• Nenhum resultado encontrado

Curso em Sistemas de Energia Solar Fotovoltaico

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Curso em Sistemas de Energia Solar Fotovoltaico"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Curso em Sistemas de Energia Solar Fotovoltaico I – Curso Ofertado

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – IFPA, em parceria com a Universidade Federal do Pará–UFPA, através do CEAMAZON, com a Faculdade Estácio de Belém e o Instituto da Infância e Juventude Joana Maria do município de Baião visando a capacitação de novos profissionais que estão entrando no mercado fotovoltaico, oferecerá o curso de Sistemas de Energia Solar Fotovoltaica, totalmente gratuito. Este curso é voltado para quem precisa atuar como Instalador Pleno de Sistemas Fotovoltaicos .

Este curso é formatado para turmas de 40 alunos e destinado às pessoas com interesse em se capacitar na instalação de geradores fotovoltaicos autônomos e conectados à rede. Este curso foi estruturado para que o aluno, durante as 40h de treinamento, adquira conhecimentos teóricos e práticos voltados à parte de instalação dos sistemas fotovoltaicos. A exigência é que os alunos já estejam cursando o ensino médio ou tenham concluído o ensino fundamental.

II- Instrutor

O curso será ministrado pelo Professor Airton Lobato Luz: Possui Graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Pará (1987) e Mestrado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1992). É Especialista Lato Sensu em Iluminação pela Faculdade Oswaldo Cruz , FOC, São Paulo-Brasil (2009). Atualmente está cursando Doutorado na área de Sistemas Elétricos de Potência na Universidade Federal do Pará, com conclusão prevista para dezembro de 2017. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Transmissão da Energia Elétrica, Distribuição da Energia Elétrica, atuando principalmente nos seguintes temas: Distribuição de Energia, Iluminação Pública, Geração de Energia Solar Fotovoltaica e como Professor do Curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Pará-UFPA e da Faculdade Estácio de Belém, onde lecionou as disciplinas, na Graduação: Distribuição de Energia, Transmissão de Energia, Instalações Elétricas e Estatística e na Pós-Graduação: Sistemas Elétricos de Potência, Transmissão de energia e Distribuição de Energia.

Em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais através do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Engenharia Biomédica já desenvolveu trabalhos voltados para a análise da Qualidade da Energia Elétrica dos Ambientes Médicos-Hospitalares. É professor do Instituto Federal do Pará-IFPA, em Belém do Pará, na área de Eletrotécnica.

III– OBJETIVOS DO CURSO: Geral

O curso tem por objetivo capacitar pessoas para a instalação e manutenção de geradores fotovoltaicos isolados e conectados à rede, a fim de atender a demanda técnica reprimida dessa área visando proporcionar emprego e renda para a comunidade em geral.

Específicos

 Capacitar o profissional de forma que ele reconheça e identifique as principais partes que compõe um sistema de geração de energia fotovoltaica;

(2)

 habilitar o professional a implantar um sistema de geração de energia fotovoltaica;  capacitar o profissional par operar um sistema de geração de energia fotovoltaica;  capacitar o profissional para dar manutenção em um sistema de geração de energia

fotovoltaica.

IV- DO PÚBLICO-ALVO

Jovens ou adultos, do sexo masculino ou feminino, e profissionais de áreas afins. V – DAS VAGAS OFERECIDAS

Serão ofertadas 160 vagas, sendo 120 destinadas ao IFPA Campus Belém e 40 vagas destinadas ao Instituto da Infância e Juventude Joana Maria do município de Baião.

VI – DAS INSCRIÇÕES

 Período e Local das inscrições:

As inscrições dar-se-ão através do preenchimento do formulário (anexo II) disponibilizado no endereço: http://belem.ifpa.edu.br/dex

 Confirmação das inscrições:

As inscrições serão efetivadas somente mediante entrega do formulário devidamente preenchido, com a justificativa para querer realizar o curso, assinado e entregue nos seguintes locais:

 Para os candidatos do Campus Belém: No Auditório do Campus IFPA Belém, localizado na Av. Almirante Barroso, 1155. Bairro: Marco. CEP: 66093. Esta entrega se dará no período das 08h00min até às 14h00min do dia 25 de novembro de 2017;

 No Município de Baião: No Instituto da Infância e Juventude Joana Maria Instituto do município de Baião. Esta entrega se dará no período das 08h00min até às 14h00min do dia 26 de novembro de 2017.

VII - DO PROCESSO SELETIVO

A seleção dos candidatos observará o preenchimento do formulário de inscrição e por meio da análise da justificativa do candidato em querer realizar o curso e entrevista no ato da entrega do formulário (anexo II).

(3)

VIII - DOS RESULTADOS DA SELEÇÃO DOIS CANDIDATOS

O resultado final será disponibilizado no endereço: http://belem.ifpa.edu.br/dex VIII - DO INVESTIMENTO:

O Curso será Gratuito.

IX – DO CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO DO CURSO

Todo o conteúdo programático do curso foi dividido em 10 semanas com duração de 4h, com um intervalor para coffebreak. (ver anexo I)

As aulas acontecerão uma vez na semana 18 horas às 22 horas (turma da noite), das 14 horas às 18 horas (turma da tarde) e das 8 horas às 12 horas (turma da manhã).

Para as turmas do Município de Baião, das 8 horas às 12 horas. Exceções existirão devido feriados.

X – Certificação do Curso

Para obtenção do Certificado de conclusão do curso o aluno deverá ter cumprido a carga horária de no mínimo de 90% (noventa por cento), além de ser aprovado em todas as avaliações com nota mínima de 5,0 (cinco) em uma escala de 0 (zero) a 10 (dez).

(4)

ANEXO I

Os módulos do curso: Plano do Curso

Atividades Semana

MÓDULO I – O Sol

1.1 Aproveitamento da Energia Solar 1.2 Conceitos básicos da radiação solar 1.3 Unidades de medidas

1.4 Variação diária do recurso solar

MÓDULO II- Conversão da Luz em Eletricidade 2.1 O Efeito Fotoelétrico

2.2 Efeito Fotovoltaico 2.3 Células Fotovoltaicas.

MÓDULO III- Módulos Fotovoltaicos 3.1 Características Técnicas

3.2 Eficiência entre Módulos 3.3 Dimensionamento.

MÓDULO IV Sistemas fotovoltaicos Isolados 4.1 Componentes do sistema

4.2 Gerador Fotovoltaico Cursos 4.3 Controlador de carga

4.4 Bateria

4.5 Inversor do Sistema Isolado 4.6 Tipos de Sistemas isolados 4.7. Iluminação pública e urbana 4.8 Sistemas para pequenas cargas

MÓDULO V Sistemas Fotovoltaico Conectados à Rede 5.1 Como funciona um sistema Conectado

5.2 Componentes do sistema Conectado

5.3 Sistema de Compensação tarifária (Net metering) 5.4 Conexão de Inversores

5.5 String Box – Componentes

(5)

MÓDULO VI Dimensionamento

6.1 Dimensionamento do Sistema Isolado

6.2 Dimensionamento do sistema Conectado à Rede Elétrica

MÓDULO VII Introdução a Segurança com Eletricidade e Medidas de Controle do Risco Elétrico

7.1 Choque elétrico 7.2 Arco elétrico

7.3 Campos elétricos e magnéticos Desenergização

7.4 Aterramento funcional de proteção e temporário 7.5 Equipotencialização

7.6 Seccionamento automático da alimentação

7.7 Dispositivos de corrente de fuga Barreiras e invólucros 7.8 Bloqueios e Impedimentos

7.9 Isolamento das partes Vivas 7.10 Colocação fora do alcance

MÓDULO VIII Normas Técnicas e de Segurança 8.1- NBR 5410/2002

8.2 NR 35 Trabalho em Altura

8.3 NR-33 Segurança e Saúde no Trabalho em Espaços Confinados NR 10 Segurança em Instalações e Serviços de Eletricidade

MÓDULO IX Estruturas e Ferramentas e Montagem de String Box 9.1 Tipos de estruturas para Instalação de sistemas Solar Fotovoltaico 9.2 Ferramentas Utilizadas para Instalação de sistemas Solar Fotovoltaico 9.3 Conexão dos componentes da String Box

9.4 Crimpagem de Conector Solar 9.5 Prática de montagem de String Box

MÓDULO X – Instalação prática de sistemas fotovoltaicos 10.1 Prática de Montagem de Módulos Fotovoltaicos em Telhado 10.2 Prática de Montagem de Sistema Autônomo de pequenas Cargas 10.3 Start-up em Inversor Conectado à Rede

(6)

Bibliografia Básica:

 Centro de Pesquisas de Energia Elétrica. Centro de

Referência para Energia Solar e Eólica Sérgio de Salvo Brito. Grupo de Trabalho de energia Solar. Manual de Engenharia Para Sistemas Fotovoltaicos. Rio de Janeiro: CRESESB, 1999. Disponível em:

htp://bit.ly/rggPRL.

 Filipe Alexandre de Sousa Pereira e Manuel Ângelo Sarmento Oliveira –“Curso Técnico Instalador de Energia Solar Fotovoltaica”, Editora Publindústria Produção de

Comunicação, Ltda;

 GREENPRO. Energia Fotovoltaica- Manual de Tecnologias, Projecto instalação. Disponível em: htp:// greenpro.de/po/fotovoltaico.pdf.2004.

 —. NBR-11877: Sistemas Fotovoltaicos. Rio de Janeiro,1991;  —. NBR-11704: Sistemas Fotovoltaicos – Classificação. Rio de

Janeiro,2008;

 —. NBR-10899: Energia Solar Fotovoltaica – Terminologia. Rio de Janeiro,2006;

 —. NBR-11876: Módulos Fotovoltaicos – Especificação. Rio de Janeiro,2010;

 —. NBR-14298: Sistemas Fotovoltaicos – Banco de Baterias – Dimensionamento. Rio de Janeiro,1999;

 RÜTHER, Ricardo et al. Atlas Brasileiro de Energia Solar.

São José dos Campos: INPE, 2017. Disponível em: htp://bit.ly/pPmCE3.  Josué Morais – “Sistemas Fotovoltaicos da Teoria à Prática” – Editora Publindústria,

Edições Técnicas.

Prof. Mestre Airton Lobato Luz

(7)

ANEXO II

FORMULARIO DE INCRIÇÃO (INSCRIÇÃO N°: __ A) DADOS PESSOAIS:

Nome completo:

Sexo: Estado Civil:

Nascimento:

Endereço: N°:

Bairro: CEP Cidade:

N°(s) de telefone(s) fixo(s): celulares(s): E-mail(s):

B) DOCUMENTOS ENTREGUES: ( ) Formulário de Inscrição;

( ) Cópia de Certificado e/ou declaração de escolaridade, C) JUSTIFICATIVA PARA QUERER REALIZAR O CURSO

(MODELO: Justificativa e objetivos para querer realizar o curso ) )

Eu, ...candidato(a) ao Curso Técnico em Sistemas de Energia Solar Fotovoltaica do Instituto Federal do Pará apresenta a seguir minhas intenções em relação ao Curso:

Explicitar em no máximo 15 linhas:

Atenciosamente,

Local e Data:

Referências

Documentos relacionados

Os resultados da análise sensorial e teste de intenção de compra demonstraram que a formulação B foi a de melhor aceitabilidade pelos julgadores, podendo o bagaço de uva ser

eventuais ônus decorrentes deste Acordo deverão ser de responsabilidade das partes

9.5 - Os empregados, homem e mulher que forem entre si casados, ou que tenham outro regime de convivência, que trabalhem em empresas diferentes, e que tiverem um único filho

O Cartão Resposta é o único documento válido para a correção das provas e o não preenchimento correto implica a anulação da questão. Não será fornecido,

Bilíngues fluentes, que usam habitualmente as duas línguas, nas quais são altamente proficientes, lidam regularmente com o controle de atenção, que é usado para

Nas categorias: 2.1 Fanfarra Simples Tradicional, 2.2 Fanfarra Simples Marcial, 2.3 Fanfarra com instrumento de um pisto, 3.1 Banda Marcial, 3.2 Banda Musical de Marcha, 3.3

Mas se é como você diz, teríamos perdidos dezesseis meses e vinte e dois dias de nossas

S8: Quando uma unidade de transporte está carregada com mais de 2 000 kg destas mercadorias, as paragens motivadas por necessidades de serviço não deverão, na medida do