• Nenhum resultado encontrado

Casa da Cultura do Litoral

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Casa da Cultura do Litoral"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Casa da Cultura

do Litoral

Ano I e Ano III Ano II e Ano IV MINISTÉRIO DA CULTURA

Ano II

Ano IV

Cultura e Cidadania nas Ondas do Rádio RADIOTUBE

Cultura e Cidadania nas Ondas do Rádio

RADIO TUBE

A Casa da Cultura do Litoral foi criada em 1996 tendo por objetivos a pesquisa da cultura popular, o registro, a valorização e a divulgação das culturas e dos sujeitos culturais da região praieira gaúcha, primando pelo fortalecimento das culturas e históricas e cotidianas das comunidades que vivem na beira das praias gaúchas. Destacando a importante e fundamental contribuição das culturas de raiz africanas para a composição da diversidade cultural do estado do Rio Grande do Sul.

A Casa da Cultura do Litoral vem desenvolvendo seus projetos em várias áreas de manifestação e tem conquistado importantes destaques em nível estadual e nacional.

PRÊMIO CULTURA VIVA - ANO I E ANO III - CENPEC - MINC

Por duas vezes a Casa da Cultura do Litoral ganhou destaque no Prêmio Cultura Viva. Na primeira e terceira edição através do Projeto Jornal O Marisco - Comunicação entre Culturas, o que lhe conferiu o Selo de Iniciativa Reconhecida conferido pelo MINC - Ministério da Cultura. O Jornal O Marisco é uma ferramenta de comunicação comunitária da Casa da Cultura do Litoral que tem por objetivos dar voz as comunidades praieiras gaúchas, registrando e divulgando suas culturas artes e artistas, bem como criando espaços para que as demandas das comunidades praieiras seja conhecidas e atendidas pelas instituições públicas. O Jornal O Marisco está em seu oitavo ano de publicação sendo o veículo mais acessado e de maior credibilidade do litoral em sua área de atuação.

ANO I

ANO III

II FESTIVAL CRIAR BRASIL - CULTURA E CIDADANIA NAS ONDAS DO RÁDIO - RADIOTUBE - MINC

A Casa da Cultura do Litoral foi contemplada em duas edições do Projeto Revelando os Brasis - IMA - Secretaria do Audiovisual - MINC, através dos roteiros de: Ivan Therra com o filme “O Maestro da Areia” e Lizzi Barbosa com o filme “Duas Cruzes”. Os dois diretores foram formados na cinematografia pelo CTAV - Centro de Tratamento Audiovisual - RJ e RIO Filmes - RJ, após a formação socializaram o conhecimento com artistas de suas comunidades e realizaram os filmes com artistas locais, equipe de produção local e músicos locais. Os filmes participaram do Circuito Nacional Revelando os Brasis - Petrobrás e de vários festivais nacionais levando a cultura popular da região praieira gaúcha para o conhecimento de todo o Brasil e do mundo.

Um Filme de Ivan Therra

Em exibição no Festival de Cinema de Gramado

Sexta- Feira - Dia 17 de agosto, às 14:00

IV

G O V E R N O F E D E R A L

PAÍS RICO É PAÍS SEM POBREZA MINISTÉRIO DA CULTURA

Ivan Therra através da Web Rádio O Marisco da Casa da Cultura do Litoral foi o Vencedor do Festival Nacional II Criar Brasil - Cultura e Cidadania nas Ondas do Rádio - Radio Tube - MINC, com a música “Barrigudinho”, que trata dos enfrentamentos cotidianos das pessoas que vivem na beira das praias gaúchas, sofrendo com a sazonalidade e construindo soluções para poder criar os filhos de modo digno. O evento aconteceu do Cine Teatro Olímpia - Lapa - RJ.

Ivan Therra representando a Casa da Cultura do Litoral em encontro com o Ministro da Cultura Gilberto Gil durante o lançamento do filme “O Maestro da Areia” no Cine Teatro Odeon - Cinelândia - RJ. Ivan Therra foi levar ao conhecimento do ministro Gilberto Gil as demandas culturais das comunidades da região praieira gaúcha. O trabalho desenvolvido pela Casa da Cultura do Litoral foi destacado pelo ministro com ênfase no registro das contribuições das culturas de origem africana para a formação da diversidade cultural do estado do Rio Grande do Sul e do Brasil.

IVAN THERRA ENCONTRA O MINISTRO GILBERTO GIL

(2)

Casa da Cultura

do Litoral

IVAN THERRA E O GRUPO DE CULTURA POPULAR KIKUMBÍ

Inspirado nos Pagadores de Promessa “Quicumbís” auto folclórico de origem africana da região praieira gaúcha, a Casa da Cultura do Litoral criou o Grupo de Cultura Popular Kikumbí, formado exclusivamente por pesquisadores, compositores e músicos locais e que juntamente com Ivan Therra ganharam destaque no cenário musical nacional, sendo premiados em diversos festivais no estado e no Brasil. Interpretando temas e ritmos originais da região praieira gaúcha o Grupo de Cultura Popular Kikumbí registrou o ritmo “Praieiro”, a partir das pesquisas de ritmos como: o maçambique, o quicumbí, congadas e reizados da região litorânea do estado do RS.

Vencedor da 20ª Tafona com a Música “Tombador” de Ivan Therra e Adriano Sperandir. Osório - RS Ve nc e dor do 12º Canto da Lagoa com a m ú s i c a “ R e n d e i r a ” de Ivan Therra e A d r i a n o S p e r a n d i r Encantado - RS Vencedor do 10º Serra, Campo e Cantiga com a M ú s i c a “Pé de Mato” de I v a n T h e r r a e Adriano Sperandir Veranópolis - RS

Premiado com o troféu de Melhor Letra do festival com a música “Rendeira” com letra de Ivan Therra e melodia de Adriano Sperandir e interpretação de A d r i a n a S p e r a n d i r Campinas - SP

O CD DA MÚSICA DA PRAIA EM PARCERIA COM A SEDAC - RS

A Casa da Cultura do Litoral em parceria com a SEDAC - Secretaria da Cultura do Estado do Rio Grande do Sul lança o CD da Música da Praia, uma iniciativa pioneira dedicada exclusivamente aos ritmos e temas originais da região praieira gaúcha. Toda a força dos ritmos praieiros com destaque para a importante contribuição das culturas africanas para a construção da cultura popular das comunidades da região praieira gaúcha. Ivan Therra e Grupo de Cultura Popular Kikumbí registram os ritmos e temas que embalam os sonhos cotidianos do povo da beira das praias gaúchas

I FÓRUM SOCIAL DO LITORAL

II FÓRUM SOCIAL DO LITORAL

A Casa da Cultura do Litoral em parceria com a Uergs Cidreira e o IPES - Instituto de pesquisa Social realizou o I Fórum Social do Litoral a temática “Redes de Ação Social” reuniu todas as comunidades praieiras para a prática democrática de pensar, propor e debater temas pertinentes a construção de um pensamento social visando um mundo melhor para todos.

II Fórum Social do Litoral - RS

Litoral, ambiente de cultura e sustentabilidade

Cidreira - RS

A Casa da Cultura do Litoral realizou o II Fórum Social do Litoral com a temática “Litoral, ambiente de Cultura e Sustentabilidade” contando com a presença enriquecedora da Escola de Capoeira Angola Africanamente discutiu, propos e debateu temas referentes a construção de um pensamento sustentável para o desenvolvimento da região litorânea do RS

PRÊMIO CULTURA VIVA - FORMAÇÃO - CENPEC - MINC

A Casa da Cultura do Litoral foi contemplada com o Projeto Jornal O Marisco - Comunicação entre Culturas e participou do projeto Cultura Viva - Formação - Cenpec - MINC. O curso aconteceu em três etapas sendo a primeira em Brasília - DF, a segunda em POA - RS e a terceira EAD tendo a duração de quatro meses. Com esta participação a Casa da Cultura do Litoral habilitou-se em projetos culturais e políticas públicas de cultura, bem como estreitou as relações com instituições e sujeitos culturais de todo o Brasil.

(3)

Casa da Cultura

do Litoral

I ENCONTRO DAS ÁGUAS - SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE SABERES COMPARTILHADOS - BRASIL - PORTUGAL

A Casa da Cultura do Litoral em parceria com o DAUERGS - Diretório Acadêmico da Pedagogia da Uergs - Cidreira realizou o Encontro das Águas com a presença do Professor José Pacheco, fundador da Escola da Ponte de Portugal. As novas idéias na educação, as culturas populares e o cotidiano do povo da beira da praia compartilharam conhecimentos neste encontro que aconteceu nas dependências da Uergs - Cidreira e foi oferecido para todas as comunidades com foco nos acadêmicos, artistas, educadores e estudantes da região praieira gaúcha.

uergs

Praia da Cidreira

I FESTIVAL DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS DE PESCADOR

A Casa da Cultura do Litoral em parceria com o SESC-RS e a Prefeitura Municipal de Cidreira e com o patrocínio do Banrisul e Corsan, realizou o I Festival de Contação de Histórias de Pescador. O evento propôs a contação de histórias de pescador em três temáticas: Real e Humorísticas, Imaginário e Fantásticas e Preservação Ambiental. O evento contou com contadores de vários locais do país como: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Roraima. As histórias premiadas serão adaptadas para um roteiro cinematográfico e serão transformadas em filmes de curta metragem par que sejam socializadas nas escolas de toda a região praieira com intuito de registrar e fortalecer os personagens da cultura popular as identidades das

comunidades, os artistas e as artes da região praieira gaúcha. TORRES

TRABALHAR E VIVER COM MUITO PRAZER

PREFEITURA MUNICIPAL DE

Ivan Therra

Cidreira

História, Cotidiano Cultura e Sentimento

Praia da O LIVRO CIDREIRA, HISTÓRIA, CULTURA, COTIDIANO E SENTIMENTO

A Casa da Cultura do Litoral lançou o livro Praia da Cidreira, um trabalho de pesquisa da história de Cidreira, a pioneira das praias, realizado pelo Cientista Social Ivan Therra e editado pela Casa da Cultura do Litoral. No livro uma viagem histórica que vem desde os primitivos habitantes do litoral gaúcho, passando pela história dos veraneios no estado do Rio Grande do Sul e chegando na construção das culturas populares e nos enfrentamentos cotidianos dos moradores e veranistas de Cidreira. A Casa da Cultura do Litoral, com esta publicação, ofereceu a comunidade cidreirense o registro da sua história, possibilitando o acesso ao conhecimento das raízes da formação da cidade, contribuindo para a elevação da auto estima de um povo que enfrenta a cada ano o vazio da sazonalidade e a invasão de outras culturas a cada temporada de verão.

O CD POEMAS DA PRAIA

A Casa da Cultura do Litoral lançou o CD Poemas da Praia, a partir de um concurso de poemas aberto às comunidades praieiras e que teve por temática o cotidiano praieiro gaúcho. O Concurso teve por objetivo a criação de um espaço onde os escritores e poetas da região praieira pudessem se manifestar, registrar e tornar públicas as sua obras. O Concurso Poemas da Praia teve a participação de vários poetas da comunidade e as dez melhores poesias foram gravadas e registradas no CD.

(4)

Casa da Cultura

do Litoral

OLHAR DE MAR - A FOTOGRAFIA DO COTIDIANO PRAIEIRO

A Casa da Cultura do Litoral, realizou o Concurso Olhar de Mar, possibilitando aos amantes da arte de fotografar o registro e divulgação de seus trabalhos além de incentivar a produção de um novo olhar sobre a praia. A iniciativa contou com a participação de muitos fotógrafos profissionais e amadores da região praieira. As fotografias selecionadas viraram cartões postais que ganharam diversos rumos divulgando as maravilhas naturais e a beleza do olhar dos moradores da cidade de Cidreira.

POEMAS PASSAGEIROS - POEMAS NO TRANSPORTE PÚBLICO

A Casa da Cultura do Litoral propôs para as comunidades praieiras a criação de um espaço de manifestação e interatividade cotidiana através da arte da poesia. O Projeto Poemas Passageiros selecionou 20 poemas que ganharam as ruas adesivados nos vidros dos veículos de transporte público de Cidreira. A participação dos poetas da comunidade foi excelente e os poemas hoje passeiam pelas ruas, pelos olhos e pelos pensamentos de todos os usuários do transporte público urbano de Cidreira.

CINE O MARISCO - CINE + CULTURA - MINC

SECRETARIA DO AUDIOVISUAL MINISTÉRIO DA CULTURA

A Casa da Cultura do Litoral foi contemplada pelo Projeto Cine + Cultura da Secretaria do Audiovisual do MINC. Com o Projeto Cine Clube O Marisco as comunidades da região praieira gaúcha, agora tem acesso ao mundo mágico do cinema. Em parceria com a Programadora Brasil os títulos do cinema nacional são exibidos em sessões especiais para todos os apreciadores da arte cinematográfica e também para aqueles que estão aprendendo a gostar de cinema. O Cine Clube O Marisco realiza sessões semanais fixas e sessões especiais para os estudantes da região praieira.

VIB - VÍDEO ÍNDIO DO BRASIL - SID - MINC

A Casa da Cultura do Litoral em Parceria com a SID - MINC - Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura participou do Projeto VIB - Vídeo Índio do Brasil - 2010. A participação se deu através da exibição de vários vídeos produzidos pelas aldeias indígenas que registram e divulgam as riquezas da cultura indígena brasileira, bem como compartilham e trazem a luz do conhecimento de todos os enfrentamentos cotidianos do índio brasileiro.

CIRCUITO TELA VERDE - MMA - MINC

A Casa da Cultura do Litoral em Parceria com o MMA - Ministério do Meio Ambiente e MINC - Ministério da Cultura participou do Circuito Telas Verdes 2010. A participação se deu através da exibição de vários vídeos produzidos por comunidades que tem no seu cotidiano o enfrentamento com questões ambientais. Os vídeos trazem ao cotidiano praieiro realidades de várias comunidades do Brasil que assim como na região praieira enfrentam situações que dizem respeito as questões de preservação e desenvolvimento com sustentabilidade. Os vídeos foram exibidos no Cine Clube O Marisco para todas as comunidades da região praieira gaúcha.

(5)

Casa da Cultura

do Litoral

Boizinho da Praia

Ópera Popular Praieira

Direção Ivan Therra

BOIZINHO DA PRAIA, A ÓPERA POPULAR PRAIEIRA

A Casa da Cultura do Litoral, através do Projeto Boizinho da Praia de Ivan Therra, levou ao palco da Moenda da Canção de Santo Antônio da Patrulha um total de 72 dançantes das comunidades das cidades de Cidreira e Balneário Pinhal que interpretaram o auto folclórico do Boizinho da Praia, resultado da pesquisa da cultura popular de Ivan Therra. O auto estava em desuso há mais de cinquenta anos e a Casa da Cultura do Litoral fez reviver, registrar e preservar esta página importante da cultura popular das comunidades praieiras gaúchas. Da apresentação feita no Palco da Moenda a Casa da Cultura do Litoral produziu o DVD Boizinho da Praia que está disponível para a socialização no site do Jornal O Marisco: www.omarisco.com.br

BOIZINHO DA PRAIA - INCLUSÃO SOCIAL PELA CULTURA

A Casa da Cultura do Litoral desenvolve o Projeto Boizinho da Praia, focado em crianças de até 12 anos com o objetivo de incluri socialmente a todos através do conhecimento e prática das manifestações culturais originais da região praieira gaúcha. O projeto pedagógico e coordenação são da Acadêmica de Pedagogia Lizzi Barbosa. O Boizinho da Praia é muito requisitado para apresentações em toda a região.

CHIMARREIRA - CHIMARRÃO E CAPOEIRA

A Casa da Cultura do Litoral em parceria com a Africanamente Escola de Capoeira Angola de Tramandaí realiza o evento Chimarreira - Chimarrão e Capoeira um momento de troca, aprendizagem e prática das culturas populares da região praieira gaúcha. A Chimarreira da Praia acontece sob a coordenação do Instrutor Rogério Pulga que compartilha seus conhecimentos de capoeira angola com as comunidades praieiras entre um chimarrão e uma mesa de frutas aprende-se sobretudo a compartilhar.

Café

passado

filosofias do cotidiano

CAFÉ PASSADO - FILOSOFIAS DO COTIDIANO PRAIEIRO

A Casa da Cultura do Litoral realiza semanalmente um encontro para filosofar sobre os enfrentamentos cotidianos do povo praieiro. Na Pauta: o desenvolvimento social, o pensamento cultural e as ações políticas das comuinidades praieiras. O encontro é regado pelo saboroso café praieiro e coordenado pelo Luli.

Casa da Cultura do Litoral

HORA DO PLANETA HORA DO PLANETA

HORA DO PLANETA

A Casa da Cultura do Litoral aliou-se a muitas outras instituições do mundo para manifestar-se a favor da preservação do planeta e pelo desenvolvimento sustentável. Reunidos na Casa da Cultura do Litoral o grupo aproveitou a Hora sem Luz, para, na escuridão, contar histórias da praia. Um terror total.

(6)

Casa da Cultura

do Litoral

JORNAL O MARISCO - COMUNICAÇÃO ENTRE CULTURAS JORNAL

O Jornal O Marisco é uma ferramenta de comunicação comunitária da Casa da Cultura do Litoral que tem por objetivos o registro, divulgação e valorização das culturas, das artes e dos artistas da região praieira gaúcha. Criado há 8 anos, o Jornal O Marisco é um espaço de manifestação livre e democrática, acessível para todos, onde são registrados os sonhos, ideais, enfrentamentos, demandas e desenganos das comunidades praieiras gaúchas. Tem distribuição gratuita para todos e abre as suas páginas para a manifestação das comunidades. O Jornal O Marisco recebeu por duas edições destaque no Prêmio Cultura Viva e conquistou o Selo de Iniciativa Reconhecida pelo MINC - Ministério da Cultura. O Jornal O Marisco é o veículo de comunicação mais acessado e de maior credibilidade de toda a região praieira em sua área de atuação.

SOCIALIZAÇÃO DA CULTURA PELA REDE - www.omarisco.com.br

TV

TV

TV

WEB

WEB

WEB

Rádio

Rádio

Cine

A Casa da Cultura do Litoral ciente da importância dos espaços e possibilidades criados a partir da rede mundial de computadores - Internet, lançou o portal Jornal O Marisco - www.omarisco.com.br, e socializa através do portal todos os produtos construídos pela iniciativa da Casa da Cultura do Litoral. A Música da Praia, o DVD Boizinho da Praia, o Filme O Maestro da Areia e tantas outras produções culturais estão disponíveis e com acesso gratuito pelo site do Jornal O Marisco.

Visando oferecer maiores possibilidades de interatividade com as comunidades praieiras a Casa da Cultura do Litoral desenvolveu as interfaces - Web Rádio / Web TV / Web Cine. Com isso consegue colocar ao a l c a n c e d e t o d o s o conhecimento e a construção cultural do povo que vive na beira das praias gaúchas.

(7)

O NÚCLEO DURO DA CASA DA CULTURA DO LITORAL

Casa da Cultura

do Litoral

IVAN THERRA - Cientista

Social, Pesquisador das C u l t u r a s P o p u l a r e s d a Região Praieira Gaúchas, Fundador da Casa da Cultura d o L i to r a l , C o mp o si to r, Músico, Escritor, Cineasta e Editor do Jornal O Marisco.

L I Z Z I B A R B O S A -

Formanda de Pedagogia, Cineasta. Arte Educadora, Escritora e Colunista do Jornal O Marisco.. A N D R É A R I T T E R - Advogada, Mestranda em D i r e i t o I n t e r n a c i o n a l , Professora Universitária e C o l u n i s t a d o J o r n a l O Marisco. F A B I O L A L U Z - Professora de Educação Física, Especialista em Práticas Inclusivas, Nado Adaptado, Ativista Cultural e Atriz.

GI MAÍBA - Funcionária

Pública e Ativista Cultural e Atriz.

LULI LUZ - Pesquisador

das Culturas Populares da Região Praieira Gaúcha, Escritor, Ativista Cultural e Colunista do Jornal O Marisco.

DANIEL MAÍBA - Artista

P l á s t i c o , C o m p o s i t o r, Cantor, Músico, Escultor, Ceramista, Desenhista, Painelista, Diretor de Arte e Funcionário Público.

HENRIQUE SOARES -

Mestre em Educação, Professor de Educação Física, Especialista em Educação Inclusiva, Ativista Cultural e Ator.

DENILSON FERREIRA

- Carteiro, Funcionário Publico, Músico, Ativista Cultural e Ator.

D A I A N E D R E H E R -

Cientista Social, Capoeirista e Ativista Cultural. ROGÉRIO PULGA - Instrutor da Escola de C a p o e i r a A n g o l a Africanamente, Capoeirista e Ativista Cultural.

Referências

Documentos relacionados

The challenge, therefore, is not methodological - not that this is not relevant - but the challenge is to understand school institutions and knowledge (school

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS Este estudo teve como propósito apresentar o interesse de graduados do curso de Arquivologia, em relação à publicação de seus TCC’s após o término do

Desenvolver gelado comestível a partir da polpa de jaca liofilizada; avaliar a qualidade microbiológica dos produtos desenvolvidos; Caracterizar do ponto de

If teachers are provided with professional development opportunities that helps them develop a learning environment that is relevant to and reflective of students'

Sabe-se que as praticas de ações de marketing social tem inúmeras funções, dentre estas o papel de atuar na mudança de valores, crenças e atitudes, porém os alunos da

Esse tipo de aprendizagem funciona não no regime da recognição (DELEUZE, 1988), que se volta a um saber memorizado para significar o que acontece, mas atra- vés da invenção de

Os dados foram discutidos conforme análise estatística sobre o efeito isolado do produto Tiametoxam e a interação ambiente/armazenamento no qual se obtiveram as seguintes

Estudo de caso (ações do coletivo Lupa) Questionários Quanto aos procedimentos Pesquisa Básica Quanto a Natureza Registros fotográficos Quanto ao método