• Nenhum resultado encontrado

BOLETIM. Edição nº de Agosto de 2016 AGOSTO MÊS DO DESENVOLVIMENTO DO QUADRO SOCIAL (DQA)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "BOLETIM. Edição nº de Agosto de 2016 AGOSTO MÊS DO DESENVOLVIMENTO DO QUADRO SOCIAL (DQA)"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Presidente: Maria Cristina Pedreschi Caliento

Vice Presidente: Francisco Augusto Muller

Ultimo Presidente: Olavo Sérgio De Vita Amaral

Presidente Eleito: Francisco Augusto Muller

1ª Secretária: Mariadélia Francoy

1º Tesoureiro: Jair Bazzo

Protocolo: Miguel Antonio Liporassi

BOLETIM

Ano Rotário 2016/2017

Governador Distrito 4540: Aparecido Donizetti Lopes

Edição nº 02

09 de Agosto de 2016

Presidente do Rotary International: John Germ

AGOSTO MÊS DO DESENVOLVIMENTO

DO QUADRO SOCIAL (DQA)

Pesquisando diversas opiniões ...

Não é novidade que o Rotary está envelhecendo. Nosso quadro associativo está estagnado em 1,2 milhão há 20 anos.

Fechamos 31 de janeiro 2016 com 1.222.340 rotarianos, 12.849 acima do quadro de 1º de julho de 2015.

Pesquisas feitas por Rotary International mostraram que, menos de 5% da população beneficiada por Rotary – os ALUMNI que são jovens cujas vidas foram melhoradas pela intervenção do Rotary - se tornaram depois rotarianos. No banco de dados do Rotary esta população é de 306.738 jovens que estão divididos em: 113.842 rotaractianos, 72.722 participantes de IGE, 42.462 intercambistas, 40.753 bolsistas, 36.959 interactianos Quantos destes se tornaram rotarianos? Apenas 14 mil – temos herdeiros em perspectiva. Rotary então contatou este público em potencial através de mensagens e fez uma estatística de análise que concentrou-se em respostas de não rotarianos para melhor identificar as possíveis estratégias de aproximação e convencimento.

Mas e nós rotarianos do nosso clube que podemos fazer?

Penso que precisamos primeiro conversar com pessoas que se identifiquem com o ‘Dar de Si sem Pensar em Si’ e também pensar em nossa Prova

Quadrupla.

Contar-lhes o que é Rotary e como começou com seu fundador Paul Harris e quais eram seus objetivos.

Contar-lhes que, em 1917 , quando Arch Klumph foi Presidente de Rotary International lançou a ideia de criação de um fundo de dotação com o propósito de fazer o bem no mundo. E, assim, nasceu a Fundação Rotária cujo objetivo é assistir as pessoas necessitadas no mundo e incentivar o aprimoramento do conhecimento entre os que ainda estão em formação. As doações para este fundo no inicio foram tímidas, a primeira foi de 26,50 dólares mas com o passar do tempo foram crescendo o que facilitou a criação de vários projetos para a comunidade e programas de estudo para jovens.

E assim surgiram programas como Subsídio Equivalente, Intercâmbio de jovens, Subsídios Humanitários e o maior programa assumido pelo Rotary que foi o Programa Polio Plus e que esta próximo de erradicar a pólio no mundo.

E muitos outros programas foram surgindo... E, qual o resultado de tudo isto?

Há muitos anos os rotarianos sentem orgulho do Rotary e da Fundação Rotária e apoiam a entidade de diversas maneiras. Isto é evidenciado pelas generosas contribuições ao Fundo Anual, que totalizaram 123 milhões de dólares em 2014-2015. Dinheiro este que é aplicado nas populações carentes do mundo. Onde houver sofrimento o Rotary esta lá.

A rede televisiva CNBC confirmou o sucesso de nossa Fundação colocando-a entre as 10 maiores instituições beneficentes do mundo em 2015. Mais precisamente, ficamos em 5º lugar no ranking das mais destacadas organizações que trabalham em prol de um mundo melhor. Depois de tudo isto penso que temos muitos argumentos para convencer amigos para se juntarem a nós no Rotary.

‘Mas temos que cuidar com carinho nossos afilhados, eles têm que ser

tratados como nosso próprio filho, com acompanhamento até que ele possa voar sozinho, devemos zelar pelo seu bem-estar, segurança e conforto’, isso diz o Coordenador de Rotary Amilton Medeiros Silva que

continua aconselhando-nos: ‘Cuidem para que o seu clube seja como vocês gostariam. Com um programa de reuniões interessantes, horários organizados, ambiente de encontro agradável, com os companheiros participando dessa programação, utilizando suas habilidades profissionais e dividindo as responsabilidades de gestão, cada um conduzindo o seu assunto

Se assim for, vocês podem ficar certos de que teremos sucesso. O Rotary sou eu, o Rotary é você. Se nós fizermos, o Rotary faz. Vamos cuidar do nosso jardim, assim não precisaremos caçar borboletas.’

(2)

-1ª. REUNIÃO com a Presidente Maria Cristina dia 12-07-2016

O protocolo Miguel Liporassi começou organizando a mesa diretora com: A presidente Maria Cristina e os companheiros e companheiras: Julieta, Vera, Itamar e Picinato. O Momento de Reflexão foi feito pelo companheiro José Maria. O protocolo passou a palavra para a presidente Maria Cristina para abertura da reunião. Ela então, pediu a todos que, de pé. saudássemos o pavilhão nacional com uma salva de palmas. A seguir a presidente Maria Cristina falou agradecendo a todos que de uma forma ou outra ajudaram na organização da festa de posse. Então começou a pauta do dia com as comissões relatando seus planos e, também, com a apresentação de seus membros. A primeira foi a da Fundação Rotária com

apresentação dos planos feita pelo companheiro Franco que no final apresentou os membros de sua comissão: Castilho, Julieta, Maria, Vera e Maria Helena.

A segunda foi a do Interact que foi apresentada pelas companheiras Vera e Maria Helena que falaram sobre as numerosas atividades que os interactianos têm. Sendo a seguir a apresentação dos componentes da comissão e tirada de fotos: Vera, Maria Helena, Julieta, Renata e Maria Amélia.

Em seguida foi a vez do Intercâmbio de Jovens cuja responsável é a companheira Julieta que comunicou que em agosto chegará uma nova intercambiária que virá dos Estados Unidos, falou que já providenciou escola para ela e que será o Colégio Sabin. Também relatou os membros da comissão: Julieta, Carlos Henrique, Sueli e José Francisco.

Agora chegou o momento da Comissão do Boletim e foi apresentada pela companheira Zaida que falou sobre seus planos para o boletim e apresentou a comissão que é composta pelos companheiros : Pedro, Maria Helena, José Geraldo, Juan e Zaida.

Para o companheirismo da noite foi a vez do companheiro Cocito que agradeceu aos visitantes e citou os aniversariantes das duas últimas semanas. A seguir o protocolo passou a palavra a presidente Maria Cristina que agradeceu a participação de todos comentando cada comissão e convidou a todos a que, de pé, saudássemos o pavilhão nacional para encerramento da reunião.

(3)

Atualização de informações

da Fundação Rotária

Agosto02 – Oswaldo Cruz Franco

02 – Rodrigo, filho do Franco e Zaida 03 - Luiz Henrique, filho do Picinato 05 - Heliodora, filha da Cecília

05 - Shirley Villela dos Reis - Casa da Amizade

07 – José Geraldo Nery da Silva Passos 07 - Sandra, esposa do Sander

08 - Fabíola, filha do Antônio Luiz 08 - Marisa Ristum - Casa da Amizade 09 – Irany Figueiredo – Casa da Amizade 15 – Andréa, filha da Maria Amélia 18 – Carmélia (Yayá) – Casa da Amizade 20 – Sônia, esposa do José Maria 20 – Felipe, filho da Renata

22 - Maria Inês, esposa do Cocito

Aniversários

Programação

Agosto

09 - Posse de novos companheiros: Maria Gumercinda D. Souza, Regina Maria Conti Occhiena e Daniel Vitaliano

Comemoração dos aniversários do mês do Rotary e Casa da Amizade

21 - Feijoada do Bem - Ipê Golf Club

Recuperações e Acumuladas

Cristina, Maria, José Francisco, Franco, Muller e Olavo, Visita Apae: sobre Projeto Ipiranga (2/8); Cristina, Muller e Adalberto, Reunião Fundação (4/8); Cristina e Maria Helena, Interact (6/8); Cristina, Julieta, Dájima e Sueli, Seminário DQA (7/8).

No dia 11 de junho pp, na ACIRP a equipe distrital da Fundação Rotária realizou Seminário de Capacitação para que os clubes do Distrito pudessem estar aptos a participar dos programas que a Fundação oferece ao Distrito. O Ribeirão Preto Norte esteve presente com os companheiros Franco, Zaida, Castilho, Cocito e Alexandre, o que permitirá ao Clube se candidatar a participar dos programas de Subsídios Distrital e/ou Global.

A reunião foi aberta pelo Governador Adelino José Francisco, dando a palavra aos Governadores - eleito Aparecido Donizetti Lopes e instrutor Antonio José Sader. Logo a seguir o Governador José Paulo Jabor -GD 2001-2002, recentemente eleito como presidente da Comissão Distrital da Fundação Rotária no lugar do decano governador Cleber Marconi , assumiu a palavra dando informações gerais.

Foi o GD 2005-2006 João Carlos Cazu – Coordenador da Subcomissão de Captação de Fundos que apresentou mais precisamente o que o presidente do Rotary International -John F. Germ estabeleceu para que os clubes eficazes pudessem receber Menção Especial. Na verdade o presidente de RI estipulou 6 possibilidades para que os clubes escolhessem pelo menos três dessas condições. O Ribeirão Preto escolheu a

opção 5 - Doações de 100 dólares per capta para o fundo anual, todos os anos opção 2 - Apoiar a Fundação com doação de pelo menos US$26,50 por associado, e opção 6 - Aumentar em pelo menos um o número de benfeitores e membros da Sociedade de Doadores Testamentários do clube. O Ribeirão Preto Norte tem quatro beneméritos: os companheiros Picinato, Antonio Luiz, Franco e Zaida.

Essas opções foram estipuladas durante reunião do Conselho Diretor, na casa da presidente Cristina.

Finalizando a apresentação o GD 2002-2003 Valter Merlos, Coordenador da Subcomissão e Subsídios Distritais, discorreu sobre a pontuação como os clubes poderão participar desse programa de subsídios distritais.

No encerramento da reunião as palavras do governador eleito Aparecido Donizetti Lopes.

(4)

Planos Individuais, familiares ou corporativos

Convênio Odontológico

Ligue: (16) 2102-7877

Visite nosso site: www.integralconvenio.com.br

‘Compromisso permanente com sua Saúde Bucal’

Uma Explosão de Sabores em sua Vida Fone: 2138-4849

www.ki-docura.com.br

comercial@ki-docura.com.br

Reunião do dia 19-7-2016

Esta reunião também foi chamada Reunião do Dia do Amigo. Com um dia de antecedência comemoramos o Dia do Amigo

O protocolo Pedro Codognotto fez a composição da mesa: presidente Maria Cristina, companheiro Picinato e sua esposa Isaura, Solange, presidente de nossa Casa da Amizade e Nagib, presidente do Interact Norte.

O Momento de Reflexão foi feito pelo companheiro Antonio Luiz.

A seguir, o protocolo passou a palavra para a presidente Maria Cristina para abertura da reunião. E, de pé, todos saudamos a Bandeira Nacional com uma salva de palmas.

O protocolo então chamou os companheiros José Francisco e Carla para que contassem um pouquinho da maravilhosa viagem que fizeram recentemente.

Agora foi a vez do companheirismo com Maria Flauzina e Cocito. Comemoramos os aniversários de casamento: Cocito-Maria Inês, Carla-José Francisco, Leonel-Alice, Margareth-Olavo e aniversário do

companheiro Itamar e da Cidinha esposa do companheiro Antônio Luiz cantando o Parabéns do Rotariano e todos receberam flores.

Cocito, então fez uma homenagem ao companheiro Picinato lendo seu currículo e leu também uma linda poesia que fala sobre amigo e cujo autor é o companheiro Picinato. Para finalizar, todos cantamos a canção de Milton Nascimento – Canção da

América.

Picinato foi a tribuna agradecer e falou que não esperava esta homenagem e discorreu “o que é ser amigo” para ele. Ao mesmo tempo corria pelo clube uma enquete perguntando qual o seu melhor amigo no clube? Pergunta

difícil de responder e que muitos responderam todos são meus amigos no clube mas, em especial Cocito teve 4 votos e Itamar e Sander 3 votos – e tudo foi uma gostosa brincadeira entre amigos!

Então o protocolo passou a palavra para a presidente Maria Cristina para suas considerações finais e encerramento da reunião.

Cristina cumprimentou o Pedro pelo seu debut como protocolo; comentou sobre o Boletim que não saiu por dificuldades na impressão do mesmo; parabenizou todos aniversariantes; agradeceu em especial ao Leonel e Alice, que ao saberem que estávamos com dificuldade para encontrar uma casa para albergar a nova intercambiária americana que vai chegar ao clube em agosto, logo prontamente aceitaram em hospedá-la. Cristina reiterou os parabéns ao Picinato e pedindo que todos, de pé, saudássemos o pavilhão nacional encerrou a reunião.

(5)
(6)

3

Prátika

NÓS FAZEMOS PARA VOCÊ

Portaria

l

Telefonia

l

Recepção

Limpeza e Conservação Ambiental

Rua Barão do Amazonas, 1825 - Sumaré CEP 14025-110 - Ribeirão Preto - SP

Fone (16) 2138-4200 E-mail: jairbazzo@pratika.com.br

NBR ISO 9001:2008

E n g e n h a r i a

O Rotaract Club é um programa para jovens de 18 a 30 anos. É parte integrante da família rotária, sendo um dos programas estruturados oficiais de Rotary International.

Segundo os manuais de R.I., o Rotaract tem como seu principal foco o desenvolvimento profissional dos jovens que dele fazem parte, tal desenvolvimento se dá através da prestação de serviços à comunidade e outros projetos. Os projetos são direcionados em cinco comissões de serviços, Comunidades, Desenvolvimento Profissional, Internacionais, Internos e Finanças.

Além da realização de projetos que visam o desenvolvimento comunitário, profissional e a compreensão internacional, o Rotaract também tem potencial de gerar outro fruto ao seus Rotaract Clubs. O Rotaract pode ser uma rica fonte de associados, sendo que estes, ao completarem 30 anos, ou até mesmo antes disso, podem ingressar no Rotary Club, agregando ao seu quadro associativo com experiência pelo trabalho realizado dentro do Programa, além de novas ideias. Qualidade típica da juventude rotária.

Vera Trivilato

Rotaract Club

De gramática e de linguagem

E havia uma gramática que dizia assim: “Substantivo (concreto) é tudo quanto indica Pessoa, animal ou cousa: João, sabiá, caneta.” Eu gosto é das cousas. As cousas, sim!...

As pessoas atrapalham. Estão em toda parte. Multiplicam-se em excesso.

As cousas são quietas. Bastam-se. Não se metem com ninguém.

Uma pedra. Um armário. Um ovo( ovo nem sempre, Ovo pode estar choco: é inquietante...As cousas vivem metidas com suas cousas.

E não exigem nada.

Apenas não as tirem do lugar onde estão...

(Mario Quintana)

Para Pensar em Casa...

(7)

6

Bela tarde, um local abençoado e paradisíaco e de ótima energia, na residência da carinhosa e gentil Cidinha, que nos recebeu para reunião produtiva e de muito companheirismo. Solange assumiu a presidência, ladeada pela secretária Marina, tesoureira Vilma Moretti e protocolo Marisa Ristum. Marcando presença a presidente do Rotary Norte, Cristina e a coordenadora assistente Francine, falaram sobre as suas metas e união com todas. Solange fez os avisos necessários (próxima reunião 03/8 (na sede) Festiva dos Pais 6/8 – na Hípica) e especificou as metas do ano, esperando contar com todas para o êxito de todas ações da nossa Casa da Amizade. Muitas companheiras da esperança e convidadas presentes, uma tarde para ser sempre lembrada.

Ano da Esperança – 2016-17 – 1ª Reunião Mensal – 13/7

Companheiras veteranas Emília Roveri e Maria Luiza Cione, prestigiando nossa reunião e Rita de Cássia, pela primeira vez, muito nos alegraram.

Bem Vindas

Dia 29/7, conforme o prometido, na residência da Vilma, deliciosa galinhada e quitutes, nos foi servido, cumprindo a reunião social do mês.

Lindas prendas alegraram mais a tarde, em concorrida brincadeira realizada pelas duas anfitriãs, mais que perfeitas. Quem não foi, perdeu!

Fiquem atentas à promessa, da próxima vez, Ruth promete camarão. Obrigada, queridas companheiras.

Galinhada da Ruth e Vilma Moretti

‘ O êxito da vida não se mede pelo caminho que você conquistou, mas sim pelas dificuldades que superou no caminho’. (A Lincoln)

Companheiras, estamos muito felizes por estarmos no ‘Ano da Esperança’. Boa semana, com muita saúde. Obrigada,

Marisa Ristum

Doações

Para Sobeccam - arroz e R$ 150,00

- Cantinho do Céu - Dieta líquida (R$ 2.000,00) - Ombro Amigo - Alimentos

- Lar dos Velhos - Litros de leite

(8)

Rotary Club de Ribeirão Preto-NORTE

Ano Rotário 2016/2017 Presidente: Maria Cristina Pedreschi Caliento

Vice-Presidente: Francisco Augusto Muller Olavo Sérgio De Vita Amaral

Último Presidente:

Presidente Eleito: Francisco Augusto Muller

1ª Secretária: Mariadélia Francoy

2º Secretário: José Geraldo Nery da Silva Passos

1º Tesoureiro: Jair Bazzo Maria Flauzina Carvalho

2ª Tesoureira:

1º Protocolo: Miguel Antonio Liporassi Pedro Codognotto Júnior

2º Protocolo:

Sander Luiz Uzuelle

3º Protocolo:

Diretores: Sueli Brandani Bertagnoli, Zaida Coelho Franco Alexandre de Paula Menezes, Carlos Henrique Ferreira

Administração do Clube:

Maria Flauzina Carvalho

Frequência:

Sueli Brandani Bertagnolli, Francisco Augusto Muller Dájima Cortizo Soares Hentz

Patrimônio:

José Humberto Machado, Luiz Picinato, Itamar de Souza Menezes, Milton César Marques do Santos

Companheirismo:

Dájima Cortizo Soares Hentz, Milton Francisco Cocito, Maria Helena Pessini de Oliveira, Sueli Brandani Bertagnoli,

Maria Amélia Zuccolotto Teixeira

Boletim:

Zaida Coelho Franco, José Geraldo Nery da Silva Passos, Maria Helena Pessini de Oliveira, Pedro Codognotto Júnior, Juan Stuardo Yazlle Rocha

Informação Rotária:

Adalberto Gomes da Silva, Francisco Augusto Muller, Juan Stuardo Yazlle Rocha, Oswaldo Teno Castilho

Ferramentas On Line:

Mariadélia Francoy, Jair Bazzo

Desenvolvimento do Quadro Social: Presidente: Sander Luiz Uzuelle

Avaliação e Planejamento do quadro associativo:

Sander Luiz Uzuelle, Oswaldo Cruz Franco, Pedro Codognotto Júnior, José Francisco Rodrigues Filho,

Luiz Gustavo Leonel de Castro, Francisco Augusto Muller

Classificação:

Adalberto Gomes da Silva,

Juan Stuardo Yazlle Rocha, Dájima Cortizo Soares Hentz

Admissão:

Oswaldo Teno Castilho, Antonio Luiz de Oliveira, Miguel Antonio Liporassi

Imagem Pública: Presidente: Pedro Codognotto Júnior

José Geraldo Nery da Silva Passos,

Propaganda e Marketing:

Pedro Codognotto Júnior, Sander Luiz Uzuelle Luiz Gustavo Leonel de Castro,

Comissão de Relações Externas:

Pedro Codognotto Júnior, Olavo Sérgio De Vita Amaral, Milton César Marques dos Santos, Gilson Piantino Silveira

Prestação de Serviços: Presidente: José Francisco Rodrigues Filho

José Francisco Rodrigues Filho,

Gestão de Projetos Humanitários:

Maria Helena Pessini de Oliveira, Julieta Regina Mourão Faccio, Carla Regina Toniolo Rodrigues

Antonio Luiz de Oliveira,

Arrecadação de Fundos (Eventos):

Manoel Martins de Souza, José Maria de Souza, Dájima Cortizo Soares Hentz, Maria Flauzina Carvalho, Sueli Brandani Bertagnoli, Maria de Lourdes Esterce Souza, Itamar de Souza Menezes, Milton César Marques dos Santos

Comissão de Combate ao Aedes: Juan Stuardo Yazlle Rocha,

Antonio Luiz de Oliveira, Gilson Piantino Silveira, Julieta Regina Mourão Faccio, Mariadélia Francoy, Maria Helena Pessini de Oliveira, Oswaldo Cruz Franco, Oswaldo Teno Castilho, Zaida Coelho Franco, Renata Abduch

Maria Flauzina Carvalho,

Serviços Profissionais:

Gilson Piantino Silveira, Luiz Gustavo Leonel de Castro, Renata Abduch, Alexandre de Paula Manezes,

José Humberto Machado

Serviços Internacionais: Juan Stuardo Yazlle Rocha , Olga Silveira Lana, Carlos Henrique Ferreira

Intercâmbio de Jovens: 1º Oficial de Intercâmbio: Carlos Henrique Ferreira

Julieta Regina Mourão Faccio

2º Oficial de Intercâmbio:

Sueli Brandani Bertagnoli,

1º Conselheiro:

José Francisco Rodrigues Filho

2º Conselheiro:

Comissão de Interact:

Maria Helena Pessini de Oliveira, Vera Lúcia Borges Trivilato, Julieta Regina Mourão Faccio,

Renata Abduch, Maria Amélia Zuccolotto Teixeira

Fundação Rotária:

Oswaldo Cruz Franco

Presidente:

Oswaldo Cruz Franco e

Gestão Responsável:

Oswaldo Teno Castilho

Maria Helena Pessini de Oliveira,

Subsídios Globais:

Julieta Regina Mourão Faccio, Carlos Henrique Ferreira, Carla Regina Toniolo Rodrigues

Vera Lúcia Borges Trivilato,

Subsídios Distritais:

Maria Flauzina Carvalho, Dájima Cortizo Soares Hentz, Milton César Marques dos Santos

Casal Conferência:

Juan Stuardo Yazlle Rocha - Marta Edna Diógenes Yazlle

Presidente da Casa da Amizade:

Solange Aparecida Brandani da Silva

Governador Assistente Grupo 10:

Tanielson Wagner Cristiano Campos

Coordenadora Assistente da Casa da Amizade Grupo 10:

Francine Biagini de Melo Campos

Presidente Interact:

Nagib Scaff

Secretaria Executiva: Selma R. Arruda Benzi

49 3323.3963

Gráfica ROTA

Faça seguro com seu amigo

Ele é seu anjo da guarda.

Ele esta sempre

perto quando

você precisa

Solange e Sueli

Av. Meira Junior, 1315 - Jd Mosteiro

(Entre as Ruas Ceará e João Nutti)

Fone 3624-2089 - Ribeirão Preto - SP

Moda e acessórios

SolSuh

Referências

Documentos relacionados

Maria  Helena  da  Rocha  Pereira,  Maria  de  Fátima  Sousa  e  Silva,  Francisco 

a) Sempre utilizar a capa de proteção, prevista para o tipo de discos abrasivos utilizado. A capa de proteção deve ser firmemente fixada na ferramenta elétrica, de modo que

Maria do Socorro Alves de Sousa Habilitado Maria do Socorro Oliveira Teixeira Não habilitado Maria Helena Ferreira Passos Habilitado Maria Helinalva Barbosa Silva

A Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, por meio da Coordenadora de Curso, torna pública a abertura de inscrições do Processo Seletivo

Critérios de inclusão: Foram considerados artigos escritos em inglês, entre janeiro de 2010 e junho de 2020; estudos que utilizaram o agente clareador peróxido de carbamida de

Em nossa opinião, as demonstrações financeiras acima referidas apresentam adequadamente, em todos os aspectos relevantes, a posição patrimonial e financeira da Associação de Saúde

a) Realizar a inscrição exclusivamente pela internet, no período das 20h25min do dia 29/06/2021 às 23h59min do dia 15/07/2021, (horário de Brasília), por meio do

NOTA INPORTANTE - RESERVAMOS O DIREITO DE COBRAR ANTES DA ABERTURA GARRAFAS ACIMA DOS 1000€ DE VALOR. INPORTANT NOTICE - WE RESERVE THE RIGHT TO CHARGE IN ADVANCE BOTLLES OVER