• Nenhum resultado encontrado

SimuladosBR. Bom Simulado! Curta nossa página no Facebook para manter-se sempre atualizado sobre novos simulados.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SimuladosBR. Bom Simulado! Curta nossa página no Facebook para manter-se sempre atualizado sobre novos simulados."

Copied!
17
0
0

Texto

(1)

Simulado Preparatório para o Concurso do Tribunal Regional do

Trabalho do Rio de Janeiro Cargo: Técnico Judiciário Área

Administrativa Informações  Tempo de Prova: 04h

 Banca Organizadora: AOCP  Número de Questões: 60  Modalidade: Múltipla Escolha

Conteúdo / Nº de Questões  Língua Portuguesa – 15

 Legislação – 05

 Noções Dir. Deficiência – 05  Noções de Informática – 05  Conhecimentos Específicos – 30  Proposta de Redação

Importante

O simulado é feito com muita atenção e zelo para que ele seja fidedigno ao conteúdo normalmente exigido pela banca nos concursos anteriores.

Buscamos captar questões bem elaboradas que já foram aplicadas em concursos anteriores. Quando o conteúdo foi pouco explorado em outras provas, realizamos nossas próprias questões com base na dificuldade e padrões da banca.

Curta nossa página no Facebook para manter-se sempre atualizado sobre novos simulados.

Caso tenha dúvidas ou sugestões, queira fazer críticas ou até mesmo solicitar outros simulados, entre em contato conosco!

Motivação

O Técnico Judiciário tem o prestígio da população. A profissão é muito bem quista e engrandece o indivíduo.

Entre suas funções está a de: prestar apoio técnico e administrativo pertinente às atribuições das unidades organizacionais; executar tarefas de apoio à atividade judiciária.

Ele também arquiva documentos; efetua tarefas relacionadas à movimentação e à guarda de processos e documentos; além de atender ao público interno e externo dos tribunais.

A remuneração inicial do cargo considerando todos os benefícios será de R$ 7.592,53.

Bom Simulado!

(2)

Língua Portuguesa Texto I – Deu ruim pro Uber?

Tenho ouvido essa pergunta com muita frequência, desde o início do ano. Há a noção de que o app, antes adorado, entrou numa ladeira, em ponto morto

Comecemos com o popular termômetro do Facebook. Há um ano, entrava em meu perfil e via uma penca de pessoas louvando o Uber. E não exagero com o “louvar”. Pois era exagerada a reação da multidão facebookiana. Ao Uber era atribuída uma, nada mais, nada menos, revolução no transporte urbano. Era o início dos tempos de motoristas particulares bem-vestidos e com água gelada e balinha no carro. Desde o início do ano, o cenário mudou. Agora, o exagero é o oposto. Há todo tipo de reclamação contra o Uber.

Nas últimas duas semanas, deparei-me com queixas de mais de dez pessoas, de meu círculo de amigos no Facebook. Isso sem correr atrás dos lamentos; apenas como observador, um receptor passivo. Fora do ambiente virtual, outros quatro clientes vieram me perguntar algo como: “por que o Uber tá tão ruim?”. Todos haviam passado por problemas recentes com o aplicativo. A reclamação mais comum, e que reproduz uma situação pela qual passei três vezes (a última, em maio): motoristas cancelarem a corrida, sem avisar, sem perguntar, por vezes próximos ao local de partida, aparentemente por 1. Não quererem aquela viagem específica ou 2. Calcularem que vale mais a pena fazer o usuário pagar uma “multa” pelo cancelamento.

Mas voltemos à pergunta inicial: o que aconteceu com o Uber?

Parece que, quando surgiu, em 2009, e até o ano passado, a empresa americana era encarada como uma criança talentosa; e, sim, estava em seu início, em sua infância. Todos (ou quase todos) se admiravam com os talentos dessa jovem (e inovadora) criança. Agora, o Uber entrou na fase da adolescência, cheio de problemas. É comum que esse amadurecimento venha às companhias, ainda mais às que se autoproclamam inovadoras. O Google, por exemplo, era criticado na virada dos anos 2000 e, depois, em meados da década

passada (chegou a se ver como protagonista de uma CPI da Pedofilia no Brasil). O Facebook tem sofrido duras repressões da mídia, e de usuários, pela proliferação de fake news, de vídeos violentos, e de outras coisas, digamos, duvidosas, pela rede social. Essas duas empresas souberam amadurecer e dar a volta por cima. Reagiram, ao menos por enquanto, de forma – na lógica que coloquei acima – adulta. Será que o Uber conseguirá o mesmo?

Já era para o Uber?

Sim, a empresa entrou numa ladeira, em ponto morto. Mas ainda dá tempo de frear, dar a volta e engatar a primeira marcha. Todas as gigantes do Vale do Silício, ou as já mais estabelecidas, tiveram de encarar momentos-chave para suas histórias, nos quais quaisquer deslizes poderiam levar a uma quebradeira geral. Foi assim com a Apple, cuja falência era tida como quase certa no fim dos anos 90 (e, veja só, agora é a bola da vez). E com Twitter, Google, Facebook… todas. Faz parte do processo de amadurecimento. A pergunta que fica: será que o Uber conseguirá ultrapassar os obstáculos que ele próprio parece ter criado para si e, assim, virará “adulto”? Ainda não se sabe qual será o destino final dessa corrida.

01. Após a leitura do texto, é correto afirmar que

a) o autor considera a infância um período de inocência e imaturidade.

b) o autor se vale de uma hipérbole para mostrar que a adolescência do Uber é um período de dificuldades empresariais, pois se trata de uma fase geralmente associada aos conflitos internos e externos nos jovens.

c) o autor compara a adolescência humana a um período de crescimento empresarial, visto que a juventude é uma fase geralmente associada a inovações.

d) o autor se vale de um jogo de ideias quando finaliza seu texto afirmando que “Ainda não se sabe qual será o destino final dessa corrida.”, fazendo alusão à função do Uber como meio de transporte e ao seu destino enquanto empresa. e) ocorre uma personificação no trecho “[...] a empresa entrou numa ladeira, em ponto morto”,

(3)

que revela a opinião do autor quanto ao destino do aplicativo.

02. Considere o padrão de linguagem utilizado no texto de apoio, assim como o gênero ao qual pertence, e assinale a alternativa correta.

a) A expressão “deu ruim”, embora popularmente utilizada, está gramaticalmente incorreta, pois o adjetivo ‘ruim’ deveria modificar um substantivo e não um verbo.

b)A expressão “deu ruim” equivale a “foi mal” e ambas estão gramaticalmente corretas, pois “ruim” e “mal” são advérbios de modo.

c) Em “[...] por que o Uber tá tão ruim?”, a utilização abreviada do verbo ‘estar’ é inadequada ao gênero textual Artigo de Opinião, o qual exige extrema formalidade no uso da linguagem.

d) O texto “Deu ruim pro Uber?” é uma reportagem que se caracteriza por debater um tema atual e de interesse do autor.

e) O texto “Deu ruim pro Uber?” é predominantemente expositivo, pois apresenta os motivos pelos quais o aplicativo tem causado problemas entre os usuários.

03. Observe as frases a seguir:

1. As empresas são tal qual a nossa vida: precisam de dedicação e cuidado.

2. Ao trabalhar muito, ouça Mozart.

Que figuras de linguagem são identificadas, respectivamente, nas frases acima?

a) Metáfora e Metonímia. b) Comparação e Metonímia. c) Metonímia e Metáfora. d) Metáfora e Comparação. e) Comparação e Metáfora.

04. Assinale a alternativa que apresenta uma metáfora.

a) "Critico não por causa da minha dor, da minha inveja, do meu espelho.”

b) "Um juízo ponderado é excelente.”

c) "Indico apenas como algo pode ser melhor e a partir de quais critérios.”

d) "Nada posso dizer sobre aquilo do qual nada sei.”

e) "Não digo o que eu faria ou o que eu sou.”

05. Todas as palavras estão acentuadas corretamente em:

a) âmbito, mantê-lo-ía. b) dá, lêem, benção. c) européia, fôrma, ítem.

d) providências, previdência, mídia. e) veículo, intuíto, enjôos.

06. A palavra “despossuídos” recebe acento gráfico pelo mesmo motivo que

a) décadas. b) fúteis. c) aí. d) literária. e) nós.

07. Todas as palavras estão grafadas em conformidade com a ortografia vigente em: a) Foram registradas paralizações no transporte inter-municipal.

b) Está claro que a reação a essa impopular medida é iminente.

c) Cada seção plenária da câmara bahiana terá duas horas de debate.

d) Se vierem falar com agente, diga que não temos nada haver com o assunto.

e) Para reinvindicar novos suprimentos, é preciso assinalá-los com asterísticos nesta lista. 08. Os adversários dos pichadores costumam ver em suas atividades uma obsessão pelo prazer de sujar o que está limpo.

(4)

A correção, a clareza e o sentido da frase acima mantêm-se numa nova redação, iniciada pelo segmento Sujar o que está limpo, a ser complementado por

a) seria a obsessão pelo prazer que seus adversários costumam ver aonde os pichadores mantêm suas atividades.

b) é uma obsessão, tanto quanto um prazer, segundo seus adversários entendem de avaliar nas atividades dos pichadores.

c) é uma obsessão prazeirosa que os adversários dos pichadores entendem haver nas atividades deles.

d) é o prazer obsessivo que os adversários dos pichadores costumam reconhecer nas atividades destes.

e) costuma ser atribuído a um prazer obsessivo dos pichadores, em que pese o julgamento de seus adversários.

09. A oração destacada em: “Somos seres QUE VIVEM EM UMA CORRERIA LOUCA” classifica-se como:

a) subordinada substantiva apositiva. b) subordinada substantiva predicativa. c) subordinada adjetiva restritiva. d) coordenada sindética explicativa. e) coordenada sindética aditiva.

10. Quanto à regência verbal, marque a alternativa incorreta.

a) Ontem assistimos a um clássico do cinema, o filme 2001 – Uma odisseia no espaço.

b) É necessário que motoristas e pedestres obedeçam às leis de trânsito.

c) O garoto desobedeceu a seus pais.

d) Não posso viajar agora, pois ainda não usei ao passaporte.

e) Estes pães estão bons para consumo até amanhã.

11. Também sobre regência verbal, assinale a alternativa correta.

a) Médicos e enfermeiras assistiram ao acidentado.

b) Não lembrava ao nome dela.

c) Ela antipatizou dele assim que o viu. d) O atirador visou ao alvo... errou!

e) Ele está se especializando em computação, porque visa uma promoção na empresa.

12. A concordância da forma verbal destacada foi realizada de acordo com as exigências da norma-padrão da língua portuguesa em:

a) Com o crescimento da espionagem virtual, é necessário que se promova novos estudos sobre mecanismos de proteção mais eficazes. b) O rastreamento permanente das invasões cibernéticas de grande porte permite que se suspeitem dos hackers responsáveis.

c) Para atender às demandas dos usuários de celulares, é preciso que se destinem à pesquisa tecnológica muitos milhões de dólares.

d) Para detectar as consequências mais prejudiciais da guerra virtual pela informação, necessitam-se de estudos mais aprofundados. e) Se o crescimento das redes sociais assumir uma proporção incontrolável, é aconselhável que se estabeleça novas restrições de utilização pelos jovens.

13. Levando em consideração a concordância verbal e nominal, atribua C (certo) ou E (errado) aos itens e aponte a alternativa verdadeira.

( ) É proibido entrada. ( ) É necessário cautela. ( ) Já é meio-dia e meia. ( ) Hoje estou meio gripada. ( ) As frutas custaram caras! a) C – C – C – E – C.

b) C – C – C – C – E.

(5)

c) E – C – E – C – C. d) C – C – E – C – C. e) C – C – C – C – C.

Texto II – Longe é um lugar que existe?

Voamos algum tempo em silêncio, até que finalmente ele disse: "Não entendo muito bem o que você falou, mas o que menos entendo é o fato de estar indo a uma festa."

— Claro que estou indo à festa. — respondi. — O que há de tão difícil de se compreender nisso?

Enfim, sem nunca atingir o fim, imaginando-se uma Gaivota sobrevoando o mar, viajar é imaginando- sentir-se ainda mais pássaro livre tocado pelas lufadas de vento, contraponto, de uma ave mirrada de asas partidas numa gaiola lacrada, sobrevivendo apenas de alpiste da melhor qualidade e água filtrada. Ou ainda, pássaros presos na ambivalência existencial... fadado ao fracasso ou ao sucesso... ao ser livre ou viver presos em suas próprias armadilhas...

Fica sob sua escolha e risco, a liberdade para voar os ventos ascendentes; que pássaro quer ser; que lugares quer sobrevoar; que viagem ao inusitado mais lhe compraz. Por mais e mais, qual a serventia dessas asas enormes, herança genética de seus pais e que lhe confere enorme envergadura? Diga para quê serve? Ao primeiro sinal de perigo, debique e pouse na cerca mais próxima. Ora, não venha com desculpas esfarrapadas e vamos dona Gaivota, espante a preguiça, bata as asas e saia do ninho! Não tenha medo de voar. Pois, como é de conhecimento dos "Mestres dos ares e da Terra", longe é um lugar que não existe para quem voa rente ao céu e viaja léguas e mais léguas de distância com a mochila nas costas, olhar no horizonte e os pés socados em terra firme.

Longe é a porta de entrada do lugar que não existe? Não deve ser, não; pois as Gaivotas sacodem a poeira das asas, limpam os resquícios de alimentos dos bicos e batem o toc-toc lá.

14. A respeito do texto, assinale a alternativa INCORRETA.

a) O autor parece, ao longo do texto, trabalhar com níveis diferentes de abstração, partindo de uma situação mais concreta para algo mais abstrato.

b) O texto explora a sensação de liberdade que a viagem proporciona, comparando-a à liberdade que os pássaros têm ao voar.

c) O autor inicia o texto mencionando a viagem de avião, o que se revela pelo termo “Voamos”, e se limita a essa modalidade de viagem ao longo do texto.

d) De acordo com o texto, as pessoas devem buscar explorar novos terrenos, sair de sua zona de conforto, o que é feito por meio da viagem.

e) O autor desconstrói a ideia de que longe é um lugar inalcançável, desculpa muito utilizada pelas pessoas que não querem sair de suas casas para explorar novos horizontes.

15. Analisando-se os parágrafos do texto, é correto afirmar que

a) o parágrafo inicial serve como pano de fundo para a reflexão a ser desenvolvida ao longo do texto.

b) o segundo parágrafo diverge completamente do primeiro, abordando o tópico viagem, quando o primeiro trata do assunto festa.

c) o autor, no terceiro parágrafo, aponta para o fato de que as pessoas, de maneira geral, não viajam porque têm medo de voar.

d) o último parágrafo trata da distância que as gaivotas precisam voar após sua alimentação. e) no parágrafo final, o autor não responde à pergunta proposta no título.

Legislação

16. São órgãos do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região, exceto:

a) O Tribunal Pleno. b) A Presidência. c) A Vice-Presidência.

d) As Corregedoria Regional.

(6)

e) a Seção Especializada em Dissídios Individuais, composta por duas Subseções. 17. Acerca dos dispositivos constantes do Regimento Interno do TRT da 1ª Região, assinale a opção correta.

a) O tribunal compõe-se de cinquenta e três desembargadores.

b) Haverá um gabinete para cada desembargador, com lotação aprovada pelo Presidente do tribunal.

c) Cada desembargador nomeará dois assessores, bacharéis em Direito, de sua livre indicação.

d) São órgãos da Justiça do Trabalho no Estado do Rio de Janeiro os juízes do trabalho e as delegacias do trabalho.

e) As vagas de desembargador, destinadas à magistratura de carreira, serão preenchidas alternadamente, pelos critérios de antiguidade e merecimento.

18. O desembargador Presidente do Tribunal fará publicar no Diário Oficial, ao início das atividades judiciárias de cada ano, relação com os ocupantes:

I. da Administração do Tribunal; II. do órgão Especial;

III. das Seções Especializadas e das Turmas; IV. da lista de antiguidade dos desembargadores do tribunal, além das listas de antiguidade dos juízes titulares de Vara do Trabalho e dos juízes substitutos. Estão corretos os itens:

a) I, II e III. b) I, II e IV. c) I, III e IV. d) II, III e IV.

e) Todos os itens estão corretos.

19. São princípios e valores fundamentais a serem observados pelos servidores do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região, no exercício do seu cargo ou função, exceto: a) a qualidade e a eficácia dos serviços públicos;

b) o desenvolvimento profissional; c) a competência;

d) a preservação do patrimônio privado; e) o comprometimento.

20. São atribuições do Presidente da Comissão:

I – determinar a instauração de processo de apuração de prática contrária ao preceituado no Código e a execução das respectivas diligências;

II – convocar e presidir as reuniões;

III – delegar competências para tarefas específicas aos demais integrantes da Comissão.

É correto afirmar:

a) Apenas a alternativa I está correta. b) Apenas a alternativa III está correta.

c) Apenas as alternativas I e II estão corretas. d) Apenas as alternativas I e III estão corretas. e) Todas as alternativas estão corretas.

Noções Sobre Direitos das Pessoas com Deficiência

21. O atendimento diferenciado, segundo os critérios previstos pelo Decreto n°5.296/2004, compreende

a) a disponibilização de bebedouro em altura própria para uso de cadeirante.

b) pessoal capacitado para prestar atendimento às pessoas com deficiência visual, mental e múltipla.

(7)

c) o fornecimento de folhetos em braile, com indicação dos dados principais dos serviços públicos prestados.

d) a cessão de acompanhante que possa auxiliar na locomoção do deficiente até o local do atendimento.

e) o uso de carrinho elétrico para pessoas com deficiência locomotora, quando sua movimentação no serviço exigir seu deslocamento por mais de 1 km.

22. A Constituição Federal brasileira garante o recebimento de um salário mínimo de benefício mensal à pessoa com deficiência que comprove não possuir meios de prover a própria manutenção ou de tê-la provida por sua família. Tal benefício está relacionado constitucionalmente à área de a) direitos humanos. b) trabalho e emprego. c) educação. d) beneficência. e) assistência social.

23. Nos termos da Lei n° 13.146/2015, para colocação do símbolo internacional de acesso nos veículos, as empresas de transporte coletivo de passageiros dependem da certificação de acessibilidade emitida, obrigatoriamente, pelo

a) Procurador-Geral do Estado. b) Procurador-Geral da República. c) Presidente da República.

d) gestor público responsável pela prestação do serviço.

e) Ministro das Relações Exteriores.

24. Nos termos da Lei n° 7.853/1989, que dispõe sobre normas de apoio à pessoa portadora de deficiência e sua integração social, o Ministério Público poderá instaurar, sob sua presidência, inquérito civil, ou requisitar, de qualquer pessoa física ou jurídica, pública ou particular, certidões,

informações, exames ou perícias, no prazo que assinalar,

a) obrigatoriamente superior a 20 dias úteis. b) que será, no máximo, de 5 dias úteis. c) que será, no máximo, de 3 dias úteis. d) obrigatoriamente superior a 15 dias úteis. e) não inferior a 10 dias úteis.

25. A Resolução CNJ n.º 230/2016

a) representou inovação do CNJ, com base na Constituição Federal de 1988 e em convenção internacional, já que antecipou-se à legislação específica relativa à inclusão da pessoa com deficiência.

b) foi editada com base em decisões administrativas do próprio CNJ que atribuíram à Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência o status de emenda constitucional.

c) estabeleceu prazo para os tribunais criarem as chamadas comissões permanentes de acessibilidade e inclusão, que devem ser interdisciplinares e integradas por servidores e magistrados com e sem deficiência.

d) foi o primeiro ato normativo do CNJ a tratar de acessibilidade nos órgãos do Poder Judiciário.

e) visa orientar os juízes eleitorais quanto à escolha dos locais de votação, de maneira a garantir acessibilidade para o eleitor com deficiência ou mobilidade reduzida.

Noções de Informática

26. Ao utilizar um computador, mesmo com aplicativos de segurança instalados, é necessário tomar cuidado, uma vez que novas pragas virtuais podem ser criadas rapidamente. Desabilitar a autoexecução de mídias removíveis e não abrir ou não executar arquivos duvidosos pode ajudar a prevenir a infecção e a propagação da praga virtual (malware) do tipo

(8)

a) Worm. b) Bot. c) Backdoor. d) Vírus. e) Rootkit. 27. Um Auxiliar de Fiscalização Agropecuária estava utilizando aplicativos de navegação, em versão em português, e realizou as seguintes ações:

1. a partir de Configurações, clicou em Avançado e na opção Downloads ativou “Perguntar onde salvar cada arquivo ao fazer download”

2. a partir de Ferramentas, clicou em Segurança e selecionou “Excluir Histórico de Navegação...”

Em condições ideais, as ações 1 e 2 foram realizadas, correta e respectivamente, nos navegadores

a) Mozilla Firefox e Internet Explorer. b) Google Chrome e Mozilla Firefox. c) Google Chrome e Internet Explorer. d) Mozilla Firefox e Google Chrome. e) Internet Explorer e Mozilla Firefox.

28. Numa intranet, é tipicamente utilizado o protocolo: a) IPX b) TCP/IP c) NetBEUI d) ERP e) USB

29. Em documentos do Microsoft Word, para a configuração de margens, orientação de página e divisão do texto em colunas, assim como para a configuração de recuo e espaçamento de parágrafos, utilizam-se opções disponibilizadas na guia

a) Design.

b) Layout da Página. c) Página Inicial. d) Arquivo. e) Exibição.

30. Na planilha Excel, são registrados os valores 100, 5, 6 e 7, respectivamente, nas células A1, A2, A3 e A4. Na célula A5 é registrada a seguinte fórmula =(A1/A2)+(A3*A4)/2. O resultado de A5 equivale a a) 38 b) 60 c) 41 d) 36 e) 30 Conhecimentos Específicos

31. De acordo com os princípios fundamentais estabelecidos na CF, assinale a opção que apresenta, respectivamente, as formas de Estado e de governo adotadas no Brasil. a) Federação e República b) Federação e presidencialismo c) presidencialismo e República d) República e Federação e) República e presidencialismo 32. São brasileiros

a) natos os nascidos na República Federativa do Brasil, ainda que de pais estrangeiros que estejam a serviço de seu país.

b) natos os nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou mãe brasileira, desde que ambos estejam a serviço da República Federativa do Brasil.

c) natos os nascidos no estrangeiro de pai brasileiro ou de mãe brasileira, desde que sejam registrados em repartição brasileira competente ou venham a residir na República Federativa do Brasil e optem, quando

(9)

completarem 21 anos, pela nacionalidade brasileira.

d) naturalizados os estrangeiros de qualquer nacionalidade, residentes na República Federativa do Brasil há mais de cinco anos ininterruptos e sem condenação penal, desde que requeiram a nacionalidade brasileira.

e) naturalizados os que, na forma da lei, adquiram a nacionalidade brasileira, exigidas aos originários de países de língua portuguesa apenas residência por um ano ininterrupto e idoneidade moral.

33. De acordo com a CF, os partidos políticos

a) podem ter caráter regional ou estadual.

b) têm autonomia para definir o regime de suas coligações eleitorais, não sendo obrigatória a vinculação entre as candidaturas nacionais, estaduais e municipais.

c) adquirem personalidade jurídica somente após o registro dos seus estatutos no Tribunal Superior Eleitoral.

d) têm direito a recursos do fundo partidário e acesso pago à televisão.

e) podem constituir e utilizar organizações paramilitares, desde que para fins eleitorais. 34. É competência privativa da União

a) proteger o meio ambiente e combater a poluição em qualquer de suas formas.

b) estabelecer e implantar política de educação para a segurança do trânsito.

c) legislar sobre direito eleitoral. d) legislar sobre direito financeiro. e) legislar sobre direito urbanístico.

35. A fiscalização contábil, financeira, orçamentária e patrimonial da União compete ao

a) Tribunal de Contas da União, que integra a estrutura do Poder Legislativo, sendo-lhe, portanto, subordinado hierarquicamente.

b) Congresso Nacional, com auxílio do Tribunal de Contas da União, excluída deste a apreciação das contas apresentadas pelo Presidente da República, que são submetidas ao Supremo Tribunal Federal.

c) Tribunal de Contas da União, excluída a apreciação da legalidade dos atos de admissão de pessoal, exclusivamente fiscalizados pelo Congresso Nacional.

d) Congresso Nacional, com auxílio do Tribunal de Contas da União, que pode aplicar sanções legalmente previstas aos responsáveis, em caso de ilegalidade de despesa ou irregularidade de contas.

e) Tribunal de Contas da União, ao qual compete propor, em caráter exclusivo, a realização de auditorias de natureza contábil e financeira.

36. Assinale a opção correta a respeito do Poder Judiciário.

a) Salvo autorização do CNJ, o juiz titular terá de residir na respectiva comarca.

b) Deverão ser motivadas e tomadas em sessão pública as decisões administrativas dos tribunais, sendo as disciplinares tomadas pelo voto da maioria absoluta de seus membros. c) Os servidores dos tribunais receberão delegação para a prática de atos de mero expediente, contudo referidas práticas só possuirão caráter decisório se a delegação for expressa nesse sentido.

d) A CF estabelece que as custas e emolumentos serão destinados ao custeio dos serviços afetos às atividades da administração pública em geral.

e) O CNJ é um órgão de natureza judicial, com sede na capital federal e jurisdição em todo o território nacional.

37. De acordo com a Constituição Federal, para os juízes que farão parte da composição dos Tribunais Regionais do Trabalho, a idade

(10)

a) é requisito limitador, uma vez que deverão ter mais de trinta e menos de sessenta e cinco anos.

b) é requisito limitador, uma vez que deverão ter mais de trinta e cinco anos e menos de sessenta anos.

c) é requisito limitador, uma vez que deverão ter mais de trinta e cinco e menos de setenta anos. d) não é requisito limitador, uma vez que não há qualquer limite de idade para fazer parte da composição dos referidos Tribunais.

e) não é requisito limitador apenas no que concerne à idade máxima, mas deverão possuir, no mínimo, trinta e cinco anos para fazer parte da composição dos referidos Tribunais.

38. A Constituição Brasileira, em especial seu Artigo 37 – A Administração Pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Prudência, Publicidade e Eficiência [...]. Um destes princípios não pertence aos que regem a Administração Pública, qual é ele? a) Prudência.

b) Publicidade. c) Moralidade. d) Eficiência. e) Impessoalidade.

39. Consideram-se entes da administração direta

a) as entidades vinculadas ao ministério em cuja área de competência estiver enquadrada sua principal atividade.

b) as entidades da sociedade civil qualificadas como organização social.

c) as autarquias.

d) os serviços integrados na estrutura administrativa da Presidência da República e dos ministérios.

e) as fundações públicas.

40. São formas de provimento de cargo público a) nomeação e promoção b) promoção e ascensão. c) readaptação e transferência. d) ascensão e cessão. e) nomeação e transferência.

41. De acordo com a Lei nº 8.666/1993, quando da contratação de bens e serviços por meio de processo licitatório, será assegurada preferência, quando da igualdade de condições como critério(s) sucessivo(s) de desempate, aos bens e serviços:

I. Produzidos no País.

II. Produzidos ou prestados por empresas que invistam em pesquisa e no desenvolvimento de tecnologia no País. III. Produzidos ou prestados por empresas que possuam atestado de competência técnica e gerencial.

IV. Produzidos ou prestados por empresas que comprovem cumprimento de reserva de cargos prevista em lei para pessoa com deficiência ou para reabilitado da Previdência Social e que atendam às regras de acessibilidade previstas na legislação. Quais estão corretas?

a) Apenas I. b) Apenas II e III. c) Apenas III e IV. d) Apenas I, II e IV. e) I, II, III e IV.

42. Considerando a modalidade de licitação denominada pregão, para a aquisição de bens e serviços comuns, assinale a

(11)

alternativa que corresponde a uma exigência vedada pela Lei n° 10.520/2002.

a) Cronograma da prestação do serviço a ser realizado.

b) Padrões de desempenho e qualidade objetivamente definidos pelo edital.

c) Utilização de recursos de tecnologia da informação.

d) Garantia de proposta.

e) Participação de empresa nacional.

43. Constitui ato de improbidade administrativa que atenta contra os princípios da administração pública qualquer ação ou omissão que viole os deveres de honestidade, imparcialidade, legalidade, e lealdade às instituições, e notadamente, a) perceber vantagem econômica para intermediar a liberação ou aplicação de verba pública de qualquer natureza.

b) liberar verba pública sem a estrita observância às normas pertinentes ou influir, de qualquer forma, para a sua aplicação irregular. c) permitir, facilitar ou concorrer para que terceiro se enriqueça ilicitamente.

d) revelar fato ou circunstância de que tem ciência em razão das atribuições e que deva permanecer em segredo.

e) agir negligentemente na arrecadação de tributo ou renda, bem como no que diz respeito à conservação do patrimônio público.

44. O poder disciplinar a) é sempre vinculado.

b) equipara-se, em determinadas hipóteses, ao poder punitivo do Estado, realizado por meio da Justiça Penal.

c) não abrange as sanções impostas a particulares não sujeitos à disciplina interna da Administração.

d) pode ser exercido ainda que não esteja legalmente atribuído.

e) vincula-se ao poder hierárquico, um reduzindo-se ao outro, haja vista que o primeiro é mais amplo que o segundo.

45. A doutrina dominante classifica como fontes formais autônomas do Direito do Trabalho:

a) a Constituição Federal e as Medidas Provisórias.

b) as Portarias do Ministério do Trabalho e Emprego – MTE.

c) os fatos sociais e políticos que contribuíram para formação e a substância das normas jurídicas trabalhistas.

d) os acordos coletivos de trabalho e as convenções coletivas de trabalho.

e) as greves de trabalhadores em busca de melhores condições de trabalho.

46. Acerca dos princípios e das fontes do direito do trabalho, assinale a opção correta. a) A aplicação do in dubio pro operario decorre do princípio da proteção.

b) As fontes formais correspondem aos fatores sociais que levam o legislador a codificar expressamente as normas jurídicas.

c) Dado o princípio da realidade expressa, deve-se reconhecer apenas o que está demonstrado documentalmente nos autos processuais.

d) Em decorrência do princípio da irrenunciabilidade dos direitos trabalhistas, o empregador não pode interferir nos direitos dos seus empregados, salvo se expressamente acordado entre as partes.

e) O princípio da razoabilidade não se aplica ao direito do trabalho.

47. A respeito da relação de emprego e dos seus sujeitos, é INCORRETO afirmar:

a) A relação de emprego se desenvolve com pessoalidade, ou seja, o empregado tem que prestar o serviço pessoalmente, não podendo

(12)

mandar qualquer pessoa trabalhar em seu lugar.

b) Empregado é sempre pessoa física.

c) Entidade beneficente, sem finalidade lucrativa, pode ser empregadora.

d) Não haverá distinções relativas à espécie de emprego e à condição de trabalhador, nem entre o trabalho intelectual, técnico e manual. e) Empregador é sempre pessoa jurídica.

48. O contrato de experiência transforma-se automaticamente em contrato por prazo indeterminado quando

a) é celebrado por prazo superior a 45 dias. b) tem por objeto a consecução da atividade-fim da empresa.

c) é prorrogado uma única vez.

d) o seu término coincide com domingo ou feriado, dando-se a rescisão no primeiro dia útil que se seguir.

e) é anotado na CTPS do empregado.

49. A transferência do empregado é lícita quando ocorrer

a) determinação do empregador, em virtude do poder de direção.

b) extinção do estabelecimento no qual se trabalhe.

c) a sucessão do empregador.

d) extinção de apenas um setor do estabelecimento.

e) alteração na estrutura jurídica da empresa. 50. Um caso de interrupção e um caso de suspensão do contrato de trabalho são, respectivamente:

a) prestação de serviço militar e falta injustificada;

b) greve e aposentadoria por invalidez; c) férias e auxílio-doença;

d) repouso semanal remunerado e falta justificada;

e) prisão cautelar do empregado e feriados.

51. Claudio trabalha como barman em um restaurante de Criciúma (SC), durante 5 dias na semana, sempre no horário de 19:00 às 2:00 horas com pausa alimentar regular. Considerando esse horário e os termos da CLT, é correto afirmar que:

a) Claudio terá direito a horas extras e adicional de periculosidade porque manuseia álcool, que é inflamável;

b) será devido adicional noturno em toda a jornada cumprida;

c) o empregado receberá horas extras e adicional noturno;

d) pagar-se-á adicional noturno sobre a jornada de 22:00 às 2:00 horas;

e) não há direito a horas extras nem adicional noturno.

52. O empregado tem direito ao gozo de férias

a) anuais remuneradas com, pelo menos, metade a mais do que o salário normal.

b) semestrais remuneradas com, pelo menos, um terço a mais do que o salário normal.

c) anuais remuneradas com, pelo menos, dois terços a mais do que o salário normal.

d) semestrais remuneradas com, pelo menos, dois terços a mais do que o salário normal. e) anuais remuneradas com, pelo menos, um terço a mais do que o salário normal.

53. Nas comarcas onde não forem instituídas Varas do Trabalho, a jurisdição do trabalho será exercida pelo

a) Tribunal Regional do Trabalho da respectiva região, conforme determinação do Tribunal Superior do Trabalho.

b) juiz de direito da comarca, na forma da lei. c) Tribunal Regional Federal da respectiva jurisdição, na forma da lei.

d) Tribunal de Justiça do Estado, na forma da lei.

(13)

e) Tribunal de Alçada do Estado, na forma estabelecida na Constituição.

54. Terminada a instrução do feito, a última tentativa conciliatória do julgador deve ocorrer

a) ao término do interrogatório das partes. b) antes das razões finais.

c) depois das razões finais.

d) logo após a oitiva da última testemunha apresentada.

e) durante o tempo assegurado às partes para as razões finais.

55. Se, em uma reclamação trabalhista, antes de encerrada a instrução, a reclamada solicitar, por meio de seu procurador ou preposto, a reinquirição do reclamante, o juiz a) deverá atender o requerimento, sob pena de ofensa ao direito à ampla defesa.

b) poderá deferir essa pretensão, caso a entenda pertinente.

c) não poderá deferir o requerimento.

d) só poderá deferir o requerimento após ouvir novamente as testemunhas.

e) só poderá atender o requerimento mediante julgamento de recurso, a ser aviado.

56. A citação do reclamado para comparecer à audiência e apresentar contestação é feita a) pelo Correio, com pelo menos 48 horas de antecedência.

b) pelo Correio, com pelo menos 5 dias de antecedência.

c) pelo Correio, com pelo menos 15 dias de antecedência.

d) pelo Diário Oficial ou jornal local de grande circulação.

e) exclusivamente por Oficial de Justiça.

57. Amauri é advogado em um processo eletrônico em trâmite na Justiça do Trabalho. Em razão de diversos compromissos,

somente pôde enviar a petição eletrônica de um recurso às 23:00 horas do último dia do prazo legal.

Considerando que o expediente no fórum trabalhista se encerra às 17:00 horas, é correto afirmar, à luz da legislação de regência, que:

a) é intempestivo o recurso, porque apresentado após o horário final de expediente forense;

b) para que o recurso seja considerado tempestivo, Amauri deverá comprovar documentalmente a impossibilidade do envio da peça no horário normal de expediente;

c) a petição eletrônica será considerada tempestiva, já que transmitida até as 24 horas do último dia do prazo;

d) se nos processos físicos o recurso deveria ser apresentado junto ao protocolo, no horário forense, o recurso deve aplicar-se aos autos eletrônicos, estando a peça irregular;

e) desde que protocolizada até as 23:30 horas do último dia de prazo, a petição é considerada tempestiva, como foi a hipótese.

58. Assinale a opção correta a respeito das provas no processo do trabalho.

a) No processo do trabalho, o ônus da prova será sempre do reclamado, em razão do princípio da proteção ao hipossuficiente.

b) Na hipótese de haver prova pericial, cada parte deverá apresentar seu assistente, sob pena de confissão.

c) No procedimento ordinário, a parte pode indicar até duas testemunhas.

d) No rito sumário, a parte pode indicar até cinco testemunhas.

e) Se a testemunha for um servidor público civil, e tiver de depor em hora do serviço, seu comparecimento terá de ser requisitado ao chefe da respectiva repartição.

(14)

59. Salomão e David são irmãos e pretendem arrematar um imóvel no leilão judicial de bens penhorados em reclamações trabalhistas para moradia de sua mãe. Em determinado leilão judicial, Salomão conseguiu arrematar uma casa pelo valor de R$ 100.000,00. Neste caso, Salomão deverá garantir o seu lance com um sinal correspondente a

a) R$ 10.000,00 e efetuar o pagamento do restante em 48 horas da arrematação.

b) R$ 10.000,00 e efetuar o pagamento do restante em 24 horas da arrematação.

c) R$ 20.000,00 e efetuar o pagamento do restante em 48 horas da arrematação.

d) R$ 20.000,00 e efetuar o pagamento do restante em 24 horas da arrematação.

e) R$ 15.000,00 e efetuar o pagamento do restante em 24 horas da arrematação.

60. Na Justiça do Trabalho, os Embargos de Declaração são cabíveis no prazo de

a) três dias, havendo omissão, contradição ou obscuridade no julgado.

b) cinco dias, havendo omissão, contradição ou obscuridade no julgado.

c) 48 horas em atenção ao princípio da celeridade processual.

d) oito dias, havendo omissão, contradição ou obscuridade no julgado.

e) 24 horas em atenção ao princípio da

(15)

Proposta de Redação

“OS DESAFIOS DA INCLUSÃO DE PESSOAS COM AUTISMO NO BRASIL” O dia 2 de abril foi instituído pela ONU em 2008 como o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. O autismo é uma síndrome que afeta vários aspectos da comunicação, além de influenciar também no comportamento do indivíduo. […]

Apesar de o autismo ter um número relativamente grande de incidência, foi apenas em 1993 que a síndrome foi adicionada à Classificação Internacional de Doenças da Organização Mundial da Saúde. A demora na inclusão do autismo neste ranking é reflexo do pouco que se sabe sobre a questão. Ainda nos dias de hoje, o diagnóstico é impreciso, e nem mesmo um exame genético é capaz de afirmar com precisão a incidência da síndrome.

Com base na afirmação e na ilustração acima, construa um texto dissertativo-argumentativo, posicionando-se quanto o assunto expresso na notícia.

OBSERVAÇÕES:

1. Seu texto deve ter, obrigatoriamente, de 20 (vinte) a 30 (trinta) linhas. 2. Aborde o tema sem se restringir a casos particulares ou específicos a uma determinada pessoa.

3. Formule uma opinião sobre o assunto e apresente argumentos que defendam seu ponto de vista.

4. Não se esqueça de atribuir um título ao texto.

5. A redação será considerada inválida (grau zero) nos seguintes casos:

a) não atender ao Tema do Estudo de Caso proposto e ao conteúdo avaliado;

b) manuscrever em letra ilegível ou grafar por outro meio que não o determinado neste Edital;

c) apresentar acentuada desestruturação na organização textual ou atentar contra o pudor;

d) redigir seu texto a lápis, ou à tinta em cor diferente de azul ou preta;

e) não apresentar a questão redigida na Folha da Versão Definitiva ou entregá-la em branco;

f) apresentar identificação, em local indevido, de qualquer natureza (nome parcial, nome completo, outro nome qualquer, número(s), letra(s), sinais, desenhos ou códigos).

(16)

Folha – Redação

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30

SimuladosBR

(17)

Gabarito I

01

D

16

C

31

A

46

A

02

A

17

E

32

E

47

E

03

B

18

E

33

B

48

D

04

A

19

D

34

C

49

B

05

D

20

E

35

D

50

C

06

C

21

B

36

B

51

D

07

B

22

E

37

A

52

E

08

D

23

D

38

A

53

B

09

C

24

E

39

D

54

C

10

D

25

C

40

A

55

B

11

E

26

D

41

D

56

B

12

C

27

C

42

D

57

C

13

B

28

B

43

D

58

E

14

C

29

B

44

C

59

D

15

A

30

C

45

D

60

B

SimuladosBR

Referências

Documentos relacionados

Considerando que os itens avaliados como Ótimos se concentraram nas dimensões Processo e Resultado, pode-se afirmar que, de acordo com a opinião dos profissionais

Isto, porém, é desaforo e eu por minha parte e pela minha provincia desde já reclamo contra tão cruel injustiça.. Se o tempo me permittisse havia de lêr aos

SimuladosBR.. três quintos dos votos dos respectivos membros, serão equivalentes às emendas constitucionais. De acordo com o texto constitucional, no que se refere a servidor

Em: “Ambos são métodos contraceptivos de longo prazo sua ação dura de três a dez anos e reversíveis basta retirá-los para que a fertilidade volte ao normal”, os parênteses,

prioridade para as mulheres depois dos 40 anos (50 milhões). prioridade para as mulheres depois dos 40 anos

Da mesma maneira que as normas mundiais de telefonia permitiram aos sistemas de telecomunicações cruzar fronteiras e tornar-se acessíveis globalmente, a coordenação harmonizada

Lâminas produzidas com aço temperado SAE 1070, dentes travados, 7 dentes por polegada com protetor plástico. Cabo de madeira fixado com

ele era ao mesmo tempo o meu cão, o meu livro, a minha amiga íntima, o inseparável companheiro dos meus longos passeios solitários pela planície" (ESPANCA, 1987, p.