• Nenhum resultado encontrado

Setor de serviços cai 4% em fevereiro, diz IBGE. FMI piora previsão de queda do PIB brasileiro para 3,8% em 2016

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Setor de serviços cai 4% em fevereiro, diz IBGE. FMI piora previsão de queda do PIB brasileiro para 3,8% em 2016"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Setor de serviços cai 4% em fevereiro,

diz IBGE

G1.COM

Em fevereiro, o volume do setor de serviços do país recuou 4% frente ao mesmo período do ano passado, se-gundo informou nesta quarta-feira (13) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Essa é a maior queda para o mês desde 2012, início da série histórica do indicador.

FMI piora previsão de queda do PIB brasileiro

para 3,8% em 2016

G1.COM

O Fundo Monetário Internacional (FMI) piorou sua estimativa para a contração da economia brasileira em 2016. Em relatório divulgado nesta terça-feira (12), o órgão prevê que o Produto Interno Bruto (PIB) do país vai encolher 3,8% este ano. A previsão anterior, de janeiro, era de queda de 3,5%.

Lei do Bem oferece abatimento e impostos,

mas é pouco adotada no PR

FOLHA.COM

O desenvolvimento de pesquisas ou inovações tecnológicas pode levar ao abatimento no recolhimento do Im-posto de Renda de Pessoas Jurídicas, mas o método ainda é pouco adotado no Paraná, segundo levantamento do Serviço Nacional da Indústria (Senai). A média de empresas paranaenses que aderem ao incentivo fiscal foi menor que nos outros estados do Sul, aponta o estudo.

IBGE diz que volume de serviços cai 4%

em fevereiro

AGÊNCIA BRASIL

O volume de serviços no país teve uma queda de 4% em fevereiro deste ano, na comparação com o mesmo pe-ríodo de 2015. Segundo dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgados hoje (13) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os serviços acumulam queda de 4,5% no ano e de 3,7% no período de 12 meses.

(2)

Com o tema Superoportunidade para bons negócios, a Mercosuper – Feira e Convenção Paranaense de Supermercados chegou a 35ª edição com um crescimento de 40% com relação a 2015. Com abertura oficial realizada na tarde de ontem (12), no Expotrade Convention Center, em Pinhais – Região Metropolitana de Curitiba, o evento é uma realização da Associação Paranaen-se de Supermercados e recebe entre outros o patrocínio da Fecomércio PR.

Até quinta-feira (14), a Mercosuper deve atrair mais de 35 mil visitantes entre super-mercadistas, varejistas e fornecedores bra-sileiros e de países do Mercosul. O Sistema Fecomércio Sesc Senac PR está entre os expositores da feira ao lado do Sindicato do Comércio Atacadista de Gêneros Alimentícios do Paraná (Sinca PR), Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios, Mercados, Minimercados, Supermercados e Hipermer-cados de Curitiba, Região Metropolitana de Curitiba e Litoral do Paraná (Sindimercados), Sindicato dos Representantes Comerciais do Paraná (Sirecom-PR) e o Sebrae/PR.

De acordo com o presidente da Apras, Pedro Joanir Zonta, a Mercosuper é uma ex-celente oportunidade para discutir e pensar o cenário atual do setor supermercadista, além de realizar um giro na economia pelas nego-ciações especiais durantes os dias da feira, cuja expectativa aproximada é que sejam movimentados R$ 450 milhões em negócios fechados. “Esta é uma feira de negócios, de conexões e de oportunidades para as empre-sas de todos os portes”, afirmou Zonta.

O vice-presidente da Fecomércio PR, Ari Faria Bittencourt, participou da abertura do evento, representando o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana. O presidente da Associação Brasi-leira de Supermercados (Abras), Fernando Yamada; o secretário de Planejamento do Estado do Paraná, Sílvio Barros – represen-tando o governador Beto Richa; a vice-pre-feita de Pinhais, Marli Paulino –

represen-tando o prefeito Luizão Goulart; o presidente do Conselho de Administração do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM), Mariano Lemanski; o superintendente do Sebrae/PR, Vitor Chioqueta – represen-tando o presidente do Sistema Fiep, Edson Campagnolo; o vice-presidente da Associa-ção Comercial do Paraná, Gláucio Geara – representando o presidente da entidade, Antonio Miguel Espolador Neto; o presiden-te do Sinca PR e vice-presidenpresiden-te da Feco-mércio PR, Paulo Hermínio Pennacchi – re-presentando o presidente da Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores de Produtos Industrializados (ABAD), José do Egito Frota Lopes Filho; o vereador de Curi-tiba, Felipe Braga Cortes; o vice-presidente da Nestlé, Ricardo Citrângulo; o diretor do Banco Safra, Amauri Pazzini; o presidente da Frimesa, Valter Vanzella, foram algumas autoridades que também participaram da abertura da Mercosuper 2016.

Palestra magna

Pouco antes da abertura oficial da edi-ção 2016 da Mercosuper, uma palestra mag-na foi realizada no auditório do Expotrade, com o Procurador da República e coorde-nador da Força-Tarefa do Ministério Público Federal na Operação Lava Jato e defensor da Campanha “10 Medidas Contra a Cor-rupção”, Deltan Dallagnol. Até quinta-feira (14), outros três nomes palestrarão no evento. A partir das 13h30 de hoje, a palestra

mag-na será com o economista-chefe do Banco Safra e ex-secretário do Tesouro Nacional, Carlos Kawall, e com o economista e reitor da Universidade Positivo, José Pio Martins. No dia seguinte, será a vez do pipoqueiro mais famoso do Brasil, Valdir Novaki, profe-rir a palestra “Cative antes e venda sempre”, também a partir das 13h30.

Painel sobre Logística Reversa

Na manhã de ontem (12), um painel so-bre Logística Reversa e o Acordo Setorial de Logística Reversa de Embalagens – assinado em Brasília no dia 15 de novembro de 2015 também integrou a grade de programação da Mercosuper 2016. A ação foi coordenada pelo advogado e coordenador de Meio Ambien-te da Apras, Mauricio França Lima e contou como palestrantes o vice-presidente da Abras e participante na elaboração do Acordo Se-torial de Logística Reversa de Embalagens Pós-consumo, Marcio Milan; da advogada Ana Carolina Famá; a assessora Ambiental da Abad e participante na elaboração do refe-rido acordo setorial, Andréia Alves; o advoga-do, assessor Jurídico da Abad e participante da elaboração do acordo setorial, Renan Ta-deu de Souza Soares. Os vice-presidentes da Fecomércio PR, Paulo Hermínio Pennacchi e Paulo Cesar Nauiack participaram do painel.

Mais informações sobre o evento pelo www.apras.org.br/mercosuper.

Mercosuper inicia com crescimento de 40%

em relação à edição passada

(3)
(4)

Na quinta-feira (7) iniciou no Sesc Água Verde, em Curitiba, a exposição “Fiori alle Finestre”, da artista plástica Josi Forbeci. A abertura contou com a presença de diver-sos artistas e jornalistas.

As fotografias foram realizadas no perí-odo em que Josi residiu na Itália e mostram portas e janelas, fechadas ou abertas, tira-das de construções centenárias de cidades italianas. A artista procura formar imagens compondo uma diversidade de texturas e cores. Sem se preocupar com a perspecti-va, constrói um enquadramento agradável a quem observa. Josi Forbeci é formada em pintura pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná e produtora cultural.

A curadoria foi realizada pela artista plástica Silvia da Silva. A exposição vai até o dia 31 de maio, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Exposição fotográfica é aberta no Sesc Água Verde

Entre os dias 28 de março e 7 de abril o Sesc Ivaiporã realizou uma campanha tra o mosquito Aedes aegypti. A ação con-tou com palestras e oficinas para alunos do Projeto Futuro Integral, visando conscienti-zar quanto aos riscos que o mosquito pode trazer.

Assistindo a vídeos as crianças conhe-ceram melhor os sintomas das doenças e as formas de combate ao Aedes. Após a apresentação foi realizada a confecção de cartazes, máscaras, fantasias e faixas en-fatizando o controle do mosquito junto à co-munidade.

(5)

Na sexta-feira (11) foi realizada no an-fiteatro do Senac Cornélio Procópio a ceri-monia de formatura dos cursos de Cabelei-reiro e Barbeiro. O evento reuniu cerca de 70 convidados, entre amigos e familiares dos alunos.

O curso de Cabeleireiro iniciou em junho de 2015 e teve duração de 444 horas, já o de Barbeiro iniciou no dia 20 de outubro de 2015, com carga horária de 180 horas. O objetivo de ambos os cursos foi desenvol-ver os alunos com as competências neces-sárias para atuar no seguimento de beleza com foco em resultados.

Participaram da cerimônia a gerente executiva do Senac Cornélio Procópio, Ro-seli de Fátima Casasanta; as técnicas de educação profissional Patrícia Jacobsen e Edimara Feracin; os colaboradores Lucia-no Ricardo, Rafael Soares Mendes, Edson Rossieri e Marcelo Ferraz, que realizou o cerimonial, além dos instrutores dos cursos

Sergio Correa; Marcia Fogaça; Neusa Bolo-rino e Fabiana Gabelini.

O Senac Cornélio já está com inscrições para a segunda turma de Barbeiro que deve iniciar no dia 3 de maio, com termino previsto para o dia 21 de setembro. Ainda na área da beleza, inicia no dia 24 de maio a turma

Bási-co de Manicure e Pedicure, Bási-com carga horaria de 60 horas. Outros aperfeiçoamentos tam-bém estão com matriculas abertas: confira no site www.pr.senac.br/cornelioprocopio ou na unidade que fica na Av. Minas Gerais, 751, Centro, contato pelo fone (43) 3520-6500.

Senac Cornélio Procópio realiza formatura

de duas turmas

Quem acha que idade é um empecilho na hora de estudar não conhece a história de João Acácio Rodrigues de 68 anos, aluno do Senac São Mateus. Com 100 % de presença, Rodrigues frequentou dois cursos na unidade: Uso básico de Micro e Internet e Assistente de Recursos Humanos. E continua de olho na pro-gramação, à procura de novas oportunidades.

Paraense de Ourém, trabalhou na área administrativa e mesmo após a aposenta-doria, há cerca de dez anos, continua traba-lhando e estudando. Técnico em Contabilida-de e tecnólogo pelo curso Contabilida-de Formação Contabilida-de Executivos, garante que nunca abandonou a escola “Reconheço a minha idade, mas não me acho ultrapassado, apenas alguém com pouco mais de experiência. Gosto de estar na ativa, atualizado, além disso, se aparecer uma oportunidade, quero estar apto”, afirma.

(6)
(7)

Estão abertas as inscrições para a Es-cola Sesc de Ensino Médio (ESEM), esco-la-residência localizada na Barra da Tijuca (RJ), destinada a jovens de todo o Brasil. Para o processo de admissão de 2017, os alunos inscritos devem ter concluído o Ensi-no Fundamental II e data de nascimento en-tre 1º de janeiro de 2001 e 31 de dezembro de 2003. Inscrições são realizadas pelo site www.escolasesc.com.br/inscricoes2017, até 3 de maio de 2016.

Para ser um aluno da Escola Sesc de Ensino Médio, é necessária a participação em um processo de admissão composto por prova escrita de Língua Portuguesa, Matemática, Redação, Ciências Naturais e Ciências Humanas. Os inscritos são classi-ficados de acordo com a pontuação e em seguida participam de uma entrevista na presença dos pais ou responsáveis.

Escola Residência - A experiência da

residência traz a possibilidade do profundo desenvolvimento da autonomia, constru-ção de valores, ampliaconstru-ção dos horizontes, aproximação com alunos oriundos de todas as regiões do país e professores. Para co-nhecer a ESEM, basta acessar www.esco-lasesc.com.br.

Estrutura - A Escola Sesc de Ensino

Médio está instalada em um campus de 131 mil metros quadrados, na região da Barra da Tijuca. Conta com uma das mais

privi-legiadas estruturas de ensino do país, com espaço cultural, laboratórios, biblioteca, ateliers de arte, complexo esportivo, piscina semiolímpica, sala de ginástica e muscula-ção, restaurante, além das vilas residenciais dos estudantes e professores.

Confira as normas para inscrição:

• O inscrito deve estar cursando ou ter con-cluído o 9º ano do Ensino Fundamental, nos termos da legislação em vigor;

• Ter nascido entre 1 de janeiro de 2001 e 31 de dezembro de 2003;

• O aluno deve ser dependente de comerciário(a);

• Renda familiar bruta igual ou inferior a 3 (três) salários mínimos (Nacional); • O candidato deve ter estudado ao

me-nos dois terços do Ensino Fundamental em escola pública ou em condição de bolsista integral (100%).

Sesc abre inscrições para escola modelo

no Rio de Janeiro

(8)

Referências

Documentos relacionados

Mesmo com suas ativas participações na luta política, as mulheres militantes carregavam consigo o signo do preconceito existente para com elas por parte não somente dos militares,

Todas as outras estações registaram valores muito abaixo dos registados no Instituto Geofísico de Coimbra e de Paços de Ferreira e a totalidade dos registos

com acesso à ESM web controller através de um cabo de rede não incluído rede sem fios com luminárias de iluminação.

Marque a alternativa CORRETA: a) As duas afirmativas são verdadeiras. O Termo de Inscrição de Dívida Ativa deve conter, entre outras informações, o número do processo administrativo

Pretendo, a partir de agora, me focar detalhadamente nas Investigações Filosóficas e realizar uma leitura pormenorizada das §§65-88, com o fim de apresentar e

Além desta verificação, via SIAPE, o servidor assina Termo de Responsabilidade e Compromisso (anexo do formulário de requerimento) constando que não é custeado

arbitrário para conseguir implantar com sucesso uma retórica opressiva e atrair seguidores (STENNER; HAIDT, 2018). Ao analisarmos a sociedade, portanto, entendemos

Em porcelana moldada, marcada NG, decoração floral policroma e ouro ao gosto da Companhia das Indias, base em portuguesa contraste águia (pós 1985) de 925... Sinais