• Nenhum resultado encontrado

RESPOSTAS DOS EXERCÍCIOS DE SALA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "RESPOSTAS DOS EXERCÍCIOS DE SALA"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

RESPOSTAS DOS EXERCÍCIOS DE SALA AULA 37

1 Alternativa: A.

A China apresenta a maior população do mundo, e o crescimento econômico do país faz com que o mercado consumidor se expanda. Além disso, a China tem buscado uma maior influência global por meio de uma política de investimentos em outros países, instalando indústrias e fechando acordos comerciais.

2 Alternativa: B.

A charge mostra a migração de fábricas e empregos, característica do processo de terceirização. Além disso, os mercados que apresentam maior potencial de expansão encontram-se hoje nos países emergentes, com destaque para Índia e China, na Ásia. Tais regiões tornam-se muito atraentes, pois seu crescimento econômico tem demandado cada vez mais trabalhadores, o que, por conseguinte, aumenta o consumo.

3 Alternativa: B.

Devido a características demográficas resultantes da história da colonização dos EUA, a região do Dairy Belt, marcada no mapa, apresenta maior concentração populacional, o que resulta em um grande mercado consumidor.

AULA 38 1 Alternativa: A.

O mapa mostra o México e o Canadá como grandes parceiros dos EUA, já que os três países juntos formam o NAFTA, um acordo de livre-comércio.

2 Alternativa: E.

O NAFTA é um bloco de livre-comércio que cria a possibilidade de importar ou exportar mercadorias a baixos custos, com impostos reduzidos ou mesmo inexistentes. Assim sendo, indústrias originalmente estado-unidenses transferiram suas linhas de produção para o México, onde é mais barato produzir, por conta de fatores como os citados na afirmativa II e da mão de obra menos custosa. Os produtos são, posteriormente, transportados de volta aos EUA e, como seu custo produtivo foi menor, é possível reduzir seu preço final (aumentando a competitividade) ou aumentar o lucro (mantendo o preço original, mas gastando menos na produção).

3 Alternativa: B.

O item B está incorreto, pois afirma que as políticas de Barack Obama teriam flexibilizado a entrada de mexicanos nos EUA, o que não ocorreu de fato.

AULAS 39 e 40 1 Alternativa: E.

O Mercosul surgiu como uma tentativa de fortalecer as economias da região, em especial após o fim da Guerra Fria, e em um contexto de aceleração da globalização e de aumento da concorrência intracapitalista. Se cumpridas as metas descritas nas afirmações, os países-membros teriam suas economias fortalecidas e menos dependentes unicamente das relações com os países ricos. Nesse sentido, quanto maior a força dos laços comerciais locais, maior a diversidade de parceiros e menor a vulnerabilidade a crises.

2 a) O NAFTA é constituído por Canadá, México e Estados Unidos. Para o México, representante da América Latina, o bloco cria diversas vantagens, mas, por outro lado, muitos problemas. Inicialmente, a maior integração favorece as exportações mexicanas. Em contrapartida, o país torna-se ainda mais dependente da economia dos Estados Unidos e das políticas de Washington. Há, de fato, mais trabalho, uma vez que empresas estado-unidenses passaram a se instalar no

(2)

México. Por outro lado, tal trabalho é mal remunerado e, como dito, reforça a dependência da economia mexicana em relação à economia e à política externa dos Estados Unidos.

b) A Alca, se levada efetivamente adiante, permitiria aos Estados Unidos um controle maior sobre as economias mais pobres da região. O livre-comércio proposto pela Alca poderia levar a uma grande entrada de produtos norte-americanos no mercado dos países da América Latina a preços muito baixos, dificultando, assim, a competitividade dos produtos locais em suas próprias economias, e provocando, a longo prazo, falências, crise e desemprego.

3 Alternativa: B.

Cuba foi convidada a se reintegrar à OEA, iniciativa apoiada por países como Venezuela, Bolívia e Brasil. A decisão de aceitar ou não o convite, no entanto, depende do governo cubano, que deve avaliar se tal proposta é ou não do seu interesse.

4 Primeira afirmativa: falsa. O embargo dos EUA a Cuba ocorre devido à nacionalização de empresas estado-unidenses nas fases iniciais da revolução cubana, e não pelas razões apontadas na afirmação.

Segunda afirmativa: verdadeira. Cuba busca, no turismo e nos acordos com a Venezuela, novas fontes de renda para suprir os antigos acordos que havia entre Cuba e URSS, e que deixaram de existir com o colapso soviético.

Terceira afirmativa: verdadeira. O embargo imposto pelos Estados Unidos foi seguido por muitos aliados capitalistas de Washington, deixando Cuba sem opções a não ser a de recorrer a aliados ideológicos, ou seja, socialistas.

Quarta afirmativa: verdadeira. Historicamente, o governo dos Estados Unidos argumenta que o embargo só será suspenso quando forem cumpridas as exigências expostas neste item.

Quinta afirmativa: falsa. Cuba apresenta taxa de analfabetismo bastante baixa, ao contrário do afirmado.

AULAS 41 a 43 1 Alternativa: A.

Há décadas, a Colômbia vive um conflito interno. Tal conflito iniciou-se no período da Guerra Fria, quando as guerrilhas de esquerda começaram suas ações contra regimes aliados dos Estados Unidos. A partir de 1980, os guerrilheiros colombianos buscaram no narcotráfico uma forma de financiar sua luta contra o governo central, dando origem às narcoguerrilhas.

2 Alternativa: E.

Há forte pressão da opinião pública colombiana em prol de um acordo de paz, já que, há décadas, o país vive um conflito que atinge, em especial, a população civil.

3 a) As organizações criminosas transnacionais desenvolvem, majoritariamente, as seguintes atividades: contrabando de armas, tráfico de seres humanos (para prostituição ou retirada de órgãos), transporte de imigrantes ilegais, além da biopirataria e do tráfico de pedras preciosas, remédios controlados, produtos falsos e objetos de arte para colecionadores.

b) A Colômbia é um dos maiores produtores mundiais de cocaína. A droga é fabricada nos territórios dominados por guerrilhas como forma de financiar a luta contra o governo federal. Além disso, pequenos produtores também plantam coca para a venda destinada aos cartéis. Há ainda grandes fazendeiros, que financiam grupos paramilitares, envolvidos em tais atividades, uma espécie de associação civil que tenta exercer um papel de polícia para defender seus interesses ou os de quem os custeia, com vistas a combater a guerrilha, da qual são alvo de extorsão.

4 Alternativa: C.

A charge e a questão fazem referência a países de um mesmo tipo (bananas do mesmo cacho). Bolívia, Equador e Argentina seguem, basicamente, a mesma linha política. Já o Chile caracteriza-se por ter uma política mais próxima à dos Estados Unidos, adotando ações neoliberais desde o

(3)

governo Pinochet. Assim, o Chile é a exceção à regra, além de não estar representado no cacho de bananas da charge.

5 Alternativa: E.

O enunciado menciona ideais que teriam se originado na América Latina no século XIX, fazendo uma referência a Simon Bolívar. Esse líder revolucionário pregava a união dos países da América Latina contra as influências externas. Hugo Chávez, falecido líder venezuelano, adaptou essas ideias ao cenário do século XXI e batizou a teoria de bolivarianismo, em homenagem a Bolívar. 6 Alternativa: C.

Com a chegada de Hugo Chávez ao poder, em 1998, a Venezuela adotou a chamada linha bolivariana, pregando maior união entre os países vizinhos contra a influência externa na região, em especial dos Estados Unidos. O discurso chavista, ou bolivariano, enfatiza a construção de um Estado forte e interventor na economia, utilizando, por meio da adoção de novos marcos regulatórios, métodos como a nacionalização de indústrias ou a revisão dos contratos de exploração de recursos naturais, aumentando a parcela de impostos e o lucro, que devem ficar no país em que a atividade é desenvolvida.

7 Alternativa: E.

A questão exige que o aluno conheça o cenário político regional. Humala é presidente do Peru; Rafael Correa, do Equador; Morales, da Bolívia, e Chávez governava a Venezuela. O único a ficar de fora é o Uruguai, número 5, que não está entre os países fornecidos.

AULAS 44 e 45 1 Alternativa: A.

A questão exige do aluno o conhecimento sobre as características sociais e naturais africanas. O território destacado no mapa é do Sahel, que apresenta as características descritas na alternativa A.

2 Soma: 13.

Alternativa 01: correta. O atual mapa da África surgiu com o processo da descolonização, já que quase todo o continente foi colonizado por potências europeias. Da década de 1950 à de 1990, tais colônias foram divididas entre diversos países.

Alternativa 02: incorreta. O continente africano, que tem mais de 30 milhões de km², é superado, em área, pela Ásia.

Alternativa 04: correta. Assim como explicado no item 01, o mapa africano surgiu como resultado das divisões ocorridas ao longo das independências. As fronteiras foram traçadas de acordo com os interesses europeus, sem respeitar as características culturais, étnicas ou religiosas dos povos locais.

Alternativa 08: correta. O norte da África é habitado, majoritariamente, por povos árabes e islâmicos, ao passo que o sul manteve, em sua maioria, as suas populações originais, compostas de diversos grupos negros com distintas etnias, culturas e religiões.

Alternativa 16: incorreta. O regime da maioria dos Estados africanos é instável e autoritário. O petróleo não está distribuído de forma igual pelo continente, não podendo ser apontado como fator de sucesso econômico geral, até porque mesmo os países que têm reservas desse recurso não apresentam pleno desenvolvimento econômico.

3 Alternativa: C.

Embora, atualmente, seja constituído por países independentes, o continente africano continua sendo um grande exportador de matéria-prima para o restante do mundo (notavelmente a China, nos últimos anos). Os produtos fabricados por indústrias que necessitam de maior tecnologia durante sua produção continuam chegando ao continente por meio da importação, o que comprova o papel da África na atual Divisão Internacional do Trabalho.

(4)

4 Alternativa: E.

O atual mapa político africano surgiu como resultado das divisões ocorridas ao longo das independências, levando a fronteiras traçadas de acordo com os interesses europeus, e não os desejos e as características dos povos locais. Essas fronteiras se mantêm, em sua maioria, até hoje. 5 Alternativa: E.

Não é possível afirmar que, ao relacionar-se com o governo chinês, a África se livrou da exclusão econômica. O continente africano está integrado à economia global há séculos, mas de maneira periférica, seja como colônia, seja por meio de acordos com diversos países, com destaque para as antigas metrópoles europeias. Além disso, a China obtém importantes vantagens de suas intervenções na África, como a exploração de recursos minerais.

AULAS 46 a 48 1 Alternativa: E.

O texto menciona a expropriação de terras por parte dos colonizadores e as desigualdades raciais no acesso à terra, ou seja, a concentração de cultivos voltados para o exterior, disponibilizando, para isso, as melhores terras e relegando a população nativa a terras marginais. O texto não faz referência ao domínio das instituições pelo poder público, ao controle do uso especulativo da propriedade fundiária, ao crescimento do consumo interno de alimentos ou ao avanço das áreas rurais sobre regiões urbanas.

2 Alternativa: E.

Ao citar os hutus, o enunciado faz referência à crise ocorrida em Ruanda, que opôs a citada etnia a um grupo menor, os tutsis. Durante o conflito, milícias hutus expulsaram ou exterminaram os tutsis, gerando uma crise em que os tutsis sobreviventes foram obrigados a fugir para os países vizinhos, contribuindo, também, para a desestabilização de toda a região. A crise foi superada apenas com a intervenção de forças da ONU.

3 Alternativa: B.

A alternativa apresenta corretamente as características do novo país. A divisão do Sudão ocorreu justamente devido a diferenças internas entre o Norte e o Sul, que resultaram em uma longa guerra civil e, posteriormente, em um acordo que dividiu o território.

4 Alternativa: B.

A divisão do país se deu devido a um atrito entre a população do Sul (cristã e animista) e o governo islâmico do Norte. Assim sendo, as alternativas A, C e D estão incorretas por apontarem razões diferentes.

5 Alternativa: D.

A Somália é um exemplo do que podemos chamar de “Estado falido”. O país vive um conflito interno desde 1991, em que líderes de diversos clãs e grupos religiosos fundamentalistas disputam o poder sobre o território. Tais grupos impedem que a ajuda humanitária internacional chegue à população, seja porque a situação de conflito impede a distribuição segura de alimentos, seja porque os grupos inimigos tomam essa ajuda para si mesmos, beneficiando apenas as pessoas que habitam seu território, e não o país como um todo.

6 Alternativa: D.

A área marcada no mapa, chamada Chifre da África, apresenta diversas crises políticas e étnicas, como demonstram as afirmações II e III. São países pobres e multiétnicos, uma combinação que gera crises internas, guerras civis e a busca por alternativas de sobrevivência, como a pirataria praticada na Somália, já que o país está localizado em uma importante rota comercial naval que

(5)

liga a Europa ao Extremo Oriente. A afirmação I está incorreta porque a Nigéria encontra-se no litoral do Atlântico, e não na área destacada no mapa.

Referências

Documentos relacionados

2 cidades que teriam céu aberto -> Hiroshima e Nagasaki. Foram as duas cidades que foram os alvos das bombas atômicas. Foi um teste. Como em qualquer guerra, os perdedores têm

O emprego de um estimador robusto em variável que apresente valores discrepantes produz resultados adequados à avaliação e medição da variabilidade espacial de atributos de uma

A determinação da variação dimensional de barras de argamassa, conforme a NBR 13.583, foi utilizada para avaliar o potencial de mitigação do material ligante composto por cimento CP

a) Doenças pré-existentes ao período de viagem (vigência do seguro) e quaisquer de suas conseqüências, incluindo convalescenças e afecções em tratamentos ainda

A prevalência global de enteroparasitoses foi de 36,6% (34 crianças com resultado positivo para um ou mais parasitos), ocorrendo quatro casos de biparasitismo, sendo que ,em

Campeonato Regional Sul (Infantil, Iniciado e Juvenil) Kumite Juvenil Masculino +60kg, Poule A. Pavilhão Desportivo Municipal de Loulé, 6 de maio

O desviar dos veículos procedentes da Avenida Lúcio Costa, com destino à Avenida Olegário Maciel, será pela Avenida Lúcio Costa, Avenida Érico Veríssimo,

Efeito de inseticidas granulados sistmicos sobre o ren dimento (R), população inicial (P1) e final (PF) de plan tas, percentagem de plantas atacadas pela queima do bro to (PQB)