• Nenhum resultado encontrado

DESAFIO-ROTA 2 (DR) CEBRASPE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "DESAFIO-ROTA 2 (DR) CEBRASPE"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)
(2)

DESAFIO-ROTA 1(DR)

Alguns dos mais importantes fundamentos da civilização ocidental foram lançados na Antiguidade Clássica (Grécia e Roma). Esse legado apresenta-se em múltiplos aspectos, entre os quais podem ser citados as artes, a filosofia, a política e o direito. Nos mil anos que se seguem à queda de Roma, a Europa se ruraliza, a economia mercantil sofre grande refluxo e verifica-se a ascendência, não apenas religiosa, de uma instituição centralizada e de extrema capilaridade – a Igreja Católica. A Baixa Idade Média anuncia profundas transformações que atingem a culminância no início da Idade Moderna. Entre os séculos XVI e XVIII, o Ocidente se reinventa geográfica, política e culturalmente. Em fins do século XVIII, a partir da Inglaterra, a Revolução Industrial inaugura uma nova era para uma história crescentemente globalizada.

Tendo as informações acima como referência inicial, julgue o item, relativo à história do mundo ocidental.

Na Idade Moderna, a montagem do sistema colonial europeu sobre as regiões a serem exploradas, como foi o caso da América ibérica, obedeceu aos parâmetros do mercantilismo: ênfase na exploração agrícola; preocupação em desenvolver o mercado interno nas colônias; e pouca atenção à exploração de metais preciosos

(3)

DESAFIO-ROTA 2 (DR) CEBRASPE

Escravidão negra, latifúndio e monocultura. No início da década de 60 do século XX, afirmava-se ser esse o conjunto de fatores em que se assentara a economia brasileira do século XVI ao XIX, como resultado da sua forma de integração ao mercado mundial na qualidade de área subsidiária da Europa, como produtora de artigos tropicais e, posteriormente, de metais preciosos. Essa visão, excessivamente reducionista, com frequência, associava-se à atualmente criticada concepção dos ciclos econômicos. Não se negava, mas minimizavam-se, em forma decisiva, a presença e a importância de outras relações de produção que não a escravidão de africanos e de seus descendentes. Era uma historiografia que não vislumbrava a considerável complexidade econômico-social brasileira. Se considerarmos somente as partes do Brasil que, em cada época, concentram principalmente a população e as produções coloniais, tornar-se-á possível perceber quatro fases no que concerne à história do trabalho: 1) 1500-1532: período chamado pré-colonial, caracterizado por uma economia extrativista baseada no escambo com os índios; 2) 1532-1600: época de predomínio da escravidão indígena; 3) 1600-1700: fase de instalação do escravismo colonial de plantation em sua forma clássica; 4) 1700-1822: anos de diversificação das atividades, em razão da mineração, do surgimento de uma rede urbana, e de posterior importância da manufatura — embora sempre sob o signo da escravidão dominante.

Ciro Flamarion Santana Cardoso. O Trabalho na colônia. In: Maria Yedda Linhares (org.). História geral do Brasil. Rio de Janeiro: Campus, 1996, p. 78-9 (com adaptações).

(4)

DESAFIO-ROTA 2 (DR) CEBRASPE

Considerando o texto acima como referência inicial, julgue os itens seguintes, relativos ao contexto colonial brasileiro.

A “fase de instalação do escravismo colonial de plantation em sua forma

clássica” coincide com o período de proeminência da cana-de-açúcar na economia colonial.

(5)

DESAFIO-ROTA 3 (DR) CEBRASPE

Considerando o texto acima como referência inicial, julgue os itens seguintes, relativos ao contexto colonial brasileiro.

Por “considerável complexidade econômico-social brasileira”, expressão

utilizada no final do primeiro parágrafo, entende-se uma realidade colonial em que, além das evidentes funções determinadas pela exploração mercantilista, como a de produzir para o mercado externo, a colônia também apresentava dinamismo econômico interno, o qual explica a diversidade de atividades produtivas e de relações de trabalho nesse período.

(6)

DESAFIO-ROTA 4 (DR) CEBRASPE

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando aspectos marcantes do período colonial brasileiro, julgue os itens seguintes.

A prevalência do trabalho assalariado na

economia colonial decorria das

circunstâncias próprias do nascente

(7)

DESAFIO-ROTA 5 (DR) CEBRASPE

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue (C ou E) os itens a seguir, relativos à sociedade colonial brasileira.

As companhias de guerra configuravam

soluções econômicas típicas do

mercantilismo colonial português,

estando as expedições de exploração

dos novos territórios associadas à

captura de mão de obra escrava

(8)

DESAFIO-ROTA 6 (DR) CEBRASPE

Com relação ao colonialismo europeu no século XIX, julgue (C ou E) os itens que se seguem.

O novo colonialismo europeu, identificado a partir do último terço do século XIX, retomou a corrida por possessões coloniais, motivado pelos mesmos interesses e inspirado pelas mesmas dinâmicas políticas, religiosas, civilizacionais e econômicas que marcaram o século XVI.

(9)

DESAFIO-ROTA 7 (DR) CEBRASPE

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue (C ou E) os itens a seguir, relativos à sociedade colonial brasileira.

A despeito da importância econômica que desempenhavam, comerciantes e

mercadores reinóis enfrentavam, no

Brasil, grande dificuldade para alcançar representação política.

(10)

DESAFIO-ROTA 8 (DR) CEBRASPE

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue (C ou E) os itens a seguir, relativos à sociedade colonial brasileira.

Entre as cláusulas do Pacto Colonial incluía-se a da obrigatoriedade de que

os mercadores portugueses, quando

solicitados, colaborassem militarmente com as forças da metrópole.

(11)

DESAFIO-ROTA 9 (DR) CEBRASPE

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue (C ou E) os itens a seguir, relativos à sociedade colonial brasileira.

A centralização do poder político,

refletida na concentração do aparato burocrático do império português em Lisboa, deu origem à monopolização do

comércio colonial pelos mercadores

(12)

DESAFIO-ROTA 10 (DR) CEBRASPE

Ainda considerando o texto de Fernando A. Novais, julgue (C ou E) os itens seguintes.

O engenho não demandava altos

investimentos, sendo, assim, acessível a

todos os segmentos envolvidos na

(13)

DESAFIO-ROTA 11 (DR) CEBRASPE

Com relação à história colonial brasileira, julgue os itens que se seguem.

A oposição dos dirigentes da Companhia de Comércio das Índias Ocidentais ao uso da mão de obra escrava foi um dos

principais fatores de desgaste nas

relações entre a Companhia e os

tradicionais senhores de engenho

(14)

GABARITO

1.E 2.C 3. C 4.E 5.E 6.E 7.C 8.E 9.E 10.E 11.E

(15)

Referências

Documentos relacionados

Revogado pelo/a Artigo 8.º do/a Lei n.º 98/2015 - Diário da República n.º 160/2015, Série I de 2015-08-18, em vigor a partir de 2015-11-16 Alterado pelo/a Artigo 1.º do/a

O presente texto, baseado em revisão da literatura, objetiva relacionar diversos estudos que enfatizam a utilização do dinamômetro Jamar para avaliar a variação da

1) somente portadores de título de Doutor, obtido ou reconhecido em Programa de Pós- Graduação recomendado pela Capes, que tenha sido conferido pelo menos 6 (seis)

Seja Δ ABC um triˆangulo qualquer. Sobre os lados AB e AC construa, respectivamente, triˆ angulos equil´ ateros Δ P AB e ΔRCA “para fora” do triˆangulo ΔABC. Sobre o lado

Usado com o Direct Phone Link 2, o Beltone Smart Remote permite que você use seu dispositivo móvel para obter facilmente uma visão geral e controlar remotamente seus

A escolha de um precedente para ser objeto de análise crítica e/ou estudo científico depende, em primeiro lugar, da relevância que ele tenha num determinado

Figura 2: Inscrição do rei moabita Meša‘. Fonte: Art Resource... 72 Repensando a literatura antiga: João Batista Ribeiro SantoS rei de Lagaš, de cerca de 2350 A.E.C. 312) lembra

Para o tratamento das infecções de Herpes zoster e na administração em pacientes seriamente imunocomprometidos, recomenda-se ajustar a dose para 800 mg, duas vezes ao dia,