• Nenhum resultado encontrado

Strong MAN MAN apresenta Trucknology Generation Light com Sistema R2S da BorgWarner

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Strong MAN MAN apresenta Trucknology Generation Light com Sistema R2S da BorgWarner"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

p. 6

Estrela brilhante

na classe compacta

Novo Classe A impressiona

com duas opções de motor top

p.10

Refinamento

e Potência

O Kia Sorento ganha vida

nova com o turboalimentador

TurboNews

Revista para os Amigos e Clientes da BorgWarner Turbosystems

1/05

Strong

MAN

MAN apresenta

Trucknology Generation

Light com Sistema R2S

da BorgWarner

(2)

Editorial

C o n t e ú d o

Comentário

3

Ulli Fröhn, vice-presidente de

Vendas & Marketing, sobre a liderança tecnológica da Turbo Systems

Internas Turbo Systems

8

BorgWarner está constantemente expandindo o programa Six Sigma para melhorar a qualidade

11

A BorgWarner Turbo Systems começa a produção em série para a Hyundai

14

BorgWarner e Universidade de Mannheim de Ciências Aplicadas criam a Turbo Academy

16

A Turbo Systems expande seu centro de desenvolvimento em Kirchheimbolanden

Mercados & Consumidores

4

MAN apresenta Trucknology Generation Light com Sistema R2S™ da BorgWarner

6

Novo Classe A impressiona com duas opções de motor top de linha

10

Kia Sorento ganha vida nova com o turboalimentador BV da BorgWarner

12

Opel Astra 1.3 CDTI lançado com VTG compacto

Eventos

15

A BorgWarner expõe na AUTOMEC no Brasil

A BORGWARNER PERMANECE

COMO A PRIMEIRA ESCOLHA

PARA TURBOALIMENTADORES

Líder em

tecnologia

Caros leitores,

A BorgWarner Turbo Systems tem uma visão – ser a primeira escolha de seus clientes para soluções e componentes para sistemas de turboalimentação. Isso é um verdadeiro desafio, que a especialista em turboalimentação está aceitando bem, de acordo com especialistas independentes. Além do incrível aumento no número de projetos de clientes, isso também fica demonstrado pela posição no ranking dos motores feitos para clientes da Turbo Systems no International Engine of the Year Awards 2005 (Prêmio Internacional de Motores de 2005). Saiba mais a respeito nos comentários na página seguinte. Além de um dos motores premiados, o turbo diesel Common Rail do diesel Opel Astra 1.3 CDTI, também gostaríamos de apresentar outros três veículos nesta edição da TurboNews, que demonstram a posição de liderança da BorgWarner Turbo Systems nesta indústria: o Mercedes A 200 Turbo, o Kia Sorento 2.5 CRDI e o MAN Trucknology Generation Light. Os motores destes modelos são unidades com tecnologia de ponta que apresentam níveis significativamente melhores em termos de desempenho, consumo e baixas emissões.

E estamos nos esforçando para fazer da visão da BorgWarner Turbo Systems uma realidade. Assegurar o desenvolvimento de know-how para o futuro e otimizar os produtos e processos de qualidade são tarefas fundamentais, com as quais a equipe de gerência mantém seu compromisso. Saiba mais a respeito nos artigos sobre SixSigma e a Turbo Academy.

Esperamos que você se divirta com a leitura! Equipe editorial

(3)

p.14

p. 8

p. 4

p. 6

p.12

Em junho de 2005, a renomada revista Engine Technology apresentou o famoso prêmio anual International Engine of the Year para os melhores motores de veículos de passageiros do mundo. Os vencedores incluíram nada menos que três motores que, graças aos sistemas avançados de turbo-alimentação da BorgWarner Turbo Systems, receberam os mais altos prêmios de suas categorias.

Além do motor a diesel 1.3 litros da GM e Fiat com turboalimentadores KP35 ou BV35 e o primeiro motor com injeção direta com turbo-alimentador (K03) da Volkswagen/Audi, o motor a diesel 3.0 litros do BMW 535d com turboalimentador de duplo estágio regulado (R2S™) também impressionou o júri internacional. Como a primeira produção em série de motores a diesel com tecnologia R2S™, o motor de 6 cilindros apresenta valores exemplares em todas as áreas e estabelece novos padrões. E este novo motor BMW é apenas o começo do sistema de turboalimentação de duplo estágio regulado disponível no momento.

O uso desta tecnologia não será limitado a veículos de passageiros com motores a diesel. Também esperamos que seja a força dominante em muitos outros aplicativos. Na verdade, os engenheiros de desenvol-vimento e aplicação já estão trabalhando em outros 15 projetos de clientes de veículos de passageiros e aplicações comerciais do R2S™. Assim, podemos esperar comemorar muitas estréias nos próximos meses e espe-ramos que também muitos prêmios. Nesta edição da TurboNews, você pode ler notícias interessantes sobre o primeiro uso de nosso sistema de turboalimentação de duplo está-gio regulado em um caminhão, por exemplo. E esta não será a última aparição da tecno-logia R2S™ BorgWarner Turbo Systems R2S™ este ano. Nosso objetivo é manter e expandir nossa posição de líder em tecno-logia em benefício de nossos clientes.

MOTORES COM SISTEMAS DE TURBOALIMENTAÇÃO

BORGWARNER SÃO VENCEDORES NO INTERNATIONAL

ENGINE OF THE YEAR AWARDS

Galeria de Prêmios

C o m e n t á r i o

Ulli Fröhn, vice-presidente de Vendas & Marketing da BorgWarner Turbo Systems.

(4)

M

ais econômico, mais confor-tável e mais seguro: Com estas características o novo MAN série TGL foi lançado no início de 2005. Com o lançamento no mercado inter-nacional, os novos veículos de 7.5 a 12 toneladas da “Trucknology Generation Light” substituem os veículos LE 2000, que tiveram enorme sucesso, com uma excelente reputação mundial durante seus doze anos na linha de produção. A abreviação TGL (Trucknology Gene-ration Light) refere-se ao mais moderno programa de veículos de sua classe. Com cabines confortáveis, chassis otimizado oferecendo excelente segurança e tec-nologia de motor mais potente, a nova geração de veículos estabelece novos padrões entre caminhões com peso total permitido de até 12 toneladas. Novos motores Common Rail

Novos motores de quatro e seis cilindros acompanham o lançamento de merca-do merca-do MAN TGL. Os motores a diesel Common Rail com cilindrada (volume) entre 4.6 e 6.9 litros (280 e 420 polega-das cúbicas) superam-se através da termodinâmica otimizada, alta pressão de combustão, componentes inova-dores e minimização das perdas por atrito. O motor de quatro cilindros e 4.6 litros (280 polegadas cúbicas) é distintamente potente para sua classe de deslocamento, gerando 206 hp de potência nominal. O uso de um sistema de turboalimentação de duplo estágio (R2S) e recirculação de gás de escape com refrigeração (AGR) permite que o motor continue extremamente econô-mico com a maior potência específica. Com esta unidade, também foi possível economizar mais de 380 kg de peso comparado ao motor de seis cilindros no predecessor LE2000.

Após o célebre lançamento com a BMW 535d, o sistema de

turboalimen-tação de duplo estágio regulado da BorgWarner Turbo Systems, dá conti-nuidade à sua história de sucesso no setor de veículos comerciais. O moderno sistema R2S™, que o

especia-lista em turboalimentação desenvolveu em conjunto com a MAN Nutzfahrzeuge AG, oferece ajuste de turbina e com-pressor de forma variável e contínua para cada ponto de operação do motor. Essa tecnologia pioneira é utilizada nos novos modelos MAN TGL com motor de quatro cilindros e 206 hp, do tipo D0834 LFL 42, da série de motores D08 Common Rail.

Desempenho desde o início

O sistema de turboalimentação de duplo estágio da BorgWarner garante que os

motores da MAN atendam as mais altas exigências quanto a desempenho e emis-sões. Em baixas rotações do motor, o turboalimentador menor e de alta pres-são oferece resposta significativamente mais espontânea e elimina baixos torques iniciais. Com o aumento da velocidade do motor, o turboalimentador maior de baixa pressão atua junto ao turboali-mentador de alta pressão, inicialmente como compressor. Isso oferece um aumento de potência contínuo e suave. Com este turboalimentador de duplo estágio, o motor de 4.6 litros oferece ao motorista uma resposta mais rápida – principalmente ao iniciar, acelerar e em aclives – bem como uma curva de torque mais alta e suave. O torque máximo é de 827 Nm em 1400 rpm, o que realmente faz com que o motor de

A MAN APRESENTA TRUCKNOLOGY

GENERATION LIGHT COM SISTEMA

R2S™ DA BORGWARNER

M e r c a d o s & C o n s u m i d o

(5)

quatro cilindros MAN se destaque entre seus concorrentes. Apesar do fato de a potência ter aumentado, o motor permanece extremamente econômico com baixas emissões.

A cooperação bem-sucedida entre a MAN e a BorgWarner Turbo Systems neste projeto de desenvolvimento, demonstra que há grande potencial no mercado de motores de veículos comerciais para melhorar a potência, conforto, consumo de combustível e emissões.

O Sistema R2S™ combina turboalimentadores de alta pressão e de baixa pressão para oferecer uma solução completa otimizada.

Lançamento mundial: A nova série MAN TGL é a primeira geração de veículos comerciais a utilizar o Sistema R2S™

(6)

Estrela brilhante

na classe compacta

O NOVO CLASSE A IMPRESSIONA COM MOTOR TOP DE LINHA

C

om o novo Classe A, que come-morou seu lançamento no outo-no de 2004, a Mercedes-Benz conseguiu aprimorar ainda mais o sucesso do modelo anterior. Com exce-lente design, tecnologia, conforto e com dirigibilidade melhorada, o pequeno Mercedes já está sendo considerado o modelo premium de sua classe. O desenho do novo Classe A é mais maduro que seu antecessor. Com linhas mais definidas e ângulos marcantes, o veículo ficou mais elegante e esportivo. A dirigibilidade também foi melhorada. Com o entre-eixos mais longo, bitola mais larga e sistema de suspensão seletivo tornam o ato de dirigir mais suave e mais confortável.

Conceito de motor inovador

Excelente segurança para seus passa-geiros sempre foi um ponto a favor do Classe A. Isso ainda é válido para a segunda geração do modelo. Entretanto, o conceito de segurança também requer um desenho de motor incomum, criando

desafios instigantes aos projetistas. O conjunto motor-câmbio tem um ângulo de até 59 graus para trás do eixo frontal. Na hipótese de uma colisão frontal, o mesmo é forçado para baixo, sem que penetre na cabine de passageiros.

Esse desenho único também gera grandes exigências quanto aos turboalimentadores, que precisam ter dimensões compactas e encaixar em locais de instalação difíceis. Em cooperação com os engenheiros da DaimlerChrysler, a BorgWarner Turbo Systems desenvolveu soluções para atender os requisitos do inovador fabricante automotivo. Além de três novos motores CDI, um novo motor a gasolina com 193 hp com turbo-alimentador também está disponível. Os três motores a diesel CDI recém desenvolvidos baseiam-se na segunda geração de tecnologia Common Rail, que funciona com pré-injeção dupla e maior pressão de injeção (1.600 bar). Estas e outras medidas oferecem potência e torque significativamente melhores, simul-taneamente diminuindo as emissões de escape e os níveis de ruído.

Em boa forma com o VTG

O líder entre os novos motores CDI é o A 200 CDI, da série OM640. Com desenho inteligente e sistema de turbo-alimentação inigualável, o A 200 CDI oferece ainda maior desempenho que o anterior, oferecendo ainda menor con-sumo. É o motor a diesel mais potente oferecido no novo Classe A. Com o turboalimentador VTG e pressão de combustão de 180 bar, ele oferece 140 hp e torque incrível de 290 Nm entre 1.600 e 3.000 rpm. Isso permite acele-ração de 0 a 100 Km/h em apenas

9 segundos e velocidade máxima de 200 Km/h. O turboalimentador VTG é uma unidade BV43 que a BorgWarner desenvolveu em cooperação com a DaimlerChrysler. Os especialistas na fabricação de turboalimentadores criaram um sistema que supera as altas exigências em termos de dinâmica e termodinâmica.

Veículo esportivo compacto

Para o novo motor a gasolina com turboalimentação M266, a equipe de desenvolvimento da BorgWarner criou uma versão especial do turboalimen-tador K03. O uso de carcaça de turbina de aço fundido e soluções de design especiais, permitem que os turbo-alimentadores operem a uma tempera-tura de gases de escape de até 1.050°C. Este também é o primeiro produto a ter a carcaça da turbina soldada a um duto de exaustão de ar isolado. A nova solução integrada foi desenvolvida através de uma cooperação entre os engenheiros da DaimlerChrysler e da BorgWarner. O resultado desta coope-ração é o A 200 Turbo, um dos moto-res de quatro cilindros mais potentes de sua classe. O A 200 Turbo alcança potência específica de aproximada-mente 70 Hp/Litro. Seu torque máximo de 278 Nm está disponível cons-tantemente até a potência máxima em 4.850 rpm. O A 200 Turbo oferece 193 hp e acelera de 0 a 100 Km/h em menos de 8 segundos, obviamente atendendo os padrões de emissões EURO4.

Isso garante dirigibilidade e dinâmica incomparáveis na classe compacta. Graças ao turboalimentador de gás de escape, o consumo permanece em nível incrivelmente baixo, dado o desempenho oferecido.

(7)

Os novos motores para a Classe B

Ambos os motores, o A 200 CDI e o A 200 Turbo, também estão disponíveis na nova Classe B, que foi lançada mun-dialmente este ano em Genebra. O conceito Sports Tourer desenvolvido pela Mercedes-Benz também impres-sionou os críticos. O novo Classe B está intencionalmente voltado para consu-midores modernos e exigentes e é um veículo esportivo, familiar e de lazer, ao mesmo tempo.

O grande sucesso da nova Classe A e os comentários positivos recebidos pela Classe B demonstram a eficiência da cooperação entre a Mercedes-Benz e a BorgWarner Turbo Systems. E certamente podemos esperar muitos desenvolvimentos novos no futuro.

d o r e s

As dimensões

compactas do Classe A geram desafios quanto ao design do motor e do turboalimentador.

(8)

De visão

à realidade

A

visão se tornou realidade: três anos depois da introdução dos cursos de treinamento Six Sigma em Kirchheim-bolanden, o “champion” Wolfgang Schneider, responsável pela iniciativa global Six Sigma na BorgWarner Turbo Systems, tem à sua dispo-sição um grupo internacional de especialistas para projetos de melhorias. Um total de cinco Black Belts em período integral estão mundialmente em atividade como líderes de projetos para tarefas complexas, solucionadas e implantadas utilizando o método Six Sigma. Durante um treinamento de quatro semanas, que é realizado em blocos semanais, cada um dos estagiários Black Belt é responsável por um projeto de melhoria. Assim, os métodos estatísticos aplicados e as estratégias para solução de problemas são incluídas em cada uma das fases do treinamento e podem ser examinadas e analisadas de forma precisa. Depois de passar no teste e de dois projetos bem sucedidos, os estagiários passam a ser Black Belts certificados. O efeito de aprendizado desejado é fortalecido pela troca de conhecimentos e experiências entre os participantes do curso. A cooperação entre diferentes departamentos e unidades promove a sinergia e leva em conta a filosofia de rede global da BorgWarner.

O sucesso dos projetos completados anterior-mente com Six Sigma justifica o método. Os custos de treinamento em 2002 eram apenas quatro por cento do custo das reduções alcan-çadas por projetos Six Sigma no mesmo ano. No ano que vem, a proporção entre os custos de treinamento e os resultados de projetos concluídos deve estar ainda melhor.

A demanda por cursos de Six Sigma aumentou drasticamente no passado. Por esta razão, em julho de 2004, o Master Black Belt Seung Ho Lee começou suas atividades ao redor do mundo nas áreas de treinamento interno e seleção de projetos, apoio a projetos e coor-denação. Desde então, 15 Black Belts de Kirchheimbolanden e um Black Belt de Oroszlány já passaram pelo treinamento. As sessões de treinamento de Black Belt planejadas para 2005 já ocorreram. Nove cursos para Green Belt também estão pro-gramados para Kirchheimbolanden, Bradford, Oroszlány e Campinas. Além disso, workshops Kaizen serão realizados para tratar de proble-mas menos complexos.

Six Sigma não está concorrendo com outros métodos de aprimoramento. Ele só é aplicado a projetos extremamente complexos e tarefas que requeiram muitas horas de trabalho.

MELHORIAS CONTINUAS COM SIX SIGMA

I n t e r n a s T u r b o S y s t e m s

(9)

Um projeto específico, coordenado pelo Master Black Belt Seung Ho Lee como treinador e líder de projeto, é um excelente exemplo de como o método Six Sigma pode ser bem sucedido e prático. A BorgWarner estabeleceu este projeto porque problemas de fornecimento de materiais estavam ameaçando a capacidade da Turbo Systems de entregar seus produtos. O projeto teve início com uma sessão de brainstorming com a equipe de projeto, formada por especialistas do fornecedor e da Turbo Systems. Esta sessão mostrou quase 50 causas potenciais para a baixa qualidade de material. As causas mais prováveis foram priorizadas e divididas em quatro categorias para novas investigações. Os especialistas montaram um processo de análise detalhado de acordo com a categorização. O desenho dos experimentos (DOE) ofereceu uma abordagem promissora, embora o perigo existia que a gerência do fornecedor simplesmente ficasse feliz com os resultados, sem verificar as descobertas de forma apropriada.

A equipe de projeto, entretanto, usou o método Six Sigma para verificar se a otimização oferecia segurança suficiente para eliminar os problemas de qualidade. Os fatores influentes do processo de análise foram concretizados, o que levou a uma

expansão do DOE – com o objetivo de encontrar a configura-ção ideal dos parâmetros do processo crítico. Para evitar interferência com os processos de produção, isso foi feito com uma simulação utilizando o software especial de Six Sigma. As configurações ideais determinadas durante a simulação foram então verificadas para confirmar os resultados teóricos na prática.

Isso foi uma experiência e tanto. Foi descoberto que a causa para os problemas de qualidade não era o material, mas os parâmetros do processo auxiliar! A Equipe Six Sigma, então, entregou os resultados do projeto à gerência do fornecedor, que agora monitora as configurações necessárias para garantir a constância da qualidade.

Conclusão

A abordagem estruturada do Six Sigma muitas vezes auxilia a encontrar causas desconhecidas de problemas. Além disso, os métodos estatísticos, baseados em dados e simulações também permitem que as hipóteses sejam comprovadas na prática.

Six Sigma na prática

INFORMAÇÕES SOBRE UM PROJETO DO MASTER BLACK BELT, SEUNG HO LEE

Desenvolvimento de Six Sigma, com número de participantes mundiais por curso:

2002

2003

2004

2005 (programado)

10

0

3

6

7

9

21

59

Black Belt

(10)

D

esde seu lançamento no outono de 2002, o Kia Sorento é um dos utilitários esportivos mais populares na Alemanha. No relatório de registros de 2003 publicado pelo Departamento Federal Automotivo da Alemanha, o veículo imediatamente ficou entre os dez primeiros veículos off-road.

Quando a produção começou, o Sorento inicialmente estava disponível com motor 2.5 CRDI WGT. O primeiro modelo de quatro cilindros oferecia 140 hp, permitindo que alcançasse velocidade máxima de 169 Km/h. Com este modelo, a Kia conseguiu uma melhoria defi-nitiva na imagem de seus veículos off-road. Com o Sorento 2005, a empresa coreana agora apresenta o sucessor direto do modelo a diesel 2.5 CRDI WGT. O objetivo com o novo Sorento era criar um veículo que seja tanto mais potente quanto mais confor-tável que seu antecessor. Os coreanos certamente conseguiram os dois.

Um atleta de terno

Só a aparência do novo Sorento já faz com que se destaque. O design melho-rado e principalmente o perfil frontal, traseiro e as rodas, dão uma aparência esportiva e confiante ao novo Sorento. Ainda, apesar do novo ar esportivo, o conforto também foi melhorado. Assentos aquecidos, um interior luxuoso, excelente espaço para as pernas e vários opcionais de luxo criam uma atmosfera agradável para passageiros nos bancos da frente e de trás. E com o Sorento Premium, o Kia oferece verdadeiro luxo na classe off-road. Além de interior em couro de primeira qualidade, este modelo tem muitos equipamentos que dão a sensação de exclusividade.

O novo Sorento não impres-siona apenas pelo design e conforto. O desempenho geral também é de primeira linha. O motor é extremamente silencioso e oferece acelera-ção potente – na verdade os motoristas quase esquecem que estão em um veículo a diesel. A pressão de injeção da bomba common rail foi ampliada de 1350 a 1600 bar. Com 174 hp a 3.800 rpm, o motor diesel com injeção direta 2.5l VGT oferece 34 hp a mais que o motor WTG com turboalimentador com wastegate de seu antecessor. A velocidade máxima é hoje 190 Km/h, ultrapassando o modelo anterior em 20 Km/h. Os engenheiros também con-seguiram maior torque e funcionamento mais suave – simultaneamente dimi-nuindo o consumo e as emissões. Potência inteligente graças ao BV

O turboalimentador da BorgWarner oferece uma contribuição decisiva ao

NOVO KIA SORENTO 2.5 CRDI

VGT COM TURBOALIMENTADOR

BV43 DA BORGWARNER

Refinamento

e Potência

Turboalimentador BV43

M e r c a d o s & C o n s u m i d o

(11)

A BORGWARNER TURBO SYSTEMS COMEÇA

A PRODUÇÃO EM SÉRIE PARA A HYUNDAI

A

BorgWarner Turbo Systems con-tinua sua expansão na Ásia. No

início de 2005, a especialista em turboalimentação começa a produção em série para a Hyundai Motor Company na Coréia. Os primeiros produtos a sair da linha de produção são os turbo-alimentadores BV43, fabricados por uma joint venture com a SeohanWarner Turbo Systems. O turboalimentador com turbina de geometria variável (VTG) é utilizado no novo motor a diesel do Kia Sorento 2.5 CRDI VGT, que, inicial-mente estará disponível apenas no mercado coreano.

“Ao fornecer turboalimentadores para a Hyundai Motor Company, a BorgWarner Turbo Systems cumpriu uma etapa deci-siva na abertura do mercado coreano”, explica Chris Rabe, vice-presidente e gerente-geral na Ásia da BorgWarner Turbo Systems.

Tecnologia BV: Terceira geração da turbina de geometria variável

Com a nova tecnologia BV, a BorgWarner Turbo Systems agora apresenta a terceira geração da turbina de geometria variável (VTG). A tecnologia VTG com aletas ajustáveis representa a tecnologia de ponta para modernos motores a diesel em veículos de passageiros. Comparado ao predecessor, o atual sistema BV oferece termodinâmica aprimorada e resposta de controle otimizada com confiabilidade significativamente maior. A tecnologia BV comemorou seu lança-mento em 2003 no motor 1.4 de três cilindros do Audi A2.

Na classe de motores de veículos de luxo com cilindrada (volume) de 3.0 litros ou 180 polegadas cúbicas, a tecnologia BV está estabelecendo padrões

completa-mente novos, por exemplo no Audi 3.0 litros V6 Diesel e no Ford/Land Rover 2.7 litros V6 Diesel. Depois do sucesso com veículos europeus, a tecnologia BV começa agora a ser usada pela primeira vez em um modelo asiático, o Kia Sorento.

Mais potência, menos consumo e emissões menores

Com turboalimentador BV43, o motor a diesel de 2.5 litros VTG (152 polegadas cúbicas) com injeção direta utilizado no Kia Sorento oferece ao motorista 174 hp a 3.800 rpm – aproximadamente 34 hp a mais que seu predecessor com turbo-alimentador com válvula wastegate. Ao desenvolver o motor, outras metas eram a inclusão de maior torque e funciona-mento mais suave, com menor consumo e emissões. A cooperação entre os enge-nheiros da Hyundai e da BorgWarner Turbo Systems possibilitou atender as exigências de forma bem sucedida. A série de turboalimentadores é fabri-cada para a Hyundai Motor através da empresa joint venture SeohanWarner Turbo Systems Ltd, que foi fundada em fevereiro de 2004 pela BorgWarner Turbo Systems com o fornecedor automotivo coreano Korea Flange Company Ltd. A Turbo Systems escolheu as instala-ções da BorgWarner Engine Group em Pyongtaek como unidade de produção, já que a BorgWarner MorseTec já atuava na fabricação para a Hyundai Motor Company nesta unidade.

Início da produção

na Coréia

desempenho geral do motor. Esse projeto mais uma vez demonstra a importância da cooperação entre o desenvolvimento de motores e siste-mas de alimentação para obter resul-tados excelentes. O BV43 usado no Kia é um turboalimentador VTG com turbina de geometria variável. As aletas móveis oferecem resposta melhorada e aceleração ininterrupta. A tecnologia VTG também oferece mais densidade de potência e emis-são de gases melhorada.

Esse desempenho melhorado devido ao BV 43 é imediatamente notado já no primeiro test drive. Embora o Sorento não seja o mais leve de sua classe, reage rápido e espontaneamente. Mesmo em terrenos difíceis, a dirigibilidade é excelente graças à resposta do motor. O desenvolvimento do turboalimentador BV43 para o Kia Sorento não é o único projeto conjunto entre a BorgWarner Turbo Systems e o Hyundai-Kia Group.

d o r e s

(12)

H

á dois anos quebrou nada menos que 17 recordes mundiais – e agora seu sucessor modernizado entra na linha de produção com o novo Opel Astra. Estamos falando do motor 1.3 CDTI Common Rail Turbo Diesel, que foi destaque na Opel ECO-Speedster em 2003. A versão mais moderna gera 90 hp com torque próximo de 203 Nm, ajudando o Astra a alcançar excelente desempenho com consumo de apenas 22,2 Km/L. O novo motor comemora seu lançamento mundial na feira RAI em Amsterdã, Holanda.

Alto torque, baixo consumo

O motor de quatro válvulas com 1.248 cm3

desenvolvido pela GM Powertrain em conjunto com a Fiat, tem compressão de 18:1 e utiliza a mais recente tecnologia para motores a diesel. Seu sistema

de injeção de alta pressão (1.600 bar) oferece até cinco injeções por ciclo com mistura de combustível especialmente leve – oferecendo funcionamento silen-cioso. Contrastando com o modelo básico 1.3 CDTI, já utilizado nos modelos Corsa, Tigra, Combo e Agila da Opel e em muitos veículos da Fiat com 70 hp e 169 Nm de torque, o novo motor tem um turboalimentador com turbina de geometria variável. Este novo turbo é o BV35 da BorgWarner Turbo Systems, que oferece a grande potência deste compacto motor diesel. O torque máxi-mo de 201 Nm está disponível de 1.750 a 2.500 rpm, e o menor motor a diesel common rail com quatro cilindros do mundo tem potência máxima de 90 hp em 4.000 rpm. Com potência específica de 72 hp/Litro, o CDTI de 90 hp se destaca entre todos os moto-res a diesel de quatro cilindros.

VTG compacto

Com o lançamento do novo motor, o menor modelo da nova geração VTG BV da BorgWarner Turbo Systems também entra na produção em série pela primeira vez. Com o BV35, a BorgWarner Turbo Systems mais uma vez reforça sua posição como líder tecnológico na área de turboalimenta-ção para motores a diesel pequenos, com cilindrada (volume) inferior a 1.6 litros. Seguindo o lançamento do primeiro BV39 no Audi A2 1.4 em 2003, que foi usado posteriormente no Renault 1.5 dci. O turboalimentador KP35 é o parceiro perfeito para motores a diesel pequenos, mas potentes. E a tec-nologia BV da BorgWarner continuará a aprimorar a potência destes motores no futuro.

Motor compacto

tem arrancada

O OPEL ASTRA É LANÇADO COM MOTOR 1.3 CDTI

E TURBOALIMENTADOR BV

Quebrou 17 recordes mundiais: Opel ECO-Speedster A versão básica do 1.3 CDTI será utilizada no Opel Corsa

(13)

Turboalimentador BV35

(14)

E

m 22 de abril de 2005, a BorgWarner e a Universidade de Ciências Apli-cadas (FH) em Mannheim apresen-taram a Turbo Academy ao público. É um novo instituto que aumentará os tipos de cursos oferecidos na universidade com um novo campo a partir de 2006. O objetivo da Turbo Academy é permitir que os alunos adquiram uma visão mais aprofundada sobre a turboalimentação como tecnologia inovadora e aprimorem o treinamento nesta área. A idéia também é utilizar a Turbo Academy como um meio de unir e expandir o programa de treinamento interno da BorgWarner Turbo Systems.

Treinando os especialistas em turboalimentação para o futuro

O compromisso da BorgWarner com a universidade não é totalmente abnegado. Os negócios do fabricante com a turboalimentação para motores a gaso-lina e diesel está vivendo um rápido crescimento global. Além dos números da produção, o número de projetos de desenvolvimento também está aumentando exponencialmente. Mas este drástico crescimento é acompan-hado por demandas ainda maiores nas novas tecnologias. Por esta razão, é absolutamente fundamental que os engenheiros sejam bem treinados e que a empresa encontre jovens talentosos que já tenham conhecimento e treina-mento específicos nas áreas certas. Entretanto, como a turboalimentação por gás de escape é uma tecnologia que liga duas áreas de especiali-zação – turboalimentadores e motores de combustão – é difícil encontrar profissionais adequados.

Devido à difícil situação financeira do sistema educacional alemão, a BorgWarner Turbo Systems decidiu fazer uma contribuição ao melhorar a formação universitária nessa área específica. A cooperação baseia-se na fundação e criação do instituto de motores de combustão e tecnologia de turboalimentação da própria empresa. O investimento necessário para trans-formar este instituto em realidade está sendo feito igualmente pela Universidade de Mannheim de Ciências Aplicadas, o estado de Baden-Würtemberg e a BorgWarner Turbo Systems. Os custos de manutenção da Turbo Academy, que deve receber duas bancadas de testes automáticas ultramodernas, devem ficar a cargo da BorgWarner Turbo Systems.

BORGWARNER E UNIVERSIDADE DE MANNHEIM DE CIÊNCIAS APLICADAS CRIAM A TURBO A

A escola de turboalimen t

Hans Peter Schmalzl, Vice Presidente de Tecnologia

da BorgWarner Turbo Systems e Prof. Dr. von Hoyningen Huene

Vista da futura sala de controle sobre a bancada de testes de motor.

(15)

A BORGWARNER EXPÕE NA AUTOMEC NO BRASIL

São Paulo, Brasil, foi sede da sétima edição da feira AUTOMEC de 5 a 9 de julho de 2005. A AUTOMEC é a mais importante feira da indús-tria automotiva na América do Sul e o terceiro evento mais importante mundialmente. Isso não deveria ser uma surpresa, já que com um total de 28 produtores, o Brasil tem mais fabricantes automotivos que qualquer outro país. Os 2.2 milhões de veículos produzidos ao ano também fazem do país o décimo primeiro produtor mundial em termos de volume. A indús-tria automotiva é definida como indúsindús-tria fun-damental no Brasil. Assim, é altamente apoiada pelo governo, oferecendo também excelente potencial de venda a fornecedores estrangeiros. Nos primeiros meses deste ano, o mercado auto-motivo do país cresceu 12.7 % com relação a 2004. Os especialistas prevêem uma receita de aproximadamente US$ 18.6 bilhões com novos investimentos de

aproximada-mente US$ 1 bilhão.

Isso também gerou interesse na AUTOMEC deste ano. O evento atraiu mais de 95.000 visitantes do mundo todo que aproveitaram a oportunidade para observar os novos produ-tos e soluções inovadoras de aproximadamente 850 tores brasileiros e 450 exposi-tores estrangeiros.

A BorgWarner esteve presente com duas linhas de produtos. A Turbo Systems apresen-tou inovadores sistemas de turboalimentação para veículos de passageiros e comerciais, incluindo o sistema de turboalimentação de duplo estágio regulado R2S, que atraiu muitos interessados. E a BorgWarner Emission/ Thermal Systems mostrou seus mais novos sistemas de arrefecimento. Funcionários de várias unidades da BorgWarner estavam presentes no estande da empresa. Entre eles, estavam Emiliano Fabac, Dirk Polte, Bob Plummer e Rafael Morett.

Os representantes da BorgWarner conseguiram fazer novos contatos comerciais e todos consideraram o evento um grande sucesso. Será interessante observar quais os novos projetos que resultarão no futuro próximo.

Brasil no topo

O ACADEMY

n tação

Além do treinamento, o programa do instituto também deve incluir projetos de pré-desenvolvimento e pesquisa na área de turboalimentação. Estes projetos podem ser feitos através da cooperação com outros institutos da universidade em Mannheim, ou mesmo com outras universidades.

Turbo Academy oferece grandes oportunidades

Prof. Dr. von Hoyningen Huene, presi-dente da universidade que recebeu o prêmio “Best Practice University” na Alemanha em 2004, vê a cooperação com a BorgWarner Turbo Systems como uma oportunidade única. Ele considera que a Alemanha nunca viu uma coope-ração desse tipo e que este é o único meio de continuar a oferecer treina-mento de ponta, em vista dos recursos estatais sempre decrescentes.

O próximo passo para transformar a Turbo Academy em realidade será a colocação da pedra fundamental do prédio do instituto em novembro de 2005. Na verdade, esta é uma data histórica para o fabricante de turbo-alimentadores, já que foi neste dia em 1905 que o suíço Alfred Büchi recebeu a primeira patente por turboalimentação por gás de escape. O plano é que o instituto esteja pronto para entrar em operação no segundo semestre de 2006. A Turbo Academy receberá duas bancadas de testes ultramodernas.

(16)

Publicado por

BorgWarner Turbo Systems Worldwide Headquarters GmbH Marnheimer Straße 85/87, D-67292 Kirchheimbolanden

Edição e coordenação

Günter Krämer, Global Marketing, BorgWarner Turbo Systems

Autores

Sabine Bossert, Ulli Froehn, Jana Gensel, Stefanie Kern, Dieter Klingel, Hans-Peter Schmalzl

Fotografia

BW Turbo Systems, DaimlerChrysler, Hyundai Motor Company, Opel, MAN

Conceito, Design e Litografia

schulze, reister, grözinger, werbeagentur ag, Mannheim www.srgwerbeagentur.de

Impressão

wdw druck gmbh, Sandhausen, Germany

Direitos Autorais © 2005

BorgWarner Turbo Systems Worldwide Headquarters GmbH, Kirchheimbolanden Alle Rechte und technische Änderungen vorbehalten Printed in Germany

TurboNews – Edição 1/2005

Você acredita que um colega também

gostaria de receber as edições de

TurboNews?

Empresa, nome e endereço de email para:

rai@turbos-bwauto.de

I m p r e s s o

A TURBO SYSTEMS EXPANDE SEU CENTRO DE DESENVOLVIMENTO

EM KIRCHHEIMBOLANDEN

Investimentos no futuro

O início da construção do novo prédio foi em 8 de dezembro de 2003. Em pouco mais de oito meses de construção, o trabalho nos quase 2.700 m2foi concluído em 21 de agosto

de 2004. Com 1.400 m2, apenas pouco mais

da metade do novo espaço é preenchido por escritórios. Estes escritórios são ocupados pelas equipes de Desenvolvimento, Compras Globais e Qualidade & Processos Globais. Uma equipe da Divisão de Emissões/Sistemas Térmicos da BorgWarner também mantém escritórios no novo edifício. Um total de 110 modernos escritórios estão disponíveis. Isso ainda oferece o espaço necessário para futuro crescimento. O novo prédio oferece espaço para aumento de equipes nas áreas de desenvolvimento da Turbo Systems. Isso vai ajudar a empresa especialista em turboalimentação a atingir sua meta de atender a demanda crescente por inovação e desenvolvimento.

O

ultramoderno centro de desenvolvimento da BorgWarner Turbo Systems em Kirchheimbolanden foi inaugurado em 2000. Desde então, a crescente demanda por motores com turboalimentadores apresentou desafios ainda maiores e mais empol-gantes para a empresa. Esta foi a razão e a motivação principal por trás do investimento de € 2.4 milhões na expansão do centro de desenvolvimento. O novo prédio foi concluído recentemente, com 85 funcionários assumindo seus novos locais de trabalho no final de 2004.

Tb

N

Referências

Documentos relacionados

Em 1981 esse grupo de enfermeiros elaborou um documento com atribuições do enfermeiro, oficializado pela direção da Secretaria (Porto Alegre, 1981) que definia aos chefes de

FIGURA 1: Valores médios da porcentagem de germinação de sementes de Hymenaea stigonocarpa submetidas a diferentes tratamentos pré-germinativos.. contrapartida, Souza et

Os dados foram colhidos do Sistema de Informação de Mortalidade e das fichas de investigação de óbito materno da Secretaria de Saúde do município.. Dentre os óbitos

Como a probabilidade de estes trˆes acontecimentos ´e igual (pois existem 3 camisolas destas cores) e j´a foi calculada na al´ınea anterior, a probabilidade pedida ´e o triplo da

As cooperativas de fruticultores podem realizar parcerias com as instituições de meteorologia e adquirir foguetes para bombardearem as nuvens de granizo com substâncias

Não tenho documentação precisa para afirmar, com segurança, terem sido os negros de Angola os que inventaram a capoeira ou mais especificamente capoeira Angola, não obstante terem

TURBINAS DE VAPOR ACCIÓN MODELO TS-P / TG CONTRAPRESIÓN até 2 MW até 65 bar a até 480 °C até 10.000 rpm até 15 bar a up to 2 MW up to 943 psia up to 896 °F up to 10.000 rpm up

Na hipótese de haver vagas não preenchidas após o período normal de matrícula estabelecido no item 7.1.1 do Edital deste Processo Seleti- vo, o Unit divulgará pela internet no