• Nenhum resultado encontrado

MEMORIAL DESCRITIVO DE OBRA PREMISSAS BÁSICAS ESCOPO DE FORNECIMENTO ARQUITETURA MOBILIÁRIO FARMACOLOGIA PRÉDIO 107

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MEMORIAL DESCRITIVO DE OBRA PREMISSAS BÁSICAS ESCOPO DE FORNECIMENTO ARQUITETURA MOBILIÁRIO FARMACOLOGIA PRÉDIO 107"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

1

MEMORIAL DESCRITIVO DE OBRA

PREMISSAS BÁSICAS – ESCOPO DE FORNECIMENTO

ARQUITETURA – MOBILIÁRIO FARMACOLOGIA

PRÉDIO 107

REV. 0 REV. 1 REV.

4 REV. 5 REV. 6 REV. 7 REV. 8 DATA 25/07/2017 EXECUÇÃO ANTONIO VERIFICAÇÃO ALINE APROVAÇÃO ALINE

(2)

2

ÍNDICE 1.1. OBJETIVO ... 3 1.2. OMISSÕES ... 4 1.3. PREMISSAS BÁSICAS ... 4 1.4. MATERIAIS ... 6

1.5. DESCRIÇÃO DOS SERVIÇOS: ... 8

1.6. NORMAS E REGULAMENTOS: ... 8

1.7. INSTALAÇÕES PROVISÓRIAS ... 8

ESPECIFICAÇÕES GERAIS ... 9

1.8. MOBILIÁRIO DE ÁREAS ADMINISTRATIVAS E LABORATÓRIOS ... 9

1.9. MÓDULOS DE BASE (ARMÁRIOS OU MESAS MODULADOS): ... 10

1.9.1. Armários de Piso...10

1.9.2. Acessórios...11

1.10. MOBILIÁRIO DA ÁREA ADMINISTRATIVA ... 11

1.11. MOBILIÁRIOS EM AÇO INOX ... 11

1.12. SEGURANÇA DO TRABALHO... 12

1.13. LIMPEZA DE OBRA ... 12

(3)

3

1.1. OBJETIVO

O objetivo deste documento é estabelecer os critérios de projeto aplicáveis às atividades de fornecimento e execução do mobiliário para o Prédio 107 - Farmacologia, no Instituto Butantan, em São Paulo – SP.

A execução dos Serviços e Projetos deverá seguir:

-Normas Regulamentadoras da Portaria 3.214/78 do Ministério do Trabalho e Emprego; -Decreto nº 56.819, de 10 de Março de 2011 - Regulamento de Segurança contra Incêndio das edificações e áreas de risco no Estado de São Paulo;

-Instruções Técnicas do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo (CBPMESP);

-Normas vigentes (ABNT);

Concluídas as obras, o CONSTRUTOR fornecerá ao PROPRIETÁRIO os desenhos atualizados (“As Builts”). Independentemente de haverem discrepâncias em obra ou não. O CONSTRUTOR será responsável pela análise e compatibilização dos projetos e possíveis interferências de campo. Atentando para interferências de layout e arquitetura com os demais impactos de Utilidades/HVAC/SPCI/Civil/Elétrica, e demais que forem necessárias para avaliação e compreensão completa do projeto.

Os seguintes projetos e documentos deverão ser consultados e fazem parte integrante do processo construtivo.

Arquitetura:

DEA-0107A-PB-AR-DE-1500_03 MOBILIÁRIO FARMACOLOGIA DEA-0107A-PB-AR-DE-1501_03 MOBILIÁRIO FARMACOLOGIA DEA-0107A-PB-AR-MD-0002_00 - MOBILIÁRIO FARMACOLOGIA DEA-0107A-PB-AR-LM-0002_02 - MOBILIÁRIO FARMACOLOGIA

Elétrica:

(4)

4

Devem ser considerados pontos de dados/elétrica/telefonia nas bancadas conforme o projeto.

1.2. OMISSÕES

Em caso de dúvida ou omissões, será atribuição da FISCALIZAÇÃO, fixar o que julgar indicado, tudo sempre em rigorosa obediência ao que preceituam as normas e regulamentos para as edificações, ditadas pela ABNT e pela legislação vigente. Em caso de divergências entre o presente documento e o edital, prevalecerá sempre o último. No caso de estar especificado nos desenhos e não estar neste caderno vale o que estiver especificado nos desenhos, e o contrário também: estando especificado no memorial e não estando nos desenhos, considerar o que estiver no memorial. Nos demais casos devem ser contatados o responsável técnico da disciplina para que este retire as possíveis dúvidas.

1.3. PREMISSAS BÁSICAS

A obra deverá ser entregue ao INSTITUTO BUTANTAN inteiramente concluída e em condições de uso, sem que isso venha eximir a empresa CONTRATADA de eventuais reparos em serviços que estejam em desacordo com a boa técnica e normas construtivas, ou ainda, de substituir quaisquer peças ou equipamentos que apresentarem problemas ao se iniciar sua utilização.

Todas as remoções de resíduo, limpeza da obra, correrão à conta da CONTRATADA, bem como a guarda dos materiais e ferramentas.

As obras deverão ser executadas por profissionais devidamente habilitados, abrangendo todos os serviços, desde as instalações iniciais até a limpeza e entrega da obra, com todas instalações em perfeito e completo funcionamento.

Os trabalhos realizados deverão ser fiscalizados por técnicos de segurança, os quais deverão permanecer em campo durante todo o expediente de trabalho. A empresa contratada deverá fornecer toda a documentação exigida pela Engenharia de Segurança do Trabalho do INSTITUTO BUTANTAN. A empresa CONTRATADA deverá providenciar

(5)

5

equipamentos de proteção individual (EPI) e equipamento de proteção coletiva (EPC) necessários e adequados ao desenvolvimento de cada etapa dos serviços, conforme normas da NR-06, NR-10 e NR-18 portaria 3214 do MTE, bem como os demais dispositivos de segurança. A mão-de-obra deve ser uniformizada, identificada por meio de crachás. É OBRIGATÓRIO o uso de EPI durante a execução dos serviços, sempre de acordo com as atividades que estiverem sendo desenvolvidas. O não cumprimento dessa exigência poderá acarretar em penalizações à CONTRATADA.

O profissional credenciado para dirigir os trabalhos por parte da empresa executora deverá dar assistência à obra, fazendo-se presente no local durante todo o período da obra e quando das vistorias e reuniões efetuadas pela FISCALIZAÇÃO.

Com exceção de onde estiver indicado o contrário, é obrigação da empresa CONTRATADA a execução de todos os serviços descritos e mencionados nas especificações, bem como o fornecimento de todo o material, mão-de-obra, equipamentos, ferramentas, andaimes, guinchos, caminhão munck e guindaste (caso necessário) etc. para execução ou aplicação na obra; deve também:

 Retirar imediatamente da obra qualquer material que for rejeitado, desfazer ou corrigir as

obras e serviços rejeitados pela fiscalização, dentro do prazo estabelecido pela mesma, arcando com as despesas de material e mão-de-obra envolvida;

 Acatar prontamente as exigências e observações da FISCALIZAÇÃO, baseadas nas

especificações e regras técnicas;

 O que também estiver mencionado como de sua competência e responsabilidade e

adiante neste caderno, edital e contrato;

 Execução de placas indicativas de responsabilidade técnica (projeto, fiscalização e

execução). Os modelos da placa serão fornecidos pela FISCALIZAÇÃO após a contratação, a serem disponibilizadas junto ao alinhamento do terreno, antes do início dos serviços;

 Fornecimento de RRT e ART de execução de todos os serviços;

(6)

6

 Dos Resultados dessa “Verificação Preliminar”, terá a CONTRATADA, ainda na condição

de proponente, dado imediata comunicação escrita ao CONTRATANTE antes da apresentação da proposta, apontando discrepâncias sobre qualquer transgressão as normas técnicas, regulamentos ou posturas de leis em vigor, de forma a serem sanados os erros, omissões ou divergências que possam trazer embaraços ao perfeito desenvolvimento do projeto.

1.4. MATERIAIS

Todos os materiais seguirão rigorosamente o que for especificado no presente memorial descritivo e/ou projeto. Os materiais a empregar serão todos, sempre que houver certificados e obedecerão às condições da ABNT. Na ocorrência de comprovada impossibilidade de adquirir o material especificado, deverá ser solicitada substituição por escrito, com a aprovação da FISCALIZAÇÃO do projeto. A CONTRATADA deve considerar em sua proposta materiais de PRIMEIRA LINHA para os acabamentos descriminados neste memorial e no projeto anexo.

É vedado à empresa CONTRATADA manter no canteiro das obras quaisquer materiais que não satisfaçam às condições destas especificações. Quando houver motivos ponderáveis para a substituição de um material especificado por outro, este pedido de substituição deverá ser instruído com as razões determinantes para tal e orçamento comparativo. Quanto às marcas dos materiais citados, quando não puderem ser as mesmas descritas, deverão ser substituídas por similares da mesma qualidade e deverão ser aprovadas através de amostras.

Cabe a CONTRATADA adquirir materiais em quantidade necessária à conclusão das obras no prazo fixado.

Os serviços deverão ser executados rigorosamente de acordo com o Projeto, a Documentação do Contrato e Memorial Descritivo.

(7)

7

O construtor será responsável por REFAZER qualquer serviço que não obedeça às condições do projeto e Memoriais.

O Construtor deverá estar aparelhado com equipamentos e ferramentas necessárias à obra, bem como manter pessoal habilitado em número suficiente para perfeita execução dos serviços nos prazos previstos e acordados.

O controle de qualidade e outros serviços exigidos pelo Contratante não exime o Construtor de sua inteira responsabilidade técnica e civil pelas obras e serviços por ele executados.

Deverão ser previamente programados com a CONTRATANTE, o fluxo e os horários de caminhões de carga, e outros veículos de entrega de materiais.

O CONSTRUTOR, ainda na condição de proponente, deverá analisar previamente toda a documentação fornecida, bem como participar de uma visita técnica ao local da obra para todas as verificações necessárias à apresentação da proposta.

Dos resultados dessa “Verificação Preliminar”, terá o CONSTRUTOR, ainda na condição de proponente, dado imediata comunicação escrita ao PROPRIETÁRIO antes da apresentação da proposta, apontando discrepâncias sobre qualquer transgressão as normas técnicas, regulamentos ou posturas de leis em vigor, de forma a serem sanados os erros, omissões ou divergências que possam trazer embaraços ao perfeito desenvolvimento da obra.

O PROPRIETÁRIO não aceitará, “a posterior”, que o CONSTRUTOR venha a considerar como “serviços extraordinários” aqueles resultantes da interpretação dos desenhos dos projetos, inclusive detalhes, e do prescrito neste Memorial Descritivo.

(8)

8

1.5. DESCRIÇÃO DOS SERVIÇOS:

Com objetivo de atender as necessidades do prédio 107, do Instituto Butantan, faz-se necessária a contratação dos mobiliários levando em consideração os projetos fornecidos pelo INSTITUTO BUTANTAN e as descrições abaixo:

1.6. NORMAS E REGULAMENTOS:

A administração da obra deverá ser feita por engenheiro credenciado, mestre geral de obras e todos os elementos necessários ao bom andamento dos serviços.

A segurança do canteiro de obras, inclusive patrimonial, dos almoxarifados e da obra é de exclusiva responsabilidade da CONTRATADA.

Correrá por conta exclusiva da CONTRATADA a responsabilidade por quaisquer acidentes no trabalho de execução das obras e serviços contratados, uso indevido de patentes registradas, e ainda que resultante de caso fortuito e por qualquer causa, a destruição ou danificação da obra em construção até a definitiva aceitação da mesma pelo PROPRIETÁRIO, bem como as indenizações que possam vir a ser devidas a terceiros por fatos oriundos dos serviços contratados, ainda que ocorridos na via pública.

O Cronograma da Obra terá cópias impressas entregues ao Cliente e ao Engenheiro Administrador (de acordo com orientações pré-estabelecidas) e será de responsabilidade da Construtora seguir rigorosamente as datas previstas no citado, salvo situações fora do previsto, como intempéries, acidentes, etc., devendo ser informadas as partes.

1.7. INSTALAÇÕES PROVISÓRIAS

Será definido pela CONSTRUTORA e aprovada pela CONTRATANTE o acesso e isolamento do canteiro de obra.

Além das áreas administrativas de apoio, deverá ser executado vestiário e banheiro para uso de funcionários, tendo suas dimensões a serem calculados conforme número de

(9)

9

funcionários. Também deve ser previsto local para guarda de ferramentas e outros produtos perecíveis ou de maior valor. Toda a infraestrutura necessária para o bom funcionamento destas áreas de apoio, serão de responsabilidade da CONTRATADA.

ESPECIFICAÇÕES GERAIS

1.8. MOBILIÁRIO DE ÁREAS ADMINISTRATIVAS E LABORATÓRIOS

Os mobiliários para as áreas administrativas e laboratórios deverão ser confeccionados de acordo com os padrões indicados em projeto:

 Tampo em SSM - Superfície Sólido Mineral (espessura 12mm com as bordas em

placa dupla totalizando 24mm)

 Tampo em aço inox ANSI 304 (deve ser integralmente confeccionado em aço inox,

vetado o uso de outro tipo de material na sua confecção).

 Mesas em mdp e revestimento em laminado melamínico faces internas e externas

com base em compensado naval

 Cadeiras para escritório com rodízio

 Banquetas para laboratório com encosto e apoio para pé

O projeto de arquitetura indica as tipologias das bancadas.

Deverão conforme indicado, ser considerados módulos com armários, gavetas e prateleiras revestidos em laminado melamínico, interna e externamente, que deverão ser aprovados juntamente com o Instituto Butantan.

A PROPONENTE deve ser empresa especializada em mobiliário para salas limpas e deverá entregar projeto detalhado do mesmo, contendo também perspectiva isométrica.

Todo mobiliário deve atender as normas NBR 13.961-2010 referente a resistência e durabilidade e a NR17 referente a ergonomia.

(10)

10

1.9. MÓDULOS DE BASE (ARMÁRIOS OU MESAS MODULADOS):

Construídos em chapas de mdp e base em compensado naval (resistente à água) 18mm revestidos nas faces aparentes (interna e externamente) com laminado melamínico texturizado com cores a definir, com filetes de topo de PVC.

Completam os módulos:

1. Prateleiras internas: chapa de mdp revestida com laminado melamínico em todas as faces. São reguláveis e apoiam-se em suporte de latão.

2. Gavetas: bandeja de poliestireno; fundo ondulado para aumentar a resistência mecânica e a contenção das vidrarias; com corrediças metálicas, com pintura a base de epóxi, com rodízios de nylon; frente em chapas de mdp de 18 mm revestido em laminado melamínico, puxadores horizontais embutidos em aluminio cor a definir 3. Portas: chapa de mdp de 18 mm com revestimento de laminado melamínico com

cores a definir, faces internas e externas, provida de puxadores horizontais embutidos de alumínio com cor a definir e dobradiças internas, com regulagem de prumo e mola. 4. Painel traseiro removivel: chapa de mdp revestida com laminado melamínico.

5. Cubas de aço inox ANSI 304 nos tamanhos: 70x60x45, 60x45x25cm, 45x45x25 e 30x30x15cm. Prever válvula de drenagem sifonada.

6. Torneira de bancada para laboratórios, bica alta em aço inox com arejador móvel. Acionamento rápido com alavanca.

1.9.1. Armários de Piso

Construídos em chapas de mdp de 18 mm, revestidos em laminado melamínico em todas as faces internas e externas.

Completam os armários: prateleiras internas em chapa de mdp revestida em todas as faces com laminado melamínico; reguláveis/removíveis apoiam-se em suporte de latão.

Painel traseiro em mdp revestido em laminado melamínico.

(11)

11

1.9.2. Acessórios

 Acessórios para instalações elétricas, telefonia e dados como réguas, canaletas e etc., devem possuir ferragens em aço inox.

 Considerar todas as réguas e/ou pedestais para instalações elétricas e dados necessários.

A PROPONENTE deverá considerar o detalhamento destes mobiliários que serão alinhados com o Instituto Butantan, para fabricação dos mesmos.

A PROPONENTE deverá fazer todos os testes de vazão nas torneiras conforme ABNT.

1.10. MOBILIÁRIO DA ÁREA ADMINISTRATIVA

Os móveis serão em mdp revestido em laminado melamínico com a cor a ser definida. Considerar também as cadeiras, banquetas e demais móveis descritos no projeto e na lista de materiais. Deverá ser apresentado projeto para aprovação junto a equipe do Instituto Butantan.

1.11. MOBILIÁRIOS EM AÇO INOX

 Construído em chapa de inox 304 escovado #1,5mm.

 A estrutura deve ser em tubo quadrado #1,5x40x40mm inox 304.

 Pés niveladores em inox, os pés niveladores não deverão ficar com o diâmetro passando da face do móvel para não interferir na montagem do canto sanitário.  O canto sanitário em alumínio anodizado vedado com silicone, deverá ser colocado

depois da montagem do movel, e será responsabilidade do fornecedor.

Armários, Coletores de roupa suja para os vestiários de acesso á área limpa 100% em aço inox ANSI304, ser projetado, fornecido e executado por empresa especializada.

(12)

12

O mobiliário deve ser totalmente em aço inox, sendo vetado o uso de outro tipo de material na sua confecção.

1.12. SEGURANÇA DO TRABALHO

Considerar sinalizações de segurança de piso e parede previstas na normativa “Portaria

3214/78 - NR26 - Sinalização de Segurança e a NBR7195 e NBR 6493”.

É obrigatório por parte dos operários, o uso de equipamentos de segurança:

Equipamento de Proteção Individual (EPI) e Equipamento de Proteção Coletiva (EPC),

que são de responsabilidade da empresa Contratada. A fiscalização poderá interromper

a qualquer tempo a execução dos serviços sem ônus para a Contratante se constatar a

falta de tais equipamentos.

Não será permitido que qualquer operário exerça suas funções, dentro do local de

trabalho, sem os seus EPI’S correspondentes.

A Contratante não emprestará e nem cederá, em hipótese alguma, equipamentos ou

ferramentas de qualquer natureza para a execução dos serviços. Todos os

equipamentos e ferramentas necessários são de responsabilidade da empresa

Contratada.

Previamente ao início da obra, a Contratada deverá apresentar toda documentação

funcional à Contratante para a dEA – Divisão de Engenharia e Arquitetura, aos cuidados

do departamento de Segurança do Trabalho.

1.13. LIMPEZA DE OBRA

A Contratada deverá manter as instalações sempre limpas e os serviços de limpeza

deverão satisfazer as seguintes condições:

(13)

13

 Deverá ser procedida periódica remoção de todo o entulho e detritos que venham a se

acumular no interior das áreas, no decorrer da execução dos serviços.

 Não será permitida a deposição de entulho diretamente no solo devendo ser

empregadas caçambas próprias para esse destino.

 A empresa de caçamba que for contratada deverá apresentar previamente o Alvará de

Licença na Prefeitura Municipal da cidade, e encaminhar documentação solicitada no documento anexo: Plano Integrado de gerenciamento de Resíduos - PIGRIB_2015 - rev03

 É expressamente proibida a deposição de resíduo orgânico junto com demais

resíduos.

 o canteiro será retirado no final dos serviços e o local deverá ser entregue limpo e

recuperado.

 o material disponibilizado na desmobilização de canteiro é de posse da Contratante e

cabe a ela definir seu destino.

Atender normas anexas de destinação de Resíduos.

1.14. GESTÃO DE RESÍDUOS:

A empresa CONTRATADA deverá fazer uma reunião de alinhamento com a equipe de Gestão Ambiental do INSTITUTO BUTANTAN para que sejam alinhadas as diretrizes de descarte e tratativa para os resíduos gerados, conforme solicitação da equipe de Gestão Ambiental do INSTITUTO BUTANTAN.

Será de responsabilidade da CONTRATADA a armazenagem em local apropriado (caçambas) e encaminhados para bota-fora credenciados. A PROPONENTE deverá apresentar a documentação listada abaixo, baseado nas diretrizes do IB:

 Plano de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil;

 Manifesto de transporte de resíduo perigoso / controle de transporte de resíduo;

(14)

14

 Cópia do contrato com as empresas terceirizadas e comprovação de capacitação

Referências

Documentos relacionados

Deste modo, buscamos interpretar o banco de matrículas dos microdados do censo escolar da Educação Básica segundo as variáveis: código do estado (MG);

A necessidade de indicação cirúrgica foi analisada em dois períodos de 10 anos e observou-se que 12 pacientes (66,7%) tiveram 17 episódios de OI nos 10 primeiros anos, ao passo que em

Em outro trabalho, o HYSYS foi utilizado para simular uma planta simplificada de biodiesel, com a reação de transesterificação etanólica de um óleo representado pela

A eleição de oficiais para o presbiterato regente da 1ª IPI de Osasco far-se-á de acordo com o que estabelecem os Artigos 59 e 60 da Constituição da IPI do Brasil.

nosso Pai, fez com que seu Filho nos governasse, pois ele quis reconciliar consigo mesmo tudo que existe na terra e no céu por meio daquilo que seu Filho fez, para que tudo

Como ação preventiva, deve ser feita a lavagem das estruturas poluídas com água pressurizada e instalação de chaves fusíveis com nível de isolamento de 24

Para o conjunto de testes considerando apenas uma central eólica, resultados apresentados nas Tabelas II e III, pôde-se observar uma ligeira diminuição, 0,90%, das

[r]