• Nenhum resultado encontrado

Drogas a menos. Um novo (velho) parque. Presa maior quadrilha de traficantes do Guará. Um maduro conto de fadas NETINHA & ALCINO. jornaldoguara.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Drogas a menos. Um novo (velho) parque. Presa maior quadrilha de traficantes do Guará. Um maduro conto de fadas NETINHA & ALCINO. jornaldoguara."

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

jornaldoguara.com

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA 20 a 26 de março de 2021

ANO 38 - EDIÇÃO 1029

Um novo (velho) parque

Criado em 2006 mas abandonado desde então, o Bosque dos Eucaliptos, entre as QEs 38, 42, 44 e 52 à 54 (Expansão do Guará) começa a ser revitalizado pelo governo. O início é a limpeza da área entre a QE 38 e as quadras novas, depois virão o cercamento e equipamentos de lazer.

Páginas 4 e 5

Um maduro

conto de fadas

Aos 48 anos, depois de dois casamentos desfeitos e ralar muito em um quiosque de costura na QE 42 durante 17 anos, e de passar por muitos perrengues, Giovanete Fontes encontrou em Alcino Lima o porto seguro e muito amor. E ainda virou celebridade, com direito a milhares de seguidores no Instragran e reportagens em revistas de fofoca. Porque ela é simplesmente a madrasta do cantor Gusttavo Lima (Página 9).

NETINHA & ALCINO

Drogas a menos

A polícia desmanchou uma das duas maiores quadrilhas de venda de drogas na cidade, ao prender nove de seus integrantes, incluindo o chefe da organização que se disfarçava de dono de um lavajato no Setor de Oficinas (Área Especial 2A)

Presa maior quadrilha

de traficantes do Guará

(2)

2O A 26 DE MARÇO DE 2021 JORNAL DO GUARÁ

2

&

POUCAS BOAS

ALCIR DE SOUZA

ISSN 2357-8823

Editor: Alcir Alves de Souza (DRT 767/80) Reportagem: Rafael Souza (DRT 10260/13) Endereço: SM IAPI ch. 27 lotes 8 e 9

71070-300 • Guará • DF

O Jornal do Guará é distribuído gratuitamente por todas as bancas de jornais do Guará; em todos os

estabelecimentos comerciais, clubes de serviço, associações, entidades; nas agências bancárias, na Administração Regional; nos consultórios médicos e odontológicos e portarias dos edifícios comerciais do Guará. E, ainda, através de mala direta a líderes comunitários, empresários, autoridades que moram no Guará ou que interessam à cidade; empresas do SIA, Sof Sul e ParkShopping; GDF, Câmara Legislativa, bancada do DF no Congresso Nacional e agências de publicidade.

Circulação

contato@jornaldoguara.com

JORNAL DO GUARÁ

JORNAL DO GUARÁ

jornaldoguara.com /jornaldoguara 61 33814181 @jornaldoguara

Buracos a gosto

A diversão do momento nos grupos de WhatsApp é publicar fotos de buracos no asfalto da cidade. É um verdadeiro festival de quantidade e tamanhos diferentes.

Embora a culpa desse verdadeiro queijo suíço em que a cidade se transformou recaia sobre o governo, principalmente sobre a Administração Regional, o principal motivo são as fortes e intermitentes chuvas que tem caído nos últimos dias no DF. Além de aumentar os buracos, as chuvas não permitem a recuperação do asfalto, porque o serviço de tapa-buraco não pode ser feito enquanto estiver água dentro.

Mas, justiça seja feita, as equipes do governo têm trabalhado todos os dias nas ruas.

Bombou reportagem

sobre Padre Aleixo

Assim como aconteceu com o pediatra João Batista no ano passado, a reportagem sobre o retorno do padre Aleixo Susin para o Rio Grande do Sul e sua consequente saída da paróquia São Paulo Apóstolo, onde serviu por 48 anos, teve mais de 8 mil acessos e mais de 400 comentários no site do Jornal do Guará.

Para quem não leu, padre Aleixo, com 97 anos, e sofrendo de Alzheimer há dois anos, foi levado para uma clínica de idosos em Caxias do Sul, onde nasceu.

A repercussão da reportagem mostra o quanto ele era querido na paróquia e no Guará.

Vacina acima de 72 anos

Começou nesta quinta-feira, 17 de março, a vacinação para quem tem 72 anos ou mais. Embora as filas tenham sido grandes no primeiro dia, a Secretaria de Saúde lembra que não há necessidade de corrida aos postos de vacinação, porque não vai faltar vacinas para nenhuma faixa etária.

No Guará, são quatro postos de vacinação: UBS 1 (QI 6), UBS 2 (QE 23, via contorno do Guará II), UBS 3 (QE 38) e UBS 4 (Quadra Lúcio Costa).

Administradora se recupera

da Covid

A administradora regional do Guará, Luciane Quintana, já retornou ao trabalho depois de se recuperar da Covid-19.

Escolas públicas recebem

R$ 560 mil

A Secretaria de Educação liberou nesta quinta-feira, 17 de março, R$ 560 mil para a Regional de Ensino do Guará distribuir entre as escolas públicas da cidade. São recursos provenientes de emendas parlamentares do deputado distrital Rodrigo Delmasso

(Republicanos) ao Programa de Descentralização Administrativa e Financeira (PDAF), para que as escolas possam realizar pequenas obras e reformas, sem burocracia.

Mais covas

O Ministério da Saúde

recomendou a todas as secretarias de saúde dos estados um esforço no sentido de providenciar o aumento de abertura de mais covas nos cemitérios.

A recomendação macabra dá a entender que o governo prevê um aumento considerável de mortes por Covid nos próximos dias.

Por via das dúvidas, fiquemos em casa.

Morte de policiais

por Covid

Segundo o Comando da Polícia Militar do DF, 16 policiais da ativa morreram por Covid-19 e 1.675 já se infectaram. Somente esta semana foram três policiais mortos pela doença. Não estão contabilizados aí as mortes dos policiais da reserva remunerada.

Covid tá chegando

aos jovens

Números divulgados esta semana pela Secretaria de Saúde sobre a contaminação no DF mostram que houve um aumento de 2.800% de registros de jovens com até 24 anos internados por Covid. Até esta quinta-feira, 17 de março, 31 jovens ocupavam UTIs nas redes pública e particular. E também houve aumento de mortes de pessoas com até 29 anos, passando de 0,9% em 2020 para 1,4% do total de óbitos no DF.

Essa estatística tem duas explicações: enquanto os jovens continuam se relaxando em relação ao isolamento, acreditando que são imunes ao vírus, a vacinação começa a surtir efeito na faixa já vacinada. Ou seja, enquanto a proporção de mortes e contaminação dos idosos cai, a de jovens cresce.

(3)

20 A 26 DE MARÇO DE 2021

JORNAL DO GUARÁ

3

Exonerado, gerente

do UBS 2 é renomeado

Pressão popular manifestada em dois abaixo-assinados

e protestos no centro de saúde fizeram o governo retroceder na troca do comando

O

anúncio da troca da

gerência da Unidade Básica de Saúde 2, ao lado da via contorno e da QE 17 do Guará II, provo-cou uma série de protestos por parte de usuários e li-deranças comunitárias con-tra a exoneração do gerente Paulo César de Azevedo, no cargo há dez anos.

Um abaixo-assinado por usuários do posto com mais de 1 mil assinaturas e outro dos servidores da unida-de reforçaram os protestos ecoados nas redes sociais desde a segunda-feira, 15 de março, quando o Diário Oficial do DF publicou a exoneração de Paulo César. Nos grupos de WhatsApp da cidade líderes comuni-tários protestaram contra a mudança e alguns insinua-ram que a medida teria sido solicitada pelo deputado distrital Rodrigo Delmasso para colocar um aliado no

cargo, mas o deputado nega interferência na tentativa de troca. “Eu não sabia o que estava acontecendo e nem fui consultado sobre a saída dele e nem sobre a nomea-ção da substituta”, afirma Delmasso.

SEM INGERÊNCIA

EXTERNA

De acordo com a superin-tendente da Região Centro-Sul da Secretaria de Saúde, Flávia Costa, a decisão de substituir Paulo César foi o resultado de uma ava-liação interna na Regional de Saúde do Guará, consi-derando que ele estava no cargo há mais de dez anos. “Tudo foi feito com trans-parência, inclusive com o conhecimento dele, e não teve qualquer ingerência ex-terna ou política”, garante a superintendente.

A exoneração e a nomea-ção da substituta de Paulo

César chegaram a ser publi-cadas no Diário Oficial do DF de segunda-feira, 15 de março, mas, no mesmo dia, a diretora da Região Centro-Sul assinou a renomeação do diretor. “Resolvemos atender às manifestações dos moradores, que são os usuários da UBS na ponta. Se eles estão satisfeitos, vamos deixar como está”, completa.

Além de dois abaixo-assinados com mais de 1 mil assinaturas, usuários protestaram na frente da UBS, contra a exoneração de Paulo César (ao lado)

(4)

2O A 26 DE MARÇO DE 2021 JORNAL DO GUARÁ

4

Começa revitalização do

Operação conjunta do governo limpa parte da área, que servia de depósito de entulho e

curral. Depois, virão o cercamento, uma ciclovia e outros equipamentos

U

m dos três parques do

Guará – os outros são o Ezechias Heringer e o Parque Denner (no Polo de Moda) – o Bosque dos Eucaliptos (entre as QEs 38, 42, 44 e as novas quadras 48 a 58) começa a ser revitaliza-do, depois de receber cerca de 400 mudas de plantas do cerrado em dezembro do ano passado, através do projeto Tempo de Plantar, mantido por voluntários. Uma força tarefa do governo envolvendo vários órgãos está limpando a área que era usada como de-pósito de entulho e curral por

parte de carroceiros e estava toda tomado por mato.

Criado em 2006 no Governo Maria de Lourdes Abadia (que completou o Governo Roriz), o parque de 281 mil metros quadrados, equivalente a 38 campos de futebol, está praticamente abandonado, principalmen-te a parprincipalmen-te entre as antigas lagoas de oxidação e QE 38 e as novas quadras 52 a 54, e utilizada por carroceiros como descarte de entulho. A outra parte, entre as QEs 42, 44 e 56 a 58, teve nascente e vegetação nativa preservadas

e recebeu nos últimos anos cerca de 1 mil mudas de plan-tas do cerrado, mas o cerca-mento teve todo o alambrado furtado.

Com a ocupação das qua-dras novas, para onde estão chegando cerca de 6 mil no-vos moradores em 805 lotes de cooperativas e outros 900 vendidos pela Terracap, o governo resolveu investir na revitalização do parque para ser transformado numa nova área de lazer. Por outro lado, a iniciativa resolve outra de-manda dos moradores das quadras mais antigas – QEs 38, 42 e 44 – que reivindica-vam a ocupação e limpeza da área, por ela ter se transfor-mado em foco de mosquito transmissor da Dengue e de esconderijo de marginais e consumidores de drogas.

QUASE 1 MIL TONELADAS

DE ENTULHO

Nessa primeira etapa, a da limpeza, em apenas cinco dias foram retiradas cerca de 400 toneladas de entulho e a previsão é que ainda existam cerca 500 toneladas a serem

retiradas até a próxima se-mana. Com o terreno limpo, a Administração Regional do Guará, que passou a admi-nistrar o parque a partir do ano passado, pretende iniciar a revitalização. “A partir de agora, vamos buscar recur-sos e parcerias para implan-tar equipamentos de lazer e promover o reflorestamento”, afirma a chefe de Gabinete da Administração Regional do Guará, Vanessa Gama. O deputado Rodrigo Delmasso está intermediando com o Instituto Brasília Ambiental (Ibram) o aproveitamento de parte da cerca que será retirada do parque Ezechias

Heringer, que receberá uma nova cerca para a nova poli-gonal), para cercar o Bosque dos Eucaliptos. "Com o fe-chamento, vai ficar mais fá-cil buscar novos investimen-tos para o parque”, afirma o deputado.

Coordenador da operação limpeza, o assessor especial da Secretaria de Governo, Jânio Pinto Ribeiro, mora-dor do Guará, informa que já conseguiu com a Novacap 150 caminhões de terra para cobrir e nivelar o terreno que está sendo limpo.

Para evitar que a área volte a ser ocupada por carroceiros e invasores, a Administração

BOSQUE DOS EUCALIPTOS

A ex-administradora do Guará, Vânia Gurgel, coordenadora da equipe do

DF Presente no mutirão

A chefe de Gabinete da Administração do Guará, Vanessa Gama, garante a

continuação do projeto

A retirada do mato acaba também com as invasões dentro da área

(5)

20 A 26 DE MARÇO DE 2021

JORNAL DO GUARÁ

5

do Guará pretende cercar toda a área com alambrado e construir ciclovia e pista de caminhada para que a co-munidade ocupe o parque e passe a ajudar a preservá-lo. Como a região está receben-do uma grande quantidade de construções nas qua-dras novas, a Administração Regional solicitou ao SLU a

construção de um papa-entu-lho, semelhante ao existente no Cave, para o recebimento de restos de obras.

"Essa era uma demanda antiga da comunidade. Além de foco de mosquito trans-missor da Dengue, essa área era habitat de animais pe-çoientos e esconderijo de la-drões e consumidores de

dro-gas”, comemora o presidente do Conselho Comunitário do Guará-Sul (QEs 38, 42, 44 e 46), Carlos Roberto Gomes.

MORADORES COMEMORAM

"O governador Ibaneis de-terminou que a gente cuidas-se da cidade e cuidascuidas-se das pessoas. Essa demanda che-gou pelo deputado Delmasso à Secretaria de Governo e imediatamente ajustamos com a nossa equipe que está aqui. Seguiremos o cronogra-ma de limpar, cercar o local e trazer equipamentos públi-cos para a implantação de um novo parque para o Guará que precisa de áreas verdes e de convivência", explica o secretário de Governo, José Humberto Pires, que visitou a área nesta terça-feira, 16 de março.

“Adquiri recentemente um lote da Terracap na QE

52 e estava muito preocu-pado com o abandono dessa área e com os riscos que ela poderia provocar aos mora-dores próximos. Pensei até em desistir de morar lá, mas agora me animei novamente com a notícia da limpeza e a revitalização do parque”, diz Antonio Sérgio Campelo, que pretende começar a constru-ção da nova casa assim que a operação concluir a

lim-peza da área do Bosque dos Eucaliptos.

A operação conjun-ta conconjun-ta com o apoio da Administração Regional do Guará, Polo Central-2 do pro-grama DF Presente, coorde-nado pela ex-administrado-ra Vânia Gurgel, Secretaria de Governo, Serviço de Limpeza Urbana (SLU), Secretaria de Agricultura e Polícia Militar.

Carlos Roberto Gomes

comemora a iniciativa operação limpeza do parqueJânio Ribeiro coordena a A parte preservada do parque vem recebendo plantio por

(6)

2O A 26 DE MARÇO DE 2021 JORNAL DO GUARÁ

6

Nova Fiat

Strada

Faça o

Test Drive

Venha

conhecer a

SIA TRECHO 3

3362.6230

CIDADE DO AUTOMÓVEL

3363.9099

NOROESTE/SAAN

3213.7800

(7)

20 A 26 DE MARÇO DE 2021

JORNAL DO GUARÁ

7

Audiência pública vai debater

AVENIDA DAS CIDADES

Orçado em R$ 2,9 bilhões, projeto vai gerar até 10 mil empregos;

encontro sobre o tema será transmitido ao vivo no canal da Semob no YouTube

O

s interessados em

con-tribuir para o aprimo-ramento do projeto de construção da Avenida das Cidades terão oportunidade de conhecer e debater o em-preendimento em audiência pública. O encontro será rea-lizado nesta segunda-feira (22), às 10h, no auditório do DER, com previsão de duas horas de duração. Além da re-união presencial, a audiência será transmitida em tempo real pela internet, com rece-bimento de contribuições por WhatsApp durante o debate.

De acordo com o projeto, a Avenida das Cidades terá 26 quilômetros de extensão. Será uma nova via de ligação entre o Plano Piloto e as re-giões administrativas (RAs) do Guará, Arniqueira, Águas Claras, Park Way, Samambaia e Taguatinga. Em consulta pública desde 19 de feverei-ro, quando a Semob passou a receber contribuições da so-ciedade, o empreendimento, mesmo depois da audiência pública, prossegue na mesma

condição até o dia 31 deste mês.

O complexo urbanístico vai contribuir para a criação de novos centros de negócios, lazer e habitação na região. Com um custo estimado em R$ 2,9 bilhões e capacidade para gerar 100 mil empre-gos, a obra será executada por meio de Parceria Público-Privada (PPP).

O projeto da Avenida das Cidades (antiga Via Transbrasília) vai melhorar a infraestrutura de trans-porte e mobilidade urbana, ampliando a oferta de servi-ços públicos ao longo da via. Além da integração e conexão com o sistema viário existen-te, a obra contemplará gran-des áreas vergran-des, ciclovias, pontes e viadutos.

Além disso, há previsão de construção de empreendi-mentos imobiliários ao longo da via. A expectativa é que a região vivencie o desenvol-vimento socioeconômico sustentável, com a melho-ria da qualidade de vida dos

cidadãos.

COMO PARTICIPAR

Desde 19 de fevereiro, a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) está recebendo as contribuições para o aprimoramento dos estudos de modelagem téc-nica, econômico-financeira e jurídica, bem como das mi-nutas de edital e contrato da obra. Os interessados podem continuar enviando suges-tões até o dia 31 deste mês.

Na audiência pública, que será presencial, a Semob apresentará o projeto e

ou-virá as sugestões dos partici-pantes que se inscreverem no local ou enviarem mensagens via WhatsApp. A participação do público se dará de acordo com o protocolo de combate ao coronavírus, com uso obri-gatório de máscaras de pro-teção facial, distanciamento seguro entre os assentos e aferição de temperatura.

A entrada na sessão, que terá 16 vagas, será por or-dem de chegada. O endereço eletrônico de transmissão da audiência para a interação popular será divulgado no dia do evento, na página da Semob.

Audiência pública: Avenida das Cidades

•Dia 22 (segunda), às 10h, no auditório do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER): Edifício Sede do DER-DF, SAM – Bloco C – Setor Complementares, Brasília-DF.

•Vagas: 16 assentos reservados para quem for acompanhar presencialmente (o acesso será por ordem de chegada). •Transmissão: canal da Semob no YouTube. •Participação on-line: WhatsApp (61) 99233-2726, mediante identificação. •Contribuições por escrito: consulta. avenidadascidades@ semob.df.gov.br. Avenida das Cidades vai mudar o centro do Guará

(8)

2O A 26 DE MARÇO DE 2021 JORNAL DO GUARÁ

8

Em defesa do lockdown

Força-tarefa formada por vários órgãos fiscaliz estabelecimentos

em todas as cidades nos nove primeiros dias da Operação Toque de Recolher

M

ais de cem mil

es-tabelecimentos co-merciais foram vis-toriados desde o início, no dia 8 deste mês, da força--tarefa criada para fiscalizar a suspensão de atividades comerciais – exceto aquelas consideradas essenciais – e a circulação de pessoas entre 22h e 5h. A ação é coordenada pela Secretaria de Segurança Pública (SSP/DF) e reúne as forças de segurança – polí-cias Militar e Civil, Detran-DF e Corpo de Bombeiros –, além da Vigilância Sanitária, Brasília Ambiental, Procon e as das secretarias DF Legal, de Mobilidade (Semob), de Agricultura (Seagri) e de Economia (Seec).

Os locais de autuação são

definidos diariamente a par-tir de estratégias que levam em consideração a situação diária e locais com maior aglomeração, sob a coorde-nação da DF Legal. Com a PMDF, a secretaria realizou 103.752 vistorias a comér-cios em todas as regiões ad-ministrativas em nove dias. Do total, 3.620 foram abor-dados, 94 multados e 213 interditados. Nesse período, 1.662 ambulantes foram reti-rados de vias públicas. Foram 5.059 vistorias a quiosques, tendo sido 225 abordagens. Cinco pessoas foram multa-das por falta de máscara e cinco por descumprimento do toque de recolher.

“As frentes de trabalho têm se reunido

diariamen-te, num esforço concentrado para a fiscalização de todas as medidas, inclusive dos decretos anteriores, como a utilização de máscaras. Além das 16 frentes de trabalho compostas pela PMDF e DF Legal, todos os integran-tes têm desenvolvido ativi-dades com planejamentos próprios, em suas áreas de atuação, para monitorar se as medidas estão sendo cum-pridas”, explica o secretário de Segurança Pública, dele-gado Anderson Torres.

Somente nessa terça-fei-ra (16), a força-tarefa fez 18.131 vistorias a comércios. Do total, 691 foram aborda-dos, dez multas foram apli-cadas e 12 interdições foram feitas por descumprimento dos decretos de combate à covid-19. No mesmo dia, 595 quiosques foram vistoriados e 37 abordados. E 20 ambu-lantes foram retirados das vias públicas.

“Todo esse esforço servirá para salvar vidas e ajudar a diminuir a pressão sobre o sistema de saúde. Em contra-partida, estamos colocando em risco nossos servidores e famílias. Por isso, precisa-mos da colaboração da

po-pulação. Fiquem em casa. Esse momento é muito difí-cil, mas vai passar o quanto antes com a ajuda de todos”, ressalta o subsecretário de Atividades Econômicas da DF Legal, Francinaldo Oliveira.

FISCALIZAÇÃO

O Corpo de Bombeiros fez 16 operações de fiscali-zação e combate à covid-19, nessa terça-feira, em cum-primento ao Decreto nº 41.874. Dezenove viaturas e 90 militares participa-ram das ações, que ocorre-ram em Ceilândia Centro, São Sebastião, Asa Sul, Asa Norte, Samambaia, Lago Sul, Lago Norte, Águas Claras, Taguatinga, Santa Maria, região central de Brasília, Candangolândia, Riacho Fundo, Brazlândia e Recanto das Emas. Não foi neces-sário realizar nenhuma in-tervenção, ou seja, nenhum descumprimento às medi-das foi constatado.

Por meio das 31 dele-gacias de área localizadas nas regiões administrati-vas, agentes da Polícia Civil abordaram 429 pessoas e

85 veículos. A PMDF abor-dou 281 veículos nos pontos de bloqueio montados no Eixão Sul e Norte, Praça dos Três Poderes, Estrutural, Samambaia, Planaltina e Lago Sul. Também não foi registrado pelos militares nenhum desrespeito ao decreto.

MOTORISTAS FLAGRADOS

Agentes do Detran-DF abordaram 153 condutores que estavam circulando após as 22h. Foram realizados pontos de bloqueio e patru-lhamento com abordagens nas regiões do Sobradinho e Sobradinho I, Santa Maria, Paranoá e Itapoã, Guará I, Ceilândia, Águas Claras e Taguatinga.

Para o diretor de Poli- ciamento e Fiscalização de Trânsito, Lúcio Lahm, os fla-grantes de alcoolemia são sempre preocupantes, pois retratam que as pessoas es-tão não só descumprindo o Toque de Recolher, mas também desrespeitando o Código de Trânsito e colo-cando em risco a própria vida e a dos demais usuários da via.

Foram flagrados 11 condutores alcoolizados em plena terça-feira, dez somente no Guará, cinco inabilitados. E nove veículos em situação irregular foram removidos ao depósito

Nesta quinta-feira (18), o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) está atuando na orga-nização do trânsito nas proximidades de locais de vacinação contra a covid-19. Os agentes estão em todos os pon-tos onde a imunização está ocorrendo no sis-tema drive-thru.

Também há equi-pes da fiscalização de trânsito na QNN 13, em Ceilândia, onde ocorre a ação

itine-rante Sua Vida Vale Muito (SVVM), promo-vida pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus), e nas vias pró-ximas às UBS 1 Asa Sul, UBS 2 Asa Norte, UBS 1 Guará e UBS 1 Taguatinga.

Durante o período da manhã, alguns lo-cais registraram gran-de movimento gran-de veí-culos, mas os agentes do Detran-DF conse-guiram orientar os con-dutores e organizar o trânsito.

Detran organiza o trânsito

em pontos de vacinação

(9)

20 A 26 DE MARÇO DE 2021

JORNAL DO GUARÁ

9

O

tráfico de drogas no Guará so-freu um duro golpe esta semana com a prisão de uma das duas principais quadrilhas de traficantes que agiam na cidade. Após três me-ses de investigações, policiais da 4ª Delegacia de Polícia conseguiram fla-grar e prender o grupo formado por nove pessoas (seis homens e três mu-lheres), entre 18 e 59 anos.

Durante o flagrante, a polícia loca-lizou com os traficantes porções de cocaína e crack prontas para serem comercializadas, R$ 5 mil em dinhei-ro, balança de precisão, embalagens para drogas e vários aparelhos celu-lares em quatro locais diferentes – BR 060, nas proximidades de Luziânia, Sof Sul, próximo ao ParkShopping, QE 40, ao lado da linha férrea, e numa in-vasão em Taguatinga Sul, próxima ao Hospital Ana Nery.

De acordo com o delegado titular da 4ª DP, Anderson Espíndola, a

qua-drilha é responsável pela distribuição de boa parte das drogas vendidas no Guará, principalmente no Setor de Oficinas (Área Especial 2A), QE 40 e Polo de Moda, e era liderada pelo pro-prietário de um lavajato no Setor de Oficinas - por força de lei, os nomes dos presos não podem ser divulgados antes da condenação pela Justiça.

VIOLENTA

O grupo é acusado também de sete homicídios, seis deles no Guará, sendo que três nos últimos três meses, con-tra membros da principal quadrilha rival, a do traficante conhecido como Mancha, que age no local conhecido como “Biqueira” no Parque Ezechias Heringer, nas proximidades da QE 9, e contra usuários que não conseguiram pagar dívidas adquiridas pela compra de droga. Eles são acusados também de extorsão a usuário de drogas e seus familiares.

Os presos foram encaminhados ao cárcere da Divisão de Custódia da Polícia Civil do DF e vão responder por tráfico de drogas, de 5 a 15 de prisão, e associação para o tráfico de drogas, 3 a 10 anos de prisão, de 12 a 30 anos por cada homicídio praticado, 4 a 10 anos por extorsão e de 1 a 6 meses por extorsão.

“Conseguimos tirar de circulação pelo menos 30% da droga comerciali-zada no Guará”, comemora o delegado Anderson Espíndola.

MAIOR QUADRILHA DO GUARÁ FORA DE CENA

Grupo é responsável

por cerca de 30% da

droga comercializada

na cidade e acusada

de ter praticado sete

assassinatos nos

últimos meses

Delegado Anderson Espíndola diz que a quadrilha era também muito violenta

O

isolamento social

duran-te a pandemia duran-tem au-mentado a presença de mais pessoas nos meios digitais e com ela circulado uma maior quantidade de informações bancárias, números de telefo-nes, de CPFs, prato cheio para os estelionatários. E, pela falta de experiência e informação sobre como se comportar na in-ternet, os idosos se tornam víti-mas mais fáceis. A 4ª Delegacia de Polícia do Guará tem regis-trado em média pelo menos um golpe contra moradores da ci-dade por dia, o que representa o dobro da média do ano pas-sado. As maiores vítimas são os idosos, que tem menos familia-ridade com a Internet e tendem a acreditar mais nas informa-ções que recebem.

De acordo com levantamen-to da Polícia Civil do Distrilevantamen-to Federal (PCDF), entre março e setembro deste ano, os crimes de estelionatos praticados pela internet aumentaram 198,95%. Já os de furto mediante frau-de subiram 310,97% em rela-ção ao mesmo período do ano passado.

A cada dia surgem novos golpes, mas alguns continuam sendo repetidos porque con-tinuam rendendo bons resul-tados aos estelionatários. No Guará, de acordo com registros da 4ª DP, o mais comum é do cartão de crédito clonado, em que uma suposta central de banco liga para o morador per-guntando se ele acabou de fazer uma compra numa cidade bem longe de onde mora. E num va-lor alto. Assustado, o morador

informa que não fez a compra e é aconselhado a cancelar o cartão imediatamente, mas para isso precisa tomar umas providências recomendadas pelo suposto banco. Uma des-sas providências é receber um servidor do banco ou um emis-sário com uma máquina para fazer o cancelamento. Em caso de resistência da vítima em di-gitar a senha, é recomendado a ele inutilizar o cartão com uma tesoura e entregá-lo ao funcio-nário do banco que irá buscá--lo no local indicado. De posse do cartão, mesmo cortado em pedaço, as quadrilhas fazem compra no comércio ou pela Internet. De posse da senha di-gitada na máquina levada pelo mensageiro, retiram todo o di-nheiro da conta.

DOBRARAM AS

OCORRÊNCIAS

Para o delegado-chefe da Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC), Giancarlos Zuliani, o aumento da presença on-line gera opor-tunidade para os que enganam internautas em sites falsos ou de outras maneiras. Ele lem-bra que o comportamento do usuário também pode colocá-lo em risco. “Comprar em um site novo ou desconhecido é perigo-so. Com os dados do cartão, nú-mero completo e vencimento, qualquer pessoa pode comprar qualquer coisa no seu nome. Outro erro frequente é repetir senhas em diversas contas. Aí, se vaza uma senha do e-mail, por exemplo, o criminoso pode acessar outros serviços”, alerta.

Golpes aumentam

durante pandemia

(10)
(11)

20 A 26 DE MARÇO DE 2021

JORNAL DO GUARÁ

11

PERSONAGEM DA CIDADE

PERSONAGEM DA CIDADE

SEM LUXO E MUITO FELIZ

Guaraense namorada do pai do cantor Gusttavo Lima tem vida simples, mas confortável

Netinha

A

vida de Giovanete Fontes, 48

anos, era igual às de milhares de mulheres que tem que se virar para sobreviver e passa por muitas difi-culdades. Separada, com quatro filhos – três adultos e um adolescente – Netinha, como é conhecida, ralava todos os dias no quiosque de costura que tinha há 17 anos na QE 44, em frente ao supermer-cado Melhor Atacadista. O sonho dela era ter a casa própria e, se possível, ao lado de um novo amor, até que um dia a sorte bateu à sua porta, numa des-sas histórias incríveis que a vida prega. Através de uma grande amiga, Netinha ficou sabendo que o pai de Gusttavo Lima estava procurando uma pessoa mais experiente para se relacionar. Seu Alcino Lima, 73 anos, era velho amigo da família dessa amiga que se oferecia como cupido do casal.

Feito o contato, os dois começaram a se falar através de telefone e WhatsApp, até que seu Alcino Lima convidou Netinha para visitá-lo em sua fazenda na cidade mineira de Presidente Olegário, a 20 quilômetros de Patos de Minas e a 400 de Brasília. Ela foi e ele não a deixou voltar e nunca mais se separaram. Por lá mesmo ela ficou. Com apenas três me-ses juntos, ele veio a Brasília e contratou uma festa para o aniversário dela, quan-do, publicamente, a pediu em namoro e entregou a ela um anel de compromisso.

SÓ POR AMOR

Da vida difícil que Geovanete tinha no Guará só ficou a lembrança, e bem distante. Ao lado do pai de um dos ar-tistas que mais faturam no país, ela ga-rante que encontrou a felicidade que sempre buscou. E jura que não foi pelo dinheiro e nem pela fama do enteado fa-moso e rico. Até porque seu Alcino faz questão de viver uma vida simples, sem luxo e ostentação, embora tenha uma condição financeira tranquila, por conta da ajuda do filho. “Foi mesmo por amor. Nos identificamos e nos damos muito bem. É um amor maduro e sólido, que fazemos questão de viver todos os dias”, garante.

Após assumir o relacionamento com seu Alcino, Netinha criou um perfil no Instagram onde compartilha o dia a dia do casal e já coleciona milhares de se-guidores. Lá, estão várias fotos que mos-tram o despojamento deles na fazenda

e na vida, sem qualquer indício de luxo. A madrasta de Gusttavo Lima também divulga cliques com Andressa Suita, mu-lher do cantor sertanejo.

Eventualmente aparecem ao lado do ônibus do cantor e compartilham regis-tros de passeios de lancha, mas a vida tranquila no interior é que agrada ao casal.

VISITAS AO GUARÁ

Mãe de quatro homens – Mauro Rodrigo, Lucas Maxuel, que moram em Brasília, e Márcio Rafael, que mora em Aracaju, filhos do primeiro casamento – Netinha tem a seu lado o filho caçula Marcelo, 16 anos, do segundo casamen-to, que ajuda o padrasto nos afazeres e na administração da fazenda. Além da visita aos filhos, Netinha e Alcino gostam de vir ao Guará para visitar os amigos, entre eles Sebastião Gerônimo e Teresa Dias. “Finalmente ela encontrou o amor e a paz que tanta procurava. Netinha sem-pre foi uma batalhadora e encontrou um ótimo companheiro, a quem tive o prazer de conhecer. Mesmo com o filho famoso, seu Alcino é muito simples e muito sim-pático”, conta Gerônimo. “Acompanhei por mais de 20 anos a vida dela, marcada por muita luta e sofrimento, para dar o mínimo de conforto aos filhos. Tem um coração enorme, a ponto de cuidar de um morador de rua, alcóolatra, que ela dava comida, banho e roupa. Enfim, ela me-rece tudo o que está vivendo agora”, diz, emocionada, a amiga Teresa Dias.

Por conta da fama do filho, seu Alcino, também tem seu Instagram, onde acu-mula 144 mil seguidores, e onde mostra sua vida simples no campo para seus admiradores. Além dos afazeres da fa-zenda, ele não dispensa os momentos de lazer e relaxamento, que incluem jo-gos de truco e reuniões com os amijo-gos de Presidente Olegário, sempre acom-panhadas da inseparável sanfona - dote que transmitiu ao filho -, acompanhado do irmão Manoel.

Mas essa vida simples mostrada na Internet tem levado internautas a acu-sar Gusttavo de não ajudar o pai. Mas seu Alcino jura que a vida simples é uma opção pessoal. “Pelo contrário, ele quer que eu tenha mais luxo e conforto, mas eu é que não quero. A verdadeira felici-dade está nas coisas simples da vida”, garante.

Desde que se conheceram, Netinha e Alcino não se desgrudaram mais

A pescaria é uma das atividades preferidas do casal... A vida simples é uma opção de seu Alcino, porque Gusttavo Lima não mede esforços para atender os desejos do pai e também cuidar da fazenda, euipada por Gusttavo Lima

(12)

2O A 26 DE MARÇO DE 2021 JORNAL DO GUARÁ

12

Com tantas difi culdades já enfrentadas durante a pandemia, o GDF quer facilitar para você. Por isso, prorrogou o prazo de adesão ao Refi s. Agora, pessoas físicas e empresas com dívidas junto ao GDF terão mais tempo para renegociar os débitos com descontos de até 95%, redução de juros e multas e até 120 meses para pagar. ICM, ICMS, ISS, IPTU, IPVA, ITBI, ITCD: tudo poderá ser pago com dinheiro vivo, precatórios ou, até mesmo, com a cessão de imóveis. Só no último bimestre de 2020, mais de R$ 2,6 bilhões em dívidas foram renegociados. O resultado disso foi o aumento da oferta de empregos e o impulsionamento da economia local. Participar do Refi s é bom para você e para toda a população. Pode acreditar.

Mais informações, acesse: www.receita.fazenda.df.gov.br ou ligue 156.

Agora, você tem até

31 de março

para fi car em dia.

PRAZO DE ADESÃO

(13)

20 A 26 DE MARÇO DE 2021

JORNAL DO GUARÁ

13

Residencial da PaulOOctavio

no centro do Guará mostra

apartamento mobiliado

O

Residencial Wildemir

Demartini, na QI 33, na via central e ao lado da QE 19, tem agora um apartamento decorado para que o cliente possa visuali-zar melhor os ambientes do empreendimento. Projeto do escritório Cybelle Barbosa e Arquitetos Associados, ele já pode ser visitado nas obras

do prédio.

Previsto para ser entre-gue ainda este ano, o edifí-cio tem projeto legal e exe-cutivo da Gomes Figueiredo Arquitetura. São imóveis de 3 quartos, com 1 suíte e 2 semi--suítes, com 114m² a 233m² e até 4 vagas de garagem. As unidades estão divididas em apartamentos tipo, garden e

coberturas lineares.

Na área comum de lazer, o comprador terá à disposi-ção piscinas, salão de festas, miniquadra poliesportiva, espaço gourmet, academia, churrasqueira, sala de games e brinquedoteca. O condomí-nio será composto por dois blocos, com 32 apartamen-tos, cada.

APARTAMENTO DECORADO

APARTAMENTO DECORADO

(14)

2O A 26 DE MARÇO DE 2021 JORNAL DO GUARÁ

14

JOEL ALVES

GUARÁ VIVO

CURTA AS RÁPIDAS

Orgulho do

nosso Rotary

Visitamos a Fisioterapia do Hospital do Guará esta semana e deparamos com um local todo equipado e com um cartaz que informava que o equipamento fisioterápico foi doado pelo Rotary Club. Tanto o Rotary Club Guará-Aguas Claras quanto o Rotary Club do Guará tratam com carinho o nosso Hospital. Esta é apenas uma das iniciativas com que o Rotary silenciosamente vem ajudando nossa Cidade. Vários projetos como auxilio às creches, apoio a Horta Comunitária do Guará, acompanhamento dos Asilos e muitos outros vem marcando a presença do Rotary no Guará.

HISTÓRIAS DO GUARÁ

Piquenique no parque

As famílias começavam a chegar de manhã e já estendiam suas toalhas quadriculadas nos espaços do Parque do Guará. Várias atividades eram preparadas para tornar-se um dia feliz no Parque. Palhaços, Tai chi chuan, Músicos, ambientalistas, aulas sobre o meio ambiente, fornecimento de mudas e um gostoso caldo de frango era fornecido gratuitamente. O Piquenique foi organizado pela comunidade em duas ocasiões e contou com a adesão entusiástica da nossa gente. Eram dias felizes no Guará.

- CALÇADA NO HOSPITAL – Esta semana o GDF está concluindo uma calçada muito reivindicada pela

comunidade que fica localizada bem em frente à entrada da Emergência do Hospital do Guará. Os idosos e os deficientes agradecem.

- O GUARA CARECE DE MAIS AÇÃO DAS LIDERANÇAS COMUNITÁRIAS – A cidade precisa se organizar até nas reivindicações e no acompanhamento das coisas da cidade. Esta semana vimos o movimento pela manutenção do Gerente do Posto de Saúde 2, que movimentou as redes sociais com utilização de faixas e movimentos que deixaram claro a vontade da Comunidade. Que venham outras.

(15)

20 A 26 DE MARÇO DE 2021

JORNAL DO GUARÁ

15

Deivid Rodrigues

lança seu

primeiro EP em streaming

Está no ar o EP ‘Do Meu Jeito’ de Deivid Rodrigues, com as músicas ‘Asas de Papel’, ‘Deixa

Acontecer’, ‘Simbóra’, ‘Morena’ e ‘Sinal’, nas principais plataformas de streaming de música

D

eivid Rodrigues

nas-ceu em 1981, em Taguatinga. Filho da manicure Bernadete e do pe-dreiro Raimundo Rodrigues, piauienses, nos encontros familiares da infância ouvia sempre música brasileira, com muito sertanejo e forró. O gosto e talento pra música fez com que, aos 12 anos, ga-nhasse um violão do seu pai.

Na adolescência conhe-ceu o pop-rock através de um professor de música, que o ajudou a se aperfeiçoar no violão. Ouvia muito Legião Urbana, banda que até hoje faz sucesso. Tais influências o levaram, aos 16 anos, a entrar em sua primeira banda, de pop e reggae. Depois entrou pra igreja e, por alguns anos, só tocou nesse ambiente.

Já adulto conheceu o forró eletrônico e entrou em sua se-gunda banda, tendo nela seu primeiro contato profissional com a música. Participou de muitos eventos, inclusive com suas músicas autorais. Aos 20 e poucos anos quis ir além e formou a banda ‘Sotaque de Raiz’, com o compositor Geovanne da Costa e outros músicos da região.

Com a ‘Sotaque de Raiz’ teve a canção ‘Minha Fé’ en-tre as primeiras colocadas, em dois festivais. Tocou no palco principal do ‘Maior São João do Cerrado’ e da ‘Fifa Fan Fest’. Daí, mais uma vez, alme-jou algo mais. Aconselhado por gente experiente no meio, Deivid Rodrigues deu sua própria cara e nome ao seu novo projeto musical.

REFERÊNCIAS MUSICAIS

Deivid Rodrigues conhece de Luiz Gonzaga a Mestrinho, passando pela banda de forró cearense Mastruz com Leite e por duplas sertanejas como Christian & Ralf, Chitãozinho & Xororó e Guilherme & Santiago. Do início da car-reira traz influências do pop rock do Skank, Kid Abelha e Cidade Negra, da lambada de Kaoma e Beto Barbosa, e outr@s.

Hoje Deivid se aproxi-ma de nomes como Mariana Aydar e Lucy Alves. “O esti-lo base é o forró pé-de-ser-ra, mas sem medo de flertar com outros ritmos latinos”, diz ele. Como bom candango, tem influências trazidas ao Planalto Central por artistas de todas as regiões do Brasil

e do mundo, que ele as junta às mais belas e puras raízes do forró.

É dessa mistura que sur-ge o primeiro EP de Deivid Rodrigues, ‘Do Meu Jeito’, pos-tado em no dia 5 de março, com cinco músicas autorais inéditas, duas delas feitas em

parceria com Geovanne da Costa. Sem perder a essência do ‘forró pé de serra’, trazem uma musicalidade nova, para conquistar também outros públicos. Assim que acabar a pandemia, o artista sai pelo Brasil levando sol e a música do cerrado.

(16)

QUALIDADE DE VIDA

3 Quartos

Mais espaço

para a família

Coberturas lineares 233 m2

Até 4 vagas na garagem Área externa com spa Apt0 garden 182 a 195 m2

3 vagas na garagem Terraço descoberto

3 Quartos apt0 tipo 114 m2

2 vagas de garagem Varanda gourmet

Entrega em nov. 2021 Lazer completo

Portaria com biometria Projeto de arquitetura:

Gomes e Figueiredo Arquitetura

GUARÁ II | QI 33

4° Of ício R13/102.12 7

V I S I T E N O S S A S C E N T R A I S D E V E N D A S

208/209 Norte

(Eixinho, ao lado do McDonald’s)

Águas Claras

(Av. Araucárias)

Noroeste

(CLNW 2/3)

Guará II

(QI 33 Lote 2)

C J 1 700 I N C O R P O R AÇÃO , C O N S T R U ÇÃO E V E N DA S

3326.2222

W W W . P A U L O O C T A V I O . C O M . B R

Referências

Documentos relacionados

Assim, cumpre referir que variáveis, como qualidade das reviews, confiança nos reviewers, facilidade de uso percebido das reviews, atitude em relação às reviews, utilidade

Quando conheci o museu, em 2003, momento em foi reaberto, ele já se encontrava em condições precárias quanto à conservação de documentos, administração e organização do acervo,

Principais fontes de financiamento disponíveis: Autofinanciamento: (corresponde aos fundos Principais fontes de financiamento disponíveis: Autofinanciamento: (corresponde aos

Atualmente os currículos em ensino de ciências sinalizam que os conteúdos difundidos em sala de aula devem proporcionar ao educando o desenvolvimento de competências e habilidades

Por outro lado, é necessário ressaltar que o comportamento dos custos (quer sejam Custos Fixos ou Custos Variáveis) pode apresentar alterações quando considerados os diversos

A par disso, analisa-se o papel da tecnologia dentro da escola, o potencial dos recursos tecnológicos como instrumento de trabalho articulado ao desenvolvimento do currículo, e

Os resultados deste estudo mostram que entre os grupos pesquisados de diferentes faixas etárias não há diferenças nos envoltórios lineares normalizados das três porções do

Podem treinar tropas (fornecidas pelo cliente) ou levá-las para combate. Geralmente, organizam-se de forma ad-hoc, que respondem a solicitações de Estados; 2)