• Nenhum resultado encontrado

Internet. Protocolos. Principais Serviços. Chat TELNET FTP. Definições Básicas

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Internet. Protocolos. Principais Serviços. Chat TELNET FTP. Definições Básicas"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Internet

A Internet surgiu a partir de um projeto da agência norte-americana ARPA com o objetivo de conectar os computadores dos seus departamentos de pesquisa. Essa conexão iniciou-se em 1969, entre 4 localidades (Universidades da Califórnia de Los Angeles e Santa Bárbara, Universidade de Utah e Instituto de Pesquisa de Sanford), e passou a ser conhecida como a ARPANET.

Esse projeto inicial foi colocado à disposição de pesquisadores, o que resultou em uma intensa atividade de pesquisa durante a década de 70, cujo principal resultado foi à concepção do conjunto de protocolos que até hoje é a base da Internet, conhecido como TCP/IP.

Protocolos

Os computadores de uma rede devem ser capazes de se comunicar entre si. Para isso, eles utilizam PROTOCOLOS, que são regras ou acordos que determinam como a comunicação deve ser estabelecida. Existem vários padrões de protocolo disponíveis. No entanto, para que dois computadores se comuniquem, é preciso que ambos estejam utilizando o mesmo protocolo ao mesmo tempo.TCP/IP, abreviatura de Transmission Control Protocol/Internet Protocol, é o protocolo utilizado na Internet. Qualquer computador que deseje se comunicar na Internet precisa se comunicar em TCP/IP.

Principais Serviços E-MAIL Chat TELNET FTP Definições Básicas O que é Endereço IP?

É como um número de identidade que cada computador recebe toda vez que se conecta à internet.

O que é http?

Protocolo de transferência de texto Hipermídia, é o mais popular protocolo de transmissão de informações na Internet.

O que é SMTP?

Simple Mail Transfer Protocol, é um protocolo para envio de e-mail pela internet. O que é POP?

Post Office Protocol, é o protocolo responsável por permitir você baixar e-mail do servidor para o seu computador.

O que é FTP?

Esta sigla significa File Transfer Protocol (Protocolo de transferência de arquivos). Método muito utilizado para fazer upload de arquivos de sites.

(2)

O que é Site?

É um conjunto de páginas pertencentes a um mesmo endereço (domínio). O que é E-mail?

É um tipo de correio eletrônico. As mensagens (“cartas”, “bilhetes”, “cartões” etc.) são enviadas eletronicamente através da Internet e podem ser lidos através do computador.

O que é Download?

É um processo de transferência de arquivo da internet para o computador do internauta, através do qual você recebe um programa, uma carta do Word, uma planilha do Excel, etc...

O que é Upload?

É o processo inverso do download, ou seja, você envia o arquivo para a internet, (atualiza seu site, por exemplo).

O que é Firewall?

Firewall é um sistema de segurança que restringe o tráfego de informações não permitidas ou indesejáveis. Por exemplo: bloquear acesso externo a bancos de dados.

O que é CGI?

Commom Gateway Interface (Interface Comum de Gateway) é uma interface definida de maneira a possibilitar a execução de programas sob um servidor de informações. Os programas CGI estão na forma de scripts escritos em alguma linguagem como C, Perl, Shell do Unix e VB Script.

O que é PHP?

PHP é uma linguagem que possibilita a criação de sites dinâmicos. Uma das características dessa linguagem é o fato dela ser executada no servidor. Normalmente é utilizada em conjunto com banco de dados MySQL.

O que é ASP?

Active Server Pages (ASP) é uma tecnologia criada pela Microsoft, que gera páginas dinamicamente. A linguagem ASP é, na verdade, uma junção de programação em VBScript e Objetos ActiveX.

O que é JSP?

Linguagem de programação baseada em Java pode executar na maioria dos ambientes.

(3)

Funcionamento da Internet

HTML

HTML é a acrossemia de HyperText Markup Language (linguagem de Anotação de Hipertexto). É uma "linguagem de programação" muito simples, utilizada para criar documentos HIPERTEXTO, que pode ser portada de uma plataforma computacional para outra. Isto significa que você pode escrever códigos-fonte HTML sem se preocupar em qual computador e por qual sistema operacional este documento será visualizado.

HTML é uma "linguagem simples", possuindo aproximadamente uma centena de palavras reservadas entre um par de chaves angulares ("<>"). Por esta razão, a linguagem foi denominada anotada (markup language). HTML é uma linguagem interpretada. O interpretador é o browser, que converte os comandos anotados na representação gráfica de objetos estruturados (texto e HTML possuem características de uma linguagem de imagens).

Estrutura de um Arquivo HTML <html>

<!-- **** COMENTÁRIO ...**** ---> <head>

<title> Meu documento HTML </title>

</head>

<body>...Textos, imagens, comandos etc... </body>

(4)

A Falta de Padrões na Web provocou:



Reescrita de sites para browsers ou dispositivos diferentes.



Custo adicional de largura de banda.



Dificuldade de atualização de conteúdo e de design.



Impossibilidade de escapar do ciclo “construir, quebrar, reconstruir”. A W3C – World Wibe Web Consortium



O diretor do W3C Tim Berners-Lee inventou a web em 1989.



O W3C que foi criado em 1994, elaborou especificações e diretrizes para garantir que as tecnologias web funcionassem juntas.



Hoje o W3C tem 364 membros, entre eles estão: Microsoft, Sun, Siemens, Canon, Oracle, etc...



As especificações desenvolvidas pelo W3C incluem: HTML, CSS, XML, XHTML, DOM, etc...

Web Standards Project



Fundado em 1998.



O Web Standards Project ajudou a terminar as guerras dos navegadores.



Persuadiu a Netscape, a Microsoft e outros fabricantes a oferecer suporte preciso e completo as especificações (“padrões”).



Trabalha atualmente com os fabricantes de ferramentas de desenvolvimento web, como a Macromedia.

Cenário Anterior

(5)

JavaScript

O que é JavaScript?

JavaScript é uma nova linguagem para páginas Web. Os scripts escritos com JavaScript podem ser colocados dentro das suas páginas HTML. Com JavaScript você tem muitíssimas possibilidades de melhorar a sua página HTML com elementos interessantes. Você é capaz, por exemplo, de responder muito facilmente a eventos iniciados pelo usuário. Deste modo, você pode criar páginas muito sofisticadas com a ajuda do JavaScript. Você pode achar também muitos exemplos de scripts de Javascript na Internet.

Qual é a diferença entre Java e JavaScript?

Ainda que os nomes sejam quase os mesmos, Java não é a mesma coisa que JavaScript! Essas são duas técnicas diferentes de programação na Internet. Java é uma linguagem de programação. JavaScript é uma linguagem de scripting (tal como diz o nome). A diferença é que se pode criar programas reais com Java. Com JavaScript você pode apenas criar um efeito chamativo, sem se importar com qualquer programa real. Assim, JavaScript foi pensado como algo fácil de se compreender e de se usar. Os autores de JavaScript não têm que se importar muito com programação. Nós poderíamos até dizer que JavaScript é muito mais uma extensão do HTML do que uma linguagem de computador separada. Naturalmente essa não é uma definição "oficial" mas acho que ela torna mais compreensível a diferença entre Java e JavaScript.

Qual a estrutura de um JavaScript?

Os parágrafos de lógica do javaScript podem estar "soltos" ou atrelados a ocorrência de eventos.

Para inserir parágrafos de programação dentro do HTML é necessário identificar o início e o fim do set de JavaScript, da seguinte forma:

<SCRIPT>

Set de instruções </SCRIPT>

Este procedimento pode ser adotado em qualquer local da página. Entretanto, para melhor visualização e facilidade de manutenção, recomenda-se que toda a lógica seja escrita no início do documento, através da criação de funções a serem invocadas quando se fizer necessário (normalmente atreladas a eventos).

(6)

Exemplo1 <html> <head>

Meu primeiro JavaScript! </head>

<body> <br>

Este é um documento HTML normal. <br> <script language="JavaScript"> document.write("Este é um JavaScript!") </script> <br> De volta ao HTML. </body> </html>

Exemplo de Função em JavaScript function Idade (Anos) {

if (Anos > 17)

{ alert ("Maior de Idade") } else

{ alert ("menor de Idade") } } Exemplo2 <html> <head> <script language="JavaScript"> function pushbutton() { alert("Alo!"); } </script> </head> <body> <form>

<input type="button" name="Button1" value="Aperte-me" onclick="pushbutton()"> </form>

</body> </html>

(7)

CGI

CGI (Common Gateway Interface) é uma interface ou um método pelo qual os servidores se comunicam com outras aplicações. Um programa CGI é um programa que obtém os dados de entrada provenientes do servidor web e retorna as informações de saída para o mesmo servidor web. Quando alguém preenche um formulário numa página HTML e aciona o botão de envio, o browser organiza os dados do formulário num determinado formato e os envia ao servidor. Normalmente, a esses dados, são adicionadas informações sobre qual programa (cgi) o servidor deverá iniciar para tratá-los. Para iniciar o programa, estabelecer o ambiente e enviar os dados para o programa requisitado, o servidor usa os padrões CGI. Isso feito, o servidor aguarda até que o programa termine e, via de regra, envia os novos dados criados pelo programa, para o usuário que acionou o botão de envio do formulário. Esses dados são normalmente comandos HTML para exibir uma nova página, criada dinamicamente, no browser do usuário.

Os programas CGI devem residir no servidor, no diretório especial chamado cgi-bin. Esse diretório contem programas executáveis e deve ser especificado no tag FORM do formulário que requisita um programa CGI:

<FORM METHOD=POST ACTION="//http://www..../cgi-bin/pgm1.pl">

O browser formata os dados usando pares "nome=valor". Cada item do formulário tem um único nome e um único valor. Todos os pares "nome=valor" são enfileirados dando origem a uma string longa como, por exemplo:

nome1=valor1&nome2=valor2&nome3=valor3

O separador & separa os pares e o sinal = informa qual valor associar a variável "nome". Há duas maneiras básicas pelas quais o browser pode enviar essa string. A primeira é ditada pelo método GET, que enfileira os pares "nome=valor" ao final da especificação da URL do parâmetro ACTION como:

<FORM METHOD=GET ACTION="http//www...>

http://server-name/cgi-bin/program-name?name1=value1&name2=value2

Porém, o tamanho da string, permitido pelo METHOD =GET, não pode exceder 1024 caracteres, sendo por isso, não usado freqüentemente, pois, toda a string é passada ao CGI como se fosse um campo de argumento. Usa-se de preferência METHOD=POST, que envia os dados como se eles fizessem parte do arquivo STDIN ao invés de um campo de argumento. Em ambos os métodos os dados são os mesmos. A única diferença é como os dados são enviados e recebidos pelo programa.

Para se referenciar a um programa cgi de dentro de uma página HTML, use o caminho completo para o programa como, por exemplo:

(8)

<FORM METHOD=GET ACTION="http://localhost/cgi-bin/cadastro/cadast.pl"> ou num link comum:

<a href="http://localhost/cgi-bin/cadastro/cadast.pl">Cadastro</a>

Não são todos os provedores que permitem a execução de CGIs em suas máquinas. Isso acontece devido a razões de segurança. Um CGI mal escrito pode comprometer a performance do servidor. Antes de resolver usar CGI, você deve procurar um provedor que permita a execução de CGIs.

Exemplo de uma página HTML que requisitará o CGI <html>

<head>

<title>Meu primeiro CGI</title> </head>

<body>

<center><h1>Meu primeiro CGI</h1>

<form method=get action="http://localhost/cgi-bin/teste/cgi1.pl"> <p>Digite um Número

<input type="text" name="Numero" VALUE=""> </form>

</body> <html>

Exemplo de um programa CGI (cgi1.pl) #!c:/Perl/bin/perl.exe

print "Content-type: text/html\n\n"; print "<html>\n"; print "<head>\n"; print "</head>\n"; print "<body>\n"; print "<center>\n"; $p = $ENV{'QUERY_STRING'}; ($nome,$valor) = split(/=/,$p,2); if (($valor % 2)==0){ $pi="PAR";} else{ $pi="IMPAR"; } print "<h1>",$pi,"</h1>\n"; print "</body>\n"; print "</html>\n";

Referências

Documentos relacionados

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

A prova do ENADE/2011, aplicada aos estudantes da Área de Tecnologia em Redes de Computadores, com duração total de 4 horas, apresentou questões discursivas e de múltipla

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

O Museu Digital dos Ex-votos, projeto acadêmico que objetiva apresentar os ex- votos do Brasil, não terá, evidentemente, a mesma dinâmica da sala de milagres, mas em

nhece a pretensão de Aristóteles de que haja uma ligação direta entre o dictum de omni et nullo e a validade dos silogismos perfeitos, mas a julga improcedente. Um dos

Como já destacado anteriormente, o campus Viamão (campus da última fase de expansão da instituição), possui o mesmo número de grupos de pesquisa que alguns dos campi

Os estudos sobre diferenciais de salários são explicados por alguns fatores que revelam a existência da relação entre as características pessoais produtivas educação,