• Nenhum resultado encontrado

1) Introdução. 2) Estratégias Metodológicas

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "1) Introdução. 2) Estratégias Metodológicas"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

TÍTULO: NOVOS PARÂMETROS PARA A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: O CASO DO CENTRO DE SERVIÇOS DE CARREIRAS

EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS DA PUC MINAS

AUTORES: Armindo dos Santos de Souza Teodósio (teodosio@pobox.com); Fábio Nogueira de Avelar Marques (csc@pucminas.br); Oswaldo Dehon Roque Reis (dehon@hotmail.com); Paulo Luiz Moreaux Lavigne Esteves (pesteves@pucminas.br); Tássia de Araújo Fernandes (csc@pucminas.br)

INSTITUIÇÃO: Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais ÁREA TEMÁTICA: Institucionalização da Extensão Universitária

1) Introdução

O presente trabalho tem como objetivo estabelecer referências para a institucionalização de sistemas de integração entre a formação acadêmica, as atividades de extensão e a prática profissional. Para tanto será apresentado um estudo de caso sobre a experiência pioneira da PUC.Minas na institucionalização de um Centro de Serviços de Carreiras diretamente vinculado à estrutura pedagógica de um Curso Superior (Graduação em Relações Internacionais).

2) Estratégias Metodológicas

A metodologia adotada foi baseada em um estudo de caso, resultante da experiência do Departamento de Relações Internacionais da PUC.Minas na estruturação de um Centro de Serviços de Carreiras em Relações Internacionais.

A primeira parte do estudo é destinada à apresentação do Centro de Serviços de Carreiras em Relações Internacionais da PUC.Minas (CSC/RI), tendo em vista a justificativa e o contexto de sua criação, seus objetivos e sua operacionalização, destacando dados quantitativos e qualitativos.

Por sua vez, a segunda parte visa explicitar e analisar os resultados gerados pelo órgão. Para tanto foram estabelecidas duas variáveis centrais: o impacto da experiência no ensino, considerando as alternativas criadas no âmbito da extensão e da flexibilização curricular, e a integração entre a academia e prática profissional em um campo de estudos em fase de consolidação no Brasil.

(2)

3) Extensão integrada à prática profissional: a estruturação de um centro de carreiras

Ao longo dos últimos anos, o tratamento da extensão e do fomento à integração entre a formação acadêmica e a prática profissional têm se destacado como atividades distintas e não integradas. Iniciativas já tradicionais como a implementação de sistemas de monitoramento de estágios, de um lado, e como a realização de cursos sobre temas e matérias extra-curriculares, de outro, podem ser tomadas como parâmetro no Brasil.

Não obstante, a expansão de um curso de graduação, relativamente recente, como o de Relações Internacionais, e, por conseguinte, a emergência de novas carreiras relacionadas ao mesmo, propiciou um contexto apropriado para a implementação de uma nova forma de gestão da extensão no Brasil, levada a cabo pelo Departamento de Relações Internacionais da PUC.Minas: a estruturação de um Centro de Serviços de Carreiras que tem como missão contribuir para a construção e consolidação de carreiras em Relações Internacionais, em Minas Gerais e no Brasil, por meio da articulação entre a formação acadêmica e a prática profissional.

Desde o início da década de noventa, o estudo das relações internacionais tem passado por um processo de expansão contínua em todo o Brasil. O número de cursos de graduação oferecidos no país passou de menos de 5 para mais de 50 nesse período. O aprofundamento teórico da disciplina, sua transformação em área específica de reflexão acadêmica e prática profissional, tem acontecido em um ambiente marcado pela crescente importância do sistema internacional para as políticas de vários Estados, para a atuação de empresas privadas e de organizações não governamentais (SHIGUENOLI,1989; ALMEIDA,2002).

Nesse contexto, houve um aumento significativo da demanda por profissionais capazes de integrar as perspectivas econômica, social e política em termos internacionais; identificar oportunidades, avaliar riscos, planejar ações e conduzir processos de negociação que possibilitem transações internacionais; e construir e executar programas, projetos e ações internacionais consistentes com os objetivos da organização em que se inserem.

Entretanto, se há algumas décadas a atuação profissional de graduados em relações internacionais foi difundida e reconhecida em diversos países, sobretudo na Europa e na América do Norte, a consolidação de estudos e de carreiras em R.I. no Brasil tornou-se um desafio natural, tanto no que toca à inserção internacional do país quanto no que concerne à formação acadêmica.

(3)

Diversos fatores contribuíram para tais dificuldades, dentre os quais se destacam: a carência de professores especializados em relações internacionais em comparação ao boom de demanda verificado em todo o país; a relativa escassez de estruturas pedagógicas interdisciplinares, capazes de propiciar o tratamento adequado ao estudo das questões internacionais; e o desconhecimento, quase total, da profissão por parte do mercado de trabalho.

Para complementar a formação de um diagnóstico que serviria como base de atuação do CSC/RI, o Departamento de Relações Internacionais da PUC.Minas realizou, no primeiro semestre de 2002, duas pesquisas de campo, uma com alunos e outra com os ex-alunos (três turmas) graduados até o final de 2001, que buscaram auferir as preferências e expectativas por carreiras em relações internacionais e também a atual situação dos mesmos no mercado de trabalho. Especialmente no universo dos graduados, os resultados refletiram uma percepção de déficit de adequação entre as atividades desenvolvidas pelos estudantes e profissionais no mercado de trabalho e a formação acadêmica.

Delineava-se, portanto, um contexto marcado pela necessidade de estudos e pesquisas referentes não só ao tratamento pedagógico e científico das relações internacionais, mas, sobretudo no que toca à interatividade entre a formação acadêmica e a prática profissional. De tal modo, diversas atividades de extensão poderiam ser projetadas pela própria universidade visando a consolidação de carreiras em relações internacionais e, criando, ao mesmo tempo mecanismos de flexibilização curricular que permitissem a valorização da prática profissional enquanto elemento fundamental da formação acadêmica.

Com base no diagnóstico acima exposto, o CSC/RI foi estruturado com o objetivo principal de contribuir para a construção e consolidação de carreiras em Relações Internacionais, em Minas Gerais e no Brasil, por meio da articulação entre a formação acadêmica e a prática profissional.

Para tanto, foram estabelecidos três eixos centrais de atuação integrados à estrutura pedagógica do Curso de Relações Internacionais: a) Pesquisa de Diagnóstico e Mapeamento de Carreiras em Relações Internacionais, b) Programas de Integração com a Prática Profissional c) Monitoramento da atuação profissional de alunos e ex-alunos de graduação. Como será demonstrado a seguir, foram criados mecanismos que permitem que os resultados tais atividades sejam incorporados à estrutura curricular do curso, na medida em que se revelarem apropriadas.

(4)

Considerando o caráter inovador dos cursos de relações intencionais no Brasil, o CSC/RI vem desenvolvendo pesquisa com o objetivo de mapear as potenciais carreiras na área de relações internacionais, e, conseqüentemente, servir como referência para atuação da Universidade nas atividades de ensino, pesquisa e, sobretudo, extensão.

A metodologia da pesquisa consiste de dois aspectos centrais: (i) pesquisa bibliográfica sobre carreiras em relações internacionais com base em tradicionais referências estrangeiras e algumas nacionais (ii) realização de palestras e seminários de careiras em relações internacionais com profissionais atuantes na área. Ao final da execução deste projeto, cujo término está previsto para o final de 2003, o Departamento de Relações Internacionais da PUC.Minas publicará um livro contendo artigos elaborados em conjunto com os profissionais entrevistados.

Com base nos resultados da pesquisa, o CSC/RI disponibilizará também um serviço complementar de “Planejamento de Carreiras”, destinado à orientação dos estudantes quanto às diversas possibilidades de atuação profissional na área, tendo em vista o desenvolvimento de habilidades e competências específicas.

5) Programa de Treinamento no Local de Trabalho: inovando na integração profissional

No que se refere à integração do Curso de Relações Internacionais com a prática profissional, o CSC/RI criou o Programa de Treinamento no Local de Trabalho – PTLT (Ver Projeto em ANEXO), que tem dois objetivos gerais: (i) contribuir para a formação da capacidade de atuação específica dos estudantes de Relações Internacionais no mercado de trabalho, (ii) e servir como projeto piloto para o estabelecimento de relações permanentes e sistematizadas, entre o mercado de trabalho e o Curso de Relações Internacionais da PUC.Minas.

É importante notar, desde logo, que o PTLT não tem como objetivo específico aumentar a quantidade de estágios e empregos disponíveis para os estudantes e graduados em RI, mas sim de incrementar qualitativamente a capacidade de atuação de estudantes/graduados e de estimular a pesquisa de temas relevantes para a inserção de diversas organizações no cenário internacional. Ainda assim é natural e desejável que o CSC/RI divulgue o curso e atenda a demandas de estágio/emprego. Daí a existência de serviços complementares de “Divulgação de Oportunidades” de “Visitas a Empresas”, como destacado no organograma.

(5)

Por meio do PTLT, estudantes de Relações Internacionais atuam, por tempo determinado, em instituições públicas, privadas ou do terceiro setor, interessadas em receber estagiários do Curso. Durante o período de estágio, os estudantes são responsáveis pela implementação de projetos e programas específicos, elaborados e supervisionados pelo Centro de Serviços de Carreiras e pela organização parceira, que propiciem oportunidades para a aplicação prática dos conhecimentos e habilidades adquiridas ao longo do Curso e que gerem, ao mesmo tempo, ganhos diretos para a organização. Além disso, antes do início do programa, o Departamento de Relações Internacionais da PUC.Minas oferece cursos para os estagiários e para os funcionários da instituição, de acordo com temática de interesse recíproco.

Tal característica diferencia o PTLT de programas tradicionais de estágios supervisionados. Além de contribuir para a capacitação dos colaboradores e dos estagiários envolvidos, os cursos oferecidos pela PUC.Minas, no âmbito de um PTLT, também habilitam os gestores da organização parceira a compreenderem, na prática, o tratamento do conhecimento em relações internacionais, e, ao mesmo tempo, serve como base para novas linhas de pesquisa na universidade, considerando a associação de temas em relações internacionais às diversas faces da inserção internacional das organizações parceiras.

Ademais, os PTLT´s podem servir como mecanismos de diagnósticos de temas que podem ser tratados na própria estrutura curricular do curso (ver caso da Visão Mundial na próxima seção). Para tanto o Departamento de Relações Internacionais lança mão de mecanismos de flexibilização curricular previstos em seu projeto pedagógico, em especial, os seminários em relações internacionais que combinam temas extracurriculares que podem ou não ser determinados em função de um ou mais PTLT.

Ou seja, por meio do PTLT e da manutenção de mecanismos de flexibilidade curricular, a universidade estabelece um canal permanente de interação entre a formação acadêmica e a prática profissional, envolvendo, ativamente, o corpo docente, o corpo discente e diversas organizações que atuam no cenário internacional.

Por fim, as atividades de “Visitas a Empresas” e “Divulgação de Oportunidades Profissionais” complementam a atuação do CSC/RI no âmbito da promoção da integração com a prática profissional. As visitas têm por objetivo tornar conhecida a estrutura curricular e metodológica do Curso de Relações Internacionais, para que empresas/instituições possam compreender o perfil do estudante, contribuindo para o melhor aproveitamento do profissional pelo mercado de trabalho. Por outro lado, a divulgação de oportunidades permite que os

(6)

estudantes tenham acesso aos resultados decorrentes da constante interação entre o CSC/RI e diversas organizações públicas e privadas.

6) Monitoramento contínuo da atuação profissional de alunos e ex-alunos de graduação

O terceiro eixo central de atuação do CSC/RI se refere ao monitoramento da atuação profissional de alunos e ex-alunos de graduação em relações internacionais da PUC.Minas, dando continuidade às pesquisas já realizadas. Esta atividade tem importância fundamental na estrutura do órgão, uma vez que serve para estabelecer parâmetros e indicadores para a pesquisa de diagnóstico de carreiras em relações internacionais como destacado anteriormente; serve como referência para os programas de integração com o mercado de trabalho, especialmente no caso dos PTLT´s e também como mecanismo de avaliação do curso de graduação em relações internacionais.

A partir das pesquisas já realizadas foram estruturados bancos de dados de alunos e egressos, que são periodicamente atualizados e, por conseguinte, permitem o monitoramento das atividades desenvolvidas nos estágios e também da atuação profissional dos graduados em relações internacionais.

7) Resultados preliminares

A Pesquisa de Diagnóstico de Carreiras em R.I. encontra-se na fase inicial de revisão bibliográfica. Paralelamente, já foram realizados dois Seminários de Carreiras em Relações Internacionais. O primeiro, ministrado pela chefe do Escritório de Representação do Ministério das Relações Exteriores em Minas Gerais, Ministra Débora Barenboim, foi sobre a “Carreira Diplomática”. Já o segundo foi ministrado pelo Sr. Serguem Jessui, Diretor Executivo da Visão Mundial no Brasil, e abordou “As Carreiras em Relações Internacionais no Terceiro Setor”. A exposição de ambos constará na publicação final da Pesquisa.

Para a implementação dos primeiros PTLT´s o CSC/RI definiu como critério fundamental a determinação de três projetos-piloto, em parceria com uma organização pública, uma organização do terceiro setor e uma empresa privada, respectivamente. De tal modo a eficácia do Projeto poderá ser avaliada em diferentes setores de atuação profissional, antes de passar por qualquer fase de expansão. Nesse contexto, dois projetos já estão sendo implementados e um se encontram em fase de elaboração. O primeiro, em parceria com a ONG Visão Mundial, já está na fase de seleção dos estagiários.

(7)

É importante ressaltar que, para cada estagiário existe um programa de atividades a serem desenvolvidas no local de trabalho, com metas previamente determinadas. Ao longo do treinamento, os estudantes também deverão elaborar um artigo de relações internacionais abordando temática ligada à área de atuação na Visão Mundial, que será publicado na Revista de Fronteira (Revista de Iniciação Científica de Relações Internacionais).

Outro fator que merece destaque é o tratamento da temática de “Advocacy” no âmbito do PTLT. Muito embora as matérias do curso de relações internacionais não contemplem o tema, o corpo discente poderá estudar a questão por meio do curso de capacitação do PTLT e/ou dos mecanismos de flexibilidade curricular.

O segundo PTLT está sendo implementado em parceria com a Gerência de Relações Internacionais da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte - PBH. O Programa encontra-se em fase final de estruturação e deve ter início em 2003.

Por sua vez, o terceiro PTLT-Piloto, em parceria com uma empresa privada, encontra-se em fase de elaboração.

Como destacado anteriormente, as pesquisas realizadas com os alunos e ex-alunos tiveram grande importância na definição das primeiras ações do CSC/RI e serão repetidas periodicamente. Os resultados detalhados da pesquisa com os alunos e ex-alunos estão disponíveis no site do CSCRI – www.sociologia.pucminas.br/pucminas, onde são destacados também o impacto dos dados na orientação do órgão.

7) Referências Bibliográficas

ALMEIDA, P. R. Os primeiros anos do século XXI: o Brasil e as relações internacionais contemporâneas. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2002.

SHIGUENOLI, M. O Estudo das Relações Internacionais no Brasil: estado da arte. In: Revista de Sociologia e Política, Nº12, jun/1989, pp.83-98.

Referências

Documentos relacionados

Assim, cumpre referir que variáveis, como qualidade das reviews, confiança nos reviewers, facilidade de uso percebido das reviews, atitude em relação às reviews, utilidade

insights into the effects of small obstacles on riverine habitat and fish community structure of two Iberian streams with different levels of impact from the

I, Seltan Segued, emperor of Ethiopia, believe and profess that Saint Peter, prince of the Apostles was nominated head of the Christian Church by Christ our Lord, who bestowed

29 Table 3 – Ability of the Berg Balance Scale (BBS), Balance Evaluation Systems Test (BESTest), Mini-BESTest and Brief-BESTest 586. to identify fall

Distribuições das deformações ao longo da sobreposição de uma junta com t = 5 mm e L = 12.5 mm, obtidas por modelos de EF com análises elasto-plásticas para a carga de

Este estudo tem por objetivo determinar até que ponto os acontecimentos da vida são entendidos como indutores de stress e os níveis de burnout e de satisfação com

In this work, TiO2 nanoparticles were dispersed and stabilized in water using a novel type of dispersant based on tailor-made amphiphilic block copolymers of

Dessa maneira, os resultados desta tese são uma síntese que propõe o uso de índices não convencionais de conforto térmico, utilizando o Índice de Temperatura de Globo Negro e