• Nenhum resultado encontrado

Atos do Poder Executivo

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Atos do Poder Executivo"

Copied!
28
0
0

Texto

(1)

UNASP-EC - Marcelo Franca Alves

De: BDE Online [bdeonline@editau.com.br]

Enviado em: quarta-feira, 9 de abril de 2008 14:07

Para: BDE Online

Assunto: BDE on-line - Nº 1011 - 09.04.2008

Anexos: ATT14062.jpg; ATT14063.gif; ATT14064.gif; ATT14065.gif

Nº 1011 - Quarta feira, 09 de abril de 2008

Atos do Poder Executivo

• Decreto nº 6.425, de 4 de abril de 2008.

o Dispõe sobre o censo anual da educação.

Ministério da Educação

• Gabinete do Ministro - Portaria nº 429, de 2 de abril de 2008

o Dispõe sobre a Comissão Nacional de Acompanhamento e Controle Social do

Programa Universidade para Todos - PROUNI.

• Gabinete do Ministro - Portaria nº 432, de 7 de abril de 2008 • Gabinete do Ministro - Portaria nº 442, de 8 de abril de 2008 • Gabinete do Ministro - Retificações

• Secretaria de Educação Superior - Portarias de nºs 276 a 278, de 2 de abril de 2008 • Secretaria de Educação Superior - Portarias nºs 280 e 281, de 4 de abril de 2008 • Secretaria de Educação Superior - Portaria nº 283, de 4 de abril de 2008

• Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica - Portarias de nºs 117 a 150, de 3 de abril

de 2008

• Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - Portaria nº 55, de 3

de abril de 2008

Atos do Poder Executivo

DECRETO Nº 6.425, de 4 de abril de 2008.

Dispõe sobre o censo anual da educação.

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 84, inciso IV, da Constituição, e tendo em vista ainda o disposto no art. 208, § 3º, da Constituição, bem como nos arts 7º, inciso I, e 9º, inciso V e § 2º, da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996,

(2)

Art. 1º O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP realizará,

anualmente, o censo escolar da educação básica e o censo da educação superior, na forma deste Decreto. Art. 2º O censo escolar da educação básica será realizado anualmente em regime de colaboração entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, em caráter declaratório e mediante coleta de dados descentralizada, englobando todos os estabelecimentos públicos e privados de educação básica e adotando alunos, turmas, escolas e profissionais da educação como unidades de informação.

§ 1º As autoridades do Poder Executivo dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, de acordo com suas respectivas competências, são responsáveis pela exatidão e fidedignidade das informações prestadas para o censo escolar.

§ 2º O representante legal do estabelecimento privado de ensino é responsável pela exatidão e fidedignidade das informações prestadas ao censo escolar, no limite de suas atribuições institucionais. Art. 3º O censo da educação superior será realizado anualmente em regime de colaboração entre a União, os Estados e o Distrito Federal, em caráter declaratório e mediante coleta de dados descentralizada, englobando todos os estabelecimentos públicos e privados de educação superior e adotando alunos, docentes e instituições como unidades de informação.

Parágrafo único. O representante legal da instituição de educação superior é responsável pela exatidão e fidedignidade das informações prestadas para o censo escolar, no limite de suas atribuições institucionais. Art. 4º O fornecimento das informações solicitadas por ocasião do censo da educação básica e da educação superior, bem como para fins de elaboração de indicadores educacionais, é obrigatório para todos os estabelecimentos públicos e privados de educação básica e para todas as instituições de educação superior, na forma do art. 9º, inciso V e § 2º, da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996.

Art. 5º Toda instituição de educação, de direito público ou privado, com ou sem fins lucrativos, é obrigada a prestar as informações solicitadas pelo INEP, por ocasião da realização do censo da educação ou para fins de elaboração de indicadores educacionais.

Art. 6º Ficam assegurados o sigilo e a proteção de dados pessoais apurados no censo da educação, vedada a sua utilização para fins estranhos aos previstos na legislação educacional aplicável.

Art. 7º O censo da educação será operacionalizado pelo INEP por meio de sistema eletrônico de informações.

§ 1º Ato do Ministro de Estado da Educação disporá sobre os procedimentos operacionais necessários à realização do censo escolar.

§ 2º Os formulários eletrônicos do censo da educação poderão prever campos de preenchimento obrigatório.

Art. 8º Os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, por intermédio de seus respectivos órgãos encarregados do censo escolar, pactuarão as formas de cooperação e a repartição de atribuições e responsabilidades.

Art. 9º Este Decreto entra em vigor na data da sua publicação.

Brasília, 4 de abril de 2008; 187º da Independência e 120º da República. LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA

José Henrique Paim Fernandes (DOU de 07/04/2008 – Seção I – p. 3)

Ministério da Educação

GABINETE DO MINISTRO

PORTARIA Nº 429, DE 2 DE ABRIL DE 2008

Dispõe sobre a Comissão Nacional de Acompanhamento e Controle Social do Programa Universidade para Todos - PROUNI.

O MINISTRO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, no uso de suas atribuições, considerando a Lei nº 11096, de 13 de janeiro de 2005, e o disposto no art. 17, I, parágrafo único, do Decreto nº 5493, de 18 de julho de 2005, resolve:

Art. 1º Fica instituída a Comissão Nacional de Acompanhamento e Controle Social do Prouni - CONAP, órgão colegiado com atribuições consultivas, vinculado à Secretaria de Educação Superior - SESu do Ministério da Educação.

Parágrafo único. Compete à CONAP:

I - exercer o acompanhamento e o controle social dos procedimentos operacionais de concessão de bolsas do Prouni, visando ao seu aperfeiçoamento e à sua consolidação;

II - interagir com a sociedade civil, recebendo queixas, denúncias, críticas e sugestões para apresentação à SESu;

III - propor diretrizes para organização de comissões de acompanhamento local;

(3)

V - realizar reuniões ordinárias e extraordinárias. Art. 2º A CONAP terá a seguinte composição:

I - 2 (dois) representantes do corpo discente das instituições privadas de ensino superior, sendo pelo menos um deles bolsista do Prouni;

II - 2 (dois) representantes dos estudantes do ensino médio público;

III - 2 (dois) representantes do corpo docente das instituições privadas de ensino superior, sendo ambos professores em regime de tempo integral;

IV - 2 (dois) representantes dos dirigentes das instituições privadas de ensino superior; V - 2 (dois) representantes da sociedade civil; e

VI - 2 (dois) representantes do Ministério da Educação.

§ 1º Os membros referidos no inciso I serão designados pela União Nacional dos Estudantes - UNE. § 2º Os membros referidos no inciso II serão designados pela União Brasileira dos Estudantes Secundaristas - UBES.

§ 3º Os membros referidos no inciso III serão designados pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação - CNTE e pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino - CONTEE.

§ 4º Os membros referidos no inciso IV serão designados pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior - ABMES e pelo Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras - CRUB.

§ 5º Os membros referidos no inciso V serão designados pelo Ministro de Estado da Educação.

§ 6º São membros natos, na condição de representantes do Ministério da Educação de que trata o inciso VI deste artigo, o Diretor do Departamento de Políticas e Programas de Graduação - DIPES e o Coordenador - Geral da Coordenação - Geral de Projetos Especiais para a Graduação - CGPEG, ambos da Secretaria de Educação Superior.

§ 7º Com exceção dos representantes do Ministério da Educação, os membros da CONAP terão mandato de dois anos, facultada a recondução por uma única vez.

§ 8º Os membros da CONAP exercem função não remunerada, sendo considerada atividade de relevante interesse social.

§ 9º As instituições de ensino superior deverão abonar as faltas do estudante que, em decorrência da designação de que trata este artigo, tenha participado de reuniões da CONAP em horário coincidente com as atividades acadêmicas.

Art. 3º A CONAP será presidida por um de seus membros, eleito pelo colegiado, para mandato de um ano, vedada a recondução.

§ 1º A CONAP reunir-se-á:

I - ordinariamente: conforme cronograma aprovado pelo colegiado na primeira reunião do ano;

II - extraordinariamente: sempre que convocada pelo Ministro de Estado da Educação ou por metade de seus membros.

§ 2º As deliberações da CONAP, de caráter consultivo, serão tomadas por maioria.

§ 3º As reuniões da CONAP serão registradas em atas assinadas pelos presentes, consubstanciando juízo colegiado e consignando eventuais protestos e divergências, e serão disponibilizadas no sítio oficial do Ministério da Educação.

Art. 4º A CONAP será instalada pelo Ministro de Estado da Educação em quinze dias, contados da publicação desta Portaria.

Parágrafo único. O Ministério da Educação assegurará canal de comunicação da sociedade com a CONAP, por meio eletrônico, com repasse automático das mensagens a todos os seus membros.

Art. 5º Ficam revogadas as Portarias MEC nº s 301, de 30 de janeiro de 2006 e 874, de 10 de setembro de 2007.

Art. 6º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação. FERNANDO HADDAD (DOU de 03/04/2008 – Seção I – p. 11) GABINETE DO MINISTRO PORTARIA Nº 432, DE 7 DE ABRIL DE 2008

O MINISTRO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, no uso de suas atribuições e objetivando a melhoria na assistência técnica aos gestores públicos na prestação do serviço do Transporte Escolar, resolve Art. 1° Constituir Grupo de Trabalho Permanente do Transporte Escolar, com a finalidade de elaborar e acompanhar a execução de ações que visem a melhoria da assistência técnica e financeira do Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar - PNATE e o apoio técnico do Ministério da Educação para: qualificação de gestores públicos; otimização da aplicação de recursos financeiros; definição da metodologia para realização de levantamento do custo por aluno transportado, a padronização de veículos; e outras ações relacionadas ao transporte escolar.

Art. 2º O Grupo de Trabalho será composto por 1 (um) membro titular e 1 (um) suplente indicados pelas seguintes representações do Governo Federal:

(4)

- Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade - SECAD;

- Secretaria de Educação Básica - SEB;

- Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira- INEP;

- Subchefia de Assuntos Federativos da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República - SAF.

I - 5 (cinco) membros titulares e 5 (cinco) suplentes pelas entidades representativas da esfera municipal sendo:

- União Nacional dos Secretários Municipais de Educação - UNDIME: 2 (dois) titulares e 2 (dois) suplentes - Confederação Nacional dos Municípios - CNM: 1 (um) titular e 1 (um) suplente

- Frente Nacional de Prefeitos - FNP: (um) titular e 1 (um) suplente

- Associação Brasileira de Municípios - ABM: (um) titular e 1 (um) suplente

II - 5 (cinco) membros titulares e 5 (cinco) suplentes pela entidade representativa da esfera estadual: - Conselho Nacional de Secretários de Educação - CONSED

§ 1º O Grupo de Trabalho será coordenado por um de seus representantes a ser designado pelo Ministro da Educação e contará com uma Câmara Técnica de Consultoria composta por especialistas (engenheiros de transporte, técnicos da área de tecnologias de informação e comunicação) e 1 (um) representante, por região, de cada instância de governo.

§ 2º O Grupo de Trabalho poderá convidar representantes de outros órgãos ou entidades para participar de reuniões e discussões, sempre que necessário.

Art.3° O Grupo de Trabalho deverá elaborar seu regimento interno, a ser aprovado pelo Ministro da Educação.

Art 4° O apoio administrativo, financeiro e os meios necessários à execução dos trabalhos serão fornecidos pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.

Art. 5° Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação. FERNANDO HADDAD (DOU de 08/04/2007 – Seção I – p.30) GABINETE DO MINISTRO PORTARIA Nº 442, DE 8 DE ABRIL DE 2008

O MINISTRO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, no uso de suas atribuições e tendo em vista o disposto no § 5º, do artigo 5º da Lei Nº 10.861, de 14 de abril de 2004, publicado no diário oficial da União de 15 de abril de 2004, que institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES -, considerando o parecer emitido pela Comissão instituída pela Portaria MEC nº 1.143, de 3 de dezembro de 2007, para análise e julgamento das solicitações de dispensa ao Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes - ENADE -, realizado no dia 11 de novembro de 2007, face aos pleitos já analisados e julgados, resolve Artigo 1º DISPENSAR do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes - ENADE 2007:

Alessandra Gonçalves Ferreira - Faculdade Sul-Americana - Administração; Alessandra Paulinho da Silva - Faculdade Sul-Americana - Administração; Alexandro de Oliveira Lima - Faculdade Sul-Americana - Administração;

Aline Akemi Yamaguchi - Centro Universitário Metropolitano de São Paulo - Educação Física; Analice Leandra de Brito Souza - Universidade Bandeirante de São Paulo - Enfermagem; Bruno Moreira dos Santos - Faculdade Sul-Americana - Computação e Informática; Catiúcia de Souza Cardoso - Faculdade Sul-Americana - Comunicação Social; Clayton Lima Mesquita - Faculdade Sul-Americana - Computação e Informática; Clayton Rodrigo Magno Vieira - Faculdade Sul-Americana - Computação e Informática; Daniel Renaldino - Faculdade Paulista de Administração e Ciências Contábeis de Hortolândia - Administração;

Daniela Hermsdorfs de Almeida - Faculdade de Estudos Superiores de Minas Gerais - Fonoaudiologia; Eduardo Souto dos Reis - Faculdade Sul- Americana - Computação e Informática;

Elaine Cristina de Sousa Ribeiro - Universidade Estadual do Ceará - Serviço Social; Elaine Leila Inácio da Silva Gomes - Faculdade Sul-Americana - Administração; Euler Elias Silvestre - Faculdade Sul-Americana - Computação e Informática; Fernanda de Jesus Coelho - Faculdade Sul-Americana - Comunicação Social; Fernanda Ribeiro de Lima - Faculdade Sul-Americana - Comunicação Social; Fernanda Silva - Faculdade Sul-Americana - Direito;

Fernando Pereira da Silva - Universidade Ibirapuera - Educação Física; Francielle Aparecida Machado - Faculdade Sul- Americana - Administração; Hasenclever José Aguiar - Faculdade Sul-Americana - Administração;

Heitor Rosa Faustino dos Santos - Faculdade Sul-Americana - Computação e Informática; Jackeline Fagundes Coelho - Faculdade Sul-Americana - Administração;

(5)

Jeruza Pires Pozzada - Fundação Universidade Federal do Rio Grande - Letras; João Raymundo de Oliveira - Faculdade Sul-Americana - Direito;

Juliano Macedo Cruz - Faculdade Sul-Americana - Direito; Juvenil José Caetano - Faculdade Sul-Americana - Direito;

Lana Carla Araújo da Silva - Faculdade Sul-Americana - Administração; Leandro Mendes Borges - Faculdade Sul-Americana - Administração; Luiz Martins Neto - Faculdade Sul-Americana - Direito;

Márcio Gleison de Paula - Faculdade Sul-Americana - Computação e Informática;

Marcio Luis Picolo - Faculdade Paulista de Administração e Ciências Contábeis de Hortolândia - Computação e Informática;

Marcos Pinheiro de Ataide - Faculdade Sul-Americana - Computação e Informática; Miguel Magalhães Maia - Faculdade Sul-Americana - Computação e Informática; Mônica de Oliveira Guimarães - Faculdade Sul-Americana - Administração; Nathália Lúcia de Carmargo - Faculdades Integradas de São Paulo - Nutrição;

Nilton Alessandro Rodrigues - Faculdade Paulista de Administração e Ciências Contábeis de Hortolândia - Computação e Informática;

Paula Dias Ribeiro - Faculdade Sul-Americana - Computação e Informática; Pedro Gonçalves Canedo - Faculdade Sul-Americana - Computação e Informática; Rodrigo Justino de Oliveira - Faculdade Sul-Americana - Administração;

Ronaldo Custódio de Moraes - Faculdade Sul-Americana - Computação e Informática; Rosangêla Fátima da Silva - Faculdade Sul-Americana - Administração;

Shirley Sakamoto - Faculdade Sul-Americana - Comunicação Social;

Thiago Ferreira Costa da Silva - Faculdade Paulista de Administração e Ciências Contábeis de Hortolândia - Computação e Informática;

Uilquerson Costa da Silva - Faculdade Sul- Americana - Computação e Informática; Vanderléia Mendes Bonifácio - Universidade Metropolitana de Santos - Educação Física; Victor Hugo Clementino Costa - Faculdade Sul-Americana - Computação e Informática; Viviane de Freitas - Faculdade Sul-Americana - Direito;

Wallace Duarte Souza - Universidade Católica de Salvador - Educação Física; Wesley Martins Gonçalves - Faculdade Sul-Americana - Computação e Informática; Wesley Pereira de Souza - Faculdade Sul-Americana - Computação e Informática; Wigson Carlos Dodô Silva - Faculdade Sul-Americana - Computação e Informática; Wilson Ávila dos Santos - Centro Universitário de Ji-Paraná - Agronomia.

Artigo 2º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação. FERNANDO HADDAD (DOU de 09/04/2007 – Seção I – p.14) GABINETE DO MINISTRO RETIFICAÇÕES

No Despacho do Senhor Ministro de Estado da Educação, de 14 de março de 2008, publicado no Diário Oficial da União de 18 de março de 2008, Seção 1, página 17, que HOMOLOGA o Parecer nº 13/2008, da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação, onde se lê: "...mantida pela Sociedade Evolução de Educação Superior,...", leia-se: "...mantida pela Sociedade Evolução de Educação Superior e Tecnologia Ltda,...".

No Art. 1º da Portaria nº 343, de 13 de março de 2008, publicada no Diário Oficial da União de 14 de março de 2008, Seção 1, página 38, onde se lê: "...autorizados pelas Portarias MEC nº 1.264/2007, 1.265/2007, 171/2008 e 212/2008." Leia-se: "...autorizados pelas Portarias MEC nº 1.264/2007, 1.265/2007, 172/2008 e 212/2008."

No Art. 1º da Portaria nº 357 de 14 de março de 2008, publicada no Diário Oficial da União de 18 de março de 2008, Seção 1, Pág 13, onde se lê: "...mantida pela Sociedade Evolução de Educação Superior,...", leia-se: "...mantida pela Sociedade Evolução de Educação Superior e Tecnologia Ltda,...".

(DOU de 04/04/2007 – Seção I – p.15)

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR PORTARIA Nº 276, DE 2 DE ABRIL DE 2008

O Secretário de Educação Superior, usando da competência que lhe foi conferida pelo Decreto nº 5.773, de 9 de maio de 2006, alterado pelo Decreto nº 6.303, de 12 de dezembro de 2007, e tendo em vista o

(6)

Superior, conforme consta do Processo nº 23000.002332/2006-28, Registro SAPIEnS nº 20050013704, do Ministério da Educação, resolve:

Art. 1º Indeferir a autorização para o funcionamento do curso de Psicologia, que seria ministrado pela Faculdade Religare Teológica, na Avenida Telegrafista Sebastião Portela, s/nº, bairro São João, na cidade de Teresina, Estado do Piauí, mantida pela Sociedade Beneficente Padre Vale, com sede na cidade de Teresina, Estado do Piauí.

Art. 2º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação. RONALDO MOTA

(DOU de 03/04/2007 – Seção I – p.11)

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR PORTARIA Nº 277, DE 2 DE ABRIL DE 2008

O Secretário de Educação Superior, usando da competência que lhe foi conferida pelo Decreto nº 5.773, de 9 de maio de 2006, alterado pelo Decreto nº 6.303, de 12 de dezembro de 2007, e tendo em vista o

Relatório SESu/DESUP/COREG nº 148/2008, da Diretoria de Regulação e Supervisão da Educação Superior, conforme consta do Processo nº 23000.005566/2005-46, Registro SAPIEnS nº 20050002710, do Ministério da Educação, resolve:

Art. 1º Indeferir o pedido de autorização para o funcionamento do curso de Educação Física, licenciatura, pleiteado pelo Instituto Superior de Educação Padrão, na Rua Araponga nº 70, bairro Jardim Vila Boa, na cidade de Goiânia, Estado de Goiás, mantido pela Associação de Educação e Cultura de Goiás Ltda., com sede na cidade de Goiânia, Estado de Goiás.

Art. 2º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação. RONALDO MOTA

(DOU de 03/04/2007 – Seção I – p.11)

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR PORTARIA Nº 278, DE 2 DE ABRIL DE 2008

O Secretário de Educação Superior, usando da competência que lhe foi conferida pelo Decreto nº 5.773, de 09 de maio de 2006, alterado pelo Decreto nº 6.303, de 12 de dezembro de 2007, e tendo em vista o Relatório SESu/DESUP/COREG nº 169/2008, da Diretoria de Regulação e Supervisão da Educação Superior, conforme consta do Processo nº 23000.011107/2006-82, Registro SAPIEnS nº 20060002634, do Ministério da Educação, resolve:

Art. 1º Indeferir o pedido de autorização para o funcionamento do curso de Geografia, bacharelado, pleiteado pela Faculdade Estácio de Sá de Belo Horizonte, na cidade de Belo Horizonte, Estado de Minas Gerais, mantida pela Sociedade de Ensino Superior Estácio de Sá Ltda., com sede na cidade do Rio de Janeiro, Estado do Rio de Janeiro.

Art. 2º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação. RONALDO MOTA

(DOU de 03/04/2007 – Seção I – p.11)

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR PORTARIA Nº 280, DE 4 DE ABRIL DE 2008

A Secretária de Educação Superior, Substituta, usando da competência que lhe foi conferida pelo Decreto nº 5.773, de 9 de maio de 2006, alterado pelo Decreto nº 6.303, de 12 de dezembro de 2007, e tendo em vista o Relatório SESu/DESUP/COREG nº 303/2008, da Diretoria de Regulação e Supervisão da Educação Superior, conforme consta do Processo nº 23000.004496/2007-71, Registro SAPIEnS nº 20060013818, do Ministério da Educação, resolve:

Art. 1º Reconhecer curso de Música, bacharelado, com 80 (oitenta) vagas totais anuais, no turno diurno, ministrado pela Faculdade Integral Cantareira, na Rua Marcos Arruda, nº 729, Bairro Belenzinho, na cidade de São Paulo, no Estado de São Paulo, cuja mantenedora é a Associação João Meinberg de Ensino de São Paulo, com sede na cidade de São Paulo, no Estado de São Paulo, nos termos do disposto no artigo 10, § 7º, do Decreto nº 5.773, de 9 de maio de 2006, alterado pelo Decreto nº 6.303, de 12 de dezembro de 2007. Parágrafo único. O reconhecimento a que se refere esta Portaria é válido exclusivamente para o curso ministrado no endereço citado neste artigo.

Art. 2º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação. MARIA IEDA COSTA DINIZ

(DOU de 07/04/2007 – Seção I – p.13)

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR PORTARIA Nº 281, DE 4 DE ABRIL DE 2008

(7)

A Secretária de Educação Superior, Substituta, usando da competência que lhe foi conferida pelo Decreto nº 5.773, de 9 de maio de 2006, alterado pelo Decreto nº 6.303, de 12 de dezembro de 2007, e tendo em vista o Relatório SESu/DESUP/COREG nº 174/2008, da Diretoria de Regulação e Supervisão da Educação Superior, conforme consta do Processo nº 23000.006724/2006-66, Registro SAPIEnS nº 20060001152, do Ministério da Educação, resolve:

Art. 1º Autorizar o funcionamento do curso de Ciências Econômicas, bacharelado, a ser ministrado pela Faculdade BI Minas, com 150 (cento e cinqüenta) vagas anuais, nos turnos diurno e noturno, na Avenida Prudente de Morais, nº 444, bairro Cidade Jardim, na cidade de Belo Horizonte, Estado de Minas Gerais, mantida pela Business Institute Minas Gerais S/C, com sede na cidade de Belo Horizonte, Estado de Minas Gerais.

Art. 2º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação. MARIA IEDA COSTA DINIZ

(DOU de 07/04/2007 – Seção I – p.13)

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR PORTARIA Nº 283, DE 4 DE ABRIL DE 2008

A Secretária de Educação Superior, Substituta, usando da competência que lhe foi conferida pelo Decreto nº 5.773, de 9 de maio de 2006, alterado pelo Decreto nº 6.303, de 12 de dezembro de 2007, e tendo em vista o Relatório SESu/DESUP/COREG nº 318/2008, da Diretoria de Regulação e Supervisão da Educação Superior, conforme consta do Processo nº 23000.016947/2005-51, Registros SAPIEnS nº 20050009331, do Ministério da Educação, resolve:

Art. 1º Autorizar o funcionamento do curso de Enfermagem, bacharelado, a ser ministrado pela Faculdade Paschoal Dantas, com 100 (cem) vagas anuais, no turno noturno, em turmas de, no máximo, 50 (cinqüenta) alunos, na Avenida Afonso de Sampaio e Souza, nº 495, bairro Parque do Carmo, na cidade de São Paulo, Estado de São Paulo, mantidas pela Associação Educacional Paschoal Dantas, com sede na cidade de São Paulo, Estado de São Paulo.

Parágrafo único: A instituição deverá prever, para os alunos ingressantes no turno noturno do curso referido no Art. 1º desta Portaria, as práticas de estágio supervisionado no período noturno.

Art. 2º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação. MARIA IEDA COSTA DINIZ

(DOU de 07/04/2007 – Seção I – p.13)

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA PORTARIA Nº 117, DE 3 DE ABRIL DE 2008

O SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA, no uso de suas atribuições,

considerando o Decreto nº 5.773, de 09/05/2006, com alterações do Decreto nº 6.303, de 12/12/2007, tendo em vista o Despacho nº 286/2008, da Diretoria de Regulação e Supervisão de Educação Profissional e Tecnológica, a regularidade da instrução e o mérito do pedido, conforme consta do Processo nº 23000.002048/2005-71 (20050000250), do Ministério da Educação, resolve:

Art. 1° - Reconhecer, nos termos do art.10, § 3º, do referido Decreto nº 5.773, o Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Finanças, com cem vagas totais anuais, no período noturno, ofertado pelo Instituto de Ensino Superior de Bauru, estabelecido à Rua Alfredo Ruiz, nº 3-53, Centro, no Município de Bauru, Estado de São Paulo, mantido pelo Instituto de Ensino Superior de Bauru S/C Ltda.

Art. 2º - Nos termos do art. 10, § 7º, do mesmo Decreto nº 5.773, o reconhecimento é válido até o ciclo avaliativo seguinte.

Art. 3º - Nos termos da Portaria Normativa nº 10, de 28/07/2006, e da Portaria Normativa nº 12, de 14/08/2006, fica autorizada a alteração da denominação do curso para Curso Superior de Tecnologia em Gestão Financeira, constante do Eixo Tecnológico de Gestão e Negócios, conforme Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia.

Art. 4º - Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação. ELIEZER PACHECO

(DOU de 04/04/2007 – Seção I – p.15)

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA PORTARIA Nº 118, DE 3 DE ABRIL DE 2008

O SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA, no uso de suas atribuições,

considerando o Decreto nº 5.773, de 09/05/2006, com alterações do Decreto nº 6.303, de 12/12/2007, tendo em vista o Despacho nº 287/2008, da Diretoria de Regulação e Supervisão de Educação Profissional e

(8)

Tecnológica, a regularidade da instrução e o mérito do pedido, conforme consta do Processo nº 23000.007504/2005-79 (20050003883), do Ministério da Educação, resolve:

Art. 1° - Reconhecer, nos termos do art.10, § 3º, do referido Decreto nº 5.773, o Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais, constante do Eixo Tecnológico de Gestão e Negócios, conforme Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia, com 120 vagas totais anuais, no período noturno, ofertado pelo Centro Universitário do Triângulo, estabelecido à Avenida Nicomedes Alves dos Santos, nº 4545, Bairro Gávea, Município de Uberlândia, Estado de Minas Gerais, mantido pela Associação Salgado de Oliveira de Educação e Cultura.

Art. 2º - Nos termos do art. 10, § 7º, do mesmo Decreto nº 5.773, o reconhecimento é válido até o ciclo avaliativo seguinte.

Art. 3º - Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação. ELIEZER PACHECO

(DOU de 04/04/2007 – Seção I – p.15)

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA PORTARIA Nº 119, DE 3 DE ABRIL DE 2008

O SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA, no uso de suas atribuições,

considerando o Decreto nº 5.773, de 09/05/2006, com alterações do Decreto nº 6.303, de 12/12/2007, tendo em vista o Despacho nº 288/2008, da Diretoria de Regulação e Supervisão de Educação Profissional e Tecnológica, a regularidade da instrução e o mérito do pedido, conforme consta do Processo nº 23000.017178/2005-16 (20050009731), do Ministério da Educação, resolve:

Art. 1° - Reconhecer, nos termos do art.10, § 3º, do referido Decreto nº 5.773, o Curso Superior de Tecnologia em Laticínios, constante do Eixo Tecnológico de Produção Alimentícia, conforme Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia, com trinta e cinco vagas totais anuais, no período diurno, ofertado pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Rio Pomba, estabelecido à Avenida Doutor José Sebastião da Paixão, s/nº, Lindo Vale, no Município de Rio Pomba, Estado de Minas Gerais, mantido pelo Ministério da Educação.

Art. 2º - Nos termos do art. 10, § 7º, do mesmo Decreto nº 5.773, o reconhecimento é válido até o ciclo avaliativo seguinte.

Art. 3º - Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação. ELIEZER PACHECO

(DOU de 04/04/2007 – Seção I – p.15)

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA PORTARIA Nº 120, DE 3 DE ABRIL DE 2008

O SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA no uso de suas atribuições,

considerando o Decreto nº 5.773, de 09/05/2006, com alterações do Decreto nº 6.303, de 12/12/2007, tendo em vista o Despacho nº 289/2008, da Diretoria de Regulação e Supervisão de Educação Profissional e Tecnológica, a regularidade da instrução e o mérito do pedido, conforme consta do Processo nº 23000.018673/2005-34 (20050010629), do Ministério da Educação, resolve:

Art. 1° - Reconhecer, nos termos do art.10, § 3º, do referido Decreto nº 5.773, o Curso Superior de Tecnologia em Web Design, com 200 vagas totais anuais, nos período diurno e noturno, ofertado pela Universidade de Mogi das Cruzes, Campus Villa-Lobos, estabelecido à Avenida Imperatriz Leopoldina, n° 550, no Município de Vila Leopoldina, no Município de São Paulo Roberto Wollinger, Estado de São Paulo, mantido pela Organização Mogiana de Educação e Cultura S/S Ltda.

Art. 2º - Nos termos do art. 10, § 7º, do mesmo Decreto nº 5.773, o reconhecimento é válido até o ciclo avaliativo seguinte.

Art. 3º - Nos termos da Portaria Normativa nº 10, de 28/07/2006, e da Portaria Normativa nº 12, de 14/08/2006, fica autorizada a alteração da denominação do curso para Curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet, constante do Eixo Tecnológico de Informação e Comunicação, conforme Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia.

Art. 4º - Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação. ELIEZER PACHECO

(DOU de 04/04/2007 – Seção I – p.15)

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA PORTARIA Nº 121, DE 3 DE ABRIL DE 2008

O SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA, no uso de suas atribuições,

considerando o Decreto nº 5.773, de 09/05/2006, com alterações do Decreto nº 6.303, de 12/12/2007, tendo em vista o Despacho nº 290/2008, da Diretoria de Regulação e Supervisão de Educação Profissional e Tecnológica, a regularidade da instrução e o mérito do pedido, conforme consta do Processo nº

(9)

23000.011408/2006-14 (20060002953), do Ministério da Educação, resolve:

Art. 1° - Reconhecer, nos termos do art.10, § 3º, do referido Decreto nº 5.773, o Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Marketing, com cem vagas totais anuais, no período noturno, ofertado pela Faculdade de Tecnologia Darcy Ribeiro, estabelecida à Rua Heráclito Graça, nº 400, Centro, no Município de Fortaleza, Estado do Ceará, mantida pelo Centro de Educação Tecnológica Darcy Ribeiro Ltda. Art. 2º - Nos termos do art. 10, § 7º, do mesmo Decreto nº 5.773, o reconhecimento é válido até o ciclo avaliativo seguinte.

Art. 3º - Nos termos da Portaria Normativa nº 10, de 28/07/2006, e da Portaria Normativa nº 12, de 14/08/2006, fica autorizada a alteração da denominação do curso para Curso Superior de Tecnologia em Marketing, constante do Eixo Tecnológico de Gestão e Negócios, conforme Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia.

Art. 4º - Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação. ELIEZER PACHECO

(DOU de 04/04/2007 – Seção I – p.16)

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA PORTARIA Nº 122, DE 3 DE ABRIL DE 2008

O SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA, no uso de suas atribuições,

considerando o Decreto nº 5.773, de 09/05/2006, com alterações do Decreto nº 6.303, de 12/12/2007, tendo em vista o Despacho nº 291/2008, da Diretoria de Regulação e Supervisão de Educação Profissional e Tecnológica, a regularidade da instrução e o mérito do pedido, conforme consta do Processo nº 23000.017710/2006-78, (20060006383) do Ministério da Educação, resolve:

Art. 1° - Reconhecer, nos termos do art.10, § 3º, do referido Decreto nº 5.773, Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais, constante do Eixo Tecnológico Gestão e Negócios, conforme Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia, com cinqüenta vagas totais anuais, no período noturno, ofertado pela Faculdade de Tecnologia Senac Tubarão, estabelecida à Rua Marcolino Martins Cabral, n° 2100, Vila Moema, no Município de Tubarão, Estado de Santa Catarina, mantida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial- SENAC, Administração Regional de Santa Catarina.

Art. 2º - Nos termos do art. 10, § 7º, do Decreto nº 5.773 citado, o reconhecimento é válido até o ciclo avaliativo seguinte.

Art. 3º - Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação. ELIEZER PACHECO

(DOU de 04/04/2007 – Seção I – p.16)

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA PORTARIA Nº 123, DE 3 DE ABRIL DE 2008

O SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA, no uso de suas atribuições,

considerando o Decreto nº 5.773, de 09/05/2006, com alterações do Decreto nº 6.303, de 12/12/2007, tendo em vista o Despacho nº 292/2008, da Diretoria de Regulação e Supervisão de Educação Profissional e Tecnológica, a regularidade da instrução e o mérito do pedido, conforme consta do Processo nº 23000.018042/2006-04, do Ministério da Educação, resolve:

Art. 1° - Reconhecer, nos termos do art.10, § 3º, do referido Decreto nº 5.773, Curso Superior de Tecnologia em Negócios Imobiliários, constante do Eixo Tecnológico Gestão e Negócios, conforme Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia, com cem vagas totais anuais, no período noturno, ofertado pelo Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba, estabelecido à Avenida Primeiro de Maio, n° 720, Jaguaribe, no Município de João Pessoa, Estado da Paraíba, mantido pelo Ministério da Educação. Art. 2º - Nos termos do art. 10, § 7º, do Decreto nº 5.773 citado, o reconhecimento é válido até o ciclo avaliativo seguinte.

Art. 3º - Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação. ELIEZER PACHECO

(DOU de 04/04/2007 – Seção I – p.16)

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA PORTARIA Nº 124, DE 3 DE ABRIL DE 2008

O SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA no uso de suas atribuições,

considerando o Decreto nº 5.773, de 09/05/2006, com alterações do Decreto nº 6.303, de 12/12/2007, tendo em vista o Despacho nº 293/2008, da Diretoria de Regulação e Supervisão de Educação Profissional e Tecnológica, a regularidade da instrução e o mérito do pedido, conforme consta do Processo nº 23000.018045/2006-30, do Ministério da Educação, resolve:

(10)

Tecnologia em Automação Industrial, constante do Eixo Tecnológico Controle e Processos Industriais, conforme Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia, com cento e vinte vagas totais anuais, no período diurno, ofertado pelo Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba, estabelecido à Avenida Primeiro de Maio, n° 720, Jaguaribe, no Município de João Pessoa, Estado da Paraíba, mantido pelo Ministério da Educação.

Art. 2º - Nos termos do art. 10, § 7º, do Decreto nº 5.773 citado, o reconhecimento é válido até o ciclo avaliativo seguinte.

Art. 3º - Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação. ELIEZER PACHECO

(DOU de 04/04/2007 – Seção I – p.16)

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA PORTARIA Nº 125, DE 3 DE ABRIL DE 2008

O SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA, no uso de suas atribuições,

considerando o Decreto nº 5.773, de 09/05/2006, com alterações do Decreto nº 6.303, de 12/12/2007, tendo em vista o Despacho nº 294/2008, da Diretoria de Regulação e Supervisão de Educação Profissional e Tecnológica, a regularidade da instrução e o mérito do pedido, conforme consta do Processo nº 23000.018413/2006-40, (20060007520) do Ministério da Educação, resolve:

Art. 1° - Reconhecer, nos termos do art.10, § 3º, do referido Decreto nº 5.773, Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores, constante do Eixo Tecnológico Informação e Comunicação, conforme

Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia, com cento e cinqüenta vagas totais anuais, nos períodos diurno e noturno, ofertado pela Faculdade Integração - Zona Oeste, estabelecida à Avenida Franz Voegeli, n° 900, Jardim Wilson, no Município de Osasco, Estado de São Paulo, mantida pela Oeste

Organização de Ensino Superior e Tecnologia S/C Ltda.

Art. 2º - Nos termos do art. 10, § 7º, do Decreto nº 5.773 citado, o reconhecimento é válido até o ciclo avaliativo seguinte.

Art. 3º - Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação. ELIEZER PACHECO

(DOU de 04/04/2007 – Seção I – p.16)

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA PORTARIA Nº 126, DE 3 DE ABRIL DE 2008

O SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA, no uso de suas atribuições, considerando o Decreto nº 5.773, de 09/05/2006, com alterações do Decreto nº 6.303, de 12/12/2007, e o disposto no Decreto nº 6.320, de 20/12/2007, tendo em vista o Despacho nº 295/2008, da Diretoria de Regulação e Supervisão de Educação Profissional e Tecnológica, a regularidade da instrução e o mérito do pedido, conforme consta do Processo nº 23000.002405/2007-62, do Ministério da Educação, resolve: Art. 1° - Reconhecer, nos termos do art.10, § 3º, do referido Decreto nº 5.773, o Curso Superior de Tecnologia em Desenvolvimento de Sistemas, com cem vagas totais anuais, no período noturno, ofertado pela Faculdade de Tecnologia Rogacionista, estabelecida à Área Especial 08, Módulo B, Guará II, Distrito Federal, mantida pelo Colégio Rogacionista Pio XII Art. 2º - Nos termos do art. 10, § 7º, do mesmo Decreto nº 5.773, o reconhecimento é válido até o ciclo avaliativo seguinte.

Art. 3º - Nos termos da Portaria Normativa nº 10, de 28/07/2006, e da Portaria Normativa nº 12, de 14/08/2006, fica autorizada a alteração da denominação do curso para Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, constante do Eixo Tecnológico de Informação e Comunicação, conforme Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia.

Art. 4º - Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação. ELIEZER PACHECO

(DOU de 04/04/2007 – Seção I – p.16)

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA PORTARIA Nº 127, DE 3 DE ABRIL DE 2008

O SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA, no uso de suas atribuições,

considerando o Decreto nº 5.773, de 09/05/2006, com alterações do Decreto nº 6.303, de 12/12/2007, tendo em vista o Despacho nº 296/2008, da Diretoria de Regulação e Supervisão de Educação Profissional e Tecnológica, a regularidade da instrução e o mérito do pedido, conforme consta do Processo nº 23000.002648/2007-09, do Ministério da Educação, resolve:

Art. 1° - Reconhecer, nos termos do art.10, § 3º, do referido Decreto nº 5.773, o Curso Superior de Tecnologia em Processos Químicos, constante do Eixo Tecnológico de Controle e Processos Industriais, conforme Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia, com cem vagas totais anuais, no período noturno, ofertado pelo Centro Universitário Padre Anchieta, estabelecido à Rua Bom Jesus de

(11)

Pirapora, nº 140, Centro, no Município de Jundiaí, Estado de São Paulo, mantido pela Sociedade Padre Anchieta de Ensino S/C Ltda.

Art. 2º - Nos termos do art. 10, § 7º, do Decreto nº 5.773 citado, o reconhecimento é válido até o ciclo avaliativo seguinte.

Art. 3º - Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação. ELIEZER PACHECO

(DOU de 04/04/2007 – Seção I – p.16)

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA PORTARIA Nº 128, DE 3 DE ABRIL DE 2008

O SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA no uso de suas atribuições,

considerando o Decreto nº 5.773, de 09/05/2006, com alterações do Decreto nº 6.303, de 12/12/2007, tendo em vista o Despacho nº 297/2008, da Diretoria de Regulação e Supervisão de Educação Profissional e Tecnológica, a regularidade da instrução e o mérito do pedido, conforme consta do Processo nº 23000.003518/2007-85, do Ministério da Educação, resolve:

Art. 1° - Reconhecer, nos termos do art.10, § 3º, do referido Decreto nº 5.773, o Curso Superior de Tecnologia em Radiologia, constante do Eixo Tecnológico Ambiente, Saúde e Segurança, conforme Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia, com cento e cinqüenta vagas totais anuais, nos períodos diurno e noturno, ofertado pela Faculdade de Tecnologia Intensiva, estabelecida à Rua Barão de Aratanha, nº 51, Centro, no Município de Fortaleza, Estado do Ceará, mantida pela Clauder Ciarlini Filho & CIA.

Art. 2º - Nos termos do art. 10, § 7º, do Decreto nº 5.773 citado, o reconhecimento é válido até o ciclo avaliativo seguinte.

Art. 3º - Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação. ELIEZER PACHECO

(DOU de 04/04/2007 – Seção I – p.16)

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA PORTARIA Nº 129, DE 3 DE ABRIL DE 2008

O SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA, no uso de suas atribuições,

considerando o Decreto nº 5.773, de 09/05/2006, com alterações do Decreto nº 6.303, de 12/12/2007, tendo em vista o Despacho nº 298/2008, da Diretoria de Regulação e Supervisão de Educação Profissional e Tecnológica, a regularidade da instrução e o mérito do pedido, conforme consta do Processo nº 23000.003713/2007-13, do Ministério da Educação, resolve:

Art. 1° - Reconhecer, nos termos do art.10, § 3º, do referido Decreto nº 5.773, o Curso Superior de

Tecnologia em Alimentos, constante do Eixo Tecnológico Produção Alimentícia, conforme Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia, com sessenta vagas totais anuais, no período matutino, ofertado pela Escola Agrotécnica Federal de Concórdia, estabelecida à Rodovia SC 283, km 08, Vila Fragosos, no

Município de Concórdia, Estado de Santa Catarina, mantida pelo Ministério da Educação.

Art. 2º - Nos termos do art. 10, § 7º, do Decreto nº 5.773 citado, o reconhecimento é válido até o ciclo avaliativo seguinte.

Art. 3º - Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação. ELIEZER PACHECO

(DOU de 04/04/2007 – Seção I – p.16)

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA PORTARIA Nº 130, DE 3 DE ABRIL DE 2008

O SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA, no uso de suas atribuições,

considerando o Decreto nº 5.773, de 09/05/2006, com alterações do Decreto nº 6.303, de 12/12/2007, tendo em vista o Despacho nº 299/2008, da Diretoria de Regulação e Supervisão de Educação Profissional e Tecnológica, a regularidade da instrução e o mérito do pedido, conforme consta do Processo nº 23000 003845/2007-37 (20060012812), do Ministério da Educação, resolve:

Art. 1° - Reconhecer, nos termos do art.10, § 3º, do referido Decreto nº 5.773, o Curso Superior de

Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, constante do Eixo Tecnológico Gestão e Negócios, conforme Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia, com cento e cinqüenta vagas totais anuais, distribuídas nos períodos diurno e noturno, ofertado pela Faculdade de Tecnologia de Teresina,

estabelecida à Rua Firmino Pires, nº 527, Centro, no Município de Teresina, Estado do Piauí, mantida pelo Centro de Educação Tecnológica de Teresina - Francisco Alves de Araújo Ltda.

Art. 2º - Nos termos do art. 10, § 7º, do Decreto nº 5.773 citado, o reconhecimento é válido até o ciclo avaliativo seguinte.

(12)

ELIEZER PACHECO

(DOU de 04/04/2007 – Seção I – p.16)

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA PORTARIA Nº 131, DE 3 DE ABRIL DE 2008

O SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA, no uso de suas atribuições,

considerando o Decreto nº 5.773, de 09/05/2006, com alterações do Decreto nº 6.303, de 12/12/2007, tendo em vista o Despacho nº 300/2008, da Diretoria de Regulação e Supervisão de Educação Profissional e Tecnológica, a regularidade da instrução e o mérito do pedido, conforme consta do Processo nº 23000.004003/2007-01 (20060013062), do Ministério da Educação, resolve:

Art. 1° - Reconhecer, nos termos do art.10, § 3º, do referido Decreto nº 5.773, o Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Negócios Imobiliários, com cento e cinqüenta vagas totais anuais, nos períodos diurno e noturno, ofertado pela Faculdade de Tecnologia Carlos Drummond de Andrade, estabelecida à Rua Pedreira de Freitas, n° 401/415, Tatuapé, no Município de São Paulo, Estado de São Paulo, mantida pela Sociedade Educacional SOIBRA S/C Ltda.

Art. 2º - Nos termos do art. 10, § 7º, do mesmo Decreto nº 5.773, o reconhecimento é válido até o ciclo avaliativo seguinte.

Art. 3º - Nos termos da Portaria Normativa nº 10, de 28/07/2006, e da Portaria Normativa nº 12, de 14/08/2006, fica autorizada a alteração da denominação do curso para Curso Superior de Tecnologia em Negócios Imobiliários, constante do Eixo Tecnológico de Gestão e Negócios, conforme Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia.

Art. 4º - Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação. ELIEZER PACHECO

(DOU de 04/04/2007 – Seção I – p.16)

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA PORTARIA Nº 132, DE 3 DE ABRIL DE 2008

O SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA no uso de suas atribuições,

considerando o Decreto nº 5.773, de 09/05/2006, com alterações do Decreto nº 6.303, de 12/12/2007, tendo em vista o posicionamento da instituição constante do expediente PROT/MEC nº 013067.2008-70, de 19/03/2008, observada a impertinência da oferta do curso como graduação da área de tecnologia, conforme aponta o Despacho nº 301/2008, da Diretoria de Regulação e Supervisão de Educação Profissional e Tecnológica, segundo instrução do Processo nº 23000.004159/2007- 83 (20060013297), do Ministério da Educação, resolve:

Art. 1° - Reconhecer, para fins exclusivos de emissão e registro dos diplomas dos alunos anteriormente matriculados, nos termos do art. 44, inc. IV, do referido Decreto nº 5.773, o Curso Superior de Tecnologia em Gestão em Educação Superior, com cem vagas totais anuais, no período noturno, ofertado pela Universidade Federal do Ceará, estabelecida à Avenida Universidade, nº 2762, Benfica, no Município de Fortaleza, Estado do Ceará, mantida pelo Ministério da Educação.

Parágrafo Único - Encerra-se a oferta do curso a novos alunos. Art. 2º - Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação. ELIEZER PACHECO

(DOU de 04/04/2007 – Seção I – p.17)

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA PORTARIA Nº 133, DE 3 DE ABRIL DE 2008

O SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA, no uso de suas atribuições,

considerando o Decreto nº 5.773, de 09/05/2006, com alterações do Decreto nº 6.303, de 12/12/2007, tendo em vista o posicionamento da instituição constante do expediente PROT/MEC nº 013067.2008-70, de 19/03/2008, conforme aponta o Despacho nº 302/2008, da Diretoria de Regulação e Supervisão de Educação Profissional e Tecnológica, segundo instrução do Processo nº 23000.004161/2007-52 (20060013304), do Ministério da Educação, resolve:

Art. 1° - Reconhecer, para fins exclusivos de emissão e registro dos diplomas dos alunos anteriormente matriculados, nos termos do art. 44, inc. IV, do referido Decreto nº 5.773, o Curso Superior de Tecnologia em Gestão em Hospitais Universitários, com cem vagas totais anuais, nos períodos diurno e noturno, ofertado pela Universidade Federal do Ceará, estabelecida à Avenida Universidade, nº 2853, Benfica, no Município de Fortaleza, Estado do Ceará, mantida pelo Ministério da Educação.

Parágrafo Único - Encerra-se a oferta do curso a novos alunos. Art. 2º - Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação. ELIEZER PACHECO

(13)

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA PORTARIA Nº 134, DE 3 DE ABRIL DE 2008

O SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA, no uso de suas atribuições,

considerando o Decreto nº 5.773, de 09/05/2006, com alterações do Decreto nº 6.303, de 12/12/2007, tendo em vista o Despacho nº 303/2008, da Diretoria de Regulação e Supervisão de Educação Profissional e Tecnológica, a regularidade da instrução e o mérito do pedido, conforme consta do Processo nº 23000.004171/2007-98 (200613327), do Ministério da Educação, resolve:

Art. 1° - Renovar o reconhecimento, nos termos do art.10, § 3º, do referido Decreto nº 5.773, do Curso Superior de Tecnologia em Logística, com cento e cinqüenta vagas totais anuais, nos períodos diurno e noturno, ofertado pela Faculdade de Tecnologia Prof. Luiz Rosa, estabelecida à Rua Senador Fonseca, nº 1182, Município de Jundiaí, Estado de São Paulo, mantida pela Instituição Educacional Prof. Luiz Rosa S/C Ltda

Art. 3º - Nos termos do art. 10, § 7º, do mesmo Decreto nº 5.773, a renovação de reconhecimento é válida até o ciclo avaliativo seguinte.

Art. 4º - Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação. ELIEZER PACHECO

(DOU de 04/04/2007 – Seção I – p.17)

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA PORTARIA Nº 135, DE 3 DE ABRIL DE 2008

O SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA, no uso de suas atribuições,

considerando o Decreto nº 5.773, de 09/05/2006, com alterações do Decreto nº 6.303, de 12/12/2007, tendo em vista o Despacho nº 304/2008, da Diretoria de Regulação e Supervisão de Educação Profissional e Tecnológica, a regularidade da instrução e o mérito do pedido, conforme consta do Processo nº 23000.004549/2007-53 (20060013885), do Ministério da Educação, resolve:

Art. 1° - Reconhecer, nos termos do art.10, § 3º, do referido Decreto nº 5.773, o Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental, constante do Eixo Tecnológico de Ambiente, Saúde e Segurança, conforme Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia, com 40 vagas totais anuais, no período noturno, ofertado pela Faculdade de Tecnologia Pedro Rogério Garcia, estabelecida à Rodovia SCT-283, Km 17, nº 8.100, Vila Fragosos, Município de Concórdia, Estado de Santa Catarina, mantida pela Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte.

Art. 3º - Nos termos do art. 10, § 7º, do mesmo Decreto nº 5.773, o reconhecimento é válido até o ciclo avaliativo seguinte.

Art. 4º - Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação. ELIEZER PACHECO

(DOU de 04/04/2007 – Seção I – p.17)

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA PORTARIA Nº 136, DE 3 DE ABRIL DE 2008

O SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA no uso de suas atribuições,

considerando o Decreto nº 5.773, de 09/05/2006, com alterações do Decreto nº 6.303, de 12/12/2007, tendo em vista o Despacho nº 305/2008, da Diretoria de Regulação e Supervisão de Educação Profissional e Tecnológica, a regularidade da instrução e o mérito do pedido, conforme consta do Processo nº 23000.004643/2007-11 (20060014005), do Ministério da Educação, resolve:

Art. 1° - Reconhecer, nos termos do art.10, § 3º, do referido Decreto nº 5.773, o Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, constante do Eixo Tecnológico de Gestão e Negócios, conforme Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia, com duzentas vagas totais anuais, no período noturno, ofertado pela Faculdade Sumaré, estabelecida à Rua Capote Valente, nº 1.121, Sumaré, no Município de São Paulo, Estado de São Paulo, mantida pelo Instituto Sumaré de Educação Superior Ltda.

Art. 2º - Nos termos do art. 10, § 7º, do mesmo Decreto nº 5.773, o reconhecimento é válido até o ciclo avaliativo seguinte.

Art. 3º - Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação. ELIEZER PACHECO

(DOU de 04/04/2007 – Seção I – p.17)

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA PORTARIA Nº 137, DE 3 DE ABRIL DE 2008

(14)

considerando o Decreto nº 5.773, de 09/05/2006, com alterações do Decreto nº 6.303, de 12/12/2007, tendo em vista o Despacho nº 306/2008, da Diretoria de Regulação e Supervisão de Educação Profissional e Tecnológica, a regularidade da instrução e o mérito do pedido, conforme consta do Processo nº 23000.004652/2007-01, do Ministério da Educação, resolve:

Art. 1° - Reconhecer, nos termos do art.10, § 3º, do referido Decreto nº 5.773, Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores, constante do Eixo Tecnológico Informação e Comunicação, conforme

Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia, com duzentas vagas totais anuais, nos períodos diurno e noturno, ofertado pelas Faculdades Integradas Torricelli, estabelecida à Rua do Rosário, n°159, Macedo, no Município de Guarulhos, Estado de São Paulo, mantidas pela Associação de Ensino Superior Elite S/C Ltda.

Art. 2º - Nos termos do art. 10, § 7º, do Decreto nº 5.773 citado, o reconhecimento é válido até o ciclo avaliativo seguinte.

Art. 3º - Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação. ELIEZER PACHECO

(DOU de 04/04/2007 – Seção I – p.17)

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA PORTARIA Nº 138, DE 3 DE ABRIL DE 2008

O SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA, no uso de suas atribuições,

considerando o Decreto nº 5.773, de 09/05/2006, com alterações do Decreto nº 6.303, de 12/12/2007, tendo em vista o Despacho nº 307/2008, da Diretoria de Regulação e Supervisão de Educação Profissional e Tecnológica, a regularidade da instrução e o mérito do pedido, conforme consta do Processo nº 23000.004653/2007-48 (20060014012), do Ministério da Educação, resolve:

Art. 1° - Reconhecer, nos termos do art.10, § 3º, do referido Decreto nº 5.773, o Curso Superior de Tecnologia em Logística, constante do Eixo Tecnológico de Gestão e Negócios, conforme Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia, com duzentas vagas totais anuais, nos períodos diurno e noturno, ofertado pela Faculdade Sumaré, estabelecida à Rua Capote Valente, nº 1.121, Sumaré, no Município de São Paulo, Estado de São Paulo, mantida pelo Instituto Sumaré de Educação Superior Ltda. Art. 2º - Nos termos do art. 10, § 7º, do mesmo Decreto nº 5.773, o reconhecimento é válido até o ciclo avaliativo seguinte.

Art. 3º - Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação. ELIEZER PACHECO

(DOU de 04/04/2007 – Seção I – p.17)

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA PORTARIA Nº 139, DE 3 DE ABRIL DE 2008

O SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA, no uso de suas atribuições,

considerando o Decreto nº 5.773, de 09/05/2006, com alterações do Decreto nº 6.303, de 12/12/2007, tendo em vista o Despacho nº 308/2008, da Diretoria de Regulação e Supervisão de Educação Profissional e Tecnológica, a regularidade da instrução e o mérito do pedido, conforme consta do Processo nº 23000.004657/2007-26, do Ministério da Educação, resolve:

Art. 1° - Renovar o reconhecimento, nos termos do art.10, § 3º, do referido Decreto nº 5.773, do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, com cem vagas totais anuais, período noturno, ofertado pela Faculdade de Tecnologia Prof. Luiz Rosa, estabelecida à Rua Senador Fonseca, nº 1182, Município de Jundiaí, Estado de São Paulo, mantida pela Instituição Educacional Prof. Luiz Rosa S/C Ltda. Art. 3º - Nos termos do art. 10, § 7º, do mesmo Decreto nº 5.773, a renovação de reconhecimento é válida até o ciclo avaliativo seguinte.

Art. 4º - Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação. ELIEZER PACHECO

(DOU de 04/04/2007 – Seção I – p.17)

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA PORTARIA Nº 140, DE 3 DE ABRIL DE 2008

O SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA no uso de suas atribuições,

considerando o Decreto nº 5.773, de 09/05/2006, com alterações do Decreto nº 6.303, de 12/12/2007, tendo em vista o Despacho nº 309/2008, da Diretoria de Regulação e Supervisão de Educação Profissional e Tecnológica, a regularidade da instrução e o mérito do pedido, conforme consta do Processo nº 23000.004741/2007- 40 (20060014123), do Ministério da Educação, resolve:

Art. 1° - Reconhecer, nos termos do art.10, § 3º, do referido Decreto nº 5.773, o Curso Superior de Tecnologia em Banco de Dados, constante do Eixo Tecnológico de Informação e Comunicação, conforme Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia, com duzentas vagas totais anuais, nos períodos

(15)

diurno e noturno, ofertado pela Faculdade Sumaré, estabelecida à Rua Capote Valente, nº 1.121, Sumaré, no Município de São Paulo, Estado de São Paulo, mantida pelo Instituto Sumaré de Educação Superior Ltda.

Art. 2º - Nos termos do art. 10, § 7º, do mesmo Decreto nº 5.773, o reconhecimento é válido até o ciclo avaliativo seguinte.

Art. 3º - Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação. ELIEZER PACHECO

(DOU de 04/04/2007 – Seção I – p.17)

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA PORTARIA Nº 141, DE 3 DE ABRIL DE 2008

O SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA, no uso de suas atribuições,

considerando o Decreto nº 5.773, de 09/05/2006, com alterações do Decreto nº 6.303, de 12/12/2007, tendo em vista o Despacho nº 310/2008, da Diretoria de Regulação e Supervisão de Educação Profissional e Tecnológica, a regularidade da instrução e o mérito do pedido, conforme consta do Processo nº 23000.004939/2007-23 (20060014403), do Ministério da Educação, resolve:

Art. 1° - Reconhecer, nos termos do art.10, § 3º, do referido Decreto nº 5.773, o Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Marketing de Varejo, com cento e quarenta vagas totais anuais, no período noturno, ofertado pela Universidade de Sorocaba, estabelecida à Avenida Dr. Eugênio Salerno, nº 140, Vila Santa Terezinha, no Município de Sorocaba, Estado de São Paulo, mantida pela Fundação Dom Aguirre. Art. 2º - Nos termos do art. 10, § 7º, do mesmo Decreto nº 5.773, o reconhecimento é válido até o ciclo avaliativo seguinte.

Art. 3º - Nos termos da Portaria Normativa nº 10, de 28/07/2006, e da Portaria Normativa nº 12, de 14/08/2006, fica autorizada a alteração da denominação do curso para Curso Superior de Tecnologia em Marketing, constante do Eixo Tecnológico de Gestão e Negócios, conforme Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia.

Art. 4º - Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação. ELIEZER PACHECO

(DOU de 04/04/2007 – Seção I – p.17)

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA PORTARIA Nº 142, DE 3 DE ABRIL DE 2008

O SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA, no uso de suas atribuições,

considerando o Decreto nº 5.773, de 09/05/2006, com alterações do Decreto nº 6.303, de 12/12/2007, tendo em vista o Despacho nº 311/2008, da Diretoria de Regulação e Supervisão de Educação Profissional e Tecnológica, a regularidade da instrução e o mérito do pedido, conforme consta do Processo nº 23000.005195/2007-64, do Ministério da Educação, resolve:

Art. 1° - Reconhecer, nos termos do art.10, § 3º, do referido Decreto nº 5.773, Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial, constante do Eixo Tecnológico Gestão e Negócios, conforme Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia, com cem vagas totais anuais, no período noturno, ofertado pelo Centro Universitário Luterano de Palmas, estabelecida à Avenida Joaquim Teotônio Segurado, n° 1.501, Área de Expansão Sul, no Município de Palmas, Estado de Tocantins, mantido pela Comunidade Evangélica Luterana São Paulo - CELSP.

Art. 2º - Nos termos do art. 10, § 7º, do Decreto nº 5.773 citado, o reconhecimento é válido até o ciclo avaliativo seguinte.

Art. 3º - Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação. ELIEZER PACHECO

(DOU de 04/04/2007 – Seção I – p.17)

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA PORTARIA Nº 143, DE 3 DE ABRIL DE 2008

O SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA, no uso de suas atribuições,

considerando o Decreto nº 5.773, de 09/05/2006, com alterações do Decreto nº 6.303, de 12/12/2007, tendo em vista o Despacho nº 312/2008, da Diretoria de Regulação e Supervisão de Educação Profissional e Tecnológica, a regularidade da instrução e o mérito do pedido, conforme consta do Processo nº 23000.005334/2007-50, do Ministério da Educação, resolve:

Art. 1° - Reconhecer, nos termos do art.10, § 3º, do referido Decreto nº 5.773, o Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais, constante do Eixo Tecnológico Gestão e Negócios, conforme Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia, com duzentas vagas totais anuais, nos períodos matutino e noturno, ofertado pelas Faculdades Integradas Espírito Santenses, estabelecidas à Rua Anselmo Serrat, nº 199, Ilha de Monte Belo, no Município de Vitória, Estado do Espírito Santo, mantidas pela

(16)

Fundação de Assistência e Educação.

Art. 2º - Nos termos do art. 10, § 7º, do Decreto nº 5.773 citado, o reconhecimento é válido até o ciclo avaliativo seguinte.

Art. 3º - Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação. ELIEZER PACHECO

(DOU de 04/04/2007 – Seção I – p.17)

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA PORTARIA Nº 144, DE 3 DE ABRIL DE 2008

O SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA no uso de suas atribuições,

considerando o Decreto nº 5.773, de 09/05/2006, com alterações do Decreto nº 6.303, de 12/12/2007, tendo em vista o Despacho nº 313/2008, da Diretoria de Regulação e Supervisão de Educação Profissional e Tecnológica, a regularidade da instrução e o mérito do pedido, conforme consta do Processo nº 23000.005402/2007-81 (20060015110), do Ministério da Educação, resolve:

Art. 1° - Reconhecer, nos termos do art.10, § 3º, do referido Decreto nº 5.773, o Curso Superior de

Tecnologia em Desenvolvimento de Software, com cento e cinco vagas totais anuais, nos períodos diurno e noturno, ofertado pela Faculdade de Tecnologia IBRATEC de João Pessoa, estabelecida à Avenida

Governador Flávio Ribeiro Coutinho, nº 115, Manaíra, no Município de João Pessoa, Estado do Paraíba, mantida pela UNIBRATEC - União dos Institutos Brasileiros de Tecnologia Ltda.

Art. 2º - Nos termos do art. 10, § 7º, do mesmo Decreto nº 5.773, o reconhecimento é válido até o ciclo avaliativo seguinte.

Art. 3º - Nos termos da Portaria Normativa nº 10, de 28/07/2006, e da Portaria Normativa nº 12, de 14/08/2006, fica autorizada a alteração da denominação do curso para Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, constante do Eixo Tecnológico de Informação e Comunicação, conforme Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia.

Art. 4º - Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação. ELIEZER PACHECO

(DOU de 04/04/2007 – Seção I – p.18)

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA PORTARIA Nº 145, DE 3 DE ABRIL DE 2008

O SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA, no uso de suas atribuições,

considerando o Decreto nº 5.773, de 09/05/2006, com alterações do Decreto nº 6.303, de 12/12/2007, tendo em vista o Despacho nº 314/2008, da Diretoria de Regulação e Supervisão de Educação Profissional e Tecnológica, a regularidade da instrução e o mérito do pedido, conforme consta do Processo nº 23000.005499/2007-21 (20060015385), do Ministério da Educação, resolve:

Art. 1° - Reconhecer, nos termos do art.10, § 3º, do referido Decreto nº 5.773, o Curso Superior de Tecnologia em Transmissão e Distribuição Elétrica, com cem vagas totais anuais, no período noturno, ofertado pela Universidade Gama Filho, estabelecida à Avenida Presidente Vargas, nº 62, Centro, no Município do Rio de Janeiro, Estado do Rio de Janeiro, mantida pela Sociedade Universitária Gama Filho. Art. 2º - Nos termos do art. 10, § 7º, do mesmo Decreto nº 5.773, o reconhecimento é válido até o ciclo avaliativo seguinte.

Art. 3º - Nos termos da Portaria Normativa nº 10, de 28/07/2006, e da Portaria Normativa nº 12, de 14/08/2006, fica autorizada a alteração da denominação do curso para Curso Superior de Tecnologia em Sistemas Elétricos, constante do Eixo Tecnológico de Controle e Processos Industriais, conforme Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia.

Art. 4º - Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação. ELIEZER PACHECO

(DOU de 04/04/2007 – Seção I – p.18)

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA PORTARIA Nº 146, DE 3 DE ABRIL DE 2008

O SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA, no uso de suas atribuições,

considerando o Decreto nº 5.773, de 09/05/2006, com alterações do Decreto nº 6.303, de 12/12/2007, tendo em vista o Despacho nº 315/2008, da Diretoria de Regulação e Supervisão de Educação Profissional e Tecnológica, a regularidade da instrução e o mérito do pedido, conforme consta do Processo nº 23000.006529/2007-17, do Ministério da Educação, resolve:

Art. 1° - Reconhecer, nos termos do art.10, § 3º, do referido Decreto nº 5.773, Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores, constante do Eixo Tecnológico Informação e Comunicação, conforme

Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia, com cento e cinqüenta vagas totais anuais, nos períodos diurno e noturno, ofertado pela Faculdade de Tecnologia Instituto Politécnico do Paraná-Unidade

(17)

Guarapuava, estabelecida à Rua Novo Ateneu, n° 1015, Jordão, no Município de Guarapuava, Estado do Paraná, mantida pela Associação de Ensino Novo Ateneu.

Art. 2º - Nos termos do art. 10, § 7º, do Decreto nº 5.773 citado, o reconhecimento é válido até o ciclo avaliativo seguinte.

Art. 3º - Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação. ELIEZER PACHECO

(DOU de 04/04/2007 – Seção I – p.18)

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA PORTARIA Nº 147, DE 3 DE ABRIL DE 2008

O SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA, usando da competência que lhe foi delegada pelo Decreto nº 5.773, de 09/05/2006, com alterações do Decreto nº 6.303, de 12/12/2007, tendo em vista o Despacho nº 319/2008, da Diretoria de Regulação e Supervisão da Educação Profissional e Tecnológica, considerando a regularidade da instrução e o mérito do pedido, conforme consta do Processo nº 23000.012702/2006-35, do Ministério da Educação, resolve:

Art. 1° - Autorizar o funcionamento, em caráter experimental, com base no art. 81 da Lei nº 9.394/1996, no art. 14 da Resolução CNE/CP nº 03/2002 e no art. 32, inc. II, do referido Decreto nº 5.773, do Curso Superior de Tecnologia em Estética e Cosmética, com classificação no Eixo Tecnológico de Ambiente, Saúde e Segurança, conforme organização do Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia, com cento e cinqüenta vagas totais anuais, nos períodos diurno e noturno, a ser ofertado pela Faculdade Dom Bosco, estabelecida à Avenida das Torres, nº 500, Loteamento FAG, no Município de Cascavel, Estado do Paraná, mantida pelo Centro de Ensino Superior de Cascavel.

Parágrafo Único - A instituição deverá solicitar o reconhecimento do curso neste ato autorizado nos termos do art. 35 do Decreto nº 5.773 citado.

Art. 2º - Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação. ELIEZER PACHECO

(DOU de 04/04/2007 – Seção I – p.18)

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA PORTARIA Nº 148, DE 3 DE ABRIL DE 2008

O SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA usando da competência que lhe foi delegada pelo Decreto nº 5.773, de 09/05/2006, com alterações do Decreto nº 6.303, de 12/12/2007, tendo em vista o disposto no Decreto nº 6.320, de 20/12/2007, no Parecer CNE/CEB nº 14/2004, de 05/05/2004, e no Parecer CNE/CEB nº 01/2005, de 22/02/2005, considerando o Despacho nº 320/2008, da Diretoria de Regulação e Supervisão da Educação Profissional e Tecnológica, a regularidade da instrução e o mérito do pedido, conforme consta do Processo nº 23000.002416/2007- 42 (20060010627), do Ministério da

Educação, resolve:

Art. 1° - Autorizar o funcionamento, em caráter experimental, com base no art. 81 da Lei nº 9.394/1996, no art. 14 da Resolução CNE/CP nº 03/2002 e no art. 32, inc. II, do referido Decreto nº 5.773, do Curso Superior de Tecnologia em Horticultura, constante do Eixo Tecnológico de Recursos Naturais, conforme Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia, com trinta e cinco vagas totais anuais, no período diurno, a ser ofertado pela Escola Agrotécnica Federal de Rio do Sul, estabelecida à Estrada do Redentor, nº 5.665, Canta Galo, no Município de Rio do Sul, Estado de Santa Catarina, mantida pelo Ministério da Educação.

Parágrafo Único - A instituição deverá solicitar o reconhecimento do curso neste ato autorizado nos termos do art. 35 do Decreto nº 5.773 citado.

Art. 2º - Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação. ELIEZER PACHECO

(DOU de 04/04/2007 – Seção I – p.18)

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA PORTARIA Nº 149, DE 3 DE ABRIL DE 2008

O SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA, usando da competência que lhe foi outorgada pelo Decreto nº 5.773, de 09/05/2006, com alterações do Decreto nº 6.303, de 12/12/2007, O DECRETO Nº 6.320, DE 20/12/2007, TENDO EM VISTA os Despachos da Diretoria de Regulação e

Supervisão de Educação Profissional e Tecnológica, considerando a regularidade da instrução e o mérito do pedido, conforme consta dos processos abaixo listados, resolve:

Art. 1° - Autorizar o funcionamento dos cursos superiores de tecnologia abaixo relacionados, a serem ofertados pelas instituições de ensino superior nos endereços abaixo discriminados.

Parágrafo Único - As instituições deverão solicitar o reconhecimento dos cursos neste ato autorizados nos termos do art. 35 do referido Decreto, ressalvados os cursos com duração de dois anos, cuja solicitação de

Referências

Documentos relacionados

Caberá recurso no prazo de até 2 (dois) dias úteis, referentes à prova de Desempenho Didático, contados a partir da divulgação do resultado das fases do processo seletivo

No primeiro, destacam-se as percepções que as cuidadoras possuem sobre o hospital psiquiátrico e os cuidados com seus familiares durante o internamento; no segundo, evidencia-se

O Regulamento de Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA (BRASIL,

Pretendo, a partir de agora, me focar detalhadamente nas Investigações Filosóficas e realizar uma leitura pormenorizada das §§65-88, com o fim de apresentar e

O principal objetivo do estudo foi quantifi car o ferro total e biodisponível veiculado pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar no município de São Bernardo do Campo

Os anti-histamínicos (anti-H1) de segunda geração são considerados primeira linha de tratamento das rinites alérgicas e via de administração pode ser oral ou tópica nasal.. Os

O fortalecimento da escola pública requer a criação de uma cultura de participação para todos os seus segmentos, e a melhoria das condições efetivas para

– Obesos, bala lesa só tecidos moles, mas parecendo dar sinais de peritonite.