• Nenhum resultado encontrado

Questões de 01 a 10 = Conhecimentos Gerais. 01- De conformidade com dados do IBGE, das alternativas abaixo, é conhecido como ilustre e venerado, nasci

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Questões de 01 a 10 = Conhecimentos Gerais. 01- De conformidade com dados do IBGE, das alternativas abaixo, é conhecido como ilustre e venerado, nasci"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Instruções

Calendário Previsto

ATIVIDADE DATA LOCAL

Divulgação do gabarito e Prova Objetiva 24/11/2010 www.multsai.com.br

Interposição de recursos contra o gabarito da Prova (dev erá s er obs ervado o disposto no Anex o VIII do Edital que regulamenta o concurso)

Dias 25 e 26 de novembro de

2010

www.recursos multsai@uol.com.br

Resultado do Concurso 10/12/2010 www.multsai.com.br

Demais atividades consultar o Edital regulamentador do concurso ou www.multsai.com.br

Organização e Realização

Candidato

INSCRIÇÃO No SALA No ASSINATURA DO CANDIDATO

Prefeitura Municipal

de Jardim de Piranhas/RN

Farmacêutico/Bioquímico

01 – Este caderno de provas contém 40 questões de múltipla escolha. 02 – Para cada questão existe apenas uma resposta correta.

04 – Marque as respostas com canet a es ferográfica a zul ou preta preenchendo todo o retângulo da Folha de Respostas.

05 – As respostas à grafite ou rasuras serão consideradas errad as, na Folha de Respostas. 06 – Faça a sua prova em silêncio, para que todos façam também.

07 – Não será permitida qualquer espécie de consulta.

08 – Não será fornecido outro Caderno de Provas, exceto no caso do item 11. 09 – O tempo de duração da prova é aquele anotado na lousa.

10 – Este caderno, conform e disposto no Edital, não será devolvido.

11 – Veri fique se a prov a contém falh as: folhas em branco, má impressão, páginas trocadas, falta de

questão etc. Encontrando falhas, levante a mão. O fiscal atenderá você e trocará o seu caderno.

12 – Ao concluir entregue ao fiscal o Caderno d e Provas e a Folha de Resposta devidamente preen chida e assinada.

(2)

Questões de 01 a 10 = Conhecimentos Gerais. 01- De con formidad e com dados do IBGE, das alternativas abaixo, é conhecido como ilustre e venerado, nascido no sítio Logradouro que p erten ceu ao município de Caicó, até quando este distrito, Jardim de Piranhas, foi ligado aquele; através do seu nom e, desejado pel as duas partes em tê-lo como ben feitor e figura representativa d essas terras e famílias, travou-se uma colisão sobre tais interesses:

A) Padre João Maria de Sena; B) Padre João Maria Cavalcante;

C) Padre João Maria Maia; D) Padre João Maria Soares de Araújo.

02- De con formidad e com Aristides Siqueira Neto, em História dos Municípios – Volume III, página 224, a história do povoamento de J ardim de Piranhas está intimamente ligada a d e toda a região do Seridó. Acredita-se qu e os p rimeiros fund adores da colonização tenham ocorrido no século:

A) XVII; B) XVIII; C) XIX; D) XX.

03- De acordo com o site www.idema.rn.gov.br, segundo o Plano Nacional de Combate a Deserti ficação – PNCD, que define d eserti ficação como a degradação da terra n as zon as árid as, semi-áridas e sub-úmidas secas, resultant es de fatores diversos tais como as variaçõ es climáticas e as atividades human as, o município de Jardim de Piranh as est á inserido em área susceptível à deserti ficação em cat egoria:

A) Não Grav e; B) Grave; C) Muito Grave; D) N.A.A.

04- O domínio lusitano durou até 1634, quando o Forte dos Reis Magos caiu em poder dos holand eses, que só fo ram expulsos em:

A) 1654; B) 1634; C) 1701; D) 1817.

05- Em 2006 foi inaugurado o Instituto Intern acional de Neurociên cias d e Natal, com sede na capital potiguar. Tal iniciativa, idealizada pelo Neuroci entista Miguel Nicolelis (considerado um dos 20 mais importantes neurocientistas em atividade no mundo), visa descentralizar a pesquisa n acion al, atualmente restrita às regiõ es Sudeste e Sul. Em 2009 foi inaugurado o chamado "Campus do Cérebro", que conta com um interessant e proj eto de inclus ão social além da part e cientí fica. O Instituto de Neuroci ências trabalha em fo rte parceria com a Universid ade Fed eral do Rio Grande do Norte na geração de conhecimento cientí fico de qualidade, trazendo um importante fator de visibilidade para o Estado. Dad as as alternativas abaixo, assinale a cidad e ond e fun ciona o "Campus do Cérebro":

A) Parnamirim; B) Macaiba; C) Currais Novos; D) Mossoró.

06- Rosalba Ciarlini Rosado, eleita governadora do Rio Grande do Norte, nas ceu aos 26 de outub ro de 1952, é Natural de (o):

A) Rio de Janeiro; B) Belo Horizonte; C) Natal; D) Mossoró.

07- Dad as as afirmativas abaixo, assinal e a alternativa correta:

7.1 - 1987-1988: Abertura da Assembléia Nacional Constituinte e promulgação da Constituição de 1988.

7.2 - 1990: Primei ras eleiçõ es diretas para Presidente, onde se enfrentam no segundo turno, Fernando Collor de Mello e Luiz Inácio da Silva (o Lula), do Partido dos Trabalhadores (PT). 7.3 - 1990-1992: O candidato vitorioso, Fernando Collor iniciou seu governo com o confisco das contas correntes e da poupança de toda a sociedade brasileira e apresenta um ambicioso progra ma de estabilização da economia, o "Plano Collor". Com o fracasso do Plano volta a inflação galopante e se agrava a recessão, presente desde a década anterior. 7.4 - 1994: O novo presidente Itamar Franco, nomeou o senador Fernando Henrique Cardoso para Ministro da Fazenda; foi criado o Plano Real que visava a estabilização da moeda. Nas eleições desse ano se enfrentam, no segundo turno, Luiz Inácio da Silva do PT e Fernando Henrique Cardoso (FHC), do PSDB, que sai vitorioso.

A) Todas as afirmativas estão corretas;

B) Apenas as afirmativas 7.1, 7.2 e 7.3 estão corretas; C) Apenas as afirmativas 7.2, 7.3 e 7.4 estão corretas; D) Apenas as afirmativas 7.1, 7.2 e 7.4 estão corretas. 08- A década de 1980, considerad a a década perdid a no âmbito econômico, foi a décad a ach ada no sentido político:

8.1 - Nas el eições para governadores, em 1982, os candidatos da oposição, do MDB, saíram vitoriosos nas principais metrópoles brasileiras.

8.2 - A sociedade brasileira se movimentou, ocupando todas as capitais brasileiras, exigindo eleições diretas para Presidente, no movimento conhecido como "Diretas Já".

8.3 - O general Ernesto Geisel assume a Presidência e enca rrega o General Golberi do Couto e Silva para desenhar um processo de abertura lenta, gradual e segura.

8.4 - A sociedade civil começa a se movimentar; os intelectuais e acadêmi cos fizeram duras críticas ao regime no SBPC (Congresso Brasileiro para o Progresso das Ciências); os movi mentos populares pediram melhores condições de vida nas cidades. A) Todas as afirmativas estão corretas;

B) Apenas as afirmativas 8.1 e 8.2 estão corretas; C) Apenas as afirmativas 8.1 e 8.4 estão corretas; D) Apenas as afirmativas 8.3 e 8.4 estão corretas. 09- Representa a decisão do Príncipe R egente de permanecer no Brasil, desobedecendo as novas leis vindas de Portugal, que extinguia a reg ênci a e exigia a volta de D. Pedro:

A) Proclamação da Constituição de 1824; B) Confederação do Equador;

C) Independ ência do Brasil; D) Dia do Fico.

10- Em 11 de agosto de 1826, após trezentos anos de inexistência de Universidades e com uma população al fabetizada d e ap enas 3%, o Imperador criou, por Lei, duas escolas de Direito nos moldes da Universidad e de Coimbra: a de _________, para atender à população do

(3)

norte, transferida em 1854 e a de __________, para atender a dem anda do sul.

A) Salvador/BA e Rio de Janeiro/RJ; B) Recife/PE e São Paulo/SP;

C) Olinda/PE e São Paulo/SP; D) Salvador/BA e São Paulo/SP.

Questões de 11 a 20 = Português.

► Leia, com atenção, o texto abaixo para respond er às questões propostas.

Na seman a pass ada, comemorei trinta anos d e casamento. Receb emos dezenas de congratulações de nossos amigos, algumas com o seguinte adendo assustador: "Coisa rara hoje em di a". De fato, 40% de meus amigos de infânci a já se separaram, e o filme ainda nem t erminou. Pelo jeito, estamos nos esquecendo da essên cia do contrato d e casamento, que é a promessa d e amar o outro para sempre. Muitos casais no altar acreditam que estão p rometendo amar um ao outro enquanto o casamento durar. Mas isso não é um contrato. Recentem ente, vi um filme em que o mocinho terminava o namoro dizendo "vou sempre amar você", como se fosse um prêmio de consolação. Banalizamos a fras e mais importante do cas amento. Hoje, promete-se amar o cônjuge até o di a em que alguém mais interessante apareça. "Eu amarei você para s empre" deixou d e ser uma p romessa so cial e passou a ser simplesmente uma frase dita p ara engan ar o outro. Contratos, inclusive os de casamento, são realizados justamente porque o futuro é incerto e imprevisível. Antigamente, os casamentos eram feitos aos 20 anos de idade, depois de uns três anos de namoro. A chance de você encontrar sua alma g êmea nesse curto período de pesquisa era de soment e 10%, enquanto 90% das mulheres e homens de sua vida você iria conhecer p rovav elmente já depois d e cas ado. Estatisticamente, o homem ou a mulher "ideal" para você ap arecerá som ente, de fato, depois do cas amento, não antes. Isso signifi ca que p rovav elmente seu "verdad eiro amo r" estará no grupo qu e você aind a não conhece, e não no grupinho d e cerca de noventa amigos da adolescên cia, do qual saiu seu par. E aí, o que fazer? Pedir divórcio, separar-se tamb ém dos filhos, só porque deu azar? O contrato de cas amento foi feito para resolver justament e esse probl ema. Nunca temos na vida todas as informações necessári as para tomar as decisões corretas. As promessas e os contratos preen chem ess a lacun a, preench em essa in cert eza, sem a qual fi caríamos todos paralisados à esp era de m ais inform ação. Quando vo cê p romete amar alguém para sempre, está prom etendo o seguinte: "Eu sei que nós dois somos jovens e que vamos viver até os 80 anos de idade. Sei que inexoravelmente en contrarei cent enas de mulheres mais bonitas e mais inteligent es que você ao longo de minha vida e qu e você en contrará dezen as de homens mais bonitos e mais inteligentes qu e eu. É justamente por isso que prometo amar você para sempre e abrir mão desd e já d essas dezen as de oportunidades conjugais qu e surgirão em meu futuro. Não quero ficar morrendo de ciúme cada vez que vo cê convers ar com um homem sensual nem ficar preocup ado com o futuro de nosso relacion amento. Nem você v ai querer ficar p reocup ada cad a vez qu e eu convers ar com uma mulher p rovocante. Prometo amar você para sempre, para qu e possamos nos casar e viver

em harmonia". Homens e mulheres que conh eceram alguém "melhor" e ach am agora que comet eram enorme erro qu ando se cas aram com o atu al cônjuge esqueceram a premissa básica e o espírito do contrato de cas amento. O objetivo do cas amento não é es colher o melhor par possível mundo afora, mas construir o melhor relacionam ento possível com quem vo cê prometeu amar p ara semp re. Um dia, vocês terão filhos e, ao colocá-los na cama, dirão a mesma frase: que irão amá-los para sempre. Não conheço pais que pensam em trocar os filhos pelos filhos mais comportados do vizinho. Não conh eço filho que aceite, de início, a separação dos p ais e, quando estes se sep aram, não sonhe com a reconciliação da família. Nem conheço filho que quei ra trocar os pais por outros "melhores". Eles aprendem a conviv er com os pais que têm. Casamento é o compromisso de aprender a resolver as brigas e as rusg as do dia-a-dia d e form a construtiva, o que muitos casais n ão aprend em, e alguns nem tentam aprend er. Obviamente, se sua esposa s e trans formou numa megera ou seu marido num monstro, ou se fi zeram prop agand a eng anosa, a situação muda. Para aqueles que qu erem ter v antagem em tudo na vid a, talvez a saíd a seja posterg ar o casamento at é os 80 anos. Aí, você terá cert eza de tudo.

(KANITZ, Stephen. Ponto de Vista - Revista

Veja - Adaptado)

11- Assinale a alternativa em que a palavra destacada NÃO pode ser substituída pela p alavra entre colch etes, porque essa substituição altera o sentido original do texto.

A) “ Recebemos dezenas d e cong ratulaçõ es de nossos amigos, algumas com o seguinte ADENDO assustador...” [ACRÉSCIMO];

B) “ Homens e mulheres que conheceram alguém "melhor" [...] esqueceram a PREMISSA básica e o espírito do contrato de casamento” [DEDUÇÃO]; C) “ Sei que INEXORAVELMENTE encontrarei centen as de mulheres mais bonitas e mais inteligentes que você ao longo de minha vida...” [FATALMENTE];

D) “ Para aqueles que qu erem ter vantag em em tudo na vida, talvez a saída seja POSTERGAR o casamento até os 80 anos” [ADIAR].

12- Com base na leitura do texto, é correto afirm ar que a noção de contrato nele defendida é a de:

A) Documento formal e o fici al resultante de um acordo entre duas ou mais pessoas que se associam;

B) Acordo entre p essoas qu e trans ferem uma à outra algum direito e que se sujeitam a algumas obrigações; C) Pacto em que as p artes rev elam inabilidade e incapacidade de assumir obrigaçõ es recípro cas;

D) Compromisso assumido por duas pessoas, que depende do futuro para se firmar e aperfeiço ar.

13- Com base na leitura feita, é correto afirmar que o objetivo principal do texto é:

A) In formar as vant agens d e um cas amento sólido, de muitos anos;

B) Demonstrar as razões por qu e as pesso as dev em se casar;

(4)

C) Provocar reflex ão sobre o compromisso firmado no casamento;

D) Denun ciar alguns perigos gerados por casam entos preco ces.

14- Considerando-se as info rmaçõ es do texto, é correto afirmar que a relação entre cas amento e contrato é apres entada com o objetivo de:

A) Dizer qu e o amor n ão é mais tão importante nos casamentos da atualidad e;

B) Apontar a falta d e sincerid ade dos noivos ao jurar amor ao marido ou à esposa;

C) Mostrar que o casam ento contemporân eo é celebrado com prazo determinado;

D) Demonstrar que o cas amento requ er compromisso previamente definido.

15- É correto afirm ar que, entre os recursos empregados no desenvolvimento do texto, NÃO se inclui:

A) A exposição de resultados dos contratos de casamento;

B) O uso de argumentos b aseados em dados numéricos;

C) A inserção de pergunt as sem respostas precisas; D) O emprego de marcas de interação com o leitor. 16- Assinale a alternativa em que o texto transcrito NÃO apresenta uma opinião.

A) “ Nunca temos na vida todas as informações necess árias para tomar as decisões corretas”;

B) “ Antigamente, os casamentos eram feitos aos 20 anos de idade, depois de uns três anos de namoro”; C) “ Obviamente, se sua esposa s e trans formou numa megera ou seu marido num monstro, [...] a situação muda”;

D) “ Casamento é o compromisso de aprender a resolver as brigas e as rusgas do dia-a-dia de forma construtiva...”.

► Com base no trecho abaixo, transcrito do texto, responda às questões de 17 a 20:

“Homens e mulheres que conheceram alguém ‘melhor’ e acham agora que cometeram enorme erro quando se casaram com o atual cônjuge, esqueceram a premissa básica e o espírito do contrato de casamento.”

17- No trecho, o termo BÁSICA tem fun ção morfossintática de:

A) Adjetivo e adjunto adnominal; B) Adjetivo e complemento nominal; C) Advérbio e adjunto adverbial; D) Substantivo e aposto.

18- No trecho, a oração sublinhada é: A) Coordenada sindética;

B) Subordinada substantiva; C) Subordinada adjetiva; D) Subordinada adverbi al.

19- O con ectivo QUE o qu al introduz a oração sublinhada:

A) É conjunção integrant e e não apres enta fun ção sintática;

B) É conjunção integrante e tem fun ção sintática de aposto;

C) É pronome relativo e tem função sintática de objeto direto;

D) É p ronome relativo e tem função sintática de sujeito.

20- As formas v erb ais CONHECERAM,

COMETERAM, CASARAM e ESQUECERAM

encontram -se no:

A) Pretérito imperfeito do indicativo; B) Pretérito imperfeito do subjuntivo; C) Pretérito perfeito do indicativo; D) Futuro do pretérito do indicativo. Questões de 21 a 40 = Específicas.

21- Dentre os agent es antimicrobianos a s eguir, fazem parte do grupo dos aminoglicosídeos:

A) Amicacina/tetraci clina; B) Tetraciclina/tobramicina; C) Gentamicina/tetraciclina; D) Tobramicina/amicacina.

22- A drog a qu e atu a efetivament e em receptores al fa, beta-1 e beta-2 -ad renérgicos é:

A) Epinefrina; B) Norepinefrin a; C) Propanolol; D) Fentolamina.

23- Um anestésico local potente, que pode p roduzir sedação acentu ada é a:

A) Cocaína; B) Benzocaína; C) Lidocaína; D) Procaína.

24- Efeitos colaterais associados aos diuréticos de alça, como a furos emida, incluem:

24.1 - Comprometimento da ex creção de lítio. 24.2 - Alcalose metabólica.

24.3 - Desequilíbrio de líquido e de eletrólitos. 24.4 - Respostas desagradáveis decorrentes da administração repetida.

► Assinale a alternativa correta:

A) Somente as opções 24.1 e 24.3 são corretas; B) Somente as opções 24.1, 24.2 e 24.3 são corretas; C) Somente as opções 24.2 e 24.4 são corretas; D) As opções 24.1, 24.2, 24.3 e 24.4 são corretas. 25- Um ótimo diluente solúvel usado como adjuvante na preparação de comprimidos é a (o):

A) Gelatina; B) Lactose; C) Silicone; D) Amido.

26- Um agente tensoativo, utilizado em colírios para manter a esterilidade dessas soluções, é o (a):

A) Álcool polivinílico; B) Metilcelulose; C) Clorobutanol;

(5)

27- Mistura eutética é aqu ela que reúne componentes sólidos, cuja proporção lhe con fere a seguinte característica:

A) Maior densidade; B) Menor solubilidade; C) Mais baixo ponto de fusão; D) Maior solubilidade.

28- Na prep aração d a forma farmacêutica “ óvulos”, o excipiente hidrodispersível usado é o (a):

A) Glicerina gelatinad a; B) Manteiga de cacau; C) Óleo hidrogenado; D) Ácido hidrogenado.

29- A noti ficação de receita “ B” poderá cont er, na fo rma de ampola, a quantidade máxima de:

A) 10 ampolas; B) 12 ampolas; C) 15 ampolas; D) 5 ampolas.

30- Segundo a RDC n° 33, água para p rodutos estéreis é aqu ela qu e at ende às esp eci ficaçõ es farmacopéicas, denominada:

A) Água destilada; B) Água deionizada; C) Água para injetáv eis; D) Água mineralizad a.

31- O produto do cat abolismo das purinas é liberado e excretado na urina sob a form a de:

A) Uréia; B) Ácido úrico; C) Creatinina; D) Glutamina.

32- Qual dos testes citados abaixo deve ser solicitado para uma melhor av aliação dos níveis plasmáticos de glicose anteriores a data do exame?

A) Hemoglobina glicada; B) Teste de tolerância à glicose; C) Glicemia pós-prandial de 2 horas; D) Glicosúria.

33- O hormônio cuja ação está rel acionad a com o metabolismo eletrolítico é:

A) Progesterona; B) Aldosterona; C) Testosterona; D) Androsterona.

34- Nas doen ças agudas d e origem b acteriana, a célula que geralmente está aum entada é o:

A) Linfó cito; B) Eosinófilo; C) Neutró filo; D) Monócito.

35- A p resen ça de h emáci as macrocíticas vista através do exame morfológico é um ach ado de valor real para o tratamento da anemia. Isto ocorre por deficiên cia de: A) Ferro e eritropoietina;

B) Cobalto e ferro;

C) Eritropoietina e ácido fólico; D) Vitamina B12 e ácido fólico.

36- Em um teste para imuno fluorescên cia, é recomend ado fazer uma diluição inicial de 1:40. Qual das preparaçõ es a seguir deve ser usada?

A) 1 microlitro de soro com 39 microlitros de diluente; B) 1 microlitro de soro com 3,9 mililitros de diluente; C) 1 microlitro de soro com 40 microlitros de diluente; D) 1 microlitro de soro com 3,9 microlitros de diluente. 37- Qual entre os meios de cultura citados ab aixo deve ser usado para o cultivo de Corynebacterium difteriae? A) Meio Loeffler;

B) Meio Bordet-Gengou; C) Meio de Thayer-Martin; D) Meio Miller-Hinton.

38- Qual das espécies bacteri anas citadas abaixo apres enta reação NEGATIVA para produ ção de indol? A) Escherichia coli;

B) Enterobacter cloacae; C) Klebsiella oxytoca; D) Proteus vulgaris.

39- Qual a causa mais frequ ente da contaminação por

Ascaris lumbricóides?

A) Ingestão de ovos não embrionados; B) Contato com larva rabdi forme; C) Ingestão de ovos embrionados; D) Contato com larva filari fo rme.

40- Quando as amostras de urina enviadas ao laboratório NÃO s ão an alisadas logo após a colet a, permanecendo na b ancada à temperatura ambient e, devido a ação d e bactérias fermentadoras o pH torna-se alcalino. Qual dos analitos citados ab aixo é o substrato utilizado?

A) Glicose; B) Ácido úrico; C) Creatinina; D) Uréia.

Referências

Documentos relacionados

O mar profundo é uma vasta região que recobre aproximadamente 70% da superfície da terra, sendo considerado ainda uma vastidão a ser explorada e estudada pelo homem. A coleção

E, confiando nos princípios que sempre nortearam a SME São Paulo na seleção para aquisição de obras literárias para o projeto Minha Biblioteca nos últimos anos, a LIBRE espera

c.4) Não ocorrerá o cancelamento do contrato de seguro cujo prêmio tenha sido pago a vista, mediante financiamento obtido junto a instituições financeiras, no

Mas, como patrocinador, ele também não deixa de ser só um torcedor, que tem de torcer para o time ir bem, mas que pode cobrar com um pouco mais de peso se o resultado não

Em média, a Vivo forneceu a melhor velocidade de download para os seus clientes em 2020... A Vivo progrediu em especial a partir de abril

Esta realidade exige uma abordagem baseada mais numa engenharia de segu- rança do que na regulamentação prescritiva existente para estes CUA [7], pelo que as medidas de segurança

Se você vai para o mundo da fantasia e não está consciente de que está lá, você está se alienando da realidade (fugindo da realidade), você não está no aqui e

Estamos realmente com sobrecarga de funções – pressão autoimposta, diga-se –, o que faz com que percamos nossa conexão com a feminilidade: para ser mulher não basta