• Nenhum resultado encontrado

Prefeitura Municipal de Lagoa Grande - PE Concurso Público 2007

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Prefeitura Municipal de Lagoa Grande - PE Concurso Público 2007"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Concurso Público 2007 – http://www.asperhs.com.br

Grupo 05 - Cargo 23 – Técnico em Radiologia Português

Texto I

O veto ao celular na escola

Rosely Sayão Um projeto de lei que proíbe o uso de telefones celulares nas salas de aula de todas as escolas do estado de São Paulo foi aprovado no último dia 28 pela Assembléia Legislativa. Agora, depende apenas da sanção do governador para ser aplicado: 90 dias após sua publicação, passa a valer como lei.

Já sabemos que até crianças bem pequenas portam seus celulares com naturalidade e os levam para todos os locais. Também sabemos que escola não é lugar para celular, já que alunos e professores estão lá para um trabalho de foco, que exige concentração e superação. Além disso, se algum aluno precisar fazer ou receber um telefonema urgente, pode usar o telefone da escola.

O problema é que os pais decidiram que os filhos têm de estar com o telefone sempre. É que eles, a qualquer hora, podem querer falar com o filho e vice-versa. Assuntos inadiáveis? Não pode ser, já que todo dia eles se falam várias vezes.

Pelo jeito, os pais abdicaram da possibilidade de tomar uma decisão responsável a esse respeito. Sucumbiram, impensadamente, à pressão do mercado – que exige que os telefones sejam consumidos por todos – e dão os aparelhos aos filhos. Ensinam seu uso, apontam locais onde não é adequado portá-los ou situações próprias ou impróprias que motivam as chamadas? São poucos os que fazem esse trabalho educativo.

Creio que agem assim porque ganham um benefício secundário: estão sempre ligados aos filhos e fazem com que estes permaneçam na mesma situação. O celular que liga os pais a seus filhos já foi comparado ao cordão umbilical. Não é uma analogia bem apropriada?

Por outro lado, as escolas logo constataram que os trabalhos escolares, que exigem foco, dedicação e concentração, ficavam prejudicados com a presença do celular. Por isso, muitas já vetaram seu uso e até aplicam sanções aos alunos que não obedecem a essa determinação. Mas tem sido difícil contornar a situação, porque os professores também usam o celular na escola, e isso, claro, leva os alunos a fazerem o mesmo.

Por isso, parece que o projeto de lei mencionado vem em boa hora e que pais e professores devem aceitá-lo de bom grado. Mas devo alertar que tal lei, caso sancionada, é bem perigosa.

Acima de tudo, porque coloca o Estado no lugar de pai. Os educadores precisam usar a autoridade na relação com os mais novos. Quando os pais precisam tomar uma atitude que desagrada aos filhos, preferem que seja outro – a escola, o Estado – a fazê-lo.

Mas, quando o Estado passa a legislar sobre a vida dos cidadãos, nunca se sabe quando e onde irá parar. Além disso, sabemos que regras evocam transgressões. Por isso, em educação é muito mais valoroso trabalhar com princípios do que com regras.

No mundo adulto, os princípios parecem ter perdido o valor: nós também queremos regras para transgredi-las com a mesma atitude da juventude. Afinal, num mundo que valoriza a juventude, somos todos jovens. Mas e os mais novos, por quem serão introduzidos na convivência civilizada com o outro e com a humanidade?

(Folha de S. Paulo, 6 set. 2007, Caderno Equilíbrio, p. 12.) 01. Observe os comentários em relação ao texto I:

1. Para abordar a temática do texto, o autor parte de um dado concreto, introduzido no primeiro parágrafo.

2. O autor usa o termo ‘cordão umbilical’ numa linguagem metafórica para enfatizar a sua argumentação.

3. A permissão dada aos filhos para utilizarem celulares na escola, além de atender ao mercado, possibilita um melhor desempenho na área educacional.

4. O uso de celulares na escola atenua o processo de ensino-aprendizagem, possibilitando maior interação entre educadores e pais.

Estão corretos os itens: a) 1, 2, 3 e 4. b) 1 e 2 apenas. c) 2, 3 e 4 apenas. d) 3 e 4 apenas. e) 2 e 3 apenas.

02. Do ponto de vista temático, a análise do texto I nos

permite concluir que:

a) Os pais requerem ao Estado para limitar o comportamento dos filhos em situações diversas, inclusive, o uso de celulares na escola.

b) Ao aprovar um projeto de lei proibitivo do uso de celulares nas escolas, constata-se a falência de estruturas basilares na construção de uma sociedade civilizada.

c) Com o manuseio do celular nas entidades educacionais, a modernidade provoca uma postura mais flexível por parte da instituição e de seus formadores.

d) O celular permite aos pais um melhor controle dos filhos, estabelecendo a lei dos princípios, necessárias para o bom andamento da civilização.

e) enfatiza a exaustão familiar no controle de conduzir e formar um cidadão apto a entender e praticar princípios saudáveis de sociabilidade, utilizando a tecnologia como uma das ferramentas.

03. É correto afirmar que o texto I se estrutura como:

a) uma carta aos pais, conclamando-os a fiscalizar os filhos em relação ao uso dos celulares na escola.

b) um ensaio crítico, no qual o autor reflete atenuadamente sobre os princípios éticos no uso do celular em entidades escolares.

c) uma resenha, na qual o autor critica o posicionamento da escola em relação ao uso de celulares.

d) um comentário opinativo, cujo tema geral é o tratamento dado pelos pais aos filhos sobre a utilização de celulares no recinto escolar.

e) um editorial informativo, cujo objetivo é divulgar dados estatísticos do uso dos celulares na área educacional.

(2)

Concurso Público 2007 – http://www.asperhs.com.br

Grupo 05 - Cargo 23 – Técnico em Radiologia

04. Observe o trecho seguinte: “Também sabemos que escola não é lugar para celular, já que alunos e professores estão lá para um trabalho de foco, que exige concentração e superação.”, o conectivo em destaque estabelece uma relação de:

a) comparação b) causalidade c) temporalidade d) concessão e) adição

05. No trecho: “Pelo jeito, os pais abdicaram da possibilidade de tomar uma decisão responsável a esse respeito. Sucumbiram, impensadamente, à pressão do mercado – que exige que os telefones sejam consumidos por todos – e dão os aparelhos aos filhos Ensinam seu uso, apontam locais onde não é adequado portá-los ou situações próprias ou impróprias que motivam as chamadas? São poucos os que fazem esse trabalho educativo.”, os elementos de coesão grifados remetem, respectivamente, a:

a) situações - pais b) uso – filhos c) locais – todos d) telefones – aparelhos e) pressão do trabalho – locais

06. No segmento: “Pelo jeito, os pais abdicaram da possibilidade de tomar uma decisão responsável a esse respeito. Sucumbiram, impensadamente, à pressão do mercado...”, a palavra sublinhada estabelece o mesmo valor semântico de:

a) amenizaram b) resistiram c) cederam d) implicaram e) abarrotaram

07. No trecho: “Sucumbiram, impensadamente, à pressão do mercado...”, o termo grifado grafa-se com ‘ss’. O mesmo acontece com:

a) compreenssão, missionário, passo b) admissão, intromissão, especulassão c) processual, concessão, converssão d) expanssivo, assemelhar, assunto e) discussão, compressão, repressor

08. No trecho seguinte: “No mundo adulto, os princípios parecem ter perdido o valor: nós também queremos regras para transgredi-las com a mesma atitude da juventude.”, a utilização da vírgula se justificar por:

a) isolar um termo circunstancial de modo. b) isolar um termo explicativo.

c) separar termos enumerativos.

d) separar orações coordenadas assindéticas. e) separar o adjunto adverbial deslocado.

09. Analise o que se afirma a seguir, acerca da função que

as expressões sublinhadas desempenham no texto I. 1. “O problema é que os pais decidiram que os filhos têm de estar com o telefone sempre.” A expressão funciona, no contexto, como complemento do verbo ‘é’.

2. “Além disso, sabemos que regras evocam

transgressões.”, a expressão introduz uma nova explicação, indicando a mudança argumentativa do texto. 3. “Por isso, em educação é muito mais valoroso trabalhar com princípios do que com regras.”, termo que marca a explicação entre duas idéias dadas. Equivale a ‘porque’. 4. “Por outro lado, as escolas logo constataram que os trabalhos escolares, que exigem foco, dedicação e concentração, ficavam prejudicados com a presença do celular.”, o termo indica uma nova orientação argumentativa, opondo-se à idéia anterior.

Está (ao) correta (s): a) 1 apenas. b) 2 e 3 apenas. c) 3 e 4 apenas. d) 4 apenas. e) 1 e 2 apenas.

10. Assinale a alternativa cuja análise se apresenta de

forma incorreta:

a) Em: “Creio que agem assim porque ganham um benefício secundário...”, os elementos em destaque são acentuados pela mesma regra, paroxítonos terminados em ditongo crescente. b) Em: “Por isso, parece que o projeto de lei

mencionado vem em boa hora...”, o verbo grifado concorda com ‘projeto’, por isso está no singular. Se pluralizasse a oração, a forma verbal seria ‘vêm’.

c) Em: “Mas, quando o Estado passa a legislar sobre a vida dos cidadãos...”, o termo destacado pluraliza-se da mesma forma que ‘tabeliãos’. d) Em: “ Mas, quando o Estado passa a legislar

sobre a vida dos cidadãos, nunca se sabe quando e onde irá parar.”, os termos sublinhados indicam, respectivamente, circunstâncias temporal e espacial.

e) Em: “Por isso, parece que o projeto de lei mencionado..., o vocábulo grafa-se com ‘c’. Assim também se grafam: ’incentivo’ e ‘obcecante’.

Informática

11.Esta barra dá posição exata do seu arquivo em relação

às páginas, às margens. Controlar Alterações (ALT): Irá controlar as alterações do documento, colocando o nome da pessoa e data da alteração. Estender seleção (EST): Irá continuar a seleção, sem tirar a marcação do que já está selecionado.

a) Régua b) Barra de Título

c) Barra de Ferramentas Formatação d) Modo normal

(3)

Concurso Público 2007 – http://www.asperhs.com.br

Grupo 05 - Cargo 23 – Técnico em Radiologia

12.Ao selecionar um texto para alteração marque a

alternativa incorreta.

a) Para fazer qualquer alteração você deve selecionar o texto.

b) Para selecionar qualquer extensão de texto, arraste o cursor do mouse sobre ele.

c) Para selecionar um parágrafo, posicione a seta do mouse para o parágrafo desejado e dê só um clique.

d) Para selecionar uma palavra, clique duas vezes sobre ela.

e) Para selecionar uma linha inteira, posicione a seta do mouse para a linha desejada e dê um clique.

13.Para você adicionar símbolos e caracteres especiais,

clique no menu: a) Menu Inserir b) Menu Exibir c) Menu Formatar d) Menu Ferramentas e) Menu Arquivo

14. Um aluno resolveu formatar sua planilha feita no MS

Excel XP e teve a idéia de preencher uma faixa de células com a cor azul. Foi até a caixa de nome e digitou B2:K5 e deu um Enter. Foi no menu Formatar, clicou em Células, clicou na aba Padrões, escolheu a cor Azul e clicou em OK. Dentro desse intervalo:

a) Qualquer dado inserido nesse intervalo de células fica na cor azul.

b) Se o aluno formatasse a fonte na cor azul para esse intervalo de células e inserisse dados aleatoriamente nas células, a aparência final seria de células vazias.

c) Se o aluno selecionasse de B2 até K3 e mudasse a cor das células desse intervalo para vermelho, então a quantidade de células em azul seria de 20.

d) As proposições a e c estão erradas.

e) As proposições b e c estão corretas.

15.No Word define opções para impressão de uma página

em sua impressora, como por exemplo, se a alimentação da impressora será manual ou automática.

a) Origem do Papel b) Layout

c) Tamanho do Papel d) Margens e) Margem Espelho

16.Para adicionar gráficos no Excel usamos.

a) Menu exibir b) Menu inserir c) Menu formatar d) Menu dados e) Menu ferramentas

17.Para proteger uma planilha utilizamos o menu:

a) Formatar b) Inserir c) Dados d) Exibir e) Ferramentas

18.São dados do Excel do tipo alfanuméricos ou

alfabéticos. a) Numérico b) Funções c) Label d) Região e) Bloco

19.Para se gravar uma pasta num CD no Windows XP:

a) Obrigatoriamente deve-se clicar com o botão direito do mouse na pasta desejada e arrastá-la até a unidade gravadora de CD.

b) Seleciona-se a pasta desejada e arrasta-se até a unidade gravadora de CD.

c) Usando o botão esquerdo ou direito do mouse, clica-se na pasta desejada e arrasta-se a mesma até a unidade gravadora de CD. Depois se clica na unidade gravadora de CD, vai-se no menu Arquivo e clica-se em “gravar estes arquivos no CD”.

d) Faz-se tudo descrito na proposição acima, mas o clique só pode ser com o botão direito do mouse. e) Não tem como se gravar uma pasta num CD no

Windows XP sem se usar um programa específico para isso como o Nero, por exemplo.

20.A barra de fórmulas do menu exibir é utilizado para:

a) Exibe / omite a barra em que aparece a indicação da célula.

b) Exibe/omite as mensagens do pé da página. c) Permite escolher as barras de ícones, por

exemplo, barra de gráficos.

d) Mostra a tela inteira sem as barras de menus. e) O percentual de visualização.

Conhecimentos Específicos

21.Não é um osso do esqueleto humano.

a) Escapula b) Tarso c) Fíbula d) Ísquio e) Umeritite

22.No osso esfenóide existe uma depressão denominada:

a) Sela turca b) Mandíbula c) Parietais d) Zigomático e) Temporais

23.Têm as três extremidades praticamente equivalentes e

são encontrados nas mãos e nos pés. São constituídos por tecido ósseo esponjoso.

a) Ossos longos b) Ossos curtos c) Ossos planos d) Ossos chatos e) Ossos finos

(4)

Concurso Público 2007 – http://www.asperhs.com.br

Grupo 05 - Cargo 23 – Técnico em Radiologia 24.Não é um tipo de articulação.

a) Glenoumeral b) Acrômio-clavicular c) Esfenóide d) Esternoclavicular e) Escápulo-torácica 25.A faringe é:

a) São duas cavidades paralelas que começam nas narinas e terminam em outro órgão. Elas são separadas uma da outra por uma parede cartilaginosa denominada septo nasal.

b) Um tubo sustentado por peças de cartilagem articuladas, situado na parte superior do pescoço, em continuação de outra parte do sistema respiratório.

c) Uma espécie de “lingüeta” de cartilagem denominada epiglote, que funciona como válvula. d) É um canal comum aos sistemas digestório e

respiratório e comunica-se com a boca e com as fossas nasais.

e) É um tubo de aproximadamente 1,5 cm de diâmetro por 10-12 centímetros de comprimento, cujas paredes são reforçadas por anéis cartilaginosos.

26.A respeito do sistema digestivo é uma glândula mista,

de mais ou menos 15 cm de comprimento e de formato triangular, localizada transversalmente sobre a parede posterior do abdome, na alça formada pelo duodeno, sob o estômago. a) Intestino delgado b) Faringe c) Língua d) Esôfago e) Pâncreas

27.Qual alternativa não é uma função executada pelos

rins.

a) Regulação da composição iônica do sangue. b) Regulação da transpiração humana.

c) Regulação do pH do sangue.

d) Regulação do nível de glicose no sangue. e) Excreção de resíduos e substâncias estranhas.

28.Uma Comissão de Controle de Infecção Hospitalar

(CCIH) possui profissionais que deverão executar as seguintes tarefas, exceto:

a) Conhecer as principais infecções hospitalares detectadas no serviço e definir se a ocorrência destes episódios de infecção está dentro de parâmetros aceitáveis. Isto significa conhecer a literatura mundial sobre o assunto e saber reconhecer as taxas aceitáveis de infecção hospitalar para cada tipo de serviço.

b) Elaborar normas de padronização para que os procedimentos realizados na instituição sigam uma técnica asséptica (sem a penetração de microrganismos), diminuindo o risco de o paciente adquirir infecção.

c) Colaborar no treinamento de todos os profissionais da saúde no que se refere à prevenção e controle das infecções hospitalares e detectar casos de infecção hospitalar, seguindo

critérios de diagnósticos previamente estabelecidos.

d) Realizar controle da prescrição de antibióticos, evitando que os mesmos sejam utilizados de maneira descontrolada no hospital.

e) Recomendar quando se tratar de pacientes hospitalizados com doenças transmissíveis a remoção imediata do mesmo para fora do hospital e deixá-lo o Máximo distante possível da unidade.

29.Sobre as inspeções para o controle de infecções

hospitalares marque a alternativa incorreta:

a) As Unidades Hospitalares estão sujeitas à inspeções sanitárias para a avaliação da qualidade das ações de Controle de Infecção Hospitalar e atuação da CCIH.

b) As conclusões das auditorias internas não precisam ser documentadas e nem arquivadas. c) Com base nas conclusões das inspeções

sanitárias e auditorias internas, devem ser estabelecidas as ações corretivas necessárias para o aprimoramento da qualidade das ações de Controle de Infecção Hospitalar.

d) As inspeções sanitárias devem ser realizadas com base no Roteiro de Inspeção do Programa de Controle de Infecção Hospitalar.

e) Auditorias internas devem ser realizadas, periodicamente, pelas Unidades Hospitalares, através de protocolos específicos para verificar o cumprimento da legislação específica que trata do Controle de Infecção Hospitalar.

30.O dispositivo que gera Raios X é chamado de:

a) Tubo de Coolidge b) Tungstênio c) Catodo

d) Pulso de radiação e) Bremsstrahlung

31.Os raios X do pulmão para fins diagnósticos são

chamados de: a) Radioscopia b) Tomografia computadorizada c) Abreugrafia d) Angiografia e) Pancreatografia

32.Este procedimento é um grande avanço no estudo

diagnóstico das doenças respiratórias, na investigação de tumores, na diferenciação de lesões da pleura ou parênquima pulmonar e estudo de doenças intersticiais pulmonares.

a) Imagiologia de tórax b) Radioterapia c) Radiografia de tórax

d) Tomografia computadorizada de tórax e) Pancreatografia

33.O posicionamento para tirar uma radiografia do crânio

perfil é:

a) Paciente em decúbito ventral, em posição de nadador.

(5)

Concurso Público 2007 – http://www.asperhs.com.br

Grupo 05 - Cargo 23 – Técnico em Radiologia

b) Paciente em decúbito ventral apoiando a região do nariz e a testa na mesa de exames (fronto-naso).

c) Paciente em decúbito dorsal.

d) Paciente preferencialmente em decúbito dorsal, recebendo um apoio (almofada) no dorso das costas, inclinando a cabeça para trás.

e) Paciente em decúbito ventral, apoiando o queixo na mesa de exames, de preferência sobre algum material não radiopaco. Procurando manter o P.V.O. o mais perpendicular possível em relação ao plano do filme, com o mento o mais estendido possível.

34.É importante para averiguar se há tumor de hipófise ou

alterações da glândula que favoreçam a produção excessiva da prolactina, indicando se o tratamento deve ser cirúrgico ou medicamentoso.

a) Ressonância magnética de cavum b) Escanometria

c) Espectroscopia

d) Tomografia por emissão de positrões e) Ressonância magnética de sela túrcica

35.Marque V para afirmativa(s) verdadeira(s) e F para

falsa(s).

( ) Disfunção temporomandibular, sinônimo de disfunção craniomandibular ou, ainda, disfunção de ATM (articulação temporomandibular), é o nome de um conjunto de sinais e sintomas que resultam de uma má relação entre a mandíbula e o osso temporal.

( ) O "processo articular" (na mandíbula) articula com a "cavidade articular" (no osso temporal), com um "disco articular" interposto, e com uma série de músculos e ligamentos envolvidos no movimento mandibular.

( ) A disfunção temporomandibular (DTM, DCM) pode originar dores musculares, articulares, zunidos no ouvido, otite, trigger-points (acúmulos de íon cálcio no interior do músculo mastigatório), limitação de abertura da boca, trismo e bruxismo (ranger noturno dos dentes) ou bracidismo (apertamento noturno dos dentes).

A seqüência correta é: a) V – F – V b) V – F – F c) F – F – V d) V – V – V e) V – V – F

36.Toda a articulação é envolvida por uma estrutura

fibrosa, chamada de: a) Disco articular b) Cápsula articular c) Cartilagem articular d) Fossa mandibular

e) Ligamento esfeno-mandibular

37.Sobre as articulações julgue as afirmativas abaixo:

I. Fibrosas ou sinfibrosas - apresentam cartilagem entre os ossos.

II. Sindesmoses – articulações fibrosas ligadas por fibras colágenas ou lâminas de tecido fibroso - membrana interóssea (ex.rádio e ulna).

III. Cartilaginosas – apresentam tecido fibroso interposto entre os ossos.

IV. Sínfises ou anfiartroses – existe uma

fibrocartilagem espessa interposta; Seqüência: osso-cartilagem-disco-cartilagem-osso (ex. articulações entre corpos vertebrais).

V. Membrana sinovial - É a mais interna das camadas da cápsula articular encarregada da produção da sinóvia.

Está (estão) correta (s): a) Apenas a I está correta. b) Apenas a II e III estão corretas. c) Apenas II, IV e V estão corretas. d) Apenas a III, IV e V estão corretas. e) Todas estão corretas.

38.O osso cóccix é formado pela fusão de:

a) Das últimas quatro vértebras. b) Das últimas duas vértebras.

c) É composto pelo osso sacro que é resultado da fusão de cinco vértebras.

d) É composto pelo osso sacro que é resultado da fusão de quatro vértebras.

e) É composto pelo osso sacro que é resultado da fusão de três vértebras.

39.O osso esterno:

a) É formado por várias vértebras que são ligadas por articulações que são os discos intervertebrais. b) É um osso chato, localizado na parte anterior do

tórax, composto de três partes: o manúbrio, o corpo e a apófise xifóide.

c) São maiores, mais largas e mais grossas. Existem cinco vértebras neste tipo de osso. d) Serve para sustentação dos arcos costais e do

crânio, protegendo o cérebro humano.

e) É formado pelo ílio, o ísquio, o pubes, o sacro e cóccix.

40.Não é um exame utilizado para detectar infecções

ósseas da coluna. a) Mielografia b) Mielotomografia c) A eletroneuromiografia d) Cintilografia óssea e) Broncografia FIM DO CADERNO

Referências

Documentos relacionados

hnson inspirada pelo exemplo da obra hollandesa e da organisação parisiense, tem até hoje installado mais de 260 casas de soccorro por meio de subscri- pções privadas que sobem

A legislação da Comunidade Econômica Européia de defesa da concorrência coibiu as concentrações empresarias e o abuso de posição dominante que possam existir no mercado, pois

Do projeto pedagógico foram extraídas treze competências, tomando como base, o método de Rogério Leme em sua obra: APLICAÇÃO PRÁTICA DE GESTÃO DE PESSOAS POR

[r]

- Se o estagiário, ou alguém com contacto direto, tiver sintomas sugestivos de infeção respiratória (febre, tosse, expetoração e/ou falta de ar) NÃO DEVE frequentar

I, Seltan Segued, emperor of Ethiopia, believe and profess that Saint Peter, prince of the Apostles was nominated head of the Christian Church by Christ our Lord, who bestowed

The aim of this study was to determine the association between polymorphisms in the TNFA, IFNGR1, IL8, IL1B, MIF and IL1RN genes and risk of development of CD in a

Purpose: This thesis aims to describe dietary salt intake and to examine potential factors that could help to reduce salt intake. Thus aims to contribute to