• Nenhum resultado encontrado

CEFAV UFRGS CASA DO ESTUDANTE DAS FACULDADES DE AGRONOMIA E VETERINÁRIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CEFAV UFRGS CASA DO ESTUDANTE DAS FACULDADES DE AGRONOMIA E VETERINÁRIA"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

CEFAV UFRGS

CASA DO ESTUDANTE DAS FACULDADES DE AGRONOMIA E VETERINÁRIA

EDITAL PROCESSO SELETIVO 2015/1

A Casa de Estudante das Faculdades de Agronomia e Veterinária (CEFAV), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), através da Comissão de Seleção, eleita em Assembleia Geral, torna público neste edital a abertura do processo seletivo para novos moradores. Seguem, a seguir, os termos regimentais para a inscrição no processo seletivo e os critérios de classificação dos candidatos (aprovados e suplentes):

1 Inscrições: de 01/04/2015 a 15/04/2015.

2 Público alvo: Todos os alunos de graduação, mestrado e doutorado (sem bolsa), com carência socioeconômica e regularmente matriculados na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Atenção: não serão aceitas inscrições de alunos de cursos técnicos (exceto o Curso Técnico de Hidrologia vinculado a UFRGS), alunos de português para estrangeiros e alunos de doutorado com bolsa.

3 Local: Av. Bento Gonçalves, 7712, Bairro Agronomia, CEP 91540-000, Porto Alegre – RS. Fone: (51) 3308 6250. Site: http://www.ufrgs.br/cefav

4 Processo seletivo: o processo será realizado em duas etapas: i) a primeira será constituída pela entrega dos documentos e análise dos pré-requisitos; ii) a segunda será a entrevista dos candidatos.

(2)

5 Das inscrições: compreende o preenchimento de formulário próprio, entrega do mesmo e das cópias dos documentos exigidos a um dos membros da Comissão de Seleção.

6 Entrevista: As entrevistas serão realizadas nos dias 25 e 26 de abril de 2015, em horário agendado pela Comissão de Seleção no momento da inscrição.

7 Dos prazos: os prazos estabelecidos para a entrega do formulário e da documentação devem ser rigorosamente obedecidos; não serão recebidas inscrições fora das datas determinadas.

8 Do formulário de inscrição: o formulário de inscrição deve ser obtido no site http://www.ufrgs.br/cefav. O mesmo deve ser devidamente preenchido e entregue junto com as cópias da documentação necessária a um dos membros da comissão de seleção.

9 Da entrega de documentação: o candidato deverá entregar toda a documentação abaixo relacionada, juntamente com o formulário de inscrição devidamente preenchido, a um dos membros da comissão de seleção, na Casa do Estudante das Faculdades de Agronomia e Veterinária, Av. Bento Gonçalves, 7712. A documentação deverá ser atualizada e referente ao mês vigente ou imediatamente anterior, abrangendo todo o grupo familiar.

Entende-se por grupo familiar, além do próprio aluno solicitante, o conjunto de pessoas que contribuem e usufruem da renda bruta mensal familiar, residindo ou não na mesma moradia.

Não será considerado para fins de avaliação, a declaração do candidato como único integrante do grupo familiar quando este recebe, como fonte principal ou única fonte de renda, os Benefícios da Assistência Estudantil ou “bolsas financeiras” para sua manutenção na universidade e para custear suas despesas. Este deverá apresentar documentação do grupo familiar de origem.

(3)

Todos os documentos exigidos, que forem entregues no dia da inscrição, deverão ser em forma de fotocópia simples. Os documentos originais ou cópias autenticadas deverão ser trazidos para apresentação no dia da entrevista.

Atenção: As cópias dos documentos devem ser entregues juntamente com a ficha de inscrição. Os documentos originais ou que sejam cópias autenticadas (datadas de no máximo 3 meses antes da apresentação) devem ser trazidos na entrevista.

9.1 Documentação exigida para os estudantes brasileiros:

9.1.1 Carta de apresentação: (original) Relato, assinado, que poderá ser redigido de próprio punho, descrevendo a história de vida, a situação familiar e o momento atual do estudante na universidade. Também pode ser utilizada pelo aluno para esclarecer situações não contempladas na ficha de inscrição. 9.1.2 Documentos de identificação: (cópia simples)

9.1.2.1 Carteira de Identidade, (frente e verso) ou outro documento oficial de identificação com foto, tais como: documentos expedidos pelos órgãos das Secretarias de Segurança, Forças Armadas, Polícia Militar, Ministério do Trabalho, Ordens ou Conselhos de Classe legalmente reconhecidos, ou Conselho Nacional de Trânsito (Carteira Nacional de Habilitação expedida na forma da Lei 9.503/97);

9.1.2.2 Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) (cópia autenticada ou original), contendo a folha de identificação (frente e verso) e o último contrato de trabalho mais a folha seguinte em branco (este documento deve ser apresentado mesmo por pessoas que nunca utilizaram ou não estejam utilizando atualmente a CTPS);

9.1.2.3 Certidões de: (cópia simples)

(4)

documento de identidade; 9.1.2.3.2 Óbito (se for o caso);

9.1.2.3.3 Casamento, separação, divórcio ou declaração de próprio punho de união estável ou de dissolução de união, etc. (autenticado no cartório)

9.1.3 Renda anual: do estudante, dos pais ou responsáveis e demais pessoas que contribuem com a renda familiar (refere-se ao ano anterior à solicitação do benefício). Pode ser comprovada pela cópia da declaração do imposto de Renda e notificação da Receita Federal; informe dos Rendimentos e Retenção na Fonte (IRRF) ou Declaração do Pró-labore, fornecida pelo responsável por sua contabilidade, em caso de contribuinte autônomo. Para isentos de declarar imposto de renda, a isenção poderá ser comprovada mediante declaração escrita e assinada pelo próprio interessado, conforme previsto na Lei 7.115/83, ou, comprovante de regularidade do CPF (própria e dos pais ou responsáveis), obtida no endereço:

http://www.receita.fazenda.gov.br/aplicacoes/atcta/cpf/consultapublica.asp Em caso de trabalhador rural apresentar bloco de notas/talão do produtor dos últimos 24 meses.

9.1.4 Renda mensal do estudante, dos pais ou responsáveis e demais pessoas que contribuem com a renda familiar atualizada, pelas seguintes situações:

9.1.4.1 Trabalhador com carteira assinada:

9.1.4.1.1 Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) (cópia autenticada ou original) contendo a folha de identificação (frente e verso) e o último contrato de trabalho mais a folha seguinte em branco (este documento deve ser apresentado mesmo por pessoas que nunca utilizaram ou não estejam utilizando atualmente a CTPS);

(5)

9.1.4.2 Contribuinte autônomo: deve apresentar cópia do cartão de identificação do INSS e do último recolhimento de contribuição realizado, e declaração do Pró-labore fornecida pelo responsável por sua contabilidade. 9.1.4.3 Se o trabalhador for remunerado através de comissões: essas devem ser comprovadas através de declaração do empregador onde conste a média mensal recebida (autenticada).

9.1.4.4 Em caso de trabalhador rural, deve comprovar a renda dos últimos vinte e quatro meses (a partir do primeiro semestre de 2011) através de declaração fornecida pelo Sindicato ou prefeitura Municipal, baseada no levantamento do movimento constante no talão do produtor rural.

9.1.4.5 Se estiver desempregado, comprove com carteira profissional de trabalho original e cópia que referencie a data de saída do emprego.

9.1.4.6 Se bolsista: comprovante de bolsa de iniciação científica (pesquisa), bolsa de extensão, monitoria, ou outras bolsas.

9.1.4.7 Se alunos de pós-graduação: trazer atestado do programa constando o recebimento ou não de bolsa.

9.1.4.8 Se beneficiário de órgão previdenciário: apresentar cópia do cartão de identificação do usuário e do ticket que referencie o valor do benefício (aposentadoria, afastamento por problemas de saúde etc.).

9.1.4.9 Se proprietário industrial ou comerciante: Registro da firma quando for proprietário industrial ou comercial e cópia da declaração do Imposto de Renda de Pessoa Jurídica referente ao ano anterior.

9.1.5 Comprovantes de dependentes: Devem ser relacionados todos os dependentes dos pais ou responsáveis pela própria cópia da Declaração do Imposto de Renda ou cópia das respectivas certidões de casamento ou nascimento. Se o candidato for casado, poderá apresentar sua certidão de casamento e, se tiver filhos, as respectivas certidões de nascimento.

(6)

Em caso de outras pessoas residirem com a família em dependência econômica (ex.: irmão) e que não constem na relação de dependentes do Imposto de Renda, comprovar com documentação hábil (ex.: certidão de nascimento ou documento de identidade, caso o dependente seja maior de idade).

9.1.6 Comprovante de solicitação de benefício PRAE.

9.1.7 Declaração de bens: Pode ser comprovada pela própria cópia da Declaração do Imposto de Renda ou relação dos bens assinada pelo próprio declarante. A declaração dos bens deve ser do próprio estudante se os possuir, dos pais ou responsáveis e demais pessoas que contribuem com a renda familiar. Declaração de próprio punho registrada em cartório, dos pais ou responsáveis e do candidato à seleção.

9.1.8 Comprovante de residência: Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU)ou contas de luz, de água, de telefone. Devem ser entregues os comprovantes da moradia atual do candidato e da moradia de seus pais (salvo se estes moram na mesma residência).

9.1.9 Comprovante de matrícula autenticado.

9.1.10 Histórico escolar da UFRGS ou instituição de onde provém o candidato.

9.1.11 Histórico escolar do Ensino Médio (antigo 2º grau).

9.1.12 Comprovante de despesas com moradia: aluguel, prestação de imóvel, condomínio, IPTU, ITR, luz, água e telefone. Se o requerente residir com amigos e/ou colegas, deve comprovar sua despesa com moradia acrescida à declaração do locatário do imóvel informando o valor com que participa nessas despesas.

9.1.13 Comprovante das despesas com saúde e educação, se necessário. Comprovante de bolsa em instituições de ensino privado, se possuir.

(7)

9.1.14 Atestado de antecedentes criminais: pode ser retirado no link: https://servicos.dpf.gov.br/sinic-certidao/ e Certidão de Antecedentes Criminais (obtido em qualquer Delegacia de Polícia).

Obs. Se os pais do candidato residirem fora do Rio Grande do Sul, além das certidões acima citadas, o candidato deverá apresentar a Certidão de Antecedentes Criminais do estado onde residem os pais.

9.2 Documentação exigida de estudantes estrangeiros:

9.2.1 Carta de apresentação: (original) Relato, assinado, que poderá ser redigido de próprio punho, descrevendo a história de vida, a situação familiar e o momento atual do estudante na universidade. Também pode ser utilizada pelo aluno para esclarecer situações não contempladas na ficha de inscrição. 9.2.2 Comprovante de movimentação bancária: emitido pela WESTERN UNION (ou agência correspondente), referente aos oito últimos meses.

9.2.3 Comprovante de bolsas (Bolsa Promisaes, Bolsa Mérito,...) dos últimos dois semestres.

9.2.4 Declaração financeira: Cópia do termo de responsabilidade financeira: comprovante da renda para despesas de estadia no Brasil, pelo extrato bancário do candidato e/ou de terceiros que sejam receptores de transferências monetárias do país de origem para o Brasil.

9.2.5 Comprovante de dependentes (cópia simples): Cópia de certidão de nascimento própria, dos pais, irmãos dependentes da renda da família e dos filhos, se possuir. Cópia da certidão de casamento, caso possuir.

9.2.6 Comprovante de residência no Brasil: Imposto territorial (IPTU), ou despesas com aluguel, conta de luz, etc. Devem ser entregues os comprovantes da moradia atual do candidato e da moradia de seus pais. 9.2.7 Comprovante de matrícula autenticado.

(8)

9.2.8 Histórico escolar da UFRGS ou instituição de onde provém o candidato. 9.2.9 Histórico escolar equivalente ao ensino médio no Brasil

9.2.10 Comprovante de despesas com moradia (aluguel, prestação de imóvel, condomínio, imposto predial, luz, água e telefone). Se o requerente residir com amigos e/ou colegas, deve comprovar sua despesa com moradia acrescida à declaração do locatário/imobiliária do imóvel informando o valor com que participa nessas despesas, autenticada em cartório.

9.2.11 Atestado de antecedentes criminais do Brasil (pode ser retirado no link: https://servicos.dpf.gov.br/sinic-certidao/emitirCertidao.html

9.2.12 Cópia do protocolo ou carteira de estrangeiro válido. 9.2.13 Cópia do CPF.

9.2.14 Cópia do passaporte (páginas principais). 10 Dos critérios de seleção:

10.1 De acordo com o Art. 32° do Regimento da CEFAV, na seleção de novos moradores será considerado:

a) o nível sócio-econômico do candidato (avaliado pela renda do grupo familiar e entrevista);

b) local de residência ou domicílio;

c) o desempenho escolar, salvo se o candidato for ingressante na Universidade;

d) outros critérios estabelecidos em Assembleia Geral. 11 Dos requisitos básicos:

(9)

ultrapassar o valor de uma bolsa de mestrado (R$ 1500,00). 11.2 O aluno terá seu pedido indeferido, se:

11.2.1 Não entregar toda a documentação estabelecida neste Edital.

11.2.2 Se apresentar informação ou documentação insuficiente, contraditória ou não comprobatória da situação relatada no Formulário de Inscrição, carta de apresentação ou esclarecida em entrevista.

11.2.3 A inveracidade ou omissão de informações acarretará o cancelamento do benefício, independentemente da época em que forem constatadas.

11.2.4 Se necessário, poderão ser realizadas visitas domiciliares para complementação da análise da situação socioeconômica do aluno.

11.2.5 Os casos omissos e as situações não previstas neste Edital serão analisados pela Comissão de Seleção, respeitadas as normas específicas vigentes na Universidade.

A omissão, falsificação e a não entrega de documentos obrigatórios e/ou documentos extras requeridos pela Comissão de Seleção são critérios de eliminação do candidato do processo seletivo.

12 Observações:

O candidato deve ter ciência que, se aprovado, terá prazos e regras a cumprir, bem como colaborar para manutenção da moradia estudantil gratuita. A comissão de seleção pode exigir outros documentos além dos citados anteriormente ou realizar visitas domiciliares para complementação do estudo. 13 Da divulgação dos resultados:

A divulgação da lista dos candidatos classificados e suplentes terá sua data informada no dia da entrevista. Após a divulgação, tal lista se encontrará no mural da CEFAV e da PRAE (Pró-reitoria de Assuntos Estudantis). Na internet,

(10)

através do site http://www.ufrgs.br/cefav no menu seleção. 14 Dos recursos:

Conforme art. 37º do Regimento Interno:

Art.37º - O candidato reprovado ou classificado em suplência terá um prazo de uma semana para pedir revisão do processo, a contar da data de divulgação do resultado.

Parágrafo único - O pedido de revisão do processo deverá ser apresentado à Comissão de Seleção.

15 Da entrada:

O candidato aprovado terá o prazo de uma semana para entrar em contato com a Comissão de Seleção e/ou Alojamento e mais uma semana para ocupar sua vaga, à contar da divulgação do resultado da seleção, caso não cumpra um destes prazos, perderá o direito à moradia, sendo então convocado o suplente na ordem de classificação.

O suplente terá os mesmos prazos à contar da data de convocação pela comissão de alojamento, não cumprindo-os perderá da mesma forma o direito à vaga.

16 Considerações finais:

A não observância aos termos do presente edital poderá acarretar a eliminação do candidato do processo seletivo.

Casos omissos serão analisados / decididos pela Comissão de Seleção.

A Comissão de Seleção se reserva no direito de eventualmente solicitar outros documentos além dos citados anteriormente.

(11)

OBS:

Todos os documentos devem ser entregues em mãos aos membros da Comissão de Seleção

(não aos colegas dos quartos ou outros).

MEMBROS DA COMISSÃO DE SELEÇÃO

- Jonas Abreu – quarto 311- jonas.abreu@ufrgs.br

- Paloma de Melo – quarto 318 - paloma.meloh@hotmail.com

- Patrícia Miguel – quarto 301 – patimiguelsemy@hotmail.com

- Renata Ribeiro – quarto 301- re.t.ribeiro@gmail.com

- Rita Marques – quarto 208 - rita_mmoreira@yahoo.com.br

- Tamires Garcia – quarto 106 - tamires.cristina@ufrgs.br

- Yuri Wladimir – quarto 313 - wladimirpitthan@gmail.com

Porto Alegre, 22 de Março de 2015. Comissão de Seleção 2015/1

Referências

Documentos relacionados

• Quando o navegador não tem suporte ao Javascript, para que conteúdo não seja exibido na forma textual, o script deve vir entre as tags de comentário do HTML. <script Language

Os vários modelos analisados mostram consistência entre as diferenças de precipitação do experimento do século vinte e os experimentos com cenários futuros, no período de

1º Conceder flexibilização da jornada de trabalho de seis horas diárias e trinta horas semanais aos (as) servidores (as) Técnicos Administrativos em Educação do

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

Assim, este estudo buscou identificar a adesão terapêutica medicamentosa em pacientes hipertensos na Unidade Básica de Saúde, bem como os fatores diretamente relacionados

10.4 O candidato contemplado no programa declarará que se compromete a disseminar, no âmbito de sua área de exercício, observado o interesse e a oportunidade da

Este trabalho tem como objetivo verificar a viabilidade econômica finan- ceira da autoprodução direta e interligada, elaborando uma comparação entre uma usina hidrelétrica

O Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A consiste na suplementação profilática medicamentosa para crianças de 6 a 59 meses de idade e mulheres no pós-parto por