• Nenhum resultado encontrado

EM DEUS AMPARADOS ANO 35. ESPECIAL Descubra a data e o tema do DIP TESTEMUNHO Relato de uma visita aos cristãos no Egito

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EM DEUS AMPARADOS ANO 35. ESPECIAL Descubra a data e o tema do DIP TESTEMUNHO Relato de uma visita aos cristãos no Egito"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

ESPECIAL

Descubra a data e o tema do DIP 2018

BLOCO DE NOTAS

Seja edificado em sua igreja!

TESTEMUNHO

Relato de uma visita aos cristãos no Egito

ANO

35

NÚMERO 11

AMPARADOS

(2)

4

FRUTOS

Duas irmãs do Laos contam testemunhos e desafios

6

PRINCIPAL

Cristãos ex-budistas se fortalecem em Jesus em meio às dificuldades

16

COMENTÁRIOS

Dúvidas e sugestões de nossos parceiros e leitores

17

DEVOCIONAL

Sem retroceder

18

BLOCO DE NOTAS

Próximas visitas internacionais ao Brasil

10

ESPECIAL

DIP 2018 – Prepare-se e cadastre já a sua igreja

12

TESTEMUNHO

Como um grupo de viajantes foi impactado

pelos cristãos no Egito

14

PELO MUNDO

Mudanças na lei podem trazer mais liberdade

na China

COMO COMEÇOU A PORTAS ABERTAS

Em 1955, André, um jovem evangelista holandês, é convidado para o Festival da Juventu-de Comunista na Polônia. Ele sente-se impressionado ao ver o entusiasmo e a Juventu-devoção Juventu-de moços a um credo sem deus. O sentimento dele é que Deus o estava chamando para um trabalho: servir cristãos em países sob restrição e discriminação, oficial ou informal. Hoje, o ministério é chamado Portas Abertas – servindo cristãos perseguidos. Conta com o apoio de milhares de cristãos e tem escritórios em todo o mundo.

www.portasabertas.org.br

Revista Portas Abertas®

Volume 35, número 11, revista mensal SECRETÁRIO GERAL

Marco Cruz

COORDENAÇÃO DE CONTEÚDO E ARTE Priscila Farias

REDAÇÃO

Érika Guerra, Marcia Souza e Simone Teider COLABORARAM NESTA EDIÇÃO Rebeca Carvalho

REVISÃO

Júnia V. Barbosa, Solange Monaco e Vivian Coutinho PROJETO GRÁFICO Estúdio Nume DIAGRAMAÇÃO Amanda Gomes CIRCULA em novembro de 2017 IMPRESSÃO AR Fernandez TIRAGEM 33.000 exemplares

FECHAMENTO DESTA EDIÇÃO 5 de outubro de 2017 JORNALISTA RESPONSÁVEL Érika Guerra – MTb 80.795

Todas as citações bíblicas foram extraídas da Nova Versão Internacional (NVI) ©, 2001, publicada pela Sociedade Bíblica Internacional (SBI), salvo indicação em contrário.

FIQUE ATENTO

A revista demora para chegar à sua casa? • Mantenha seu endereço atualizado para evitar atrasos na entrega da sua revista.

• Os domicílios no interior podem levar um tempo maior para recebê-la.

DADOS PARA CONTRIBUIR COM A MISSÃO PORTAS ABERTAS

Banco do Brasil (001) – Ag. 3065-1 – C/C. 70106-8 Bradesco (237) – Ag. 0156-2 – C/C. 40500-0 Itaú (341) – Ag. 0192 – C/C. 81146-1 CNPJ: 50.671.510/0001-69 FALE CONOSCO

Tels: (11) 2348 3330 / (11) 2348 3331 Cx Postal 18.105 CEP 04626-970 São Paulo SP E-mail: falecom@portasabertas.org.br

Produzir a revista neste formato, neste papel e em cores é a melhor alternativa custo x benefício encontrada. Compartilhe este material com sua igreja. Depois de ler, por favor, não jogue fora.

MISTO

Papel produzido a partir de fontes responsáveis www.fsc.org FSC® C021334

NA TERRA

DOS

BUDISTAS

AS IMAGENS USADAS NESTA EDIÇÃO SÃO DE USO EXCLUSIVO DA MISSÃO PORTAS ABERTAS. SALVO INDICAÇÃO EM CONTRÁRIO, AS IMAGENS DE CRISTÃOS PERSEGUIDOS NÃO SE REFEREM, NECESSARIAMENTE, A ALGUM NOME CITADO NAS MATÉRIAS. VERSÍCULO DO MÊS

“Vocês também estão sendo utilizados como pedras vivas na edificação de uma casa espiritual para serem sacerdócio santo, oferecendo sacrifícios espirituais aceitáveis a Deus, por meio de Jesus Cristo”. 1 Pedro 2.5

mportasabertas portasabertasbrasil mportasabertas missaoportasabertas

EXPEDIENTE

(3)

Ma Thay perdeu o marido e filhos, mas não se arrepende da decisão de seguir a Jesus: “Quanto mais dificuldades enfrentamos, mais perto de Deus chegamos”.

O Brasil é considerado um país de tradição cristã. Em sua última pesquisa (2010), o IBGE apontou que mais de 85% da população se consideram cristãos. Desse nú-mero, 22% se dizem evangélicos. Recentemente, o Supremo Tribunal Federal deci-diu que o ensino religioso em escolas públicas poderá seguir ensinamentos de uma religião específica, o que agradou educadores cristãos. Fatos como esses mostram que ainda temos liberdade para viver a nossa fé em Cristo, a despeito de movimen-tos que tentam impor princípios contrários aos valores bíblicos em nossa nação.

A situação é diferente em outras nações. A Igreja Perseguida em países de maio-ria budista vive uma realidade desafiadora. Num contexto em que se propaga uma religião de paz e com reforço da tradição local, grupos radicais oprimem cristãos.

Baham*, do Sudeste Asiático, compartilha: “Meus amigos e primos me disseram: ‘Você pode sair da aldeia’. Este lugar não aceita Jesus’ . ”

No Butão, o pastor Tika* batizou uma menina com autorização dos pais, mesmo assim, foi processado e paga pela acusação.

Ma Thay, uma cristã ex-budista que perdeu o marido e os filhos, diz: “Ele é minha salvação. Quanto mais dificuldades enfrentamos, mais perto de Deus chegamos”.

Jik* e seu marido, Dok*, vivem no Laos. Enquanto Dok estava preso, além de fortalecer a fé dele, Jik abriu uma igreja em casa. O trabalho cresceu e hoje há mais de 3 mil cristãos espalhados por toda a província sob liderança da família.

Essas são histórias reais de cristãos ex-budistas. Convidamos você a apoiar a Por-tas AberPor-tas no fortalecimento da fé dos nossos irmãos nessa região.

A perseguição também se espalha na maior nação de tradição hindu. Com o objetivo de encorajar os cristãos no país, a Portas Abertas terá Índia como tema do Domingo da Igreja Perseguida (DIP) 2018. Saiba nesta revista como se juntar a esse movimento nacional de oração.

Um abraço fraterno e boa leitura,

Marco Cruz Portas Abertas marcoc@od.org Secretário Geral

NA TERRA

DOS

BUDISTAS

Mulher do Butão, 30o país na Lista Mundial da Perseguição 2017

ESPECIAL Descubra a data e o tema do DIP 2018 BLOCO DE NOTAS Próximas visitas internacionais TESTEMUNHO Relato de uma viagem aos cristãos no Egito

ANO 35

NÚMERO 11

AMPARADOS

EM DEUS

(4)

6

Devotos budistas praticam rituais no Laos. Em muitos países de maioria budista, ser seguidor da religião é um estilo de vida

(5)

7

Portas Abertas NOVEMBRO DE 2017

A realidade dos cristãos em países de maioria

budista é mais do que difícil, é desafiadora

QUANDO

DEUS É TUDO

O QUE VOCÊ TEM

Pastor Tika, do Butão, acusado de um crime que não cometeu

Os cânticos soam. Os devotos aguar-dam o nascer do sol. Os templos brilham e as gigantes estátuas de Buda chamam a atenção. Assim são os festivais em nome de Buda, os quais são celebrados por mérito, prosperidade e sorte.

Muitas mãos já enrugadas oram oito, quatorze, cem vezes ou mais. Os monges sentam-se de pernas cruzadas em meditação. O budismo é conhe-cido por muitas coisas, mas uma das ideologias mais fortes é o ensino sobre o carma, que diz “que o que você se-meia, você colhe”. A religião é conheci-da pelo esforço, que as boas obras ga-nham mérito e é assim que, nesta vida ou na próxima, você terá sucesso.

Hoje, quase 500 milhões de pesso-as praticam o budismo, representando 7% do mundo. Em muitos países, ele é considerado uma religião de paz, mas difere de país para país e, quando en-volve cristãos e grupos budistas radi-cais, esse cenário muda.

Na Lista Mundial da Perseguição 2017, os países budistas Sri Lanka (45o

colocado), Butão (30o), Laos (24o) e

Vietnã (17o) aumentaram no ranking

em comparação a 2016, enquanto

Mianmar (28o) desceu, mas

permane-ceu com a mesma pontuação. Nes-sas nações, os cristãos são tratados com hostilidade. Há violência em al-guns lugares e o extremismo budista existe, mas, em geral, a perseguição se apresenta de forma muito sutil. A maneira mais intensa acontece com os cristãos ex-budistas.

“Meus amigos e primos me disse-ram: ‘Você pode sair da aldeia e ficar em qualquer lugar onde Jesus esteja. Este lugar não aceita Jesus, portanto, não aceitamos nada sobre Jesus’ ”, dis-se Baham*, um cristão de um dos paí-ses do Sudeste Asiático.

CRESCIMENTO

E APRENDIZADO

O pastor Tika* tem uma igreja em uma comunidade na área central do Butão, onde 95% dos membros são nativos. Em 2010, ele batizou uma me-nina de 16 anos que sofria de asma e epilepsia. Ela estava curada na época. Os pais da menina consentiram e pre-senciaram o batismo. Tudo ia bem até 2016, quando ela foi diagnosticada com insuficiência renal. O pai responsabilizou o pastor pela situação da filha. Tika foi processado. O tribunal determinou que

ele pagasse mensalmente à família uma quantia equivalente a 7.800 dólares. Em-bora ele quisesse se defender, nenhum advogado defenderia um humilde cris-tão das acusações de uma superpotência budista. É, para eles, uma causa perdida.

Os membros da igreja têm ajuda-do Tika a pagar as parcelas que pre-cisa. Um dos quartos dentro de sua casa é reservado para o encontro dos irmãos. Eles são trabalhadores humil-des, que ganham um pouco mais de 100 dólares por mês. A generosidade dos membros da igreja para ajudar Tika é como o presente da viúva para Jesus, cheio de coragem, amor e fé.

Ele afirma: “Eu não cometi nenhum crime. Eu sei que fiz uma coisa boa ao batizar essa menina, mas fui castigado e isso realmente me desanimou. Agora, devemos ter cuidado ao realizar batis-mos. Temos de ter documentos assina-dos pela família.” Apesar de tudo o que aconteceu, ele sente confiança e com-partilha o testemunho: “É Jesus quem me dá força, paz e encorajamento em tal situação. Mesmo na morte, Jesus pe-diu ao pai para perdoar aqueles que não sabiam o que estavam fazendo. Essa ca-racterística de Jesus me mantém de pé".

Leia esta e muitas outras matérias na

Revista Portas Abertas. Saiba como receber:

https://doe.portasabertas.org.br/revista

(6)

Portas Abertas NOVEMBRO DE 2017

18

Para mais informações sobre eventos e reuniões da Portas Abertas, entre em contato pelos telefones (11) 2348 3330 / (11) 2348 3331 ou pelo e-mail falecom@portasabertas.org.br. Muito obrigado!

SEJA EDIFICADO

EM SUA IGREJA!

George B. é um correspondente inter-nacional da Portas Abertas que atua há quase 10 anos servindo cristãos perseguidos no Oriente Médio. Silvia é uma cristã perseguida da América Latina que viu seu marido ser agredido e preso. Você pode edificar sua igreja com o testemunho deles. Agende uma visita com a Portas Abertas pelo e-mail

semfronteiras@portasabertas.org.br.

NOVEMBRO/DEZEMBRO

George B. – Curitiba, São Paulo,

Belém do Pará, de 8 a 20/11

Silvia Silva – Brasil, de 15/11 a 4/12

PROGRAME-SE E VÁ!

Em 2018, o Sem Fronteiras, ministério de viagens da Portas Abertas, organiza-rá viagens para diversos países onde os cristãos enfrentam perseguição. Deseja servir a Igreja Perseguida e conhecer a realidade dos nossos irmãos? Programe--se desde já! Tire suas dúvidas pelo e-mail

semfronteiras@portasabertas.org.br

e receba mais informações.

A Igreja Perseguida precisa de você. Divulgue essa causa!

ESTÁ CHEGANDO

O NOVO SITE

Queridos parceiros, somos gratos a Deus por estarem ao nosso lado apoiando os cristãos perseguidos. Nosso desejo é que essa experiência agrade a Deus, seja edificante, espe-cial, mas também simples. Por isso, estamos reformulando nosso site para que haja facilidade de acesso às notícias, agenda, materiais e as novi-dades que virão. Aguarde e ore por esse trabalho!

MAIS VISITAS EM 2018

Quer receber um colaborador da Por-tas AberPor-tas em sua igreja? Aproveite a oportunidade de abençoar os irmãos por meio de histórias reais da Igreja Perseguida. Se você é de São Paulo ou do Rio de Janeiro, converse com seus líderes e programa-se já para o Fim de Semana da Igreja Perseguida de 2018. Envie um e-mail para

visitas@portasa-bertas.org.br para mais informações.

DEZEMBRO

Brasil

Conheça a história de Silvia, cristã perseguida da América Latina

Leve esperança aos cristãos perseguidos. Sua presença faz diferença!

FEVEREIRO/MARÇO 2018

São Paulo, SP, de 15 a 18/2 Rio de Janeiro, RJ, de 22 a 25/3

VIAGENS 2018

América Latina e Oriente Médio

BLOCO DE NOTAS

(7)

19

(8)

Cristãos novos convertidos ex-budistas

precisam de base bíblica sólida para

enfrentar as diferentes faces da

perseguição. Faça mais por eles

POR UMA IGREJA

DE EX-BUDISTAS

VIVA E FORTE

Vendedor em Mianmar. Por meio de parceiros como você, os cristãos ex-budistas podem ser fortalecidos na fé

www.portasabertas.org.br

EDIFIQUE

Sua doação, neste mês, fornecerá aos cristãos novos convertidos conhecimento bíblico para enfrentar a perseguição.

Se você não é parceiro da Portas Abertas e deseja ajudar, ligue para (11) 2348 3330 / (11) 2348 3331 ou envie um e-mail para falecom@portasabertas.org.br

Referências

Documentos relacionados

As famílias dos agricultores familiares dos citados perímetros recebem os servi- ços de ATER – Assistência Técnica e Extensão Rural, através de empresas contrata- das pela

Siguiendo esta línea de reflexión, en este estudio se encontró que el grupo de brasileñas y colombianas quienes cuentan con mejores ni- veles educativos que las peruanas tienen

Atualmente, a mídia tem destacado as “empresas-cidadãs”, ou seja, empresas responsáveis socialmente. Todos os anos essas empresas publicam seus Balanços Sociais com o objetivo

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) apresenta à categoria e à sociedade em geral o documento de Referências Técnicas para a Prática de Psicólogas(os) em Programas de atenção

Colonial: o patriarcalismo. Poderíamos retraçar a origem remota dessa unidade singular de nossa estrutura social a suas raízes portuguesas, e ir buscá-la tanto na

esta espécie foi encontrada em borda de mata ciliar, savana graminosa, savana parque e área de transição mata ciliar e savana.. Observações: Esta espécie ocorre

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Neste estudo foram estipulados os seguintes objec- tivos: (a) identifi car as dimensões do desenvolvimento vocacional (convicção vocacional, cooperação vocacio- nal,