• Nenhum resultado encontrado

CASOS DE SUCESSO NOS MERCADOS EXTERNOS GRUPO ETE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CASOS DE SUCESSO NOS MERCADOS EXTERNOS GRUPO ETE"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

CASOS DE SUCESSO

NOS MERCADOS EXTERNOS

GRUPO ETE

(2)

2 / 9

Grupo ETE

Sede: Largo do Corpo Santo, 21 – 3º, 1200-129 Lisboa Início atividade: 1936

Tipo de atividade: Transporte e Logística – Operações

Portuá-rias, Transportes Marítimos e Fluviais, Logística, Agentes de Na-vegação, Reparação Naval, Gestão Técnica de Navios e Tripulações

Presidente/CEO: Luís Nagy Website: www.ete.pt

Telefone geral: +351 211 128 000

PRINCIPAIS INDICADORES

[Ano: 2015]

N.º de colaboradores: 800

N.º de colaboradores afetos ao mercado internacional: n.d. N.º de colaboradores no estrangeiro: 30

Volume de negócios: + de 200 M€

% do volume de negócios proveniente de mercados internacionais: n.d.

% do valor de investimentos realizados para o desenvolvimento das atividades interna-cionais da empresa: n.d.

Modos de internacionalização: Exportação ☐ Formas Contratuais ☒ Investimento Direto ☒ Especificar: Formas Contratuais - Subcontratação internacional e contratação direta

Principais Concorrentes: n.d.

MISSÃO

Expansão:

A expansão geográfica das empresas do Grupo ETE tem em conta várias ideias mestras, de entre as quais se destaca a criação de um serviço único que permita a identificação inequívo-ca do “modus operandi” de Grupo, a preservação dos valores inequívo-característicos e das especifici-dades dos locais e países onde o Grupo se instala, recuperando em vez de substituir, e valorizando sempre.

Por isso, operar em todos os principais portos de Portugal, no continente e nas regiões autó-nomas, ou em outros países onde o Grupo ETE exerce a sua atividade, significa estar

(3)

3 / 9 sente em todos os locais fundamentais para os seus clientes, assegurando um serviço global e integrado, com a eficácia - e a vantagem - de não depender de terceiros na ligação entre os operadores marítimo, portuário e transitário.

Investimento no Futuro:

Em tempo de grandes mudanças e desafios importa sobretudo encarar o futuro, caminhar de-cididamente, com o saber da experiência e com a segurança dos que confiam no mérito do trabalho realizado com profissionalismo e absoluta dedicação.

Qualidade e excelência são as divisas e as chaves de um sucesso do qual o Grupo ETE não pode deixar de se orgulhar. Sendo um grupo completo, sólido e experiente, está preparado para vencer em todas as áreas e países onde atua.

Com experiência, rigor e qualidade, construiu-se o que é hoje uma realidade, adquirindo-se todo o conhecimento e a credibilidade que permitem responder aos novos desafios que se nos oferecem.

Solidez Financeira:

A solidez económico-financeira do Grupo é fulcral para preservar a sua identidade. Na atual conjuntura, é imprescindível investir em tecnologia, em recursos humanos e, sobretudo, numa estratégia de grupo, concentrar criteriosamente os investimentos em operacionalidade e qua-lidade de serviço, financiar o crescimento coeso para acrescentar valor e ganhar a longo pra-zo.

Hoje, o Grupo ETE, com mais de 40 empresas, com ativos que excedem os 250 milhões de euros, tem um volume de negócios superior a 200 milhões de euros, representativos do sóli-do crescimento e da expressão positiva da sua atividade no mercasóli-do.

BREVE ENQUADRAMENTO SOBRE A EMPRESA

Em atividade desde 1936, o Grupo ETE apresenta-se hoje como um conjunto de empresas, interligadas entre si, cujas funções se complementam de forma a prestar serviços de valor acrescentado aos seus clientes.

As operações portuárias, na origem da atividade do Grupo, desenvolveram-se nas últimas dé-cadas, sendo hoje um completo sistema de terminais portuários e concessões, associados à logística, ao transporte fluvial, marítimo, terrestre e aéreo, numa cadeia integrada que permite a melhor eficiência nos serviços prestados ao mercado.

O desenvolvimento do transporte marítimo de mercadorias, atividade tradicional do Grupo, permitiu uma presença significativa nas regiões autónomas, Açores e Madeira, onde assegura o serviço público, bem como o crescimento para outras áreas, nomeadamente para os portos do Norte da Europa e africanos e, em regime de linhas regulares, incluindo Canárias, Mauritâ-nia, Cabo Verde e Guiné-Bissau. A sua atividade de Armador estende-se também por

(4)

4 / 9 tes especializados de cimento, combustíveis e granel sólido, em mercados e projetos específi-cos, alargando a sua oferta, na qualidade de maior armador nacional.

Complementarmente o Grupo adquiriu competências em áreas de suporte de engenharia, re-paração e construção naval, cujo desenvolvimento lhe permite hoje candidatar-se a projetos internacionais. Oferece, para além disso serviços de gestão técnica de navios e tripulações, recrutamento, formação e apoio à certificação de navios e instalações portuárias. Do conjunto destas atividades resulta hoje uma capacidade de entrega de projetos de investigação e de-senvolvimento com presença no mercado internacional nas áreas do transporte marítimo, fluvi-al e logística.

A preocupação constante com o ambiente, a segurança e a qualidade, fazem cumprir rigoro-samente os princípios estabelecidos para estas áreas, o que tem valido às suas empresas as certificações institucionais, nacionais e internacionais e o reconhecimento de muitos dos seus clientes e parceiros de negócio.

Sendo reconhecido pelas suas competências técnicas e pela aposta clara na qualidade e no serviço prestado ao cliente, o Grupo ETE tem investido significativamente em meios e equipa-mentos próprios e ajustados às necessidades das várias atividades, nomeadamente no desen-volvimento e no recrutamento dos seus colaboradores de forma a contribuir decisivamente para enfrentar os desafios do negócio cada vez mais global.

Em Portugal tem presença ao longo da cadeia de valor do transporte de mercadorias: Termi-nais e Operações portuárias nos principais portos portugueses; Shipping – Armadores e Agen-tes de Navegação; Logística; Navegação Fluvial; Enginneering – Estaleiros e manutenção naval. Transporte marítimo entre Continente, Açores e Madeira. Transporte marítimo especiali-zado, graneis sólidos e líquidos.

Tem sede em Lisboa e escritórios em 6 países, em 3 continentes, sendo que o Grupo detém mais de 40 empresas.

CARACTERIZAÇÃO DA ATIVIDADE INTERNACIONAL

O Grupo ETE detém mais de 40 empresas, cujos ativos excedem os 250 milhões de euros. O volume de negócios das empresas do grupo atingiu no ano de 2015 um valor superior a 200 milhões de euros, representativos do sólido crescimento e da expressão positiva da sua ativi-dade no mercado.

Hoje tem presença física na Colômbia, Uruguai, Cabo Verde e Moçambique, países onde de-senvolvem a sua atividade, nos sectores portuário, marítimo, de navegação fluvial e logística. Em cada um destes países o Grupo ETE atua com base no seu know-how e experiência de 80 anos, aliando-os às especificidades e conhecimentos dos seus colaboradores e, quando é o caso, parceiros locais.

(5)

5 / 9

FATORES CHAVE DE SUCESSO

• Estreita colaboração entre as diversas áreas de negócios do Grupo; • Forte ligação local nas geografias onde atua;

• Experiência e know-how de 80 anos na sua atividade;

• Foco nas áreas em que é especialista, portuária, fluvial, marítima e logística;

• Qualificação dos seus colaboradores.

MERCADOS INTERNACIONAIS

África

Cabo Verde e Moçambique

América Latina

(6)

6 / 9

DADOS CRONOLÓGICOS, DESTAQUES, RECONHECIMENTOS

MERCADO EM DESTAQUE

Mediante o estabelecimento de uma estratégia de abordagem internacional pautada pela diver-sidade geográfica, a entrada do Grupo ETE no mercado colombiano seguiu-se a Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e Uruguai, países onde já se encontravam anteriormente presen-tes.

Assim sendo, foi, no ano de 2012, no seguimento de um contrato, específico, para operações de carga de carvão com grua flutuante que o Grupo ETE efetivou a sua penetração no merca-do em destaque (Colômbia).

Na altura, a empresa contratou colaboradores e empresas locais para trabalharem aliadas a si e para, de igual modo, prestarem o apoio necessário para o arranque da sua internacionaliza-ção no mercado da Colômbia.

Hoje, para além dos serviços de grua flutuante que presta, iniciou também a sua atividade de navegação fluvial de forma consistente, sendo considerado como um parceiro relevante e fiável em diversos portos colombianos.

1936 Fundação da ETE, Empresa de Tráfego e Estiva 1971 A ETE entra no transporte marítimo de granéis sólidos através da Sofamar 1999 Aquisição da Transinsular, tornando-se o Grupo no maior armador nacional 2002 Reforço da frota de cabotagem em Moçambique 2011 Início do processo de internacionaliz ação para América Latina (Uruguai) 2012 ETE Colombia SAS - Entrada ni mercado da Colômbia 2016 Constrói e inicia operação de armazém para cargas secas no porto de Aveiro. Projecta, desenha e constrói um rebocador (pusher) para a sua frota

(7)

7 / 9 O Grupo ETE exporta, essencialmente, serviços, ou seja, equipamentos e operadores, mas sobretudo know-how. O modelo que adotaram pauta pelo estudo, instalação e desenvolvimento com o apoio de parceiros locais.

É, assim, correto afirmar que o relacionamento com o mercado colombiano tem sido bastante frutuoso, tendo evoluído de forma positiva e representando, atualmente, cerca de 2% da fatu-ração global do Grupo.

A boa receção, por parte das entidades e empresas colombianas, a facilidade em expatriar técnicos portugueses, bem como a facilidade em encontrar mão-de-obra local qualificada tra-duzem-se em pontos extremamente positivos no que diz respeito à experiência do Grupo ETE no mercado colombiano.

Contudo, existem, de igual modo, pontos menos positivos, tais como a distância e as longas viagens, determinadas regras de funcionamento (âmbito burocrático) e determinados trâmites bancários ou legais.

No seguimento da informação anteriormente referida, é de suma importância referir que aquando o processo de internacionalização para qualquer mercado existem, sempre, determi-nadas dificuldades/ obstáculos a ultrapassar. Assim sendo, o mercado da Colômbia não é ex-ceção e o Grupo ETE aponta, enquanto principal dificuldade, as diferenças culturais, referindo que esta mesma dificuldade poderá ser superada através de uma preparação cuidada e do apoio de um staff local.

No que diz respeito à questão da salvaguarda e risco o Grupo ETE não tem qualquer tipo de problema a apontar, sendo que recorrem com frequência a advogados portugueses e colombi-anos aquando a negociação de contratos.

É ainda de suma importância referir que, contratualmente, a resolução de conflitos poderá ser realizada com o recurso à Arbitragem Internacional, nomeadamente em contratos de opera-ções continuadas.

Atualmente, os principais concorrentes do Grupo ETE são, na sua maioria, as empresas de operação portuária locais, ou ligadas a traders. Sendo que a qualidade do serviço prestado, bem como a qualidade de manutenção e operacionalidade do seu equipamento traduzem-se em importantes fatores de diferenciação face à concorrência, anteriormente apontada, no mer-cado em análise.

Em suma, o estabelecimento da empresa na Colômbia abre, de forma muito clara, o acesso aos países do Caribe, não só pela sua proximidade geográfica, como também pela semelhança de vários fatores socioeconómicos.

No que diz respeito às perspetivas de futuro dos negócios no mercado colombiano, o Grupo ETE acredita possuir excelentes oportunidades de consolidar fazer crescer, de forma continua-da, o seu negócio.

(8)

8 / 9 Quanto aos conselhos a dar às empresas portuguesas que pretendam iniciar o seu processo de internacionalização para a Colômbia o Grupo ETE salienta a importância de as mesmas realizarem um estudo aprofundado do mercado, bem como a procura, minuciosa, do parceiro local certo.

A título conclusivo, é de suma importância referir que para o Grupo ETE a aicep Portugal Glo-bal tem sido de grande utilidade, não só pelo facto de a mesma, isto é, da AICEP, disponibilizar informação e contactos relevantes nos países onde o Grupo desenvolve atividade, como tam-bém pela informação disponibilizada pelos seus escritórios centrais.

Quanto à penetração das empresas no mercado colombiano, em particular, o apoio da AICEP tem sido bastante positivo e eficaz.

FONTE:

Nome: António Jordão / Pedro Virtuoso

Cargo: Administrador do Terminal de Sta. Apolónia /Diretor de Desenvolvimento de Projetos Telefone: +351 211 128 039

(9)

9 / 9

Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

Av. 5 de Outubro, 101, 1050-051 Lisboa

Tel.: +351 217 909 500 • Contact Centre: 808 214 214

aicep@portugalglobal.pt • portugalglobal.pt

Referências

Documentos relacionados

Para tal, foram testadas as seguintes hipóteses; i- em locais mais íngremes ocorre maior substituição de espécies de macrófitas, visto que essas áreas são mais instáveis devido a

A partir da abertura de 12 cavas em área delimitada sobre a capa de cobertura do aterro sanitário de resíduos sólidos urbanos de Santo Amaro/SP, foram retiradas amostras de solo

Após a gastroplastia, a hidroginástica tem sido uma atividade física de suma importância, uma vez que segundo Gonçalves (1996) pode proporcio- nar aos seus adeptos: auxílio no

No momento de análise dos dados, percebi que neste tema poderia ter questionado os alunos visando uma melhor percepção da questão no que se refere a amizade (mesmo

N'um império, como o do Brasil, onde a natureza pródiga ofterece diariamente, em todos os seus três reinos, ao homem, para suas necessidades, para suas enfermidades, para

Percebe-se que a escola tem grande importância para a interação com as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), por parte dos alunos e também dos

Ricoeur assinala que “o caráter laborioso dessa fenomenologia do outrem [...], nos autoriza, ao final de nosso próprio empreendimento, a modificar-lhe o sentido e a discernir nela

Mais do que definir a última etapa da vida, trata-se de impor estilos de vida, criando uma série de regras e comportamento e de consumo de bens específicos que indicam