• Nenhum resultado encontrado

Visualização dos resultados de uma consulta

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Visualização dos resultados de uma consulta"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Visualização dos resultados de uma consulta

(Query Builder View Data)

Este guia apresenta instruções passo a passo para utilizar a tela de visualização dos resultados de uma consulta (Query Builder View Data). Ele ensina como:

 Ver os resultados da consulta em uma tabela. 

 Consultar as notas explicativas (metadados de referência).   Ver os resultados da consulta em um gráfico. 

 Salvar a consulta. 

 Baixar a consulta em diferentes formatos.   Imprimir a consulta. 

 Acessar opções mais avançadas de manipulação de consultas. 

Obs.: Este guia deve ser utilizado após a criação de uma consulta na caixa Query Builder. Se precisar de ajuda para criar uma consulta, consulte o guia Seleção de dados para criar uma consulta.

A. Página de visualização de dados (View Data)

No alto da página View Data, imediatamente abaixo do logotipo IMF eLibrary Data, há uma trilha de navegação que pode ser usada para retornar à página inicial de dados da biblioteca eletrônica do FMI ou para a tela Query Builder para modificar uma consulta. Abaixo da trilha de navegação há uma barra azul, com uma série de botões à direita. Este guia mostra o que cada botão representa. O restante da tela exibe os resultados da consulta em uma tabela.

(2)

B. Ver os resultados em uma tabela

Os resultados da consulta são apresentados como uma série temporal em formato de tabela, da esquerda para a direita. As datas são apresentadas no título de cada coluna. Caso tenham sido selecionadas várias frequências, as datas que compõem a frequência mais alta são intercaladas com as datas que compõem a frequência mais baixa (e cada frequência diferente tem sua própria linha).

Todas as outras dimensões (campos) que definem a série temporal são exibidas como títulos das linhas no lado esquerdo da tela.

Para modificar a apresentação da tabela, deve-se utilizar os recursos da modalidade avançada (Advanced Mode), conforme explicado na seção H deste guia.

C. Consultar as notas explicativas (metadados de referência)

Dentro da tabela, alguns títulos e observações de dados podem estar acompanhados por um triângulo vermelho no canto superior direito da célula. Estes triângulos indicam a existência de notas explicativas (metadados de referência). Em alguns casos também há metadados de referência que se aplicam à tabela inteira e que podem ser consultados clicando no botão Show Table Level Metadata no canto superior direito da janela View Data.

Para consultar os metadados de referência, clique no triângulo vermelho. Uma caixa indicará os dados a que a nota se refere e apresentará o texto integral da nota explicativa. Para ampliar a caixa, clique no canto inferior direito da caixa e arraste. Os botões no alto da caixa permitem copiar e imprimir o conteúdo da caixa.

É possível manter diversas caixas abertas ao mesmo tempo, para facilitar a comparação de metadados de diversas séries, conceitos e observações.

(3)

D. Ver os resultados em um gráfico

Para ver a consulta inteira em forma de gráfico, clique no botão Chart Mode no canto superior direito da tela View Data. Uma vez que os dados sejam exibidos como um gráfico, surgirão na tela uma nova série de botões correspondentes a ações que só se aplicam a gráficos.

Se sua consulta contiver um número muito grande de linhas, é provável que seja difícil ler o gráfico. Para reduzir o número de linhas, vá para o modo de visualização em tabela clicando no botão Table Mode . Selecione uma ou mais linhas consecutivas clicando em um ou mais títulos das linhas no lado esquerdo da tabela e arrastando o cursor para cima ou para baixo. Ao clicar novamente no botão Chart Mode verá que o gráfico exibe apenas os dados das linhas selecionadas.

Os botões da tela Chart Mode podem ser utilizados para personalizar a apresentação do gráfico.

É possível, por exemplo, produzir um gráfico linear clicando no botão . Em breve será publicado um guia como todas as opções de personalização de gráficos.

Além de Chart Mode e Table

Mode, há ainda uma opção de

visualização mista dos dados,

Table-Chart Mode , em que os

dados são exibidos como tabela na metade superior da tela e como gráfico na metade inferior. Ambos têm uma barra de botões que dão acesso a todas as funções de visualização.

(4)

E. Salvar a consulta

É possível salvar a consulta para uso futuro ou para compartilhá-la com outros usuários. Clique no botão Save , digite um título para a consulta e clique OK. Em alguns segundos, aparecerá a tela de confirmação, indicando que a consulta foi salva. Todas as seleções da consulta, bem como todas as modificações na apresentação dos dados, ficam armazenadas na página de dados da biblioteca eletrônica. Os dados propriamente ditos não ficam armazenados; eles são recuperados em tempo real quando a consulta voltar a ser acessada.

Para saber como acessar ou compartilhar uma consulta, consulte o guia Meus dados.

F. Baixar a consulta

A consulta pode ser baixada em quatro formatos: Word, Excel, PDF e CSV.

Word

Clique no botão Export to Word . Na caixa de diálogo RTF export

options, indique se deseja baixar os

dados na forma de tabela (Table), gráfico (Chart) ou ambos. Selecione a opção Fit to page width se não quiser que a consulta ocupe mais que uma página. Clique OK para baixar o arquivo Word.

Excel

Clique no botão Export to Excel . Na caixa de diálogo XLS export options, indique se deseja baixar os dados na forma de tabela

(5)

PDF

Clique no botão Export to PDF . Na caixa de diálogo PDF export options, indique se deseja que os dados sejam baixados na forma de tabela (Table),

gráfico (Chart) ou ambos. Selecione Fit

to page width se não quiser que a

consulta ocupe mais que uma página. Clique OK para baixar o arquivo PDF.

CSV

Clique no botão Export to CSV para baixar o arquivo CSV.

G. Imprimir

Para imprimir a consulta, clique no botão Print Preview .

Na caixa de diálogo Print Preview Settings, indique se deseja imprimir os dados na forma de tabela (Table), gráfico (Chart) ou ambos. Se marcar a opção Print, a tela exibirá a página a ser impressa e aparecerá a caixa de diálogo de impressão. Se tudo o que deseja é visualizar a impressão, não marque a opção Print.

[Screenshot coming soon]

H. Modalidades avançadas

A tela Query Builder View Data está otimizada para consultar, salvar e baixar dados com rapidez, mas há muitas outras opções de filtros, formatos e tipos de apresentação que podem ser usados para manipular suas consultas de dados. Para utilizar essas opções avançadas, clique no botão Switch to Advanced Mode.

Consulte a página de ajuda da biblioteca eletrônica do FMI para obter outros guias de usuário e mais informações úteis:

Referências

Documentos relacionados

No código abaixo, foi atribuída a string “power” à variável do tipo string my_probe, que será usada como sonda para busca na string atribuída à variável my_string.. O

LETRAS LICENCIATURA (LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURAS DE LÍNGUA PORTUGUESA) 01-MODALIDADE PRESENCIAL / 02-SISTEMA ESPECIAL DE RESERVAS DE VAGAS PARA ESTUDANTES NEGROS E DE

Cabe ressaltar que nenhuma média ou mediana ficou abaixo do valor 4, que representa o valor intermediário da escala, indicando que, quando as pessoas compram pela internet,

Toxicidade para órgãos-alvo específicos – exposição única: Não é esperado que o produto provoque toxicidade para órgãos-alvo específicos – exposição única..

No mês de setembro/17, houve registro de comunidades fitoplanctônicas bastante ricas e complexas na área de influência da UHE Ferreira Gomes, com um total, considerando a

Desta maneira, recomenda-se a utilização da comunidade de fitoplâncton para o monitoramento constante da qualidade da água tratada pela empresa, para que, juntamente com os

IX - Consolidar, em conjunto com o Diretor Geral, o Relatório Anual das áreas específicas de atuação do Instituto, a partir dos relatórios das Subunidades acadêmicas e

De acordo com o estudo realizado conclui-se que o método da tensão interna revelou ser capaz de ava- liar adequadamente os novos limites de estabilidade determinados por