• Nenhum resultado encontrado

RESUMO DIÁRIO AEROPORTO DE LISBOA REABRE TERMINAL 2 A 1 DE JULHO GOVERNO LIQUIDOU 1,6ME DE DÍVIDA À CASA DE SAÚDE DE SÃO MIGUEL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "RESUMO DIÁRIO AEROPORTO DE LISBOA REABRE TERMINAL 2 A 1 DE JULHO GOVERNO LIQUIDOU 1,6ME DE DÍVIDA À CASA DE SAÚDE DE SÃO MIGUEL"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

AÇORES REGISTAM

31 NOVOS CASOS

POSITIVOS

PÁG.3

Alexandre Gaudêncio

inaugura parque de

lazer da Ribeirinha

Matadouro de São Miguel

qualificado com o certificado

“Welfare Quality”

PÁG.2

PÁG.4

GOVERNO LIQUIDOU

1,6ME DE DÍVIDA À

CASA DE SAÚDE DE

SÃO MIGUEL

RESUMO

DIÁRIO

ENCONTRADO CORPO DE UMA

DAS VÍTIMAS

DESAPARECIDAS

NA POVOAÇÃO

AEROPORTO

DE LISBOA

REABRE

TERMINAL

2 A 1 DE

JULHO

ITÁLIA SUSPENDE HOJE O

USO

OBRIGATÓRIO DE MÁSCARAS

AO AR LIVRE

PÁGINA 7

PÁGINA 4

PÁGINA 2

PÁGINA 9

Uma dívida do anterior

Executivo relativa a 2020

(2)

PUB.

parque de lazer da Ribeirinha

Alexandre Gaudêncio, presi-dente da Câmara da Ribeira Grande, inaugurou o parque de lazer da Ribeirinha, espa-ço que nasceu da requalifica-ção do antigo campo de fute-bol e que devolve à freguesia um espaço que estava aban-donado.

“Este executivo camarário tem conseguido transformar locais que estavam abando-nados em espaços de lazer, devolvendo-os às pessoas. Para além disso, e devido às restrições impostas pela pandemia, os espaços ao ar livre devem ser cada vez mais valorizados”, disse.

O edil destacou ainda que a obra foi realizada por admi-nistração direta, valorizando por isso a mão-de-obra da autarquia. “Os nossos opera-cionais, liderados pelo encar-regado geral João Silva Melo, estão de parabéns pelo tra-balho desenvolvido. Muitas vezes não são devidamen-te valorizados e esta é uma prova que temos funcioná-rios de excelência.”

Na inauguração, Alexan-dre Gaudêncio recordou que “nos últimos anos a Câmara da Ribeira Grande tem con-vertido locais abandonados em zonas de lazer e parques verdes, como aconteceu com os antigos campos de futebol nos Fenais da Ajuda, Lomba da Maia e Santa Bárbara.” O parque de lazer fica loca-lizado no antigo campo de jogos da Ribeirinha e está integrado num conjunto de equipamentos que estão ao dispor da população, como é o caso do parque canino, zona de estacionamento e campo de futebol cinco. Con-ta com balneários, zona de churrascos e diversos equi-pamentos de entretenimento para os mais novos. Foram investidos cerca de 100 mil euros.

Alexandre Gaudêncio fez-se acompanhar pelo restante executivo camarário e pelo presidente da Assembleia Municipal, bem como pelo presidente da junta da Ribei-rinha, Marco Furtado.

1,6ME de dívida à Casa

de Saúde de São Miguel

O secretário regional da Saúde e Despor-to revelou hoje que o governo liquidou já 1,6 milhões de euros, parte de uma dívida do anterior Executi-vo à Casa de Saúde de São Miguel, relativa a 2020.

No final de uma visita à Instituição, esta ma-nhã, Clélio Meneses disse que o atual exe-cutivo está a fazer um esforço para regulari-zar dívidas a estas Ins-tituições, “como a da Casa de Saúde de São Miguel que em 2020 não recebeu nada. Ha-via uma dívida de 2,5 milhões de euros, já pagamos 1,6 milhões de dívida do governo anterior, que não ti-nha liquidado nada em 2020″, sublinhou.

O governante visitou a sede da Instituição, na Fajã de Baixo, e reuniu com o respetivo

conse-lho de administração. Clélio Meneses reco-nheceu a necessidade de intervir na reabili-tação do espaço, “que em algumas áreas não tem dignidade”. O se-cretário regional afir-mou ainda ser neces-sária uma intervenção e anunciou que o go-verno vai agora ence-tar trabalho neste sen-tido.

Para além de contar com parte substancial da dívida já regulariza-da, a Casa de Saúde de São Miguel, da Ordem Hospitaleira de São João de Deus, beneficia também do aumento de 12 por cento nas di-árias dos doentes ins-titucionalizados, “va-lor que não era revisto desde 2008, que está já em prática e que sig-nifica mais um esforço de cerca de um milhão de euros por ano”, fri-sou Clélio Meneses.

AUTOR: SARA BORGES

(3)

Nas últimas 24 horas

fo-ram diagnosticados nos

Açores 31 novos casos

positivos de covid-19,

to-dos em São Miguel, em

contexto de transmissão

comunitária, resultantes

de 691 análises realizadas

nos laboratórios de

refe-rência da Região.

No concelho da Ribeira

Grande há seis novos

ca-sos (três na Ribeirinha,

dois no na Matriz e um

em São Brás). No

conce-lho de Ponta Delgada há

oito novos casos (um em

cada uma das freguesias

de Arrifes, Fajã de Cima,

São José, São Pedro,

Rel-va, Fajã de Baixo, São

Se-bastião e Livramento). No

concelho da Lagoa há 17

novos casos (oito em Água

de Pau, quatro em

San-ta Cruz, três no Rosário e

dois no Cabouco).

Também nas últimas 24

horas foram registadas

cinco recuperações, sendo

quatro no Faial, freguesia

da Praia do Norte, e uma

na Terceira, freguesia de

Santa Cruz do concelho

da Praia da Vitória. À data

de hoje está apenas

inter-nado um doente no

Hos-pital do Divino Espírito

Santo, em Ponta Delgada.

O arquipélago conta

pre-sentemente com 305

ca-sos positivos ativos, sendo

295 em São Miguel, cinco

no Faial, dois na

Gracio-sa, um na Terceira, um

em São Jorge e um em

Santa Maria. Estão ativas

no Faial duas cadeias de

transmissão local

primá-ria, uma na freguesia da

Praia do Norte e outra em

Castelo Branco, concelho

da Horta. Até ao presente

foram extintas 203 em

to-das as ilhas. Em vigilância

ativa estão hoje 917

pesso-as.

Desde o início da

pande-mia foram diagnosticados

nos Açores 6.288 casos

positivos de covid-19,

ten-do recuperaten-do da ten-doença

5.813 pessoas. Faleceram

33, saíram do

arquipéla-go 82 e 55 apresentaram

prova de cura anterior.

Até ao presente

realiza-ram-se 569.486 análises

para despiste do vírus

SARS-CoV-2, que causa

doença covid-19.

Desde 31 de dezembro de

2020 e até 23 de junho,

foram administradas nos

Açores 204.508 doses de

vacina contra a covid-19,

correspondentes a 114.502

pessoas com 16 ou mais

anos com a primeira dose,

e 90.006 pessoas com

ambas as doses, no

âm-bito do Plano Regional de

Vacinação.

(4)

PUB. PUB.

Matadouro de São Miguel qualificado

com o certificado “Welfare Quality”

O matadouro de São Mi-guel foi qualificado pela empresa AENOR com o certificado “Welfare Qua-lity”, um reconhecimento europeu do cumprimento de todas as práticas rela-cionadas com o bem-estar animal.

O cumprimento destas práticas vai desde a sua receção até ao abate, de acordo com o protocolo adotado pelo Instituto de Investigação e Tecnologia Alimentar (IRTA), respon-sável máximo por este tipo de qualificação em toda a Península Ibérica. “Este reconhecimento in-cide sobre a raça Angus e foi obtido em parceria com a empresa Jerónimo Martins, o que permite o

abate e comercialização de carne, através da cadeia do Pingo Doce, com a va-lorização adstrita àquele reconhecimento”, refere a nota.

Sendo a defesa do bem--estar animal uma priori-dade da União Europeia, a Secretaria Regional da Agricultura e do Desen-volvimento Rural tem em curso um conjunto de ações de formação sobre este tema, destinadas aos técnicos dos matadouros da Região, habilitando-os, assim, a implementarem todos os procedimentos relativos a esta certifica-ção nas respetivas unida-des de abate.

Com esta iniciativa, para além dos bovinos da raça

Angus, ficam abrangidos todos os animais que fo-ram abatidos da rede re-gional de abate, com as consequentes mais-valias para a comercialização da carne oriunda da Região. “Este reconhecimento é acima de tudo uma com-provação da qualidade do processo de abate, que está ajustado às novas exigências dos consumi-dores, no âmbito do bem--estar-animal. Estamos empenhados em continu-ar o reconhecimento desta qualidade. Este é o nosso compromisso é o nosso objetivo”, sublinha Antó-nio Ventura, Secretário da Agricultura e Desenvolvi-mento Rural.

O corpo de uma das duas mulheres que desaparece-ram na passada sexta-fei-ra, na sequência das en-xurradas que afetaram o concelho da Povoação, foi encontrado hoje, na Ribeira Quente.

As buscas prosseguem ago-ra paago-ra encontago-rar a segun-da vítima que ainsegun-da está desaparecida.

Recorde-se que a chuva forte que se fez sentir na-quele concelho provocou o arrastamento de uma viatura, da Santa Casa da Misericórdia da Povoação, onde seguiam as duas fun-cionárias.

Encontrado

corpo de uma

das vítimas

desaparecidas

na Povoação

AUTOR: ANA MASSA

(5)

1

Lava

as

mãos.

2

Não

toques

na boca,

nariz

e olhos.

5

Se te

sentires

doente,

tens de

dizer.

ê ê ê

3

Tosse

para o

braço.

4

Fala com

um adulto

se te sentires

triste,

assustado

ou zangado.

SUPER-REGRAS

que deves

cumprir!

5

PUB. PUB.

Luís Garcia

defende

urgência de

avançar com

políticas

europeias

que mitiguem

efeitos das

alterações

climáticas

AUTOR: ANA MASSA

O Presidente da Assem-bleia Legislativa dos Açores defendeu, esta manhã, no âmbito da Conferência das Assembleias Legislativas Regionais Europeias (CAL-RE), a urgência de se avan-çar com “políticas públicas europeias que mitiguem os efeitos das alterações climá-ticas”.

Lembrando o que aconteceu no concelho da Povoação, na passada sexta-feira, na se-quência do mau tempo que assolou a ilha de São Mi-guel, fazendo duas vítimas e estragos materiais, Luís Garcia apresentou a sua dis-ponibilidade para contribuir para os trabalhos que estão a decorrer sobre esta maté-ria no âmbito do Grupo de

Trabalho das Alterações Cli-máticas e Desenvolvimento Sustentável da CALRE.

Durante a sua intervenção na segunda reunião anual do Comité Permanente da CALRE, que juntou presi-dentes de parlamentos re-gionais de sete países, Luís Garcia destacou “o avanço da vacinação” nos Açores, com números já superiores ao todo nacional.

Luís Garcia sublinhou tam-bém “a importância de não deixar que a participação na Conferência Sobre o Fu-turo da Europa fique presa na chamada ’bolha de Bru-xelas’”, desafiando os seus homólogos europeus a con-tribuir para a sua divulga-ção, “incentivando a

partici-pação dos cidadãos das suas regiões”.

Nesse sentido, Luís Gar-cia comprometeu-se a dar continuidade a esse traba-lho de divulgação da Con-ferência Sobre o Futuro da Europa junto da sociedade civil açoriana e das escolas dos Açores, incentivando à promoção de “encontros com cidadãos, seja através da plataforma ou de for-ma presencial”, consoante a situação de pandemia em cada um dos seus territó-rios.

A Comissão Permanente da CALRE reúne de forma tri-mestral, juntando os presi-dentes das Assembleias Re-gionais de Itália, Espanha, Bélgica, Alemanha, Áustria,

Reino Unido (que se man-tém na CALRE apesar do Brexit), Portugal (Açores e Madeira) e Finlândia, com vista a reforçar a coopera-ção entre os parlamentos regionais europeus.

(6)

Paulo Moniz

solicita projetos

e cronogramas de

instalação de radares

meteorológicos em

São Miguel e Flores

Paulo Moniz, deputado do PSD/Açores na Assembleia da República, solicitou hoje ao Ministro do Mar, Ricar-do Serrão Santos, informa-ção sobre os projetos e cro-nogramas de instalação de radares meteorológicos nas ilhas de São Miguel e Flo-res, alertando para o “im-pacto direto enorme” dos fenómenos de mau tempo severo no arquipélago.

“O acompanhamento do estado do tempo nos Aço-res é particularmente crí-tico no caso de fenómenos de tempo severo e de fe-nómenos de precipitação extremamente intensa, re-pentina e muito localizada. O impacto direto na sal-vaguarda de vidas e bens é enorme, com expressão crucial e determinante na capacidade de previsão

precisa e alerta precoce das autoridades de segurança, proteção civil e ao nível das estruturas do Governo Re-gional e autarquias”, afir-mou o parlamentar social--democrata.

Em requerimento enviado ao Governo da República, Paulo Moniz salientou que “os modernos radares me-teorológicos têm a capaci-dade de precisão da previ-são, permitindo os cruciais alertas precoces com eleva-da precisão na identificação das áreas, zonas e popula-ções em risco”.

“Constando os projetos de investimento e instalação dos radares meteorológi-cos de São Miguel e Flores do Plano de Recuperação e Resiliência, e atendendo à urgência da sua entra-da em funcionamento no

GRUPO

9600-549 Ribeira Grande geral@grupoideal.pt

PUB. PUB.

AUTOR: ANA MASSA

quadro de um agravamento dos fenómenos climatéricos extremos decorrentes das alterações climáticas glo-bais em curso, como ainda no passado dia 25 de Junho se verificou com precipita-ção intensa em São Miguel, afetando os concelhos de Vila Franca do Campo, Po-voação e Nordeste, e tendo estes fenómenos um histó-rico nos Açores de crescen-te gravidade nas suas con-sequências, urge concluir a sua instalação e entrada em funcionamento”, frisou.

O parlamentar açoriano lembrou que, citando o pre-sidente do Instituto

Portu-guês do Mar e da Atmosfe-ra, “os Açores precisam de três radares e que o radar das Flores é um elemento fundamental da rede, por-que a maioria das tempes-tades mais gravosas que atingem as ilhas viriam a ser primeiramente deteta-das no radar deteta-das Flores”. Nesse sentido, o deputado requereu ao Ministro do Mar informação sobre os projetos, cronogramas de-talhados e completos dos processos de instalação, localização e entrada em funcionamento dos radares meteorológicos nas ilhas de São Miguel e Flores.

(7)

Aeroporto de Lisboa reabre terminal 2 a 1 de julho

nomeadamente, a

ex-pansão da área de

em-barque non-Schengen,

a reformulação e

am-pliação de instalações

sanitárias e a criação

de uma nova área de

espera.

Também em parceria

com o Serviço de

Es-trangeiros e

Frontei-ras, estarão disponíveis

5 egates de controlo de

fronteira, de última

ge-ração, para passageiros

maiores de idade, com

passaporte eletrónico

europeu ou cartão de

cidadão português.

“A retoma da operação

no terminal 2 irá

per-mitir recuperar o

nor-mal funcionamento das

companhias aéreas que

aí desenvolvem a sua

atividade, assegurando

as necessárias

condi-ções de segurança

sani-tária aos passageiros”,

afirma ainda a

empre-sa na mesma nota.

A operação no terminal

2 do aeroporto

Hum-berto Delgado está

suspensa desde 30 de

março de 2020, tendo

sido realocados, com o

início da crise

pandé-mica, os voos

comer-ciais deste terminal

para o terminal 1. O

es-paço tem estado apenas

a ser utilizado para

voos especiais de apoio

ao SNS e voos

humani-tários.

PUB.

A ANA – Aeroportos de

Portugal anunciou esta

segunda-feira, 28 de

ju-nho, que decidiu reabrir

a terminal 2 do

aeropor-to de Lisboa na próxima

quinta-feira, 1 de julho,

“com o aumento de

trá-fego, ainda que reduzido

comparado com valores

de 2019”.

A concessionária dos

ae-roportos nacionais

afir-ma, em comunicado, que

o check-in e embarque

das viagens marcadas a

partir das 4 horas do dia

1 de julho, através das

companhias áreas Blue

Air, EasyJet, Norwegian,

Transavia e Ryanair

se-rão efetuadas no

termi-nal 2. Já os passageiros

com voo marcado com a

Wizzair devem verificar,

com a companhia aérea,

qual o terminal de

em-barque.

Durante o período em

que este terminal esteve

sem atividade comercial,

a ANA refere que “teve

oportunidade de iniciar

intervenções de

melhora-mento e modernização”,

(8)

Portugal registou 902

casos de covid-19 nas

últimas 24 horas,

perío-do no qual foram

repor-tadas duas mortes.

In-cidência mantém subir

acentuada.

Em dois dias, o total de

internados subiu de 447

para 502, com 30

aca-mados no domingo e

mais 25 esta

segunda--feira. Com estes

núme-ros, o total de doentes

hospitalizados voltou a

superar a fasquia dos

500, o que não

aconte-cia desde 6 de abril.

O quarto dia

consecu-tivo de aumento de

in-ternamentos coincidiu

com o fim de um ciclo

de quatro dias de

subi-da do total de doentes

graves, que diminuiu

para 115 (menos um) de

domingo para

segunda--feira.

Os 902 cassos

positi-vos reportados no

rela-tório da Direção-Geral

da Saúde (DGS) desta

segunda-feira

represen-tam uma diminuição

de 594 relativamente

aos 1496 registados no

domingo, o que

costu-ma suceder no

primei-ro dia útil da semana,

uma vez que há menos

notificações ao fim de

semana.

Os 902 casos desta

se-gunda-feira evidenciam

uma subida de 146

ca-sos relativamente aos

756 da segunda-feira da

semana passada.

Mos-tram uma tendência de

subida desde a primeira

segunda-feira do mês,

na qual foram

regista-dos 388 casos, a que se

seguiram os 625 de dia

14.

Internamentos passam os 500 num dia com 902

casos e duas mortes por covid

PUB.

(9)

PUB.

Itália suspende hoje o uso obrigatório de

máscaras ao ar livre

o uso de máscara obriga-tório em espaços exterio-res até Setembro.

A Grécia foi o país euro-peu que mais recente-mente anunciou, no final da semana passada, o fim do uso obrigatório de máscara em espaços ex-teriores, exceto no caso de grandes aglomerações, assim como a suspensão de recolher obrigatório. Também Espanha e Fran-ça retiraram a medida de obrigatoriedade do uso de máscara na rua nas

últimas semanas, o que fez levantar muitas vozes da comunidade científica sobre os riscos de deixar cair já esta medida.

Ao contrário da direção que estão a levar alguns países europeus, Israel anunciou na sexta-feira passada que vai restabe-lecer o uso obrigatório da máscara após um aumen-to do número de casos de pessoas contaminadas com o covid-19, apesar de a maioria da população estar vacinada.

Apesar da ordem ser re-ferente aos locais fecha-dos, as autoridades isra-elitas aconselham o uso da máscara de proteção sanitária em zonas onde se juntam pessoas ao “ar livre”.

O país dá assim um passo atrás no relaxamento de medidas, apesar de mais de cinco milhões (de um total de 9,3 milhões de is-raelitas) – 55% da popu-lação – receberam até ao momento as duas doses da vacina.

AUTOR: SARA BORGES

A partir de hoje, 28 de junho, as máscaras faciais deixam de ser obrigatórias na Itália. Esta me-dida aplica-se às regiões clas-sificadas como ‘zona branca’, onde a propagação do vírus é mais baixa.

O anúncio do levantamento da medida surgiu há duas sema-nas após o parecer favorável do Comité Técnico Científico (CTS), responsável pela gestão da pandemia naquele país, que decidiu que, mesmo deixan-do a máscara de ser necessária numa região considerada ‘zona branca’, esta deve estar ao al-cance, sempre que exista algum risco associado, como em aglo-merações.

Recorde-se que a Itália foi o primeiro país da Europa a re-gistar um surto de covid-19 no primeiro trimestre de 2020, re-gistando 127.291 mortes desde o início da pandemia e 4,25 mi-lhões de pessoas infetadas. Atualmente, 30% da popula-ção com mais de 12 anos está vacinada, ou seja, perto de 16 milhões de pessoas. Mais de 46 milhões de doses da vacina con-tra a covid-19 já foram adminis-tradas a uma população total de 60 milhões de pessoas.

Países como Espanha, Fran-ça, Grécia ou Hungria também deixaram cair a medida. Já em Portugal, o Parlamento aprovou

(10)

Reino Unido incluído na lista de países sujeitos

a quarentena para entrar em Portugal

Reino Unido foi incluído na lista de países cujos cida-dãos serão sujeitos a qua-rentena de 14 dias após entrada em Portugal conti-nental, determina um des-pacho publicado pelo Go-verno, que entra hoje em vigor.

Os passageiros provenien-tes do Reino Unido pode-rão, contudo, ficar dispen-sados de confinamento “se munidos de comprovativo de vacinação realizada nse país, e que ateste o es-quema vacinal completo do respetivo titular, há pelo menos 14 dias, com uma vacina contra a covid-19 com autorização de intro-dução no mercado nos ter-mos do Regulamento (CE) n.º 726/2004”, lê-se no des-pacho.

O despacho 6326-A/2021, publicado no Diário da Re-pública, no 1º suplemento, da série II, inclui as listas dos países e das

competi-ções desportivas internacio-nais a que se aplicam as re-gras em matéria de tráfego aéreo, aeroportos, frontei-ras terrestres, marítimas e fluviais.

A essa lista de países, até agora composta pela África do Sul, Brasil, Índia, e Ne-pal, junta-se o Reino Unido, cujos cidadãos dali prove-nientes também deverão cumprir, após a entrada em Portugal continental, “um período de isolamento pro-filático de 14 dias, no domi-cílio ou em local indicado pelas autoridades de saúde”. No mesmo diploma, é in-cluída a lista dos países e das regiões administrati-vas “cuja situação epide-miológica esteja de acordo com a Recomendação (UE) 2020/912 do Conselho, de 30 de junho de 2020, e res-petivas atualizações, cujo tráfego aéreo de e para Por-tugal continental se encon-tra autorizado, sob reserva

de confirmação da recipro-cidade”.

Nessa lista estão incluídos a Albânia, Austrália, Coreia do Sul, Estados Unidos da América, Israel, Japão, Líba-no, Nova Zelândia, Ruanda, Singapura, Tailândia, Repú-blica do Norte da Macedó-nia, República Popular da China, Sérvia, Taiwan, e as regiões administrativas es-peciais de Hong Kong e Ma-cau.

A ‘lista verde’ está limita-da atualmente a 11 países e territórios de risco baixo, mas a indústria de viagens e turismo britânica tem fei-to pressão para ser alarga-da e incluir destinos popu-lares para férias de verão, como Grécia, Itália ou Espa-nha.

Portugal foi o único país da União Europeia (UE) que entrou para esta lista, em 17 de maio, mas foi despromo-vido menos de três sema-nas depois, em 06 de junho,

para a ‘lista amarela´, de risco moderado.

Esta lista, que inclui a maioria dos países euro-peus, está sujeita a restri-ções mais apertadas, nome-adamente quarentena de 10 dias à chegada a Inglaterra, e dois testes PCR, no segun-do e oitavo dia.

PUB.

(11)

ções são utilizadas por mi-lícias apoiadas pelo Irão e envolvidas em ataques com veículos aéreos não tripu-lados (‘drones’) contra pes-soal e instalações dos EUA no Iraque”, acrescentou o porta-voz do Pentágono. Os interesses dos EUA no Iraque têm sido alvo de repetidos ataques nos úl-timos meses. Washington tem atribuído sistematica-mente estes ataques a fa-ções pró-iranianas.

Primeiro-ministro sueco demite-se e pede ao Parlamento

para formar novo Governo

O primeiro-ministro da Su-écia, Stefan Lofven, apre-sentou hoje a demissão, uma semana após ter sido derrubado por uma moção de censura, deixando ao presidente do parlamento a tarefa de tentar encontrar um novo chefe de Governo. O dirigente social-demo-crata, que tinha até hoje para divulgar a sua deci-são, afastou assim a opção alternativa de eleições an-tecipadas que, segundo ele, “não são o melhor para a

Suécia”.

“A um ano das eleições re-gulares, face à situação extraordinária em que se encontra o país, com uma pandemia em curso e os desafios particulares que tal implicaria, as eleições antecipadas não são o me-lhor para a Suécia”, decla-rou Lofven numa conferên-cia de imprensa.

“Por esta razão, pedi ao presidente do parlamento para ser demitido das mi-nhas funções de

primeiro-Biden ordena ataques aéreos contra bases de milícias

apoiadas pelo Irão

Os Estados Unidos ataca-ram as milícias iranianas na fronteira entre o Iraque e a Síria, em resposta ao aumento dos ataques com ‘drones’ contra interesses norte-americanos no Ira-que.

“Sob a direção do Presiden-te [norPresiden-te-americano, Joe] Biden, as forças militares norte-americanas realiza-ram ataques aéreos defen-sivos de precisão contra instalações utilizadas pelas milícias apoiadas pelo Irão na região fronteiriça entre o Iraque e a Síria”, disse o porta-voz do Pentágono, John Kirby, numa declara-ção.

Os ataques visaram centros operacionais e depósitos de armas em dois locais na Sí-ria e num local no Iraque, indicou o Pentágono.

Pelo menos cinco comba-tentes de milícias apoiadas pelo Irão foram mortos e vários ficaram feridos nos ataques, disse a organiza-ção não-governamental Observatório Sírio dos Di-reitos Humanos (OSDH), com sede em Londres.

A agência de notícias oficial síria Sana disse que uma criança foi morta e pelo menos três pessoas ficaram feridas.

Esta foi a segunda operação deste tipo contra milícias pró-iranianas na Síria efe-tuada pelos Estados Uni-dos desde que Biden tomou posse em janeiro. Em fe-vereiro, um ataque na Sí-ria oriental matou mais de duas dezenas de combaten-tes.

“Os alvos foram seleciona-dos porque estas

instala-AUTOR: ANA MASSA

PUB.

AUTOR: ANA MASSA

-ministro”, adiantou.

Stefan Lofven, que se tor-nou na semana passada o primeiro chefe de Gover-no do país contra o qual foi aprovada uma moção de

censura, disse, no entanto, estar pronto para regressar ao cargo no quadro das no-vas negociações parlamen-tares que se iniciam.

(12)

NOREVISTA.PT

NOREVISTAoficial

WWW.NOREVISTA.PT

DIARIAMENTE A

Referências

Documentos relacionados

The focus of this thesis was to determine the best standard conditions to perform a laboratory-scale dynamic test able to achieve satisfactory results of the

For additional support to design options the structural analysis of the Vila Fria bridge was carried out using a 3D structural numerical model using the finite element method by

​ — these walls are solidly put together”; and here, through the mere frenzy of bravado, I rapped heavily with a cane which I held in my hand, upon that very portion of

Esta realidade exige uma abordagem baseada mais numa engenharia de segu- rança do que na regulamentação prescritiva existente para estes CUA [7], pelo que as medidas de segurança

Purpose: This thesis aims to describe dietary salt intake and to examine potential factors that could help to reduce salt intake. Thus aims to contribute to

Muita gente já tinha escrito (verbo escrever, no Pretérito Mais-Que-Perfeito Composto do Indicativo) ao menino para lhe dizer que gostaria (verbo gostar, no Condicional) de

Violeta fez uma viagem ao campo durante o verão. Não gostava era de saber que lá existia uma alcateia que aterrorizava as ovelhas da quinta “Ramalhete”. Sublinha todos os nomes

Os navegadores foram surpreendidos pela tempestade – oração subordinante Que viajavam para a Índia – oração subordinada adjetiva relativa