• Nenhum resultado encontrado

GRAMÁTICA. Ortografia e Novo Acordo (Bônus) Livro Eletrônico

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "GRAMÁTICA. Ortografia e Novo Acordo (Bônus) Livro Eletrônico"

Copied!
38
0
0

Texto

(1)

GRAMÁTICA

(2)

pela mesma instituição, na área de concentração “Gramática – Teoria e Análise”, com enfoque em ensino de gramática. Foi servidor da Secretaria de Educação do DF, além de pro­ fessor em vários colégios e cursos preparatórios. Ministra aulas de gramá tica, redação discursiva e interpretação de textos. Ademais, é escritor, com uma obra literária já publicada. Por essa razão, recebeu Moção de Louvor da Câmara Legislativa do Distrito Federal.

(3)

S

UMÁRIO

Ortografia ...4

1. Alfabeto e Trema ...7

2. Acentuação ...8

3. Hífen ...9

3.1. Entre um Prefixo e uma Palavra ...9

3.2. Entre Duas Palavras ...11

Questões de Concurso ...13

Gabarito ...24

(4)

ORTOGRAFIA

Olá, querido(a)! Nesta aula, vamos discutir um assunto de suma importância para a língua portuguesa: a ortografia.

O prefixo “-orto” (do grego orthos) significa correto, exato, direito; já “grafia” remete à escrita. Portanto, estudar a ortografia significa saber a correta escrita das palavras.

Pensando no nosso objetivo, precisamos dividir esse conteúdo em duas partes: • Questões que exploram como as palavras devem ser escritas

Veja esta questão que foi cobrada na prova do MAPA, para o cargo de Auditor Fiscal Federal Agropecuário (banca ESAF):

Assinale a opção que apresenta desvio de grafia da palavra.

A acupuntura é uma terapia da medicina tradicional chinesa que favorece a regu­ larização dos processos fisiológicos do corpo, no sentido de promover ou recuperar o estado natural de saúde e equilíbrio. Pode ser usada preventivamente (1) para evitar o desenvolvimento de doenças, como terapia curativa no caso de a doença estar instalada ou como método paliativo (2) em casos de doenças crônicas de di­ fícil tratamento. Tem também uma ação importante na medicina rejenerativa (3) e na reabilitação. O tratamento de acupuntura consiste na introdução de agulhas filiformes no corpo dos animais. Em geral são deixadas cerca de 15 a 20 minutos. A colocação das agulhas não é dolorosa para os animais e é possível observar durante os tratamentos diferentes reações fisiológicas (4), indicadoras de que o tratamen­ to está atingindo o efeito terapêutico (5) desejado.

(5)

a) (1) b) (2) c) (3) d) (4) e) (5) Letra c.

A banca destacou cinco palavras e perguntou qual delas apresentava grafia incor­ reta. A palavra regenerativa é escrita com G, e não com J. As demais palavras foram escritas corretamente.

Claro que a gramática apresenta regras para se usar o G ou o J; todavia, elas, além de numerosas, apresentam um conjunto extenso de exceções! Por isso, o re­ curso mais eficiente para acertar questões assim é a assimilação.

Sejamos honestos: se você chegou até aqui (preparação para concursos públi­ cos), deve ter em torno de 18 anos de vida, pelo menos (existem, claro, adoles­ centes que começam a preparação para concursos aos 16, por exemplo). Prova­ velmente, você já sabe ler há um bom tempo – e já leu muitos textos, dos mais diversos gêneros. Entre vários textos já lidos, você já viu palavras como

regene-ração, regenerativa, regenerar, e assimilou, em seu cérebro, que todas elas

são grafadas com G, e não com J! Vou ser ainda mais objetivo: você decorou e se acostumou a ver essas palavras com G! E essa é a forma mais natural para se aprender ortografia! Na fase da vida em que você está, a forma mais eficiente para aprender a ortografia é a leitura. Não vão questionar por que motivo se usa o G ou o J. Você precisa saber apenas reconhecer a forma correta!

(6)

• Questões que exploram o Novo Acordo Ortográfico

Agora sim temos um conteúdo que merece ser estudado, e não apenas assimi­ lado! Em 29 de setembro de 2008, a Presidência da República promulgou o Decreto n. 6.583, também conhecido como o Novo Acordo Ortográfico da Língua

por-tuguesa. Como houve mudanças (pouquíssimas), em nosso vernáculo, precisa­

mos conhecê­las!

Não vou me dedicar a reproduzir o que diz o decreto (que é de domínio público e pode ser encontrado no site planalto.gov.br), na medida em que isso é pouco pro­ fícuo para o estudo voltado a concursos públicos. Vou me ater aos tópicos centrais do novo acordo, que já estão sendo explorados por diversas bancas!

O propósito do Novo Acordo Ortográfico é unificar a ortografia dos países integran­ tes da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP). Estão envolvidos Brasil, Portugal, Angola, Cabo Verde, Guiné­Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Ti­ mor Leste. A justificativa legal para a adoção dele é dar maior prestígio e notoriedade à língua portuguesa, que é a sexta mais usada no mundo. Todavia, cabe relembrar que o acordo não é tão novo assim. Ele foi assinado pela primeira vez em 1990, mas já era problematizado na década de 1970. Esse assunto ficou estagnado por anos! Deseja­se, atualmente, tentar diminuir os problemas da política do nosso idioma.

Vejo, cotidianamente, pessoas afirmarem “eu já não sabia português, e ainda criaram uma nova regra”. A elas, digo: não há o que temer! Apenas cerca de 0,5% da ortografia do português do Brasil foi afetada! O resto (99,5%) não foi alterado! Outro ponto que merece destaque: o acordo é só ortográfico; ou seja, modifica só a forma de escrever. Todas as pronúncias foram mantidas.

(7)

A proposta de nova ortografia implementada está longe de ser perfeita. Há diversos pontos questionáveis. Mas isso motivou, em parte significativa da comu­ nidade acadêmica, uma discussão acerca dos métodos adotados no Brasil para ensinar formalmente a língua portuguesa. Já constatamos que meramente decorar preceitos gramaticais não é a chave; mas também já atestamos que apenas dis­ cutir o texto, sem dar atenção às suas unidades funcionais de composição, é um modelo falho. A sociedade cobra medidas urgentes quanto a isso, pois o perfeito

entendimento da língua dá ao usuário o pleno entendimento do mundo que o rodeia! Como as pessoas podem compreender tantos outros diversos assuntos,

quando estes são expressos por meio do português? O brasileiro quer dominar a língua portuguesa, e o Novo Acordo é um microcosmo linguístico excelente para iniciarmos essa discussão.

Vamos, então, aos tópicos centrais?

1. Alfabeto e Trema

Primeiramente, vamos conhecer quem veio e quem se foi. As letras K, W e Y passaram a integrar nosso alfabeto – agora, são 26 letras, em vez de 23. Tal acrés­ cimo age em função da grafia de nomes próprios (Yuri), das unidades de medidas (Kg) e dos termos estrangeiros (show). Palavras da língua portuguesa escritas com I, U ou C, por exemplo, não serão alteradas por essa medida (esqueça a possibi­ lidade de ver por aí “kasas” ou “ygrejas”). Essa alteração torna o nosso alfabeto semelhante ao de muitos outros países ocidentais.

Em contrapartida, o trema foi retirado da nossa gramática. Apenas palavras de­ rivadas de termos estrangeiros dotados de trema ainda possuirão a marca gráfica, como é o caso de mülleriano – derivado de Müller. Essa medida, em certo modo,

(8)

facilita a vida de brasileiros já alfabetizados. Era muito comum, antes mesmo da implementação do novo acordo, encontrar em textos informais e em redações es­ colares as palavras “consequência”, “tranquilo”, “linguiça” e “cinquenta” sem a mar­ ca que garantia a pronúncia do U em cada uma das quatro palavras supracitadas. Essa perda, todavia, tende a dificultar a vida daqueles que ainda irão se alfabetizar. Mais um desafio aos alfabetizadores (que já não possuem vida fácil em nosso país e exercem uma atividade primordial ao desenvolvimento da nossa sociedade).

2. Acentuação

Foi suprimido o acento dos ditongos abertos EI e OI, quando estão na penúltima sílaba de uma palavra (tecnicamente, paroxítonas). É o que justifica a retirada do acento em ideia (i­dei­a) e joia (joi­a). Tal regramento não afeta palavras como pas­ téis (pas­téis) e destrói (des­trói), uma vez que os ditongos estão em posição oxítona. Foi retirado aquele que marcava a ocorrência de hiato (vogais juntas que se separam na divisão silábica) com as vogais I ou U, em posição paroxítona, quando antecedido por ditongo. É o que se vê na palavra “feiura”. O acento da vogal U, nesse caso, deixou de existir, pois, ao separarmos as sílabas (fei­u­ra), é possível constatar que o hiato (entre as vogais I e U) ocorre em posição paroxítona e está antecedido pelo ditongo EI.

Vale a pena também falarmos acerca dos acentos diferenciais. Este emprego tem como base distinguir palavras diferentes, mas de escrita idêntica, por meio de um acento. Alguns foram retirados; outros, mantidos. No grupo dos acentos retira­ dos, podemos citar os seguintes pares de palavras: “para” (preposição, sempre foi sem acento) e “para” (verbo, que era com acento); “pelo” (contração de preposição e artigo, sempre foi sem acento) e “pelo” (substantivo, que era com acento); “pela”

(9)

(contração de preposição e artigo, sempre foi sem acento) e “pela” (verbo, que era com acento); “polo” (contração arcaica, sempre foi sem acento) e “polo” (substan­ tivo, que era com acento); e “pera” (contração arcaica, sempre foi sem acento) e “pera” (fruta, que era com acento).

Já sobre os acentos diferenciais mantidos, temos: “tem” (verbo na 3ª pessoa do singular) e “têm” (verbo na 3ª pessoa do plural); “vem” (verbo na 3ª pessoa do singular) e “vêm” (verbo na 3ª pessoa do plural); “pode” (verbo no presente do indicativo) e “pôde” (verbo no pretérito perfeito do indicativo); e “por” (preposição) e “pôr” (verbo).

Obs..:

 verbos derivados de “ter” e “vir” também mantiveram acentos diferenciais, como ocorre em “mantém/mantêm” e “intervém/intervêm”.

Por fim, houve a retirada dos acentos das palavras paroxítonas marcadas pela repetição de vogais. É o caso de “voo”, “enjoo”, “veem” e “creem”, por exemplo.

3. Hífen

Vamos abordar aqui duas formas de emprego do hífen: entre um prefixo e uma palavra ou entre duas palavras.

3.1. Entre um Prefixo e uma Palavra

Prefixo é uma forma presa adicionada ao início de uma palavra­base. Ele é con­

siderado preso porque, sozinho, não possui significado. Serei ainda mais explícito: “pré”, sozinho, não possui qualquer sentido (e nem é usado formalmente na nossa língua); todavia, quando unida a outra palavra, é capaz de criar significado – pré-­escola, pré­datado, pré­fabricado etc.

(10)

Quando se usa o hífen entre um prefixo e uma palavra, a principal leitura do Novo Acordo foi: se não houver prejuízo à sonoridade e à formação natural de uma palavra em língua portuguesa, deve­se eliminar o hífen e unir os dois vocábulos.

Primeiramente, sempre se emprega hífen entre prefixo e palavra caso esta ini­ cie­se com a letra H. É o caso de “super­homem”. Seria estranho, em uma palavra, as letras R e H juntas. Para essa regra, há uma exceção: “sub­humano”, que tam­ bém admite a grafia subumano.

Deve-se unir prefixo e palavra, quando aquela terminar em vogal diferente da que inicia esta. É o que se vê em “autoescola” e “infraestrutura”. É comum, em nosso sistema ortográfico, ver vogais distintas juntas, em diversos vocábulos. Em contrapartida, quando as vogais forem iguais, separa­se com hífen, como é o caso de “anti-inflamatório”. Em qual palavra da nossa língua existem duas letras I jun­ tas? Em nenhuma! Outro exemplo do nosso cotidiano é “micro­ondas”, que ganhou hífen com o advento da nova ortografia. Para essa regra, mais uma exceção: quan­ do o prefixo adotado for -co, aglutina­se sempre, não importando a vogal que inicie a palavra seguinte! É o que ocorre em “cooperação” e “coordenação”.

Deve-se unir prefixo e palavra, quando aquela terminar em vogal e esta iniciar com consoante diferente de R ou S. É o que se vê em “autopeça”. A união da vogal O com a consoante P é comum em nossa língua, e não gera problemas de enten­ dimento e pronúncia. É possível observar semelhante circunstância em “semino­ vo”. Agora, faça comigo um exercício: tente simplesmente retirar o hífen e unir o prefixo -mini com a palavra saia. O resultado é “minisaia”. Todavia, em nossa língua, um único S empregado entre vogais possui som de Z. Por isso, quando o prefixo terminar em vogal, e a palavra se iniciar em consoante S ou R, deve-se repetir a consoante, para que haja a sonoridade adequada. Por isso, o correto é “minissaia” e “antirrábica”.

(11)

Quando um prefixo é terminado em consoante, e a palavra seguinte é inicia­ da por consoante idêntica, usa­se hífen. É o que se vê em “inter-regional” e em “sub-bibliotecário” (seria estranho, por exemplo, ver, em uma única palavra, duas letras “b” juntas). Já quando o prefixo encerra-se em consoante, e a palavra se­ guinte inicia­se com consoante diferente, retira­se o hífen. Como exemplo temos “intermunicipal” e “hipermercado”. Há uma exceção: quando se emprega o prefi­ xo –sub seguido de uma palavra iniciada com R. É o que se vê em “sub-raça” (as consoantes são diferentes, mas o hífen é obrigatório). Faça comigo um exercício: retire o hífen de “sub­raça”, una as duas palavras e leia o resultado. Conseguiram agora entender o motivo da exceção? Se ainda não entendeu, fale comigo pelo meu Facebook (Elias Santana). Vou te mandar um áudio de esclarecimento!

Já quando o prefixo se finda em consoante, e a palavra seguinte é iniciada em vogal, retira­se o hífen. É o que se vê em “superinteressante” e em “hiperativo”. Também há uma exceção: Se o prefixo for terminado com consoantes nasais (-m ou –n), o hífen será mantido. É o que se vê em “pan-americano” e “circum-ambiente”.

Por fim, existe uma lista de prefixos que sempre vão exigir a presença de hífen. São eles “ex, sem, além, aquém, recém, pós, pré, pró e vice”. Portanto, nada mu­ dou em “ex­marido”, “vice­presidente”, “pré­escola” e “sem­terra”, por exemplo.

3.2. Entre Duas Palavras

Nesse caso, as regras são mais simples! Veja:

• Usa­se hífen em palavras compostas em que os integrantes da composição possuam − sílaba tônica própria;

− unidade de significado; e

(12)

Ex.: sexta-feira, mesa-redonda, criado-mudo, beija-flor, casca-grossa, ferro-velho.

Acordo ortográfico: não se usa mais o hífen em certas palavras que perderam

a noção de composição: girassol, mandachuva, pontapé, paraquedas.

• Não se usa hífen em palavras dotadas de elemento de ligação (preposição). Ex.: azeite de dendê, água de coco, dia a dia, calcanhar de Aquiles, pão de ló, fim de semana, corpo a corpo.

Exceções.: água­de­colônia, cor­de­rosa, mais­que­perfeito, pé­de­meia, go­

ta­d’água; além de nomes de espécies botânicas ou zoológicas: gato­do­mato, andorinha­de­rabo­branco, cravo­da­índia, dente­de­leão.

Quando a primeira palavra for mal ou bem.:

MAL: emprega­se o hífen quando a palavra a seguir for iniciada por vogal, H ou L. Ex.: mal­estar; mal­humorado; mal­limpo; malcriação; malcheiroso; malfalado.

BEM: emprega­se o hífen quando a palavra a seguir for iniciada por A, E, I, O,

U, B, C, D, F, H, M, N, P, Q, S, T, V (todas as vogais e todas as consoantes).

Ex.: bem­aventurado, bem­estar, bem­vindo, bem­casado, bem­nascido.

Exceções: benfazer, benquerer e bendizer.

Quando a primeira palavra for não ou quase: o hífen é sempre dispensado. Ex.: quase crime, quase nada, não cumprimento, não engajado.

Depois de ver tudo isso sobre ortografia, chegou a hora de resolvermos ques­ tões acerca do assunto! Apesar de já ser cobrado em provas, ainda há poucas questões sobre o Novo Acordo Ortográfico. Por isso, mesclarei questões de bancas diferentes, a fim de que você pratique bastante!

(13)

QUESTÕES DE CONCURSO

1. (ORHION CONSULTORIA/PROCURADOR/2018) Assinale a alternativa na qual o hífen foi utilizado de forma INCORRETA.

a) O médico prescreveu um anti-inflamatório.

b) Ele se sente um semi­deus quando o assunto é futebol.

c) Vamos ao shopping de micro­ônibus.

d) Não coma sem lavar as mãos, é anti­higiênico.

2. (QUESTÃO INÉDITA) Espontâneo escreve­se com a letra s. Deve ser escrita com s a palavra:

a) e_ plicar.

b) e_ perto.

c) e_ pirou.

d) e_ celente.

3. (UFSCAR/ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO/2017) Assinale a alternativa em que a palavra sublinhada está grafada de acordo com o Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa.

a) A organização curricular do Bacharelado em Lingüística está pautada por três eixos.

b) A homenagem ao exdiretor foi marcada para o dia 25/11/2017.

c) O encontro tem caráter suprarregional.

d) Esta prateleira destina-se aos livros que os alunos lêem especificamente nos cursos introdutórios.

(14)

4. (CCV­UFC/ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO/2017) Todos os vocábulos encon­ tram­se corretamente grafados na alternativa:

a) Hiperativo – subconciente.

b) Transgressão – paralização.

c) Apreensão – pseudo­racional.

d) Compreenção – ultra­humano.

e) Mal­humorado – supraconsciência.

5. (CCV-UFC/JORNALISTA/2017) Todos os vocábulos encontram-se corretamente grafados na alternativa: a) acessível – hiper-inflação. b) re­utilização – autoestrada. c) ascenção – impressindível. d) infra­estrutura – agronegócio. e) macroeconomia – socioeconômico.

6. (CRA-SC/AGENTE ADMINISTRATIVO/2017) A palavra “conscientizar” foi corretamente escrita “sc”. Da mesma forma que todas as palavras de qual alternativa? Assinale­a.

a) Transcender; fascículo, escedente.

b) Consciência; escêntrico; ascensorista.

c) Plebiscito; seiscentos; sescão.

d) Acréscimo; miscível; rescisão.

7. (CRA-SC/ADVOGADO/2017) A palavra “hiperdispersa” foi corretamente escrita sem hífen. Da mesma forma, “vice­presidente” aparece corretamente grafada, com

(15)

hífen. Assinale a alternativa em que todas as palavras foram escritas de acordo com as regras ortográficas vigentes para presença/ausência deste sinal.

a) Super­resistente; super­sônico; ultrassom; subregião.

b) Superresistente; supersônico; ultra­som; sub­região.

c) Super­resistente; supersônico; ultrassom; sub­região.

d) Superresistente; superssônico; ultra­som; sub­região.

8. (CESGRANRIO/PETROBRAS/TÉCNICO DE ENFERMAGEM DO TRABALHO/2017) No trecho “Isto é possível através de aerogeradores, geradores elétricos associados ao eixo de cata-ventos” (ℓ. 38-40), a palavra destacada apresenta hífen porque o primeiro elemento é uma forma verbal.

O grupo em que todas as palavras apresentam hífen pelo mesmo motivo é

a) porta­retrato, quebra­mar, bate­estacas.

b) semi­interno, super­revista, conta­gotas.

c) guarda­chuva, primeiro­ministro, decreto­lei.

d) caça­níqueis, hiper­requintado, auto­observação.

e) bem-visto, sem-vergonha, finca-pé.

9. (UPENET/IAUPE/ENFERMEIRO/2017) Assinale a afirmativa em que o termo des­ tacado está grafado segundo as normas ortográficas que vigoram atualmente.

a) A Assembléia Legislativa discutirá um projeto de lei que pretende combater a hipermedicalização.

b) A postura antirreligiosa da sociedade atual não tem favorecido a paz entre as nações.

c) É necessário valorizar também o conhecimento e a cultura extra­escolar, que sempre concorreram para o bem­estar coletivo.

(16)

d) Todas as pessoas que lêem com fluência em alguma língua estrangeira têm mi­ nha admiração irrestrita.

e) A alegada feiúra atribuída a algumas pessoas por outras não passa de preconceito ou de um ponto de vista enviesado, pois a beleza e a feiúra são conceitos subjetivos.

10. (RBO/CPTM/AGENTE/2017) Assinale a alternativa em que todas as palavras estão grafadas corretamente de acordo com o novo acordo ortográfico.

a) As portas ainda estão semi­abertas. Precisam ser fechadas.

b) A infra­estrutura da plataforma ainda não atende ao que precisamos.

c) O médico receitou apenas um antiinflamatório e doses diárias de soro.

d) Não há microônibus suficientes para atender a esse terminal.

e) Não é dieta. É apenas uma reeducação alimentar.

11. (NC-UFPR/ITAIPU-BINACIONAL/ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO/2017) Con­ sidere o trecho abaixo:

Com o plano de reestruturação ______________ pela diretoria, as empresas do grupo vão poder dispor de recursos tanto para aquisição de ______________ quan­ to para contratação de ______________ especializada.

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas acima.

a) recém aprovado – matéria prima – mão de obra.

b) recém­aprovado – matéria­prima – mão­de­obra.

c) recém­aprovado – matéria prima – mão de obra.

d) recém­aprovado – matéria­prima – mão de obra.

e) recém aprovado – matéria prima – mão­de­obra.

12. (NC-UFPR/ITAIPU-BINACIONAL/ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO/2017) As­ sinale a alternativa em que as palavras estão corretamente grafadas.

(17)

a) autorretrato – micro­organismo – inter­relação – corresponsabilidade – contrassenso.

b) auto­retrato – micro­organismo – inter­relação – co­responsabilidade – contrasenso.

c) auto­retrato – microorganismo – interrelação – co­responsabilidade – contrasenso.

d) autorretrato – micro­organismo – interrelação – corresponsabilidade – contrasenso.

e) autorretrato – microorganismo – interrelação – co­responsabilidade – contrasenso.

13. (NOSSO RUMO/CREA-SP/ANALISTA-ADVOCACIA/2017) Assinale a alternati­ va em que TODAS as palavras apresentam a grafia correta, conforme a reforma ortográfica de 2009.

a) anti-inflamatório/ pára-quedas/ inter-estadual.

b) hiperrealista/ arquiinimigo/ ultrassonografia.

c) autoestima/ antissocial/ corresponsabilidade.

d) neo­expressionista/ antirrugas/ contra­ordem.

e) ante­sala/ extra­seco/ semiaberto.

14. (PUC-PR/TJ-PR/ANALISTA JUDICIÁRIO-PSICOLOGIA/2017) Em relação às nor­ mas ortográficas da língua portuguesa em vigor, é CORRETO afirmar:

a) Segundo o Novo Acordo Ortográfico da língua portuguesa, o acento diferencial de palavras homógrafas como pelo (verbo pelar) e pêlo (substantivo) foi mantido.

b) A acentuação gráfica das palavras deficiência, comunitária, infância e precedên­ cia justifica-se pela mesma regra do Novo Acordo Ortográfico: todas as palavras paroxítonas são acentuadas.

c) Em relação à eliminação do emprego do hífen, as palavras a seguir respeitam o Novo Acordo Ortográfico: autoeducação, extraoficial, coeditor e contraexemplo.

d) O Novo Acordo manteve o hífen nas palavras compostas por justaposição cujos elementos constituem uma unidade semântica, mas mantêm uma tonicidade pró­ pria, como em: aero­espacial, bem­te­vi, ave­maria.

(18)

e) As palavras ideia, jiboia, heroi e feiura tiveram o acento agudo eliminado após o Novo Acordo Ortográfico.

15. (IESES/ALGÁS/ANALISTA DE PROJETOS-JURÍDICA/2017) As palavras “situa­ ções­problemas” e “carros­chefes” foram corretamente escritas com hífen. Assinale a alternativa em que todas as palavras foram grafadas de acordo com as regras de presença/ausência deste sinal.

a) Mão­de­obra; hipersensível; coordenação, micro­organismo.

b) Mão­de­obra; hiperssensível; co­ordenação, microrganismo.

c) Mão de obra; hipersensível; coordenação, micro­organismo.

d) Mão de obra; hiperssensível; co­ordenação, microorganismo.

16. (AMAUC/FCEP/MONITOR/2017) Assinale a alternativa na qual a sequência de palavras esteja correta de acordo com as normas ortográficas em vigência:

a) micro­ondas / certeza / farmácia / assemblea.

b) microondas / certeza / farmácia / assembléia.

c) micro­ondas / certeza / farmácia / assembleia.

d) micro­ondas / certesa / farmacia / assembléia.

e) microondas / certeza / farmácia / assembleia.

17. (IESES/CRMV-SC/ADVOGADO/2017) A palavra “intrauterino” está de acordo com as regras de ortografia que determinam a colocação ou não do hífen. Assinale a alternativa em que a grafia de todas as palavras também respeite essas regras.

a) Superresistente; ultrarresistente; extraocular; extra­auricular.

b) Superresistente; ultra­resistente; extra­ocular; extraauricular.

c) Super­resistente; ultra­resistente; extra­ocular; extraauricular.

(19)

18. (IESES/ECONOMISTA/2017) No texto, a palavra “pré-instalado” aparece sepa­ rada corretamente por hífen, pois sempre se emprega o hífen em palavras compos­ tas com o prefixo “pré”.

Assinale a alternativa INCORRETA de acordo com as regras vigentes sobre a apli­ cação ou não do hífen:

a) Sabiá­da­serra, dia a dia, mão de obra.

b) Pan­americano, recém­chegado, ex­presidente.

c) Portacopos,superresistente, subraça.

d) Infravermelho, sub­base, antissemita.

19. (IESES/TÉCNICO DE OPERAÇÃO JÚNIOR/2017) No texto, a palavra “históri­ co­comparativos” aparece separada, corretamente, por hífen, pois sempre se em­ prega o hífen nas palavras compostas por justaposição que não contêm formas de ligação e que sejam de natureza nominal, adjetiva, numeral ou verbal, constituindo unidade semântica, com acento próprio.

Assinale a alternativa em que todas as palavras apareçam grafadas corretamente de acordo com as regras vigentes sobre a aplicação ou não do hífen:

a) Minissaia, porta­retratos, hiper­resistente, ultrarresistente.

b) Subregião, portacopos, ultra­som, microondas.

c) Beija-flor, Ponte Rio-São Paulo, autoorganizado, auto-pista.

d) Antissinais, autoescola, superrápido, sub­aquático.

20. (COPESE/UFJF/TÉCNICO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO/ 2017) Tendo em vista a ortografia oficial de Língua Portuguesa, assinale a alternativa em que o em­ prego do hífen está INCORRETO:

(20)

a) Porta­retrato.

b) Micro­ondas.

c) Conta­corrente.

d) Auto­retrato.

e) Cor­de­rosa.

21. (FGV/ALERJ/ANALISTA LEGISLATIVO/2017) Segundo o sistema ortográfico ofi­ cial vigente em 2013, o vocábulo que está corretamente grafado é:

a) heróica.

b) nocturno.

c) antirrábica.

d) vêem.

e) idéia.

22. (FGV/ALERJ/ESPECIALISTA LEGISLATIVO/2017) Com as novas regras gráficas, a duplicação RR/SS só deve ocorrer no seguinte vocábulo:

a) portarretrato.

b) correligionário.

c) mestressala.

d) superrápido.

e) hiperreacionário.

23. (FGV/ALERJ/PROCURADOR/2017) O vocábulo abaixo que contraria as novas regras ortográficas é:

a) herói.

(21)

c) co­réu.

d) minissaia.

e) hiperinflação.

24. (OBJETIVA/SAMAE-PR/ADVOGADO/2016) Quanto à ortografia das palavras, analisar os itens abaixo:

I – Antirreflexo.

II – Extra­atmosférico. III – Microondas.

Estão CORRETOS:

a) Somente os itens I e II.

b) Somente os itens I e III.

c) Somente os itens II e III.

d) Todos os itens.

25. (JOTA CONSULTORIA/CÂMARA DE MESÓPOLIS-SP/ASSESSOR JURÍDICO/2016) Deve haver hífen em:

a) Eletroótica.

b) Antissemita.

c) Coadministrar.

d) Neorrealismo.

e) Desumano.

26. (SEGPLAN-GO/TÉCNICO AGRIMENSOR/2016) Observe a sentença abaixo: O dia-a-dia do profissional do mundo corporativo é muito estressante. Convive­ mos com muitos conflitos dia a dia na esfera corporativa.

(22)

Assim, baseada na nova ortografia dos países falantes da Língua Portuguesa, ob­ serva que:

I – Os vocábulos em negrito estão corretos, pois há diferença de sentido entre eles. II – Apenas o termo dia a dia está correto, já que foi abolido o uso do hífen para

esta expressão.

III – Apenas o termo dia a dia está errado, uma vez que não foi abolido o uso do hífen para esta expressão.

a) Apenas a alternativa I é verdadeira.

b) Apenas a alternativa II é verdadeira.

c) Apenas a alternativa III é falsa.

d) Apenas a alternativa I é falsa.

e) Apenas a alternativa II é falsa.

27. (IF-MS/TÉCNICO DE LABORATÓRIO-ELETROTÉCNICA/2016) Segundo o Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, algumas regras do uso do hífen foram alteradas. Assinale a opção que apresenta uma palavra corretamente grafada se­ gundo o Acordo Ortográfico referido.

a) Sub­reino.

b) Infra­estrutura.

c) Anti­rábico.

d) Microondas.

e) Hiperrequintado.

28. (INAZ/AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS/2016) Marque a alternativa correta quanto ao uso do hífen nas palavras abaixo:

(23)

a) semirreta, anti-inflamatório e inter-regional.

b) auto­escola, anti­rugas e co­obrigação.

c) mini­saia, agroindustrial e anti­social.

d) não­verbal, anti­higiênico e coautor.

e) plurianual, semi­círculo e vice­presidente.

29. (INSTITUTO AOCP/IF-BA/PROFESSOR-MATEMÁTICA/2016) No texto, as pala­ vras “ideias” e “dia a dia” estão grafadas conforme regem as regras de ortografia oficiais. Assinale a alternativa em que todas as palavras estão grafadas correta­ mente, também de acordo com as regras de ortografia vigentes.

a) Vêem, vôo, perdoo.

b) Minissaia, micro­ondas, pós­graduado.

c) Pé­de­moleque, heróico, crêem.

d) Auto­ajuda, cara­a­cara, jibóia.

e) Co­ordenar, antigüidade, pingüim.

30. (IBFC/TCM-RJ/TÉCNICO DE CONTROLE EXTERNO/2016) Assinale a locução que não deve ser grafada com hífen de acordo com o Novo Acordo Ortográfico.

a) cor­de­rosa.

b) pingue­pongue.

c) mato­grossense.

(24)

GABARITO

1. b 2. b 3. c 4. e 5. e 6. d 7. c 8. a 9. b 10. e 11. d 12. a 13. c 14. c 15. c 16. c 17. d 18. c 19. a 20. d 21. c 22. b 23. c 24. a 25. a 26. b 27. a 28. a 29. b 30. d

(25)

QUESTÕES COMENTADAS

1. (ORHION CONSULTORIA/PROCURADOR/2018) Assinale a alternativa na qual o hífen foi utilizado de forma INCORRETA.

a) O médico prescreveu um anti-inflamatório.

b) Ele se sente um semi­deus quando o assunto é futebol.

c) Vamos ao shopping de micro­ônibus.

d) Não coma sem lavar as mãos, é anti­higiênico.

Letra b.

Como o prefixo termina em vogal e a palavra-base começa com consoante diferen­ te de R ou S, o correto é semideus.

2. (QUESTÃO INÉDITA) Espontâneo escreve­se com a letra s. Deve ser escrita com s a palavra: a) e_ plicar. b) e_ perto. c) e_ pirou. d) e_ celente. Letra b.

Questão de ortografia que envolve seu conhecimento prévio baseado em leitura. Exceto “esperto”, as demais palavras são escritas com X.

3. (UFSCAR/ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO/2017) Assinale a alternativa em que a palavra sublinhada está grafada de acordo com o Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa.

(26)

a) A organização curricular do Bacharelado em Lingüística está pautada por três eixos.

b) A homenagem ao exdiretor foi marcada para o dia 25/11/2017.

c) O encontro tem caráter suprarregional.

d) Esta prateleira destina-se aos livros que os alunos lêem especificamente nos cursos introdutórios.

e) Informamos que a palestra “Presença do taoísmo no Brasil” foi cancelada.

Letra c.

As formas corretas são linguística, ex-diretor, leem e taoismo.

9. (UPENET/IAUPE/ENFERMEIRO/2017) Assinale a afirmativa em que o termo des­ tacado está grafado segundo as normas ortográficas que vigoram atualmente.

a) A Assembléia Legislativa discutirá um projeto de lei que pretende combater a hipermedicalização.

b) A postura antirreligiosa da sociedade atual não tem favorecido a paz entre as nações.

c) É necessário valorizar também o conhecimento e a cultura extra­escolar, que sempre concorreram para o bem­estar coletivo.

d) Todas as pessoas que lêem com fluência em alguma língua estrangeira têm mi­ nha admiração irrestrita.

e) A alegada feiúra atribuída a algumas pessoas por outras não passa de precon­ ceito ou de um ponto de vista enviesado, pois a beleza e a feiúra são conceitos subjetivos.

Letra b.

(27)

10. (RBO/CPTM/AGENTE/2017) Assinale a alternativa em que todas as palavras estão grafadas corretamente de acordo com o novo acordo ortográfico.

a) As portas ainda estão semi­abertas. Precisam ser fechadas.

b) A infra­estrutura da plataforma ainda não atende ao que precisamos.

c) O médico receitou apenas um antiinflamatório e doses diárias de soro.

d) Não há microônibus suficientes para atender a esse terminal.

e) Não é dieta. É apenas uma reeducação alimentar.

Letra e.

As formas corretas são semiabertas, infraestrutura, anti-inflamatório e

mi-cro-ônibus.

11. (NC-UFPR/ITAIPU-BINACIONAL/ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO/2017) Con­ sidere o trecho abaixo:

Com o plano de reestruturação ______________ pela diretoria, as empresas do grupo vão poder dispor de recursos tanto para aquisição de ______________ quan­ to para contratação de ______________ especializada.

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas acima.

a) recém aprovado – matéria prima – mão de obra.

b) recém­aprovado – matéria­prima – mão­de­obra.

c) recém­aprovado – matéria prima – mão de obra.

d) recém­aprovado – matéria­prima – mão de obra.

e) recém aprovado – matéria prima – mão­de­obra.

Letra d.

O prefixo “recém” sempre exige hífen; “matéria-prima” é um substantivo composto com duas palavras sem preposição; como há preposição na terceira palavra, não há hífen.

(28)

12. (NC­UFPR/ITAIPU­BINACIONAL/ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO/2017) Assi­ nale a alternativa em que as palavras estão corretamente grafadas.

a) autorretrato – micro­organismo – inter­relação – corresponsabilidade – contrassenso.

b) auto­retrato – micro­organismo – inter­relação – co­responsabilidade – contrasenso.

c) auto­retrato – microorganismo – interrelação – co­responsabilidade – contrasenso.

d) autorretrato – micro­organismo – interrelação – corresponsabilidade – contrasenso.

e) autorretrato – microorganismo – interrelação – co­responsabilidade – contrasenso.

Letra a.

Em “autorretrato”, o prefixo termina em vogal e a palavra-base começa com R; em micro-organismo, há a mesma vogal no fim do prefixo e no início da palavra-base; em inter-relação, a mesma consoante é empregada no fim do prefixo e no início da palavra-base; em corresponsabilidade, o prefixo “co” sempre deve ser aglutinado.

13. (NOSSO RUMO/CREA-SP/ANALISTA-ADVOCACIA/2017) Assinale a alternativa em que TODAS as palavras apresentam a grafia correta, conforme a reforma orto­ gráfica de 2009.

a) anti-inflamatório/ pára-quedas/ inter-estadual.

b) hiperrealista/ arquiinimigo/ ultrassonografia.

c) autoestima/ antissocial/ corresponsabilidade.

d) neo­expressionista/ antirrugas/ contra­ordem.

e) ante­sala/ extra­seco/ semiaberto.

Letra c.

As formas corretas das demais palavras: paraquedas, interestadual,

(29)

14. (PUC-PR/TJ-PR/ANALISTA JUDICIÁRIO-PSICOLOGIA/2017) Em relação às nor­ mas ortográficas da língua portuguesa em vigor, é CORRETO afirmar:

a) Segundo o Novo Acordo Ortográfico da língua portuguesa, o acento diferencial de palavras homógrafas como pelo (verbo pelar) e pêlo (substantivo) foi mantido.

b) A acentuação gráfica das palavras deficiência, comunitária, infância e precedên­ cia justifica-se pela mesma regra do Novo Acordo Ortográfico: todas as palavras paroxítonas são acentuadas.

c) Em relação à eliminação do emprego do hífen, as palavras a seguir respeitam o Novo Acordo Ortográfico: autoeducação, extraoficial, coeditor e contraexemplo.

d) O Novo Acordo manteve o hífen nas palavras compostas por justaposição cujos elementos constituem uma unidade semântica, mas mantêm uma tonicidade pró­ pria, como em: aero­espacial, bem­te­vi, ave­maria.

e) As palavras ideia, jiboia, heroi e feiura tiveram o acento agudo eliminado após o Novo Acordo Ortográfico.

Letra c.

Erro das demais:

a) o acento foi retirado

b) são paroxítonas terminadas em ditongo, e nem toda paroxítona é acentuada. c) “aeroespacial” não possui hífen.

d) “herói” possui acento.

15. (IESES/ALGÁS/ANALISTA DE PROJETOS-JURÍDICA/2017) As palavras “situa­ ções­problemas” e “carros­chefes” foram corretamente escritas com hífen. Assinale a alternativa em que todas as palavras foram grafadas de acordo com as regras de presença/ausência deste sinal.

(30)

a) Mão­de­obra; hipersensível; coordenação, micro­organismo.

b) Mão­de­obra; hiperssensível; co­ordenação, microrganismo.

c) Mão de obra; hipersensível; coordenação, micro­organismo.

d) Mão de obra; hiperssensível; co­ordenação, microorganismo.

Letra c.

Em “mão de obra”, não pode haver hífen (pois há preposição); em “hipersensível”, as consoantes são diferentes em “coordenação”, o prefixo “co” é sempre aglutina­ do; em “micro­organismo”, as vogais são iguais.

16. (AMAUC/FCEP/MONITOR/2017) Assinale a alternativa na qual a sequência de palavras esteja correta de acordo com as normas ortográficas em vigência:

a) micro­ondas / certeza / farmácia / assemblea.

b) microondas / certeza / farmácia / assembléia.

c) micro­ondas / certeza / farmácia / assembleia.

d) micro­ondas / certesa / farmacia / assembléia.

e) microondas / certeza / farmácia / assembleia.

Letra c.

Em “micro­ondas”, as vogais são iguais; a palavra “assembleia” perdeu o acento. As demais formas dependem principalmente da sua bagagem de leitura.

17. (IESES/CRMV-SC/ADVOGADO/2017) A palavra “intrauterino” está de acordo com as regras de ortografia que determinam a colocação ou não do hífen. Assinale a alternativa em que a grafia de todas as palavras também respeite essas regras.

(31)

a) Superresistente; ultrarresistente; extraocular; extra­auricular.

b) Superresistente; ultra­resistente; extra­ocular; extraauricular.

c) Super­resistente; ultra­resistente; extra­ocular; extraauricular.

d) Super­resistente; ultrarresistente; extraocular; extra­auricular.

Letra d.

Em “Super-resistente”, há consoantes iguais; em “ultrarresistente”, o prefixo termi­ na em vogal e a palavra­base começa com R; em “extraocular”, há vogais diferen­ tes; em “extra­auricular”, há vogais iguais.

18. (IESES/ECONOMISTA/2017) No texto, a palavra “pré-instalado” aparece sepa­ rada corretamente por hífen, pois sempre se emprega o hífen em palavras compos­ tas com o prefixo “pré”.

Assinale a alternativa INCORRETA de acordo com as regras vigentes sobre a apli­ cação ou não do hífen:

a) Sabiá­da­serra, dia a dia, mão de obra.

b) Pan­americano, recém­chegado, ex­presidente.

c) Portacopos,superresistente, subraça.

d) Infravermelho, sub­base, antissemita.

Letra c.

As formas corretas são porta-copos, super-resistentes e sub-raça.

19. (IESES/TÉCNICO DE OPERAÇÃO JÚNIOR/2017) No texto, a palavra “históri­ co­comparativos” aparece separada, corretamente, por hífen, pois sempre se em­

(32)

prega o hífen nas palavras compostas por justaposição que não contêm formas de ligação e que sejam de natureza nominal, adjetiva, numeral ou verbal, constituindo unidade semântica, com acento próprio.

Assinale a alternativa em que todas as palavras apareçam grafadas corretamente de acordo com as regras vigentes sobre a aplicação ou não do hífen:

a) Minissaia, porta­retratos, hiper­resistente, ultrarresistente.

b) Subregião, portacopos, ultra­som, microondas.

c) Beija-flor, Ponte Rio-São Paulo, autoorganizado, auto-pista.

d) Antissinais, autoescola, superrápido, sub­aquático.

Letra a.

A forma correta das demais é sub-região, porta-copos, ultrassom,

micro-on-das, auto-organizado, autopista e super-rápido.

20. (COPESE/UFJF/TÉCNICO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO/ 2017) Tendo em vista a ortografia oficial de Língua Portuguesa, assinale a alternativa em que o em­ prego do hífen está INCORRETO:

a) Porta­retrato. b) Micro­ondas. c) Conta­corrente. d) Auto­retrato. e) Cor­de­rosa. Letra d. O correto é autorretrato.

(33)

21. (FGV/ALERJ/ANALISTA LEGISLATIVO/2017) Segundo o sistema ortográfico ofi­ cial vigente em 2013, o vocábulo que está corretamente grafado é:

a) heróica. b) nocturno. c) antirrábica. d) vêem. e) idéia. Letra c.

A forma correta das demais é heroica, noturno, veem e ideia.

22. (FGV/ALERJ/ESPECIALISTA LEGISLATIVO/2017) Com as novas regras gráficas, a duplicação RR/SS só deve ocorrer no seguinte vocábulo:

a) portarretrato. b) correligionário. c) mestressala. d) superrápido. e) hiperreacionário. Letra b.

A forma correta das demais é porta-retrato, mestre-sala, super-rápido e

hi-per-reacionário.

23. (FGV/ALERJ/PROCURADOR/2017) O vocábulo abaixo que contraria as novas regras ortográficas é:

(34)

a) herói. b) anti-inflacionário. c) co­réu. d) minissaia. e) hiperinflação. Letra c.

A forma correta é corréu.

24. (OBJETIVA/SAMAE-PR/ADVOGADO/2016) Quanto à ortografia das palavras, analisar os itens abaixo:

I – Antirreflexo.

II – Extra­atmosférico. III – Microondas.

Estão CORRETOS:

a) Somente os itens I e II.

b) Somente os itens I e III.

c) Somente os itens II e III.

d) Todos os itens.

Letra a.

A forma correta é micro-ondas.

25. (JOTA CONSULTORIA/CÂMARA DE MESÓPOLIS-SP/ASSESSOR JURÍDICO/2016) Deve haver hífen em:

(35)

a) Eletroótica. b) Antissemita. c) Coadministrar. d) Neorrealismo. e) Desumano. Letra a.

A forma correta é eletro-ótica.

26. (SEGPLAN-GO/TÉCNICO AGRIMENSOR/2016) Observe a sentença abaixo: O dia-a-dia do profissional do mundo corporativo é muito estressante. Convive­ mos com muitos conflitos dia a dia na esfera corporativa.

Assim, baseada na nova ortografia dos países falantes da Língua Portuguesa, ob­ serva que:

I – Os vocábulos em negrito estão corretos, pois há diferença de sentido entre eles. II – Apenas o termo dia a dia está correto, já que foi abolido o uso do hífen para

esta expressão.

III – Apenas o termo dia a dia está errado, uma vez que não foi abolido o uso do hífen para esta expressão.

a) Apenas a alternativa I é verdadeira.

b) Apenas a alternativa II é verdadeira.

c) Apenas a alternativa III é falsa.

d) Apenas a alternativa I é falsa.

(36)

Letra b.

Os itens I e III estão errados, pois “dia a dia” não possui hífen.

27. (IF-MS/TÉCNICO DE LABORATÓRIO-ELETROTÉCNICA/2016) Segundo o Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, algumas regras do uso do hífen foram alteradas. Assinale a opção que apresenta uma palavra corretamente grafada se­ gundo o Acordo Ortográfico referido.

a) Sub­reino. b) Infra­estrutura. c) Anti­rábico. d) Microondas. e) Hiperrequintado. Letra a.

A forma correta das demais é infraestrutura, antirrábico, micro­ondas e

hiper-requintado.

28. (INAZ/AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS/2016) Marque a alternativa correta quanto ao uso do hífen nas palavras abaixo:

a) semirreta, anti-inflamatório e inter-regional.

b) auto­escola, anti­rugas e co­obrigação.

c) mini­saia, agroindustrial e anti­social.

d) não­verbal, anti­higiênico e coautor.

(37)

Letra a.

A forma correta das demais é autoescola, antirrugas, coobrigação, minissaia,

antissocial, não verbal e semicírculo.

29. (INSTITUTO AOCP/IF-BA/PROFESSOR-MATEMÁTICA/2016) No texto, as pala­ vras “ideias” e “dia a dia” estão grafadas conforme regem as regras de ortografia oficiais. Assinale a alternativa em que todas as palavras estão grafadas correta­ mente, também de acordo com as regras de ortografia vigentes.

a) Vêem, vôo, perdoo.

b) Minissaia, micro­ondas, pós­graduado.

c) Pé­de­moleque, heróico, crêem.

d) Auto­ajuda, cara­a­cara, jibóia.

e) Co­ordenar, antigüidade, pingüim.

Letra b.

A forma correta das demais é veem, voo, pé de moleque, heroico, creem,

au-toajuda, cara a cara, jiboia, coordenar, antiguidade e pinguim.

30. (IBFC/TCM-RJ/TÉCNICO DE CONTROLE EXTERNO/2016) Assinale a locução que não deve ser grafada com hífen de acordo com o Novo Acordo Ortográfico.

a) cor­de­rosa.

b) pingue­pongue.

c) mato­grossense.

(38)

Letra d.

Lembre­se de que “mandachuva” é uma exceção! Segundo o novo acordo, não há mais hífen.

Referências

Documentos relacionados

Assinale a alternativa que indica corretamente o número de combinações diferentes permitidas para alcançar todos os sinais necessários à escrita.. Os temas transversais

Mas, num segundo momento, nos lembramos que o MNPEF não é um mestrado voltado para a EJA, de forma que sua grade curricular não contempla disciplinas que possam ajudar

Aquela 5 energia banhou o universo com um tipo de antigravi- 6 dade cósmica, possibilitando uma expansão pouco 7 gentil do universo.. É essa a 11 estranha

a) 0,3 mg. 14 – Uma loja de eletrodomésticos anunciou um eletrodoméstico em promoção. O valor sem desconto, somente naquele dia era de R$ 1500,00, na opção de pagamento à

pro…ssões liberais (médicos, dentistas, veterinários e TOCs), promovendo maior concorrência nos serviços Dissuasão: a Autoridade tem evidência que desde 2004 houve vários cartéis

Nessa frase do texto, a forma “porque” aparece corretamente grafada; a frase abaixo em que essa forma deveria ser substituída por “por que” é:.. (A) Deixou o celular porque

a) Compete aos territórios à competência para tributar os impostos estaduais e cumulativamente os regionais, se o território não for dividido em regiões. b) Compete

Assinale a alternativa que preenche corretamente os parênteses, de cima para baixo.. Em relação ao livro O mulato, de Aluísio de Azevedo, assinale a alternativa INCORRETA.. a)