• Nenhum resultado encontrado

TÍTULO: PERFIL NUTRICIONAL DE PACIENTES COM CÂNCER DE CABEÇA E PESCOÇO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "TÍTULO: PERFIL NUTRICIONAL DE PACIENTES COM CÂNCER DE CABEÇA E PESCOÇO"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE ÁREA:

SUBÁREA: Nutrição SUBÁREA:

INSTITUIÇÃO(ÕES): UNIVERSIDADE DE FRANCA - UNIFRAN INSTITUIÇÃO(ÕES):

AUTOR(ES): ANA LAURA GUALBERTO DA SILVA, MARIANA FERREIRA TOMÉ, BÁRBARA LUCIENE MONTEIRO BRAGA DUTRA

AUTOR(ES):

ORIENTADOR(ES): VIVIANE RODRIGUES ESPERANDIM ORIENTADOR(ES):

(2)

RESUMO

A taxa de incidência de câncer no mundo ultrapassa 14 milhões de pessoas por ano, e em 2030 estima-se que mais de 21 milhões de novos casos no mundo. A desnutrição do câncer conhecida como caquexia atinge em média 35% dos pacientes, sendo que muitos já chegam aos hospitais com quadro de desnutrição ou risco nutricional, sendo responsável por 20 % das mortes. O princípio da desnutrição depende de vários aspectos, originando anorexia devido aos fatores anoréticos produzidos pelo tumor , dor e/ou obstrução do trato gastrointestinal. Desta forma o presente trabalho teve por objetivo avaliar o perfil nutricional de pacientes com câncer de cabeça e pescoço em acompanhamento ambulatorial de nutrição. Metodologia: é um estudo transversal, quantitativo e exploratório. A amostra foi constituída por pacientes portadores de câncer de cabeça e pescoço em acompanhamento ambulatorial. Foram coletados dados dos prontuários como: sexo, idade, tabagismo, etilismo, local do tumor, sintomas relatados durante o tratamento, peso, altura, circunferência do braço (CB), dobras cutâneas tricipital, bicipital, subescapular e suprailíaca e exames laboratoriais. O estudo foi composto por 39 pacientes, com média de idade de 59 anos, sendo 82% do sexo masculino, encontrou-se diminuição significativa entre as fases iniciais e finais nos parâmetros de peso, Índice de Massa Muscular (IMC), Circunferência do braço, hemoglobina, hematócrito, hemácias e linfócitos.

Palavras-chave: Neoplasia de cabeça e pescoço. Oncologia. Caquexia. Perfil nutricional. Hipermetabolismo

INTRODUÇÃO

A taxa de incidência de câncer no mundo ultrapassa 14 milhões de pessoas por ano, e em 2030 estima-se que mais de 21 milhões de novos casos no mundo (1).

Entre as mortes ocorridas em países de baixa e média renda, aproximadamente 70% são causadas pelo câncer (2).

(3)

de células anormais até a formação de uma massa conhecida como tumor. Seu crescimento envolve dano ao DNA, este quando alterado implica no crescimento e disseminação de células cancerígenas. O tumor identificado como maligno, interfere nas funções orgânicas no fornecimento sanguíneo de células normais (3-4).

O Câncer de cabeça e pescoço (CCP) é um grupo amplo representa os tumores malignos localizados no trato aerodigestivo superior que compreende a estrutura anatômica da cavidade bucal, nasofaringe, orofaringe, hipofaringe, laringe, cavidade nasal e seios paranasais, glândulas salivares e tireoide (5). Este grupo ocupa o quinto lugar de neoplasias mais comuns no Brasil, e o sexto lugar na incidência de tumores do sexo masculino. As taxas de incidência das localizações primárias apontam cavidade oral, laringe, faringe, glândula tireoide e esôfago como as neoplasias em maior número de novos casos (6).

Os fatores etiológicos condicionantes para este tipo de patologia podem ser classificados como fatores etiológicos modificáveis onde se enquadram o uso de tabaco, consumo excessivo de bebidas alcoólicas, alimentação inadequada (redução do consumo de frutas e vegetais), sobrepeso e obesidade, falta de exercício físico, exposição a agentes infecciosos, condições socioeconômicas desfavorecidas, falta de cuidados e higiene oral, ou como fatores etiológicos não modificáveis como idade (maiores de 45 anos), etnia (branca), com predisposição genética e de gênero (masculino) (6-2).

Dentre os fatores etiológicos condicionantes, o fator de risco com maior destaque é o consumo de álcool e tabaco, onde os metabólitos presentes nessas substâncias podem provocar mutações no DNA e aumentar a produção de espécies reativas de oxigênio, causando lesões no DNA e peroxidação lipídica, seguido da alimentação inadequada deficiente em vitaminas, minerais e antioxidantes, causando envelhecimento precoce e alterações celulares dos órgãos e tecidos. (7-8).

A presença do tumor no trato alimentar superior e os tratamentos antineoplasicos utilizados, que incluem cirurgia, radioterapia e quimioterapia prejudicam a ingestão alimentar dos pacientes com CCP. A cirurgia, dependendo do tamanho da área onde é realizada pode afetar a deglutição, fonação e respiração (9). Dentre os efeitos secundários da radioterapia e quimioterapia, destacam-se os mais comuns: disgeusia, odinofagia, mucosite, diarreia, constipação, náuseas e

(4)

vômitos, astenia, fadiga, anorexia, entre outros Quando associados esses tratamentos agravam ainda mais os seus efeitos. Esses fatores reduzem o apetite e impossibilitam a ingestão alimentar por via oral o que afeta diretamente o estado nutricional (9-10).

A desnutrição do câncer conhecido como caquexia atinge cerca de 15 a 40% dos pacientes, muitos já chegam aos hospitais com quadro de desnutrição ou risco nutricional, sendo responsável por até 20% das mortes causadas pela doença. (11)

O princípio da desnutrição no câncer depende de vários aspectos, originando anorexia devido a fatores anoréticos produzido pelo tumor ou hospedeiro, dor e obstrução do trato gastrintestinal. (12)

A desnutrição acontece devido inadequada alimentação, dificuldades na absorção e diminuição ou aumento das necessidades nutricionais. Contudo o paciente perde peso de forma permanente manifestando uma resposta imuno inflamatória resultando em hipercatabolismo, pois aumenta o metabolismo devido a lesão ou o próprio tumor; seguido de proteólise, lipólise e neoglicogênese acarretando em um balanço nitrogenado negativo.

A anorexia-caquexia decorrente a perda de peso, massa muscular e gordura, diminuição da força física, manifesta-se lentamente, devido ao componente

inflamatório da caquexia do câncer interferindo no tratamento e podendo levar a uma disfunção de múltiplos órgãos entre outras complicações, na duração da internação e na letalidade do paciente. Conforme a intensidade da desnutrição e da comorbidade, serão piores os impactos da doença na vida do mesmo.

Durante o tratamento o enfermo poderá sofrer deficit de algum nutriente evoluindo para um quadro de desnutrição proteica calórica grave; em virtude da inflamação sistêmica.

O aporte nutricional tem o propósito de preservar a homeostase, recuperar o estresse metabólico e oxidativo, reduzindo as implicações, preservando a massa magra, fornecendo nutrientes, e contudo reduzindo o tempo de internação. (13)

Uma precoce avaliação no início ao tratamento é consideravelmente importante para a cura da doença, ou melhorar a qualidade de vida e restaurar a imunocompetência (11-12). É indispensável uma avaliação nutricional do paciente, antes, durante e após o tratamento e assegurar a reposição nutricional do mesmo. Pois a ingestão adequada de nutrientes é fundamental para a recuperação e melhor resposta ao tratamento.(14)

(5)

É importante também avaliar precocemente os efeitos colaterais provocados pelo tratamento, identificando quais sintomas o paciente apresenta, para que o profissional possa tratar esses sintomas, visto que estes afetam a ingestão alimentar do paciente, prejudicando o estado nutricional e consequentemente levam ao mau prognóstico.

OBJETIVOS

O objetivo do presente trabalho é avaliar o perfil nutricional de pacientes com câncer de cabeça e pescoço em acompanhamento ambulatorial de nutrição.

METODOLOGIA

Trate-se de um estudo transversal, quantitativo e exploratório, realizado no período de junho a julho de 2018. A amostra foi constituída por 41 pacientes de ambos sexos com idade superior a 18 anos, com tumor primário localizado na região de cabeça e pescoço, em tratamento ambulatorial, independente do estadiamento e tipo de tratamento antineoplasico realizado.

A pesquisa foi iniciada após a aprovação pelo Comitê de Ética e Pesquisa n° 1.457.469, o estudo seguiu as diretrizes que regulamentam as pesquisas com seres

humanos de acordo com a resolução n°CNS 466/12.

As variáveis utilizadas foram os dados da avaliação antropométrica, exames bioquímicos, efeitos colaterais, e hábitos de vida apresentados pelos pacientes. Estas informações foram coletadas através dos prontuários dos médicos, fonoaudiólogo e nutricionista. Para avaliação do estado nutricional, os parâmetros antropométricos utilizados foram: Índice de Massa Corporal (IMC), dobra cutânea tricipital (PCT em milimetros), circunferência muscular do braço (CMB em centímetros) para avaliar a depleção muscular, circunferência do braço (CB em centímetros), e percentual de gordura corporal (%GC) para estimar a gordura corpórea Todas as medidas foram realizadas por um único profissional treinado.

A medida do peso foi feita em balança eletrônica, calibrada, da marca Micheletti modelo Mic200ppa com capacidade máxima de 200 kg. E a altura aferida em estadiometro acoplado a balança. Para o cálculo do Índice de Massa Corporal

(6)

utilizou-se a seguinte formula: [peso/altura²], a medida foi classificada segundo o ponto de corte para adultos da World Health Organization 2000 (WHO), e para idosos segundo Organização Pan-Americana da Saúde 2002 (OPAS)

A CMB de adultos é obtida através da formula: CMB (cm) =CB (cm) – [0,314 x PCT (mm)], e através do seu resultado é calculado o percentual de adequação da CMB, cuja formula é CMB/p50 CMB x 100, sendo classificado segundo critérios de Blackburn,G.L. & Thortnton, P.A.- 1979, já para os idosos o valor da CMB em centímetros é classificada por meio de percentis, segundo classificação de Nhanes III, 1988-1991. Para medida da PCT (dobra cutânea tricipital), utilizou-se adipômetro da marca Caliper de Lange, com sensibilidade de 0,1 mm e pressão constante de 10g/mm², a medida foi feita no ponto médio entre o acrômio e ólecrano, na região posterior do braço não dominante. A CB foi obtida através de uma fita métrica inelástica, no mesmo ponto médio onde é realizada a PCT. Para obtenção e classificação do percentual de gordura corporal foi utilizado o Protocolo de Durnin, através da soma das dobras cutâneas aferidas obteve-se o percentual de gordura corporal correspondente.

Os resultados da avaliação antropométrica foram agrupados, de acordo com suas respectivas classificações, em desnutridos, eutroficos e sobrepeso/obeso, separados em adultos e idosos e feminino e masculino.

Para a avaliação laboratorial bioquímica foram analisados os exames de hemograma (hemácias, hematócrito e hemoglobina), linfócitos e leucócitos totais, sendo este último para verificar o estado de imunocompetência.

Para as variáveis numéricas foram calculados os parâmetros descritivos média aritmética, desvio padrão, mediana e coeficiente de variação e as mesmas foram submetidas ao teste de normalidade de D’Agostino e Pearson. Em função da não normalidade das populações de origem, os testes estatísticos de significância foram desenvolvidos na perspectiva não paramétrica. Assim as comparações dos valores dos parâmetros nutricionais e do hemograma nos momentos inicial e final foram realizadas através da estatística de T de Wilcoxon, que substitui o teste paramétrico t de Student pareado.

(7)

Para verificar a existência de associação entre os sintomas e o tipo de terapia, o gênero e o local do tumor foi utilizada a estatística de Qui Quadrado (χ²).

O nível de significância para os testes estatísticos foi pré-fixado em 5,0% (α = 0,05) e os mesmos foram executados no software GraphPad Prism 5.0.

RESULTADOS PRELIMINARES

Foram avaliados 39 pacientes, o grupo experimental foi constituído por 7

mulheres (18,0%) e 32 homens (82,0%) com idades entre 42 e 88 anos, com média e desvio padrão respectivamente 59,00 e 11,04 anos. Dentre os hábitos alimentares verificou-se que 63,4% dos pacientes eram tabagistas e 75,6% faziam uso de tabaco.

Quanto ao local do tumor, 38,5% foram localizados na cavidade oral, 33,5%, na laringe, 13,0% na faringe, 10,0%, nas glândulas salivares e 5,0%, no esôfago.

A terapia utilizada consistiu em quimioterapia exclusiva (5,0%); radioterapia exclusiva (26,0%); processo cirúrgico exclusivo (5,0%); processo cirúrgico e radioterapia (2,5%); processo cirúrgico e quimioterapia (2,5%); combinação de rádio e quimioterapia (51,0%) e combinação de processo cirúrgico, rádio e quimioterapia (8,0%).

A estatística de Qui Quadrado (χ²) revelou não haver associação significativa entre os sintomas e o tipo de terapêutica (quimioterapia, radioterapia, procedimento cirúrgico e suas combinações) (p = 0,2757); o gênero (p = 1,3387) e o local do tumor (p = 0,2243).

O peso dos pacientes encontra-se significativamente abaixo do seu peso habitual (p = 0,0014).Entre as fases inicial e final das observações verificou-se redução significativa no peso (p < 0,0001), no IMC (p = 0,0001) e na circunferência do braço (p = 0,0208).

No início das observações, as concentrações de hemácias, hematócrito e

hemoglobina situavam-se abaixo dos limites inferiores das faixas de normalidade. Entre as fases inicial e final das observações verificou-se redução significativa nas concentrações de hemácias (p = 0,0002), hematócrito (p = 0,0005), hemoglobina (p =0,0029) e linfócitos (p = 0,0005), cuja concentração ficou bem abaixo do limite inferior da faixa de normalidade.serginho estatistica

(8)

Em relação aos dados antropométricos a altura média e peso médio foram de 1,67m e 56,7kg, com variação de 1,45 a 1,89m e 32 a 92,5kg respectivamente. A tabela 3 apresenta a média e desvio padrão dos dados antropométricos, divididos em adultos e idosos, feminino e masculino. O IMC e a CMB de adultos do sexo feminino, mostram que as pacientes apresentavam desnutrição de acordo com estes parametros, já os adultos do sexo masculino, apresentam depleção de massa muscular e um alto percentual de gordura corporal. Enquanto para os idosos do sexo feminino, evidencia –se a depleção de massa muscular, em contrapartida, este mesmo parâmetro para o sexo masculino apresenta uma maior preservação.

Segundo os resultados dos exames laboratoriais coletados, verificou- se que no geral todos os exames apresentam-se abaixo dos valores de referência, onde, as hemácias , hematócrito e hemoglobina encontram - se desde os exames iniciais, já com valores abaixo da normalidade. Entretanto, os valores de leucócitos totais permanecem desde os exames iniciais dentro dos valores de referência.

A associação entre o estado nutricional de acordo com o IMC e o local do tumor, sendo a cavidade bucal e laringe os locais que mais correlacionaram-se com desnutrição.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Segundo os dados obtidos atéo presente momento, podemos concluir quepacientes com câncer de cabeça e pescoço, neste estudo,apresentaram oscilações no seu estado nutricional,alguns tendo piora inicialmente e depois melhorando, outros mantiveram suas condições e alguns apenaspioraram o que leva a necessidade de um acompanhamentonutricional persistente e com constantes intervenções.

FONTES CONSULTADAS

(1) Organização Mundial da Saúde: Early cancer diagnosis saves lives, cuts

treatment costs.<Acesso em:

12/06/2017>http://www.who.int/mediacentre/news/releases/2017/early-cancer-costs/es/

(9)

anualmente no mundo.<Acesso em: 12/06/2017>https://nacoesunidas.org/oms-cancer-mata-88-milhoes-de-pessoas-anualmente-no-mundo/

3) Tartari RF, Busnello FM, Nunes CHA. Perfil Nutricional de Pacientes em Tratamento Quimioterápico em um Ambulatório Especializado em Quimioterapia. Revista Brasileira de Cancerolologia 2010; 26(1): 43-5

(4) Fonseca DP, Garcia RRM, Stracieri APM. Perfil nutricional de pacientes com

câncer segundo diferentes indicadores de avaliação. NUTRIR GERAIS – Revista

Digital de Nutrição, Ipatinga, v. 3, n. 5, p. 444-461, ago./dez. 2009.

(5) Dedivitis RA, França CM, Mafra ACB, Guimarães FT, Guimarães AV. Características clínico-epidemiológicas no carcinoma espinocelular de boca e orofaringe. Rev Bras Otorrinolaringol 2004;70:35-40.

(6) ABC do câncer – Abordagens Básicas para o Controle do Câncer.<Acesso em: 01/06/2017>http://www1.inca.gov.br/inca/Arquivos/comunicacao/livro_abc_3ed_8a_p rova_final.pdf

(7) Boing A.F, Antunes JLF. Condições socioeconômicas e câncer de cabeça e pescoço:uma revisão sistemática de literatura. Rev Ciência & Saúde Coletiva, 16(2):615-622, 2011

(8) Marchioni DML et al.Interação entre consumo alimentar e polimorfismos da GSTM1 e GSTT1 no risco para o câncer de cabeça e pescoço:estudo caso-controle em São Paulo, Brasil. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 27(2):379-387, fev, 2011 (9) Takara TFM et al. Avaliação nutricional em pacientes com câncer de cabeça e pescoço. Rev. Bras. Cir. Cabeça Pescoço, v.41, nº 2, p. 70-74, abril / maio / junho 2012

(10) Bento CA. Nutrição entérica e diminuição de peso em doentes oncológicos de cabeça e pescoço submetidos a quimioterapia e radioterapia concomitantes.

(11) Estudo da USP revela que inflamação pode ter relação com câncer e

desnutrição aguda.<Acesso em:

20/06/2017>http://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/ultimas-noticias/estudo-da-usp-revela-que-inflamacao-pode-ter-relacao-com-cancer-e-desnutricao-aguda/

(12) MAHAN, L. Kathleen; ESCOTT-STUMP, Sylvia. Krause: alimentos, nutrição & dietoterapia. 11. ed. São Paulo: ROCA, 2005. 1242 p. pag. 965

(13) Consenso Nacional de Nutrição Oncológica.INCA. Volume 2. 2 edição. Rio de Janeiro 2016.

(10)

Referências

Documentos relacionados

◊ Plataforma contínua que permite upgrade para aplicações avançadas; ◊ Imagens de alta qualidade com baixa dose.. EPV: Enhanced Premium View com 6 Níveis

C om destino a bela cidade de Florianópolis, deslocou-se no dia 15 de setembro de 2016 a Comitiva do Supremo Conselho, sob a direção do Poderoso Irmão Jorge Luiz de Andrade Lins,

Para facilitar a leitura e análise das atividades realizadas mantém-se a sua apresentação sob a forma de estatística, permitindo uma análise global da execução e

resíduo de doses crescentes da mistura dos herbicidas imazapyr e imazapic, aplicado no manejo da cultura do arroz irrigado; avaliar a permanência do resíduo do herbicida

O uso das tecnologias na escola não é para o aluno aprender informática, mas para ampliar seu conhecimento sobre o tema da aula, de modo a proporcionar uma aprendizagem

The study aims to develop a model which integrates the financial vision of the strategy with a strategic plan (plan of initiatives) taking into account the restrictions on

Neste sentido, o presente estudo teve como objetivo aproveitar os resíduos do processamento de tilápia e estabelecer uma fonte protéica alternativa, a partir da produção de

health (for example, the urbanization rate and the population growth rate); b) pressure, which is expressed by the consequences of these processes (for example, energy