• Nenhum resultado encontrado

Matéria da Recuperação. Industrialização Urbanização População

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Matéria da Recuperação. Industrialização Urbanização População"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Matéria da Recuperação

 Industrialização  Urbanização  População

1- A função urbana de uma cidade diz respeito à principal atividade econômica da mesma. Isto significa que essa atividade é responsável por grande parte da riqueza produzida e, portanto, envolve parcela significativa de sua população.

Dentre as cidades brasileiras a seguir, assinale aquela que se destaca pela função administrativa. A) Brasília.

B) Rio de Janeiro. C) Salvador. D) São Paulo. 2- Leia o trecho:

Os conflitos na região têm origem na década de 70, quando o governo federal autorizou fazendeiros a ocuparem terras devolutas, que pertencem à União, dentro do programa de ocupação da Amazônia. No início dos anos 2000, as mesmas áreas passaram a ser usadas para assentar sem-terra. Os fazendeiros iniciaram então uma ofensiva para provar ter a posse da terra. A missionária Jane diz que muitos se valem de escrituras falsas para comprovarem a posse da terra.

Este texto retrata os conflitos pela posse da terra que têm ocorrido na região Amazônica a partir da década de 1970. Esses conflitos envolviam os

A) posseiros. B) grileiros. C) latifundiários. D) garimpeiro

3- Segundo dados de 1972, uma mulher dava à luz, em média, 5,6 filhos durante a sua vida. Como resultado, a população global estava dobrando a cada geração. Hoje, a média mundial de filhos por mulher caiu para 2,7. As taxas de natalidade também caíram, mas a expectativa de vida aumentou. A população do mundo (tanto desenvolvido quanto subdesenvolvido) está envelhecendo em ritmo acelerado. As consequências desse envelhecimento são vantajosas ou desvantajosas? Justifique sua resposta.

4- A queda das taxas de mortalidade começou primeiro na Europa Ocidental, no século XVIII, e propagou-se por todo o mundo, principalmente no século XX.

Assinale a alternativa que não se relaciona com o período citado. Em seguida, justifique-a.

a) As transformações sociais motivadas pela industrialização e modernização das diversas nações foram responsáveis por essa queda.

b) As populações passaram a se concentrar nas cidades, especialmente nas metrópoles, em busca de melhores condições de vida.

c) Obras de saneamento básico – água encanada, rede de esgotos, recolhimento diário de lixo, pavimentação de ruas e avenidas, etc. – tornaram-se necessárias, diminuindo a mortalidade.

d) Políticas públicas de controle de natalidade associadas a uma mortalidade baixa trouxeram o equilíbrio populacional da época.

e) A aglomeração das pessoas nos centros urbanos facilitou as campanhas de vacinação e de limpeza pública.

Disciplina: Geografia – Roteiro de Recuperação Ano / Série: 7º

Professor (a): Gabriel Data: _____ / ______ / 2013

(2)

5- A partir do século XIX, ocorreram grandes progressos tanto nas questões relacionadas às obras de saneamento básico quanto na medicina. Doenças como tuberculose e pneumonia passaram a ser tratadas com medicamentos e não eram mais uma sentença de morte.

Entre os avanços na área da medicina, além da penicilina, um ________________________, podemos citar: ______________________ e _______________________.

a) antibiótico; antissépticos; vacinas. b) antisséptico; vacinas; antibióticos. c) anestésico; vacinas; antissépticos.

d) tipo especial de vírus; latrinas; coleta de lixo.

e) antisséptico; latrinas; produtos específicos de limpeza.

6- Nos países desenvolvidos, o número de nascimentos tem diminuído desde o século XIX. Hoje, esses índices são tão baixos que os governos procuram incentivar as famílias a ter mais filhos, para evitar a diminuição da população e a necessidade de contratar mão de obra estrangeira. Você concorda com essa política? Poderíamos dizer que há certo xenofobismo por parte desses governos? Coloque a sua posição, justificando-a.

7- Classifique as frases de acordo com as informações a seguir. (1) predominância de populações jovens.

(2) predominância de populações idosas.

( ) Populações com elevadas taxas de mortalidade e natalidade. ( ) Populações com baixas taxas de natalidade e mortalidade.

( ) Presença significativa em países desenvolvidos, com uma porcentagem de 50%. ( ) Na Suécia constituem cerca de 25% da população total.

( ) Não chegam a constituir 8% da população total em seus países.

8- No Brasil, os rios tiveram grande importância na expansão do nosso território e no povoamento. Indique como os rios a seguir foram utilizados no decorrer de nossa história:

a) Tietê

b) São Francisco c) Amazonas d) Paraíba do Sul

9- A população brasileira quadruplicou em 60 anos e passou de 41,2 milhões de habitantes (em 1940) para 188 milhões (em 2007). Por que houve esse crescimento?

10- Em 1940, o Brasil apresentava uma densidade demográfica de 4,8 hab./km2.

Em 2005, essa densidade era de 22,1 hab./km2. Explique por que ocorreu esse aumento. 11- Leia o texto abaixo sobre a distribuição da população brasileira e responda às questões:

Em 1940 havia concentração populacional na faixa litorânea e aglomerados populacionais dispersos pelo interior, especialmente nas regiões Sudeste e Sul. Na região Norte, a densidade demográfica era de 0,4 hab./km2 e no Centro-Oeste a densidade era de 0,7 hab./km2.

Em 2006 persistem as diferenças regionais, mas as densidades demográficas aumentaram

principalmente na região Norte, que passou a apresentar uma densidade demográfica de 3,9 hab./km2 e no Centro-Oeste com 8,3 hab./km2.

a) Por que a população sempre se concentrou mais na faixa litorânea?

(3)

12- A distribuição da população mundial é irregular. Há áreas muito povoadas e áreas vazias ou quase vazias. Na lista abaixo, identifique com MP as áreas muito populosas e com PP as áreas pouco ou nada populosas.

a) litoral sul da Ásia ( ) b) centro-norte da África ( )

c) litoral atlântico da América do Norte ( ) d) continente europeu ( )

e) região central da Austrália ( ) f) centro-norte da Ásia ( ) g) Groenlândia ( )

h) litoral oeste dos Estados Unidos ( ) i) leste da Ásia ( )

j) litoral sudeste do Brasil ( ) 13- Indique a alternativa correta.

Atualmente, uma das características mais importantes da população brasileira é a) o aumento das taxas de natalidade.

b) o aumento das taxas de mortalidade.

c) o crescimento da população com atividades primárias. d) a diminuição percentual da população urbana.

e) a redução das taxas de crescimento natural.

14- A expressão “formigueiro humano” serve para designar áreas com: a) mais de 100 hab./km2.

b) elevada concentração de transportes urbanos modernos. c) grande número de edifícios, isto é, áreas verticalizadas. d) elevada concentração demográfica, como a Ásia. e) fraco índice de desemprego.

15- Em relação à população, os países desenvolvidos: a) apresentam um crescimento vegetativo muito pequeno. b) são muito populosos e povoados.

c) apresentam uma expectativa de vida muito baixa. d) possuem grande número de crianças.

e) começaram a reduzir a taxa de natalidade após 1950. 16- Diferencie metrópole de megalópole.

17- No período de 1800 a 1970, enquanto a população mundial aumentou 4 vezes, a população das cidades cresceu mais de 25 vezes.

Escreva um parágrafo comentando esses números.

18- Explique a diferença entre natalidade e mortalidade e por que em países desenvolvidos a taxa de mortalidade é extremamente baixa.

19- Na China, que adota o ______________________ , é proibido ao casal ter mais de um filho. É tradição naquele país que o filho homem receba o dote da família da esposa, para que esta seja aceita na outra família. Assim, muitos casais preferem ter filhos homens.

A expressão que melhor se encaixa na lacuna acima é: a) índice de natalidade

b) índice de mortalidade c) taxa de nascidos

d) controle de natalidade e) controle habitacional

(4)

20- O termo transição demográfica é usado para caracterizar:

a) um período de mudança no comportamento de crescimento populacional mundial.

b) um momento de crise financeira, em que as pessoas têm menos filhos para diminuir suas despesas. c) uma maneira de se fazer um estudo mais detalhado sobre o número de pessoas que habitam o planeta, já que é quase impossível sabermos exatamente quantas pessoas vivem nele.

d) um termo que os demógrafos criaram para substituir a palavra crescimento. e) nenhuma das alternativas anteriores.

21-

Analise o gráfico acima representado, utilizando os termos: densidade demográfica, povoado e populoso. 22- Leia o texto:

A metade da população mundial é urbana

A Terra conta com 3,3 bilhões de pessoas vivendo nas cidades, quatro vezes mais que em 1950. Em 2007, segundo previsão da ONU (Organização das Nações Unidas) pela primeira vez na história da humanidade a população urbana seria maior que a população rural.

Adap.: LE MONDE. Disponível em: <www.lemonde.fr>. Acesso em: 27 jun. 2007.

a) O que tem provocado o aumento da população urbana?

b) Quais regiões do globo têm apresentado maior crescimento urbano?

23- Classifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas a seguir sobre metrópole: ( ) Concentra importantes atividades econômicas.

( ) Fornece matérias-primas minerais e agrícolas para a indústria. ( ) Apresenta somente população com alta renda.

( ) Exerce um grande poder de atração sobre as áreas vizinhas.

24- Atualmente o processo de urbanização é mais intenso nos países subdesenvolvidos. a) Justifique a afirmação.

b) Apresente os problemas gerados por esse rápido crescimento.

25- “Urbanização” e “Crescimento das cidades” são sinônimos? Explique.

26- Na diferenciação padrão entre o meio urbanos, há uma divisão entre os setores da economia. No campo predomina o setor _______________________, e nos centros urbanos, os setores

______________________ e _______________________.

Dessa forma, há uma relação de complementaridade e de dependência entre esses dois espaços. Explique essas relações.

(5)

27- Os primeiros aglomerados considerados urbanos surgiram há cerca de 10 mil anos, quando a humanidade deixou de ser nômade e passou a ser sedentária.

Como isso se relaciona com a formação de núcleos urbanos? Explique.

28- O que acontece com o enorme contingente de pessoas que saem do meio rural em direção ao meio urbano em busca de melhores condições de vida, nos países subdesenvolvidos? Que tipo de colocação geralmente conseguem?

29- Assinale a alternativa incorreta:

a) Rede urbana e sistema de redes são sinônimos.

b) O sistema de relações estabelecidas entre as cidades, em diferentes âmbitos, é chamado de rede urbana.

c) A rede urbana inclui somente as cidades. Por isso leva esse nome.

d) A cidade grande que exerce a liderança sobre um conjunto de cidades recebe o nome de metrópole. e) O poder de influência exercido por uma metrópole é chamado de polarização.

30- É correto dizer que a urbanização de uma sociedade também contribui para a queda nos índices de natalidade? Justifique sua resposta.

31- Imagine que um grande investidor queira instalar uma indústria de geladeiras no Brasil e está procurando um local adequado. Quais são os elementos que este local deve apresentar para atrair o investimento?

32- Nos últimos 20 anos, muitas indústrias instaladas em São Paulo têm migrado para outros estados do Sudeste ou outras regiões. Por quê?

33- Indique a alternativa correta.

A indústria moderna foi desenvolvida inicialmente na a) América.

b) Europa. c) África. d) Ásia.

Referências

Documentos relacionados

Após analisadas as características de cada dispositivo, pretende-se neste capítulo quantificar as cargas a que os dispositivos estão sujeitos (vento, correntes e ondas), os

Estádios, Arenas Cobertas, Velódromo, Centro Aquático Estádio de Remo, Instalações de Tiro,

A pesquisa em desenvolvimento tem como objeto o papel mediador do gestor de uma escola de Educação Infantil na intervenção junto à formação continuada em serviço e nas mudanças

número de máquinas restrito no escalonamento, conforme discutido para o slowdown apre- sentado por ela, não consegue eliminar todos os sabotadores antes que eles alcancem o valor

Assim, este artigo se propõe a analisar o trabalho extrativista do açaí na Ilha do Combú - Pará e as condições de vida de trabalhadores/família, visto que o mode- lo de

Através do diagnóstico ambiental realizado na granja em estudo, o principal impacto ambiental observado relacionado às atividades foi a geração de resíduos sólidos diversos, que

São também relatados os resultados de um estudo sobre a introdução do jogo na sala de aula e os benefícios na aprendizagem dos alunos sobre este tema, decorrentes da

[r]