• Nenhum resultado encontrado

Vanessa Cristina Gonçalves¹ Graduanda em Geografia pela Universidade Estadual da Paraíba Campus III

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Vanessa Cristina Gonçalves¹ Graduanda em Geografia pela Universidade Estadual da Paraíba Campus III"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

Vanessa Cristina Gonçalves¹ Graduanda em Geografia pela Universidade Estadual da Paraíba – Campus III Vanessa-3010@live.com Érica Gonçalves Pinto² Graduanda em Geografia pela Universidade Estadual da Paraíba – Campus III

erica_goncalveseg@hotmail.com KilviaKely Liberato da Costa³ Graduanda em Geografia pela Universidade Estadual da Paraíba – Campus III kikakil@hotmail.com Roney Jacinto Lima4 Graduando em Geografia pela Universidade Estadual da Paraíba – Campus III

roneylima8@gmail.com AS TRANSFORMAÇÕES E O CRESCIMENTO DA CIDADE DE

GUARABIRA-PB

1 - INTRODUÇÃO

[...] O espaçourbano é umreflexo tanto de ações que se realizam no presente como também daqueles que se realizaram no passado e que deixaram suas marcas impressas nas formas espaciais do presente [...] o espaço urbano é também mútavel, dispondo de uma mutabilidade que é complexa, com ritmos e naturezas difereciados (CORRÊA, 1995, P. 8).

É sobre essa perspectiva de impressões e transformações espaciais do passado com o presente que esse trabalho denominado: As transfomações e o crescimento da cidade de Gurabira-PB foi desenvolvido. Fruto do desejo de compreender o dinâmico processo de (re) construção ou transformação do espaço urbano da cidade guarabirense. Sendo assim, a pesquisa do referente estudo foi desenvolvida considerando o seu traçado urbano e os desenhos que a cidade ganhou e vem ganhando ao decorrer de sua história.

(2)

Dessa maneira, o referido trabalho tem como objetivos compreender as mudanças da (re) produção do espaço urbano; analisar como se deu o desenvolvimento e crescimento da cidade; discutir o papel da adaptação, em função da dinâmica de transformação da paisagem. Além, de procurar demonstrar como a cidade em sua totalidade se molda decorrente da paisagem e/ou influência populacional, que são considerados aspectos relevantes e, ao mesmo tempo principais para o aprofundamento desse estudo.

Para estudar tal evento urbano é preciso realizar um estudo mais aprofundado como coletar dados que nos sirvam de pontos de referência para intercalar as principais mudanças e os principais fatores responsáveis pelo processo de urbanização na cidade de Guarabira. Como este trabalho ainda esta em processo de conclusão, demonstraremos aqui os dados já coletados que serviram para base na construção deste trabalho, os levantamentos bibliográficos.

E importante destacar que para essa breve compreenssão dessa área urbana é necessário destacar sua função diante a espacialidade do local abordado (CARLOS 2005), vemos que Guarabira já desponta numa configuração espacial por ser denominada como microrregião, agregada a mais de 14 municípios ao seu redor aparece como micro-pólo econômico para cidades vizinhas, micro-pólo, por que serve como base de indústria e de um forte comércio, além de uma larga distribuição de serviços a considerar os municípios que dela usufruem.

2 - A FORMAÇÃO DE GUARABIRA

Começaremos fazendo uma pequena analise do surgimento da cidade de Guarabira-PB.A cidade situa-se no estado da Paraíba (imagem 1), cerca de 98° km de João Pessoa a capital do estado, e 100° km de Campina Grande, mantendo uma forte relação com essas duas cidades. Tendo como área territorial 165, 744 km².

(3)

Imagem 1: Localização da cidade de Guarabira no estado da Paraíba.

Fonte:http://www.memoriasdocordel.com.br/2013/02/cidades-do-cordel-2-guarabira.html

Fundada em 1694, Guarabira teve sua emancipação política no ano de 1887. Porém, antes de fundação havia a existência de povos indígenas tais como; os tupis-guaranis, os Tabajaras e os Potiguares.O território que hoje é compreendido como Guarabira, surgiu em consequência da ocupação da atual Serra da Raiz, antigamente conhecida como “Serra da Cupaoba”.

Entretanto, segundo Melo 1999 Guarabira foi origem da chamada sesmarias, que nada mais é do que uma divisão de terras para que nelas fossem produzidas, caso isso não ocorresse a terra era repassada para outro agricultor.

De acordo com o livro Itinerário histórico de Guarabira:

José Leal e Luiz Pinto dizem que a fundação de Guarabira vem do ano de 1694, em terras do engenho morgado, pertencente a Duarte Gomes da Silveira, que destarte tornou-se o seu fundador. Severino Baracuhy assevera ser José Gonçalves da Costa Beiriz o fundador de Guarabira não mencionado, contudo o ano de sua fundação. (p. 57)

O que se sabe sobre Beiriz, é que ele era natural de Portugal, saiu de lá depois de um grande terremoto, o qual causou grande estrago; trouxe consigo a Nossa Senhora da Luz, chegou à Paraíba e comprou do padre Ferreira a hoje conhecida como Guarabira, e a qual tem como padroeira a Nossa Senhora da Luz.(Mais o que trás a vinda dos religiosos à cidade nos dias de hoje, é o memorial do Frei Damião que se localiza na Serra da Jurema).

(4)

Porém não se sabe ao certo a veracidade desses fatos sobre surgimento da cidade, pois no livro são apresentadas as duas versões, no entanto não defende nenhuma, ou seja, não nos trás informações historicamente certas.

O transporte ferroviário chegou à cidade por volta do ano de 1884, trazendo uma grande inovação, e um progresso ao comercio local e de toda a região polarizada pelo município de Guarabira. A partir de então começou a surgir agencias de Correios, lojas comercias, cartórios, a igreja matriz da cidade, enfim todo esse desenvolvimento originou-se a partir da valorizada posição geográfica.

3 - A INFLUÊNCIA DO COMÉRCIO

As primeiras cidades da Paraíba foram formadas a partir dos fluxos demográficos que demandavam do Litoral em direção ao interior. Neste processo, inúmeros povoados foram se constituindo como pontos de parada, locais onde também se realizavam as trocas de mercadorias. Cidades como Sapé, Itabaiana, Guarabira, Campina Grande, Patos e Pombal são exemplos de conjuntos interligados por uma incipiente redecomercial que atendia a população local e aos viajantes que passavam por ali.

Para fazer uma analise das relações econômicas do município de Guarabira, estabelecemos três vias que favorecem este termo: seu comércio; serviços; e o potencial industrial do município, que se destaca no estado. O destaque que revela Guarabira diante as cidades circunvizinhas é tamanha que se torna um micro-pólo econômico para aquela região do interior da Paraíba.

Com o rápido crescimento da população e a ajuda do êxodo rural que toma grande impulso para a transformação da cidade, de forma que vem intensificar ainda mais o processo de desenvolvimento, exercendo assim, uma importante função comercial e de serviços, esta cidade acaba atraindo população de dezenas de cidades circunvizinhas, e também do interior da Paraíba que se dirigem diariamente para ela. Além disso, destaca-se também uma significativa atividade industrial, representadas pelas empresas de alimentos (Guaraves), têxteis (Ricol) e calçadistas (Alpargatas).

(5)

Neste contexto,essas indústrias a incentivos governamentais e com o propósito em se instalar em regiões que dispões de uma mão de obra barata e de baixa qualificação profissional. Sendo assim, vem ser complementado para o intensivo desenvolvimento não é apenas o engajamento no parâmetro local da cidade de Guarabira, mas também uma existente relação com o comércio exterior.

4 - O DESENVOLVIMENTO DE GUARABIRA

Ao abordamos as modificações da cidade, logo veremos que a cidade que hoje nos é apresentada tem uma estrutura totalmente diferencia dos primórdios, notaremos que atualmente existem mais recursos e até podemos dizer que a cidade é uma das mais desenvolvidas, pois no ano de 2011 a cidade ficou em terceiro lugar no senso do IBGE como sendo umas das cidades mais desenvolvidas, abaixo da capital João Pessoa, e de Campina Grande.

Partindo desse ponto, e sabemos que o território vive em expansão em todo o tempo, as modificações do espaço são notáveis através das paisagens, neste ponto podemos perceber então que todo o espaço de Guarabira tem sido modificado.

Como visto anteriormente a cidade é um processo de produção social realizada a partir do homem, nota-se que ela não é apenas um lugar de sobrevivência, mas também passa a ser determinada pelo seu passado, ou seja, os processos que nos remete a história do desenvolvimento dos objetos geográfico, criando uma identidade própria.

Ao analisamos uma foto da paisagem da década de 50 (imagem 2) podemos notar o quanto possuía uma extensão vaga, e uma infraestrutura enfraquecida, ou seja, notamos que realmente era uma cidade que estava no começo de seu desenvolvimento físico.

(6)

Imagem 2: Centro da cidade de Guarabira da Década de 50.

Fonte:https://www.facebook.com/pages/Belezas-de-Guarabira-PB/246881465412528

Imagem 3: Centro da Cidade de Guarabira no ano de 1968. Fonte: http://williaminforma.blogspot.com.br

A cidade estava em seu desenvolvimento, e na imagem 3 que retrata o ano de 2012, podemos observar que com a vinda da insdustria, e com o desenvolvimento do comercio, sua infra-estrutura foi previlegiada, e enfim chegou o desenvolvimento a cidade.

(7)

Imagem 3: Centro de Guarabira no ano de 2012.

Fonte: https://www.facebook.com/pages/Belezas-de-Guarabira-PB/246881465412528

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a população de Guarabira atualmente é de 55.326 habitantes, tendo de área de extensão 165,744 km².Desde o surgimento da cidade até os dias de hoje, a cidade de Guarabira vive em constante crescimento, mas como nos afirma Silva (2004).

A urbanização, por sua vez, passa a ser um processo mais complexo, trazendo para as cidades a necessidade da implantação de infra-estrutura urbana (serviços de iluminação pública, água, saneamento, vias e transporte coletivo), sistema educacional (de base acadêmica européia) e os meios de informação por onde as influências inovadoras penetram como teatros, museus, bibliotecas, jornais, agremiações, partidos políticos e outros, diversificando a vida urbana, antes centrada nas atividades religiosas. (SILVA, 2004, p. 2).

A urbanização não está apenas relacionada à quantidade de pessoas em determinada região, é algo mais complexo,ela se determinada de acordo com o seu crescimento e modo de produção, ou seja, quanto maior o capital da cidade, quanto mais indústrias, mais comércios e redes de serviços públicos, maior será sua quantidade populacional, e o fluxo que pessoas que vem ao encontro desses serviços.

(8)

5 - CONCLUSÃO

Com esta analise da realidade da cidade de Guarabira dos dias atuais e anteriormente, podemos observar as modificações da mesma, tanto em infra-estruturacomo em crescimento. Sabendo que isso ocorreu devido ao desenvolvimento das indústrias e do comércio da região.

Notamos também que a urbanização não se resume apenas em aglomerados de pessoas que dividem o mesmo espaço, urbanização é um conjunto de agentes que é levada em conta, partindo desde a estrutura da cidade a economia que ela produz. Contudo, o que queríamos enfatizar neste trabalho era a transformação da cidade do Brejo da Paraíba e transmitir ao leitor uma pequena parcela da historia da cidade de Guarabira.

(9)

CARLOS, Ana Fani Alexandri. A cidade, São Paulo: Editora Contexto, 2007.

CARLOS. Ana Fani Alessandri; LEMOS, Amália Inês Geraiges (orgs.). Dilemas Urbanos: novas abordagens sobre a cidade. 2ª ed. – São Paulo, Contexto. 2005. CORRÊA, Roberto Lobato. Região e Organização Espacial. São Paulo: Ática, 2000. CORRÊA, Roberto Lobato. O Espaço Urbano. São Paulo: Editora Ática, 1995.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. IBGE. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br.>. Acessado em 25 de junho de 2014.

MELLO, José Octávio de Arruda Mello. Guarabira: democracia, urbanismo e repressão: (1945/1965). João Pessoa: A UNIÃO, 1997.

MELO, Moacir Camelo de. Itinerário histórico de Guarabira. João Pessoa: Artgraf, 1999.

SANTOS, Milton. A Natureza do Espaço: Técnica e Tempo, Razão e Emoção.- 4. 4.reimpr. – São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008.

SILVA, Lígia Maria Tavares da.Características da Urbanização na Paraíba. João Pessoa: Revista Cadernos do Logepa, 2004.

Referências

Documentos relacionados

A opinião dos alunos que frequentam o PA sobre a implementação do Programa de Correção de Fluxo Escolar é de extrema importância, visto serem eles os protagonistas

Preenchimento, por parte dos professores, do quadro com os índices de aproveitamento (conforme disponibilizado a seguir). Tabulação dos dados obtidos a partir do

Neste capítulo foram descritas: a composição e a abrangência da Rede Estadual de Ensino do Estado do Rio de Janeiro; o Programa Estadual de Educação e em especial as

Realizar esse trabalho possibilita desencadear um processo de reflexão na ação (formação continuada), durante a qual o professor vivencia um novo jeito de

De forma gratuita, somente podem ser baixadas do site do Napster músicas autorizadas por seus autores e/ou gravadoras ou aquelas que não estão protegidas Para saber mais sobre

Não podemos deixar de dizer que o sujeito pode não se importar com a distância do estabelecimento, dependendo do motivo pelo qual ingressa na academia, como

Este estudo se estruturou em meio a vivência no Estágio Supervisionado III em Gestão Escolar no curso de Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba, na cidade de Guarabira, que

¾ Segundo nível • Terceiro nível – Quarto nível A FAMÍLIA PROFIBUS A FAMÍLIA PROFIBUS PROFIBUS-FMS PROFIBUS-FMS é a solução de propósito geral para comunicação de