• Nenhum resultado encontrado

Jogos Lúdicos na Educação Infantil CENTRO UNIVERSITÁRIO NOSSA SENHORA DO PATROCÍNIO FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Jogos Lúdicos na Educação Infantil CENTRO UNIVERSITÁRIO NOSSA SENHORA DO PATROCÍNIO FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Jogos Lúdicos na Educação Infantil

EDUARDO A. SCORZELLI (grupo_meer@hotmail.com)

CENTRO UNIVERSITÁRIO NOSSA SENHORA DO PATROCÍNIO

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS

Resumo: A importância do lúdico, nas crianças atuais é a aprendizagem da

palavra não, que não são muito utilizadas para educar as crianças, gerando o caráter de responsabilidade, autoconhecimento e aceitação de situações da vida cotidiana, que não podem ser mudadas de acordo com as necessidades ou vontades individuais.

Palavra Chave: Educação Infantil – ludicidade – Aprendizagem.

Abstract: The importance of playfulness in the current child is learning the

word no, they are not very used to educate children, creating the character of responsibility, self-knowledge and acceptance of situations of everyday life, which can not be changed according to the needs or individual wills.

Keywords: Early Childhood Education - playfulness - Learning.

1. INTRODUÇÃO

O lúdico é a educação passada a criança de forma leve e divertida, trazendo para critérios, respeito, padrões e muitas virtudes para as crianças. O desenvolvimento social, esta ligado as brincadeiras e jogos a interação com as outras crianças e adultos, transforma as suas atividades lúdicas exemplos para a vida toda.

(2)

A importância do lúdico, nas crianças atuais é a aprendizagem da palavra não, que não são muito utilizadas para educar as crianças, gerando o caráter de responsabilidade, autoconhecimento e aceitação de situações da vida cotidiana, que não podem ser mudadas de acordo com as necessidades ou vontades individuais.

As brincadeiras, abordadas de formas educacionais e direcionadas para o aprendizado, forma cidadãos de forma evolutiva, trazendo grandes aprendizados em suas vidas e tudo que é aprendido de forma lúdica, normalmente nunca é esquecido.

2. LÚDICO E SUA IMPORTÂNCIA

A importância do lúdico da educação infantil faz-se necessário, devido aos objetivos a serem atingidos pelo educador e a importância que a criança encontra nas brincadeiras e jogos, tratando dos assuntos de forma descontraída trazendo ao aluno uma aprendizagem sadia e divertida.

Os jogos ainda são marginalizados na educação, com pensamentos de perda de tempo, porém, os docentes compreendem a importância deles, devido ao interesse dos alunos, e as situações que podem ser empregadas com jogos simulando os problemas da vida adulta. Este tipo de abordagem retrata a educação de forma lúdica, gerando um interesse maior das crianças, agora os professores compreendem a forma educacional e as vantagens nestas simulações e interações social e educacional como apoio pedagógico importante.

Segundo SMOLE (2007) os jogos no ensino, quando bem planejado, executado e orientado, apoia a aprendizagem e auxilia no cumprimento dos objetivos, além de grande abrangência nas competências e habilidades. Como cita autora:

[...] Ao jogar, os alunos têm a oportunidade de resolver problemas, investigar e descobrir a melhor jogada; refletir e analisar as regras, estabelecendo relações entre os elementos do jogo e os conceitos de aprendizagem [...] (SMOLE, 2007).

(3)

As brincadeiras, jogos na educação infantil são importantes no desenvolvimento pessoal e características que podem ser trabalhadas em jogos e brincadeira que fazem seu papel de compreensão de situações e como resolver os problemas propostos, de forma adequada e sem estresse emocional traduzido de forma de desconforto por não conseguir realizar uma tarefa educativa, por exemplo, o dever de casa.

Estas interversões pedagógicas são de importância à criança trazer suas

vivencias para a escola aprendidas com os pais, amigos e a comunidade, fazendo um resgate cultural. Desta forma estimulando o interesse nos estudos e a pratica política e social do indivíduo.

Os jogos e brincadeiras devem ser utilizados dentro de um contexto que

facilite o aluno na aprendizagem, ampliando o conhecimento dentro do tema abordado, assim trazendo maior compreensão do alvo de estudo, e estimulando a diversidade do conteúdo de forma problemática, forçando a resolução de forma prática e dinâmica, sempre com coordenação e orientação do educador responsável, e/ou outro profissional qualificado para a atividade prevista.

O jogo deve estar inserido no cronograma como forma de aprendizado

agregando formas de produção educacional e não somente como um passatempo, o trabalho desenvolvido de forma correta, exige um planejamento.

3. A CRIANÇA, A EDUCAÇÃO E O BRINQUEDO.

Segundo ALMEIDA (2003), o brinquedo esta colocado na sociedade com um bem de consumo, associado à publicidade temos uma estrutura que não favorece o aprendizado, a exploração, a criatividade entre outros fatores favoráveis ao desenvolvimento da criança. O objeto “brinquedo” não precisa ser o centro da brincadeira, e sim fazer parte dela o brinquedo participa, mas hoje em dia o brinquedo é a brincadeira, momentânea e sua função de divertimento espira, junto com a utilidade do objeto de interação, e sai à procura de novos “brinquedos” para suprir a necessidade que um brinquedo teria longa duração, se valendo do interesse do objeto não sendo o foco de tudo e sim um participante da imaginação e criação da criança, construindo o

(4)

ser humano de forma digna e não dependente do consumismo exacerbado que esta em evidência nos dias atuais.

As brincadeiras são uma forma de expressão das crianças criarem no

imaginário, situações de interação entre os brinquedos preparando-as para o convívio social com outras crianças e adultos, gerando confiança e se alto afirmando como ser individual e de valores morais e cívicos, o que nos dias atuais esta em baixa na educação dos pais “modernos”. A potencialidade e a capacidade da criança na infância são geradas e desenvolvidas através das brincadeiras, que são a sua realidade, nesta condição pode se avaliar esses critérios de forma a auxiliar no desenvolvimento da criança, podendo orienta-la de forma adequada para que seja um adulto sadio de suas capacidades e potencialidades trabalho na política correta do sim e não, trazendo à criança a realidade da sociedade a vivencia necessária para a vida moderna.

[...] destacaram a importância da ludoteca como local de brincadeiras nas instituições infantis. Ela é um espaço privilegiado de brincadeiras que estimula a imaginação, a fantasia e a compreensão do mundo por parte da criança. Fundamentando-se em Vygotsky, elas afirmaram que a atividade lúdica oferece uma válvula de escape para as fantasias da criança ante as pressões do mundo que a cercam [...]. (CARVALHO; ALVES; GOMES, 2005).

4. PREPARAÇÃO DE ATIVIDADES LÚDICAS EDUCATIVAS

Segundo LISBOA (2012), a atividade lúdica pode abordar diversos

segmentos na educação infantil, dentre alguns citados abaixo, extraído do texto original da autora.

 Desenvolver a criatividade, a sociabilidade e as inteligências

múltiplas;

 Dar oportunidade para que aprenda a jogar e a participar

ativamente;

 Enriquecer o relacionamento entre os alunos;

 Reforçar os conteúdos já aprendidos;

 Adquirir novas habilidades;

 Aprender a lidar com os resultados independentemente do

resultado;

 Aceitar regras;

(5)

 Fazer suas próprias descobertas por meio do brincar;

 Desenvolver e enriquecer sua personalidade tornando-o

mais participativo e espontâneo perante os colegas de classe;

 Aumentar a interação e integração entre os participantes;

 Lidar com frustrações se portando de forma sensata;

 Proporcionar a autoconfiança e a concentração.

Conforme LISBOA (2012), os jogos, brincadeira e outras atividades em

resumo o lúdico deve ser atribuído de forma a completar as atividades teóricas e de forma elaborada, auxiliando a aprendizagem e promovendo o maior interesse da criança em atividades educativas, despertando o interesse pelos estudos e a dinâmica de raciocínio sendo melhorada.

O Jogo no ensino infantil além do preparar a criança para a os desafios

da vida, educa, ensina, desenvolve, reforça, enriquece entre outros fatores de benefícios para os pequenos na escola, promovendo o prazer nas atividades acadêmicas desde pequenos, proporcionando evolução das crianças.

5. O PAPEL DA LUDICIDADE NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL

Conforme DALLABONA e MENDES (2012), o lúdico tem papel relevante na formação do pensamento da criança, nos jogos e brincadeira que ela demonstra o seu estado cognitivo, visual, auditivo, tátil, motor, sua maneira de aprender e como ela entra em contato com o mundo, pessoas, coisas e símbolos.

Para VYGOTSKY (1984 apud DALLABONA e MENDES, 2012), através

da brincadeira a criança imita o discurso externo e o internaliza construindo o seu pensamento.

[...] A brincadeira cria para as crianças uma “zona de

desenvolvimento proximal” que não é outra coisa senão a distância entre o nível atual de desenvolvimento,

determinado pela capacidade de resolver

independentemente um problema, e o nível atual de desenvolvimento potencial, determinado através da resolução de um problema sob a orientação de um adulto ou com a colaboração de um companheiro mais capaz.

(6)

Para DALLABONA e MENDES (2012), através da imaginação a criança se desenvolve não de forma linear, mas evolutivo. Quando ela brinca e desenvolve certa habilidade e/ou conhecimento dificilmente ela perde este aprendizado.

6. CONSIDERAÇÕES FINAIS

O lúdico tem sua extrema importância para a formação acadêmica, psicológica e social das crianças, o objetivo de atividades lúdicas tem seu propósito atingido, quando o trabalho realizado com as crianças faz a formação do caráter e princípios dos “pequenos”, gerando estrutura e preparo para a vida adulta de forma a ter maior proveito e sabedoria de como ultrapassar as diversidades do dia-a-dia.

As atividades lúdicas são fundamentais no ensino infantil, gerando

interesse e a atenção das crianças nessas atividades, trazendo prazer em participar e ir para escola, este estimulo pode ser a diferença entre uma vida acadêmica saudável e a aversão aos estudos.

7. REFERÊNCIAS

ALMEIDA, Paulo Nunes de. Educação Lúdica: Técnicas e Jogos

Pedagógicos. 11. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2003. 289 p.

BOTTEGA, Daniele da Silva; DESSBESEL, Renata da Silva. O Lúdico: Sua

importância no ensino aprendizagem da matemática da educação infantil ao ensino fundamental. Seminário Interinstitucional de Ensino, Pesquisa e Extensão; XIII Mostra de Iniciação Científica; VIII Mostra de Extensão.

Disponível em: <www.unicruz.edu.br>. Acesso em: 31 out. 2012.

CARVALHO, Alysson Massote; ALVES, Maria Michelle Fernandes; GOMES, Priscila de Lara Domingues. Brincar e Educação: Concepções e

(7)

DALLABONA, Sandra Regina; MENDES, Sueli Maria Schmitt. O lúdico na

educação infantil: Jogar, brincar, uma forma de educar. Disponível em:

<www.icpg.com.br>. Acesso em: 12 nov. 2012.

LISBOA, Monalisa. A importância do lúdico na aprendizagem, com auxílio

dos jogos. Disponível em: <http://www.brinquedoteca.org.br>. Acesso em: 10

nov. 2012.

SALOMÃO, Hérica Aparecida Souza; MARTINI, Marilaine; JORDÃO, Ana Paula Martinez. A importância do lúdico na educação infantil: Enfocando a

brincadeira e as situações de ensino não direcionado. Artigo de 2007.

Disponível em: <www.psicologia.com.pt>. Acesso em: 31 out. 2012.

SOUZA. Valdirene Araújo da Silva. O Lúdico: A sua importância para

aquisição da aprendizagem significativa. Artigo publicado em 2009.

Disponível em: <www.webartigos.com>. Acesso em: 31 out. 2012.

SMOLE, Kátia Stocco. Jogos matemáticos do 1º ao 5º ano. Porto Alegre: Artmed, 2007.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE BRINQUEDOTECAS (Org.). Futebol diferente (com a boca). Disponível em: <http://www.brinquedoteca.org.br>. Acesso em: 10 nov. 2012.

__________ (Org.). Jogo dos ruídos. Disponível em: <http://www.brinquedoteca.org.br>. Acesso em: 10 nov. 2012.

__________ (Org.). Jogo da bola. Disponível em: <http://www.brinquedoteca.org.br>. Acesso em: 10 nov. 2012.

__________ (Org.). Bola ao centro. Disponível em: <http://www.brinquedoteca.org.br>. Acesso em: 10 nov. 2012.

__________ (Org.). Jogo da alfândega. Disponível em: <http://www.brinquedoteca.org.br>. Acesso em: 10 nov. 2012.

__________ (Org.). Jogo do chão mágico. Disponível em: <http://www.brinquedoteca.org.br>. Acesso em: 10 nov. 2012.

Referências

Documentos relacionados

Já Zanluchi (2005), assegura que “Quando brinca, a criança prepara-se a vida, pois é através de sua atividade lúdica que ela vai tendo contato com o mundo físico e social, bem

O lúdico na educação infantil é de fundamental importância para o desenvolvimento das crianças, garantindo a elas diversas habilidades, interagindo com o meio e com seus

Segundo Modesto e Rubio (2014, p.03) “O jogo é essencial para que seja manifestada a criatividade e a criança utilize suas potencialidades de maneira

Considerando que, na Educação Infantil, as aprendizagens e o desenvolvimento das crianças têm como eixos estruturantes as interações e as brincadeiras [...] A organização

Os objetivos deste estudo são: Investigar e identificar as contribuições da documentação organizada, acumulada e disponibilizada nos centros de memória institucionais para

O Lúdico na educação Infantil, é fator contribuinte no desenvolvimento integral da criança, sendo o mesmo uma fonte mediadora de aprendizagem, acessível a todo público, facilitando

Ciência é Cultura 2009, Teatro Gonzaguinha, Centro de Artes Calouste Gulbenkian; Apresentação na Conferência Municipal de Saúde (Teatro Mario Lago, no Colégio Pedro II em

Ciência é Cultura 2009, Teatro Gonzaguinha, Centro de Artes Calouste Gulbenkian; Apresentação na Conferência Municipal de Saúde (Teatro Mario Lago, no Colégio Pedro II em