• Nenhum resultado encontrado

CHAMADA PÚBLICA TV O POVO/FDR 01/2017

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CHAMADA PÚBLICA TV O POVO/FDR 01/2017"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

CHAMADA PÚBLICA TV O POVO/FDR

Obras Seriadas Audiovisuais Ficcionais e Documentais

01/2017

- com prorrogação de inscrições, entre outros -

A TV O POVO da Fundação Demócrito Rocha (FDR) torna público, para o conhecimento das produtoras cearenses independentes interessadas, que realizará SELEÇÃO DE PROJETOS DE PRODUÇÃO DE OBRAS SERIADAS AUDIOVISUAIS FICCIONAIS E DOCUMENTAIS, por meio desta Chamada Pública, regida conforme Seção III, Capítulo 5, do Regulamento Geral do Prodav, para fins de composição da 1ª edição do PROJETO DE PROGRAMAÇÃO DA TV O POVO, inscrito e aprovado (Anexo I) no Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Audiovisual Brasileiro (Prodav) 02/2016.

1. DO OBJETO 1.1. OBJETIVO

Esta Chamada Pública tem como objetivo o financiamento da produção de conteúdos e projetos pré-selecionados, obras seriadas audiovisuais ficcionais ou documentais produzidas por empresas PRODUTORAS INDEPENDENTES DO CEARÁ, as PROPONENTES, para a grade de programação da TV O POVO, estima-se, do primeiro semestre de 2019. Os projetos deverão cumprir a finalidade da emissora como veículo público de comunicação, cujo objetivo é promover a difusão de produtos culturais, educativos, artísticos e informativos.

1.2. FUNDAMENTO LEGAL

Esta Chamada Pública é regida pelas disposições da Lei nº 11.437, de 28 de dezembro de 2006, e do Decreto nº 6.299, de 12 de dezembro de 2007, pelo Regulamento Geral do Programa de Apoio ao Desenvolvimento da Indústria Audiovisual (Prodav) e pela Chamada Pública BRDE/FSA Prodav 02/2016, que se destina a financiar a produção de conteúdos brasileiros independentes e projetos pré-selecionados para as grades de programação dos canais de televisão aberta e por assinatura.

1.3. DEFINIÇÕES

Ressalvadas as definições constantes nessa Chamada Pública, os termos utilizados obedecem às definições da Medida Provisória nº 2.228-1, de 2001, da Lei nº 12.485, de 2011, e das Instruções Normativas emitidas pela ANCINE, em especial as Instruções Normativas nº 91, 95, 100, 104 e 105, 124 e 125 e Regulamento Geral do PRODAV.

1.4. INFORMAÇÕES GERAIS

1.4.1. Para todas as referências de tempo será observado o horário de Brasília – DF.

1.4.2. Na contagem de todos os prazos estabelecidos neste edital, excluir-se-á o dia de início e incluir-se-á o do vencimento, e considerar-se-ão os dias consecutivos, exceto quando for explicitamente disposto em contrário.

(2)

1.4.3. O edital, seus anexos e todas as decisões relativas aos procedimentos desta Chamada Pública podem ser obtidos e acompanhados por meio da internet no endereço eletrônico: fdr.org.br/tvopovo/editalprodav

1.4.4. Os esclarecimentos das dúvidas referentes a esta chamada pública poderão ser solicitados por qualquer interessado através do e-mail: duvidaprodav@tvopovo.org.br

1.4.5. Considera-se Grupo Econômico a associação de empresas unidas por relações societárias de controle ou coligação, nos termos do Art. 243, da Lei 6.404/1976, ou ligadas por sócio comum com posição preponderante nas deliberações sociais de ambas as empresas, ou, ainda, vinculadas por relações contratuais que impliquem acordo de estratégia comercial com finalidade e prazos indeterminados.

2. DA INSCRIÇÃO

2.1. CONDIÇÕES DE ELEGIBILIDADE DOS PROPONENTES 2.1.1. PROPONENTES

2.1.1.1. Poderão efetuar a inscrição na qualidade de PROPONENTES todas as PRODUTORAS INDEPENDENTES DO CEARÁ que cumpram os requisitos exigidos nesta Chamada Pública, bem como as condições de elegibilidade estabelecidas pelo Regulamento Geral do PRODAV e na legislação mencionada nos itens 1.2. e 1.3 nesta Chamada Pública.

2.1.1.2. Considera-se, para fins deste Chamamento Público, PRODUTORA INDEPENDENTE DO CEARÁ, toda aquela com registro regular e classificada na Ancine como produtora brasileira independente, nos termos da IN nº 91, detentora majoritária dos direitos patrimoniais da obra/projeto a ser apresentado, que não tenha qualquer associação ou vínculo direto ou indireto com empresas de serviço de radiodifusão de sons e imagens ou operadoras de comunicação eletrônica de massa por assinatura, com origem e/ou que tenha sede no estado do Ceará, comprovando, no ato da inscrição, o mínimo de 2 (dois) anos de atuação no estado do Ceará.

2.1.1.3. Somente poderão participar deste processo de seleção as PRODUTORAS INDEPENDENTES DO CEARÁ, portanto, com sede no Estado do Ceará, que, além das exigências do subitem 2.1.1.2, comprovarem possuir registro regular e classificação como agentes econômicos brasileiros independentes junto à Ancine, com pelo menos um dos seguintes CNAEs (Cadastro Nacional de Atividade Econômica) como atividade principal ou secundária:

a) 59.11-1/01 – estúdios cinematográficos;

b) 59.11-1/02 – produção de filmes para publicidade;

c) 59.11-1/99 – atividades de produção cinematográfica, de vídeos e de programas de televisão não especificadas anteriormente.

2.1.1.4. A produtora PROPONENTE responsável pelos projetos de produção de obras audiovisuais deverá estar atenta às condições de elegibilidade estabelecidas pelo Regulamento Geral do PRODAV, no PRODAV 02/2016 e nesta Chamada Pública, entre as quais:

a) Tipologia das obras: exclusivamente obras seriadas de ficção, documentário e animação passíveis de constituir espaço qualificado;

b) Pré-licenciamento obrigatório: valores e proporções mínimas em relação aos itens financiáveis e condições contratuais definidas no item 62 do Capítulo IV do Regulamento Geral do Prodav;

(3)

c) Condição de conteúdos brasileiros independentes: conforme as disposições do Capítulo VI do Regulamento Geral do Prodav (Direitos sobre Conteúdos Audiovisuais).

2.1.1.5. A PROPONENTE deverá apresentar documentos que comprovem sua adimplência perante a ANCINE, o FSA e o BRDE, além de comprovarem regularidade previdenciária, trabalhista, para com o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço – FGTS e no CADIN (Cadastro Informativo dos Créditos não quitados de órgãos e entidades federais), tributárias e acessórias, em todas as esferas da administração pública (municipal, estadual e federal), no momento da inscrição e durante todo o processo de seleção, assim como, se o seu projeto for selecionado, durante o prazo do contrato.

2.1.1.6. A PROPONENTE deverá indicar a Pessoa Física responsável pelo projeto, maior de 18 (dezoito) anos, residente e domiciliada no estado do Ceará há, pelo menos, 2 (dois) anos, cuja atividade de cunho artístico e/ou cultural seja compatível com o objeto desta Chamada Pública.

2.1.1.7. No caso de coproduções entre produtoras cearenses independentes, o domínio de direitos patrimoniais majoritários sobre a obra audiovisual, dentro do condomínio dos produtores brasileiros independentes, deverá ser detido pela interveniente (no caso, a produtora PROPONENTE). Da mesma maneira, a interveniente deverá ser responsável pela execução operacional, gerencial e financeira do projeto e pelas obrigações relativas ao repasse de receitas ao FSA.

2.2. CONDIÇÕES DE ELEGIBILIDADE DOS PROJETOS

2.2.1. Podem ser inscritos projetos que se encontrem em qualquer etapa de produção, desde que a obra audiovisual não tenha sido concluída.

2.2.2. Podem concorrer projetos de obras audiovisuais seriadas documentais e de obras audiovisuais seriadas ficcionais, desde que sigam as exigências de cada categoria especificada nesta Chamada Pública.

2.2.3. Poderão concorrer projetos de obras seriadas documentais e ficcionais com 13 (treze) episódios para cada categoria, sendo que a duração de cada episódio deverá ser de 26 (vinte e seis) minutos.

2.2.4. Apenas na categoria de obras ficcionais infantis, a PROPONENTE deverá apresentar proposta com 6 (seis) episódios com duração de 10 (dez) minutos.

2.2.5. Cada PROPONENTE pode apresentar no máximo 3 (três) projetos, sendo 1 (um) por categoria. Entretanto, só poderá ser contemplada em 1 (uma) categoria.

2.2.6. Caso a PROPONENTE seja classificada em mais de (1) projeto, por só poder ser contemplada em 1(um), a Comissão de Análise e Seleção determinará, a seu critério, qual dos projetos classificados será o contemplado, não precisando para isso ouvir a PROPONENTE. 2.2.7. Só será possível a PROPONENTE ser contemplada em mais de 1 (uma) categoria, caso haja vacância em alguma delas, explorando todo o potencial desta Chamada Pública.

2.3. VEDAÇÕES

2.3.1. Para fins desta Chamada Pública, é vedada a inscrição de projetos de obras audiovisuais de empresas produtoras que possuam dentre os seus sócios, gerentes e administradores:

a) Servidores ou ocupantes de cargo em comissão da ANCINE ou respectivo cônjuge ou companheiro ou parentes em linha reta, colateral ou por afinidade até o 2º grau;

(4)

b) Funcionários do BRDE ou respectivo cônjuge ou companheiro ou parentes em linha reta, colateral ou por afinidade até o 2º grau;

c) Membros do Comitê de Investimento do FSA ou respectivo cônjuge ou companheiro ou parentes em linha reta, colateral ou por afinidade até o 2º grau; e

d) Gerentes e administradores da TV O POVO/FDR ou respectivo cônjuge ou companheiros ou parentes em linha reta, colateral ou por afinidade até o 2º grau.

2.3.2. É vedada a inscrição de obras audiovisuais cujo domínio de direitos patrimoniais majoritários seja detido pela própria TV O POVO/FDR.

2.3.3. É vedada a inscrição de projetos que estejam concorrendo ou que tenham sido selecionados ou contratados nas chamadas públicas do FSA destinadas ao desenvolvimento de projetos, incluindo aquelas realizadas por meio da linha de Arranjos Financeiros Estaduais e Regionais, exceto quando a PROPONENTE já tenha realizado a entrega do objeto contratado. 2.3.4. Caso, após a inscrição do projeto nesta Chamada Pública, a produtora da obra audiovisual opte por concorrer em outra Chamada Pública em curso, com exceção das linhas de Suporte Automático e Arranjos Regionais, de acordo com o item 2.3.3, deverá solicitar exclusão de seu projeto da proposta de programação antes de efetuar a inscrição em outra Chamada, em documento por escrito devidamente assinado por seu representante legal e com firma reconhecida.

2.3.5. É vedada a alteração da empresa produtora responsável pela obra audiovisual selecionada por força desta Chamada Pública que irá compor a programação da TV OPOVO, salvo nos casos de cisão, fusão ou incorporação, quando poderá ser admitida a troca desta por nova empresa resultante de um desses processos de reorganização empresarial, desde que haja anuência do BRDE, com a alteração subjetiva, e seja observado o limite financeiro previsto nesta Chamada Pública, bem como preservadas as condições para o contrato de investimento (Anexo X).

2.4. DA INSCRIÇÃO ELETRÔNICA E ENVIO DE DOCUMENTOS

2.4.1. As PROPONENTES deverão preencher e finalizar a inscrição específica para este processo de seleção, via Chamada Pública, disponível no site fdr.org.br/tvopovo/editalprodav, a partir do dia 9 de agosto de 2017 até o dia 9 de novembro de 2017, e enviar os anexos listados no item 2.4.2 para o e-mail inscricaoprodav@tvopovo.org.br, com o tema do “Assunto”: “CHAMADA PÚBLICA TV O POVO”, ou poderá anexar esses mesmos conteúdos no referido site, após preenchimento de formulário eletrônico.

2.4.2. Deverão ser anexados ao e-mail fornecido no item 2.4.1. os documentos listados a seguir. Importante: serão aceitos apenas arquivos nos formatos .doc; .xls e .pdf, no máximo com 20Mb.

a) Declaração de Compromisso do Representante Legal da PROPONENTE (Anexo III) – ANEXAR no momento de inscrição, documento que comprove a representação;

b) Documentação Complementar OBRIGATÓRIA para Habilitação da Inscrição (Anexo II) c) Projeto Descritivo de Obra Seriada, conforme a categoria a que se adequa (Anexo IV, V e/ou VI)

d) Declaração de Adimplência (Anexo VII), ou seja, que a PROPONENTE está em dia com suas obrigações com a administração pública nos âmbitos municipal, estadual e federal. As certidões de regularidade fiscal junto à receita municipal, receita estadual, receita federal,

(5)

regularidade fiscal junto ao FGTS, regularidade fiscal junto ao INSS e a certidão negativa de débitos trabalhistas serão necessárias quando do resultado da seleção, não podendo acontecer a contratação caso a PROPONENTE não comprove a sua situação fiscal de adimplência, ou seja, que comprove o que DECLAROU.

e) Planilha com orçamento detalhado no valor total do projeto (conforme Limite de Investimento em item 2.8), valor do orçamento de preparação, pré-produção, pós-produção e percentual solicitado ao FSA (Anexo IX);

e.1. Todos os itens apresentados deverão estar detalhados e deverão ser aderentes ao escopo do projeto.

e.2. Ao elaborar o orçamento, atentar para a relação das despesas sujeitas à glosa listadas na Seção IV da IN nº 124 da ANCINE (www.ancine.gov.br/pt- br/legislacao/instrucoes-normativas-consolidadas/instru-o-normativa-n-124-de-22-de-dezembro-de-2015);

e.3. Despesas genéricas devem ser evitadas.

e.4. A Comissão de Análise e Seleção poderá readequar, retirar ou acrescer valores a determinadas rubricas quando entender ser necessário para a aprovação do projeto. 2.4.3. A inscrição da PROPONENTE configura a prévia e integral aceitação de todas as condições estabelecidas nesta Chamada Pública, na Chamada Pública BRDE/FSA Prodav 02/2016, bem como do Regulamento Geral do Prodav (Anexo VIII). Caso o projeto seja selecionado, a PROPONENTE também assume o compromisso de realizar todos os procedimentos necessários junto ao BRDE para a contratação de investimento na produção da obra audiovisual, bem como de atender às regras referentes à participação do FSA nas receitas em face dos valores investidos pelo referido fundo, conforme as normas dispostas na seção VIII do Capítulo IV do Regulamento Geral do PRODAV.

2.4.4. Não serão aceitos nem nos responsabilizaremos, para efeito de inscrição, por propostas entregues presencialmente na sede da TV O POVO/FDR ou por materiais postados via Correios. 2.4.5. A TV O POVO/FDR disponibilizará suporte às PROPONENTES durante o período de inscrição, através do e-mail duvidaprodav@tvopovo.org.br.

2.5. DO PRAZO DE INSCRIÇÃO

O período de inscrição dos projetos de Produção de Obras Audiovisuais inicia-se em 9 de agosto de 2017, data de publicação desta Chamada, e se encerra, impreterivelmente, às 23h59 (horário de Brasília) do dia 9 de novembro de 2017.

2.6. RESPONSABILIDADE PELAS INFORMAÇÕES DO PROJETO

A PROPONENTE assumirá inteira responsabilidade pela veracidade e pela integridade das informações fornecidas e pela documentação enviada quando da inscrição eletrônica, ficando ciente de que a impossibilidade de abertura das mídias eletrônicas ou dos arquivos nelas contidos poderá causar a inabilitação da proposta ou impactar na sua avaliação.

2.7. DOS PROJETOS APROVADOS PELA ANCINE

2.7.1. Aos projetos inscritos em outras linhas do Fundo Setorial do Audiovisual:

a) Caso pré-selecionados, serão consultados quanto ao seu real interesse em participar desta Chamada Pública e não poderão efetuar inscrição em outra Chamada Pública do FSA,

(6)

com exceção do Suporte Automático (em conformidade com item 3.1.3 da Chamada Pública BRDE/FSA Prodav 02/2016);

b)Serão classificados como finalistas desta Chamada Pública somente aquelas PROPONENTES que optarem por anular sua participação em qualquer outra linha do FSA em que estejam inscritas, respeitando os itens 3.1.3 e 3.1.4 da Chamada Pública BRDE/FSA Prodav 02/2016.

2.7.2. A PROPONENTE deverá informar se o projeto foi inscrito e/ou contemplado em outra linha de financiamento do FSA, editais públicos e privados, fundos ou leis de incentivos fiscais (municipais, estaduais ou federais). Caso o projeto esteja aprovado na Ancine para captação de recursos incentivados, o orçamento relativo aos itens financiáveis apresentado nesta Chamada Pública deve ser idêntico ao deliberado pela Agência. Também deverá ser informado o montante de recursos já captado.

2.7.3. Não serão aceitos projetos que já estejam aprovados na ANCINE com destinação inicial para o segmento de mercado de salas de exibição e tenham captado recursos por meio do Art. 1º da Lei 8.685/93. Caso não tenha ocorrido captação por este mecanismo de incentivo, será admitida a inscrição do projeto, condicionada à aprovação pela ANCINE da troca de segmento de mercado de destinação inicial, previamente à contratação do investimento.

2.8. AS CATEGORIAS E AS CONDIÇÕES DE INVESTIMENTO 2.8.1. LIMITES DE INVESTIMENTO POR PROJETO DE PRODUÇÃO

2.8.1.1. O valor total de investimento aprovado pelo FSA, ora destinado a esta Chamada Pública, é de R$ 4.620.000,00 (quatro milhões seiscentos e vinte mil reais), a ser distribuído respeitando-se os limites de investimento conforme as categorias apresentadas a seguir. 2.8.1.2. Quanto aos valores máximos de itens financiáveis, podem ser inscritos nesta Chamada Pública apenas os projetos que respeitarem o valor máximo de itens financiáveis para a produção da obra pelo FSA e as respectivas características listados abaixo:

Categoria/Modalidade Tipologia Episódios (nº) Duração (min) Qtd de Obras (nº) Faixa Etária (anos) Valor Máximo de Financiamento (R$) Categoria 1 - Obras seriadas

ficcionais Infantis animação / ficção 6 10 2 3-7 720.000 Categoria 2 - Obras seriadas

ficcionais para Adolescentes ficção 13 26 1 12-16 1.170.000 Categoria 3 - Obras seriadas

ficcionais para Adultos ficção 13 26 1

Acima de

16 1.170.000

Categoria 4 - Obras seriadas documentais Turismo

Sustentável:

documentário 13 26 1 Acima de

16 520.000

Categoria 5 - Obras seriadas documentais Cidadania

e Cultura Criativa

documentário 13 26 1 Acima de

16 520.000

Categoria 6 - Obras seriadas

documentais de Tema Livre documentário 13 26 1

Acima de

16 520.000

a) Categoria 1 - Obras seriadas ficcionais Infantis: os projetos devem utilizar técnicas de animação em pelo menos 50% de seu conteúdo. Os temas devem trazer noções de

(7)

cidadania, de valores inclusivos, de musicalidade, de respeito à diversidade, à natureza e aos direitos das crianças, sendo devidamente adequados à faixa etária dos 3 aos 7 anos. b) Categoria 2 - Obras seriadas ficcionais para Adolescentes: O tema é livre, desde que o conteúdo atenda ao perfil de programação da emissora, com caráter de entretenimento cultural, educacional, informativo e seja devidamente adequado à faixa etária dos 12 aos 16 anos.

c) Categoria 3 - Obras seriadas ficcionais para Adultos: O tema é livre, desde que o conteúdo atenda ao perfil de programação da emissora, com caráter de entretenimento cultural, educacional, informativo e seja devidamente adequado à faixa etária dos 16 anos adiante.

d) Categoria 4 - Obras seriadas documentais Turismo Sustentável: O turismo visto sob uma ótica diferente, com enfoque no desenvolvimento sustentável e sem depredação. Revelar ao grande público os bons exemplos encontrados pelo interior do estado do Ceará, que consideram não somente o meio ambiente como também o sujeito, o homem e suas relações.

e) Categoria 5 - Obras seriadas documentais Cidadania e Cultura Criativa: O papel do cidadão na sociedade e suas formas de expressão através da cultura, destacando novos meios de circulação e práticas criativas.

f) Categoria 6 - Obras seriadas documentais de Tema Livre: O tema é livre, desde que o conteúdo atenda ao perfil de programação da emissora e que tenha um caráter universal, ou seja, cujo interesse não se restrinja aos moradores de Fortaleza ou do Ceará.

2.8.1.3. Para efeito desta Chamada Pública, considera-se:

a) Documentário: obra audiovisual seriada para veiculação em TV, produzida sem roteiro a partir de estratégia de abordagem da realidade ou produzida a partir de roteiro e cuja trama/montagem seja organizada de forma discursiva por meio de narração, texto escrito ou depoimentos de personagens reais;

b) Ficção: obra audiovisual seriada para veiculação em TV, produzida a partir de roteiro e cuja trama/montagem seja organizada de forma narrativa;

c) Obra seriada: obra audiovisual que, sob o mesmo título, seja produzida em capítulos ou episódios.

2.8.2. Os contratos de investimento do FSA na produção de conteúdos deverão observar: a) os valores de aporte máximo por episódio estabelecidos no item 57 do Regulamento Geral do Prodav;

b) a relação de itens financiáveis e não financiáveis são as estabelecidas no item 67 do Regulamento Geral do Prodav, entre eles, os financiáveis de produção audiovisual de programação de canal de televisão:

b.1. aquisição de direitos artísticos; b.2. taxa de gerenciamento do projeto;

b.3. contratação de equipe técnica e artística, inclusive encargos e seguros sociais; b.4. aquisição de insumos e locação de espaços, equipamentos e serviços para produção audiovisual; e

b.5. contratação de serviços de laboratório e pós-produção.

c) as exigências de retorno financeiro e não financeiro estabelecidas na Seção VIII do Capítulo IV do Regulamento Geral do Prodav, no que couberem.

(8)

3. PROCESSO SELETIVO DOS PROJETOS DE PRODUÇÃO 3.1. COMISSÃO DE ANÁLISE E SELEÇÃO

Os projetos audiovisuais independentes serão escolhidos por uma comissão composta por representantes escolhidos e indicados pela TV O POVO/FDR, não cabendo recurso de suas decisões.

3.2. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DOS PROJETOS 3.2.1. Primeira Etapa: Habilitação da Inscrição

Etapa de caráter eliminatório, realizada por uma Comissão de Habilitação formada por integrantes da equipe da TV O POVO/FDR, para verificação das condições de participação, das informações e do cumprimento da apresentação dos documentos exigidos no ato da inscrição, conforme estabelecido nesta Chamada Pública.

3.2.1.1. Juntamente com a Lista de Classificação Geral de Habilitados, será divulgada na página da TV O POVO/FDR (fdr.org.br/tvopovo/editalprodav) a Lista de Proponentes Inabilitadas, com relação nominal e o motivo da inabilitação na Primeira Etapa.

3.2.2. Segunda Etapa: Análise de Viabilidade, de Qualidade e Seleção da Proposta

Etapa de caráter classificatório e eliminatório em que é realizada a análise técnica dos projetos de candidatos habilitados na fase anterior, pela Comissão de Análise e Seleção instituída pela TV O POVO/FDR. Esta etapa consiste na avaliação da proposta apresentada, dos currículos, anexos, portfólio e demais materiais enviados pela PROPONENTE no momento da inscrição, conforme critérios estabelecidos no item 2 e em seus subitens desta Chamada Pública. A análise e seleção contarão com os seguintes critérios de pontuação:

a) Aspectos artísticos (35 pontos): sinopse; roteiro de episódios; conceituação de fotografia; direção de arte e figurinos (quando houver), linguagem e procedimentos narrativos; cenários e locações; estrutura e gênero dramático; estratégias de abordagem; entre outros;

b) Adequação ao público, perfil e linha de programação do canal ao qual se destina (10 pontos):

b.1) PÚBLICO ESTRATÉGICO: para as obras infantis, a faixa etária pretendida compreende crianças de 3 a 7 anos. Para as obras destinadas a adolescentes, o público se insere na faixa entre 12 a 16 anos. Para as séries documentais e ficcionais para adultos, o foco é o público a partir dos 16 anos, independentemente de classe social. b.2) Os projetos deverão cumprir a finalidade da emissora como veículo público de comunicação, cujo objetivo é promover a difusão de produtos culturais, educativos, artísticos e informativos, evitando o emprego de moralismos ou didatismos, além de discursos que manifestem o preconceito racial, social e/ou religioso, a prática de tortura ou a apologia à violência de qualquer espécie, ideias retrógradas ou demais temas que venham de encontro às conquistas sociais, políticas e culturais sedimentadas durante a luta pela justiça social e pelo respeito à integridade humana.

b.3) Ler características específicas de cada categoria no subitem 2.8.1.2.

c) Qualificação técnica do(a) produtor(a) executivo(a), do(a) diretor(a) e do(a) roteirista (15 pontos): respectivos currículos e comprovação;

(9)

d) Capacidade gerencial e desempenho da PROPONENTE (10 pontos): currículo da empresa PROPONENTE/produtora, infraestrutura e equipamentos disponíveis, quantidade de funcionários fixos e colaboradores, entre outros aspectos, com destaque ao tempo mínimo de atuação no mercado estadual, como exigido no item 2.4.2, subitem “j”;

e) Orçamento/ Viabilidade financeira (5 pontos): valor total de itens financiáveis de acordo com os limites estabelecidos no subitem 2.8.1.2. desta Chamada Pública;

f) Cronograma de execução (5 pontos): prazo de produção e de entrega da obra;

3.2.2.1. A Comissão de Análise e Seleção da TV O POVO/FDR poderá solicitar, a qualquer tempo, documentos e informações que considere necessários para melhor realizar a avaliação dos projetos.

3.2.2.2. As PROPONENTES que obtiverem, no mínimo, 70 (setenta) pontos passarão para a Terceira Etapa. A Lista dos Habilitados desta Segunda Etapa poderá ser conferida na página da TV O POVO/FDR (fdr.org.br/tvopovo/editalprodav).

3.2.3. Terceira Etapa: Pitching/defesa oral (20 pontos)

3.2.3.1. A terceira etapa, a de defesa oral, será destinada apenas àqueles que foram habilitados nas duas etapas anteriores com, no mínimo, 70 (setenta) pontos.

3.2.3.2. As PROPONENTES receberão aviso por e-mail indicado no momento da inscrição e pelo site da TV O POVO/FDR, indicando data, local e horário da sessão de pitching com, pelo menos, 7 (sete) dias de antecedência.

3.2.3.3. A defesa oral do projeto pela PROPONENTE terá a duração máxima de 15 (quinze) minutos e a PROPONENTE poderá levar até 3 (três) representantes para o pitching, sendo um deles, necessariamente, a pessoa física responsável pela proposta, conforme item 2.1.1.6. 3.2.3.4. Reserva-se à TV O POVO/FDR o direito de rever, reavaliar e solicitar adequação de projetos e orçamentos durante o processo de seleção, dentro dos limites desta Chamada Pública.

3.2.4. Quarta Etapa: Habilitação Jurídica

Etapa de caráter eliminatório, que precede a homologação da Lista de Classificação Geral, na qual são verificadas a adimplência e regularidade dos PROPONENTES classificados na fase anterior, obedecendo as regras da Ancine e com o assentimento do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA).

3.2.4.1. Os projetos selecionados comporão a Lista de Classificação Geral a ser publicada em página da TV O POVO/FDR (fdr.org.br/tvopovo/editalprodav) e encaminhada ao FSA como parte dos Projetos de Programação da TV O POVO.

3.2.4.2. Serão classificados projetos em Lista de Suplência para possíveis futuras chamadas e/ou para substituição de projetos de produtoras que venham a ser desclassificados, por qualquer motivo, após a divulgação do Resultado desta Chamada Pública.

3.2.5. A PROPONENTE classificada que se encontrar na condição IRREGULAR e/ou INADIMPLENTE no período da análise da Habilitação Jurídica será automaticamente eliminada da lista de classificados, devendo ser procedida a substituição por outra PROPONENTE suplente, obedecendo a ordem de classificação por categoria e os limites financeiros estabelecidos na presente Chamada Pública.

3.2.6. Não caberão recursos para as definições e deliberações da Comissão de Análise e Seleção da TV O POVO nesta Chamada Pública.

(10)

4. DISPONIBILIDADE DE RECURSOS FINANCEIROS E A CONTRATAÇÃO DO INVESTIMENTO 4.1. Os projetos selecionados integrarão o projeto de Programação da TV O POVO, inscrito na Chamada Pública BRDE/FSA Prodav 02/2016, e estarão sujeitos à avaliação e à aprovação do Fundo Setorial Audiovisual (FSA). Caso eles sejam aprovados, será realizada a assinatura do contrato, firmado entre a PROPONENTE e o FSA (Anexo X e Anexo XI).

4.2. A PROPONENTE terá prazo máximo de 120 (cento e vinte) dias para apresentar as condições para a contratação do investimento junto ao BRDE, contados a partir da data de publicação da decisão final sobre a proposta de programação no sítio eletrônico do BRDE na Internet: www.brde.com.br.

4.3. A execução dos projetos selecionados fica condicionada à aprovação dos projetos de programação do canal da programadora TV O POVO pelo FSA e à disponibilidade de recursos para esta Chamada Pública, quando da sua aprovação.

4.4. A Produtora Independente do Ceará contemplada terá o prazo de 18 (dezoito) meses para concluir a execução de seu projeto, a contar da data do primeiro desembolso dos recursos do FSA.

4.5. A TV O POVO, programadora responsável, deverá iniciar a veiculação da programação financiada pelo FSA no prazo máximo de 12 (doze) meses após a emissão do Certificado de Produto Brasileiro (CPB) das obras audiovisuais, mediante anuência em termo próprio, conforme item 7.3 da Chamada Pública BRDE/FSA Prodav 02/2016.

4.6. Entende-se como data de conclusão da obra, a data de liberação do Certificado de Produto Brasileiro (CPB) da obra audiovisual pela Ancine, considerando-se todos os episódios, no caso de obra seriada.

5. OBRIGAÇÕES DAS PROPONENTES DE PROJETOS SELECIONADOS: a) Cumprir o prazo para inscrição dos projetos;

b) Produzir a obra de acordo com o projeto aprovado, prestando todo e qualquer esclarecimento quanto ao andamento do mesmo, quando solicitado;

c) Participar do contrato de investimento na condição de responsáveis pela execução operacional, gerencial e financeira do projeto e pelas obrigações relativas ao repasse ao FSA das receitas decorrentes da exploração comercial da obra;

d) No que lhe couber, deverá preservar, nos contratos e acordos com terceiros, a participação do FSA na Receita Líquida do Produtor (RLP) auferida na comercialização da obra;

e) Para fins de cumprimento da previsão normativa relativa à doação da cópia da obra audiovisual à Cinemateca Brasileira, a cópia final da obra audiovisual deverá estar de acordo com o especificado no Manual de Prestação de Contas da Ancine;

f) A cópia final da obra audiovisual doada à Cinemateca Brasileira deverá atender às disposições presentes na Instrução Normativa ANCINE nº 116, de 18 de dezembro de 2014, especialmente os relativos à inclusão de legendagem descritiva e audiodescrição, ambos gravados em canais dedicados de dados, vídeo e áudio e respectivamente, que permitam o seu acionamento e desligamento, e Língua Brasileira de Sinais (Libras).

g) Para fins de cumprimento da previsão normativa relativa a logomarcas, deverão ser observadas as disposições previstas no Manual de Identidade Visual do BRDE e da Instrução Normativa ANCINE nº 85/2009.

(11)

h) Entregar conteúdo em resolução Full HD e em arquivo digital no formato .MOV;

i) Junto com o material da obra seriada finalizada, entregar material de divulgação: sinopse da série, sinopse dos episódios, ficha técnica completa, trailer da série (até 2 minutos), fotos em alta resolução, making of e demais materiais disponíveis para promover o conteúdo;

j) Emitir o Certificado de Produto Brasileiro (CPB) das obras. 6. PRÉ-LICENCIAMENTO DA OBRA AUDIOVISUAL

6.1. As obras serão classificadas de acordo com o item 53.2 do Regulamento Geral do Prodav e os valores de pré-licenciamento serão calculados em relação ao valor total de itens financiáveis de acordo com o item 62 do mesmo.

6.2. A TV O POVO será responsável por firmar contratos de pré-licenciamento cujos valores serão calculados de acordo com o valor total de itens financiáveis do projeto, conforme estabelece o Regulamento Geral do Prodav e em atendimento ao especificado em Chamada Pública BRDE/FSA Prodav 02/2016.

7. DIREITOS SOBRE OS CONTEÚDOS AUDIOVISUAIS

7.1. Os direitos sobre a obra audiovisual, objeto do investimento desta Chamada Pública, deverão observar as regras e limitações do capítulo VI do Regulamento Geral do Prodav. 7.2. Os direitos patrimoniais, autorais e de imagem e licenciamento de tecnologias produzidos no âmbito dos projetos apoiados serão de responsabilidade dos autores envolvidos. A TV O POVO/FDR e a Comissão de Análise e Seleção ficam isentas de responsabilidades sobre fatos decorrentes do uso indevido ou sem autorização de imagens e/ou obras de terceiros, respondendo por isso, exclusivamente, a PROPONENTE do projeto, nos termos da legislação específica.

8. PRESTAÇÃO DE CONTAS (APÓS CONCLUSÃO DA OBRA AUDIOVISUAL)

8.1. A produtora responsável pelo projeto de obra audiovisual selecionado na proposta de programação deverá apresentar, ao BRDE, o conjunto de documentos e materiais que proporcionam a aferição do cumprimento de objeto do projeto e a correta e regular aplicação dos recursos.

8.2. A prestação de contas será analisada pelo BRDE de acordo com as normas específicas do FSA, sendo aplicadas, subsidiariamente, as regras da Ancine.

8.3. O período para admissão de documentos fiscais que comprovem despesas relativas aos itens financiáveis pelo FSA será compreendido entre as seguintes datas:

a) Data inicial:

i. Data de inscrição do projeto nesta chamada pública; ou

ii. Data estipulada em contrato do FSA publicado anteriormente para o mesmo projeto decorrente de outras chamadas públicas de produção do FSA ou em que o FSA participe como investidor; ou

iii. Data de publicação no Diário Oficial da União da habilitação para captação de recursos incentivados, caso esta autorização esteja válida na data de contratação do projeto pelo FSA, a que for anterior; e

(12)

b) Data final: até 4 (quatro) meses após a Data de Conclusão da OBRA ou do desembolso do investimento do FSA, o que ocorrer por último, excluído o dia do começo e incluído o do vencimento.

8.4. Deverão ser apresentados também, quando houver, comprovantes de recolhimentos do saldo da conta corrente de aplicação de recursos, compreendendo o período da abertura até seu encerramento.

8.5. Além dos documentos acima relacionados, poderão ser solicitados, a qualquer tempo, esclarecimentos e documentos complementares que se fizerem necessários à análise da correta execução do objeto do projeto e da regular aplicação dos recursos públicos para ele disponibilizados.

8.6. As despesas deverão englobar as atividades necessárias e inerentes à realização dos serviços contratados.

9. SANÇÕES

9.1. A omissão ou o fornecimento de informações falsas na declaração de pertencimento a Grupo Econômico para dissimular descumprimento aos limites previstos nesta Chamada Pública e/ou demais normas existentes no Prodav implicará arquivamento da proposta ou, no caso de proposta contratada, vencimento antecipado do contrato de investimento dos projetos, além da suspensão da produtora de participar de seleção pública de projetos a serem contemplados com recursos do FSA pelo prazo de 3 (três) anos.

9.2. As sanções e penalidades decorrentes da incorreta execução física e financeira do projeto estão dispostas na MINUTA DO CONTRATO DE INVESTIMENTO (Anexo X).

10. DISPOSIÇÕES FINAIS

10.1. À TV O POVO/FDR fica reservado o direito de prorrogar, revogar ou anular a presente Chamada Pública, caso haja motivos ou justificativas para tal, devidamente apresentados nos autos do processo de origem.

10.2. A eventual revogação desta Chamada Pública, por qualquer motivo, ou sua eventual anulação, no todo ou em parte, não implica direito à indenização ou reclamação de qualquer natureza.

10.3. A TV O POVO/FDR não se responsabilizará por congestionamento da web ou qualquer outro fator que impossibilite a inscrição da PROPONENTE até às 23h59 do dia 9 de outubro de 2017, prazo máximo final para envio das inscrições.

10.4. Serão consideradas VÁLIDAS como INSCRITAS para análise e seleção somente as inscrições finalizadas, devidamente preenchidas com todos os itens obrigatórios, enviados ao endereço eletrônico (e-mail) indicado em 2.4.1, até o horário e a data limite estipulada nesta Chamada Pública. Todas as demais, inclusive as enviadas presencialmente ou por Correios, serão desconsideradas.

10.5. Todas as decisões relativas aos procedimentos desta Chamada pública serão publicadas no site da FDR: fdr.org.br/tvopovo/editalprodav

10.6. As PROPONENTES selecionadas deverão divulgar o apoio da TV O POVO/FDR | FSA | BRDE | Ancine, fazendo constar o seu logotipo no produto final e em quaisquer projetos gráficos associados a ele e à sua divulgação (cartazes, folders, panfletos, peças de vídeo, publicações e outros), de acordo com o padrão de identidade visual fornecido pela Assessoria

(13)

de Comunicação da TV O POVO, no site da Ancine

(www.ancine.gov.br/manuais/aplicacao-logomarca) e no BRDE

(www.brde.com.br/wp-content/uploads/2015/11/manualmarcabrde.pdf). Todas as ações e peças de comunicação referentes às atividades previstas nesta Chamada Pública deverão ser previamente aprovadas pela Assessoria de Comunicação da TV O POVO/FDR.

10.7. O referido apoio deve também ser verbalmente citado em todas as ocasiões de apresentação e divulgação do projeto e em todas as entrevistas à imprensa, seja ela impressa, televisiva e/ou radiofônica.

10.8. Os casos omissos da presente Chamada Pública serão decididos pela Comissão de Análise e Seleção dos projetos de Programação da TV O POVO/FDR junto ao FSA.

10.9. Na hipótese de impasse na resolução de conflitos ou não atingindo as partes a resolução de questões e casos não previstos neste documento, convencionam as partes a eleger o Foro de Fortaleza, Ceará, como o único competente para apreciação de quaisquer questões relacionadas ao presente, com expressa renúncia de qualquer outro foro, por mais privilegiado que seja.

Fortaleza, 1º de agosto de 2017

João Dummar Neto Diretor-Presidente

Referências

Documentos relacionados

A incerteza de medição de 5µm da máquina MMC utilizada para inspeção dos corpos de prova representou 6% do erro de recurso total de 0,086mm.. a) Avaliar a influência da força

Nos dupondii, moeda de bronze de diâmetro superior a 2,5 mm, pesando mais de 8 g, identificamos no reverso a representação de Júpiter seminu com os ombros cobertos, nas peças

A sociedade caracteriza-se, sempre, pelo conflito e, a partir de uma epistemologia dialética, a experiência dos povos do passado é considerada como parte de um confronto

Aos colegas Leandro Hecko e Katia Teonia, pela oportunidade de trocarmos ideias; a Pedro Paulo Funari, Margarida Maria de Carvalho, Ciro Flamarion Cardoso, Maria Regina Cândido,

Como objetivos secundários, busco (i) discutir o processo de formação dos Estados Nacionais na Europa e as semelhanças encontradas nos casos africanos, (ii) analisar

Em todos estes a OMC deu solução ao conflito baseado em único artigo do GATT, o de exceções gerais (Art. A dúvida que se levanta é se a OMC será tão eficaz quando outros

albicans isolates of oral mucosal from HIV patients, were submitted to detection of proteinase, antifungal susceptibility testing in vitro and to

Inalação : Não apresentou efeitos significativos ou riscos críticos.. Pode ser fatal se ingerido e penetrar nas