Ebook sobre Microfones

16 

Loading....

Loading....

Loading....

Loading....

Loading....

Texto

(1)

MICHAEL OLIVEIRA apresenta:

,

www.escoladevideos.com.br

Como

Escolher

o Microfone

para Videos

(2)

Olá!

Aqui é o Michael Oliveira!

Você não tem ideia de quantos e-mails chegam para mim de pessoas perguntando: “Michael, que microfone eu devo comprar?”,... “Qual microfone devo usar?”...

Então, de uma vez por todas, vou liberar uma aula que está lá dentro do curso Fórmula dos Vídeos (que foi gravado há algum tempo atrás). Vou refazer esta aula para falar dos microfones que eu utilizo e colocar o nome de cada equipamento para você procurar.

Eu não vou indicar a loja para você comprar porque é um pouco complicado. Existem muitas empresas que oferecem vários tipos de microfones e, talvez, você não vá encontrar uma loja que tenha todos, então o que eu posso dizer é que eu compro os meus equipamentos no Mercado Livre, tomando o devido cuidado para comprar sempre de vendedores Mercado Líder Platinum e, quando não é tão bem qualificado, eu compro de algum vendedor que atenda na minha cidade para retirar em mãos.

Eu sempre tomo este cuidado, principalmente para a compra de equipamentos um pouco mais caros. Sendo equipamentos nos quais você precisa investir um pouco mais, nem pense em comprar de qualquer vendedor. Tome muito cuidado!

Tomando as devidas precauções, sinta-se à vontade para comprar seus equipamentos seja no Mercado Livre, OLX, Amazon ou qualquer outro tipo de plataforma de vendas de produtos pela internet.

(3)

Microfone Sony UWP-V6:

Este é o meu preferido. Trata-se de um microfone de lapela o qual mais utilizo na minha estrutura. Em seu kit está incluído um transmissor (uma caixinha) que se comunica com um receptor o qual fica acoplado e conectado direto à câmera.

O áudio é capturado no microfone, “entra” nesta caixinha e é transmitido para o receptor na câmera. Este transmissor cobre uma distância de aproximadamente 150 metros.

A desvantagem deste equipamento é que ele é um pouco caro, custando em média R$2.500,00. Além disso, é necessário salientar que este modelo Sony UWP-V6 saiu de linha.

Em seu lugar entrou no mercado o modelo Sony UWP-D16. Mas, lembrando que é um dos equipamentos que mais recomendo e que, ainda hoje, utilizo nas minhas gravações.

Além do transmissor mencionado a pouco, o microfone Sony UWP-V6 vem com outra “caixinha” que pode ser plugada em outros tipos de microfones como por exemplo à um microfone de mão, popularmente conhecido como “sorvetão”, possibilitando fazer entrevistas.

Esta caixinha é muito dinâmica, pois ela pluga em outro tipo de microfone que eu vou mencionar mais adiante.

BOM... VAMOS FALAR DE MICROFONES, ENTÃO?

BOM... VAMOS FALAR DE MICROFONES, ENTÃO?

(4)

#3

Sony UWP V6

(5)

Microfone Shure SV100 ("sorvetao"):

Este é o microfone mais indicado para fazer entrevistas. Seu sistema é denominado “cardioide”, ou seja, ela capta o áudio direcionado entregando um som super “limpo”. Você pode entrevistar alguém em uma balada, por exemplo, que ainda assim você vai conseguir ouvir o seu entrevistado tranquilamente.

Como sugestão, este tipo de microfone não é recomendado para produções onde há somente uma pessoa na frente da câmera. Neste caso, sugiro o microfone de lapela.

Caso você queira utilizar este microfone no seu estúdio ou escritório será necessário o uso de um equipamento (mesa) chamado Phanton Power no qual você deverá plugar o microfone para ele ser “alimentado”.

.

Este microfone necessita de 48 volts de energia que é tranquilamente suprida utilizando o Phanton Power. É mais trabalhoso, mas funciona!

Você também tem a opção de plugar este microfone a uma interface USB Avid Mbox M3 conectando o plugue diretamente no seu computador, onde o áudio será captado.

O microfone Shure SV100 é um dos microfones mais baratos que existem, custando em média R$150,00 no mercado.

Lembrando que a captação do áudio através do transmissor da Sony é o equipamento que vai entregar o melhor resultado, o que não vai acontecer se você conectar o cabo do microfone direto na mesa, e da mesa para a câmera. Definitivamente, não será a mesma qualidade de áudio!

Este é o kit que eu costumo indicar para os meus seguidores: - Microfone de Lapela Sony UWP-V6

- 2 caixas de transmissão

(6)

#5

Shure SV 100

(7)

Microfone Boom Yoga HT-81:

Este é mais um microfone que utilizo nos meus vídeos. Trata-se de um microfone direcional que possui 2 regulagens, um som mais fechado e outro mais aberto, que são basicamente os dois tipos de áudio que você vai ter com este microfone.

Muito utilizado pelas grandes produtoras para fazer novelas ou filmes, que costumam posicionar o microfone fora da cena com a ponta direcionada para a boca do ator ou da pessoa que vai falar no momento.

Como plugar este microfone na câmera?

Este é um microfone que não necessita de um alimentador. Ele permite ser plugado direto na câmera, porém o cabo original deste equipamento é o P10, neste caso eu sugiro você levar este plugue em alguma eletrônica e solicitar que os mesmos façam a alteração para uma conexão P2. Obrigatoriamente, você vai precisar fazer esta alteração para poder plugar direto na sua câmera. Eu fiz este mesmo procedimento no cabo do meu microfone e funciona muito bem

Este microfone tem uma entrada padrão XLR que também permite conectar com o transmissor que faz parte do kit do microfone de lapela Sony (mencionado no tópico anterior) ou com o transmissor da marca Sennheiser.

.

(8)

Não sei se você já notou, mas este microfone é o mesmo utilizado pelos principais repórteres da TV, a diferença é que eles acoplam uma caixinha com a logo da TV para identificar, mas o equipamento é o mesmo.

O interessante deste microfone é que geralmente as entrevistas são feitas na rua onde tem muito barulho de carro, ônibus, etc, mas a ação do repórter é somente de direcionar o microfone para a boca do entrevistado. Feito! O áudio sai completamente limpo.

Este equipamento custa em torno de 150 reais no mercado. É necessário lembrar que este é um excelente equipamento, porém é ideal para quem, inicialmente, não pode investir muito.

#7

(9)

Microfone direcional externo - Rode VideoMic Pro:

Este é o microfone mais utilizado por blogueiros pela praticidade que ele oferece permitindo acoplá-lo em cima da câmera. É também um microfone direcional.

Para quem está começando, neste caso, eu recomendo o microfone da marca Rode VídeoMic Pro, que é considerada a “top de linha” para este tipo de microfone e custa em média 700 reais. Além do mais, recomendo fortemente o uso deste tipo de microfone, NUNCA o microfone da câmera!

Mas, por que não usar o microfone da câmera?

Porque o microfone da câmera não oferece áudio de qualidade para gravar vídeos, porque capta todos os sons propagados no ambiente. Ele serve somente como referência para você importar outros áudios para posteriormente sincroniza-los na edição, e até outros vídeos, como no caso da gravação com mais de uma câmera, por exemplo.

#8

(10)

Gravador externo Sony PX312:

Este é um equipamento considerado muito acessível, em termos de investimento, pois custa aproximadamente 150 reais e entrega aquilo que promete.

Em quais situações este equipamento pode ser usado?

Este gravador é ideal para gravar conversas informais, uma entrevista. Não é indicado para algo profissional, por isso esta é a opção mais remota para você usar para captar o áudio do seu vídeo.

Cabe mencionar aqui que este equipamento permite plugar o microfone Boom nele (mas, lembre que o Boom conectado na câmera funciona melhor).

Vou disponibilizar aqui para você uma aula que eu postei no meu canal onde eu falo sobre “Como Gravar com 3 Câmeras”, basicamente, você vai fazer o mesmo processo para sincronizar o áudio que vem da sua câmera, com o áudio mp3 que vai sair do gravador. Depois, basta apagar o áudio da câmera e pronto!

(11)

#10

Recentemente adquiri um Gravador de voz muito mais poderoso, com entrada XLR para microfones alimentados por Phantom Power como o Shure SV100 ou o meu microfone condensador. Recomendadíssimo, apesar de ser um pouco caro. Estou falando do Zoom H4n, dá uma conferida:

(12)

Microfone de Lapela

Rode Smartlav Lavalier:

Este é o microfone ideal para ser usado especificamente no seu Smartphone. É um dos microfones mais utilizados pelos Youtubers e pessoas ligadas ao Marketing Digital por ser um equipamento extremamente prático.

Se você tiver o aplicativo do RODE ou outro aplicativo de gravação de áudio instalado, basta colocar para gravar e terá uma fonte externa de gravação de altíssima qualidade, tão boa quanto o Sony.

A única desvantagem é seu cabo muito curto, mas a qualidade que ele entrega compensa este detalhe.

Detalhe importante: No pino da ponta do cabo deve ter 3 anéis pretos e 4 pontas douradas para poder plugar corretamente no seu celular.

Este microfone custa entre 200 e 250 reais. Não é nada oneroso e, de quebra, entrega uma qualidade de áudio perfeita.

(13)

#12

Microfone Condensador:

Este é um tipo de microfone específico para estúdio.

O Microfone Condensador é muito semelhante a um microfone de rádio. Tem uma cápsula de captação de áudio poderosa, quanto mais perto mais encorpado fica o som (como aquela voz encorpada de um radialista).

(14)

Este equipamento possibilita colocar filtros com aplicativos que gravam áudio. É sensacional! Para isso você precisa do microfone, um suporte articulado e uma placa de captura (no meu estúdio, eu uso o modelo Avid Mbox M3 que possibilita plugar dois microfones condensadores, por exemplo), e o áudio que entra no computador por USB, recebe a energia para alimentar o microfone e ainda faz a captura do áudio que entra automaticamente em um programa, no caso, eu uso o Adobe Audition, mas você pode usar o Audacity que é gratuito.

Então se você quiser saber que microfone estou utilizando aqui no estúdio:

#13

(15)

Basicamente, estes são os microfones que eu recomendo para os meus alunos e para as pessoas que me acompanham.

A partir de agora você já sabe o que escolher, pôde conhecer como é a qualidade do áudio de cada um destes microfones e como este áudio chega aos seus expectadores.

#14

(16)

www.escoladevideos.com.br

Se você já assistiu ao vídeo, pode ver novamente!

Se não assistiu ainda, aqui está!

Increva-se no canal do YouTube para receber atualizações de novos vídeos:

Imagem

temas relacionados :