• Nenhum resultado encontrado

PROVA INTEGRADA 1 o TRIMESTRE DE 2014

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROVA INTEGRADA 1 o TRIMESTRE DE 2014"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

1 PROVA INTEGRADA – 1o TRIMESTRE DE 2014

PROVA A

NOME __________________________________________________ No________ 2a SÉRIE ______ A compreensão do enunciado faz parte da questão. Não faça perguntas ao examinador.

O Gabarito deve ser preenchido com caneta azul ou preta. Respostas rasuradas serão desconsideradas.

Esta prova é composta por VINTE E OITO testes dispostos em OITO páginas. MATEMÁTICA – MARIA THEREZA

1. (Unicamp 2013) Uma barra cilíndrica é aquecida a uma temperatura de 740°C. Em seguida, é exposta a uma corrente de ar a 40°C. Sabe-se que a temperatura no centro do cilindro varia de acordo com a função

t 12

0 AR AR

T t T T 10 T sendo t o tempo em minutos, T0 a temperatura inicial e TAR a temperatura do ar. Com essa função, concluímos que o tempo requerido para que a temperatura no centro atinja 140°C é dado pela seguinte expressão, com o log na base 10:

a) 12 log 7 1 minutos b) 12 1 log 7 minutos c) 12log 7 minutos d) 1 log 7 12 minutos

2. (FGV-RJ 2012) Adotando os valores log2 0,30 e log3 0,48, em que prazo um capital triplica quando aplicado a juros compostos à taxa de juro de 20% ao ano?

a) 5 anos e meio b) 6 anos c) 6 anos e meio d) 7 anos e) 7 anos e meio

3. (FGV 2012) Sob certas condições ambientais, o número de bactérias de uma colônia cresce exponencialmente (isto é, y ab ,x em que y é o número de bactérias e x o tempo), de modo que esse número dobra a cada hora.

Se em determinado instante há n bactérias, quanto tempo levará para que seu número atinja o valor 20n? Use a tabela abaixo para resolver:

x 1 2 3 4 5

log x 0 0,30 0,48 0,60 0,70

a) 4,1 horas b) 4,3 horas c) 4,5 horas d) 4,7 horas e)4,9 horas

MARLI

4. De quantas maneiras podemos enfileirar 5 mulheres e 3 homens de tal modo que os 3 homens permaneçam juntos?

a) 8! b) 6! c) 6!3! d) 7! e) 9!

MAT POR SOC

(2)

2 5. Para montar a programação de uma emissora de rádio, o programador musical conta com 10 músicas

distintas, de diferentes estilos, assim agrupadas: 4 de MPB, 3 de Rock e 3 de Pop.

Sem tempo para fazer essa programação, ele decide que, em cada um dos programas da emissora, serão tocadas, de forma aleatória, todas as 10 músicas.

Assim sendo, é CORRETO afirmar que o número de programas distintos em que as músicas vão ser tocadas agrupadas por estilo é dado por

a) 4! x 3! x 3! x 3! b) 10! 7! c) 4! x 3! x 3! d) 10! 7! x 3! e) 10!

6. Maria deve criar uma senha de 4 dígitos para sua conta bancária. Nessa senha, somente os algarismos 1,2,3,4,5 podem ser usados e um mesmo algarismo pode aparecer mais de uma vez. Contudo, supersticiosa, Maria não quer que sua senha contenha o número 13, isto é, o algarismo 1 seguido imediatamente pelo algarismo 3. De quantas maneiras distintas Maria pode escolher sua senha?

a) 551 b) 552 c) 553 d) 554 e) 555

7. Um lotação possui três bancos para passageiros, cada um com três lugares, e deve transportar os três membros da família Sousa, o casal Lúcia e Mauro e mais quatro pessoas. Além disso,

1. A família Sousa quer ocupar um mesmo banco; 2. Lúcia e Mauro querem sentar-se lado a lado.

Nessas condições, o número de maneiras distintas de dispor os nove passageiros no lotação é igual a a) 928 b) 1152 c) 1828 d) 2412 e) 3456 ARCONCHER

8. Calculando o valor da expressão E= sen 150º - cos 120º , encontramos: sen2 20º + cos2 340º a) 0 b) – 1 c) d) 4 e) 1

9. O conjunto solução da equação , tem y elementos. Nessas condições y + 1 é: a) 1

b) 0 c) 2 d) 3 e) 4

(3)

3 10. Para um arco x temos que . Podemos concluir para esse arco que é igual a:

a) 2 b) 1 c)

-

d)

e) 0 LUÍS CLÁUDIO

11. Das afirmações:

I. Duas retas coplanares são concorrentes ou reversas; II. Duas retas que não têm ponto em comum são paralelas;

III. Se uma reta é perpendicular a um plano, então ela forma ângulo reto com todas as retas do plano. IV. Se um plano é perpendicular a dois outros planos α e β, então α é paralelo a β.

É (são) verdadeira(s) apenas: a) III. b) I e III. c) II e III. d) III e IV. e) I e III e IV 12. Considere as afirmações:

I. Se uma reta é perpendicular a uma reta de um plano, ela é perpendicular a esse plano.

II. Se uma reta é perpendicular a duas retas distintas de um plano, ela é perpendicular a esse plano. III. Se uma reta é perpendicular a duas retas concorrentes de um plano, ela é perpendicular a esse plano. IV. Se uma reta forma ângulo reto com duas retas concorrentes de um plano, ela é perpendicular a esse plano. São verdadeiras:

a) Todas. b) II e III. c) III e IV. d) Nenhuma. e) II, III e IV.

PORTUGUÊS – SANDRA 13. (Unifesp 14)

Pegamos os nossos 24253 km de fronteiras e os esticamos em uma linha reta. Assim, fica possível entender o que acontece em cada canto desse Brasilzão: __________ invasões de terra, _________de drogas e cenários de tirar o fôlego.

(http://super.abril.com.br. Adaptado.) As lacunas do texto são preenchidas, correta e respectivamente, por:

a) ocorre – tráfego. b) há – tráfico. c) existe – tráfego. d) se vê – tráfego. e) acontece – tráfico

(4)

4 14. (Insper 14) O excerto ao lado faz parte de um

anúncio publicitário de uma edição especial da revista Superinteressante, que abordava o tema “A ciência dos clones”.

A organização sintática de uma das frases que estão dentro do círculo permite dar a ela duas diferentes interpretações.

Essa ambiguidade ocorre, porque a expressão “sem sexo” tanto pode se referir a _________________ quanto a _________________ .

A alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado acima é: a) “revolução”, “fazer”. b) “entender”, “fazer”. c) “revolução”, “filhos”. d) “filhos”, “fazer”. e) “fizeram”, “fazer”. 15. (Unifesp 14)

(Folha de S.Paulo, 17.08.2013. Adaptado.) Mantida a norma-padrão da língua portuguesa, a frase que preenche corretamente o segundo balão é: a) Sofre disso todos os dragões.

b) Todos os dragões têm isso. c) Todos os dragões o tem.

d) Sempre se encontra dragões com isso. e) Os dragões todos lhe tem.

16. (PUCC/13) Transcreve-se a seguir diálogo extraído do Livro de todos: o mistério do texto roubado. A partir do capítulo inicial de Moacyr Scliar, essa narrativa foi escrita pela internet, em site que recebeu 363 colaborações, de 173 internautas.

− Graças a Deus não aconteceu o pior, disse Magda a Francisca, vizinha no caixa do supermercado e grande confidente. − Imaginou se a gente estivesse em casa? Me arrepio só de pensar.

− Menina, é verdade. Foi sorte mesmo. Eu também peço muito a Deus pra nunca me acontecer algo assim, mas se tiver que acontecer, que seja quando eu não estiver em casa também. Podem levar tudo, carregar com tudo, desde que eu não esteja lá. Eu me pelo.

(São Paulo: A imprensa: Câmara Brasileira do livro, 2008. p. 29) É legítima a seguinte assertiva:

a) Em – Graças a Deus não aconteceu o pior, o pior é objeto direto de aconteceu.

b) A forma carregar com tudo remete exatamente ao mesmo sentido de “carregar tudo”, pois o emprego da preposição depois do verbo não acrescenta colorido algum à expressão.

c) Em – menina, é verdade, o termo destacado é exemplo de forma linguística usada, na comunicação direta, para o falante interpretar o interlocutor de modo informal e íntimo, exemplificando o termo “vocativo”.

d) Em casa é complemento do verbo “estar” que é um verbo transitivo indireto na frase Imaginou se a

gente estivesse em casa?

(5)

5 BANDINI

17. Eu deixo a vida como deixa o tédio

Do deserto o poento caminheiro -- Como as horas de um longo pesadelo Que se desfaz ao dobre de um sineiro;

Como o desterro de minha’alma errante, Onde fogo insensato a consumia;

Só levo uma saudade – é desses tempos Que amorosa ilusão embelecia.

Nesses versos de Álvares de Azevedo encontram-se várias características da poética desse autor que o enquadram na segunda geração romântica (também conhecida por ultrarromântica ou byroniana), exceto: a) desinteresse pela vida.

b) sentimento de solidão e abandono. c) sentimento de autopiedade.

d) desconsolo pela proximidade da morte. e) culto ao passado.

18. Leia os versos de Casimiro de Abreu:

Meus oito anos Oh! Que saudades que tenho Da aurora da minha vida, Da minha infância querida Que os anos não trazem mais! Que amor, que sonhos, que flores, Naquelas tardes fagueiras

À sombra das bananeiras, Debaixo dos laranjais.

Como excerto de um poema romântico, o foco principal é: a) o rigor formal e técnico, tão do agrado dos românticos. b) a exuberância e grandiosidade da natureza do Brasil. c) um exemplo de fuga da realidade.

d) a celebração da identidade cultural brasileira.

e) O louvor à liberdade sempre almejada pelos românticos de todos os tempos.

19. (PUC-SP, adaptada) O romance O Cortiço, escrito por Aluísio Azevedo, integra a estética naturalista da literatura brasileira. A respeito dele, indique, nas alternativas a seguir, a que foge a uma identificação com os fatos e as situações narradas na obra.

a) O romance revela a oposição e o contraste entre os dois espaços da narrativa, o cortiço e o sobrado, e a disputa gananciosa que se estabelece entre João Romão e Miranda.

b) No cortiço, há uma infinidade tipos, espécie de sínteses sociais com que o autor procurou estabelecer a ponte entre a realidade e a ficção. Por isso o romance trata predominantemente da história de personagens, em sua individualidade, deixando de lado a coletividade.

c) Boa parte dos acontecimentos notáveis do cortiço contam com a participação do grupo de lavadeiras, que desempenha papel simultâneo de espectador e agente dos acontecimentos.

d) João Romão se desdobra para enriquecer e o dinheiro é a mola propulsora que o conduz, que o foca unicamente para o acumular, ainda que para isso seja necessário roubar, escravizar, mentir, sofrer privações. e) A relação de Bertoleza e João Romão começa com um engano e termina em tragédia. João Romão a restitui ao dono e à escravidão. Entre o retorno à escravidão e a morte, Bertoleza não tem dúvida: de um só golpe, certeiro e fundo, rasga o ventre de lado a lado.

(6)

6 20. (UEL-PR, adaptada) Leia o trecho de O Cortiço e responda:

Justamente por essa ocasião vendeu-se também um sobrado que ficava à direita da venda, separado desta apenas por aquelas vinte braças; e de sorte que todo o flanco esquerdo do prédio, coisa de uns vinte e tantos metros, despejava para o terreno do vendeiro as suas nove janelas de peitoril. Comprou-o um tal Miranda, negociante português, estabelecido na rua do Hospício, com uma loja de fazendas por atacado.

E durante dois anos o cortiço prosperou de dia para dia, ganhando forças, socando-se de gente. E ao lado o Miranda assustava-se, inquieto com aquela exuberância brutal de vida, aterrado diante daquela floresta implacável que lhe crescia junto da casa, por debaixo das janelas, e cujas raízes piores e mais grossas do que serpentes miravam por toda parte, ameaçando rebentar o chão em torno dela, rachando o solo e abalando tudo.

Com base no fragmento citado e nos conhecimentos de sobre o romance de Aluísio Azevedo, considere as afirmações a seguir:

I. A descrição do cortiço, feita através de linguagem metafórica, indica que, no romance, esse espaço coletivo adquire vida orgânica, revelando-se um “ser”, cuja força de crescimento assemelha-se ao poderio de raízes em desenvolvimento constante que ameaçam tudo abalar.

II. A inquietação de Miranda quanto ao crescimento do cortiço deve-se ao fato de que sua casa, o sobrado, ainda que fosse uma construção imponente, não possuía uma estrutura capaz de suportar o crescimento desenfreado do vizinho, que ameaçava derrubar sua habitação.

III. Ainda que haja oposição entre o sobrado e o cortiço em termos de aparência física dos ambientes, os moradores de um e outro espaço não se distinguem totalmente, haja vista que seus comportamentos se assemelham em vários aspectos, como, por exemplo, os de João Romão e Miranda.

IV. Os dois ambientes descritos marcam uma oposição entre o coletivo (o cortiço) e o individual (o sobrado) e, por extensão, remetem também à estratificação presente no contexto do Rio de Janeiro do final do século 19.

Estão corretas apenas as afirmativas: a) I, II e III. b) II e III. c) II e IV. d) I e IV. e) I, III e IV RICARDO Boiadeiro errante

Eu venho vindo de uma querência1 distante. Sou um boiadeiro errante,

que nasceu naquela serra.

O meu cavalo corre mais que o pensamento, Ele vem no passo lento

porque ninguém me espera!

Tocando a boiada, Auê-uê-uê-ê boi

eu vou cortando estrada. Uê boi

Tocando a boiada, Auê-uê-uê-ê boi

eu vou cortando estrada! (...)

Disponível em: http://letras.mus.br/sergio-reis.

21. A música faz parte do patrimônio cultural de todos os povos, revelando-se em manifestações das mais heterogêneas, como nas canções tradicionais de cada região, que evidenciam os traços da cultura de um povo. Na canção apresentada, o eu lírico declara-se explicitamente um boiadeiro, e é possível perceber que a linguagem usada

a) é incompatível com a de um homem sem estudos, pois há um tom bastante formal no trato com o interlocutor. b) cria uma expectativa no leitor/ouvinte de que algo muito bom está prestes a acontecer com o boiadeiro. c) demonstra a solidão de alguém que vive quase como nômade e pouco conhece além dos animais com que

convive.

d) procura expressar a felicidade de alguém que pode se dar ao luxo de desfrutar uma viagem longa pela estrada.

e) explora pouco os recursos fonéticos da língua, já que não se investe na criação e uso de onomatopeias.

(7)

7 22. As palavras podem assumir diferentes significados, dependendo da vivência de cada pessoa (isto é, seu conhecimento de mundo) e do contexto em que são aplicadas, e esses significados podem ou não ser compreendidos pelo leitor. Na tirinha, na conversa entre Hagar e Eddie Sortudo, a palavra surpresa

a) deixou perplexas as personagens, provocando, em ambas, dúvidas sobre o seu significado dentro do contexto. b) garantiu o humor, pois cada personagem reagiu de uma forma diferente ao ouvi-la.

c) foi apresentada como uma nova possibilidade de vocábulo às personagens, contribuindo com seu aprendizado. d) necessitou, do ponto de vista de Hagar, ser explicada, e Eddie reforçou o seu pedido.

e) gerou desentendimento entre Hagar e o garçom, o que foi rapidamente remediado pelo intervenção de Eddie.

SOCIOLOGIA - PAULO

23. (Unioeste 2013) O Manifesto do Partido Comunista, escrito por Marx e Engels no ponto de inflexão entre as reflexões de juventude e a obra de maturidade, sintetiza os resultados da concepção materialista da história alcançados pelos dois autores até 1848. A dinâmica do desenvolvimento histórico é então concebida como resultante do aprofundamento da tensão entre forças produtivas e relações de produção, que se expressaria através da luta política aberta.

Com base na concepção materialista da história defendida por Marx e Engels no Manifesto, selecione a alternativa correta.

a) A história das sociedades humanas até agora existentes tem sido o resultado do agravamento das contradições sociais que, uma vez maturadas, explode através da luta de classes.

b) A história das sociedades humanas é o resultado dos desígnios da providência que atuam sobre a consciência dos homens e forjam os rumos do desenvolvimento social.

c) A história das sociedades humanas é o resultado de acontecimentos fortuitos e casuais, independentes da vontade dos homens, que acabam moldando os rumos do desenvolvimento social. d) A história das sociedades humanas é o resultado inevitável do desenvolvimento tecnológico, que não só

aumenta a produtividade do trabalho, como elimina o antagonismo entre as classes sociais.

e) A história das sociedades humanas é o resultado da ação desempenhada pelos grandes personagens que, através de sua emulação moral, guiam as massas no sentido das transformações sociais pacíficas.

24. (Ufu 2013) E se, em toda ideologia, os homens e suas relações aparecem invertidos como numa câmara escura, tal fenômeno decorre de seu processo histórico de vida, do mesmo modo porque a inversão dos objetos na retina decorre de seu processo de vida diretamente físico.

MARX, Karl, A ideologia alemã. São Paulo: Hucitec, 1987. p. 37. Com essa famosa metáfora, Marx realiza a definição de ideologia como inversão da realidade, da qual decorre para ele

a) a alienação da classe trabalhadora.

b) a consciência de classe dos trabalhadores.

c) a existência de condições para a práxis revolucionária. d) a definição de classes sociais.

(8)

8 25. (Ufpa 2012) Um das importantes preocupações sociológicas é a questão a respeito dos fatores que tornam possível a existência e a evolução das sociedades. A ideia de “conflito” assume uma posição contraditória, por este ser considerado ora como “motor das transformações”, ora como fator que “deixa a sociedade estagnada” e impede a evolução. Em relação às consequências do conflito para sociedade, é CORRETO afirmar:

a) Para Karl Marx, o regime capitalista é capaz de produzir cada vez mais. A despeito desse aumento das riquezas, a miséria continua sendo a sorte da maioria. Essa contradição irá gerar conflitos que, mais cedo ou mais tarde, desencadearão um processo de reforma da sociedade que a reorganizará com critérios científicos.

b) Para Karl Marx, a supressão das contradições de classe deve levar logicamente ao desaparecimento do Estado, pois este é um dos subprodutos ou a expressão dos conflitos sociais.

c) O marxismo exclui a possibilidade de haver um paralelismo entre o desenvolvimento das forças produtivas, a transformação das relações de produção, a intensificação da luta de classes e dos conflitos que marcam a marcha para a revolução.

d) Durkheim diz que os conflitos entre trabalhadores e empresários demonstram a falta de organização

ou a anomia parcial da sociedade moderna, que deve ser corrigida com uma revolução do proletariado, que restaure o consenso social.

e) Durkheim acredita que a forma como os indivíduos se organizam socialmente para produzir determina

a sua visão de mundo. Ou seja, ele acredita que não é a consciência dos homens que determina a realidade, mas, ao contrário, é a realidade social e principalmente seus conflitos que determina a consciência coletiva.

26. Karl Marx viveu entre 1818 e 1873. Muitos dos seus escritos e conceitos nos servem para

compreendermos o funcionamento do sistema capitalista de produção. A partir de sua abordagem, assinale a alternativa que apresenta, de forma correta, a explicação do conceito de “mais-valia”.

a) É a consciência de classe do proletariado, que serve como modelo simbólico a partir do qual pode existir a revolução.

b) É o resultado da luta de classes. Corresponde ao modelo econômico de transição para o comunismo. c) É o elemento oposto à ideologia, servindo como forma de desalienação do proletariado.

d) É a mercadoria no seu valor de uso.

e) É o excedente da produção do trabalhador, que popularmente é chamado de lucro. Esse excedente pertence ao burguês capitalista.

27. (Ufu 2012) Em uma passagem de As aventuras do Barão de Munchausem, personagem do folclore alemão, ele e seu cavalo encontram-se atolados em um pantanal e, para sair dessa situação, o Barão puxa a si mesmo pelo cabelo, levantando-se, com sua montaria, do terreno movediço. Em mais de uma ocasião, os sociólogos usaram essa metáfora para aludir ao modo pelo qual os positivistas procuravam um método objetivo, neutro, livre das ideologias.

Em oposição a essa suposta objetividade, Marx criticou veementemente os positivistas, uma vez que, para o autor, a) o método possui uma objetividade parcial, pois na escolha do objeto entra em ação a ideologia do

autor, que não interfere, entretanto, na análise dos acontecimentos.

b) a análise social, a partir da perspectiva do operariado, deve contribuir para a harmonia das relações sociais de produção.

c) a análise das condições de vida do proletariado europeu do século XIX deve incidir sobre a crítica social, com vistas à reforma da sociedade burguesa.

d) o método deve contribuir não só para a interpretação, mas igualmente para a transformação social. 28. (Uncisal 2012) A Escola Marxista tem na teoria do conflito um dos seus fundamentos mais importantes

em termos sociológicos. Tal teoria, pela óptica marxista, defende que

a) os conflitos sociais são culturais, sendo expressões do embate entre a tradição e a inovação.

b) os conflitos nascem das contradições, sendo estas resultantes do acesso desigual aos meios de produção. c) as sociedades mais avançadas são aquelas que melhor se adaptaram ao longo do processo histórico,

sendo as menos aptas extintas.

d) os conflitos sociais são observados apenas nas sociedades anteriores à Revolução Industrial.

e) todas as relações sociais estão desvinculadas da esfera econômica, sendo os conflitos políticos o alicerce da vida em sociedade.

Referências

Documentos relacionados

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

2. Identifica as personagens do texto.. Indica o tempo da história. Indica o espaço da história. Classifica as palavras quanto ao número de sílabas. Copia do texto três

Fugiu – forma verbal do verbo “fugir”, no Pretérito Perfeito do Indicativo, na 3.ª pessoa do singular. Forma afirmativa: Eu

- Declaração amigável - Declaração de amor - Declaração de frequência - Declaração de guerra - Declaração de presença - Declaração de rendimentos - Declaração de

Combinaram encontrar-se às 21h

Quero ir com o avô Markus buscar a Boneca-Mais-Linda-do-Mundo, quero andar de trenó, comer maçãs assadas e pão escuro com geleia (17) de framboesa (18).... – Porque é tão

De seguida, vamos adaptar a nossa demonstrac¸ ˜ao da f ´ormula de M ¨untz, partindo de outras transformadas aritm ´eticas diferentes da transformada de M ¨obius, para dedu-

Nos termos do artigo 24 da Instrução CVM 400, a quantidade de Ações inicialmente ofertada (sem considerar as Ações Adicionais) poderia ter sido, mas não foi, acrescida em até