• Nenhum resultado encontrado

Soluções para Alvenaria. Informe Técnico

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Soluções para Alvenaria. Informe Técnico"

Copied!
20
0
0

Texto

(1)

Soluções

para Alvenaria

(2)

Qualidade que faz a

diferença em Alvenaria.

Para o mercado de Alvenaria, escolher a qualidade Belgo Bekaert Arames significa estar pronto para difíceis demandas, como estruturas cada vez mais esbeltas sujeitas a maiores deformações, racionalização de pilaretes e cintas de amarração, simplificação de contra-vergas, entre outras.

(3)

Conheça muito mais em:

www.belgobekaert.com.br

Belgo Bekaert Arames.

Parceria entre a ArcelorMittal

e a Bekaert, líderes mundiais

em seus segmentos.

(4)

Murfor®

(5)

Murfor® é uma treliça plana formada por dois fios de aço longitudinais (Ø 4,0mm) e paralelos, separados entre si por um fio (Ø 3,75mm) em forma de sinusóide e eletrossoldados em todos os seus pontos de contato, formando um plano único.

Dessa forma, o Murfor® confere à parede resistência à tração, garantindo um melhor desempenho estrutural.

Com fios galvanizados com no mínimo 70g/m2, o Murfor® proporciona elevada resistência à corrosão e, por ser um material de fácil aplicação nas juntas de assentamento horizontais, não exige mão de obra especializada.

(6)

Murfor® é fornecido em embalagens com 25 peças, com largura adequada à espessura da parede: 0,875 kg 0,880 kg 0,897 kg 0,930 kg Largura Murfor® 5,0 cm 6,5 cm 11,5 cm 17,5 cm Concreto vazado NÃO UTILIZÁVEL 9 a 10 cm 14 cm 19 cm

Conc. Cel. Aut.

10 cm 12,5 a 17,5 cm ≥ 20 cm Comprimento 305 cm Peso Espessura do bloco Cerâmico 7 a 13 cm 14 a 18 cm ≥ 19 cm

(7)

Instalação

Paredes em “T” 1- Posicionar o Murfor® no eixo da fiada de blocos.

2- Aplicar a argamassa de assentamento, envolvendo completamente a treliça. 3- Assentar os blocos da fiada superior, comprimindo-os contra a argamassa.

Obs.: Para um melhor desempenho da parede armada com Murfor®, as juntas verticais de assentamento devem ser preenchidas com argamassa.

Mínimo Paredes em “L”

(8)

Principais aplicações

• Acomodações do terreno (recalques diferenciais do solo)

Quando as fundações de uma edificação estão apoiadas superficialmente no terreno, elas podem sofrer acomodações que geram tensões de tração nas paredes, resultando em fissuras. O emprego de Murfor® possibilita que as paredes absorvam as tensões de movimentação do solo.

(9)

• Aberturas (janelas e portas)

Murfor® substitui com segurança as contra-vergas convencionais ou pré-moldadas, pois não altera o comportamento da parede nessa região. A treliça posicionada na face da abertura deve ser envolvida com argamassa com traço mais forte na fase de execução. Deve-se ultrapassar pelo menos 60 cm para cada lado da abertura. Quando a existência de um pilar reduzir esse comprimento, a ancoragem deverá ser reforçada com Belgofix® fixo ao pilar na mesma fiada.

Na utilização de Murfor® em substituição às vergas das portas, deve-se atentar para o prazo de escoramento das fiadas e do vão da abertura. A argamassa deve ter uma aderência que

garanta a união bloco-treliça quando o conjunto for submetido à flexão. O correto dimensionamento das vergas pode ser feito com emprego do programa disponível pela Arcelor, no seguinte endereço eletrônico: http://murfor.bekaert.com

(10)

• Paredes sujeitas a deformações verticais excessivas

No caso de vãos extensos de paredes ou em situações de deformabilidade excessiva da estrutura de apoio, a inserção de Murfor® nas juntas horizontais de assentamento melhora o desempenho e dificulta o surgimento de fissuras. As treliças atuam como tirantes, resistindo às solicitações oriundas do efeito de arco, comum nesses casos.

(11)

• Paredes sujeitas a cargas concentradas

A presença de cargas concentradas nas paredes causam deformações localizadas em excesso e consequente fissuração nessa região.

(12)

• Paredes sujeitas a variações volumétricas

Os materiais utilizados na produção de paredes estão sujeitos a variações dimensionais quando submetidos a alterações de temperatura ou umidade. Os efeitos são mais visíveis quando as paredes têm comprimentos acima de 5m. Para evitar o surgimento de fissuras, geralmente verticais, utiliza-se Murfor® pelo menos a cada 2 fiadas.

(13)

• Paredes sujeitas a cargas transversais (vento)

As paredes externas das edificações estão sujeitas a esforços horizontais perpendiculares ao seu plano, provocados geralmente pela ação do vento. Murfor® aumenta a capacidade resistente da parede fletida transversalmente, absorvendo os esforços de tração. O correto dimensionamento pode ser feito com emprego do programa disponível pela Arcelor, no seguinte endereço eletrônico: http://murfor.bekaert.com

(14)
(15)

Belgofix® é um acessório formado por tela eletrossoldada que possibilita a vinculação de uma parede a um pilar, seja de concreto ou aço, e também a ligação de uma parede a outra sem a necessidade de intertravamento de blocos.

O Belgofix® possui malha de 15x15 mm, galvanizada para conferir maior proteção contra a corrosão.

O Belgofix® deve ser fixado no pilar através de pino (finca-pino) com arruela côncava, aplicado com pistola própria para este fim.

O pino deve ser posicionado na segunda malha a partir da extremidade, utilizando 1 pino para telas com 6,0 e 7,5 cm de largura e 2 pinos para as com 10,5 e 12 cm de largura.

Conc. Cel. Aut.

10 cm 12,5 cm 15 a 17,5 cm ≥ 20 cm Comprimento 50 cm Espessura do Bloco Cerâmico 7 cm 9 a 11 cm 12 cm 14 cm ≥ 19 cm Largura Belgofix® 6,0 cm (200un/cx) 7,5 cm (150un/cx) 10,5 cm (100un/cx) 12,0 cm (100un/cx) 2x7,5 cm Concreto Vazado Não utilizável 10 cm Não utilizável 14 cm 19 cm

Instalação

Pilar Pinos fixação na 2ª malha Belgofix®

(16)

Principais aplicações

A vinculação da parede ao pilar através do Belgofix® cria uma situação de maior estabilidade transversal da parede, evitando sua queda quando submetida a esforços de vento, impactos ou outras ações transversais. Evita também a formação de fissuras na interface parede-pilar, absorvendo os esforços oriundos da retração da parede ou da dilatação da estrutura.

1- Paredes externas: como nesses casos as paredes estão sujeitas a esforços de vento, variação de temperatura e de umidade, recomenda-se o emprego de Belgofix® a cada duas fiadas (40cm) ou menos.

2- Paredes internas: nesses casos as paredes sofrem menos esforços transversais do que as externas e recomenda-se o emprego de Belgofix® a cada 3 fiadas (60cm) ou menos.

3- Paredes extensas com comprimento superior a 6m: utilizar Belgofix® a cada 40cm (2 fiadas) ou menos. O mesmo procedimento é indicado para paredes apoiadas em estrutura muito deformável, como lajes ou vigas com grandes dimensões.

• Ligação parede-pilar

Pilar

Pinos fixação na 2ª malha Belgofix®

(17)

Quando não for possível a amarração entre paredes através do intertravamento dos blocos, pode-se utilizar Belgofix® para garantir a monoliticidade entre as paredes.

É recomendado o emprego de uma tela a cada fiada nas alvenarias estruturais e a cada duas fiadas nas alvenarias de vedação. Em ambos os casos, devem ser preenchidas as juntas verticais de assentamento em toda a extensão da tela.

• Utilização com tela Murfor®

O Belgofix® deve ser utilizado em conjunto com a tela de reforço Murfor® para ancoragem desta ao pilar, quando não houver alvenaria na parte superior da abertura, suficiente para garantir o desempenho correto do Murfor®.

Pilar

• Ligação parede-parede

Murfor®

(18)
(19)

Belgorevest® é uma tela eletrossoldada, galvanizada, com malha de 25x25 mm, recomendada para estruturação do reboco na interface da estrutura com a alvenaria. Sua função é a de absorver as tensões provenientes da dilatação e retração do revestimento argamassado, evitando o seu fissuramento.

Belgorevest® é recomendado também quando o revestimento atinge espessuras elevadas, devendo ser aplicado, nestes casos, em toda a superfície revestida.

Utilização

Belgorevest® deve ser aplicado de forma a ficar posicionado no centro da espessura do revestimento, para que o conjunto atinja um melhor desempenho. Podem ser utilizados pinos galvanizados para ajudar no posicionamento e ajuste da tela sobre a interface estrutura-alvenaria. Deve ser observado o espaçamento da tela com a base.

A argamassa deve ser energicamente comprimida sobre a tela, propiciando uma boa aderência com a base.

Fornecimento

Belgorevest® é fornecido em rolos de 25m x 0,50 m, pesando 9,5kg cada um.

(20)

Para maiores informações técnicas sobre as soluções de alvenaria com Murfor®, navegue pelo site www.bekaert.com/building. Por ele, você pode se registrar no Murfor@Club, um portal de comunicação técnica com referências de obras, vídeos técnicos e programa de cálculo.

Reforços em alvenaria, visando racionalização de processos construtivos, minimização de patologias construtivas e vedações verdadeiramente econômicas devem ser projetados por profissionais habilitados. A contratação de um Projeto de Alvenaria Racional tem como benefícios o estudo de todas as interferências estruturais, a modulação e o melhor aproveitamento dos materiais e da mão de obra construtiva.

Elaborado por: Eng. Roberto Coelho

Referências

Documentos relacionados

O candidato terá o prazo de 2 (dois) dias úteis para apresentar recurso contra dados incorretos conforme item 1.13, a partir do dia seguinte ao da publicação na internet, da

O desenvolvimento do transporte marítimo de mercadorias, atividade tradicional do Grupo, permitiu uma presença significativa nas regiões autónomas, Açores e Madeira, onde assegura

Este relatório da actividade do Provedor do Cliente incide sobre o período de Junho a Dezembro de 2009, com início a 2 de Junho, data do lançamento oficial do site do

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

esta espécie foi encontrada em borda de mata ciliar, savana graminosa, savana parque e área de transição mata ciliar e savana.. Observações: Esta espécie ocorre

Não houve diferença significativa para as variáveis comprimento de raízes comerciais e diâmetro de raízes comerciais; os clones 06 e 14 e a cultivar sergipana apresentaram

de Vigilância Sanitária www.anvisa.gov.br Produtos Notificados (risco I) RDC 184/01 pH a 1% entre 2 e 11,5 Produtos Registrados (risco II) pH a 1% ≤2 ou ≥11,5 os

ensino superior como um todo e para o curso específico; desenho do projeto: a identidade da educação a distância; equipe profissional multidisciplinar;comunicação/interatividade