• Nenhum resultado encontrado

CURSO DE GEOGRAFIA PLANO DE CURSO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CURSO DE GEOGRAFIA PLANO DE CURSO"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

CURSO DE GEOGRAFIA PLANO DE CURSO

I – IDENTIFICAÇÃO

Departamento: Geografia Física e Geografia Humana Nome de disciplina: Geografia do Estado do Rio de Janeiro Código (ALE): SALA08IGEOGGEO

Professor 1:Cássia Barreto Brandão Matrícula:39521-0

Professor 2: Miguel Angelo Ribeiro Matrícula:33748-5

Carga horária semanal: 5 horas

Dias e horários da oferta: Conferir quadro horário

II – OBJETIVOS

O curso tem por objetivo entender a realidade espacial fluminense, a partir das transformações sócio-político-econômico-demográficas verificadas no decorrer dos séculos XX e XXI.

O atual Estado do Rio de Janeiro, uma das menores unidades territoriais do país, mas detendo a mais alta densidade populacional, além de configurar um quadro físico muito diversificado, apresenta no contexto nacional, singularidades que o identificam, por suas contradições marcantes.

Neste contexto, o estudo deste recorte espacial é pertinente, pois contempla um elenco de eventos desse mundo real que impactaram, nos últimos anos, a organização espacial fluminense e seus rebatimentos na natureza e na sociedade.

BREVE ESCLARECIMENTO

Em decorrência do momento que estamos vivenciando desde março de 2020, com a suspensão das aulas presenciais, e em conformidade com as normas estabelecidas pelo referido Instituto, procuramos reestruturar a disciplina, sem perda da qualidade da mesma, contemplando algumas temáticas do programa original e o adaptando, atendendo a carga horária para as aulas remotas. Tal medida procurou facilitar o transcorrer do semestre para os discentes em um momento tão atípico.

III – DETALHAMENTO DA METODOLOGIA

A disciplina obrigatória “Geografia do Estado do Rio de Janeiro” será ministrada no contexto do ensino remoto emergencial através do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA-UERJ), onde serão desenvolvidas diferentes ferramentas de ensino-aprendizagem que incluem diversos canais de comunicação, materiais de estudo e formas de avaliação como os descritos a seguir:

Canais de comunicação: Fórum de dúvidas – Fórum permanente para tirar dúvidas durante o curso. E-mail e Quadro de Avisos;

(2)

Materiais de estudo: Vídeos, gráficos e animações anexados a plataforma AVA, Links de sites ou vídeos, Web conferência para aula expositiva dialógica em plataformas como o Google Meet ou Zoom, Podcasts e Textos complementares. A disciplina contará com diferentes formas de avaliação ao longo do semestre, incluindo a aplicação de questionários, a participação em fóruns, chats e atividades a serem produzidas e encaminhadas para avaliação pelo professor.

Ao fim do curso, a NF (nota final) obtida nesta disciplina será calculada pela soma das notas parciais de cada atividade realizada e, considerando-se o total máximo de 100 pontos. As frequências serão avaliadas ao longo da semana através do desenvolvimento das atividades semanais propostas no planejamento da disciplina exposto no cronograma.

Dentre a carga horária total de cinco horas semanais, 2 horas por semana serão destinada as aulas síncronas por Web conferência e ou participação em chats, sendo que as demais horas (3 horas) serão destinadas as atividades assíncronas (vídeos, podcast, atividades em fórum de discussão, leitura de texto e avaliações semanais).

IV – CRONOGRAMA

Planejamento Conteúdo Atividades/ Avaliações Recursos Utilizados (Pontos)

I Semana (04/03/21) Apresentação (Guia da disciplina e Cronograma) A Geomorfologia do Estado do Rio de Janeiro

Leitura e visualização dos materiais complementares anexados a

plataforma e aula expositiva

Exibição de vídeo sobre a cidade do Rio de Janeiro, analisando os aspectos físicos de parte da Baía de

Guanabara;

Plataforma AVA, Fórum de discussão, Vídeos, podcast,

textos complementares e web conferências síncronas

e assíncronas pelo Google Meet ou Zoom. Sem pontuação II Semana (11/03/21) Apresentação inicial (parte Humana) Incentivo inicial; O Estado do Rio de Janeiro: singularidades e contrastes.

Leitura de texto referente às singularidades do território fluminense; Exposição oral. Plataforma AVA Encontros síncronos e assíncronos por plataforma do Google Meet ou Zoom. Textos complementares e

vídeo para fixação

Sem pontuação III Semana (18/03/21) Geologia e Pedologia do Estado do Rio de Janeiro

Leitura e visualização dos materiais complementares anexados a

plataforma e aula expositiva _______________________ Chat de discussão sobre os impactos

ambientais da exploração dos recursos minerais no Estado do RJ

Plataforma AVA, Chat de discussão, Vídeos, podcast,

textos complementares e web conferências síncronas

e assíncronas pelo Google Meet ou Zoom 15 pontos IV Semana (25/03/21) As escalas espaciais para pesquisar o estado do Rio de Janeiro: a metrópole e o interior; as Regiões de Governo; as Regiões Imediatas e Intermediárias (IBGE, 2017).

Leitura de texto referente às possibilidades de pesquisar o

estado do Rio de Janeiro; Exposição oral. Plataforma AVA; Encontros síncronos e assíncronos por plataforma do Google Meet ou Zoom. Textos complementares e síntese. Sem pontuação

(3)

V Semana (01/04/21)

Climatologia do Estado do RJ

Leitura e visualização dos materiais complementares anexados a

plataforma e aula expositiva

Plataforma AVA, Vídeos, podcast, textos complementares, questionários, web conferências síncronas e assíncronas pelo Google

Meet ou Zoom Sem pontuação VI Semana (08/04/21) O processo de ocupação do território fluminense: o quadro natural, o índio e as atividades econômicas de exportação.

Leitura de texto referente ao processo de ocupação do litoral e

do interior fluminense; Exposição oral. _______________________ Elaboração de texto livre (online);

Plataforma AVA; Encontros síncronos e assíncronos por plataforma do Google Meet ou Zoom. Textos complementares e síntese. 15 Pontos VII Semana (15/04/21) Regiões Hidrográficas do Estado do RJ; preservação e qualidade

dos Recursos hídricos no Estado

Leitura e visualização dos materiais complementares anexados a

plataforma e aula expositiva

Plataforma AVA, Fórum de discussão, Vídeos, podcast,

textos complementares e web conferências síncronas

e assíncronas pelo Google Meet ou Zoom. Sem pontuação VIII Semana (29/04/21) O urbano e o rural fluminenses: a distribuição da população e as diferenciações regionais.

Leitura de texto referente à distribuição da população, bem

como do urbano e do rural em território fluminense; Exposição oral. Plataforma AVA; Filme; Encontros síncronos e assíncronos por plataforma do Google Meet ou Zoom. Textos complementares e sínteses. Sem pontuação IX Semana (06/05/21) Unidades de Conservação do Estado do Rio de Janeiro

Leitura e visualização dos materiais complementares anexados a

plataforma e aula expositiva ______________________

Fórum de atividades

Plataforma AVA, Vídeos, podcast, textos complementares, web conferências síncronas e assíncronas pelo Google

Meet ou Zoom

10 pontos

X Semana (13/05/21)

A importância do petróleo e o papel dos

royalties no espaço fluminense.

Exposição oral;

Leitura de texto referente ao papel dos royalties no espaço fluminense;

Palestra. Plataforma AVA; Encontros síncronos e assíncronos por plataforma do Google Meet ou Zoom. Textos complementares e sínteses. Sem pontuação XI Semana (20/05/21) Sociedade e Natureza no Estado do Rio de Janeiro

Leitura e visualização dos materiais complementares anexados a

plataforma e aula expositiva _______________________

Questionário Online

Elaboração de texto livre – parte humana (online);

Plataforma AVA, Questionários, Vídeos e web

conferências síncronas e assíncronas pelo Google

Meet ou Zoom 10 pontos XII Semana (27/05/21) Encerramento da disciplina. Semana de avaliações Plataforma AVA, Questionários, Vídeos e web

conferências síncronas e assíncronas pelo Google

Meet ou Zoom. Avaliação final

(4)

V – BIBLIOGRAFIA

AB’SABER, Aziz Nacib. Domínio Tropical Atlântico. Os domínios de natureza no Brasil: potencialidades paisagísticas. São Paulo: Ateliê, 2003.

ABREU, Mauricio de Almeida. A cidade, a montanha e a floresta. In: Natureza e sociedade no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: IPP, 1992.

ABREU, Maurício de Almeida. A Evolução Urbana do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: IPP, 2006, 156p.

____________. Geografia Histórica do Rio de Janeiro (1502 – 1700), vol. 1 e 2. Rio de Janeiro: Andrea Jakobsson Estúdio e Prefeitura do Município do Rio de Janeiro, 2010.

BERNARDES, Lysia C. A cidade de Campos e o Norte Fluminense – problemas e perspectivas. In: Rio de Janeiro: Painel de um espaço em Crise. Julia Adão Bernardes (org.). Departamento de Geografia: DEG. UFRJ. PROED. Rio de Janeiro. P.56-68, 1987.

CASTRO, Ruy. Metrópole à beira-mar. O Rio moderno dos anos 20. São Paulo: Companhia das Letras, 2019. 494p.

COSTA, Rogério H. da. Regional-Global: dilemas da região e da regionalização na Geografia contemporânea. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010. 208p

DAVIDOVICH, Fany R. Rio de Janeiro: Singularidade de um contexto territorial. Revista Território, Rio de Janeiro: LAGET/UFRJ, ano V, nº9, p.9 –24, 2000.

___________. O Entorno da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, hipóteses e considerações. In: Anais do IX Nacional da ANPUR. Rio de Janeiro. Volume 1, p.326 – 335, 2001.

DOMINGUEZ PEREZ, Mauricio. Lacerda na Guanabara: A reconstrução do Rio de Janeiro nos anos 1960. Rio de Janeiro: Odisséia Editorial, 2007. 319p.

GALVÃO, Maria do Carmo C. O espaço agrário fluminense – estrutura e transformações. In: Revista Geográfica, Instituto Panamericano de Geografia e História, México, nº105, p.119-131. 1987.

IBGE. A ENCE aos 50 anos: um olhar sobre o Rio de Janeiro/ENCE. Rio de Janeiro: IBGE, 2006. 396p.

LEAL, Alberto. Cabo Frio: 1503. Rio de Janeiro: Batel, 2012.

LESSA, Carlos. O Rio de Janeiro de todos os Brasis: Uma reflexão em busca de auto-estima. São Paulo: Record, 2000. 478p.

LIMONAD, Ester. Os lugares da urbanização. O caso do interior fluminense. (Tese de Doutorado) São Paulo: USP, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, programa de Pós-Graduação em Estruturas Ambientais Urbanas. 1996.

(5)

MAPA ESTRATÉGICO DO COMÉRCIO DO RIO DE JANEIRO, 2015-2020. O desenvolvimento começa aqui. Sistema FECOMÉRCIO RJ SENAC. 94p.

MARAFON, Glaucio José et.alii. Regiões de Governo do Estado do Rio de Janeiro: da compreensão do passado aos desafios do presente. Rio de Janeiro: Gramma, 2011.

MARAFON, Gláucio José, RIBEIRO, Marta Foeppel (orgs.). Estudos de Geografia Fluminense. Rio de Janeiro: Livraria e Editora Infobook Ltda, 2002. 208p.

MARAFON, Gláucio José e RIBEIRO, Miguel Angelo (orgs.). Revisitando o Território Fluminense. Rio de Janeiro: NEGEF, 2003. 252p.

___________. Agricultura familiar, pluriatividade e turismo rural: reflexões apartir do território fluminense. In: Revista Brasileira de Geografia, vol. 59 – n. 2, julho/dezembro de 2005. Rio de Janeiro: IBGE, 2007.

____________. Revisitando o Território Fluminense II. Rio de Janeiro: Gramma, 2008. 332p.

____________. Revisitando o Território Fluminense III. Rio de Janeiro: Gramma, 2010. 354p.

____________. Revisitando o Território Fluminense IV. Rio de Janeiro: Gramma, 2012. 312p.

____________. Revisitando o Território Fluminense V. Rio de Janeiro: Gramma, 2015. 364p.

____________. Revisitando o Território Fluminense VI. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2017. 370p.

MARTINS, Ismênia de Lima et ali (orgs.) Cidade Múltipla: temas de história de Niterói. Niterói: Niterói Livros, 1997. 259p.

MOREIRA, Rui (org.). A Reestruturação Industrial e Espacial do Estado do Rio de Janeiro. Geografia – GERET/NEGT/GECEL. Niterói, 2003. 170p.

MOTA, Isabela; PAMPLONA, Patricia. Vestígios da paisagem carioca. 50 lugares desaparecidos do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Mauad X, 2019. 488p.

NATAL, Jorge. Inflexão econômica e dinâmica espacial pós-1996 no Estado do Rio de Janeiro. Belo Horizonte: Nova Economia, 2004, 20p.

NUNES, Nathan da Silva; RIBEIRO, Miguel Angelo. A dimensão espacial da atividade turística no território fluminense. In: Glaucio José Marafon; Lilliam Quirós Arias; Meylin Alvarado Sánchez. (Org.). Estudos territoriais no Brasil e na Costa Rica. 1ed.Rio de Janeiro: EdUERJ, 2018, v. 1, p. 113-135.

OLIVEIRA, Floriano José Godinho de. Reestruturação Produtiva: território e poder no Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Garamond, 2008, 304p.

OLIVEIRA, Rafael da Silva (org.). Baixada Fluminense: Novos Estudos e Desafios. Rio de Janeiro: Ed. Paradigma, 2004. 262p.

PACHECO, Suzana Mara M. Terceirização e reestruturação urbana no Rio de Janeiro: In: Boletim GETER, ano I – nº, Rio de Janeiro: UERJ. 1998

(6)

PIQUET, Rosélia et alii (org.). Rio de Janeiro: perfis de uma metrópole em mutação. Rio de Janeiro: IPPUR/UFRJ, 2000. 146p.

RAMIRES, Júlio César de Lima (1991). As grandes corporações e a dinâmica sócio-espacial: a ação da Petrobrás em Macaé. Revista Brasileira de Geografia, Rio de Janeira: IBGE. 53 (4): 115 – 151, out./dez.

Revista Rio de Janeiro. Interior Fluminense. O Rio de Janeiro para além da Metrópole Carioca. Nº 18-19, jan-dez. 2006.

RIBEIRO, Miguel Angelo. Turismo no Estado do Rio de Janeiro: ensaio de uma tipologia. In: Revista Geographia, ano V - n. 10, Niterói, RJ: UFF 2003.

___________. Categorias analíticas do espaço e turismo: o exemplo da fortaleza de Santa Cruz, Niterói/RJ. In: Revista de Geograhia, ano VIII – N.16, Niterói RJ: UFF,2006.

___________. Estado do Rio de Janeiro: das Capitanias Hereditárias a uma nova divisão regional. In: Revista GeoUERJ, 2017. N.31, Rio de Janeiro. P.249-279. RIBEIRO, Miguel Angelo e MARAFON, G. J. A Metrópole e o Interior Fluminenses: simetrias e assimetrias geográficas. Instituto de Geografia, Programa de Pós-Graduação. Rio de Janeiro: Gramma, 2009, 324 p.

RIBEIRO, Miguel Angelo e O’NEIL, Maria Mônica V.C. Atlas do Estado do Rio de Janeiro. 2000.

RIBEIRO, Miguel Angelo e COELHO, Maria do Socorro Alves. A Importância do Fenômeno da Segunda Habitação e suas Implicações com a Atividade de Lazer-Veraneio. In MARAFON, Glaucio José e PESSOA, Vera Lúcia Salazar (orgs.). Agricultura, Desenvolvimento e Transformações Sócioespaciais: reflexões interinstitucionais e constituição de grupos de pesquisa no rural e no urbano. Uberlândia: Assis Editora, p 303 – 318, 2008.

RUA, João. Quissamã: em busca de novos caminhos. Rio de Janeiro. Departamento de Geografia – UERJ, 2000. 172p.

SANTOS, Angela Moulin S. Penalva. Economia, espaço e sociedade no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2003. 228p.

___________. Município, Descentralização e Território. Rio de Janeiro: Forense, 2008. 246p.

SANTOS, Angela Moulin S. Penalva; MARAFON, Glaucio José e SANT’ ANNA, Maria Josefina Gabriel (orgs.). Rio de Janeiro: um olhar sócioespacial. Rio de Janeiro: Gramma, 2010. 392p.

SANTOS, Angela Moulin S. Penalva; MARAFON, Glaucio José e SANT’ ANNA, Maria Josefina Gabriel (orgs.). Rio de Janeiro: um território em mutação. Rio de Janeiro: Gramma: FAPERJ, 2012.

(7)

SANTOS, Milton & SILVEIRA, Maria Laura. O Brasil: território e sociedade no início do século XXI. Rio de Janeiro: Record, 2001. 471p.

SILVA, Leonardo de Carvalho. Reconfiguração do Norte Fluminense a partir dos anos 70: A chegada do Petróleo e suas consequências na dinâmica de crescimento regional. Rio de Janeiro: IBGE, 21p.

PARECER DO DEPARTAMENTO

Atestamos concordância e aproveitamento da carga horária.

Rio de Janeiro, 18 de dezembro de 2020

__________________________________________________________________ ACEITE DA COORDENAÇÃO DE CURSO

Antonio Carlos S Oscar Júnior

Coordenador de Graduação - Geografia IGEOG/UERJ

Matrícula: 39570-7

Entende-se que o plano de curso apresentado atende à proposta do PAE – Período Acadêmico Emergencial.

Rio de Janeiro, 16 de dezembro de 2020.

Simone Lisboa S. Silva

Chefe do Departamento de Geografia Física IGEOG/UERJ

Referências

Documentos relacionados

Se você tiver, no mínimo, três anos de vinculação ao Plano, terá direito ao Benefício Proporcional Diferido (BPD), que consiste em manter o saldo de Conta de

A revisão das produções sobre matriciamento em saúde mental apontou os seguintes eixos: dificuldades na articulação da rede de cuidados e fatores que dificultam o desenvolvimento

O presente estudo tem como objetivo avaliar se o uso de um munhão personalizado é capaz de facilitar a remoção do excesso de cimento após a cimentação de

Não só o crack, mas também as drogas de modo geral, e incluem-se aqui também as chamadas drogas lícitas tais como álcool e tabaco, são considerados um

Nos Estados Unidos da América EUA, elas representam cerca de 133 milhões, as quais contribuem para 7 a 10% da mortalidade a cada ano, resultam num gasto dispendido para a saúde de

Para modelação e ajuste do viés arbitral foi usado regressão logística binária sendo “audiência” (público no estádio) e taxa de ocupação, posse de

A operacionalização da implantação do apoio matricial às equipes de Saúde da Família, segundo Relatório do Planejamento da Gestão atual da Saúde Mental se deu

Para efeitos de IRS, o ganho ou mais-valia decorrente da alienação das suas ações da Saint-Gobain corresponde à diferença positiva entre o montante obtido com a venda das ações e