• Nenhum resultado encontrado

NCE/19/ Decisão de apresentação de pronúncia - Novo ciclo de estudos

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "NCE/19/ Decisão de apresentação de pronúncia - Novo ciclo de estudos"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

NCE/19/1900130 Decisão de apresentação de pronúncia - Novo ciclo de estudos

NCE/19/1900130 Decisão de apresentação

de pronúncia - Novo ciclo de estudos

Decisão de Apresentação de Pronúncia ao Relatório da

Comissão de Avaliação Externa

1. Tendo recebido o Relatório de Avaliação/Acreditação elaborado pela Comissão de Avaliação Externa relativamente ao novo ciclo de estudos Economia e Gestão do Turismo

2. conferente do grau de Licenciado

3. a ser lecionado na(s) Unidade(s) Orgânica(s) (faculdade, escola, instituto, etc.) Instituto Superior De Gestão

4. a(s) Instituição(ões) de Ensino Superior Instituto Superior De Gestão

5. decide: Apresentar pronúncia 6. Pronúncia (Português): Exmos. Srs.

Segue em anexo a pronúncia do ISG relativamente ao curso de 1º ciclo em Economia e Gestão do Turismo.

Melhores cumprimentos.

7. Pronúncia (Português e Inglês, PDF, máx. 150kB): (impresso na página seguinte)

(2)
(3)

Recorrente: ISG – Instituto Superior de Gestão Processo n.º NCE/19/1900130

O ISG – Instituto Superior de Gestão, não se conformando com a proposta de decisão da CAE em não acreditar o curso de 1º ciclo em Economia e Gestão do Turismo, apresenta a seguinte pronúncia:

2.1.2. Na formalização do Pedido, o ISG apresenta extratos das Atas respeitantes à audição do Conselho Científico e do Conselho Pedagógico. No caso deste último órgão, o documento não vem assinado pelo seu Presidente. A CAE considera que a assinatura pelo seu representante institucional reforçará a credibilidade deste Pedido. Essa circunstância deverá ser aproveitada para corrigir a palavra Conselho, nos dois extratos, cujos textos são idênticos.

O Instituto Superior de Gestão (ISG) tem as atas do Conselho Científico e do Conselho Pedagógico devidamente assinadas. Lamentamos o erro ortográfico no envio do extrato da ata, cometido por uma funcionária administrativa que já não colabora com o ISG, encontrando-se devidamente escrita nas atas. Informamos que, de acordo com os Estatutos do ISG (https://www.isg.pt/home/isg/estatutos/), o Presidente do Conselho Científico, preside, simultaneamente, ao Conselho Pedagógico.

3.2. Os objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências) a desenvolver pelos estudantes estão claramente definidos e suficientemente desenvolvidos: Não

Não entendemos este argumento da CAE uma vez que todas as fichas das unidades curriculares possuem a definição dos respetivos objetivos de aprendizagem, face à sua especificidade e de acordo com a componente pedagógica e científica que cada docente lhes atribuiu. Constituindo-se os objetivos de aprendizagem uma competência e autonomia dos órgãos científicos e pedagógicos do ISG, recordamos que tanto os princípios gerais, como as fichas das unidades curriculares deste ciclo de estudos foram validadas pelos dois órgãos.

3.4.1. Reconhecendo virtualidades no Plano de Estudos apresentado, anota-se, porém, não terem sido adequadamente explicitados os objetivos de aprendizagem deste ciclo de estudos. Por outro lado, a partir da leitura deste Guião de Autoavaliação, conclui-se pela não existência de uma ligação anterior a esta área de ensino.

Sendo reconhecido pela CAE “virtualidades no Plano de Estudos apresentado” e sustentando-se este ciclo de estudos num qualificado corpo docente com sólida experiência académica, científica e profissional em diversas organizações privadas e públicas, importa referir que o mesmo visa proporcionar conhecimentos teóricos e práticos, metodologias e competências, na componente do turismo. O ISG, enquanto primeira Business & Economics School em Portugal, apresenta uma taxa de empregabilidade do curso de Gestão nos 98,1%, de acordo com a Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência. A formação de excelência que permite estes resultados, adquirida através de competências e experiências acumuladas nas áreas da gestão e da economia, assumem-se como uma mais valia que se deseja estender para um 1.º ciclo em Economia e Gestão do Turismo, através de um complementar corpo docente desta área específica. Ao longo da sua existência e no desenvolvimento de projetos de final de curso e de estágios, o ISG tem

(4)

desenvolvido relações técnicas, académicas e pedagógicas com diversas empresas que possuem atividade direta e indireta com o turismo: Vila Galé; Michael Page (Hospitality & Leisure); Top Atlântico; GroundForce, entre outras ( https://www.isg.pt/parcerias-empresariais-associativas-e-institucionais/). Esta extensa rede de parcerias, transversais a diferentes áreas, assume-se como uma mais valia para o ciclo de estudos em Economia e Gestão do Turismo. Lembramos que enquanto objetivos da aprendizagem, esta proposta de ciclo de estudos sustenta-se na visão sistémica do turismo, da economia e da gestão da atividade turística, visando fornecer para o mercado de trabalho recursos humanos que fomentem a ligação entre o turismo e os territórios, numa ótica de conciliação entre a valorização da componente turística, da economia e da gestão. 4.9. As metodologias de ensino e aprendizagem facilitam a participação dos estudantes em atividades científicas: Não

Conforme referido no ponto 4.5.4 do dossier, para a aprovação de uma licenciatura, “os alunos devem produzir um relatório na unidade de Projeto Empresarial de Turismo que deverá ter por base o processo de investigação científica na elaboração do mesmo”. O Plano de Estudos apresentado, que mereceu reconhecimento pela CAE, contempla, no 6 semestre, a execução de um Projeto Empresarial que implica investigação científica.

4.11.1. Embora o título deste Ciclo de Estudos (CE) referencie as áreas de Economia, Gestão e Turismo, a estrutura curricular apresentada só contempla duas áreas de formação fundamentais para este CE: Gestão e Turismo.

Contrariamente ao que a CAE refere, a Economia apresenta-se como uma área estruturante deste ciclo de estudos. Para além das unidades curriculares de Fundamentos de Economia e Economia do Turismo, a componente da economia interliga-se nas unidades curriculares de Métodos Quantitativos, Contabilidade e Finanças das Empresas Turísticas, assim como noutras áreas do conhecimento aplicado, mormente: Organização e Política do Turismo; Gestão e Sustentabilidade dos Recursos Turísticos; Mobilidade e Transportes Turísticos; Desenvolvimento e Planeamento de Projetos Turísticos.

4.11.1. É o caso de o número total de créditos (180) não aparecer no somatório dos créditos listados no plano de estudos (175). Ao contrário dos cinco primeiros semestres, cada um com 30 créditos, o sexto e último semestre contabiliza 25 créditos.

A situação exposta resultou de um erro no preenchimento do formulário. A unidade curricular de Projeto Empresarial de Turismo tem 10 (créditos), totalizando os 180 do plano de estudos. Registamos a análise da CAE relativamente a programas e bibliografias de unidades curriculares. O ISG compromete-se a ajustar as propostas apresentadas.

4.11.1. Na uc “Fundamentos de Economia”, o programa é exclusivamente baseado em temas provenientes da Macroeconomia, porventura excessivos neste curso, descurando assim a Microeconomia, em particular a análise dos mercados e o comportamento dos agentes económicos.

É entendimento da equipa responsável pelo desenho curricular dos cursos e do Conselho Científico do ISG que, sendo o Turismo uma área multidisciplinar em diversos ramos de atividade

(5)

económica, sejam mais adequados os conhecimentos sobre o contributo destas atividades para o PIB e a influência das políticas económicas nos diversos mercados abrangidos pelo turismo, do que dotar os discentes de conhecimentos analíticos, matemáticos e abstratos das teorias do produtor, do consumidor, dos tipos de mercado, que universal e academicamente constituem os conteúdos da Microeconomia.

5.7.3. O docente responsável pela coordenação do ciclo de estudos não possui nenhum artigo científico publicado em revistas científicas indexadas em bases de publicações relevantes (ex. Scopus), de acordo com o relatório de autoavaliação. Cerca de 45% dos docentes em tempo integral não possuem uma ligação com a IES há pelo menos três anos.

e,

8.5.3. Baixa percentagem de docentes (cerca de 20%) integrados em unidades de investigação das áreas fundamentais do CE que já foram avaliadas pela FCT. Adicionalmente, os docentes que estão integrados neste tipo de unidades são membros de unidades que não têm uma avaliação muito elevada.

O docente responsável pela coordenação do ciclo de estudos, doutor em Turismo, possui investigação, encontra-se a participar em diversos congressos internacionais com publicações indexada a Scopus. O ISG está a proceder a uma renovação do seu quadro docente, com o objetivo de ter 100% do corpo docente doutorado até 2022. Nos últimos cinco anos, o corpo docente do ISG publicou mais de duas centenas de artigos científicos. Este ano foram contratadas duas investigadoras a tempo integral para reforçar a investigação. Presentemente, o corpo do docente do ISG está a integrar várias unidades de investigação. Destacamos que muitos dos docentes da área de turismo deste ciclo de estudos se encontram registados no CiTUR, correspondendo à oferta e às exigências de investigação, para um curso de 1º ciclo.

8.5.3. Embora no relatório de autoavaliação se mencione que são desenvolvidos projetos e que são estabelecidas parcerias internacionais, não são especificados nenhuns projetos nem parcerias que tenham sido desenvolvidos nas áreas fundamentais do CE.

Como já referimos, o ISG possui uma extensa rede de parcerias (https://www.isg.pt/home/comunidade/parcerias/) empresariais, associativas e institucionais (https://www.isg.pt/parcerias-empresariais-associativas-e-institucionais/) com vertente profissional, técnica e pedagógica para as áreas fundamentais do ciclo de estudos. A ligação à academia, à investigação científica e à cooperação pedagógica concretiza-se com mais de quatro dezenas de instituições de ensino superior nacionais e internacionais (https://www.isg.pt/parcerias-academicas-pedagogicas-e-de-investigacao/), que potenciarão o ciclo de estudos em Economia e Gestão do Turismo.

9.4.3. Não são referidos protocolos além dos relativos a mobilidade de docentes e discentes nem protocolos existentes com outras organizações na região.

10º

A resposta à existência de protocolos com outras organizações na região pode ser encontrada no ponto anterior.

(6)

12.2. O Protocolo com o Grupo Pestana incluído no Pedido formulado pelo ISG não vem assinado. Além disso, existem descrições não coincidentes sobre o local e funcionamento das aulas no Guião de Autoavaliação da Instituição de Ensino Superior (IES) e por esta no suposto Protocolo com o Grupo Pestana. Estes dois aspetos, levam esta CAE a considerar não existirem condições que lhe permitam validar este modelo de parceria.

11º

O Protocolo com o Grupo Pestana já está devidamente assinado. A cláusula 2.ª define, claramente, os compromissos assumidos entre este grupo empresarial e o ISG. A disponibilização dos seus dirigentes para participarem em, pelo menos, 9 (nove) unidades curriculares do ciclo de estudos; a disponibilização das instalações para atividades letivas e visita às diversas Direções Centrais atividades do grupo que se situam em Lisboa; o compromisso de um encontro anual com o CEO do grupo - um dos maiores grupos hoteleiros do país, presente em 15 países; assim como a disponibilidade para o desenvolvimento de projetos nas áreas de atuação comuns, constitui, na nossa opinião, uma mais valia para este ciclo de estudos. Limitar o Grupo Pestana a uma mera rede hoteleira é redentor e revelador do desconhecimento das áreas que o mesmo detém. Para além da extensa rede hoteleira, de elevada qualidade, possuem estruturas de comunicação e promoção institucional própria; desenvolvem e organizam eventos de dimensão nacional e internacional; gerem e operacionalizam a Rede de Pousadas de Portugal, com oferta diferenciada em termos de serviços; detêm e gerem estruturas e serviços próprios de saúde, de bem-estar, de lazer e outros serviços de referência. Este Protocolo concretiza a política do ISG, para a sua oferta formativa, na procura constante que concretiza na produção de conhecimento e inovação, no processo de ensino/aprendizagem, com ligação direta com o setor empresarial. Reforçamos a intenção de complementar e reforçar protocolos já existentes, com as empresas de agências de viagens, associações do setor turístico, empresas ligadas à aviação civil, entre outras, conforme consta na extensa lista que podem ser consultadas no site do ISG (link). As aulas deste ciclo de estudos ocorrerão nas instalações do ISG e nas instalações do Grupo Pestana, para as unidades curriculares definidas no Protocolo, com os respetivos docentes e os dirigentes da empresa. 12.2. A IES apresenta no seu Pedido um número máximo de 100 admissões. A ausência de argumentos que o justifiquem, não permitem a esta CAE validar este número. Acresce que esta IES refere a existência de constrangimentos que, parece, não terem sido devidamente ponderados. Sublinhe-se ainda a existência de um corpo docente não estabilizado, pedagógica e cientificamente nesta área, o que deveria ser igualmente tido em consideração.

12º

Trata-se de um ciclo de um novo ciclo de estudos, pelo que o ISG não tem dados passados de admissões, mas baseia as 100 admissões tendo por base a procura em Portugal por oferta formativa superior na área do turismo e tendo por base o número de candidatos anual ao ISG que ultrapassa os 600 para a totalidade da sua oferta formativa.

Face ao exposto, vem o ISG requerer ao Conselho de Administração da A3ES que se digne a acreditar condicionalmente por três anos este ciclo de estudos, para que seja possível introduzir melhorias contínuas de acordo com as propostas da CAE.

(7)

ISG - Instituto Superior de Gestão, not complying with the CAE decision proposal to not believe the 1st cycle course in Economics and Tourism Management, presents the following pronunciation:

2.1.2. When formalizing the Request, ISG presents extracts from the Minutes regarding the hearing of the Scientific Council and the Pedagogical Council. In the case of the latter body, the document is not signed by its President. CAE believes that the signature by its institutional representative will reinforce the credibility of this Order. This circumstance should be used to correct the word Council, in the two extracts, whose texts are identical.

1st

The Instituto Superior de Gestão (ISG) has the minutes of the Scientific Council and the Pedagogical Council duly signed. We regret the spelling error in the sending of the minutes extract, committed by an administrative employee who no longer collaborates with the ISG, and is duly written in the minutes. We inform that, according to the ISG Statutes (https://www.isg.pt/home/isg/estatutos/), the President of the Scientific Council presides, simultaneously, at the Pedagogical Council.

3.2. The learning objectives (knowledge, skills and competences) to be developed by students are clearly defined and sufficiently developed: No

2nd

We do not understand this argument from CAE since all the forms of the curricular units have the definition of the respective learning objectives, given their specificity and according to the pedagogical and scientific component that each teacher assigned to them. As the learning objectives are a competence and autonomy of the scientific and pedagogical bodies of ISG, we recall that both the general principles and the forms of the curricular units of this cycle of studies were validated by both bodies.

3.4.1. Recognizing the virtualities in the Study Plan presented, it is noted, however, that the learning objectives of this cycle of studies have not been properly explained. On the other hand, after reading this Self-Assessment Guide, it is concluded that there is no previous connection to this area of teaching.

3rd

Being recognized by CAE “virtualities in the Study Plan presented” and supporting this cycle of

studies in a qualified faculty with solid

academic, scientific and professional experience in several private and public organizations, it should be noted that it aims to provide theoretical and practical knowledge, methodologies and skills, in the tourism component. ISG, as the first Business & Economics School in Portugal, presents a employability rate for the Management course at 98.1%, according to the Directorate-General for Education and Science Statistics. The training of excellence that allows these results, acquired through competences and accumulated experiences in the areas of management and economics, is assumed as an added value that we want to extend to a 1st cycle in Tourism Economics and Management, through a complementary faculty in this specific area. Throughout its existence and in the development of end-of-course and internship projects, ISG has developed technical, academic and pedagogical relationships with several companies that have direct and indirect activity with tourism: Vila Galé; Michael Page (Hospitality & Leisure); Top Atlantic; GroundForce, among others (https://www.isg.pt/parcerias-empresarial-associativas-e-institucional/). This extensive network of partnerships, across different areas, assumes itself as an

(8)

asset for the study cycle in Economics and Tourism Management. We recall that as learning objectives, this study cycle proposal is based on the systemic vision of tourism, the economy and the management of tourism activity, aiming to provide the labor market with human resources that foster the connection between tourism and the territories , with a view to reconciling the valuation of the tourism component, the economy and management.

4.9. Teaching and learning methodologies facilitate student participation in scientific activities: No

4th

As mentioned in point 4.5.4 of the dossier, for the approval of a degree, “students must produce

a report in the Business Tourism Project unit that should be based on the scientific investigation

process in the elaboration of the same”. The Study Plan presented, which was recognized by CAE,

contemplates, in the 6 semester, the execution of a Business Project that implies scientific research.

4.11.1. Although the title of this Study Cycle (EC) refers to the areas of Economics, Management and Tourism, the curricular structure presented only contemplates two areas of fundamental training for this EC: Management and Tourism.

5th

Contrary to what CAE says, Economics is a structuring area of this cycle of studies. In addition to the Fundamentals of Economics and Tourism Economics curricular units, the economics component is interlinked in the Quantitative Methods, Accounting and Finance of Tourism Companies curricular units, as well as in other areas of applied knowledge, namely: Tourism Organization and Policy ; Management and Sustainability of Tourism Resources; Tourist Mobility and Transport; Development and Planning of Tourism Projects.

4.11.1. It is the case that the total number of credits (180) does not appear in the sum of the credits listed in the study plan (175). Unlike the first five semesters, each with 30 credits, the sixth and last semester counts 25 credits.

6th

The exposed situation resulted from an error in filling out the form. The course unit of Entrepreneurial Tourism Project has 10 (credits), totaling 180 of the study plan. We record CAE's analysis of curricular unit programs and bibliographies. ISG undertakes to adjust the proposals submitted.

4.11.1. At the uc “Fundamentals of Economics”, the program is exclusively based on themes from

Macroeconomics, perhaps excessive in this course, thus neglecting Microeconomics, in particular the analysis of markets and the behavior of economic agents.

7th

It is the understanding of the team responsible for the curricular design of the courses and of the ISG Scientific Council that, as Tourism is a multidisciplinary area in several branches of economic activity, knowledge about the contribution of these activities to GDP and the influence of economic policies is more adequate. in the various markets covered by tourism, than providing students with analytical, mathematical and abstract knowledge of the theories of the producer, the consumer, the types of market, which universally and academically constitute the contents of Microeconomics.

5.7.3. The professor responsible for coordinating the study cycle has no scientific article published in scientific journals indexed in relevant publication bases (eg Scopus), according to the

(9)

self-assessment report. About 45% of full-time teachers have not had a connection with the HEI for at least three years. and, 8.5.3. Low percentage of teachers (about 20%) integrated in research units in the fundamental areas of the EC that have already been evaluated by FCT. In addition, teachers who are integrated in these types of units are members of units that do not have a very high evaluation. 8th The professor responsible for coordinating the study cycle, doctor in Tourism, has research, is participating in several international congresses with publications indexed to Scopus. ISG is undertaking a renewal of its teaching staff, with the aim of having 100% of the teaching staff with a doctorate by 2022. In the past five years, the teaching staff of ISG has published more than two hundred scientific articles. This year, two full-time researchers were hired to reinforce the investigation. At present, the ISG faculty is integrating several research units. We emphasize that many of the professors in the tourism area of this cycle of studies are registered with CiTUR, corresponding to the offer and the research requirements, for a 1st cycle course. 8.5.3. Although the self-assessment report mentions that projects are developed and international partnerships are established, no projects or partnerships that have been developed in the fundamental areas of the EC are specified. 9th As already mentioned, ISG has an extensive network of corporate, associative and institutional partnerships (https://www.isg.pt/home/comunidade/parcerias/) (https://www.isg.pt/parcerias-empresárias- associative-and-institutional /) with professional, technical and pedagogical aspects for the fundamental areas of the study cycle. The connection to academia, scientific research and pedagogical cooperation takes place with more than four dozen national and international higher education institutions (https://www.isg.pt/parcerias-academicas-pedagogicas-e-de-investigacao /), which will enhance the study cycle in Economics and Tourism Management.

9.4.3. Protocols other than those relating to the mobility of teachers and students are not mentioned, nor are there protocols with other organizations in the region. 10th The answer to the existence of protocols with other organizations in the region can be found in the previous point. 12.2. The Protocol with Grupo Pestana included in the Request made by the ISG is not signed. In addition, there are non-coincident descriptions about the location and functioning of classes in the Higher Education Institution's Self-Assessment Guide (IES) and for this in the supposed Protocol with the Pestana Group. These two aspects lead this CAE to consider that there are no conditions that allow it to validate this partnership model. 11th The Protocol with the Pestana Group is already signed. Clause 2 clearly defines the commitments assumed between this business group and ISG. The availability of its officers to participate in at least 9 (nine) curricular units of the study cycle; the provision of facilities for teaching activities and visit to the various Central Directorates activities of the group located in Lisbon; the commitment to an annual meeting with the group's CEO - one of the largest hotel groups in the country, present in 15 countries; as well as the availability for the development of projects in common areas of activity, in our opinion, constitutes an added value for this cycle of studies. Limiting the Pestana Group to a mere hotel chain is redemptive and reveals the ignorance of the areas it owns. In addition to the extensive, high-quality hotel chain, they have their own institutional communication and promotion structures; develop and organize events of national and international dimension; manage and operate the Pousadas de Portugal Network, with a differentiated offer in terms of services; they own and manage their own health, welfare, leisure and other reference services and structures. This Protocol materializes the ISG's policy, for its training offer, in the constant demand that it materializes in the production of knowledge and innovation, in the teaching / learning process, with direct connection with the business sector. We reinforce the intention to complement and reinforce already existing protocols, with companies of travel agencies, associations in the tourism sector, companies related to civil aviation, among others, as shown in the extensive list

(10)

that can be consulted on the ISG website (link). The classes of this cycle of studies will take place at the ISG facilities and at the facilities of the Pestana Group, for the curricular units defined in the Protocol, with the respective professors and company directors.

12.2. IES has a maximum number of 100 admissions in its Order. The absence of arguments that justify it, does not allow this CAE to validate this number. In addition, this HEI refers to the existence of constraints that, it seems, have not been properly considered. It should also be stressed that there is an unstabilized teaching and scientific staff in this area, which should also be taken into account.

12th

This is a cycle of a new cycle of studies, so the ISG has no past admission data, but bases the 100 admissions based on the demand in Portugal for higher training offer in the field of tourism and based on the number annual ISG candidates that exceeds 600 for the total of its training offer.

In view of the above, ISG requests the A3ES Board of Directors to deign to believe this cycle of studies conditionally for three years, so that it is possible to introduce continuous improvements in accordance with CAE's proposals.

Referências

Documentos relacionados

Os valores brutos expirados, expressos em litros, nos mostram que os indivíduos mais graves possuem uma menor capacidade expiratória, porém quando comparamos com o predito

Capa Patrocinador Organização Minicursos Palestras Painél Autores Títulos Áreas Imprimir

O estupro marital constitui um delito que acontece na constância de uma relação conjugal, na qual as mulheres são vítimas de uma violência específica, perpetrada por

Once the learning objectives relate to knowledge, skills and attitudes necessary to implement rehabilitation nursing interventions and the care itself, the teaching

Este investimento em recursos laboratoriais, associado aos aspetos positivos expostos ao longo de todo o relatório preliminar da CAE, referentes à qualidade das UCs que compõem o CE

E assim, por estarem as partes justas e contratadas, foi o presente instrumento em 02 (duas) vias de igual teor e forma que lido e conforme pelas partes, vai por

No espaço entre os cotos do nervo tibial delimitado pelo lúmen do tubo de silicone, foi injetada a fração de células mononucleares autólogas de medula óssea em um volume

O terceiro artigo (Artigo Original 3), com o título “Ultrassom terapêutico pulsado potencializa a ação da terapia celular na regeneração nervosa periférica após