• Nenhum resultado encontrado

RELATO DE EXPERIÊNCIA: Sequência Didática Poesia: O Pato.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "RELATO DE EXPERIÊNCIA: Sequência Didática Poesia: O Pato."

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA

RELATO DE EXPERIÊNCIA: “Sequência Didática – Poesia: O Pato”.

Professoras: Maria Cristina Santos de Campos e Silvana Bento de Melo Couto. Escola: E. M. “José Evaristo Costa”

Turmas: 3ª Fase do I Ciclo -“B” e “D”

(2)

“POESIA: O PATO” EM SEQUÊNCIA DIDÁTICA

Maria Cristina Santos de Campos. Silvana Bento de Melo Couto.

Resumo: Este trabalho é um relato da experiência de ensino e aprendizagem desenvolvida com alunos da terceira fase do primeiro ciclo do ensino fundamental da Escola Municipal José Evaristo Costa, Araputanga-MT, por duas professoras alfabetizadoras em formação no PNAIC, Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa. A experiência se deu a partir da Poesia: “O Pato”, de Vinicius de Moraes. Nessa, a prática docente se efetivou através de visita in loco, integração da literatura, poesias, música, aula prática, uso do Word e Excel sob o enfoque da sequência didática, em perspectiva interdisciplinar, a qual prioriza o conhecimento global, superando, dessa maneira, a fragmentação dos saberes. Nosso objetivo com o relato é destacar o compromisso do PNAIC com a alfabetização das crianças de até 08 (oito) anos de idade (no terceiro ano do ensino fundamental), visando a formação cidadã dos alunos/crianças e uma formação que garanta ao docente segurança no que ensina, no como ensina e no como os sujeitos aprendem. Da experiência, relatamos o foco nas capacidades de leitura e escrita, a capacidade de observação e cooperação no trabalho em grupo bem como as possibilidades e dificuldades na prática docente quando realizada pelo viés da sequência didática. Apontamos também o processo avaliativo.

(3)

RELATO DE EXPERIÊNCIA: “Sequência Didática – Poesia: O Pato”. Professoras: Maria Cristina Santos de Campos e Silvana Bento de Melo Couto. Escola: E. M. “José Evaristo Costa”

Turmas: 3ª Fase do I Ciclo -“B” e “D”

A experiência aqui relatada teve como público alvo alunos da terceira fase do primeiro ciclo do Ensino Fundamental da Escola Municipal “José Evaristo Costa”, Araputanga/MT. A sequência de atividades apresentada teve duração de vinte e dois dias.

Em Língua Portuguesa, com o uso dessa brincadeira foram explorados os seguintes eixos de direitos de aprendizagem: eixo da leitura, eixo da Análise Linguística / Apropriação do Sistema de Escrita, eixo da Produção de texto escrito e o eixo da oralidade.

Eixo da Leitura: Inicialmente, foi apresentado um vídeo da história do patinho feio e em seguida feita a leitura em forma de slides da referida história na versão de vários autores, como: Ruth Rocha, Vinícius de Moraes, Hans Christian Andersen entre outros. Os alunos fizeram leitura e cantaram a música de Vinícius de Moraes: O Pato. Em seguida, solicitamos aos alunos que ilustrassem a canção. Solicitamos aos alunos que fizessem leitura em voz alta, onde cada aluno leu uma estrofe. Os textos foram escritos tanto em caixa alta como cursiva e expostos em cartazes na sala de aula. No decorrer das leituras feitas, foram feitos vários questionamentos de modo a sensibilizar os alunos, tais como: bullying, preconceito, autoestima, entre outros. Outros questionamentos também se fizeram, como: estrofes, versos, significados e rimas, quantidades de letras, sílabas, palavras, palavras que contenham dígrafos, encontro consonantal, acentuação, pontuação, classificação quanto ao número de sílabas, classificação quanto à sílaba tônica, quais os personagens principais do texto, quem são os autores / ilustradores / editora, palavras de mesmo campo semântico.

Eixo da Análise Linguística / Apropriação do Sistema de Escrita: Foram trabalhadas trava-línguas, cruzadinhas, formação de palavras a partir da sílaba “PA” e “TO” (PATO), os alunos foram divididos em grupo e escreveram uma lista de palavras contendo tais sílabas, em seguida eles transcreveram para o cartaz. Logo após eles ditavam e nós digitávamos no computador usando o Word. As palavras foram projetadas em um telão por meio do Datashow para que todos acompanhassem, para discutir a forma de escrever os termos que tinham gerado mais dúvidas ou divergências na escrita. Olhando maneiras diferentes de grafar uma mesma palavra, todos conversavam para chegar a melhor solução e em seguida os grupos voltavam para reunir para decidir as mudanças necessárias em seu cartaz. Feito isso foram

(4)

corrigir a versão no computador. Para tanto revisaram os registros no cartaz. Os cartazes confeccionados foram expostos dentro da sala de aula e no corredor da escola. Também foi trabalhado ditado de palavras, produção de frases, sinais de pontuação, artigo, número dos substantivos e gêneros textuais: bilhete, música, poesia, lista de palavras. Separação de sílabas, ordenação de sílabas para formação de palavras, sinais de pontuação, ordem alfabética, estrofes, versos e rimas.

Eixo da Produção de texto escrito: Os alunos recortaram e montaram de acordo com a ordem da história do patinho feio e em seguida escreveram individualmente o reconto da mesma a partir da montagem. Logo após os textos foram digitalizados e projetados em um telão por meio do Datashow para que todos acompanhassem, para discutir a forma de escrever os termos que tinham gerado mais dúvidas ou divergências na escrita, como também uma melhor reestruturação das ideias. Os alunos anotavam no papel os ajustes necessários e em seguida reescreviam os textos. Cada aluno transcreveu o texto para o seu caderno e em seguida fizeram a leitura do mesmo em voz alta. Os alunos escreveram listas de nomes de aves que estão em extinção, colocando seus respectivos nomes em ordem alfabética. Foram confeccionados dois diferentes livros sobre o patinho feio, cuja ilustração da capa foi a montagem do patinho através do tangram oval.

Eixo da oralidade: Os alunos fizeram pesquisa bibliográfica (revista Ciência Hoje), a respeito dos diferentes tipos de aves que estão em extinção e em seguida cada um individualmente apresentou oralmente a sua pesquisa para a turma.

Em Matemática, foi possível explorar alguns conteúdos relacionados aos direitos de aprendizagem: números e operações (adição, subtração, multiplicação, divisão, sequência numérica, contagem, comparação de quantidade, cálculo mental, números ordinais e resolução de problemas), geometria (figuras geométricas planas e tangram oval – os alunos fizeram a montagem de aves em diferentes posições, onde as mesmas foram expostas no corredor da escola), grandezas e medidas (medidas de comprimento, espaço e forma) e tratamento da informação (leitura e construção de tabelas e gráficos) e resoluções de problemas envolvendo sistema monetário brasileiro.

Esta sequência didática permitiu trabalhar alguns conteúdos na disciplina de Ciências, tais como: aves, reprodução e alimentos, animais vertebrados, visita in loco – os alunos foram até o Lago Azul para verem de perto algumas aves existentes por lá, tais como: ganso, pato, marreco entre outras. Puderam também observar a diferença entre o ovo de ema, de perua, de passarinho e de galinha, como: o peso, tamanho e circunferência. Conhecer algumas aves em extinção, animais ovíparos, semelhanças e diferenças com outras aves, aves que voam e as que não voam, as características das aves e anatomia das aves – os alunos puderam observar de perto a parte anatômica de uma ave (galinha).

(5)

Na disciplina de Artes, trabalhamos: recortes, cores, colagem, ilustração, montagem e música.

Em História, abordamos a história da evolução da ave, do patinho feio, família e habitat.

Em geografia, o conteúdo abordado foi sobre a transformação da paisagem. A cada avaliação feita no término de cada aula, não conseguimos detectar nenhum ponto negativo, pois os alunos participaram ativamente de todo o processo.

Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção.

(6)

SEQUÊNCIA DIDÁTICA: Poesia O pato

Área do Conhecimento Conteúdos e/ou atividades

Língua Portuguesa  Leitura;

 Poesias relacionadas à história do patinho feio;

Palavras cruzadas; Ditado de palavras; Produção de frases; Produção textual coletiva; Interpretação oral e escrita; Sinais de pontuação;

Artigos;

Número Substantivo singular e plural; Gêneros textuais: bilhete, música, poesia; Ortografia.

Matemática  Figuras geométricas planas;  Resoluções de problemas;  Contagem;

 Sistema monetário brasileiro;  Tabela e gráfico;

 Operações com números naturais;  Comparação de quantidades;  Sequência numérica;

 Multiplicação de números natural.

Ciências  Aves;

 Reprodução e alimentos;  Animais vertebrados;  Visita in loco;

 Semelhanças e diferenças com outras aves;  Animais ovíparos;

 Aves que voam e as que não voam;  Características das aves.

História  A história da ave; do patinho feio  A família;

 Habitat.

Geografia  Transformações na paisagem;

Artes  Dança  Pintura;  Cores;  Recorte;  Colagem;  Desenhos;  Dobradura;  Ilustração.

(7)
(8)
(9)
(10)

Referências

Documentos relacionados

A placa EXPRECIUM-II possui duas entradas de linhas telefônicas, uma entrada para uma bateria externa de 12 Volt DC e uma saída paralela para uma impressora escrava da placa, para

insights into the effects of small obstacles on riverine habitat and fish community structure of two Iberian streams with different levels of impact from the

A versão reduzida do Questionário de Conhecimentos da Diabetes (Sousa, McIntyre, Martins & Silva. 2015), foi desenvolvido com o objectivo de avaliar o

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o

Este trabalho tem como objetivo contribuir para o estudo de espécies de Myrtaceae, com dados de anatomia e desenvolvimento floral, para fins taxonômicos, filogenéticos e

Water and wastewater treatment produces a signi ficant amount of methane and nitrous oxide, so reducing these emissions is one of the principal challenges for sanitation companies

Este questionário tem o objetivo de conhecer sua opinião sobre o processo de codificação no preenchimento do RP1. Nossa intenção é conhecer a sua visão sobre as dificuldades e

A análise desta pesquisa justifica-se, pois, no entendimento de que, com a educação ambiental, é possível orientar os cidadãos - proprietários ou não - de propriedades rurais