• Nenhum resultado encontrado

Durante a preparação irá várias vezes à casa de banho para evacuar. Mesmo que comece a evacuar água limpa deverá fazer a preparação até ao fim.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Durante a preparação irá várias vezes à casa de banho para evacuar. Mesmo que comece a evacuar água limpa deverá fazer a preparação até ao fim."

Copied!
6
0
0

Texto

(1)
(2)

Durante a preparação irá várias vezes à casa de banho para evacuar. Mesmo que comece a evacuar água limpa deverá fazer a preparação até ao fim.

Não deve beber líquidos (nem sólidos)

após terminar a preparação.

Se for fazer o exame com sedação deve

estar em jejum ( sólidos e líquidos ) no

mínimo 8 horas antes da realização do

exame.

3 – No dia do exame

Deve trazer consigo o nome de todos os medicamentos que está a tomar. Se já souber que tem pólipos no esófago, estômago ou duodeno deve trazer consigo as seguintes análises (Hemograma com Plaquetas, TP, PTT,INR).

Se o exame for feito com anestesia deve trazer consigo análises (que devem incluir Hemograma com Plaquetas, TP, PTT,INR) e eletrocardiograma (bem como outros exames que tenha feito ao coração).

Neste caso deverá vir acompanhado e nesse dia não poderá conduzir.

Após seguir todas as recomendações anteriores é importante que no caso de ter feito exames anteriores aos intestinos não se esquecer de os trazer.

4 – Medicação

Em regra pode tomar a sua medicação habitual. Algumas exceções: se tomar ferro, deverá suspender 7 dias antes do exame. Se tomar medicamentos que afetem a coagulação do sangue (anticoagulantes com Varfine, Sintrom, Pradaxa, Xarelto ou anticoagulantes plaquetares como Clopidogrel/Plavix, ácido acetilsalicílico /Aspirina/Tromalyt/Cartia, ticlopidina/ Tiklyd, etc.), contacte o seu médico assistente sobre a possibilidade de suspender esta medicação; se for diabético, deve interromper a medicação (insulina ou antidiabéticos orais) a partir do momento em que inicia o período de jejum.

Venha acompanhado, porque APÓS O EXAME NÃO PODE

CONDUZIR.

Se não puder comparecer, telefone-nos: 212 066 607 / 968 126 941 / 961 183 791

______________________________________________________________________________

Rua Dr. Eusébio Leão Nº 29B 2830-243 Barreiro

(3)

CONTRATUALIZAÇÃO E CONSENTIMENTO INFORMADOS PARA A

REALIZAÇÃO DE COLONOSCOPIA

1 - No que consiste o exame de colonoscopia

O exame consiste na introdução de um aparelho flexível, colonoscópio, introduzido pelo ânus que permite a visualização de todo o intestino grosso - colon – e parte terminal do intestino delgado.

Permite fazer diagnósticos de doenças e obter através de biópsia, amostras da mucosa para análise e remoção de pólipos.

É necessário uma boa preparação do intestino, para permitir uma boa visualização de toda a mucosa do colon. (Ver as instruções da preparação intestinal)

2 - O exame

Nos minutos que antecedem o exame a enfermeira e o médico vão responder a todas as suas dúvidas e explicar-lhe novamente todo o procedimento do exame.

Para realizar o exame deverá retirar as próteses dentárias e auditivas.

Ficará deitado sob o seu lado esquerdo de forma confortável. Para melhor progressão do aparelho poderá ter necessidade de mudar de posição.

Durante o exame é necessário injetar uma pequena quantidade de ar que poderá vir a provocar desconforto devido à distensão do intestino.

Quando a colonoscopia é realizada com sedação/analgesia efetuada por um anestesista, só após estar sedado é que o exame é iniciado, mantendo-se a sedação/analgesia até ao momento em que o procedimento seja doloroso.

Poderá ser necessário efetuar alguns procedimentos acessórios, biópsias, remoção de pólipos ou outras medidas consideradas adequadas pelo médico gastrenterologista.

IMPORTANTE : Se não desejar que se efetuem biópsias ou polipectomias, deverá manifestar a sua opinião ao médico gastrenterologista que lhe irá fazer o exame e assinalar com um circulo na opção desejada que se encontra no final deste documento.

3 – Sedação/ Analgesia endovenosa

Consiste na administração de um medicamento apropriado, por via intravenosa e acompanhada de monitorização dos sinais vitais, necessários para a realização do exame.

Os riscos potenciais associados à sedação endovenosa são: flebite, reação a medicamentos e problemas cardiorrespiratórios, que ocorrem em menos de 0,1% dos casos.

Apesar do medicamento utilizado na sedação/analgesia ter uma eliminação rápida do organismo, por questões de segurança tem de ser garantido o repouso absoluto no domicílio, assistido por um cuidador em permanência, nas primeiras 12horas após o procedimento.

(4)

Por este motivo é OBRIGATÓRIO vir acompanhado para assegurar a sua alta.

Está impossibilitado do conduzir automóveis ou transportar-se em transportes públicos, ou mesmo andar a pé. Está também incapaz de assumir compromissos de trabalho ou de estudo, tarefas domésticas, manuseamento de instrumentos cortantes ou tomar decisões importantes. Não pode ingerir bebidas alcoólicas.

Deve realizar um período de repouso absoluto até recuperar o seu equilíbrio e coordenação. Não deve permanecer sozinho do domicílio pelo menos nas 12horas seguintes ao exame. 4 – Após o exame

Se o exame for feito com anestesia, será encaminhado para o recobro, onde permanecerá até ao momento adequado, sendo a alta dada pelo anestesista.

Após o exame poderá fazer uma refeição ligeira, retomando depois a alimentação normal (a menos que lhe sejam dadas indicações em contrário).

Poderá sentir algumas cólicas ou desconforto no abdómen, devido à insuflação de ar durante o exame. É uma ocorrência muito frequente e transitória e passará ao longo do dia.

5 – Complicações e riscos

Este exame é seguro e fiável quando realizado por uma equipa experiente e num local de confiança

As complicações do exame e procedimentos como biópsias ou polipectomias, são raras, mas podem acontecer no decurso do exame:

Hemorragia, infeção, ulceração ou laceração e perfuração (cerca de 0,1% dos casos).

Embora pouco frequentes, são sérias e podem necessitar de transfusões sanguíneas, hospitalização e cirurgia de urgência de modo a controlar e curar a situação clínica ocorrida. Sinais de alerta:

A) Hemorragia abundante pelo ânus

B) Dor abdominal insuportável e persistente C) Febre alta superior a 38º Graus C

D) Calafrios

E) Vómitos de repetição

Se estes sinais de alerta ocorrerem atá às 12horas após a realização do exame, deve contactar o centro de gastro ou dirigir-se sem demoras à Urgência do Hospital da sua área e acompanhar- se do relatório do exame.

6 – Esclarecimentos

Para qualquer esclarecimento adicional pode contactar a Clínica de Saúde do Barreiro através dos telefones 21 206 66 07 / 968 126 941 / 961 183 791.

________________________________________________________________________________

Rua Dr. Eusébio Leão Nº 29B 2830-243 Barreiro

(5)

7-Consentimento

Declaro que li ou me foi lido e entendi as informações de que consiste o exame, os potenciais riscos associados à sedação/analgesia endovenosa, a obrigatoriedade de vir acompanhado e as restrições após a realização do exame. Entendi também os riscos e complicações associados ao exame e procedimentos acessórios como biópsias e remoção de pólipos, assim como as atitudes que terei que tomar na eventualidade de ocorrerem estas complicações, AUTORIZANDO A REALIZAÇÃO DO EXAME.

Declaro entender que este documento tem a função principal de me informar sobre os benefícios, e principalmente sobre os RISCOS de complicações que estão envolvidas na realização do procedimento da colonoscopia.

Entendi, que o objetivo deste documento é assegurar a dignidade da pessoa humana, de pacientes e médicos, contribuindo para a boa-fé e transparência dos procedimentos, bem como manter a qualidade da relação médico- paciente.

POLIPOS

SIM NÃO

BIOPSIA

SIM NÃO

Nome do utente:

Barreiro, / / Assinatura:

Assinatura do próprio ou se representante (neste caso identificado por um documento de identificação legal)

Médico: Assinatura: _ IMPORTANTE: Trazer esta declaração

_____________________________________________________________________________

Rua Dr. Eusébio Leão Nº 29B 2830-243 Barreiro

(6)

Referências

Documentos relacionados

Por isso, quando a quantidade de Oxigênio Dissolvido na água diminui, os peixes não conseguem compensar esta.. Diminuição, ficando prejudicados e,

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, por intermédio da Divisão Multidisciplinar de Assistência ao Estudante (DIMAE/PROAES) torna público o lançamento do presente edital

1595 A caracterização do repertório de habilidades sociais dos alunos do Grupo com Baixo Desempenho Acadêmico (GBD) e do Grupo com Alto Desempenho Acadêmico (GAD),

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

Para o Planeta Orgânico (2010), o crescimento da agricultura orgânica no Brasil e na América Latina dependerá, entre outros fatores, de uma legislação eficiente