• Nenhum resultado encontrado

CARGO 6046 PROFESSOR III EDUCAÇÃO ARTÍSTICA MÚSICA PROVA OBJETIVA CONHECIMENTOS GERAIS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CARGO 6046 PROFESSOR III EDUCAÇÃO ARTÍSTICA MÚSICA PROVA OBJETIVA CONHECIMENTOS GERAIS"

Copied!
19
0
0

Texto

(1)

CARGO –6046–PROFESSOR III–EDUCAÇÃO ARTÍSTICA –MÚSICA PROVA OBJETIVA –CONHECIMENTOS GERAIS

1. Segundo a Lei Complementar n° 170 – Lei do Sistema Estadual de Ensino de Santa Catarina, a educação escolar, no Estado de Santa Catarina, obedece aos seguintes princípios:

I. Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola. II. Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o

pensamento, a arte e o saber.

III. Respeito à individualidade, às diferenças pessoais, aos valores e capacidades coletivas, reforço às desigualdades e defesa do patrimônio público.

IV. Gestão democrática do ensino, valorização dos profissionais da educação e promoção da justiça social.

Estão corretas as assertivas: a) Somente I, III e IV. b) Somente II e III. c) Somente II, III e IV. d) Somente I, II e IV.

2. Quando o/a professor/a elabora seu plano de ensino, encontra-se diante de uma opção ou dilema muito genérico. Precisa “ensinar” a certos alunos/as determinados conteúdos, ou seja, necessita desenvolver um currículo. Nessa situação, é preciso partir, ao menos de três considerações corretas e usuais em educação. Assinale a alternativa correta:

a) Desconsiderar as condições situacionais da escola, rever o reagrupamento de alunos/as para formação de turmas, e a experiência do professor.

b) Condições da situação na qual se realiza o planejamento, o currículo dado aos professores e as condições materiais, e o grupo de alunos/as por possibilidades e necessidades concretas.

c) Inexperiência dos/as professores/as e equipe pedagógica, o currículo imposto pelos sistemas de ensino, e a forma de gestão da unidade educativa.

d) Condições da situação na qual se realiza o planejamento, a garantia de implantação de novos paradigmas de avaliação, e os conselhos do corpo diretivo, em virtude de conhecerem melhor a escola.

(2)

3. As práticas do cotidiano escolar têm, por trás de si, vários condicionantes políticos e sociais que configuram diferentes concepções de homem e sociedade, e como conseqüência, diferentes concepções de escola, aprendizagem, relação professor/a – aluno/a, técnicas pedagógicas, entre outras. Conforme Libâneo (1988), as tendências pedagógicas classificam-se em duas grandes vertentes:

a) Pedagogia Liberal (tradicional, renovada não diretiva e tecnicista) e Pedagogia Emancipatória (libertadora, renovada progressista, libertária e crítico-social dos conteúdos).

b) Pedagogia Liberal (tradicional, renovada progressista, renovada não diretiva e tecnicista) e Pedagogia Progressista (libertadora, libertária e crítico-social dos conteúdos).

c) Pedagogia Autoritária (tradicional, renovada progressista, renovada não diretiva e tecnicista) e Pedagogia Capitalista (libertadora, libertária e crítico-social dos conteúdos).

d) Pedagogia Liberal (libertadora, libertária e crítico-social dos conteúdos) e Pedagogia Progressista (tradicional, renovada progressista, renovada não diretiva e tecnicista).

4. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei 9394/96, em um dos seus artigos afirma: “Os currículos do ensino fundamental e médio devem ter uma base nacional comum, a ser complementada, a em cada sistema de ensino e estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da clientela”. Conforme o enunciado, assinale a alternativa correta.

I. Os currículos a que se refere a LDB devem abranger, obrigatoriamente, o estudo da língua portuguesa e da matemática, o conhecimento do mundo físico e natural e da realidade social e política, especialmente do Brasil.

II. O ensino da arte constituirá componente curricular opcional, nos diversos níveis da educação, podendo ser oferecido nas mais diversas linguagens, objetivando o desenvolvimento cultural dos alunos.

III. A educação física, integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular obrigatório da Educação Básica.

IV. As disciplinas de História e Geografia são de caráter obrigatório, porém deverão ser adequadas a cada região ou comunidade em que vivem os alunos.

Está(ao) correta(s) a(s) assertiva(s): a) Somente I e IV estão corretas. b) Somente I, II e IV estão corretas. c) Somente a I está correta.

(3)

5. Quando temos a preocupação com a elaboração do Projeto Político Pedagógico, logo pensamos na concepção filosófico-pedagógica, na organização escolar e na organização do ensino. O artigo 3o da resolução 17/99 do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina estabelece que a concepção filosófica, definida como norteadora do processo ensino-aprendizagem, deve:

I. Definir a concepção de mundo, sociedade, homem e escola que quer trabalhar e produzir.

II. Definir a função sócio-econômica e pública da escola, e ainda definir as inter-relações de poder dentro da escola.

III. Materializar as condições necessárias à garantia dos direitos e deveres dos segmentos que compõem a comunidade escolar: alunos, pais, professores e corpo diretivo-administrativo.

IV. Definir que as deliberações deverão seguir a seguinte ordem hierárquica de poder: diretor da escola, conselho deliberativo, APP’s, Grêmio Estudantil.

Está(ao) correta(s) a(s) assertiva(s): a) Somente I e III estão corretas. b) Somente III e IV estão corretas. c) Somente a I está correta.

d) Somente I, II e IV estão corretas.

6. Os limites de idade na escolaridade obrigatória variam entre os países e segundo as circunstâncias históricas que afetaram cada um deles. No Brasil, a faixa etária de escolaridade está compreendida entre 07 e 14 anos. Quanto ao ensino obrigatório é correto afirmar:

a) As condições sociais, como trabalho dos pais e centros de interesses dos meninos/as e jovens na sociedade contemporânea, tendem a acabar com a obrigatoriedade da educação.

b) A escolarização obrigatória não é uma necessidade em sociedades avançadas, pois a educação nessas sociedades pode ser desenvolvida através de trabalhos no meio familiar, igrejas e instituições sociais: conselhos comunitários, clubes sociais, entre outros.

c) A obrigatoriedade representa um projeto de socialização do cidadão, a oportunidade e a intenção de sentar as bases de uma cultura comum para todo um grupo social. A educação, com seu efeito socializador, homogeneíza crenças, aspirações, valores e comportamentos básicos para manter uma ordem numa sociedade complexa.

d) A educação nas sociedades em desenvolvimento, como no Brasil, apesar de obrigatória em determinada faixa etária, tem o caráter de garantir privilégios, onde os sujeitos de classes de melhor poder aquisitivo optam por matricular seus filhos em escolas privadas e de melhor qualidade.

(4)

7. Enumere as lacunas da coluna B de acordo com o termo conceitual apresentado na coluna A:

Coluna A

1. Percepção da educação brasileira nos anos 70. 2. Perspectiva curricular da educação popular.

3. Perspectiva da pedagogia crítico-social dos conteúdos.

4. Movimento de renovação curricular da década de 80 do século XX.

Coluna B

( ) Focaliza questões referentes ao conhecimento escolar, propondo-se a resgatar a importância dos conteúdos e a ressaltar a função básica da escola – a transmissão do saber sistematizado, a transmissão dos conteúdos escolares.

( ) Adota-se o ponto de vista que a escola deve transmitir a todos a que ela tenha acesso, sem discriminação, o “saber universal”, ou seja, o saber historicamente acumulado, necessário à formação de cidadãos.

( ) A abordagem crítica de questões curriculares no Brasil acentua-se quando acentua-se inicia o processo de redemocratização do país, e especialistas brasileiros, preocupados com os altos índices de evasão e repetência, problematizam o currículo e a estrutura da escola.

( ) Para pensar a escola e o currículo, os autores rejeitam a dicotomização entre saber sistematizado e conscientização, argumentando que tudo que é ensinado e aprendido precisa sê-lo criticamente.

A seqüência correta da Coluna B, de cima para baixo é: a) 3, 4, 2, 1.

b) 3, 4, 1, 2. c) 4, 2, 1, 3. d) 1, 2, 4, 3.

8. Os Parâmetros Curriculares Nacionais desenvolvidos para o ensino fundamental destinam-se a todos os/as brasileiros/as e objetivam alcançar e fortalecer a formação da cidadania. A proposta para o trabalho com a ÉTICA preconiza conteúdos que priorizam o convívio escolar. São eles: a) Solidariedade, individualismo, autonomia do sujeito e diálogo. b) Justiça, indiferença, igualdade, diálogo e intolerância.

c) Respeitabilidade, amor ao próximo, justiça coletiva e regras sociais. d) Respeito mútuo, justiça, diálogo e solidariedade.

(5)

9. Coloque (F) para Falso e (V) para Verdadeiro e assinale alternativa correta:

( ) O argumento da universalidade da cultura escolar significa que cabe à escola transmitir saberes “públicos”, explicitamente formulados e controlados, aos quais todos possam ter acesso potencial e que apresentem valor independentemente das circunstâncias e dos interesses particulares.

( ) A aprendizagem em sala de aula é sempre individual, limitada às relações frente a frente de um professor/a e um aluno/a. Apesar de acontecer dentro de um grupo social, processa-se individualmente, isto é, de aluno para aluno.

( ) Um dos pontos mais significativos do movimento da reestruturação escolar é o do desenvolvimento curricular baseado na escola, que funciona como uma unidade básica de mudança, em função do protagonismo dos atores/atrizes, sobretudo dos professores/as e alunos/as, e da busca dos critérios de qualidade. ( ) O ensino é uma atividade teórica que se propõe a dirimir dúvidas

educativas, objetivando orientar professores/as e alunos/as num sentido determinado, e a exercer influências na constituição da escola e na forma de gestão.

( ) Na perspectiva heurística da prática escolar, com a consciência da importância e transformação de significados como finalidade educativa, o dilema entre o conhecimento acadêmico e o conhecimento do aluno/a como ponto de partida para os processos de aprendizagem é resolvido sempre a favor do conhecimento do aluno. A seqüência correta é: a) F, V, F, V e F. b) V, F, V, F e V. c) F, F, V, V e V. d) V, F, V, V e V.

(6)

10. Quando analisamos modelos sistematizados para propostas de mudança educativa, constatamos que tanto a descentralização como a centralização são instrumentos para a gestão de problemas permanentes, cujas soluções se situam em tempos e contextos específicos. Aplicando o quadro conceitual abaixo, assinale a alternativa correta:

Central B

a) A crítica à heterogeneidade e à defesa de uma democracia próxima dos atores, com competência para interpretar localmente as decisões centrais, não são aspectos de maior relevância nas políticas centralizadas.

b) A indefinição dos limites entre as dimensões de localização do poder (nível central ou nível local) e de assunção do poder (responsabilidade política e responsabilidade profissional) é uma das questões em permanente debate na concepção de política curricular de consenso entre os atores e que não merece relevância na discussão de descentralização educativa.

c) O vetor principal da descentralização educativa é o da territorialização da decisão, isto é, o reconhecimento de que territórios são recursos instrumentais para a democratização e a eficiência.

d) A política centralista tem papel predominante, nos territórios locais, na contextualização da política curricular mediante a concepção, implementação e avaliação de projetos curriculares que são recontextualizados em função de orientações políticas que assegurem a igualdade.

C Profissional

D

Políticas curriculares Política A

(7)

PROVA OBJETIVA -CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

11. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), em seu volume dedicado à Arte, apresentam e desenvolvem as seguintes áreas:

a) artes plásticas, desenho, música e teatro.

b) artes, expressão corporal, música e artes cênicas.

c) artes visuais, desenho geométrico, música e artes cênicas. d) artes visuais, dança, música e teatro.

12. A música está prevista nas novas legislações para ser aplicada nos 3o e 4o ciclos do Ensino Fundamental. De acordo com os PCN, são conteúdos para esta área:

a) expressão e comunicação em música: improvisação sobre novas sonoridades; apreciação de compositores e obras significativas em música: seleção de repertório adequado; compreensão da música como produto de indivíduos e grupos com talentos especiais.

b) expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação; apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical; compreensão da música como produto cultural e histórico.

c) expressão e comunicação em música: performance significativa em música do nosso tempo; compreensão da música como resultado das ações da mídia.

d) expressão e comunicação em música: ênfase na execução musical instrumental; apreciação significativa em música: escuta das melhores músicas eruditas brasileiras do nosso tempo; compreensão da música folclórica brasileira.

13. Na educação musical no contexto atual convivem diferentes metodologias que se consagraram no mundo todo por suas propostas inovadoras. Assinale a alternativa que apresenta importantes educadores musicais que propuseram metodologias que ainda são relevantes no cenário educacional brasileiro e mundial.

a) E. J. Dalcroze, S. Suzuki, C. Orff, Z. Kodály, H. Villa-Lobos, E. Willems, M. Schafer.

b) E. J. Dalcroze, L. Mozart, C. Orff, Z. Kodály, H. Villa-Lobos, E. Willems, G. Mahler.

c) E. J. Dalcroze, S. Suzuki, C. Orff, Z. Kodály, H. Villa-Lobos, E. Willems, E. Costère.

d) M. Clementi, S. Suzuki, C. Orff, R. Kreutzer, H. Villa-Lobos, E. Willems, M. Schafer.

(8)

14. A educação musical no ensino fundamental pode utilizar elementos de diferentes propostas metodológicas adaptadas ao contexto de cada escola. Assinale a alternativa que apresenta algumas características básicas do método Dalcroze que poderiam fazer parte de um programa de música para o ensino fundmental.

a) integração corpo-mente, consciência rítmica, poliritmia, pensamento e sentimento.

b) integração voz-palavra-corpo, consciência sensorial, poliritmia, racionalidade musical.

c) integração corpo-mente, consciência rítmica, euritmia, música para todos.

d) integração corpo-mente, leitura pianística, aritmia, pesquisa sonora. 15. No desenvolvimento de uma metodologia de educação musical para o

ensino fundamental, algumas propostas de C. Orff poderiam ser inseridas no contexto escolar. Assinale a alternativa que apresenta algumas características básicas deste método.

a) integração palavra-canto-movimento, expressão espontânea, improvisação, criação, utilização de instrumentos musicais diversos, prática de conjunto.

b) integração palavra-literatura-canto, expressão espontânea, improvisação, criação, utilização da voz prioritariamente, prática de conjunto.

c) integração palavra-canto-melodia, expressão controlada, criação, ênfase no estudo de instrumento e na execução musical.

d) integração palavra-canto-movimento, expressão dirigida, repertório folclórico exclusivamente alemão, utilização de instrumentos tradicionais, prática de conjunto.

16. As propostas de S. Suzuki têm sido muito difundidas no mundo todo por sua abordagem no ensino de música, e também poderiam ser aplicadas no ensino fundamental brasileiro com adaptações específicas. Podem ser consideradas características fundamentais deste método:

a) ensino vocal, repetição e imitação de modelos, prática antes da teoria, participação em conjuntos musicais, educação dos talentosos.

b) ensino de instrumentos de cordas, criação musical, prática antes da teoria, participação em conjuntos musicais, educação dos talentosos.

c) ensino de instrumento, repetição e imitação de modelos, prática antes da teoria, participação em conjuntos musicais, educação do talento.

d) ensino de instrumento, repetição e imitação de modelos, teoria antes da prática, participação em conjuntos musicais, educação do talento.

(9)

17. O uso da voz como instrumento para a musicalização é uma estratégia utilizada por diversas metodologias de educação musical, e é uma ferramenta importante para o educador que atua no ensino fundamental. O projeto de Canto Orfeônico proposto por Villa-Lobos no Brasil enfatizava o uso da voz. Algumas das principais características das propostas de Villa-Lobos são:

a) música instrumental, nacionalismo, música clássica, repertório cívico, produção de material didático para ser utilizado nacionalmente.

b) música coral, nacionalismo, folclore brasileiro, repertório cívico, material didático para ser utilizado nacionalmente.

c) música coral, universalismo, folclore, repertório militar, utilização de material didático internacional.

d) música coral, nacionalismo, folclore internacional, repertório cívico, utilização de material didático internacional.

18. E. Willems foi um educador musical que produziu vários materiais didáticos. No ensino fundamental, alguns destes materiais podem ser utilizados, pois este autor se preocupou com o desenvolvimento de atividades gradativas, para diferentes etapas do desenvolvimento musical. Willems foi um pioneiro na utilização da psicologia como base para a elaboração de uma proposta metodológica para a educação musical, e para este autor o desenvolvimento musical pode ser entendido em três principais perspectivas:

a) sensorial, afetiva e mental. b) sensorial, afetiva e psico-social. c) sensorial, racional e social. d) sentimental, afetiva e moral.

19. Na perspectiva de Z. Kodály, música deveria ser acessível para todas as pessoas através de uma educação musical sistemática. Suas propostas educacionais incluem estratégias e vários materiais didáticos, que podem ser aplicados no contexto do ensino fundamental brasileiro. Algumas das principais características do método Kodály são:

a) prática vocal, folclore nacional e internacional, fonomímica, audição interior, experiência antes da teoria.

b) prática vocal, folclore nacional, mímica, audição interior, teoria antes da prática.

c) prática vocal e instrumental, folclore nacional e internacional, mímica, audição de obras contemporâneas, experiência antes da teoria.

d) prática vocal, folclore internacional, fonomímica, audição de obras contemporâneas, teoria antes da experiência prática musical.

(10)

20. M. Schafer, compositor e educador Canadense contemporâneo, trouxe contribuições para a educação musical através de reflexões sobre o material sonoro decorrente das novas estéticas do século XX. As idéias deste autor podem ser adotadas no ensino fundamental com as devidas adaptações às realidades educacionais. Algumas das propostas fundamentais de Schafer incluem:

a) escuta criteriosa e reflexiva, exploração exclusiva de sons da música tonal, criação musical, grafias alternativas, fotografia sonora.

b) escuta criteriosa da música clássica, exploração sonora, criação musical, grafias musicais convencionais, paisagem sonora.

c) escuta criteriosa e reflexiva, exploração sonora, execução musical de obras clássicas de referência, teoria musical básica, paisagem sonora.

d) escuta criteriosa e reflexiva, exploração sonora, criação musical, grafias alternativas, paisagem sonora.

21. Um dos componentes curriculares para a música no ensino fundamental poderia ser o desenvolvimento da leitura musical, a partir de diversas propostas metodológicas. Diferentes estratégias para o desenvolvimento da leitura musical poderiam ser sintetizadas em dois grandes sistemas: a) o sistema móvel de solmização (dó fixo) e o sistema fixo (dó móvel). b) o sistema móvel de solmização (dó bemol) e o sistema fixo (dó

sustenido).

c) o sistema móvel de solmização (dó central) e o sistema fixo (dó maior).

d) o sistema móvel de solmização (dó móvel) e o sistema fixo (dó fixo). 22. Considerando a diversidade de contextos atuais onde a educação é

desenvolvida, a aplicação de uma educação musical abrangente necessita de uma série de fatores que permitam flexibilidade sem perder qualidade. Neste sentido, as metas para uma educação musical contemporânea no ensino fundamental deveriam incluir a busca do equilíbrio das diversas ações inerentes ao desenvolvimento musical. Escolha a alternativa que apresenta um conjunto de metas que seja coerente com a diversidade de contextos do ensino fundamental.

a) equilíbrio entre expressão e formação musicais, entre criação e imitação, entre fazer e entender, e entre razão e emoção.

b) equilíbrio entre expressão musical e formação instrumental, entre interpretação e imitação, entre fazer e apresentar publicamente os resultados, e entre sentimento e emoção.

c) equilíbrio entre expressão vocal e formação teórica em música, entre criação e improvisação, entre ouvir e entender, e entre razão e técnica.

d) equilíbrio entre expressão e formação musicais, entre criação de música tonal e imitação de cantores da mídia, entre fazer e escrever música, e entre razão e emoção.

(11)

23. Escolha a alternativa que apresenta elementos que podem ser considerados como contribuições da música na formação dos indivíduos: a) acesso aos bens artísticos e culturais europeus que são as bases da

nossa cultura; oportunidade de lidar com um universo simbólico específico, que é a música, mas que pode ser substituído ou aprendido em outra área de estudos; aprimoramento do gosto musical, entendendo o que é boa música; enriquecimento pessoal e desenvolvimento de habilidades cognitivas através de atividades que permitam fazer, ouvir e criar obras musicais.

b) acesso à arte erudita da humanidade que pertence a todos os indivíduos; oportunidade de lidar com um universo simbólico específico, que é a música, e que não pode ser substituído ou aprendido em outra área de estudos porque significa uma forma menos relevante de representação do mundo; aprimoramento do senso estético, desenvolvendo senso crítico sobre a produção da música brasileira; enriquecimento pessoal e desenvolvimento de habilidades cognitivas através de atividades que permitam tocar instrumentos musicais.

c) acesso aos bens artísticos e culturais da humanidade que pertencem a todos os indivíduos; oportunidade de lidar com um universo simbólico específico, que é a música, e que não pode ser substituído ou aprendido em outra área de estudos porque significa uma forma única de representação do mundo; aprimoramento do senso estético, desenvolvendo senso crítico sobre a produção da música de diversas culturas; enriquecimento pessoal e desenvolvimento de habilidades cognitivas através de atividades de audição, execução e criação musicais.

d) acesso aos bens artísticos e culturais da humanidade que pertencem a todos os indivíduos; oportunidade de lidar com um universo simbólico específico, que é a música, e que não pode ser substituído ou aprendido em outra área de estudos porque significa uma forma única de representação do mundo; aprimoramento do senso estético, aprendendo que a música erudita é melhor que a música popular; enriquecimento pessoal e desenvolvimento de habilidades cognitivas através de atividades que permitam fazer, ouvir e criar obras musicais de sucesso nos meios de comunicação.

(12)

24. O professor de música do ensino fundamental necessita de sólidos conhecimentos musicais para atuar com segurança, desenvolvendo um trabalho significativo em educação musical. Uma das tarefas do professor de música relaciona-se a questões de harmonia, que serão utilizadas na análise de repertório e elaboração de arranjos para diferentes situações musicais. A Figura 1 apresenta uma seqüência de acordes que ilustram um processo de modulação. Assinale a alternativa que descreve corretamente este processo modulatório desde a tonalidade inicial, incluindo a(s) tonalidade(s) intermediária(s), até a tonalidade de chegada. Figura 1

a) a tonalidade inicial é lá menor, passa para ré maior, depois para dó menor e finalmente chega em fá maior.

b) a tonalidade inicial é lá menor, passa para dó maior, depois para ré menor e finalmente chega em fá maior.

c) a tonalidade inicial é lá menor, passa para dó sustenido maior, depois para ré menor e finalmente chega em fá maior.

d) a tonalidade inicial é lá menor, passa para dó maior, depois para si bemol maior e finalmente chega em fá maior.

(13)

25. O repertório a ser desenvolvido pelo professor de música do ensino fundamental deveria ser eclético o suficiente para propiciar experiências diversas aos estudantes. Música de diferentes épocas e autores contribuem para uma visão mais ampla do fazer musical. A Figura 2, a seguir, apresenta um trecho musical de uma obra muito conhecida. Escolha a alternativa que descreve corretamente esta obra.

Figura 2

a) é uma obra do período romântico, escrita para orquestra de sopros, o autor é J. S. Bach, a tonalidade inicial é mi menor, e esta linha melódica é executada por flautas.

b) é uma obra do período clássico, escrita para orquestra de cordas, o autor é W. A. Mozart, a tonalidade inicial é ré maior, e esta linha melódica é executada por violinos.

c) é uma obra do período clássico, escrita para orquestra de cordas, o autor é W. A. Mozart, a tonalidade inicial é sol maior, e esta linha melódica é executada por violinos.

d) é uma obra do período moderno, escrita para orquestra de cordas, o autor é K. Penderecky, não possui tonalidade, e esta linha melódica é executada por violinos.

(14)

26. A música popular é um componente curricular que pode ser adotado pelo professor do ensino fundamental. A escrita musical para esta música se vale de cifras, que sintetizam acordes diversos. A Figura 3, a seguir, apresenta cinco cifras. Escolha a alternativa que apresenta os acordes correspondentes à seqüência das cifras na ordem em que estão apresentadas. Figura 3 a) b) c) d) 9 Eb 7M M 11 Am 7 9 D 7 G 7M B m7

(15)

27. O trecho musical apresentado na Figura 4 é o início de um arranjo de uma peça bastante conhecida. Assinale a alternativa que identifica a peça, e que descreve alguns aspectos deste arranjo.

Figura 4

a) A peça é Parabéns a Você (Popular); é um arranjo a duas vozes em lá bemol maior; respeitando as tessituras determinadas na partitura, o arranjo poderia ser executado por um grupo vocal (vozes femininas na voz superior, vozes masculinas na voz inferior), ou poderia ser executada por instrumentos musicais (flauta doce contralto, violino, xilofone soprano cromático na voz superior, e flauta doce baixo, violoncelo, violão, marimba na voz inferior).

b) A peça é Noite Feliz (Gruber); é um arranjo a duas vozes em lá bemol maior; respeitando as tessituras determinadas na partitura, o arranjo poderia ser executado por um grupo vocal (vozes femininas na voz superior, vozes masculinas na voz inferior), ou poderia ser executada por instrumentos musicais (flauta doce contralto, violino, xilofone soprano cromático na voz superior, e flauta doce baixo, violoncelo, violão, marimba na voz inferior).

c) A peça é Parabéns a você (Popular); é um arranjo a duas vozes em mi bemol maior; respeitando as tessituras determinadas na partitura, o arranjo poderia ser executado por um grupo vocal (vozes femininas na voz superior, vozes masculinas na voz inferior), ou poderia ser executada por instrumentos musicais (flauta doce contralto, violino, xilofone soprano cromático na voz superior, e flauta doce sopranino, violoncelo, violão, marimba na voz inferior).

d) A peça é Noite Feliz (Gruber); é um arranjo a duas vozes em lá bemol maior; respeitando as tessituras determinadas na partitura, o arranjo poderia ser executado por um grupo vocal (vozes masculinas na voz superior uma oitava abaixo, vozes femininas na voz inferior), ou poderia ser executada por instrumentos musicais (flauta doce contralto, violino, xilofone baixo cromático na voz superior, e flauta doce baixo, violoncelo, violão, marimba na voz inferior).

(16)

28. A música popular brasileira, com seus ritmos variados, é bastante veiculada pela mídia, e pertence ao universo sonoro de grande parte dos estudantes do ensino fundamental. O professor de música poderia desenvolver atividades com ritmos populares brasileiros em suas aulas. Observe os ritmos apresentados na Figura 5 e escolha a alternativa que identifica os gêneros musicais brasileiros onde estas estruturas rítmicas são encontradas de acordo com a seqüência apresentada.

Figura 5

a) samba, modinha, baião.

b) bossa nova, choro, marcha rancho. c) baião, marcha rancho, balada. d) bossa nova, marcha rancho, choro.

(17)

29. Os trechos musicais apresentados na Figura 6, a seguir, são exemplos de três tipos de repertório que poderiam fazer parte de uma proposta curricular para o ensino de música no ensino fundamental. Escolha a alternativa que identifica estes três tipos de repertório.

Figura 6

a) música popular brasileira, música folclórica estrangeira, música erudita estrangeira.

b) música folclórica estrangeira, música popular estrangeira, música erudita estrangeira.

c) música folclórica brasileira, música popular brasileira, música erudita estrangeira.

d) música folclórica estrangeira, música popular brasileira, música erudita nacional.

(18)

30. Existem diversas opiniões sobre a música veiculada pela mídia. Há educadores que consideram fundamental a utilização deste repertório em seus programas de ensino, e há outros que compreendem que esta música já está suficientemente veiculada para ser também utilizada no espaço escolar, preferindo a adoção de outros repertórios. Do ponto de vista de uma educação musical abrangente e inclusiva, qual seria a postura do educador musical com relação ao repertório oferecido pela mídia?

a) Todo o repertório, incluindo aquele oferecido pela mídia, é válido e possível de ser utilizado como componente curricular numa perspectiva abrangente e inclusiva, desde que o educador musical propicie um ambiente onde se compreenda que a música de tradição clássica tem mais qualidade e é mais adequada para a escola.

b) Todo o repertório, incluindo aquele oferecido pela mídia, é válido e possível de ser utilizado como componente curricular numa perspectiva progressista, desde que o educador musical propicie um ambiente onde se compreenda que a música oferecida pela mídia é a mais atualizada, e, portanto, a mais adequada para ser aplicada para adolescentes e jovens na escola.

c) Todo o repertório, exceto aquele veiculado pela mídia, é válido e possível de ser utilizado como componente curricular numa perspectiva abrangente e inclusiva, desde que o educador musical propicie um ambiente onde se construa uma postura crítica com relação à produção musical oferecida pela mídia, que é sempre de baixa qualidade.

d) Todo o repertório, incluindo aquele oferecido pela mídia, é válido e possível de ser utilizado como componente curricular numa perspectiva abrangente e inclusiva, desde que o educador musical propicie um ambiente onde se construa uma postura crítica com relação à produção musical, seja ela de qualquer natureza.

(19)

PROVA DISCURSIVA -CONHECIMENTOS GERAIS

1. Com relação aos elementos constitutivos ou norteadores do Projeto Político Pedagógico, podemos classificá-los em dois eixos, nomeando-os de elementos estáveis ou permanentes e elementos circunstanciais ou transitórios. Os pressupostos didático-metodológicos, ou seja, organização da escola, avaliação e planejamento anual, ações, calendário escolar, entre outros, constituem os elementos circunstanciais ou transitórios.

Escreva um texto, em forma de redação, utilizando-se de 10 (dez) a 15 (quinze) linhas da folha de respostas da prova discursiva, iniciando na linha 01 (um), descrevendo, caso sua escola tivesse optado por desenvolver, através de seu PPP, a interdisciplinaridade como elemento norteador das práticas pedagógicas, como você desenvolveria o planejamento anual de sua disciplina utilizando o processo interdisciplinar.

PROVA DISCURSIVA -CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

2. “Todo fazer musical envolve procedimentos técnicos, indispensáveis às especificidades da realização musical, bem como um certo grau de compreensão.” (Cecília França)

Esta afirmativa traz implicações importantes para o estabelecimento de conteúdos e para a avaliação de desempenho dos alunos. Considerando que ouvir, executar e criar música são dimensões complementares em uma educação musical abrangente, de que forma o educador musical pode avaliar aspectos da audição, execução e criação musicais, considerando que em cada uma destas atividades existe a necessidade de procedimentos técnicos e compreensão?

Escreva um texto, em forma de redação, utilizando-se de 10 (dez) a 15 (quinze) linhas da folha de respostas da prova discursiva, iniciando na linha 16 (dezesseis).

Referências

Documentos relacionados

Fazem uma generalização, que se fixa na memória a curto prazo (capacidade de armazenar informação para processa- mento imediato) e, ao concluir a leitura, es- quecem o que

João Vitor Rodrigues Martins Leonardo Teixeira Fagundes Lucas Roberto Leal Cardoso Luiza Évelin Santos Da Silva Manuella Milczarek Fernandes Matheus Da Costa Osorio

Na região a Noroeste da nossa área de estudo, no que toca a esta relação, sabemos que o povoado romano da Quinta de Santa Ivanta, como é mais divulgado, está diretamente

Consoante à citação acima, destaca-se mais uma vez a contraposição de Pascal em relação ao racionalismo hegemônico no século XVII, pois, enquanto os filósofos implicados

Pour configurer ces touches : à partir de l’écran principal, effectuez d’abord un appui long, puis sélectionnez votre numéro favori.. A partir de l'écran

(A) não tendo um programa a cumprir, o professor pode garantir maior autonomia para realização de atividades e conseguir um respeito maior por parte da

A pesquisadora afirma ser os elementos não verbais desempenhadores de variadas funções na interação e podem ser classificados como lexicais (quando funcionam como

complementares sobre, dentre outros assuntos, Educação Superior, Educação Profissional, Educação de Jovens e Adultos, Educação Especial, Educação Infantil, Ensino