Mas é uma sugestão de al-guém. Alguém pensou e se deu ao trabalho de botar aquilo num formato de de-creto", acrescentou o ex-mi-nistro da Saúde.

ERNESTO ARAÚJO

Mandetta disse também que as condutas do ex-ministro das Relações Exteriores Er-nesto Araújo e dos três filhos mais velhos do presidente Jair Bolsonaro dificultaram as negociações de insumos com a China, dos quais o Brasil era dependente.

"O bom diálogo com a China era mais que necessá-rio, mas tinha muita dificul-dade com o ministro das Relações Exteriores. O Eduardo Bolsonaro tinha rotas de colisão com a China através de tuítes que geravam mal-estar. Fui a uma reunião com o presidente, assessores de comunicação e os filhos no palácio e eles disseram que eu não poderia levar o embaixador da China lá. Tive que fazer a reunião por tele-fone", disse.

PERGUNTA DO PLANALTO Durante a sessão, o sena-dor governista Ciro Nogueira (PP-PI) questionou Mandetta sobre sua orientação inicial

para as pessoas evitarem buscar hospitais se acometi-das de sintomas leves da Covid-19.

Mandetta então apontou que a pergunta lida pelo se-nador tinha sido elaborada pelo ministro das Comunica-ções, Fábio Faria, que enca-minhou por engano ao ex-ministro.

"Senador Ciro Nogueira, ontem [segunda-feira] eu re-cebi essa pergunta, exata-mente nessa íntegra, do ministro Fabio Faria, que ele inadvertidamente mandou para mim a pergunta. Quando eu ia responder, ele apagou a mensagem. Então vou responder para o senhor, mas também para o meu

amigo, que foi parlamentar comigo, ministro Fábio Faria", afirmou Mandetta. Nogueira já havia apre-sentado requerimentos de convocações para participa-ção na CPI, que foram redigi-dos por uma servidora da Secretaria de Governo da Pre-sidência da República. (FOLHA-PRESS).

E

Mandetta já havia feito a revelação no ano passado, meses após deixar o Ministério da Saúde

Mandetta afirma que

apresentaram a ele proposta de

decreto para mudar bula da

hidroxicloroquina

O

GOYAZ

QUARTA-FEIRA, 05 DE MAIO 2021

CONGRESSO NACIONAL

PAÍS

Por Fernando Krebs

MP SE REUNE COM O

SECRETÁRIO DE FINANÇAS DE GOIÂNIA E O FISCO MUNICIPAL PARA FIRMAR PARCERIAS

Os promotores da ordem tributária de Goiânia, Fer-nando Krebse Astúlio Gon-çalves de Souza, se reuniram na última se-gunda-feira, no prédio do Ministério Público para dis-cutir ações concretas para incrementar a arrecadação de Goiânia, combater à

so-negação fiscal, sobretudo, dos sonegadores contuma-zes, bem como para fortale-cer o fisco municipal e firmar parcerias para otimizar a atuação destes órgãos. A reu-nião contou com a participa-ção do Secretário Municipal de Finanças de Goiânia, Ge-raldo Lourenço, o qual assu-miu o cargo recentemente, assim como dos auditores fiscais do Município: Lucas de Oliveira Morais, Superin-tendente da Administração Tributária, Victor Barreto Verrastro e Adriel Yoshio Santos Igarashi, responsável pela área de inteligência do fisco, além de Elísio Gonzaga da Silva, presidente da Affim Goiânia, associação dos fis-cais do fisco municipal. Foram apresentadas as necessidades do fisco muni-cipal, o qual aguarda o envio de projeto de lei do Prefeito

que restitui as atribuições dos fiscais, extintas na úl-tima reforma administrativa, o que também ocorreu com os procuradores do municí-pio. Além disso, foi abordada a necessidade de moderni-zação das ferramentas tec-nológicas do fisco. A parceria com o Ministério Público também foi objeto da reu-nião e tem por objetivo pro-vocar o fisco municipal a representar criminalmente contra os sonegadores ao MP para que este possa pro-cessá-los. Foi discutido tam-bém o intercambio de informações e o acesso a banco de dados, bem como outros assuntos referentes a justiça fiscal, inclusive a pos-sibilidade de redução de tri-butos, sem redução de receita. O que será possível como aumento dos contri-buintes que deve decorrer do

incremento do combate à sonegação, em geral e espe-cificamente de salões de be-leza e estacionamentos que costumam não emitir nota fiscal, o que configura indí-cio de sonegação fiscal. SANEAGO TERÁ QUE CUMPRIR CONDENAÇÃO EM AÇÃO DO MP

Ao acolher requerimento do Ministério Público de Goiás em execução de sen-tença, a juíza Liliana Bitten-court, da 7ª Vara Cível de Goiânia, deu prazo de 15 dias para que a SANEAGO pague o débito decorrente de condenação a restituir, de forma simples, os valores co-brados indevidamente pela instalação do hidrômetro, desde 2004 até a data da pu-blicação da sentença, acres-cidos de juros e multa. A

condenação judicial tam-bém abrange o pagamento de danos morais coletivos. A magistrada também confe-riu o prazo de 15 dias para que a estatal cumpra a obri-gação de fazer imposta na sentença condenatória – a proibição de cobrar dos usuários pelos hidrômetros e os serviços de instalação, manutenção e conservação do equipamento.

A execução da sentença foi requerida pela promotora de Justiça Maria Cristina de Mi-randa, titular da 12ª Promoto-ria de Justiça de Goiânia, atual responsável pela ação que re-sultou na condenação da SA-NEAGO. O objetivo da medida adotada pelo MP é garantir que a estatal devolva automa-ticamente para cada consumi-dor o valor pago, evitando-se a multiplicação de ações indivi-duais.

¨O excesso de politização do Judiciário

o afasta da Justiça¨

Autor Desconhecido

@promotorkrebs

Direito e Avesso

Danilo Vasconcelosé advogado

crimina-lista, com graduação em Direito pela Uni-versidade Federal de Goiás, tem especialização em direito criminal, Mes-trado em Direito pela Universidade de Coimbra (2011) e é Doutorando em Ciên-cias Jurídico-Criminais pela mesma Uni-versidade. Professor da graduação e pós graduação em diversas universidades. Professor da Escola Superior da Advoca-cia. Coordenador de pós graduação. Autor de livros e artigos jurídicos. Ministrou e participou de cursos em vários países. Foi vice-presidente da comissão de direitos e prerrogativas da OAB e membro do Con-selho Penitenciário do Estado de Goiás. Membro da ABRACRIM.

Marcelo Di Rezendeé advogado criminalista

militante há 23 anos, com atuação nos Estado de Goiás e Tocantins. Mestre em Direito pela PUC-GOIÁS, é especializado em ciências cri-minais, Direito Penal e Processual Penal, além de ser professor universitário de graduação e pós-graduação do Curso de Direito desta mesma Universidade. Autor dos livros: A Apli-cabilidade das Decisões da Corte Interameri-cana de Direitos Humanos no Brasil, Academia Goiana de Direito e Reflexões Sobre o Direito do Início do Século XXI. Asso-ciado da Academia Goiana de Direito (ACAD), do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM), do Instituto Brasileiro de Direito Processual (IBDP) e do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB).

(11)

O

GOYAZ

QUARTA-FEIRA, 05 DE MAIO 2021

NOVA YORK - EUA

MUNDO

tão '1984' [ro-mance distópico do britânico George Orwell que descreve um Estado do-minado pelo Grande Irmão]! Milhões de chineses estão sendo constantemente con-trolados, advertidos, puni-dos. Está saindo do controle", afirmou a política americana, fazendo men-ção ao uso pelo governo chinês de câmeras de vi-gilância, reconheci-mento facial e monitoramento de ce-lulares e dados.

A polícia chinesa também está co-lhendo amostras de sangue de cerca de 700 milhões de ho-mens e meninos, para construir um mapa genético de sua população mas-culina, que será usado como nova fer-ramenta de controle. Em debate sobre o futuro das de-mocracias li-b e r a i s promo-vido

pela Chatham House --insti-tuto de análise indepen-dente sediado no Reino Unido--, Hillary citou tam-bém a Rússia e as grandes companhias de tecnologia (as chamadas big techs) como ameaças contra as quais líderes democráticos devem se levantar.

No caso da China, diz ela, é pre-ciso

exigir responsabilidade cli-mática, controle de armas e respeito aos direitos huma-nos. "Sobre Hong Kong, há apenas um silêncio enorme. Os chineses simplesmente romperam o acordo [feito com os britânicos em garan-tia de direitos civis no terri-tório] e não se ouviu revolta. "

Para Hillary, a timidez do Ocidente em relação ao país asiático se deve à dependên-cia econômica, que precisa ser desarticulada, mesmo que à custa de subsídios --para incentivar empresas a retomarem sua produção fora da China.

"Na pandemia, ficamos reféns da misericórdia chi-nesa. Está claro que temos que reconstruir nossas ca-deias de suprimento, e chega de dizer que isso fere a eco-nomia de mercado. A China não é uma economia de mercado, é impossível con-correr nesses termos."

Se o país asiático é um "Estado de vigilância", empresas globais de tecnologia formam um "capita-lismo de vigi-lância", definiu

ela, baseado no que chamou de "ecossistema conspirató-rio movido por algoritmos". Hillary considera impor-tantes as iniciativas para controlar as big techs --como tributação, normas de con-corrência e de acesso a dados--, mas duvida que sejam suficientes. "A vigilân-cia é algo tão engrenado no funcionamento dessas com-panhias que talvez seja ne-cessário mudar suas estruturas, pelo bem da de-mocracia", disse.

O modelo das redes so-ciais, que coleta informações sobre os usuários e permite que empresas e entidades os usem para direcio-nar anúncios

--com fins

comerciais ou políticos--, está sendo usado por líderes ir- responsá-veis para aprofun-dar a de-sinformação e a polariza-ção e minar sociedades de-m o c r á t i c a s , afirma Hillary. O governo da Rússia sob Vladi-mir Putin é um dos principais

manipu-ladores dessa ferramenta, se-gundo a ex-secretária de Es-tado. "Já está clara a interferência em eleições americanas, na campanha do brexit, no apoio a candi-daturas em países europeus, mas apesar disso, continua acontecendo", disse.

Para Hillary, o sucesso russo em manipular a opi-nião pública em outros

paí-ses sem sofrer

consequências incentiva ou-tros governos autocráticos e ditaduras, como Irã e Coreia do Norte, a fazer o mesmo. Além de uma resposta mais dura de governos oci-dentais, ela cobrou mais res-ponsabilidade da mídia. "Assuntos graves são facil-mente esquecidos, e as mes-mas figuras que mentiram nas eleições são entrevista-das agora sem que ninguém questione suas falsidades." Salvar uma democracia que ela considera em crise vai exigir não só o conteúdo certo mas também uma nova forma de se engajar com o público, na opinião de Hil-lary. "Os jovens de 20 anos cresceram vendo os valores democráticos sendo postos em dúvida, e não é simples falar com eles. Política pú-blica é um assunto chato." Para a ex-secretária, uma das saídas pode ser a linguagem de entretenimento. "[O ex-presidente Donald] Trump era basicamente entreteni-mento, e atraía a atenção do público. E continua atraindo até hoje", disse.

E

China implanta '1984' na

prática, e Ocidente precisa

impedir, diz Hillary

A China está se transformando no maior "Estado de vigilância" da história e as democracias precisam contê-la, afirmou

Hillary Clinton, ex-secretária de Estado dos EUA (2009-2013).

Uma mensagem SMS está circulando na Índia indicando que os habitantes baixem um app para garantir o registro para a vacinação contra a Covid-19. Mas trata-se de um malware para infectar o smartphone do usuário. O app que já se cha-mou Covid-19, foi atualizado re-centemente e agora tem o nome de Vaccine Register.

Lukas Stefanko, pesquisador de malwares da empresa de ci-bersegurança ESET (Eslová-quia), tuitou a respeito do vírus que está sendo espalhado por SMS. O pesquisador comentou que a mensagem é pensada de forma que pareça um anúncio para que as pessoas baixem um aplicativo de um link para se re-gistrarem gratuitamente para a vacinação. Além disso, o app só infecta celulares Android.Assim que o malware é instalado no celular, e ganha acesso indevido aos dados do usuário. O vírus é capaz de acessar contas do Fa-cebook e outras redes sociais, invadir a galeria de fotos e ainda apagar documentos e informa-ções do celular. O malware tam-bém usa o celular infectado para disseminar mais mensa-gens SMS para os contatos, se

espalhando e também consu-mindo o plano de telefonia do usuário.

SITUAÇÃO NA ÍNDIA

As investigações sobre o malware realizadas por Lukas apontaram que tanto o antigo malware Covid-19 como o atual Vaccine Register possuem um mesmo desenvolvedor, já que vírus por SMS não são criados com tanta frequência. Além disso, o pesquisador detectou que a fonte do vírus está em re-positórios abandonados do Twitter. Lukas também comen-tou em sua conta no Twitter que o alvo do vírus é a índia, região que está enfrentando uma grave crise sanitária devido ao coro-navírus. O país já se tornou o terceiro no mundo com maior número de mortes. Além disso, o SMS com o malware pode ter surtido efeito porque o app ofi-cial do governo indiano, cha-mado CoWIN, apresentou problemas no registro de seus cidadãos para a vacinação.

Mesmo que o app oficial apresente problemas, ainda é a única maneira segura de real-mente conseguir um registro

para a vacinação e aviso de quando há lotes disponíveis. O governo local também tem

orientado a população que ig-nore qualquer SMS ou sites com links para apps que garantam

acesso às vacinas.

SMS falso sobre vacinação na Índia carrega malware

(12)

E

GOYAZ

P LÉ

dia foi marcado em tristeza por parte dos funcio-nários do Bota-fogo. Em crise

financeira, o

clube de General Severiano demitiu mais de 90 funcionários. Os colaboradores desligados do Alvinegro foram avisados da decisão durante a manhã de ontem, terça-feira(04).

Nomes das mais diversas áreas e das sedes de General Se-veriano, que compõe a parte so-cial, Estádio Nilton Santos, onde fica o futebol profissional e Caio Martins, com as catego-rias da base, foram desligados.

Na última semana, após a realização de uma Assembleia, os funcionários decidiram, por maioria dos votos, que não aceitariam uma redução nos sa-lários proposta pelo clube jus-tamente para evitar tamanha quantidade de demissões. Se o acordo fosse aceito, a tendência era de que o número de desliga-mentos fosse praticamente cor-tado em 1/5 do atual.

O Botafogo contou com a ajuda do Sindeclubes, que auxi-lia o clube para quitar os salá-rios desde o ano passado, para oferecer a redução dos venci-mentos mensais. E será com o próprio Sindicato que o Alvine-gro espera arrecadar os fundos para pagar as indenizações dos

funcionários demitidos, como publicou o "Ge" e o LANCE! confirmou.

A diretoria do Alvinegro conta com recursos financeiros que estão alocados nas ações junto ao Sindicato para conse-guir a verba e quitar os compro-missos junto aos colaboradores. O processo, vale ressaltar, não é garantido: é preciso de um acordo entre o clube e o Sinde-clubes, além da autorização do Ministério Público.

CLIMA ERA RUIM

Desde que a recusa da redu-ção dos salários foi divulgado, um clima negativo instaurou-se no dia a dia do clube. Era prati-camente certo de que haveria demissões em massa, já que o Botafogo não possui recursos para manter a folha do mesmo jeito que estava como outrora.

O assunto era comentado e a expectativa de muitos foi con-firmada nesta terça-feira. Cola-boradores de praticamente todos os setores do clube foram desligados neste corte.

- Triste por ter mandado amigos embora e ter que me despedir dessas pessoas - comentou um funcionário que ficou, ao LANCE!.

O clube garantiu, na nota di-vulgada na manhã desta

terça-feira, que contratou uma empresa de Recur-sos Humanos para

aju-dar os funcionários demitidos a se realocarem no mercado.

O

Após pedidos de vários treinadores, a Uefa autorizou nesta terça-feira a convoca-ção de 26 jogadores para as seleções que irão disputar a Eurocopa (11 de junho a 11 de julho), ao invés dos 23, como medida para enfrentar os riscos de contaminação da covid-19 e possíveis quaren-tenas. Apesar dessa autoriza-ção, as equipes só poderão

relacionar 23 jogadores para cada partida, seguindo assim as regras estabelecidas pelo International Board (Ifab), entidade que controla as re-gras do futebol. Os treinado-res têm até o dia 1º de junho para apresentar a sua lista de 26 jogadores à Uefa. Mas entre essa data e o primeiro jogo, podem substituir livre-mente um jogador em caso

de "lesão grave ou doença", comprovada por atestado médico.

"Os jogadores com resul-tados positivos para covid-19" ou aqueles que foram isolados como "caso de con-tato" enquadram-se na cate-goria de "doenças graves", acrescentou a Uefa. Por outro lado, os goleiros podem ser substituídos antes

de cada jogo "em caso de de-ficiência física, mesmo que um ou dois goleiros da lista ainda estejam disponíveis", decidiu a comissão execu-tiva. O comité executivo da Uefa decidiu no final de março autorizar até cinco substituições de jogadores por duelo e por equipe du-rante a Eurocopa, recurso já adotado por outras

competi-ções por conta da pandemia. Adiado um ano devido à covid-19, o torneio continen-tal de seleções será dispu-tado em onze cidades de onze países diferentes, de-pois de Bilbao e Dublin terem sido retiradas da lista original no dia 23 de abril, por não poderem garantir a presença de espectadores, e com Sevilha sendo incluída.

O Corinthians so-freu mais uma derrota na Justiça do Trabalho, desta vez quem ganhou a causa foi o ex-za-gueiro Marcus Vinícius, que atuou pelo clube entre 2003 e 2007, par-ticipando da campa-nha do título brasileiro de 2005.

Foi ordenada a

pe-nhora de R$ 1.350.072,46, valor refe-rente à ação do ex-atleta. A informação foi publicada pelo "Meu Timão" e confirmada pelo LANCE!.

Encerrado na última segunda-feira, o pro-cesso estava em trami-tação desde maio de 2009, ou seja, há quase

12 anos. Marcus cobra do clube valores rela-cionados ao Direito de Arena, já que recebia apenas 5% do clube, enquanto a lei exigia 20%. Além de direitos trabalhistas, como FGTS, férias, 13º salá-rio, entre outros, todos acrescidos de juros e correção monetária.

O valor inicial da ação foi R$ 550 mil, no entanto, com o tempo que o processo se ar-rastou, o valor dos juros ultrapassou o principal, chegando a R$ 765,5 mil. Além de R$ 34,5 mil de FGTS, o que to-taliza mais de R$ 1,350 milhão. A juíza Gilia Costa Schmalb

deter-minou a penhora on-line das contas do clube. Se não houver efeito, os valores do di-reito de transmissão pagos pela TV Globo é que serão penhorados. O Corinthians pode ainda tentar um parce-lamento.

Marcus Vinícius dis-putou 55 jogos em sua

trajetória pelo Corint-hians, depois se aventu-rou no futebol europeu ao defender o Istanbul BB, da Turquia, por seis anos. Antes de encerrar a carreira, em 2020, ele ainda jogou pelo Guara-tinguetá, pelo Marília, pelo Anápolis e pelo Ati-baia, seu último clube.

SPORTES

QUARTA-FEIRA, 05 DE MAIO 2021

Devido à pandemia, Uefa permite convocação

de 26 jogadores por seleção na Eurocopa

Justiça penhora R$ 1,3 milhão do Corinthians

em ação trabalhista movida por ex-zagueiro

Mais de 90 funcionários são

demitidos do Botafogo e clube

busca acordo para pagar

Referências

Documentos relacionados

A rede municipal de defesa da floresta contra incêndios concretiza territorialmente a infraestruturação dos espaços rurais decorrente da estratégia do planeamento

- Capacitar a equipe para oferecer orientação sobre a higiene bucal. Detalhamento: As capacitações serão realizadas pela médica da equipe, no horário das reuniões

Nas Tabelas VI.8 e VI.9, apresentadas a seguir, tem-se o relatório de simulação fornecido pelo programa PSAT, utilizando-se o modelo usual (sem as barras adicionais) de

Forro Air Mesh bicolor de alta resistencia, K SOLE a paso cero, película de TPU e inserción Double Action.. Plantilla extraíble de látex y carbones activos, talonera

O evento, que envolve 40 mil pessoas de todo o mundo interessadas em se conectar com o que há de mais mo- derno sendo pensado em ter- mos de tecnologia e inovação, contará

Assim, após o encerramento de sua vigência, iniciaramse as negociações para a formulação da Convenção Coletiva de 2018 e na 1ª Reunião da Negociação Coletiva

Segundo MUNSON (2004) o estudo das forças de sustentação e arrastos em veículos de superfície (como carros, caminhões e bicicletas) é essencial na aerodinâmica,

Vice-Presidente foi presente à Câmara a proposta n.º 2 – VPCM / 2007, que a seguir se transcreve: --- --- Considerando as importantes actividades desenvolvidas