• Nenhum resultado encontrado

XVI CONGRESSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UFLA 22 a 26 de outubro de 2007 ATRIBUTOS FÍSICOS DE UM LATOSSOLO VERMELHO-AMARELO SUBMETIDO A DIFERENTES MANEJOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "XVI CONGRESSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UFLA 22 a 26 de outubro de 2007 ATRIBUTOS FÍSICOS DE UM LATOSSOLO VERMELHO-AMARELO SUBMETIDO A DIFERENTES MANEJOS"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

ATRIBUTOS FÍSICOS DE UM LATOSSOLO VERMELHO-AMARELO SUBMETIDO A DIFERENTES MANEJOS

FABRÍCIO DE MENEZES TELO SAMPAIO 1; MOZART MARTINS FERREIRA 2; ALBERTO CARDOSO ALMEIDA 3; STÉLIO MAIA MENEZES4.

RESUMO

O manejo altera os atributos físicos, químicos e biológicos, sendo que estas alterações devem ser estudadas e monitoradas para adequar a forma de se trabalhar o solo. Neste trabalho, objetivou-se avaliar os atributos físicos de um Latossolo Vermelho-Amarelo cultivado com milho comparando-se diferentes sistemas de manejo. Foram estudadas duas áreas de cultivo de milho no município de Lavras (MG), uma área manejada com o sistema de plantio direto e outra sob preparo convencional, ambas em Latossolo Vermelho-Amarelo. Em cada área foram retiradas amostras deformadas e indeformadas em duas profundidades (0-7,5 cm e 7,5-15 cm), para a determinação dos atributos físicos em laboratório. O solo sob plantio direto apresenta maior estado de compactação constatado pelos menores valores de macroporosidade e maiores valores de microporosidade e densidade do solo. A relação de macroporos é inferior à ideal (1/3 do VTP) no plantio direto e superior no preparo convencional. No cultivo com preparo convencional, observa-se maior estabilidade de agregados, podendo ser motivado pelo histórico da área. A retenção de água do solo sob plantio direto é superior ao submetido ao preparo convencional.

Palavras-chave: Plantio direto, estrutura do solo, compactação do solo.

ABSTRACT

The management modifies the physical, chemical and biological attributes, being that these alterations must be studied and be monitored to adjust the form of if working the soil. In this work, objective to evaluate the physical attributes of a Red-Yellow Latossol cultivated with maize being compared different systems of management. Two areas of corn in the city of

1 Eng. Agrícola, Doutorando em Ciência do Solo, Universidade Federal de Lavras. CP 3037 - DCS, 37200-000, Lavras, MG. E-mail: flabricio@gmail.com

2 Eng. Agrônomo, Prof. Titular, Universidade Federal de Lavras. CP 3037 - DCS, 37200-000, Lavras, MG. E-mail: mozartmf@ufla.br

3 Graduando em Eng. Agrícola, Universidade Federal de Lavras. CP 3037 - DCS, 37200-000, Lavras, MG. E-mail: alberto-ca@bol.com.br

(2)

Lavras (MG) were studied, an area with the no-tillage system and another one under conventional preparation, both in Red-Yellow Latossol. In each area samples, deformed and undeformed in two depths were removed (0-7,5 cm and 7,5-15 cm), for the determination of the physical attributes in laboratory. The soil under no-tillage presents greater state of compacting evidenced for the lesser values of macroporosity and greaters values of microporosity and bulk density. The relation of macropores is inferior to the ideal (1/3 of the VTP) in the no-tillage system and superior in the conventional preparation. In the culture with conventional preparation, bigger aggregate stability is observed, having been able to be motivated by the description of the area. The water retention of the soil under no-tillage is superior to the submitted one to the conventional preparation.

Key-words: No-tillage, structure of soil, soil compaction.

INTRODUÇÃO

O sistema plantio direto (PD) é uma das práticas de manejo do solo que tem a função de conservar o solo e o meio ambiente, visando a sustentabilidade da produção agrícola. Este sistema de manejo tem como pilares o mínimo revolvimento do solo, a cobertura vegetal continuada do solo e a rotação de culturas. A cobertura continuada do solo e a rotação de culturas favorecem o acúmulo de material orgânico pela sua menor taxa de decomposição neste sistema, ocorrendo alterações positivas em vários processos químicos, físicos e biológicos do solo (Seta et al., 1993; Weirich Neto et al., 2006; Stone et al., 2006).

Os sistemas de preparo convencional (PC) aumentam o volume de poros dentro da camada preparada, a permeabilidade e o armazenamento de ar e facilitam o crescimento das raízes das plantas nessa camada (Bertol et al., 2000). No entanto, abaixo da camada preparada, essas propriedades apresentam comportamento inverso da superfície e, além disso, os aspectos positivos são perdidos nos solos descobertos pelo preparo (Bertol et al., 2000).

Silva et al. (2006) constataram que, com a adoção do PD, houve um aumento na estabilidade dos agregados da camada superficial do solo em relação ao PC, mediante a elevação no teor de carbono orgânico.

Vários trabalhos indicam um aumento do estado de compactação dos solos submetidos ao PD (Tormena et al., 1998; Secco et al., 2005; Weirich Neto et al., 2006). Entretanto, o PD possui características que podem contribuir para a redução do processo de compactação e suas

(3)

conseqüências, como a contínua adição superficial de resíduos culturais que provoca elevação nos teores de matéria orgânica (Stone et al., 2006).

Analisando a disponibilidade de água em diferentes manejos, Stone & Silveira (1999) constataram que, de maneira geral, o preparo com arado propiciou maiores tensões da água no solo, indicando menor disponibilidade para a cultura.

O objetivo deste trabalho foi avaliar os atributos físicos de um Latossolo Vermelho-Amarelo cultivado com milho comparando-se dois sistemas de manejo diferentes.

MATERIAL E MÉTODOS

As duas áreas estudadas localizam-se no município de Lavras (MG), apresentando manejos diferentes; uma sob plantio direto e a outra sob preparo convencional. Ambas as áreas foram cultivadas com milho e encontram-se em solo classificado como Latossolo Vermelho-Amarelo.

As duas áreas são adjacentes, localizando-se a 21o16’ de latitude sul e 44o57’ de longitude oeste. O tipo climático da região é Cwb, segundo a classificação de Köppen, com excesso de chuva de novembro a março.

A área manejada com plantio direto está desde outubro de 1998 sob este tipo de manejo. O manejo de plantas daninhas foi realizado com o auxílio dos herbicidas Roundup®, aplicado antes do plantio do milho e após a colheita; e Atrazina, aplicada em pré-emergência entre 15 a 20 dias após o plantio.

Na área sob preparo convencional, foram efetuadas operações de aração e gradagem ao solo antes do cultivo do milho, sendo os resíduos da cultura roçados e depositados sobre o solo após a colheita. Este manejo está sendo mantido há oito anos, sendo que anteriormente a área destinava-se ao plantio de café.

Em cada área foram escolhidos dez pontos aleatoriamente para a retiradas de amostras deformadas e indeformadas em duas profundidades (0-7,5 cm e 7,5-15 cm). As amostras foram conduzidas ao Laboratório de Física do Solo do Departamento de Ciência do Solo (UFLA). Com as amostras indeformadas, determinou-se a Ds, o volume total de poros (VTP), macro e microporosidade. Foram realizadas com as amostras deformadas as análises de peneiramento úmido para a determinação do diâmetro médio geométrico (DMG) dos agregados e determinação da umidade do solo em três tensões diferentes (0,1, 0,33 e 0,5 atm).

(4)

Os dados foram analisados estatisticamente pelo programa SISVAR v 4.3, aplicando-se às médias o teste de Tukey a 5 %.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

A área sob plantio direto (PD) apresentou maior estado de compactação em relação à área sob preparo convencional (PC), evidenciado pelos maiores valores de microporosidade e menores valores de macroporosidade (Tabela 1). Não foi observada diferença significativa para a Ds e volume total de poros (VTP) nas diferentes camadas nos dois sistemas de manejo estudados. Já para a macroporosidade e microporosidade do solo, os resultados mostraram diferenças significativas nas duas camadas estudadas.

TABELA 1. Densidade do solo (Ds), porosidade total (VTP), macroporosidade (Macro) e microporosidade (Micro) para o Latossolo Vermelho-Amarelo sob o plantio direto (PD) e preparo convencional (PC) nas duas camadas estudadas.

Profundidade

(cm) Manejo do Solo Ds VTP Macro Micro

0 – 7,5 PD 1,11 A a 54,91 A a 15,58 B a 39,32 A a

PC 1,06 A a 56,80 A a 23,94 A a 32,87 B a

7,5 - 15 PD 1,12 A a 54,46 A a 15,67 B a 38,79 A a

PC 1,09 A a 55,56 A a 23,53 A a 32,03 B a

CV (%) 6,61 5,31 26,16 6,61

Médias seguidas de mesma letra maiúscula não apresentam diferença significativa para os tipos de manejo, e médias seguidas de mesma letra minúscula não diferenciam significativamente em relação à profundidade (Teste de Tukey a 5 %).

Na Tabela 1, verifica-se também que a relação de macroporos é inferior à ideal no PD, enquanto que no PC esta relação é boa, superando a ideal. Conforme Kiehl (1979), a proporção ideal de macroporos é igual a 1/3 do VTP para culturas de sequeiro. O maior estado de compactação nas camadas superficiais encontrado para o PD pode estar associado ao manejo sem o revolvimento do solo (Stone et al., 2006). Não foram observadas variações significativas em função da profundidade dentro do mesmo sistema nas camadas estudadas.

O solo submetido ao PC apresentou maiores valores de DMG, sendo significativamente superior ao PD na camada de 7,5-15 cm (Tabela 2). Estes resultados podem estar relacionados com o histórico da área sob PC, visto que nesta área empregou-se

(5)

por muitos anos o cultivo de café. Outro fator que pode ter contribuído a estabilidade dos agregados no PC é o manejo da palhada do milho, a qual é roçada e mantida em cobertura durante o inverno, quando a área é destinada ao pastejo.

TABELA 2. Diâmetro médio geométrico dos agregados (DMG) e retenção de água do solo em três tensões diferentes para o Latossolo Vermelho-Amarelo sob plantio direto (PD) e preparo convencional (PC) nas duas camadas estudadas.

Profundidade

(cm) Manejo do Solo DMG (mm) (0,50 atm) Retenção (0,33 atm) Retenção (0,10 atm) Retenção

0 – 7,5 PD 4,41 A a 30,49 A a 30,83 A a 34,48 A a

PC 4,42 A a 26,31 B a 26,96 B a 30,77 B a

7,5 – 15 PD 4,09 B b 29,58 A a 30,07 A a 34,18 A a

PC 4,59 A a 26,50 B a 26,82 B a 30,62 B a

CV (%) 6,49 1,89 2,39 4,05

Médias seguidas de mesma letra maiúscula não apresentam diferença significativa para os tipos de manejo, e médias seguidas de mesma letra minúscula não diferenciam significativamente em relação à profundidade (Teste de Tukey a 5 %).

Observando a Tabela 2, verifica-se a maior capacidade de retenção de água do solo sob PD em comparação ao PC, concordando com os trabalhos de Stone & Silveira (1999). Sistemas de preparo que provocam maior revolvimento do solo e, portanto, aumentam o seu volume, armazenam menos água na camada revolvida comparado à outra camada idêntica sem revolvimento (Vieira, 1981). Assim, a maior retenção de água no PD está relacionada ao maior volume de microporos presente neste sistema (Urchei, 1996).

CONCLUSÕES

O solo sob plantio direto apresenta maior estado de compactação, verificando menores valores de macroporosidade e maiores valores de microporosidade.

No cultivo com preparo convencional, observa-se maior estabilidade de agregados, podendo ser conseqüência do histórico da área.

A retenção de água do solo sob plantio direto é superior ao submetido ao preparo convencional.

(6)

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BERTOL, I.; SCHICK, J.; MASSARIOL, J. M.; REIS, E. F. Propriedades físicas de um Cambissolo Húmico álico afetadas pelo manejo do solo. Ciência Rural, Santa Maria, v. 30, p. 91-95, 2000.

KIEHL, E. J. Manual de edafologia. São Paulo: Editora Agronômica Ceres, 1979. 262 p. SETA, A. K.; BLEVINS, R. L.; BARFIELD, B. J. Reducing soil erosion and agricultural chemical losses with conservation tillage. J. Environ. Qual., v. 22, p. 661-665, 1993.

SECCO, D.; DA ROS, C. O.; SECCO, J. K.; FIORIN, J. E. Atributos físicos e produtividade de culturas em um Latossolo vermelho argiloso sob diferentes sistemas de manejo. Revista

Brasileira Ciência Solo, v 29. n. 3, p. 407-414. 2005.

SILVA, M. A. S.; MAFRA, A. L.; DALLA ROSA, J.; BAYER, C.; MIELNICZUK, J. Propriedades físicas e teor de carbono orgânico de um Argissolo Vermelho sob distintos sistemas de uso e manejo. Revista Brasileira de Ciência do Solo, Viçosa, v. 30, n. 2, p. 329-337, 2006.

STONE, L. F.; SILVEIRA, P. M. Efeitos do sistema de preparo na compactação do solo, disponibilidade hídrica e comportamento do feijoeiro. Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, v. 34, n. 1, p.83-91, jan. 1999.

STONE, L. F.; SILVEIRA, P. M.; MOREIRA, J. A. A. Atributos físico-hídricos do solo sob plantio direto. Santo Antônio de Goiás: Embrapa Arroz e Feijão, 2006. 39 p. – (Documentos / Embrapa Arroz e Feijão)

TORMENA, C. A.; ROLOFF, G.; SÁ, J. C. M. Propriedades físicas do solo sob plantio direto influenciadas por calagem, preparo inicial e tráfego. Revista Brasileira de Ciência do Solo, Viçosa, v. 22, n. 2, p. 301-309, 1998.

URCHEI, M. A. Efeitos do plantio direto e do preparo convencional sobre alguns

atributos físicos de um Latossolo Vermelho-Escuro argiloso e no crescimento e produtividade do feijoeiro (Phaseolus vulgaris L.) sob irrigação. Botucatu: UNESP, 1996.

150p. (Tese de Doutorado)

VIEIRA, M. J. Propriedades físicas do solo. In: IAPAR. (Londrina, PR). Plantio direto no Estado do Paraná. Londrina, 1981. p.19-32. (IAPAR. Circular, 23).

WEIRICH NETO, P. H.; BORGHI, E.; SVERZUT, C. B.; MANTOVANI, E. C.; GOMIDE, R. L.; NEWES, W. L. C. Análise multivariada da resistência do solo à penetração sob plantio

Referências

Documentos relacionados

As tecnologias no ensino da matemática - Tarefas matemáticas no Ensino Básico com utilização da folha de cálculo (Universidade Nova Lisboa).

import java.util.Date; import javax.persistence.CascadeType; import javax.persistence.Column; import javax.persistence.Entity; import javax.persistence.FetchType;

Nós, os representantes das Igrejas Luterana, Reformada e Unida, dos Sínodos livres, das assembléias eclesiásticas e organi­ zações paroquiais unidas no Sínodo

Embora o mesmo processo se aplique a curvas e superfícies, a visualização em perspectiva de para as B-Splines não segue o mesmo princípio: a aplicação da transformação apenas

Using the same sugarcane variety as in this study, Andrade and Pereira (1999) reported that NDF digestibility decreased from 43.7% for corn silage to 22.5% for sugarcane

Observa-se na Tabela 2 uma boa eficiência dos métodos para o passo de incremento de 1,0 V, porém, com a diminuição do passo de incremento para 0,1 V as eficiências de todos os

Cenário brasileiro atual não mudará nos próximos cinco anos (cont.). Competição acirrada de preço nas

Outro exemplo é a internet e com ela o e-mail, se o professor não sabe como usar, ele tem que pedir ajuda a quem sabe, procurar se atualizar, para não parar e di- zer : isso eu