• Nenhum resultado encontrado

RELATÓRIO GERAL 2017 Imagem 01 Fonte:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "RELATÓRIO GERAL 2017 Imagem 01 Fonte:"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

1

RELATÓRIO GERAL 2017

Em comemoração ao dia internacional da Internet Segura 2017 (07 de fevereiro), Cineiva Tono, Presidente do Instituto Tecnologia e Dignidade Humana, como líder da BrazilFoundation, ministrou a Palestra “Internet Segura” – em 15 de fevereiro 2017 na CELEPAR (Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná), para aproximadamente 80 participantes. Os temas abordados nesta palestra foram o cyberbullying, o uso excessivo da tecnologia no trânsito, classificação indicativa de jogos virtuais, controle parental na internet e

superexposição nas redes sociais, entre outros.

Imagem 01: Dia Internacional da Internet Segura, Palestra de Cineiva C. Tono na CELEPAR - 2017

(2)

2

Também em comemoração ao Dia Internacional da Internet Segura, dia 07 de fevereiro de 2017, a GERAR (Organização Social que forma aprendizes para o mercado de trabalho) contou com a presença da Dra. Cineiva Campoli Tono, Presidente do Instituto de Tecnologia e Dignidade Humana, abordando o assunto “Dependência tecnológica” com aproximadamente 40 alunos aprendizes dos cursos de Logística e Auxiliar de produção.

Imagem 02: Dia Internacional da Internet Segura, Palestra de Cineiva C. Tono na GERAR - 2017 Fonte: Arquivo de imagem do Instituto Tecnologia e Dignidade Humana.

Em 2017 foram realizadas duas Audiências Públicas de “Tecnologia e

Dignidade Humana” na Assembleia Legislativa do Paraná, nos meses de maio e novembro, com o objetivo de mobilizar a sociedade para o diálogo sobre o uso saudável, ético, responsável e seguro das tecnologias digitais.

A II Audiência Pública de Tecnologia e Dignidade Humana contou com a palestra do Delegado do Núcleo de Crimes na Internet da Polícia Civil do Paraná, Dr. Demetrius Gonzaga, em que trouxe o resgate histórico dos crimes na internet do Nuciber, alertando a sociedade acerca do aumento do número e da complexidade dos crimes cibernéticos cometidos desde a implantação deste Núcleo na Polícia Civil, em 2005.

(3)

3

Imagem 03: II Audiência Pública de Tecnologia e Dignidade Humana – ALEP maio 2017. Fonte: www.alep.pr.gov.br.

PROJETO CONECTAR COM SABEDORIA – 2016/2017

Desde o ano de 2016, o Instituto Tecnologia e Dignidade Humana desenvolve

o Projeto “Conectar com Sabedoria, com processos de formação sobre o uso

saudável, seguro e responsável das tecnologias digitais, integrado ao Projeto de Extensão Universitária “Construindo Saberes Através do Computador e Internet”, coordenado pela Profª Andreia de Jesus do Setor de Educação Profissional e Tecnológica da UFPR.

A essência do Projeto “Conectar com Sabedoria” foi a disseminação de informações para o desenvolvimento da consciência crítica e reflexiva dos impactos do uso das tecnologias, para a redução de danos e a prevenção de crimes na internet, da dependência tecnológica e de outros males decorrentes do uso desmedido das tecnologias de informação e comunicação, principalmente com foco na proteção de crianças, adolescentes.

(4)

4

Em continuidade ao Projeto Conectar com Sabedoria, representantes do Instituto Tecnologia e Dignidade Humana participaram da tutoria do Curso

“Formação dos Gestores dos Espaços Cidadão1”, promovido pela Secretaria de

Estado de Assuntos Estratégicos do Paraná.

Em 2017, com a 2ª Turma do Curso, também na modalidade à distância, o Módulo III foi trabalhado de 06 de abril a 26 de junho de 2017, com 475 participantes de 152 municípios do Estado do Paraná.

Eis alguns depoimentos dos participantes da 2ª Turma que reafirmam a necessidade emergente da promoção de processos de formação que contemplem conteúdos sobre os riscos e efeitos nocivos do uso das tecnologias digitais:

1

Espaço Cidadão são estruturas descentralizadas (laboratórios de informática) nos municípios do Estado do Paraná contendo computadores com acesso a internet para o uso da população em geral. Tais Espaços são utilizados gratuitamente por cidadãos dos municípios para acessar serviços básicos como básicos do Estado, como informações e consultas para emissão de documentos, serviços de água e luz, Detran, Previdência Social, Programação Cultural, entre outros e ainda, acessar cursos profissionalizantes via internet. Os municípios mantém as estruturas física, tecnológica e humana para o funcionamento destes Espaços. http://www.seae.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=237

(5)
(6)
(7)
(8)

8

Com a implementação do Projeto “Conectar com Sabedoria”, crianças, adolescentes, jovens e até adultos e idosos que frequentam os Espaços Cidadãos (Telecentros) e ambientes escolares e universitários do Paraná foram sensibilizados. Houve destaque também com o trabalho desenvolvido não somente na Escola D Pedro II, mas também na Escola Estadual Polivalente e no Colégio Estadual do Paraná, de Curitiba/PR, onde os Pedagogos, Gisele Guimarães e Alexandro Muhlstedt de ambas as instituições de ensino multiplicaram conteúdos de tecnologia e dignidade com professores e alunos da educação básica.

Imagem 04: Palestras dos Pedagogos da Escola Polivalente e Colégio Estadual do Paraná - 2017. Fonte: Arquivo de imagem do Instituto Tecnologia e Dignidade Humana.

Em 15 e 16 de maio de 2017 foi promovido o III Seminário Nacional de Tecnologia e Dignidade Humana no Setor de Educação Profissional e Tecnológica da UFPR, em Curitiba-PR. O evento contou com 12 palestrantes renomados na área de tecnologias e dignidade humana, do Estados da Bahia (Juliana Cunha), São Paulo (Sylvia Enck Meira e Dirceu Rodrigues Alves Junior), Rio de Janeiro (Evelyn Einstein), Rio Grande do Sul (Susana Estefenon) e do Paraná (Flúvio Cardinelle Oliveira Garcia, Maurício Elke, Antonio Carlos de Faria, Cineiva Tono, Andreia de Jesus, Marcos José Valle e Roseli Boerngen-Lacerda) . O evento foi veiculado via webconferência pela CELEPAR. Foram 391 participantes dentre os presenciais e que acessaram o evento via webcasting disponibilizada pela CELEPAR.

(9)

9

Imagem 05: Alguns Palestrantes do III Seminário Tecnologia e Dignidade Humana - 2017 Fonte: Arquivo de imagem do Instituto Tecnologia e Dignidade Humana.

O III Seminário Nacional de Tecnologia e Dignidade Humana contou com o apoio do Sindicato das Escolas Particulares do Paraná, do Instituo Renault, da Empresa VIVO, do Instituto GRPCOM e da BrazilFoundation.

Em novembro de 2017, foi realizada a III Audiência Pública de Tecnologia e Dignidade Humana que contou com as palestras da Dra. Roseli Boerngen-Lacerda, do médico obstetra José Jacyr Leal e da Psicóloga Vera Carvalho, onde foram abordadas as consequências de uso das tecnologias para a saúde.

(10)

10

Imagem 06: Palestrantes da III Audiência Pública de Tecnologia e Dignidade Humana – ALEP 2017. Fonte: www.alep.pr.gov.br.

No segundo semestre de 2017, o Estatuto do Instituto Tecnologia e Dignidade Humana, passou por revisão da especialista da área do 3º Setor, Dra. Ana Lucia Jansen de Mello de Santana. Dentre os ajustes apontados pela especialista, destaca-se a sugestão da criação de um Conselho Consultivo na estrutura organizacional do I-T&DH, composto por membros com ilibada sensibilidade e conhecimento acerca da causa social propagada pela organização. Sugestão aceita pela Diretoria Executiva do I-T&DH, e ainda incrementada com a criação de um Conselho Técnico, composto por especialistas das áreas de educação, saúde e segurança para tratar de questões relacionadas aos impactos de uso das tecnologias digitais. A versão ajustada do Estatuto foi aprovada na Assembleia Geral 2017 do I-T&DH, em sessão ordinária, realizada em 14/12/2017.

Também foi submetida à avaliação na Assembleia Geral 2017 do I-T&DH, a proposta do estabelecimento da parceria do Instituto Tecnologia e Dignidade Humana com a Federação Amor Exigente, dotada de Grupos de Auto e Mútua Ajuda que atuam na área de prevenção ao uso de drogas químicas desde o ano de 1984, na América Latina.

Durante a referida Assembleia, houve o pronunciamento do representante de um dos Grupos da Regional de Curitiba da Federação Amor Exigente, Emílio Bocon, de que esta parceria com o I-T&DH é bem vinda, devido à necessidade de fortalecer as ações de prevenção às novas compulsividades que estão surgindo na era digital, muitas delas, como a dependência em jogos eletrônicos, podem ser desenvolvidas em comorbidade às dependências de drogas químicas psicoativas.

(11)

11

Imagem 07: Assembleia Geral 2017 do Instituto Tecnologia e Dignidade Humana, 14/12/2017. Fonte: Arquivo de imagem do Instituto Tecnologia e Dignidade Humana.

Referências

Documentos relacionados

É dada atenção especial à redução de peso, tamanho e ao reforço da robustez, usando um corpo de alumínio, bem como alumínio e aço inoxidável para muitas peças internas.

b) De verificação – A juízo do CDT, do Superintendente do Serviço de Registro Genealógico ou do MAPA, ou realizada de acordo com plano anual para verificação dos rebanhos. 106º

Mesmo assim, modelos computacionais para tratamento dos fenômenos afetivos, mais precisamente das emoções e dos estados de humor, estão sendo desenvolvidos e empregados em

Este trabalho discute os aspectos relacionados ao universo das práticas de seleção de pessoas utilizadas nas organizações públicas brasileiras; os processos de mudanças

[r]

Como este ensaio objetiva estudar a relação entre a tensão de aderência e o escorregamento da barra, as duas extremidades da barra de aço são projetadas para fora do

Atendendo o objetivo proposto que era modelar e desenvolver um software que permita a análise de imagens de tecidos animais e vegetais, sendo capaz de medir a área de tecidos

Para informações sobre a criação de mídia de recuperação, consulte Criar mídia de recuperação HP (somente em determinados produtos) na página 54. Para informações sobre