• Nenhum resultado encontrado

INBEC INSTITUTO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO CONTINUADA. Curso Organizado conforme a Resolução N.º 01 DE 08 JUNHO DE 2007 do Pós-Graduação com Futuro

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "INBEC INSTITUTO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO CONTINUADA. Curso Organizado conforme a Resolução N.º 01 DE 08 JUNHO DE 2007 do Pós-Graduação com Futuro"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

PARCERIAS:

REALIZAÇÃO:

APOIO:

Curso Organizado conforme a Resolução N.º 01 DE 08 JUNHO DE 2007 do

Conselho Nacional de Educação – MEC, Parecer CNE/CES n.º 263/2006.

INBEC

INSTITUTO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO CONTINUADA

Pós-Graduação com Futuro

p

P

MACEIÓ/AL

INSCRIÇÕES ABERTAS - VAGAS LIMITADAS

(2)

M

BA EM PLATAFORMA BIM - *BIM Manager

Modelagem, Planejamento e Orçamento - 400h

OBJETIVOS:

Formação do Gestor em Plataforma BIM (BIM Manager), através do uso desta metodologia no desenvolvimento, gestão e integração de projetos de edificações e execução de obras.

PÚBLICO ALVO:

Arquitetos, Engenheiros e Tecnólogos ligados a desenvolvimento de projetos prediais, ao gerenciamento e a execução de obras.

CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO:

400 horas de aulas presenciais, sendo em 01 fim de semana por mês.

EQUIPAMENTO E SOFTWARES PARA O CURSO:

PARCERIAS AUTODESK E GRAPHISOFT: "Em virtude dessas Parcerias, todos os nossos Alunos poderão baixar os Softwares que serão utilizados gratuitamente do site destas empresas. Por ser um curso muito prático, é indispensável que o Aluno leve o seu laptop (Notebook) nas aulas."

COORDENAÇÃO TÉCNICA:

COORDENAÇÃO TÉCNICO: M. SC. ROGÉRIO H. F. LIMA - Doutorando da Universidade

de Lisboa - Portugal. Mestre em Arquitetura pelo PROARQ - FAU/UFRJ. Desenvolve pesquisas sobre uso do BIM com a Gramática da Forma, suas aplicações em projetos arquitetônicos e em analises automatizadas de projetos.

SUPERVISÃO DO CURSO: CEBIO / UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro

CONFERENCISTA - PD. SC. JOSIMAR R. DE ALMEIDA - Pós-Doutor em Tecnologia

Ambiental - USP, Pós-Doutor em Engenharia Ambiental - UFRJ, Pós-Doutor em Saúde Ambiental - FIOCRUZ/IOC, Doutor em Ciências Biológicas - UFPR, Mestre em Ciências Biológicas - UFRJ, Professor Associado dos Programas de Pós-Graduação Tecnologia Nuclear - USP/IPEN e Engenharia de Transportes - COPPE/UFRJ, Assessor de Meio Ambiente (Comitê RIO 2016), Membro (Consultor) Cátedra de Desenvolvimento Durável - UNESCO/UFRJ.

DISCIPLINAS DO CURSO:

MBA em Plataforma BIM – Modelagem, Planejamento e Orçamento

MOD. Disciplina

Módulo BIM 3D - Modelagem e documentação de projetos 200h

01 Conceitos de BIM: Usos e ferramentas 20

(3)

03 Ferramentas BIM no desenvolvimento de Projetos - II 20

04 Ferramentas BIM no desenvolvimento de Projetos - III 20

05 Projetos de Estrutura em Plataforma BIM 20

06 Projetos de Instalações em Plataforma BIM - I 20

07 Projetos de Instalações em Plataforma BIM - II 20

08 Trabalho Colaborativo e Interoperabilidade 20

09 Análise de Modelos e Compatibilização de Projetos 20

10 Implantação da Metodologia BIM em Escritórios de Projeto e Construção 20

Módulo BIM 4D - Planejamento de Obras 100hs

11 Gerenciamento de Projetos 20

12 Planejamento e Gestão de Obras 20

13 Ferramentas BIM para Planejamento 4D - I 20

14 Ferramentas BIM para Planejamento 4D - II 20

15 Planejamento e Implantação de Empreendimentos 20

Módulo BIM 5D - Orçamento de Obras 60hs

16 Orçamento e Controle de Custos 20

17 Ferramentas BIM para o Orçamentos de Obras 20

18 Programação e Controle da Mão de Obra e Equipamentos 20

Módulo Trabalho Científico 40hs

19 Metodologia Científica 20

20 Seminário de Trabalho de Conclusão de Curso 20

Carga Horária Total 400h PROFESSORES E CONFERENCISTAS CONVIDADOS COM COMPROVADA EXPERIÊNCIA NA ÁREA:

PD. Sc. CARLOS ALEJANDRO NOME - PhD e Doutorado em Arquitetura pela Texas A&M

University System - EUA; Mestrado em Engenharia de Produção pela UFSC; Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Sua atuação concentra-se principalmente nos seguintes temas: Projeto Arquitetônico, Planejamento do Espaço Físico, Administração e Operação de Facilidades, Modelagem e prototipagem voltada à Arquitetura e Urbanismo.

D. Sc. MAX LIRA VERAS XAVIER DE ANDRADE - Doutor pela UNICAMP/TECHNION em

2012, Mestre pela UNB em 2000 e Arquiteto e Urbanista pela UFPE em 1995. Investiga a aplicação de BIM em modelos de projeto arquitetônicos digitais com ênfase em desempenho e projeto computacional. Tem experiência em projeto arquitetônico e ensino de projeto nas áreas de: BIM, coordenação modular e projeto para construção.

(4)

D. Sc. SÉRGIO ROBERTO LEUSIN DE AMORIM - Doutor e Mestre em Engenharia de

Produção pela UFRJ; Pró-Reitor de Pós-Graduação da Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO) até fevereiro de 2012. Tem experiência na área de Arquitetura e Engenharia Civil, atuando principalmente nos seguintes temas: Projetos de Arquitetura, gestão de processo de projeto, gerenciamento e gestão da qualidade na construção civil e aplicações de tecnologia de informação em AEC. Consultor de diversos órgãos governamentais e associações técnicas, atualmente é sócio gerente da GDP- Gerenciamento e Desenvolvimento de Projetos, empresa dedicada ao desenvolvimento de projetos com tecnologia BIM.

D. Sc. WILSON FLORIO - Doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela USP; Mestrado e

Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Mackenzie; Especialização em Didática do Ensino Superior (1995), Tem experiência na área de Arquitetura Contemporânea, com ênfase em projeto de edificações e tecnologia da informação na construção civil, atuando principalmente nos seguintes temas: cognição e processo de projeto, criatividade, linguagem arquitetônica, tecnologia da arquitetura, sistemas de representação e fabricação digital. Líder do Grupo de Pesquisa "Arquitetura, Processo de Projeto e Análise Digital", cujo objetivo é investigar a arquitetura contemporânea a partir das novas tecnologias.

D. Sc. ANA REGINA MIZRAHY CUPERSCHMID - Doutora em Arquitetura, Tecnologia e

Cidade pela FEC-UNICAMP, Possui Mestrado pelo Instituto de Artes da Unicamp (2008), Especialização em Gestão de Projetos em Tecnologia da Informação pelo IBTA (2004), Especialização em Web Publishing pelo Langara College de Vancouver, Canadá (2003), Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Viçosa (1999). Tem experiência na área de TI, atuando principalmente nos seguintes temas: uso de tecnologias em Arquitetura e Engenharia, Realidade Aumentada, Serious Games, Computação Gráfica.

D. Sc. FELIPE DE ARAUJO CONTIER - Arquiteto graduado pela Faculdade Arquitetura e

Urbanismo da Universidade de São Paulo (2009). Doutor em Teoria e História da Arquitetura e do Urbanismo pelo Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (2015). Possui experiência em Projetos de Arquitetura, pesquisa em História da Arquitetura e tecnologia BIM (Building Information Modeling).

M. Sc. LUIZ AUGUSTO CONTIER - Mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela

Universidade de São Paulo (2001), Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1981) e. É titular do escritório Contier Arquitetura. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Planejamento e Projeto do Espaço Urbano.

M. Sc. ROGÉRIO H. F. LIMA - Doutorando da Universidade de Lisboa – Portugal. Mestre

em Arquitetura pelo PROARQ – FAU/UFRJ. Desenvolve pesquisas sobre uso do BIM com a Gramática da Forma, suas aplicações em projetos arquitetônicos e em analises automatizadas de projetos.

M. Sc. ARI MONTEIRO - Mestre em Engenharia Civil pela USP - Projeto para produção de

vedações verticais em alvenaria em uma ferramenta BIM, Bacharel em Ciência da Computação nas FACUDADES INTEGRADAS IPEP Atualmente é consultor e proprietário da Dharma Sistemas. Tem experiência na área de Ciência da Computação e projetos de engenharia, com ênfase na implantação de sistemas CAD/PDM/BIM, atuando nos seguintes temas: implantação de soluções em TI para Engenharia e Arquitetura, desenvolvimento e customização de ferramentas de suporte a projeto.

M. Sc. ADRIANO DE ALENCAR SALES - Mestrando em BIM (Building Information

Modeling) pela UNICAMP, pesquisador e conhecedor de todas as plataformas BIM oferecidas no mercado. Integrante do grupo gMIC/UNICAMP. Pesquisa avançada em BIM. Tradutor oficial da localização da versão brasileira do software Archicad (versão 16). Consultor Registrado da Graphisoft.

(5)

M. Sc. SANDRA ALBINO RIBEIRO - Mestrado em Arquitetura, Projeto e Meio Ambiente

pela UFRGN, Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela UFRGN, e Graduação em Tecnologia em Construção Civil pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Professora efetiva no SENAI-RN (2011 - 2012); Atua na área de Arquitetura e Urbanismo e Eng. Civil, com ênfase em Plataforma BIM, Projetos, Planejamento e Gerenciamento de Obras, trabalhando principalmente com softwares BIM e Projetos.

M. Sc. MARIA IZABEL DE PAULA RIBEIRO - Mestre em Engenharia de Produção –

COPPETEC/UFRJ. Atualmente é Arquiteta e Urbanista da UFRJ, Professora do Centro Universitário Augusto Motta, Professora da Engenharia de Produção do Centro Universitário Augusto Motta, Prof. da Fundação Educacional Rosemar Pimentel.

M. Sc. SOLANGE FOLHA VERDE - Mestre em Educação – Linha de pesquisa - Políticas

Públicas em Educação pela Universidade Cidade de São Paulo – UNICID; Especialista em Docência no Ensino Superior pela Universidade Cidade de São Paulo – UNICID; Graduação em Licenciatura Plena Letras – Português / Inglês pela Universidade Guarulhos – UNG

M. Sc. ÍTALO LINHARES SALOMÃO - Mestre em Estruturas pela Pontifícia Universidade

Católica do Rio de Janeiro. Engenheiro Civil formado, pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Possui experiência no estudo e projeto de estruturas de concreto armado e protendido pelas normas NBR e ACI. Atualmente desenvolve pesquisa nos seguintes tópicos: Fundações de aerogeradores, laje nervurada de concreto armado e modelagem de novos sistemas estruturais em elementos finitos.

Esp. DAVID PAULO RODRIGUES DE OLIVEIRA – Pós-Graduação em Engenharia de

Software - USP, Graduação em Engenharia Eletrônica com ênfase em Computadores - FEI e Técnico em Eletrônica pela Escola Técnica Federal de São Paulo.

Esp. BRUNO PONTES MOTA - MBA em gerência de projetos pela Fundação Getúlio Vargas

- RJ, FGV-RJ, Graduação em Engenharia Civil pela UFC. Hoje é Aluno de Mestrado em Engenharia Civil, com ênfase em Gerenciamento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Planejamento e Gerenciamento, atuando principalmente nos seguintes temas: line of balance e production system design. Modelagens BIM e trabalhos em LEAN – SIPPRO.

Esp. ANNA LOREA MATZENAUER - Especialização em Arquitetura Comercial pela Universidade do Vale dos Sinos (Unisinos) em 2005. Formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Católica de Pelotas - RS em 2004, começou a trabalhar com arquitetura de interiores residenciais e comerciais e logo projetos arquitetônicos. Em 2009 conheceu o software Autodesk Revit Architecture onde se tornou especialista, realizando provas junto a Autodesk Brasil, conseguindo então as certificações necessárias para ministrar treinamentos.

Esp. HERON FÁBIO SANTOS - Engenheiro Civil, com atuação em planejamento de obras

civis, industriais, navais e offshore (plataformas de petróleo). Tem as certificações PMP e PMI-SP pelo PMI - Project Management Institute ®, MCTS pela Microsoft e Pós-Graduação em gerenciamento de projetos. Atuou como Diretor de Educação Continuada pelo PMI-Recife.

(6)

Esp. RAFAEL FERNANDES TEIXEIRA DA SILVA - Possui graduação em Engenharia de

Produção Civil e Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de Santa Catarina. Possui especialização em Direito Ambiental e Urbanismo. É funcionário de carreira da Fundação do Meio Ambiente - FATMA. Atualmente é Coordenador de Projetos Especiais na Secretaria de Planejamento no Estado de SC, coordenando o Grupo de Trabalho em BIM - GT-BIM. Grupo de estudo para implantação do BIM no governo do Estado de Santa Catarina.

CERTIFICADO DE ESPECIALISTA PELA UNIP – Universidade Paulista:

Será considerado aprovado o participante que cumprir as seguintes exigências: Entrega da Monografia com aproveitamento de no mínimo 70%, (setenta por cento), isto é, nota final igual ou superior a 7 (sete), Frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) de carga horária de cada módulo.

PRÉ-REQUISITOS:

Preenchimento de formulário próprio, Cópia do Diploma de curso superior (autenticada), Cópia do Histórico de Graduação (autenticada); Cópia da Carteira de Identidade e do CPF (autenticada), Cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento, Curriculum Vitae, 2 fotos 3x4 (recente), Comprovante do pagamento da taxa de inscrição, Assinatura do contrato Educacional, Curso Superior completo. Para a inscrição de Alunos com Diploma estrangeiro, este deverá ser convalidado por uma Universidade Pública no Brasil.

OBS: Os Diplomas expedidos por instituições estrangeiras serão aceitos somente após a respectiva Convalidação por Universidade pública autorizada.

INVESTIMENTO:

Matrícula: R$ 255,00

Mensalidades: 24 X R$ 715,00

Valor do curso com desconto:

OBS: Para pagamento até dia 10 de cada mês, valor de 24 x R$ 615,00

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES:

INBEC AL - INSTITUTO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO CONTINUADA

Rua Melo Póvoas, 55 - Jaraguá – CEP: 57.022-230 - Maceió/AL

Contatos: (82) 3035-2663 | 98834-9570 | 99980-6777

Referências

Documentos relacionados

A Coordenadora do Mestrado Profissional em Projeto e Patrimônio, do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal

Especificação: transporte aéreo, aluguel de armazéns (depósito de mercadorias), armazenagem, informações sobre armazenamento, expedição de carga, aluguel de

Day and night unceasingly the priest transfer the discs from one diamond needle to another according to the xed and immutable laws of Bramah, which require that the priest on duty

Então, a participação do colaborador no setor de Endomarketing tem como objetivo garantir, como foi sugerido anteriormente, que as políticas de diversidade e

• Mapeamento, análise, modelagem, implantação e gerenciamento dos macroprocessos, e respectivos processos, Atendimento Financeiro ao Aluno, Cobrança, Secretaria Geral da

Arquiteta, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Teoria e História da Arquitetura e do Urbanismo da EESC - USP | Graduação_ Departamento de Arquitetura e Urbanismo da

Após a categorização e levantamento de estratégias de permanência apresentadas e publicadas no período de 2016-2018 e discutidas no evento CLABES, referência sobre

Nesse sentido, imagine que o de- vedor fique inadimplente. Nessa situação, se o banco tiver fixado a taxa de juros simples equivalente à taxa de juros compostos, então os juros